View Full Version : Ubuntu 8.04 [Dúvidas]
Jono Bacon, the community manager for Ubuntu, has just announced that Ubuntu 8.04 will be called "Hardy Heron". This continues in the alphabetical naming scheme after Dapper Drake, Edgy Eft, Feisty Fawn, Gutsy Gibbon, and now Hardy Heron. As we have shared before, Ubuntu 8.04 will be a Long Term Support release. Ubuntu 8.04 Hardy Heron will arrive next April, while Gutsy Gibbon will ship this October. What do you think of the name Hardy Heron? Tell us in the Phoronix Forums. Jono's announcement can be read on his blog (http://www.jonobacon.org/?p=1017).
@ Phoronix (http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NjAxNA)
Mais um nome bastante porreiro. :D
Here we go, all over again :)
Important Dates
October 2007
October 25th - Toolchain Uploaded
November 2007
November 1st - Development Summit
November 8th - Canonical AllHands
November 22nd - Specifications must be finalized, Translations exported from LP
November 29th - Alpha 1
December 2007
December 13th - DebianImportFreeze ,Remaining upstream merges completed, Rebuild Test
December 20th - Alpha 2
January 2008
January 10th - Alpha 3
January 24th - Developer Sprint
January 31st - Alpha 4
Feburary 2008
February 14th - FeatureFreeze,UpstreamVersionFreeze ,ArtworkDeadlineOne,UVF Universe,Rebuild Test, Upgrade Testing begins
February 21st - Alpha 5
February 28th - ArtworkDeadlineTwo,NewPackagesFreezeUniverse
March 2008
March 13th - StringFreeze
March 20th - BetaFreeze,FeistyArtworkFinalDeadline
March 27th - BetaRelease
April 2008
April 10th - NonLanguagePackTranslationDeadline,KernelFreeze, Rebuild Test
April 17th - ReleaseCandidate,LanguagePackTranslationDeadline
April 24th - FinalRelease
:D
Pessoal, instalei ubuntu cada x mais simples, nem precisei de criar partiçao com um programa adicional, foi so arrancar com o cd ubuntu, ele dps tem la uma parte " guiado " e escolho o tamanho q quero... esta excelente, agora com aquele design torna se mt mais facil... escusa se de fazer partiçoes 1o certo ? aquilo faz automaticamente. Quantos gigas aconselham para ubuntu ? agora quando quiser instalar de novo ubuntu mas a versao final como faço malta ? visto q n usei qq programa e tenho xp e ubuntu.
Quanto ao kanguru ja tem para la alguma funçao gprs/umts mas pede o nome do servidor ou algo do genero e nao da, n tem onde colocar o nr nem nd... mas essa devia ser a ligaçao certa nao ?
Deixo apenas um conselho colocarem ja codecs, e os extras necessarios e essenciais, d resto so tenho q agradecer e dar os parabens ao excelente trabalho, pq é excelente o ubuntu :)
Pessoal, instalei ubuntu cada x mais simples, nem precisei de criar partiçao com um programa adicional, foi so arrancar com o cd ubuntu, ele dps tem la uma parte " guiado " e escolho o tamanho q quero... esta excelente, agora com aquele design torna se mt mais facil... escusa se de fazer partiçoes 1o certo ? aquilo faz automaticamente. Quantos gigas aconselham para ubuntu ? agora quando quiser instalar de novo ubuntu mas a versao final como faço malta ? visto q n usei qq programa e tenho xp e ubuntu.
Quanto ao kanguru ja tem para la alguma funçao gprs/umts mas pede o nome do servidor ou algo do genero e nao da, n tem onde colocar o nr nem nd... mas essa devia ser a ligaçao certa nao ?
Deixo apenas um conselho colocarem ja codecs, e os extras necessarios e essenciais, d resto so tenho q agradecer e dar os parabens ao excelente trabalho, pq é excelente o ubuntu :)
para quem é mais iniciado,têm o linux mint..é baseado no ubuntu e já trás codecs e tudo quanto é mais necessário instalado :)
O pessoal anda muito aflito com os codecs. Eu gostava de saber quantas versões do windows trazem os codecs pre-instalados... ou pelo menos um programa qualquer para detectar qual o codec necessario e saka-lo (que funcione).
O pessoal anda muito aflito com os codecs. Eu gostava de saber quantas versões do windows trazem os codecs pre-instalados... ou pelo menos um programa qualquer para detectar qual o codec necessario e saka-lo (que funcione).
ya tb é verdade...e opa basta instalar os restricted extras (ou modules? já não me lembro) que vem quase tudo o que é preciso.
Nomearod 24-03-2008, 16:17 É muito, mas mesmo muito complicado ir a Aplicações ->Adicionar programas -> Meter um click em "Ubuntu Restricted extras" e em "Gstreamer".
Fogo... Era mas é porreiro ser como em Windows onde só tenho que instalar um browser decente, ir ao google, procurar os codecs (ter cuidado para não tirar nada com virus), fazer o download, instalar o programa, em alguns casos reiniciar o pc e depois disto fica logo a dar. Bem mais simples, rápido e seguro.
astrisko 24-03-2008, 17:23 É muito, mas mesmo muito complicado ir a Aplicações ->Adicionar programas -> Meter um click em "Ubuntu Restricted extras" e em "Gstreamer".
Fogo... Era mas é porreiro ser como em Windows onde só tenho que instalar um browser decente, ir ao google, procurar os codecs (ter cuidado para não tirar nada com virus), fazer o download, instalar o programa, em alguns casos reiniciar o pc e depois disto fica logo a dar. Bem mais simples, rápido e seguro.
Exactamente esta é mesmo a grande questão, as pessoas habituaram-se de tal forma ao Windows e ao seu modo de funcionamento que transmitem a ideia que se algo é diferente é mais dificil, o que não poderia estar mais errado, neste momento e pondo de parte questões de incompatibilidade de algum hardware e a inexistência de algum software, ou seja pensando apenas no sistema em si, o Gnu/Linux é bem mais fácil de utilizar que o Windows, o processo de instalação do sistema é mais simples, a instalação de software é bem mais fácil, a manutenção necessária é quase inexistente, por exemplo num sistema Windows para que as coisas continuem a funcionar em condições é necessário desfragmentar o disco, limpar e corrigir o registo, ter o anti virus actualizado entre muitas outras coisas, a actualização do software e do SO é também muito mais simples, no Windows quando sai a nova versão de um programa é necessário fazer o download e instalar, em linux o gestor de pacotes trata de tudo e isto são apenas as pequenas coisas de que me lembro de momento.
Peço desculpa pelo offtopic, mas há coisas que têm que ser ditas, se alguém me disser que não usa Linux, porque determinado software que precisa não existe e não considera as alternativas suficientes, ou porque não consegue colocar alguma peça de hardware a funcionar, não tenho qualquer problema com isso, agora se me dizem, que não usam linux porque é dificil e têm que estar sempre a ir à consola e não dá para fazer nada e mais tretas do genero, ai tiram-me do sério. Não pretendo andar a evangelizar o pessoal, conheço bastantes pessoas que usaram Linux e neste momento voltaram para o Windows ou viraram-se para o MAC, são opções, felizmente existe liberdade de escolha, agora dizerem mal de algo só porque sim e andarem a perpetuar mitos que não fazem sentido nenhum é que não.
Mais uma vez desculpem lá o offtopic
Exactamente esta é mesmo a grande questão, as pessoas habituaram-se de tal forma ao Windows e ao seu modo de funcionamento que transmitem a ideia que se algo é diferente é mais dificil, o que não poderia estar mais errado, neste momento e pondo de parte questões de incompatibilidade de algum hardware e a inexistência de algum software, ou seja pensando apenas no sistema em si, o Gnu/Linux é bem mais fácil de utilizar que o Windows, o processo de instalação do sistema é mais simples, a instalação de software é bem mais fácil, a manutenção necessária é quase inexistente, por exemplo num sistema Windows para que as coisas continuem a funcionar em condições é necessário desfragmentar o disco, limpar e corrigir o registo, ter o anti virus actualizado entre muitas outras coisas, a actualização do software e do SO é também muito mais simples, no Windows quando sai a nova versão de um programa é necessário fazer o download e instalar, em linux o gestor de pacotes trata de tudo e isto são apenas as pequenas coisas de que me lembro de momento.
Peço desculpa pelo offtopic, mas há coisas que têm que ser ditas, se alguém me disser que não usa Linux, porque determinado software que precisa não existe e não considera as alternativas suficientes, ou porque não consegue colocar alguma peça de hardware a funcionar, não tenho qualquer problema com isso, agora se me dizem, que não usam linux porque é dificil e têm que estar sempre a ir à consola e não dá para fazer nada e mais tretas do genero, ai tiram-me do sério. Não pretendo andar a evangelizar o pessoal, conheço bastantes pessoas que usaram Linux e neste momento voltaram para o Windows ou viraram-se para o MAC, são opções, felizmente existe liberdade de escolha, agora dizerem mal de algo só porque sim e andarem a perpetuar mitos que não fazem sentido nenhum é que não.
Foi dos melhores off-topics que já li aqui pelo sítio. Estás completamente certo.
petersaints 26-03-2008, 19:05 Foi dos melhores off-topics que já li aqui pelo sítio. Estás completamente certo.
Apoiado ;)
Quanto ao Hardy ainda não testei, nem sei se irei até à Final (não apetece desperdiçar CDs).
Já agora que é que aconselham actualmente utilizar num laptop (ou desktop) como o meu?
O 64-bits já é suportado por 3rd party developers? É que das coisas que mais me chateava é que repositórios do Ubuntu tudo bem com os 64-bit mas de terceiros às vezes havia falta :P Já para não falar no ntfs-3g dos backports do Gutsy que não funcionava com na versão de 64-bit mas na de 32-bit era na boa...
Enquanto não tiver mais de 4GB de RAM será que vale a pena 64-bit em Ubuntu (ou Linux overall)?
e têm que estar sempre a ir à consola e não dá para fazer nada e mais tretas do genero, ai tiram-me do sério.
A consola é incompreendida.. É o que é...
Eu pessoalmente sei meia dúzia de comandos, não faço praticamente nada na consola a não ser os shutdowns programados quando me deito a ver filmes no PC e quero que ele desligue no fim do filme.. E até para isso já tenho um programita do Gnome que faz isso.
Ou seja, numa utilização diaria não preciso da consola para nada...
Mas venham-me cá dizer que em questões de assistência à distancia seja em tutoriais, howto's, ajuda de amigos ou desconhecidos na net para resolver problemas ou fazer operações no PC que ultrapassam os nossos conhecimentos não dá jeito ter uma consola poderosa como a dos sistemas Linux é... Num tutorial para Windows é preciso mil imagens, a explicar em que botão carregar, e se depois a versão do Windows não é precisamente a mesma ou se temos um tema diferente instalado, os botões podem nem sequer ser muito identicos.. Para Linux normalmente é: Copia estas linhas, cola-as na consola e clika no Enter.. Querem mais simples?
petersaints 26-03-2008, 19:37 A consola é incompreendida.. É o que é...
Eu pessoalmente sei meia dúzia de comandos, não faço praticamente nada na consola a não ser os shutdowns programados quando me deito a ver filmes no PC e quero que ele desligue no fim do filme.. E até para isso já tenho um programita do Gnome que faz isso.
Ou seja, numa utilização diaria não preciso da consola para nada...
Mas venham-me cá dizer que em questões de assistência à distancia seja em tutoriais, howto's, ajuda de amigos ou desconhecidos na net para resolver problemas não dá jeito ter uma consola poderosa como a dos sistemas Linux é... Num tutorial para Windows é preciso mil imagens, a explicar em que botão carregar, e se depois a versão do Windows não é precisamente a mesma ou se temos um tema diferente instalado, os botões podem nem sequer ser muito identicos.. Para Linux normalmente é: Copia estas linhas, cola-as na consola e clika no Enter.. Querem mais simples?
Exacto... tive uma cadeira em que tive que fazer tutoriais e gastava muito menos páginas a explicar como configurar FTP e SSL em Linux do que instalar o Eclipse em Windows por exemplo
Napalm_Death 26-03-2008, 19:46 Acabei de instalar o beta 8.04 amd64 com alguma dificuldade no inicio pois o cdrom nao era detectado no livecd. É uma situação conhecida e está nos "Caveats" na pagina da release:
The kernel in this beta is unable to access CD-ROM devices in some configurations, which may prevent users who were previously able to install Ubuntu from installing this beta from CD media. As a workaround, users can boot the installer with the additional "all_generic_ide" boot option or switch the device from Master to Slave with jumpers. https://launchpad.net/bugs/181561
Depois disso foi sempre a andar. instalei por cima da partição onde tinha o linux mint 3, e manteve a /home...
instalei os updates e activeis os desktops effects, ele automaticamente instalou drivers fglrx para a minha ati hd3870 e ficou a dar tudo bem. gostei tambem do novo manager da resolução. ( ainda nao mexi no terminal)
ah e o rato mx500, ja funcionam as back and forward :)
e é tudo por agora, vou explorar :)
Nomearod 26-03-2008, 20:41 Apoiado ;)
Quanto ao Hardy ainda não testei, nem sei se irei até à Final (não apetece desperdiçar CDs).
Já agora que é que aconselham actualmente utilizar num laptop (ou desktop) como o meu?
O 64-bits já é suportado por 3rd party developers? É que das coisas que mais me chateava é que repositórios do Ubuntu tudo bem com os 64-bit mas de terceiros às vezes havia falta :P Já para não falar no ntfs-3g dos backports do Gutsy que não funcionava com na versão de 64-bit mas na de 32-bit era na boa...
Enquanto não tiver mais de 4GB de RAM será que vale a pena 64-bit em Ubuntu (ou Linux overall)?
Eu não tenho problema nenhum com a versão 64 bits do Hardy (nem tinha com o Gutsy). Funciona tudo incluíndo flash, ntfs-3g, java, etc.
petersaints 26-03-2008, 21:23 Eu não tenho problema nenhum com a versão 64 bits do Hardy (nem tinha com o Gutsy). Funciona tudo incluíndo flash, ntfs-3g, java, etc.
e o dpkg --force-achitecture -i nomedopacote.deb funciona bem quando não há pacotes de 64-bit?
Isso já depende de pacote para pacote. ;)
Nomearod 26-03-2008, 21:36 e o dpkg --force-achitecture -i nomedopacote.deb funciona bem quando não há pacotes de 64-bit?
Nunca tive que recorrer a isso. Actualmente temos praticamente tudo também em versão 64 bits.
Pessoal como faço para procurar redes sem fios ? wifi... é q n ta a dar... so da para criar... n percebo ! Ja agr a nivel de extras necessarios basta o gstreamer e o restricted extras ? penso q esses n trazem o flash player etc ... ond posso arranjar o flash player ? 8.04 a bombar ;)
petersaints 26-03-2008, 21:49 Nunca tive que recorrer a isso. Actualmente temos praticamente tudo também em versão 64 bits.
E Java como anda em 64-bit? É a única coisa que estou a ver que me pode causar problemas (para programar em java) :P
InforMed 26-03-2008, 22:23 Eu uso o Gutsy 64 bits e preparo-me para ir para o Hardy... 32 bits!
Razões: Não noto grande diferença de performance e 64bits gasta mais ram. Java e flash funcionam mas não com a mesma estabilidade que em 32 bits e Java no firefox falha mesmo em alguns sites... o plugin Iced Tea (penso que se chama assim) que tenta colocar o java no firefox 64 não é nada de especial!
Como gosto de tudo certinho vou voltar aos 32bits!
Quanto a programas que não funcionam em 64 bits... Opera... embora haja agora uma versão beta que funciona e pouco mais... por vezes dão é mais trabalho instalar!
petersaints 26-03-2008, 22:32 Eu uso o Gutsy 64 bits e preparo-me para ir para o Hardy... 32 bits!
Razões: Não noto grande diferença de performance e 64bits gasta mais ram. Java e flash funcionam mas não com a mesma estabilidade que em 32 bits e Java no firefox falha mesmo em alguns sites... o plugin Iced Tea (penso que se chama assim) que tenta colocar o java no firefox 64 não é nada de especial!
Como gosto de tudo certinho vou voltar aos 32bits!
Quanto a programas que não funcionam em 64 bits... Opera... embora haja agora uma versão beta que funciona e pouco mais... por vezes dão é mais trabalho instalar!
Pois... o que ando cada vez mais a ver é que 64-bit (tanto em Windows como Linux) só tem grande utilidade para quem tem 4GB ou mais de RAM e/ou faz tarefas muito intensivas de enconding.
De resto é só mesmo para se poder dizer que já que o meu CPU suporta então usa-se :P
Já agora depois conta a tua experiencia em Hardy 32-bit ;)
Só não testo já porque não apetece agora gravar um CD (e logo com uma Beta) e estar a fazer o Resize às partitions :P
InforMed 26-03-2008, 23:21 Eu também vou esperar pela versão final... a beta não funciona muito bem no meu pc!
Nomearod 27-03-2008, 07:14 quote=petersaints;2743351]E Java como anda em 64-bit? É a única coisa que estou a ver que me pode causar problemas (para programar em java) :P[/quote]
Digá-mos que tenho o Azureus a correr todos os dias e até agora não deu um único problema.
E mesmo com um computador potente (Ver my system) noto ganhos na velocidade. Principalmente no boot.
Quanto ao Opera, apartir da versão 9.5 já existe pacote para 64 bits. Nos repositórios não o encontras mas também só aparece uma versão já algo outdate (9.2*, no entanto, é última estável só que as versões beta da 9.5 não dão mesmo problemas nenhuns).
PedroPereiraStr 27-03-2008, 12:35 Exactamente esta é mesmo a grande questão, as pessoas habituaram-se de tal forma ao Windows e ao seu modo de funcionamento que transmitem a ideia que se algo é diferente é mais dificil, o que não poderia estar mais errado, neste momento e pondo de parte questões de incompatibilidade de algum hardware e a inexistência de algum software, ou seja pensando apenas no sistema em si, o Gnu/Linux é bem mais fácil de utilizar que o Windows, o processo de instalação do sistema é mais simples, a instalação de software é bem mais fácil, a manutenção necessária é quase inexistente, por exemplo num sistema Windows para que as coisas continuem a funcionar em condições é necessário desfragmentar o disco, limpar e corrigir o registo, ter o anti virus actualizado entre muitas outras coisas, a actualização do software e do SO é também muito mais simples, no Windows quando sai a nova versão de um programa é necessário fazer o download e instalar, em linux o gestor de pacotes trata de tudo e isto são apenas as pequenas coisas de que me lembro de momento.
depois de ler um post de extrema qualidade sem cair na "persuação" ( é asssim que se escreve? xD my fault..) , e mesmo sendo offtopic acho que merece uma boa resposta. Eu sou user de windows, e de linux, actualmente mexo com os dois, windows em casa, e linux na escola. Nao me queixo nem de um, nem de outro. Prefiro o windows pois para além de alguns programas só funcionarem em windows, tenho algumas preferencias mais formadas, pois no passado sempre usei windows e cresci no mundo "microsoft". Por exemplo, adoro o windows media player, em comparação com os players que tenho usado no linux. MSN já me disseram que dá para "funcionar a 100%" no linux, mas ainda não o vi a bulir. O que é certo é que nao existe nenhum programa para conversação semelhante ao MSN, nem de aspecto, nem de funcionamento. uso o pingin, conheco o AMSN, entre outros, e nenhum chega sequer aos calcanhares. É verdade que o windows dá mais trabalho para configurar, mas acaba por não ser tão "chato" ( digamos assim..) que o linux. Em windows coisa que nao me chateia é o anti virus + firewall...
AHH voltando aos players, para ver filmes, o VLC suca 1000, só por dizer que le tudo e mais alguma coisa, mas é raro usá-lo. BTW, para ter o linux com um aspecto todo eyecandy também é preciso dedicar uns minutos a ele.
Agora olhando para a face do linux, bem na escola, é "fortissimo" , não me chateia,etc. Faz o que eu quero e ponto final. Não tem quebras e é rápido.
Resumindo, o linux faz o seu trabalho sem qualquer problema, é perfeito para quem precisa de um browser e leitor pdf's, programar, etc. Para entretenimento, o windows talvez seja mais justo...
Just my 2 cents
Cumprimentos pa malta ;)
Nomearod 27-03-2008, 13:19 depois de ler um post de extrema qualidade sem cair na "persuação" ( é asssim que se escreve? xD my fault..) , e mesmo sendo offtopic acho que merece uma boa resposta. Eu sou user de windows, e de linux, actualmente mexo com os dois, windows em casa, e linux na escola. Nao me queixo nem de um, nem de outro. Prefiro o windows pois para além de alguns programas só funcionarem em windows, tenho algumas preferencias mais formadas, pois no passado sempre usei windows e cresci no mundo "microsoft". Por exemplo, adoro o windows media player, em comparação com os players que tenho usado no linux. MSN já me disseram que dá para "funcionar a 100%" no linux, mas ainda não o vi a bulir. O que é certo é que nao existe nenhum programa para conversação semelhante ao MSN, nem de aspecto, nem de funcionamento. uso o pingin, conheco o AMSN, entre outros, e nenhum chega sequer aos calcanhares. É verdade que o windows dá mais trabalho para configurar, mas acaba por não ser tão "chato" ( digamos assim..) que o linux. Em windows coisa que nao me chateia é o anti virus + firewall...
AHH voltando aos players, para ver filmes, o VLC suca 1000, só por dizer que le tudo e mais alguma coisa, mas é raro usá-lo. BTW, para ter o linux com um aspecto todo eyecandy também é preciso dedicar uns minutos a ele.
Agora olhando para a face do linux, bem na escola, é "fortissimo" , não me chateia,etc. Faz o que eu quero e ponto final. Não tem quebras e é rápido.
Resumindo, o linux faz o seu trabalho sem qualquer problema, é perfeito para quem precisa de um browser e leitor pdf's, programar, etc. Para entretenimento, o windows talvez seja mais justo...
Just my 2 cents
Cumprimentos pa malta ;)
Quanto ao messenger:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=261055
Faz quase tudo o que o MSN da Microsoft faz. É excelente e a cada dia sai uma nova versão ainda melhor (e ao contrário do windows não tens que andar à procura na internet pelo site com a versão mais recente. Adicionas o repositório e actualiza automaticamente).
Player de vídeo:
- MPlayer (bastante bom com montes de opções)
- Kaffeine (player virado para KDE bastante bom)
- KPlayer
- Dragon Player (conheci-o à pouco tempo. Parece ser "o" player do KDE4. Simples e eficaz.)
- VLC (dá-me alguns problemas com legendas)
- Totem movie player (outro player bastante bom)
-etc, etc
:)
Salvador_ 27-03-2008, 13:26 Quanto ao messenger:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=261055
Faz quase tudo o que o MSN da Microsoft faz. É excelente e a cada dia sai uma nova versão ainda melhor (e ao contrário do windows não tens que andar à procura na internet pelo site com a versão mais recente. Adicionas o repositório e actualiza automaticamente).
Player de vídeo:
- MPlayer (bastante bom com montes de opções)
- Kaffeine (player virado para KDE bastante bom)
- KPlayer
- Dragon Player (conheci-o à pouco tempo. Parece ser "o" player do KDE4. Simples e eficaz.)
- VLC (dá-me alguns problemas com legendas)
- Totem movie player (outro player bastante bom)
-etc, etc
:)
a mim o leitor de eleição que me irrita que nao haja nada equiparavel em linux pelo menos até agora dos que experimentei é o KMPlayer... uso imenso a opção de aumentar a tela (nao eh fazer zoom) da para aumentar apenas na vertical ou lateral etc... Quando fizerem ou eu descobrir um player equiparavel ao KMPLAYER em Linux apago o windows
Juventude, Ubuntu 8.04 diz-vos algo?
rpnetwork 27-03-2008, 16:26 estou agora a fazer o download, embora ainda não tenha som no pc :|
tive de comprar umas colunas logitech (http://images.google.pt/images?um=1&hl=pt-PT&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-PT%3Aofficial&q=logitech+v10&btnG=Procurar+imagens) com placa integrada e no windows dão bom som, mas o máximo que dá no windows é mais ou menos 7% do volume com o amaroK xD
InforMed 27-03-2008, 16:27 quote=petersaints;2743351]E Java como anda em 64-bit? É a única coisa que estou a ver que me pode causar problemas (para programar em java) :P
Digá-mos que tenho o Azureus a correr todos os dias e até agora não deu um único problema.
E mesmo com um computador potente (Ver my system) noto ganhos na velocidade. Principalmente no boot.
Quanto ao Opera, apartir da versão 9.5 já existe pacote para 64 bits. Nos repositórios não o encontras mas também só aparece uma versão já algo outdate (9.2*, no entanto, é última estável só que as versões beta da 9.5 não dão mesmo problemas nenhuns).[/QUOTE]
Dizes tu que as versões beta nã dão problemas... a versão beta do 9.5 está repleta de bugs.... basta leres a página deles... eu uso o opera e crash pelo menos 3 a 4 vezes por dia... é incompativel com o site da caixa geral de depósitos... Tem problemas com o youtube... entre outros! Ainda falta bastante para uma versão stable do opera 9.5!
petersaints 27-03-2008, 18:28 Digá-mos que tenho o Azureus a correr todos os dias e até agora não deu um único problema.
Quanto ao Opera, apartir da versão 9.5 já existe pacote para 64 bits. Nos repositórios não o encontras mas também só aparece uma versão já algo outdate (9.2*, no entanto, é última estável só que as versões beta da 9.5 não dão mesmo problemas nenhuns).
Dizes tu que as versões beta nã dão problemas... a versão beta do 9.5 está repleta de bugs.... basta leres a página deles... eu uso o opera e crash pelo menos 3 a 4 vezes por dia... é incompativel com o site da caixa geral de depósitos... Tem problemas com o youtube... entre outros! Ainda falta bastante para uma versão stable do opera 9.5![/QUOTE]
Yah.. até as nightlies do Firefox 3.0 estão melhores
@ Nomearod
Quem é que notas melhor no 64-bit do Hardy em termos overall? Não numa aplicação em especifico mas que tenha vantagens para o sistema como um todo?
Pergunto isto para decidir se quando sair a final meto 32 ou 64-bit... Gostava que se pudesse dizer:
" Se o teu CPU suporta não há razão porque não utilizar 64-bit "
Mas não sei se tal já é verdade :P
Quem é que notas melhor no 64-bit do Hardy em termos overall? Não numa aplicação em especifico mas que tenha vantagens para o sistema como um todo?
Pergunto isto para decidir se quando sair a final meto 32 ou 64-bit... Gostava que se pudesse dizer:
Embora a pergunta não me seja dirigida eu dou a resposta pela minha opinião (depois o Nomearod dará a sua resposta).
Eu mantenho relativamente ao 8.04 a mesma opinião que já tinha de antes: " Se o teu CPU suporta não há razão porque não utilizar 64-bit " ;)
Há sempre aplicações que proprietárias que podem não correr mas também se pode corrê-las com as respectivas libs de 32 bits (para todos os efeitos acabas sempre por ficar com um sistema misto). Mas cada vez mais (e isto dentro do mundo do GNU/Linux) tens tudo em open-source ou, senão, compilado para 64-bits.
No entanto não posso dizer que, de facto, nota uma verdadeira mais valia num sistema *igual* 64-bits vs. 32-bits. Mas se por um lado sempre usei 32 bits como user de Windows, desde que estou em GNU/Linux sempre me virei (devido à variedade de apps open-source compiláveis para a arquitectura que quiser) para o x86_64.
Cumpz.
Pessoal:
instalei isto no portátil para ver se ultrapasso os meus problemas com os projectores multimedia, já que no gutsy é de noite:(.
Não estou a gostar do Firefox já que me parece lento.
Estou a ter alguns problemas com os DNS já que de repente deixa de conseguir traduzir os nomes.
Pingar ip funciona bem já nomes.........
Instalei o plugin do acrobat reader mas não está a funcionar.
O sistema no seu todo está menos fluido pelo menos no meu Thinkpad R51.É um Centrino a 1.7 com 1.5Gb de ram. Por isso acho estranho.
Outra coisa que me lixa: não há xmms nos repositórios. Só o xmms2 e não percebi ainda como funciona.:005:
Tenho de testar com monitores e projectores. Depois digo alguma coisa.
já instalei e foi implementado no firefox os butoes do tema do sistema (finalmentee!)
arrasta um bocado, mas ainda estou a correr no meu pc de testes
tem muitos updates para fazer (200 e poucos)
já vem com um wallpaper bem melhor, e com um ecrã de login a condizer :D , embora não goste do tema e tive de por em azul xD
petersaints 27-03-2008, 22:59 já instalei e foi implementado no firefox os butoes do tema do sistema (finalmentee!)
Neste caso o mérito é da Mozilla e não do Ubuntu :P
E por falar nisso... este Ubuntu deve ser o primeiro que vai sair com uma versão beta do Firefox.
É que o Firefox 3.0 Final só em Junho (com sorte Maio)... A versão final do Ubuntu 8.04 deve ter a Beta 5 ou a RC1 quanto muito.
Quando pensaram em começar logo a por o Firefox 3.0 nunca pensaram que este se atrasaria de forma a ser lançado só após o 8.04 :P
mad marshall 27-03-2008, 23:34 Bem, depois de ja ter testado e usado o ubuntu o 7. qualquer coisa, lol, estou curioso com o 8.04.
Mas o que mais me preocupa é saber se e/ou quando é que vai deixar de ser preciso de se ter que compilar certas coisas para poderem funcionar.
De qualquer maneira vou instalar e ver.
InforMed 28-03-2008, 00:01 Bem, depois de ja ter testado e usado o ubuntu o 7. qualquer coisa, lol, estou curioso com o 8.04.
Mas o que mais me preocupa é saber se e/ou quando é que vai deixar de ser preciso de se ter que compilar certas coisas para poderem funcionar.
De qualquer maneira vou instalar e ver.
raramente tenho necessidade de compilar alguma coisa... embora alguns sejam fáceis...
O que tiveste que compilar?
Nomearod 28-03-2008, 09:02 Quem é que notas melhor no 64-bit do Hardy em termos overall? Não numa aplicação em especifico mas que tenha vantagens para o sistema como um todo?
Eu em linux usei praticamente sempre versão 64 bits, por isso não posso fazer uma comparação muito profunda. No entanto, quando experimentei a versão 32 bits notei um decréscimo na velocidade geral do sistema. O boot era mais lento e havia uma maior lentidão ao abrir programas.
Se podes usar, usa. Não há inconveniente nenhum e apenas tem vantagens. Além disso, se todos usarmos 64 bits mais cedo se verifica uma transição "total" para esta "nova" tecnologia.:)
Uma questão:
Funciona bem o vosso samba?
Por aqui nem por isso não me deixa autenticar no desktop, por outro lado do desktop para o portatil já funciona 5*.
Isto é tramado.
Lembrei-me de outra coisa:
No Gutsy tinha a impressora que está na máquina de XP instalada por IPP.
Agora não dá. Tenho esta solução porque a wireless esta numa gama diferente de IP's .
Deveria ser algo do estilo:ipp://ip_da_máquina:631/printers/nome_printer
O anormal do hardy não consegue encontrá-la.
Alguma pista?
pois, traz o Firefox 3 b4
o mal do ubuntu é a sua filosofia que não permite integrar os codec's, algumas distros já trazem... o ubuntu também devia dar o exemplo <_<
pois, traz o Firefox 3 b4
o mal do ubuntu é a sua filosofia que não permite integrar os codec's, algumas distros já trazem... o ubuntu também devia dar o exemplo <_<
Medibuntu diz-te alguma coisa????
Isso é uma falsa questão já que se podem instalar com 2 ou 3 cliques
bazarouco 28-03-2008, 21:12 Eu não consigo instalar, mas tenho quase a certeza que é algum problema do meu DVD-Rom :/ ... Porque ele deixa de ler e depois dá um system ou buffer failure. Vou gravar novamente a ver se resolvo ou não o problema.
Aos instalar isto pelo CD, depois dá para definir o espaço da partição? Quanto é que aconselham? ...
O espaço da partição tem que ser definido -antes- da instalação, como está bom de ver. E sim, podes definir o espaço que quiseres, o Ubuntu tem ferramentas para isso.
Entre 6 a 10GiB deve ser uma boa partição para te divertires com o Ubuntu :)
O hardy está muito interessante! Reconheceu todos os dispositivos. A unica coisa que não gostei foi o nao ter o ndiswrapper incluido no CD. Tive de passar um cabo de rede de 15m pela casa para chegar até ao router para poder configurar o wireless :P!
O hardy está muito interessante! Reconheceu todos os dispositivos. A unica coisa que não gostei foi o nao ter o ndiswrapper incluido no CD. Tive de passar um cabo de rede de 15m pela casa para chegar até ao router para poder configurar o wireless :P!
o kubuntu acho que trás...pelo menos o com kde3.5
o kubuntu acho que trás...pelo menos o com kde3.5
No Gutsy, ele vem no CD.. Talvez seja porque é beta.. Logo se ve :)!
Nos updates de ontem notei que o meu sistema instalou automaticamente o Firefox 2.0 juntamente com o Firefox 3...
Será que vem ai um downgrade para a versão final? Ou será algum pacote que eu tenho instalado, porque fiz upgrade do 7.10 para o 8.04 que gerou alguma dependência?
É que eu depois desinstalei o FF2 no synaptic e não implicou em nada com o pacote ubuntu-desktop ...
Já agora, uma coisa que o Ubuntu 7.10 fazia tão bem e o 8.04 falha redondamente é no suporte para a minha máquina digital. No 8.04 só a consigo ligar no modo mass storage USB... No 7.10 ligava no modo PTP da Nikon e saltava logo o importador de fotos do gThumb e permitia usar alguns programitas para disparar com a máquina ligada ao PC e tudo.. No 8.04 como só funciona no modo mass storage nada disso funciona..
Enfim... Mas o resto das melhorias compensam largamente..
petersaints 29-03-2008, 15:28 Nos updates de ontem notei que o meu sistema instalou automaticamente o Firefox 2.0 juntamente com o Firefox 3...
Será que vem ai um downgrade para a versão final? Ou será algum pacote que eu tenho instalado, porque fiz upgrade do 7.10 para o 8.04 que gerou alguma dependência?
É que eu depois desinstalei o FF2 no synaptic e não implicou em nada com o pacote ubuntu-desktop ...
Se calhar foi por isto que eu já referi
Neste caso o mérito é da Mozilla e não do Ubuntu :P
E por falar nisso... este Ubuntu deve ser o primeiro que vai sair com uma versão beta do Firefox.
É que o Firefox 3.0 Final só em Junho (com sorte Maio)... A versão final do Ubuntu 8.04 deve ter a Beta 5 ou a RC1 quanto muito.
Quando pensaram em começar logo a por o Firefox 3.0 nunca pensaram que este se atrasaria de forma a ser lançado só após o 8.04 :P
E arrependeram-se e vão lançar o 8.04 com Firefox 2.0.0.x Mas atenção que isto são suposições ainda não li nada sobre o assunto.
A mim não me apareceu nada disso.
Continuo com o FF3 beta.
O samba continua a não funcionar como deve de ser nas autenticações e ontem levou update
Metaluim 30-03-2008, 13:44 Boas, o Hardy Heron continua em versão beta ou já está 100% funcional?
Boas, o Hardy Heron continua em versão beta ou já está 100% funcional?
Ainda está em versão beta. Sai para o próximo mês.
Ainda que já esteja 100% funcional :D
Pessoal vocês hoje conseguiram fazer updates?
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/restricted/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/main/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/restricted/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/universe/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/universe/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/multiverse/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/multiverse/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/restricted/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/main/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/restricted/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/universe/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/universe/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/multiverse/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-updates/multiverse/source/Sources.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-backports/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-backports/restricted/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-backports/universe/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-backports/multiverse/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-proposed/restricted/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-proposed/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-proposed/multiverse/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
W: Falha ao obter http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy-proposed/universe/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
E: Falhou o download de alguns ficheiros de índice, foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.
Pessoal vocês hoje conseguiram fazer updates?
Já outro user postou o mesmo problema hoje. O pt.archive.ubuntu.com deve estar temporariamente em baixo.
gatohumano 30-03-2008, 21:28 Isso tb esta acontecer aqui as vezes,deve ser um problema da internet.
Não é da Internet. É mesmo do Mirror. Acontecia-me muito (agora não acontece porque não tenho usado Ubuntu, e não posso confirmar se tenho o mesmo problema). Mas não costumam levar mais de 24 horas a resolver...
flsantos 30-03-2008, 23:18 Eu também estou com o mesmo problema e estou a rodar o 7.10, portanto deve mesmo ser problema do mirror.
É pena, pois estava hoje a pensar em fazer o upgrade para o 8.04, se calhar é um sinal para esperar o lançamento.
Está em baixo desde a tarde de ontem dia 30.
Vamos lá ver se resolvem o problema do nautilus, gvfs e samba shares com os próximos updates.
dronepwn 31-03-2008, 13:18 Aqui também não consigo fazer updates, e estou a usar o 7.10.
Napalm_Death 31-03-2008, 18:52 Eu tambem nao estou a conseguir instalar nada... nao ha outro repositorio nacional para o 8.04?
Eu tambem nao estou a conseguir instalar nada... nao ha outro repositorio nacional para o 8.04?
Synaptic - Definições - Repositórios - DOWNLOAD FROM
é só escolher da lista de mirrors...
Nem eu. Mas de certeza que é um problema temporário. Já me aconteceu com o 7.10 e passados 2 dias (quando tentei novamente) já dava.
Napalm_Death 31-03-2008, 19:27 Synaptic - Definições - Repositórios - DOWNLOAD FROM
é só escolher da lista de mirrors...
Nice...
Testei uns 3 e falharam, depois o up.pt deu.
Napalm_Death 31-03-2008, 22:58 Estou a tentar enviar a declaração do IRS pelo meu ubuntu e esta a dar erro qd carrega o applet:
http://img395.imageshack.us/img395/9751/errojavamw0.png (http://imageshack.us)
tenho a versão amd64 do 8.04, firefox 3.0b4 e java instalado pois outras app java funcionam, tipo esta:
http://www.java.com/en/download/help/testvm.xml
Qual será o problema?
A pagina das finanças é esquisita.
Tens hipotese de fazer noutra versão do FF? Só para confirmar.
InforMed 31-03-2008, 23:15 Java e Ubuntu 64 bits não se dão bem! é uma das razões que me faz mudar para 32 bits!
uterrorista 01-04-2008, 01:27 Finanças?
Já desisti, uso sempre Windows para isso! :P
petersaints 01-04-2008, 01:42 Finanças?
Já desisti, uso sempre Windows para isso! :P
Realmente... apesar de tudo é melhor não arriscar :P Ainda que em 32-bit não devesse haver problema.
Para a página das finanças tem de ser com Java5, por isso instalem e dps : sudo update-alternatives --config java e escolham o java5, reiniciem o FF e já deve dar :)
PedroPereiraStr 02-04-2008, 00:25 eu curtia era ter a minha 8600gt e o wireless a bombar. Tou a correr com VMware e nada ( sou um noob autêntico disto... ). Já procurei várias cenas, nada nada me resolveu o problema lol.
Já agora, quais sao as diferenças de feisty e gutsy? ( le a falarem sobre isso num site supostamente com a solução para os IFL90)
Cumprimentos..
InforMed 02-04-2008, 00:38 eu curtia era ter a minha 8600gt e o wireless a bombar. Tou a correr com VMware e nada ( sou um noob autêntico disto... ). Já procurei várias cenas, nada nada me resolveu o problema lol.
Já agora, quais sao as diferenças de feisty e gutsy? ( le a falarem sobre isso num site supostamente com a solução para os IFL90)
Cumprimentos..
Se estas a correr na Vmware nunca vais instalar a placa gráfica!!! Instalas sim a gráfica da máquina virtual da vmware!
passitas 02-04-2008, 02:03 O problema das actualizações continua... Mas deve tar com resolução proxima...
Tou a testar num laptop toshiba a200-1sx:
ati hd2600 funca 5 estrelas sem ser preciso dar as voltas do 7.10
placa wireless atheros não gosta dela detecta no hardware mas n funca
Som ainda n testei o problema dos headphones
Vamos esperar :001:
arkannis 02-04-2008, 11:36 eu curtia era ter a minha 8600gt e o wireless a bombar. Tou a correr com VMware e nada ( sou um noob autêntico disto... ). Já procurei várias cenas, nada nada me resolveu o problema lol.
Cumprimentos..
No IFL90 a gráfica, o wireless e o som funcionam logo sem necessidade de configurações ou instalações (quer dizer, para a gráfica só se tem que ir ao restricted drivers manager).
Napalm_Death 02-04-2008, 15:41 Para a página das finanças tem de ser com Java5, por isso instalem e dps : sudo update-alternatives --config java e escolham o java5, reiniciem o FF e já deve dar :)
Estou a testar isso aqui no pc da empresa, com ubuntu 7.10, instalei o java 5 update14, mas nao aparece depois qd executo esse comando. e' preciso fazer algo mais depois de extrair o .bin?
PedroPereiraStr 02-04-2008, 16:22 No IFL90 a gráfica, o wireless e o som funcionam logo sem necessidade de configurações ou instalações (quer dizer, para a gráfica só se tem que ir ao restricted drivers manager).
o wireless tambem? em vmware? é que eu nao estou a conseguir por a bombar...
Cumps
PS: entao e sera que é por ser o "wireless" do VM ware? fonix =\ que treta isto lol.
BTW acho que o BT também ja esta a bombar, resta testar -.-
Napalm_Death 02-04-2008, 18:35 Estou a testar isso aqui no pc da empresa, com ubuntu 7.10, instalei o java 5 update14, mas nao aparece depois qd executo esse comando. e' preciso fazer algo mais depois de extrair o .bin?
Já resolvi.
Não efectuei o comando update-alternatives, apenas meti um link simbolico para a pasta dos plugins no firefox:
posicionei-me na pasta /home/user/.mozilla/plugins e executei
ln -s /usr/local/lib/jre1.5.0_14//plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so libjavaplugin_oji.so
isto apos varios try and error.
segui estas instruçoes http://www.java.com/en/download/help/5000010500.xml#100
mas não estava a dar com o plugin gcc29, o firefox fechava-se.
depois la abri a aplicaçao das finanças e ela abriu, aparece uma janela de segurança a pedir confirmação deve ser nisso em que o java6 falha...
Gonxalo19 02-04-2008, 19:02 no 7.10 o SOM e a grafica nao ficam logo instalados... entao o som eh bastante complicado ate de conseguir instalar.. no entanto ha prai um site ond um rapaz fala e explica como s instalam varias funcionalidades no Ubuntu.. no 8.04 beta.. ai sim.. fica logo tudo a funcionar. :)
cumps
Cmg acontece o mesmo :) penso q o 8.04 ja tem um maior suporte de drivers, estou contente ubuntu sempre a crescer é logico q existem aqueles tipo o SRS trusurround é uma caracteristica do meu portatil, toshiba q melhora bastante o som... e isso penso q nc vai ser possivel activar :(
Já resolvi.
Não efectuei o comando update-alternatives, apenas meti um link simbolico para a pasta dos plugins no firefox:
posicionei-me na pasta /home/user/.mozilla/plugins e executei
ln -s /usr/local/lib/jre1.5.0_14//plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so libjavaplugin_oji.so
isto apos varios try and error.
segui estas instruçoes http://www.java.com/en/download/help/5000010500.xml#100
mas não estava a dar com o plugin gcc29, o firefox fechava-se.
depois la abri a aplicaçao das finanças e ela abriu, aparece uma janela de segurança a pedir confirmação deve ser nisso em que o java6 falha...
O Java5 está disponível nos repositórios, não é preciso fazer download do .bin
PedroPereiraStr 03-04-2008, 12:26 hum, fico contente, e muito mais a vontade para instalar o ubuntu. No entando continua a haver um problema ( não é só no ubuntu, é nas distribuições mais recentes como o Debian Lenny também etc) que é :
- No eclipse ao fazer "import java.util.Scanner:" simplesmente ele não importa.....
Soluções? Alguém ?
Peço desculpa se esta não for o melhor sítio ( talvez fosse melhor fazer mesmo um tópico nao?)
Ve se tens o jdk, é se é o default escolhido
sudo apt-get install sun-java6-jdk
sudo update-alternatives --config java
arkannis 03-04-2008, 16:08 o wireless tambem? em vmware? é que eu nao estou a conseguir por a bombar...
Cumps
PS: entao e sera que é por ser o "wireless" do VM ware? fonix =\ que treta isto lol.
BTW acho que o BT também ja esta a bombar, resta testar -.-
Ah isso em VMWare não sei.
Eu pensei é que apenas tavas a testar em VM para depois instalares, por isso é que te disse para não te preocupares que embora essas coisas não funcionem aí na VM, quando é mesmo a "real thing" deve funcionar tudo sem problemas.
InforMed 03-04-2008, 16:33 No Vmware também não vais conseguir colocar o wireless a funcionar... podes ter net mas com uma bridge com a rede do windows!
Em vmware o que se instala é um hardware ficticio que constitui assim a máquina virtual... raramente o hardware original excepto o processador!
PedroPereiraStr 03-04-2008, 19:18 Ah isso em VMWare não sei.
Eu pensei é que apenas tavas a testar em VM para depois instalares, por isso é que te disse para não te preocupares que embora essas coisas não funcionem aí na VM, quando é mesmo a "real thing" deve funcionar tudo sem problemas.
obrigado malta, agora já estou esclarecido. em relação ao java, não posso experimentar, porque derrepende fiquei sem net na maquina virtual ( no windows tenho) e não consigo voltar ao default.
Fico muito contente por o IFL90 sem 100% compatível sem problemas, assim posso começar a navegar no mundo linux mais avontade, e sem grandes restrições. Cumprimentos
passitas 05-04-2008, 01:12 os updates voltaram!
O problema do som ficou resolvido no 8.04 nos laptops da serie a200 da toshiba. Ao colocar os phones ja corta o som o k n acontecia no 7.10 :p
So falta mm a wireless atheros :005:
os updates voltaram!
O problema do som ficou resolvido no 8.04 nos laptops da serie a200 da toshiba. Ao colocar os phones ja corta o som o k n acontecia no 7.10 :p
Para os Atheros vai ter mm de ser por Ndiswrapper, ainda deve demorar até os novos drivers estarem prontos :S
os updates voltaram!
isso deve se ao update do alsa 1.0.14 para 1.0.16.no 7.10 vinha de origem senão me engano o 1.0.14 que nem o som dos portateis mais recentes dava,depois se actualizasse mos a pata para 1.0.15 ja dava som mas tinhas alguns problemas,por exemplo no meu hp era se eu aumentasse o volume no botao ele aumentava tb nas colunas estando mesmo os fones la ligados,fazendo update para o 1.0.16 mesmo a pata fica tudo impec como no hardy.
petersaints 05-04-2008, 11:36 Isso do som dos A200 é fixe :P Tenho que testar na final ;) Realmente era um pouco chato não cortar o som das colunas integradas quando se punha os phones.
PeterPuNk 06-04-2008, 13:54 Boas, queria tirar uma dúvida, se instalar agora a beta do ubuntu 8.05 x64, quando sair a versão final tenho de tar a formatar e a instalar de novo? ou o sistema faz update automáticamente e deixa de ser beta?
queria formatar a máquina, q anda mesmo a precisar, mas queria instalar já com a 8.04.
flsantos 06-04-2008, 14:33 Faz o update. Eu já tenho o beta instalado, fiz o update do 7.10 e até agora só tenho alguns probleminhas que não impedem de funcionar, penso de daqui até ao lançamento dos developers os devem resolver.
Pessoal alguém já usou portateis ligados a projectores multimedia?
Depois dos updates de 5ª feira fiquei com tudo lixado já que na sexta queria fazer uma apresentação e assim que fazia F5 no Impress/Presentation ficava com metade da imagem no portátil e a outra no projector?
Alguém tem ideia de como resolver isto?
flsantos 06-04-2008, 22:40 Eu sempre usei portáteis ligados a projectores e nunca tive problemas, tirando num portátil da escola que tinha um ecrã xpto, mas o projector multimedia só aceitava 1024x768.
Agora com o hardy ainda não experimentei, mas vou experimentar na 3ª (serve?).
Não serve porque na terça vou dar formação com o dito cujo.
Estive a ver no forum official e não aparece nada.
Obrigado na mesma.
Outra dúvida:
Não consigo ver nada de video se for no projector ou noutro monitor. Fica a imagem completamente negra.
Solutions?????
Problema com o composite, talvez?
Não tenho nada 3D a funcionar.
Agora até tenho o xorg.conf original que detecta tudo.
Isto já me acontecia nas versões anteriores. Será dos drivers da gráfica? Ati 7500 M7 LW :005:
Tanto faz com os ATI como com os Radeon
EDIT:
Creio que é um problema da própria placa ou dos drivers que não suportam o playback de vídeo no "dual head". Vi isto no fórum oficial mas esqueci-me de gravar o link
Skyflier 13-04-2008, 19:37 Eu estou com um problema na resolução de ecrã. Instalei as drivers da ATI com o Envy e agora tenho uma resolução 640x480 que é muito pequena e o máximo possível porque as outras opções são ainda mais pequenas. O mais esquisito é que o Compiz está a funcionar a 100% e o ATI Catalyst também funciona muito bem. Como faço para meter a resolução em 1280x800 que é a máxima possivel com a Mobility Radeon X1400 e o meu monitor?
Cumps
Intemporium 14-04-2008, 14:16 Olá a todos,
Instalei o Ubuntu 8.04 na segunda partição do meu portátil, mantendo o Vista na primeira, o problema é que a ventoinha do pc está sempre a funcionar o que não aconteçe com o Vista, liga de vez em quando.
Já fiz as ultimas actualizações do programa, procurei em gestão de energia se existiria alguma opção para controlar o funcionamento, como existe no vista mas não encontrei nada.
Já aconteçeu alguém esta situação? Sabem como resolver?
Obrigado
Olá a todos,
Instalei o Ubuntu 8.04 na segunda partição do meu portátil, mantendo o Vista na primeira, o problema é que a ventoinha do pc está sempre a funcionar o que não aconteçe com o Vista, liga de vez em quando.
Já fiz as ultimas actualizações do programa, procurei em gestão de energia se existiria alguma opção para controlar o funcionamento, como existe no vista mas não encontrei nada.
Já aconteçeu alguém esta situação? Sabem como resolver?
Obrigado
Qual é o portatil?
Intemporium 14-04-2008, 15:33 Viva hellaxe,
É um Amilo Pro V3515
Dual Core T2130 1,86 Ghz
80 Gb
1Gb Ram
Isso tem a ver com o ACPI e o módulo que controla a ventoinha, creio eu.
Assim de repente não te posso ajudar mas procura no forum oficial que podes encontrar a resposta. Há alguns problemas parecidos. Agora não posso procurar. Working time.
Intemporium 14-04-2008, 16:24 Isso tem a ver com o ACPI e o módulo que controla a ventoinha, creio eu.
Assim de repente não te posso ajudar mas procura no forum oficial que podes encontrar a resposta. Há alguns problemas parecidos. Agora não posso procurar. Working time.
Obrigado pela ajuda hellaxe:)
Nomearod 17-04-2008, 17:56 Eu sei que isto poderá parecer estúpido e muitos até serão capazes de se rir, mas serei o único que acha que a nova versão do Ubuntu não deixa fazer o log in de forma muito rápida?
Sempre que coloco o nome de utlizador e password muito rapidamente ele diz que está errado quando eu tenho a certeza de que não. Se o fizer de forma mais lenta já não aparece o erro.
Podem recomendar-me um servidor dhcp, assim fácil de configurar para meter aqui?
thanks.
EDIT: Já está
FullDevr 18-04-2008, 15:59 Só uma pergunta um bocado "noob":
Se eu sacar agora a beta e instala-la no Disco Rígido, quando sair a Final Release, o meu Ubuntu beta vai buscar todos os updates e bugfixes para ficar igual à Final Release?
E esta beta têm todas as aplicações do Final Release (Gimp, OpenOffice, etc)?
petersaints 18-04-2008, 22:26 Alguém sabe como se força o Firefox a ficar em pt-PT? É que foi ao suporte de idiomas e ele sugeriu a instalação dos packs de en-gb, pt-br e pt-pt. Depois dessa instalação deixou de estar em pt-PT, ficou em pt-BR. E já removi os pacotes e fica na mesma :(
A resolução do logótipo do 8.04 quando eu inicio o pc parece que é 800*600, é bem maior comparado com o 7.10, e tenho a grafica instalada.
Isto acontece com mais alguem?
Tenho um pequeno problema com o sapo que quando tento ver os mails nao aparece nada.
http://img169.imageshack.us/img169/5900/capturaecraek7.th.png (http://img169.imageshack.us/my.php?image=capturaecraek7.png)
Alguém conhece a solução para este problema?
Tenho um pequeno problema com o sapo que quando tento ver os mails nao aparece nada.
http://img169.imageshack.us/img169/5900/capturaecraek7.th.png (http://img169.imageshack.us/my.php?image=capturaecraek7.png)
Alguém conhece a solução para este problema?
Isso tem se repetido ao longo de vários dias ou só está a acontecer "agora"?
Pode ser só um problema de servidor. Tenta também usar o "old-client" quando fazes login. Se puderes vê numa máquina com outro SO se o problema se mantém.
flsantos 19-04-2008, 14:23 Alguém sabe como se força o Firefox a ficar em pt-PT? É que foi ao suporte de idiomas e ele sugeriu a instalação dos packs de en-gb, pt-br e pt-pt. Depois dessa instalação deixou de estar em pt-PT, ficou em pt-BR. E já removi os pacotes e fica na mesma :(
Estou com o mesmo problema, no fórum do Ubuntu os brasileiros queixavam-se que o firefox estava em pt_PT, se calhar a reclamação foi ouvida, quem ficou a arder fomos nós.
Já procurei e não encontrei respostas.
Isso tem se repetido ao longo de vários dias ou só está a acontecer "agora"?
Pode ser só um problema de servidor. Tenta também usar o "old-client" quando fazes login. Se puderes vê numa máquina com outro SO se o problema se mantém.
Com o 7.10 dá perfeitamente. Desde que instalei o 8.04 nunca consegui ver os mails em novowebmail-beta, mas se for em webmail já os consigo ver.
JTorres, isso deve ser problema do Firefox 3 B5. No Ubuntu 7.10 presumo que tenhas a versão dele que é a 2.0.x. O 3 ainda não está perfeito, longe disso e deve dar problemas como esse.
Liteflame 19-04-2008, 22:35 Boas,
Hoje experimentei a fundo pela primeira vez o Ubuntu 8.
E tenho um grande problema: quando instalo os drivers da nvidia para a minha gráfica (restricted driver), os efeitos xpto começam a funcionar mas deixo de conseguir usar o meu monitor externo.
Depois tentei instalar a beta driver 173.08 para Linux x86 do site da Nvidia, que vem no formato .run
Andei cerca duma hora e meia à volta para saber instalar ficheiros .run, até que consegui.... resultado: foi tudo por água abaixo, tive que desinstalar o Ubuntu por completo.
Alguém daqui tem o mesmo problema que eu?
Só um aparte: será que por ser uma instalação WUBI afecta a situação?
2ª dúvida: no meu acer existe uma partição tipo EISA de recuperação. O que acontece é que sempre que eu inicio o Ubuntu tenho de levar com a mensagem de que exite uma partição desconhecida no sistema e a dizer para correr um programa tipo FDISK e tenho de esperar 10 segundos para a mensagem desaparecer. Como faço para isto não aparecer?
Obrigado:D
HeliosPR 21-04-2008, 15:38 Para um "velhinho" amd 64 equipado com 1gb de mem acham que devo de meter a versão a 64 bits ou a 32 bits?? é porque no Linux o 64 bits parece que é mais bem "tratado" e tem sempre versões 32 e 64 bits para td o q é lançado... Queria meter Linux na maquina e este 8.04 parece-me mto fixe. O suporte para drivers Ati tb melhorou n foi?
Podes meter o 64bits, hoje em dia já é uma solução.
Sim o suporte ATI já melhorou para as placas gráficas > 9500 :) (abaixo só são suportadas pelos drivers opensource)
JTorres, isso deve ser problema do Firefox 3 B5. No Ubuntu 7.10 presumo que tenhas a versão dele que é a 2.0.x. O 3 ainda não está perfeito, longe disso e deve dar problemas como esse.
Bem esta versão ainda é beta..... vamos ver se quando sair a versao final estes pequenos problemas estao resolvidos.;)
Pessoal alguem me pode ajudar relativamente a minha questao do modem e220 n ubuntu ? agradecia imenso... é q tou farto de tentar e nada ele faz a ligaçao, fica verde ciano, mas... quando tento abrir um site ou ligar o pidgin n da nada... Agradeço Cumps a todos.
petersaints 22-04-2008, 23:45 Agora fiquei sem som... instalei o virtualbox-ose e pufff, depois de pedir para reiniciar nada de som!!
Já desinstalei e nada... já reinstalei tudo o que é do kernel e nada!!
O erro que me dá quando tendo aceder às preferências do som no ícone do painel ao pé do relógio dá-me erro!! Diz que não detecta nenhum hardware de som ou que o plugin Gstreamer não está instalado...
Agora fiquei sem som... instalei o virtualbox-ose e pufff, depois de pedir para reiniciar nada de som!!
O erro que me dá quando tendo aceder às preferências do som no ícone do painel ao pé do relógio dá-me erro!! Diz que não detecta nenhum hardware de som ou que o plugin Gstreamer não está instalado...
Isso acontecia me no 7.10...conclusao tive de migrar para o 8.04 mais cedo :S agora a ti já não dá para migrares para lado nenhum.
ilovewww 23-04-2008, 02:04 Duvida:
Instalei o 8.04 beta, posso depois actualizar quando sair a versão final, certo?
Duvida:
Instalei o 8.04 beta, posso depois actualizar quando sair a versão final, certo?
Isso deve ter sido respondido nem uma página atrás.sim podes.
Agora fiquei sem som... instalei o virtualbox-ose e pufff, depois de pedir para reiniciar nada de som!!
Eu fiquem igualmente sem som e sem wireless quando instalei o VirtualBox.
O problema esta numa dependencia incorrecta dos modulos do virtualbox.
Eu tenho o kernel 2.6.24-16-generic instalado.
Quando instalei o virtualbox "aptitude install virtualbox-ose" ele instalou-me como depencia os modulos "virtualbox-ose-modules-2.6.24-16-386" que por sua vez dependem da versao do kernel "2.6.24-16-386" e dos seus modulos. Tudo isto foi instalado.
No arranque do GRUB a versao 386 passa para primeiro lugar no boot, logo e essa que arranca primeiro. E era devido a essa versaao do kernel que nao tinha nem som nem wireless.
A solucao foi :
1) No arranque do PC, fazer boot pela versao "2.6.24-16-generic" do kernel no GRUB
2) Apos o arranque, desinstalar tudo relativo ao virtualbox e a versao do kernel "2.6.24-16-386" e os seus modulos.
3) De seguida, instalar o virtualbox passando manualmente os modulos para o kernel generic "aptitude install virtualbox-ose virtualbox-ose-modules-2.6.24-16-generic"
Apartir daqui, tudo a funcionar a 100%.
Bmw1000c 23-04-2008, 19:01 Voces usam x64 ou x86? será que irei ter incompatibilidades com o x64?
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=119448 :)
Bmw1000c 23-04-2008, 22:03 Obrigado!
Liteflame 23-04-2008, 22:09 Atão pessoal? Ninguém sabe mesmo como resolver o problema de usar um monitor externo no UBuntu com os drivers instalados?:sad:
cyber_monk 24-04-2008, 17:43 já está instalado, eheheh. iupi!!
agr o que me está a acontecer de diferente em relação por exemplo ao 7.10 é que a bateria dá sempre sinal de que está descarregada e dantes não dava, acontece isto a mais alguém?
Abraço
RuiPinho 24-04-2008, 19:57 Boas pessoal,
decidi exprimentar o 8.04 RC só para ver como se portava no meu HP e estou completamente agarrado ao Ubuntu. O que se passa é que eu queria saber se existe alguma aplicação de gestão de energia melhor que a que o ubuntu tem, pois esta é um pouco "fraca" para quem possui portateis.
Alguma sugestão pessoal?
Abraços
dragao-azul 24-04-2008, 20:57 Boas,
A pergunta é mesmo a do tópico: como posso por a minha ATI HD2900Pro a funcionar no Ubuntu?
Quero correr 1º o live cd, para ver se instalo ou não, mas no fim de carregar fico com o ecrã todo branco. Experimentei ctrl+alt+backspace (pelo pouco que percebo de linux isto reinicia o ambiente gráfico) e aparecem umas linhas de texto de consola por uns segundos e volta o ecrã branco.
Caso me consigam ajudar peço-vos que me descrevam passo por passo como se faz, ou links que o expliquem.
Estive a pesquisar no google e nos fóruns do ubuntu, mas não consegui encontrar nada útil.
EDIT: tb pesquisei por aqui e não achei nada, mas não me entendo muito bem com esta pesquisa aqui do fórum..
A versão que tenho é esta:
ubuntu-8.04-desktop-amd64.iso
(cpu 64-bit, pareceu-me que nao perdia nada em usar esta)
Thz in advance.
;)
EDIT2: Não me apercebi que todas as duvidas desta versão do Ubuntu devessem ficar aqui "ao monte" neste tópico, dai ter criado um, e tb o fiz porque já com a versão antiga do Ubuntu não conseguia por a gráfica a funcionar, pareceu-me ser algo que não era particular desta versão. Anyway, os moderadores sabem de certeza o sitio mais correcto para as duvidas e agradeço terem movido o tópico. ;)
É estranho. Tanto no 7.10 como no 8.04 a versão x64 do live cd nao me faz boot!
Não consigo instalar porque deixa de responder...
Alguma dica?
valentex 24-04-2008, 21:58 Ajudem-me!! Acabei de instalar o Hardy e reparei que as placas wireless usb com o chipset ralink 2570 ainda não funcionam com o ubunto por isso decidi instalar os drivers da serialmonkey para esse chipset. Até aqui tudo bem. O problema é que tenho que compilar os drivers e quando faço apt-get install build-essential o hardy diz "E: Impossível encontrar o pacote build-essential". Sou newbie em linux. Já fiz isto no gutsy e deu sem problemas. Alguem ajuda??
Ajudem-me!! Acabei de instalar o Hardy e reparei que as placas wireless usb com o chipset ralink 2570 ainda não funcionam com o ubunto por isso decidi instalar os drivers da serialmonkey para esse chipset. Até aqui tudo bem. O problema é que tenho que compilar os drivers e quando faço apt-get install build-essential o hardy diz "E: Impossível encontrar o pacote build-essential". Sou newbie em linux. Já fiz isto no gutsy e deu sem problemas. Alguem ajuda??
Mete o cd do ubuntu na drive e aceita-o como repositório
Sistema - Admninistração - Synaptic - Definições - Repositórios
Faz um reload a lista de pacotes, e já podes instalar o build-essential
já agora activa os repositórios principais pelo synaptic :)
valentex 24-04-2008, 23:25 Mete o cd do ubuntu na drive e aceita-o como repositório
Sistema - Admninistração - Synaptic - Definições - Repositórios
Faz um reload a lista de pacotes, e já podes instalar o build-essential
já agora activa os repositórios principais pelo synaptic :)
Ok! Já instalei o pacote mas continuo sem poder compilar!!!
continua a dar o mesmo erro: failed to build! make: ***[module] Error 1 ...
GabrielRR 25-04-2008, 10:46 Oi pessoal tenho um TOSHIBA SATELLITE A200-1QK e estou com dificuldades em instalar o novo ubuntu (8.04). Instalei com a nova funcionalidade desta versão que permite a instalação deste OS num sistema Windows, ou seja o Wubi. No entanto este é instalado e quando entra em modo gráfico, o ecrã fica completamente cheio de estática (parece uma tv cheia de "chuva"). Já experimentei em Live CD e faz exactamente o mesmo. O meu Windows é o VISTA.
Desde já agradeço a vossa ajuda.
tonebiclas 25-04-2008, 12:29 boas pessoal, alguem sabe como por o tema assim:
https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Hardy/Alternate/BasicIdeals?action=AttachFile&do=get&target=fulldesk%28svg%29_v3_3.jpg
?
coubacias 25-04-2008, 12:41 boas!!
ontem a noite tive a fazer a actualização do ubuntu 7.10 para o 8.04!
hoje de manha quando liguei o pc,tava sem som e nao consigo instalar os drivers da grafica(nvidia gforce 8600 gs)!quando instalo os drivers nos restricted ... , fica m o ecra em baixa resolução!!
sera que alguem m pode ajudar??
cumps e obrigado!
Joaonice 25-04-2008, 13:11 boas
instalei ontem o 8.04 e tou c o mesmo problema dd que o instalei..n consigo instalar mesmo nada ! diz que nao consegue obter os ficheiros a partir do site deles ... esperei ate hj pq pensava que podia ser d muita gente tar a fazer o mesmo mas hoje continua c o mesmo problema ! n da para fazer mesmo nada ... alguem sabe o que pode passar ?
Tou num toshiba a200-1qk
cumpz
Boas, instalei o ubuntu 8.04, mas tou a notar uma lentidão muito grande ao descarregar programas dos repositórios, o sistema em si tambem me prece mais lento, alguém tem tido problemas?
Intemporium 25-04-2008, 16:19 Instalei a versão final do 8.04 mas o problema do ventilador estár continuamente a funcionar não ficou resolvido.
Com muita pena minha desisti do Ubuntu.
Boas, instalei o ubuntu 8.04, mas tou a notar uma lentidão muito grande ao descarregar programas dos repositórios, o sistema em si tambem me prece mais lento, alguém tem tido problemas?
A mim é so a parte dos servidores...isso deve ser "normal" nestes dias.
SkullKiller 25-04-2008, 18:03 pessoal não da pra correr o PHC no ubuntu 8.04?
abraçO
Mais um com o problema da lentidão a instalar software. Tou à mais de meia hora a tentar instalar o que falta do openoffice e o gajo nao anda. Espero que seja mesmo por excesso de trafego nos servidores deles. :(
Cumprimentos
SkullKiller 25-04-2008, 18:13 LCTN vais a Sistema->Administração->Fontes de Aplicações
quando tiveres dentro procura logo na janela inicial "Transferir de:"
e carregas na setinha...
selecionas "Outro"
dentro de outro selecionas "Selecionar Melhor Servidor" canto superior direito.
e espera ke faça o teste...
após passado algum tempo vai desaparecer a janela e carregas OK
simplesmente OK porque ele já selecionou o melhor mirror para sacar actualizaçoes e tudo mais ;)
abraçO
LCTN vais a Sistema->Administração->Fontes de Aplicações
e carregas na setinha...
selecionas "Outro"
simplesmente OK porque ele já selecionou o melhor mirror para sacar actualizaçoes e tudo mais ;)
abraçO
Ena, nao conhecia isso. Tou a experimentar, obrigado pela dica;)
Cumprimentos.
DeepImpact 25-04-2008, 18:36 LCTN vais a Sistema->Administração->Fontes de Aplicações
e carregas na setinha...
selecionas "Outro"
abraçO
Boas,
Instalei a versão server numa máquina virtual e agora pretendia fazer uns updates mas está sempre a "bater" no repositório nacional. Existe forma via linha de comandos de fazer o que indicaste via modo gráfico???
Deep
SkullKiller 25-04-2008, 18:47 Deep não sei pois estou a usar versão desktop... =(
sorry...
abraçO
Sou só eu que não consigo fazer o upgrade?
gi@gi-desktop:~$ sudo apt-get dist-upgrade
[sudo] password for gi:
Reading package lists... Done
Building dependency tree
Reading state information... Done
Calculating upgrade... Done
0 upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
E pelo Update Manager crasha quando clico em Upgrade...
Boas,
Instalei a versão server numa máquina virtual e agora pretendia fazer uns updates mas está sempre a "bater" no repositório nacional. Existe forma via linha de comandos de fazer o que indicaste via modo gráfico???
Deep
nano /etc/apt/sources.listSe nao me enganei, assim alteras pela linha de comandos, mas para saber qual é o melhor servidor nao sei como se faz:016:
Bmw1000c 25-04-2008, 19:37 Não tenho som... consegui ter numa versao da beta, mas dpois com updates deixei de ter. E agora na final tambem nao tenho.
Porra! Por este andar nunca vou mudar para linux..
boas pessoal, alguem sabe como por o tema assim:
https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Hardy/Alternate/BasicIdeals?action=AttachFile&do=get&target=fulldesk%28svg%29_v3_3.jpg
?
Isso foi um "mockup" feito, uma possivel theme para o Ubuntu, acho que nunca se chegou a criar. é uma questão de procurares nos forum do ubuntu ou no wiki.ubuntu.com
johnny_d 25-04-2008, 21:00 Boas pessoal!
Tenho andando a tarde de hoje ás voltas com o som.. Instalei a versão final 8.04 num portátil asus F3Sr mas não consigo por isto a fazer barulho de modo algum...:( Será que alguém me pode ajudar..
**** List of PLAYBACK Hardware Devices ****
card 0: Intel [HDA Intel], device 0: ALC861VD Analog [ALC861VD Analog]
Subdevices: 1/1
Subdevice #0: subdevice #0
card 0: Intel [HDA Intel], device 6: Si3054 Modem [Si3054 Modem]
Subdevices: 1/1
Subdevice #0: subdevice #0
root@joao-laptop:~#
Cumprimentos a todos!
Liteflame 25-04-2008, 21:19 No painel do volume, vai às opções e selecciona também as colunas Surround.
Depois activa mesmas no painel principal.
Desliga primeiro o som do microfone senão as tuas colunas vão fazer um barulho ensurdecedor!
Senão funcionar, tenta fazer o mesmo com as colunas FRONT.
No meu é assim... não dá som nenhum, apenas se ligar os aucultadores, saindo o som pelos mesmos; mas se fizer o que está acima escrito, já tenho som nas colunas internas do pc. O problema é que fico a ter som tanto nas colunas como nos auscultadores.:(
O meu da som... o problema é uma opcao q tenho no windows do trusorround e n tenho n ubuntu ng sabe cm activar ? ou é algum programa proprio do pc - toshiba ? ontem tb tive a ver um filme mas n consigo adicionar legendas para n falar na pessima qualidade d imagem, e instalei o gstreamer os 2 pacotes q tem disponiveis ng sabe o q possa ser ?
dragao-azul 25-04-2008, 22:56 Boas,
A pergunta é mesmo a do tópico: como posso por a minha ATI HD2900Pro a funcionar no Ubuntu?
Quero correr 1º o live cd, para ver se instalo ou não, mas no fim de carregar fico com o ecrã todo branco. Experimentei ctrl+alt+backspace (pelo pouco que percebo de linux isto reinicia o ambiente gráfico) e aparecem umas linhas de texto de consola por uns segundos e volta o ecrã branco.
Caso me consigam ajudar peço-vos que me descrevam passo por passo como se faz, ou links que o expliquem.
Estive a pesquisar no google e nos fóruns do ubuntu, mas não consegui encontrar nada útil.
EDIT: tb pesquisei por aqui e não achei nada, mas não me entendo muito bem com esta pesquisa aqui do fórum..
A versão que tenho é esta:
ubuntu-8.04-desktop-amd64.iso
(cpu 64-bit, pareceu-me que nao perdia nada em usar esta)
Thz in advance.
;)
EDIT2: Não me apercebi que todas as duvidas desta versão do Ubuntu devessem ficar aqui "ao monte" neste tópico, dai ter criado um, e tb o fiz porque já com a versão antiga do Ubuntu não conseguia por a gráfica a funcionar, pareceu-me ser algo que não era particular desta versão. Anyway, os moderadores sabem de certeza o sitio mais correcto para as duvidas e agradeço terem movido o tópico. ;)
Já que isto é um problema mais geral (embora seja esta versão do ubuntu que quero por a funcionar, também acontecia na versão 7.10) não será melhor criar outro tópico como tinha feito inicialmente? Talvez também ache uma resposta mais rapidamente, porque se acontece nesta distro, talvez também aconteça noutras...
Ou é mais correcto deixar simplesmente a duvida neste tópico? (Desculpem a pergunta, não conheço muito bem as regras desta secção do fórum)
Thz
;)
boas
Peço desculpa mas não li todos os posts e por isso é possível que já tenham respondido a isto.
Na parte de fazer a partição do disco como e k têm de ser as partições? primarias ou lógicas? o que eu estava a tentar fazer era criar a root como primaria e depois as outras como lógica + swap mas aqui vem o problema, eu crio a root tudo ok mas depois tenho de criar as outras partições o problema é que não consigo seleccionar o resto do espaço livre para as criar se alguém tiver uma ideia agradecia.
obrigado
cumps
P.S. eu tenho um core 2 duo e saquei a versão (amd intel 64) é esta certo?
ricardoq 25-04-2008, 23:36 LCTN vais a Sistema->Administração->Fontes de Aplicações
e carregas na setinha...
selecionas "Outro"
abraçO
Fantástico! Estou a sacar os upgrades a uma velocidade estonteante :D
amjpereira 25-04-2008, 23:50 Muito Boa noite,
Estou a ter algumas dificuldades com o Ubuntu.
Sistema operativo instalado de fresco sobre o Windows XP no portatil que se encontra no My System e até parece outro, instalei os programitas normais, fiz o update aos repositorios, e instalei alguns codecs.
Estava a tentar instalar o Compiz para dar aquele efeito "cubo" todo bonitinho (apesar de não ser essencial e passar bem sem ele) é outra coisa.
Seguindo um tutorial que encontrei na net dá-me erro em alguns passos e a mensagem que aparece varia mas é sempre sobre a inexistencia de algo
sudo: mkdir/home/antonio/fah: command not found
bash: cd/home/antonio/fah: Ficheiro ou directoria inexistente
O que estou a fazer mal?
Já agora o tutorial é este (http://www.revolucaodigital.net/testes-e-opinioes/guia-instalar-compiz-fusion-no-ubuntu-704-feisty-fawn-com-grafica-ati/)
Melhores Cumprimentos
Muito Boa noite,
Estou a ter algumas dificuldades com o Ubuntu.
Sistema operativo instalado de fresco sobre o Windows XP no portatil que se encontra no My System e até parece outro, instalei os programitas normais, fiz o update aos repositorios, e instalei alguns codecs.
Estava a tentar instalar o Compiz para dar aquele efeito "cubo" todo bonitinho (apesar de não ser essencial e passar bem sem ele) é outra coisa.
Seguindo um tutorial que encontrei na net dá-me erro em alguns passos e a mensagem que aparece varia mas é sempre sobre a inexistencia de algo
sudo: mkdir/home/antonio/fah: command not found
bash: cd/home/antonio/fah: Ficheiro ou directoria inexistente
O que estou a fazer mal?
Já agora o tutorial é este (http://www.revolucaodigital.net/testes-e-opinioes/guia-instalar-compiz-fusion-no-ubuntu-704-feisty-fawn-com-grafica-ati/)
Melhores Cumprimentos
Tens de ter um espaço entre o mkdir e o /home/antonio/fah.
Idem para o cd.
boas
Peço desculpa mas não li todos os posts e por isso é possível que já tenham respondido a isto.
Na parte de fazer a partição do disco como e k têm de ser as partições? primarias ou lógicas? o que eu estava a tentar fazer era criar a root como primaria e depois as outras como lógica + swap mas aqui vem o problema, eu crio a root tudo ok mas depois tenho de criar as outras partições o problema é que não consigo seleccionar o resto do espaço livre para as criar se alguém tiver uma ideia agradecia.
obrigado
cumps
P.S. eu tenho um core 2 duo e saquei a versão (amd intel 64) é esta certo?
Quanto às partições, só podes ter no máximo 4 primárias. Lógicas, depois de criada uma extended partition (que conta como uma primária), podes ter as que quiseres.
E quanto à versão, tanto podias usar o i386 como o amd64. :)
olá a todos! alguem me pode dizer como instalar o modem zte de tmn no Ubuntu 8.04 LTS. O Ubuntu deteta-o mas nao dá. Podem me ajudar?
amjpereira 26-04-2008, 10:17 Muito bom dia,
Alguem sabe de algum sitio onde possa encontrar esta chave?
~$ sudo wget http://download.tuxfamily.org/3vldeb/DD800CD9.gpg
Ao colocar o endereço que vem acima aparece a seguinte mensagem
A resolver download.tuxfamily.org... 88.191.250.18
A conectar download.tuxfamily.org|88.191.250.18|:80... conectado.
Pedido HTTP enviado, a aguardar resposta... 404 Not Found
10:08:39 ERRO 404: Not Found.
Muito Obrigado
Melhores Cumprimentos
edit: problema resolvido
tonebiclas 26-04-2008, 11:00 boas pessoal.como é que posso apagar todas as partições ext3, swap etc dentro do linux?
cumps ;)
Quanto às partições, só podes ter no máximo 4 primárias. Lógicas, depois de criada uma extended partition (que conta como uma primária), podes ter as que quiseres.
E quanto à versão, tanto podias usar o i386 como o amd64. :)
o problema é que eu só tenho, duas primarias( uma do windows e outra que não faço a mínima para que é que serve), uma lógica que serve para o linux e para o windows e depois espaço livre para instalar o ubuntu, mas mesmo assim, se a primeira partição que criar for primaria(/) depois não consigo utilizar o resto do espaço para fazer as partições que faltam.
Existem algum problema em serem todas lógicas?
Obrigado
Cumps
Russoila 26-04-2008, 14:14 Pessoal alguem teve problemas a ver sites tipo youtube e afins com o 8.04?
Eu instalei o flash e tal,imagem porreirissimo mas som que é bonito chapeu n tinha.
Ideias para resolver o problema são bem vindas !
ricardoq 26-04-2008, 15:36 Boas. Instalei o U8.04 mas isto está extremamente lento. Já desactivei os efeitos do Compiz, mas o XGL continua no TOP dos recursos que mais consomem. Anda à volta dos 50/60MiB.. Não sei se será disto. Também quando escrevo "glxinfo | grep direct" aparece "No..." e "OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect". Alguém me pode ajudar nisto? Obrigado.
Bialycity 26-04-2008, 15:45 Boas pessoal!
Tenho um problema na instalação do Ubuntu, seja a versão 7 ou 8, o caso é sempre o mesmo.
Introduzo o LiveCD, seleciono a opção de utilizar sem instalar, e até aqui tudo bem...
O problema está quando no carregamento do programa, pois antes de abrir o ambiente de trabalho ou mesmo já dentro do ambiente de trab, o PC bloqueia. Por vezes, o ecrã fica até esverdeado nas redondezas dos icons.
Qual o problema? alguma incompatibilidade de hardware/software??
Obrigado
P.S: é um acer aspire 5600
Deves ter aí um problema de oversync. Tenta quando fazes boot a partir do CD, no menu onde escolhes o que queres fazer usar o "safe graphics mode".
hasta.g5 26-04-2008, 15:57 Boas.
Fiz hoje o upgrade do 7.10 para o 8.04. Nada melhor que um fresh install, eu sei, mas quero testar tudo para que depois fique tudo direitinho. :-)
É o seguinte: Os botões do lado do rato que antes faziam back e forward funcionavam no 7.10 depois dos conhecidos tweaks de editar o xorg.conf e instalar o imwheel. Agora, no 8.04, deixaram de dar. Já tentei editar o xorg.conf de todas as maneiras possíveis sem resultado. O que consigo fazer é por o mouse wheel up e down a fazer o back e forward.
Até aqui tudo bem, supostamente seria só editar o imwheelrc e por os outros 2 botões a fazer o que está a fazer o scroll. O problema é que ao correr o imwheel -c, detecta-me os botões laterais como sendo "Left" e "Right", exactamente como está configurado no imwheelrc.
Também já tentei desinstalar o imwheel, para o caso de estar em conflito com algum programa novo, pois já ouvi dizer que sem nada o 8.04 já suporta estes botões do rato.
Alguma ideia? :-)
Cumprimentos.
Edit: Resolvido, formatei.
ricardoq 26-04-2008, 16:01 Reinstalei os drivers da ATI mas quando faço "fglrxinfo" continua a aparecer isto:
display: :1.0 screen: 0
OpenGL vendor string: Mesa project: www.mesa3d.org
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect
OpenGL version string: 1.2 (2.1 Mesa 7.0.3)
Bialycity 26-04-2008, 16:16 Deves ter aí um problema de oversync. Tenta quando fazes boot a partir do CD, no menu onde escolhes o que queres fazer usar o "safe graphics mode".
tentei isso agora...o sacana do PC voltou a bloquiar :S
aluminium23 26-04-2008, 17:32 Fiz o upgrade do 7.10 para o 8.04 e funciona tudo muito bem à excepção do Wicd. Tento aceder à rede (WPA2) mas não estabelece a ligação.
Há alguém com este problema?
DeepImpact 26-04-2008, 18:24 Boas,
Instalei em uma máquina virtual a nova versão do ubuntu, mas não estou a conseguir instalar a aplicação vmware tools. Sabem se é um problema geral devido à nova versão ou se é apenas comigo???
Agradeço qualquer informação.
DeepImpact
bazarouco 26-04-2008, 18:50 Eu instalei através do Wubi, só que eu queria poder aceder à partição onde instalei o Ubunto. Tipo, tenho duas partiçoes C: e X: e instalei com o Wubi na partiçao X: e queria poder aceder aos restantes ficheiros que tenho nesta partição (do windows) assim como faço com a partição C: ..
tonebiclas 26-04-2008, 20:22 boas pessoal, como posso apagar as partições de swap e ext3 do ubuntu??
quero desinstalar do meu disco e não consigo :S
help please
e já cá está instalado. estou neste momento nos meus primeiros 5 minutos de Ubuntu Hardy.
a minha experiência com linux é praticamente nula, mas já detectei dois problemas.
ao arrancar, a imagem fica sempre deslocada 1px para a direita (noto porque ao por o rato na borda devias-se notar a sua linha) mas fica direito ao fazer Auto Adjust no próprio monitor. Isto não é nada de especial, só me apeteceu desabafar:-D
o outro é que é maiorzinho. estou temporariamente com 2 monitores, e experimentei usá-los ao mesmo tempo, tendo o segundo como expansão do ambiente de trabalho. no windows deu sem problemas
no linux também encontrei as opções (incluido aquele mapazinho onde se pode ajustar a posição virtual dos monitores), supostamente consigo definir resoluções diferentes para cada um, desmarco a opção "clonar ecrãs" mas eles ficam sempre em modo de clone, e sempre com a mesma resolução. terei que usar algum outro programa para por isto a funcionar?
dyabolic 27-04-2008, 12:06 eu ja tou é a ficar desiludido com ubuntu....queria mesmo mudar definitivament para ubuntu porque acho que ta mto bom.....mas anda-me a dar bue problemas...tipo tinha instalado a versao 7.10 fiz upgrade para a 8.04 apartir do gestor de actualizaçoes....mas passado pouco tempo de funcionamento deu me 1 crash e nunca mais arrancou....tipo tive que fazer reset ao PC e quando foi a iniciar, fazia login mas ficava bloqueado não abria a sessao completament....decidi formatar....so que ja tou outra vez com o mesmo problema mas agora foi diferent...tipo instalei outra vez a versao 7.10 x64 e fiz o upgrade para a 8.04, depois instalei os pacotes d programas que precisava como amsn, amarok, azureus, gnome baker entre outros.....so que depois de acabar a instalaçao de todos os pacotes deu 1 erro de rede e fiquei sem net e o computador que aparece à beira do relogio(a cena das ligaçoes de rede) desapareceu, entao reiniciei a maquina so ja nunca mais arrancou, faço login mas não sai do sitio.....fica sempre o fundo amarelo ou laranja(a cor do ubuntu) mas nao sai disso, nao aparece os menus nem nada.....que é faço??....dá para fazer uma reparaçao?...
cumps!!
Eu no teu lugar fazia um fresh install. Fazes download do hardy gravas para um cd e instalas.
dyabolic 27-04-2008, 16:04 ya, foi o que fiz, sakei o ubuntu 8.04 do site oficial e instalei de raiz...vamos a ver se agora ao instalar os pacotes que preciso não me dá nenhum problema....se não vou me passar e vou ter que voltar para windows...:S
------
edit:
ja sei o que é fez com que me desse 1 erro com as network connection e nunca mais consegui iniciar sessao no ubuntu....é quando elimino o pacote policykit....sera que não posso eliminar isso??....fogo queria eliminar essa cena porque é 1 bocado chata....mas ja tive que formatar a maquina uma vez por causa de eliminar isso e agora tou na mesma situaçao...:S....tinha formatado e instalado o ubuntu 8.04 de raiz mas quando elimino o policykit tive o mesmo problema....ou seja ja nao consigo iniciar sessao outra vez....como é que faço para recuperar??....ja tentei entrar plo recovery, mas nao sei utilizar muito bem isso....ha algum comando que possa utilizar para fazer uma reparaçao sem ter que formatar???.....é que visto que nao consigo iniciar sessao, so posso utilizar mesmo a consola....o que fazer??....:S
cumps!
Ao atualizar o ubuntu da-me este erro:
http://img231.imageshack.us/img231/8361/erro2az1.th.png (http://img231.imageshack.us/my.php?image=erro2az1.png)
Que faço?? :005::005:
por acaso nao estavas a instalar alguma coisa e interrompeste o processo abruptamente?
AndreAPL 27-04-2008, 20:26 Ao atualizar o ubuntu da-me este erro:
(http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2876166&postcount=11)http://img231.imageshack.us/img231/8361/erro2az1.th.png (http://img231.imageshack.us/my.php?image=erro2az1.png)
Que faço?? :005::005:http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2876166&postcount=11
Deu um erro a instalar 1 programa e agora queres actualizar o sistema ??
No post anterior, inda não explicaste o que instalast. Só o wine? é que não é normal aquele erro...
Mas suponho que agora esteja direito ?
Boas.
Após uns dias com o Hardy instalado tenho apenas a relatar dois problemas.
1º: O flash não funciona no Opera, com o firefox tudo bem, mas com o opera não funciona, aparece apenas um "quadrado branco".
2º: Quando mando desligar o pc ele nao desliga, os paineis do gnome desaparecem e fica apenas o fundo e o Conky a funcionar. Mas se carregar em Crtrl+Alt+BckSpace ele desliga-se.:confused:. Não sei o que possa estar a causar isto. Se alguem tiver ideias são bem vindas:D.
Outra coisa que me chamou à atenção é o facto de em relação ao 7.04 (que eu usava antes de instalar o Hardy) esta nova versão consomir bastante mais RAM.
Cumprimentos.
ya, foi o que fiz, sakei o ubuntu 8.04 do site oficial e instalei de raiz...vamos a ver se agora ao instalar os pacotes que preciso não me dá nenhum problema....se não vou me passar e vou ter que voltar para windows...:S
------
edit:
ja sei o que é fez com que me desse 1 erro com as network connection e nunca mais consegui iniciar sessao no ubuntu....é quando elimino o pacote policykit....sera que não posso eliminar isso??....fogo queria eliminar essa cena porque é 1 bocado chata....mas ja tive que formatar a maquina uma vez por causa de eliminar isso e agora tou na mesma situaçao...:S....tinha formatado e instalado o ubuntu 8.04 de raiz mas quando elimino o policykit tive o mesmo problema....ou seja ja nao consigo iniciar sessao outra vez....como é que faço para recuperar??....ja tentei entrar plo recovery, mas nao sei utilizar muito bem isso....ha algum comando que possa utilizar para fazer uma reparaçao sem ter que formatar???.....é que visto que nao consigo iniciar sessao, so posso utilizar mesmo a consola....o que fazer??....:S
cumps!
Se instalares o Boot-Up Manager (apt-get install bum) por lá podes desactivar o policykit sem o desinstalar;). Pelo menos tem lá uma "caixa" pra isso:P
Alguém está com problemas com o Firefox b5?
Desde que actualizei esta porcaria na 5ª feira (ando de beta actualizada) que me está a dar barraca.
Demora eternidades a abrir páginas e crasha a toda a hora com flash videos e outros videos também
Boas, estou com problemas em ligar-me com o modem 3G Kanguru(Huawei E220) no ubuntu 8.04 x86... não sei se já alguem conseguiu... assim vou ter de andar pelo windows para navegar...
aluminium23 28-04-2008, 20:10 Boas, estou com problemas em ligar-me com o modem 3G Kanguru(Huawei E220) no ubuntu 8.04 x86... não sei se já alguem conseguiu... assim vou ter de andar pelo windows para navegar...
Na consola:
$ sudo rmmod usb-storage
$ sudo rmmod usbserial
$ sudo lsusb
$ sudo modprobe usbserial vendor=<vendedorid> product=<productid>
$ sudo ls /dev/ttyUSB*
/dev/ttyUSB0
Editas o ficheiro /etc/modules.conf e acrescentas:
options usbserial vendor=<vendedorid> product=<productid>
Se utilizares o programa da Vodafone, basta utilizar os seguintes DNS:
208.67.222.222
208.67.220.220
Baderous 28-04-2008, 22:18 Devo ter alguma sina no que toca aos liveCDs. Já fiz um para o 8.04, fiz o check sum antes de gravar para o cd, depois fiz o Check CD for defects e está tudo OK, mas quando escolho para iniciar o Ubuntu sem fazer alterações ou então Instalar Ubuntu, aparece a barra de load, e depois desaparece tudo, ficando apenas o _ a piscar no canto superior esquerdo. Faço CTRL+ALT+F1 e aparece "Loading, please wait..." , mas nunca mais sai dali...alguém sabe do que será?
Tenta iniciar com aquela série de opções para evitar problemas, como por exemplo acpi=off.
Baderous 28-04-2008, 22:59 Tenta iniciar com aquela série de opções para evitar problemas, como por exemplo acpi=off.
Com essa o rato não funciona. Tento com as outras?
E depois, preciso de alterar algum parâmetro em função de ter iniciado com determinada opção activa?
Bem acabei de actualizar o meu gutsy para Hardy, está tudo a funcionar e na minha opinião até acho que melhor.
Amanha digo mais algumas coisas, agora é hora de descansar, abraços.
Boas,
Fiz o download do ubuntu 8.04 e ao corre-lo pelo cdlive consigo apanhar a LAN, mas a wireless não.
O computador é um Packard Bell Easynote R1901 e a placa wireless é uma Atheros Wireless Network Adapter.
Aconselharam-me a fazer os seguintes comandos na consola mas a pessoa depois ficou sem saber o q se passava, será q tem resolução?
ifconfig
iwconfig
lspci
Resultado:
ubuntu@ubuntu:~$ ifconfig
eth0 Link encap:Ethernet HWaddr 00:40:d0:88:c1:c2
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Metric:1
RX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:0 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
collisions:0 txqueuelen:1000
RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
Interrupt:11 Base address:0x2000
lo Link encap:Local Loopback
inet addr:127.0.0.1 Mask:255.0.0.0
inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Metric:1
RX packets:936 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
TX packets:936 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
collisions:0 txqueuelen:0
RX bytes:49388 (48.2 KB) TX bytes:49388 (48.2 KB)
ubuntu@ubuntu:~$ iwconfig
lo no wireless extensions.
eth0 no wireless extensions.
ubuntu@ubuntu:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN400/PM880 Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN400/PM880 Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, I |