View Full Version : Ubuntu 8.04 [Dúvidas]

Páginas : 1 2 3 [4]

uterrorista
09-08-2008, 03:48
Boas...

Tenho o Vista + Ubuntu 8.04 instalado dentro do Vista...

Quero ler os ficheiros da partição do vista quando estou em linux...consigo visualizar as pastas e alguns ficheiros...mas mto poucos...que posso fazer?

Thanks
:)
Instalado dentro do Vista? Como assim? Virtual Machine?

Skyflier
09-08-2008, 04:28
Instalado dentro do Vista? Como assim? Virtual Machine?
O Ubuntu 8.04 tem uma opção que te permite intala-lo no Vista ou XP como se fosse uma aplicação.

Ghostryder
09-08-2008, 11:49
O Ubuntu 8.04 tem uma opção que te permite intala-lo no Vista ou XP como se fosse uma aplicação.
exactamente...tenho instalado dentro do vista como se fosse uma aplicaçao!

uterrorista
10-08-2008, 05:37
Estou desactualizado. Nem sei o que isso é..
Queria mas não te consigo ajudar...

Tenta Gloogar então..

iGama
10-08-2008, 11:21
Estou desactualizado. Nem sei o que isso é..
Queria mas não te consigo ajudar...

Tenta Gloogar então..

é o WUBI , ainda não conhecias?

nmcosta
10-08-2008, 13:13
Apresento-te dois novos amigos: 'INSTALL' e 'README'.

Como disse, estou a INICIAR-ME em linux e que entendo pouco ou nada, ja pesquisei no google e não encontrei nada em português/espanhol (isto visto não dominar o inglês) mas obrigado pela resposta, apesar de ter ficado na mesma.
Gostaria que alguem com mais paciência me tentasse explicar o procedimento.
desde já obrigado!

coubacias
10-08-2008, 16:09
boas!!

eu uso como cliente msn o emesene!no inicio estava tudo bem,funcionava tudo muito bem,mas agora ha um tempo para ca que ja nao dao os sons das alertas tipo quando recebo um mail ou quando alguem se liga!
tenho os plugins das notificaçoes e dos sons activados,mas mesmo assim nada!!

sera que alguem me pode ajudar a resolver esta situação??

muito obrigado

cumps

hellaxe
10-08-2008, 18:56
Pessoal:
Há 2 dias, pelo menos, que não consigo ligar-me ao MSN pelo aMsn.
No Pidgin está tudo bem.
Alguém tem conhecimento de alguma coisa estranha por parte dos gestores do MSN que não deixem este cliente funcionar?
No portátil também não funciona e o Pidgin está bom.

EDIT: Respondo-me a mim mesmo.
Ver aqui (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=883169&highlight=aMSN)

Skyflier
10-08-2008, 21:12
Boas, estou com um problema com o Java na versão de 64 bits. Eu instalei os componentes base x86_64 do Java que estão no site da Sun, esses funcionam bem, mas depois um plugin para o Firefox não está disponível. Estou a usar o Gcj Icedtea 7 mas os sites indicam que não tenho o Java instalado no browser.

Existe mesmo algum plugin do Java oficial de 64 bits para o browser que funcione correctamente?

nmcosta
10-08-2008, 22:22
Uma ajudinha pessoal a configurar a placa wireless
(Realtek RTL8187 Wireless 802.11g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter)

já agora faço outra pergunta:

para configurar a placa zte da tmn, onde tenho que colocar o ficheiro de instalação? eu segui um tutorial mas quando escrevo o comando para instalar o usb(??) diz que não encontra... ou qualquer coisa do género...

hellaxe
10-08-2008, 22:31
Boas, estou com um problema com o Java na versão de 64 bits. Eu instalei os componentes base x86_64 do Java que estão no site da Sun, esses funcionam bem, mas depois um plugin para o Firefox não está disponível. Estou a usar o Gcj Icedtea 7 mas os sites indicam que não tenho o Java instalado no browser.

Existe mesmo algum plugin do Java oficial de 64 bits para o browser que funcione correctamente?

Eu instalei com isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=774956) parece estar bem.
Mas alguns sites não funcionam bem. Está lá o anúncio.

Skyflier
10-08-2008, 22:37
Eu instalei com isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=774956) parece estar bem.
Mas alguns sites não funcionam bem. Está lá o anúncio.
Pois é esse que eu estou a usar, bom então fico assim ao que parece no Ubuntu 8.10 este OpenJDK vai ser o plugin do Java em default.

Punkzero
11-08-2008, 00:33
Pessoal é assim... não sei se isto já não terá sido respondido aqui, mas estive a ler e não encontrei nada.

Eu recebi o portátil insys 8761SU do projecto e-escolas, formatei e instalei o Windows Xp Sp3, agora queria instalar o Ubuntu 8.04.1 32bits em dual boot, mas simplesmente encrava durante o loading para a instalação, ou seja, aparece o menu, escolho a linguagem e peço para instalar e é ai que encrava, já experimentei com vários cd's e todos encravam...
A placa gráfica presente no portátil é a nvidia 9300M GS... será esse a causa do problema?

Agradeço a vossa ajuda.

Cumps

uterrorista
11-08-2008, 00:33
é o WUBI , ainda não conhecias?
Pensei que o WUBI fosse apenas o instalador/processo de instalação.
Desconhecia a vertente de poder correr o SO pelo WUBI.

Como nunca tive necessidade de experimentar tal coisa, não a conheço bem.

Punkzero
12-08-2008, 00:27
Para que conseguisse instalar o Ubuntu 8.04 no meu portátil tive de acrescentar na instalação -> noapic nolapic acpi=off

Só assim consegui instalar o Ubuntu no portátil, mas agora e como já devem ter percebido devido ao acpi=off que coloquei durante a instalação, não tenho informações relativas ao estado da memória e outros processos dependentes de ACPI.

Abri este tópico porque gostaria de saber se é possível reactivar o ACPI, para que tenha as informações sobre a bateria, etc.

Cumps

hellaxe
12-08-2008, 00:45
Para que conseguisse instalar o Ubuntu 8.04 no meu portátil tive de acrescentar na instalação -> noapic nolapic acpi=off

Só assim consegui instalar o Ubuntu no portátil, mas agora e como já devem ter percebido devido ao acpi=off que coloquei durante a instalação, não tenho informações relativas ao estado da memória e outros processos dependentes de ACPI.

Abri este tópico porque gostaria de saber se é possível reactivar o ACPI, para que tenha as informações sobre a bateria, etc.

Cumps

Creio que basta ires ao menu.lst e apagares essa parte da entrada do grub.

Beware
12-08-2008, 01:26
Pessoal, dêm-me uma dica aqui...

Estou a tentar instalar o Ubuntu num portátil com o vista, mas como nunca trabalhei com vista não estou muito á vontade!!!

Portanto é o seguinte, eu faço o "shrink" do disco para ficar com cerca de 100 gigas livres(supostamente para instalar o Ubuntu) e formato-os logo de seguida (não sei se é necessário se não...)! O meu problema é que quando vou instalar o linux pelo cd quando chega a parte de escolher algum disco rigido ou então escolher a opção "guiado", o linux não me encontra os tais 100 gigas!!! Apenas aparecem dois discos rigidos com 250 gigas cada... Mas como um deles tem o sistema operativo vista instalado fico com medo de insalar o linux e dar "bronca", estou certo??

Sabemse estou a fazer alguma coisa de errado, ou menos se existe maneira melhor de instalar?

Obrigado desde já

Abraço

Punkzero
12-08-2008, 02:20
Creio que basta ires ao menu.lst e apagares essa parte da entrada do grub.

Ai esta um dos problemas, é que eu fui ao menu.lst e não encontrei lá as entradas que tinha inserido durante a instalação do sistema.

Someone_yeh
12-08-2008, 02:48
Boas. Para Ubuntu é preciso algum pacote de codecs parecido com o klite usado no windows para ler tudo e mais alguma coisa?

Someone_yeh
12-08-2008, 04:39
Tentei instalar o awn-manager através do gestor de pacotes mas ao tentar correr não me aparece nada. Desinstalei e voltei a instalar e continua na mesma.

Entretanto neste fórum encontrei posts a falarem do cairo-dock. Fui à procura no google e parece que a página do projecto está em baixo, sendo que os restantes links são para páginas um pouco duvidosas.

Alguém me pode dar boas alternativas para ter um dock no meu ambiente de trabalho? E já agora, se alguém souber o que se passou com awn também gostava de saber.

esquiso
12-08-2008, 04:48
O pacote chama-se avant-window-navigator. O awn-manager é só mesmo um manager para o AWN :)
Quanto à cairo-dock, está acessível através dos repos.

DbC
12-08-2008, 10:14
Pessoal é assim... não sei se isto já não terá sido respondido aqui, mas estive a ler e não encontrei nada.

Eu recebi o portátil insys 8761SU do projecto e-escolas, formatei e instalei o Windows Xp Sp3, agora queria instalar o Ubuntu 8.04.1 32bits em dual boot, mas simplesmente encrava durante o loading para a instalação, ou seja, aparece o menu, escolho a linguagem e peço para instalar e é ai que encrava, já experimentei com vários cd's e todos encravam...
A placa gráfica presente no portátil é a nvidia 9300M GS... será esse a causa do problema?

Agradeço a vossa ajuda.

Cumps

Retira do site do Ubuntu o alternate CD

iGama
12-08-2008, 12:29
Boas. Para Ubuntu é preciso algum pacote de codecs parecido com o klite usado no windows para ler tudo e mais alguma coisa?

o pacote ubuntu-restricted-extras + w322codecs (http://packages.medibuntu.org/pool/non-free/w/w32codecs/w32codecs_20071007-0medibuntu3_i386.deb) e podes ver praticamente tudo

iGama
12-08-2008, 12:30

Agradeço a vossa ajuda.

Cumps

Insys ... is por acaso tem um chipset SIS ?

Punkzero
12-08-2008, 15:38
Insys ... is por acaso tem um chipset SIS ?

sim.... tem o SiS 671DX + SiS968.

iGama
12-08-2008, 19:25
sim.... tem o SiS 671DX + SiS968.

Pois está ai o problema... como eu odeio SiS

para esse chipset de merd* ( como eu lhe chamo ) é preciso umas opções extras no boot, não tem nada a haver com a gráfica.

Sei que fiz isso uma fez num portatil de um amigo meu com uma insys mas já não me lembro... google por "sis968 + ubuntu hardy" e deverás encontrar alguma solução

Abraço

Punkzero
12-08-2008, 21:23
Pois está ai o problema... como eu odeio SiS

para esse chipset de merd* ( como eu lhe chamo ) é preciso umas opções extras no boot, não tem nada a haver com a gráfica.

Sei que fiz isso uma fez num portatil de um amigo meu com uma insys mas já não me lembro... google por "sis968 + ubuntu hardy" e deverás encontrar alguma solução

Abraço

Boas, eu já consegui instalar o ubuntu, usei noapic nolapic acpi=off.
Mas agora só com noapic nolapic acpi=off no menu.lst é que consigo inicializar o sistema linux e eu queria saber se existe alguma forma de reactivar o acpi de forma a poder ver o estado da bateria do portátil, etc??

kripton2007
13-08-2008, 15:12
Ola a todos....

sou iniciante nisto do linux, e como tal instalei o Ubuntu 8.04 no meu Toshiba Satellite A200-21T através da opção "Instalar dentro do Windows"!

A instalação foi feita correctamente e o dual-boot funciona na perfeição... contudo, estou com problemas em configurar a rede sem fios, o bluetooth e também a placa gráfica (ATI Mobility Radeon HD2600)!

quanto a rede sem fios n sei como fazer... pois sou novato nisto!
quanto ao bluetooth, idem-idem, aspas-aspas...

e em relação à gráfica, penso que seja necessário estar ligado a net para descarregar os drivers (n sei..) pois ao tentar activar os efeitos extra aparece uma mensagem a dizer k n é possivel, e acabo por ficar com a opção "Nenhum" activada!

Será que podem fornecer alguma ajuda????

Cumps kripton2007

Elrond
13-08-2008, 17:29
boas

Tenho ubuntu instalado no meu portatil e 5* =)
Adoro o SO...

Fui tentar instalar no desktop, usando RAID0 criado pelo chipset, (DFI NF4) e eis que ele só me detecta os dois discos em separado.
Nada de raids. Do que tive a ler o ubuntu n suporta RAID por hardware, o mais que se pode fazer é criar o raid pelo linux..

Já há desenvolvimentos para isto?
Adorava ter o Ubunto no Desktop mas não quero prescindir do RAID...até pq tenho la tudo.

Cumps

Someone_yeh
13-08-2008, 19:00
Instalei o kTorrent e tenho as portas abertas mas as taxas de transferência estão no máximo nos 20kb, tendo netcabo 18 megas. Suponho que seja problema de configuração.. Existe algum guia de configuração? As portas já tenho abertas, essa parte é para saltar.

sleepwithdeath
13-08-2008, 21:06
Boa noite!

Existe maneira de atribuir a pasta "Area de Trabalho" do Ubuntu a outra pasta, por exemplo "Desktop"?

Porque na consola é mais simples escrever desktop que area de trabalho mas os ícones de atalho não são atribuidos a essa pasta, como faço isso.

Obrigado

esquiso
13-08-2008, 21:12
Tens aqui uma mailing list (https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2008-February/033473.html) com 4 possiveis soluções. Basta ir vendo as mensagens seguintes a responder a essa questão.

sleepwithdeath
13-08-2008, 21:29
Ganda esquiso!!!

armagedalbeebop
17-08-2008, 15:17
parece que já vi por ai alguem com duas consolas embutidas no desktop,como posso por isto?
tenho o mint

DbC
20-08-2008, 12:57
Imbutidas não sei, mas sei que há o tilda, que é batsnate parecido a um pop-console do quake

iGama
20-08-2008, 13:16
Usem o Guake, é melhor que o Tilda :)

(in)dependente
20-08-2008, 16:34
Muito boa tarde.
Andava muito bem a trabalhar com o Gutsy mas tomei a decisão de actualizar para o Hardy.
Contudo, na etapa de instalar as actualizações à mais de duas horas que diz que faltam 25 minutos para terminar e nada acontece...!

Fiz alguma coisa errada? Falta-me fazer alguma coisa?
Soluções? Sugestões? Aceitam-se...!

Obrigado.

sleepwithdeath
21-08-2008, 19:02
Se tiveres a tua /home numa partição separada da /, aconselho-te a instalar de raiz o novo que a actualizar, nunca consegui actualizar, é mais lento e sempre me deu problemas...

Dá-te muito menos chatices se instalares de raiz...

P.S - Conselho de quem já fez das duas maneiras, mas como é óbvio, o problema que tenhas tido pode não ser igual ao que tive, pode ser resolvido, como pode não ser... depende tudo do tempo que queres perder nisso!

Abraços

eljogador
22-08-2008, 16:08
pessoal é os seguinte eu tenho o ubunto 8.04 e queria activar o compiz mas quando vou a efeitos visuais->extra aparece esta mensagem "Não foi possível activar os efeitos visuais de ambiente de trabalho." eu tenho as drivers da placa gráfica correctamente instaladas penso eu :) e eu com o ubuntu 7.10 feisty não tive problemas em rodar o compiz o que pode ser?
ou como resolver

iGama
22-08-2008, 16:34
Pode ser que placa esteja em Blacklist, qual a placa?

Faz isto :

gedit ~/.config/compiz/compizconfig/config

e adiciona a seguinte linha :

SKIP_CHECKS=yes

Isto deverá resolver o problema.

Ou então:

sudo gedit /etc/xdg/compiz/compiz-manager
E adicionar a seguinte linha:
WHITELIST="nvidia intel ati radeon i810 fglrx"

eljogador
22-08-2008, 16:41
[quote=iGama;3443996]Pode ser que placa esteja em Blacklist, qual a placa?
é uma ati radeon X1550!

agora diz isto:
The Composite extension is not available

o que faço agora?

quando eu digito na consola compiz dão-me as seguintes mensagens:

Checking for Xgl: not present.
Detected PCI ID for VGA: 01:00.0 0300: 1002:7147 (prog-if 00 [VGA controller])
02:00.0 0300: 1002:7147 (prog-if 00 [VGA controller])
Checking for texture_from_pixmap: not present.
Trying again with indirect rendering:
Checking for texture_from_pixmap: present.
Checking for non power of two support: present.
Checking for Composite extension: not present.
aborting and using fallback: /usr/bin/metacity

Snowman005
22-08-2008, 16:45
Boas, bem finalmente depois de ver esta thread: Como é o vosso *nix Desktop? :P (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=152838) e ter ficado fascinado com o Linux, hoje ganhei coragem e decidi instalar o Ubuntu 8.04, visto este ser o tópico de dúvidas decidi fazer aqui minha pergunta, gostava que me dissessem como fazer um desktop daqueles : Como é o vosso *nix Desktop? :P (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=152838)

Obrigado,

iGama
22-08-2008, 19:48
é uma ati radeon X1550!

agora diz isto:
The Composite extension is not available

o que faço agora?

quando eu digito na consola compiz dão-me as seguintes mensagens:

Checking for Xgl: not present.
Detected PCI ID for VGA: 01:00.0 0300: 1002:7147 (prog-if 00 [VGA controller])
02:00.0 0300: 1002:7147 (prog-if 00 [VGA controller])
Checking for texture_from_pixmap: not present.
Trying again with indirect rendering:
Checking for texture_from_pixmap: present.
Checking for non power of two support: present.
Checking for Composite extension: not present.
aborting and using fallback: /usr/bin/metacity

Ok parece que vem desactivado o teu composite... resolver de forma simples, instala o xserver-xgl e reinicia, já deves poder

iGama
22-08-2008, 19:51
Boas, bem finalmente depois de ver esta thread: Como é o vosso *nix Desktop? :P (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=152838) e ter ficado fascinado com o Linux, hoje ganhei coragem e decidi instalar o Ubuntu 8.04, visto este ser o tópico de dúvidas decidi fazer aqui minha pergunta, gostava que me dissessem como fazer um desktop daqueles : Como é o vosso *nix Desktop? :P (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=152838)

Obrigado,

O que eles têm por ali é :

- Informações do sistema no desktop : Conky
- Efeitos gráficos : compiz ( já instalado no ubuntu, é preciso activar em Sistema - Preferencia - Aparencia - Efeitos Gráficos . Para configurar é preciso o pacote compizconfig-settings-manager )
- Dock : AWN ( aka avant-window-navigator - precisa do compiz activo )

e pronto, depois é temas, icons e wallpaper :p

zananar
23-08-2008, 05:54
Boas eu gostava de saber se há algum programa para desligar o ubuntu 8 a uma hora marcada! Eu instalei o Gshutdown mas não está a funcionar bem por se colocar a opção desligar epenas fecha a seção, mas se colocar a opção reiniciar ele reinicia mas o que neste momento me interessava era que o pc desliga-se à hora.

Cumps

CientistaMaluco
23-08-2008, 06:08
Como eu não sei instalar ficheiros .run no ubuntu (sou novo neste mundo =S) usei o envy para instalar as drivers e depois de reiniciar e de me autenticar o ecrã ficou todo branco. Tive que ir ao modo de recuperação e (pelo envy novamente) desinstalar as drivers que tinha instaldo. Tornei a instalar as drivers que o ubuntu recomenda pelo "Controladores de Hardware". É estranho este problema porque eu seleccionei as drivers certas para o meu PC =S

_freelancer_
23-08-2008, 08:57
Como eu não sei instalar ficheiros .run no ubuntu (sou novo neste mundo =S) usei o envy para instalar as drivers e depois de reiniciar e de me autenticar o ecrã ficou todo branco. Tive que ir ao modo de recuperação e (pelo envy novamente) desinstalar as drivers que tinha instaldo. Tornei a instalar as drivers que o ubuntu recomenda pelo "Controladores de Hardware". É estranho este problema porque eu seleccionei as drivers certas para o meu PC =S
Penso que o .run sejam binários tal como o .bin . Se assim for, faz isto na consola:
chmod +x ficheiro.run
./ficheiro.run
Nota: são dois comandos independentes.

trmanco
23-08-2008, 13:54
Boas eu gostava de saber se há algum programa para desligar o ubuntu 8 a uma hora marcada! Eu instalei o Gshutdown mas não está a funcionar bem por se colocar a opção desligar epenas fecha a seção, mas se colocar a opção reiniciar ele reinicia mas o que neste momento me interessava era que o pc desliga-se à hora.

Cumps

Podes sempre usar um GUI
http://gnome-schedule.sourceforge.net/

Ou podes usar um comando para desligar à hora seleccionada... se queres por exemplo desligar ás 23:30 fazes o comando seguinte:

sudo shutdown -h 23:30 &

Cumprimentos :)

muddymind
23-08-2008, 15:06
Penso que o .run sejam binários tal como o .bin . Se assim for, faz isto na consola:
chmod +x ficheiro.run
./ficheiro.run
Nota: são dois comandos independentes.

Isso é metade do trabalho :P já não os instalo há mais de 1 ano no meu portátil que tem uma ati mas lembro-me que tinha de se fazer algo do género:

./ficheiro.run -buildpkg=Ubuntu8.04

Depois era instalar os deb's e adicionar o modulo dos drivers ao kernel... É questão de procurar na net que existem imensos tutorials disso :P

xes
23-08-2008, 15:20
Boas, sou um iniciado em ubuntu, instalei ontem esta versao 8.04, mas sempre que a instalo, acaba a instalação e não me aparece o dual boot, entra directamente no windows xp, já me disseram que eu não tinha instalado o grub mas quando a instalação esta a acabar aparece la a dizer que esta a instalar o grub, mas o certo é que não entra o dual boot para eu seleccionar o ubuntu.

Alguém me pode ajudar?

Cumps

Wizz
24-08-2008, 23:02
Boas! Este é o meu primeiro post aqui, e espero que seja o primeiro de muitos ;)

Venho aqui pedir já uma ajudazita ;)

Tenho uma pen wireless (EZ Connect™ N
Draft 11n Wireless USB2.0 Adapter) mas acho que só tem drivers para windows, e queria instalar Ubuntu no pc, mas ele não tem placa wireless, por isso, sem a pen, nada feito...

Ajudas?

Obrigado ;)

iGama
24-08-2008, 23:47
Podes usar o Ndiswrapper para usar os drivers do Windows no Ubuntu :

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ndiswrapper

Deve dar para perceberes o que tens de fazer :)

eljogador
25-08-2008, 10:41
pessoal alguem me pode dizer como alterar a imagem de arranque do linux ubuntu!
aquela onde diz Ubuntu e aparece a carregar!
Obrigado!

Bmw1000c
25-08-2008, 12:18
Instalei o ubuntu no meu portátil, mas o nautilus não mostra os bookmarks do lado esquerdo como antigamente. Como é que posso adicionar de novo?

neonl
25-08-2008, 12:28
Instalei o ubuntu no meu portátil, mas o nautilus não mostra os bookmarks do lado esquerdo como antigamente. Como é que posso adicionar de novo?

Deves ter perdido as bookmarks que tinhas antes. Para adicioná-las outra vez, arrastas para aquela zona uma pasta que lá queiras ter exibida.

Bmw1000c
25-08-2008, 14:03
http://img160.imageshack.us/img160/738/screenshot2wf3.th.png (http://img160.imageshack.us/my.php?image=screenshot2wf3.png)

não tem espaço! esse é que é o problema. Essa screen foi tirada no debian, mas no ubuntu está a mesma coisa.

esquiso
25-08-2008, 14:05
Experimenta ver no Menu "View". No Thunar é View -> Side Pane -> Shortcuts, no Nautilus será algo semelhante.

Bmw1000c
25-08-2008, 14:11
nada.

Bmw1000c
25-08-2008, 14:24
Ok, já consegui. é uma opção nas preferences que diz "always open in browser windows"

thanks!

Wizz
25-08-2008, 14:29
Podes usar o Ndiswrapper para usar os drivers do Windows no Ubuntu :

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ndiswrapper

Deve dar para perceberes o que tens de fazer :)

Obrigado :D

Ang3lo
25-08-2008, 15:22
boas pessoal,

È assim eu este ano vou ter de usar o linux para o curso, essencialmente para programar nas cadeiras que vou ter os professores exigem o linux! Agora queria saber qual o mais indicado para tal efeito, estava a pensar no Ubuntu que acham vocês?

iGama
25-08-2008, 15:27
Qualquer distro de linux serve , tens é de ver o teu grau de conhecimento do sistema.

Ubuntu, Fedora, OpenSuse são para ai dos mais simples e com mais apoio pela net.

Para programar em Ubuntu, tens é de instalar o pacote build-essential pelo gestor de pacotes e estas pronto para as cadeiras de programação ;) mas isso vais ver na faculdade com o que os profs dizem.

Ang3lo
25-08-2008, 22:39
De facto muitos amigos meus la do curso usam o Ubunto, se calhar vou então optar por esse assim sempre tenho ajuda deles no caso de acontecer algo.

Obrigado pela resposta

eljogador
25-08-2008, 22:54
Obrigado!

Alguem sabe dizer como mudar a imagem?

uterrorista
26-08-2008, 00:38
Alguem sabe dizer como mudar a imagem?
Isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=11478) ou isto (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=30341)? De qualquer as formas, tens aí a resposta.

LCTN
26-08-2008, 00:47
Obrigado!

Além das sugestões do uterrorista, podes também usar o StartUp-Manager que permite alterar quer a imagem do GRUB quer o splash screen do Ubuntu:).

Cumprimentos.

eljogador
26-08-2008, 15:12
alguem me pode dizer como activar o GDM do gnome para alterar a janela de login, é que eu intalei o art manager e agora para efectuar o login tenho de o fazer por comandos e depois iniciar o modo gráfico com o comando startx.
Se alguem puder ajudar!

bows
27-08-2008, 00:19
Boas como é possivel ter smp actualizado o pidgin, amule entre outros programas ?

bows
27-08-2008, 11:23
Alguem me pode responder a esta questao ?

LCTN
27-08-2008, 12:51
Podes esperar que entre nos repositórios ou podes ir ao GetDeb (http://www.getdeb.net/) e se tiver disponível instalar por aí.

Cumprimentos.

LynX-
02-09-2008, 17:43
Hey, estou a ter uns problemas um pouco stresantes, não consigo instalar as drivers da gráfica, ou o que quer que seja que tente instala,r como o Sauerbraten, é tudo a dizer sudo apt-get install sauerbraten, tento e nada, ou nao encontra o pacote, ou no caso das drivers é a desculpa do super user, mesmo depois de ter dado permissão a minha conta para administrar o sistema e utilizar correctamente o comando sudo, alguem que ajude aqui o noob please :007:

Obrigado, cumps

AndreAPL
02-09-2008, 18:27
Já tentaste através do Synaptic (Gestor de Programas) ou do Adicionar/Remover Programas ? ou então do GetDeb ?
Porque complicam o que foi feito fácil ?

LynX-
02-09-2008, 19:17
Já tentaste através do Synaptic (Gestor de Programas) ou do Adicionar/Remover Programas ? ou então do GetDeb ?
Porque complicam o que foi feito fácil ?

O que eu pretendia era instalar o software que já tenho e nao arranja-lo para download, tenho aqui os drivers para a x1800 gto executo aquilo e depois de extrair diz me que preciso de ser o super user para continuar, em qualquer dos programas que me indicaste nao encontrei o que queria :S

AndreAPL
02-09-2008, 19:55
Desculpa mas nos repos
http://packages.ubuntu.com/search?keywords=sauerbraten
Exact hits

Package sauerbraten

gutsy (http://packages.ubuntu.com/gutsy/sauerbraten) (games): 3D first-person game engine [multiverse]
0.0.20070413.dfsg-1: amd64 i386 powerpc
hardy (http://packages.ubuntu.com/hardy/sauerbraten) (games): 3D first-person game engine [multiverse]
0.0.20071227.dfsg-1: amd64 i386
hardy-backports (http://packages.ubuntu.com/hardy-backports/sauerbraten) (games): 3D first-person game engine [multiverse]
0.0.20080620.dfsg-1~hardy2: amd64 i386
intrepid (http://packages.ubuntu.com/intrepid/sauerbraten) (games): 3D first-person game engine [multiverse]
0.0.20080620.dfsg-1: amd64 i386

Além que esse jogo tem a informação de como instalar, na wiki (http://cube.wikispaces.com/).
A gráfica, para instalar os drivers oficiais, as usual, a amd/ati tem no site as instruções do costume, ou no GuiaUbuntuPT. (http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ati_Fglrx_Mais_Recente)
Installation information can be found at: www.ati.com/install (https://support.ati.com/ics/support/default.asp?deptID=894&task=knowledge&questionID=20870)

FlashJJ
03-09-2008, 14:30
Olá

Instalei hoje o Ubuntu 8.04.1 outra vez. Quando fui a aceder a outras partições do disco, ele não as monta >(

Meti a pass e tal, mas não as reconhece. O que posso fazer? Está aqui um print do erro: http://i35.tinypic.com/ic2vwi.png

Alguém sabe como resolver isto? Estou a precisar de ficheiros que lá tenho, e não tenho o windows instalado agora :mad:

Skyflier
03-09-2008, 15:51
Boas, eu instalei o Xubuntu 8.04.1 no meu portátil e deparo-me com um problema que não acontecia nas versões anteriores, o touchpad não funciona. Já não é a primeira distro em que isto acontece, parece que as distros mais recentes trazem uma configuração do X que causa este problema. Deixo aqui o meu Xorg.conf que eu já alterei um pouco mas sem sucesso.

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
EndSection
Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"
Driver "fglrx"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "pt"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
Option "SHMConfig"
EndSection
Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
screen "Default Screen"
Inputdevice "Synaptics Touchpad"
EndSection
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection
Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection

hasta.g5
03-09-2008, 16:44
Olá

Instalei hoje o Ubuntu 8.04.1 outra vez. Quando fui a aceder a outras partições do disco, ele não as monta >(

Meti a pass e tal, mas não as reconhece. O que posso fazer? Está aqui um print do erro: http://i35.tinypic.com/ic2vwi.png

Alguém sabe como resolver isto? Estou a precisar de ficheiros que lá tenho, e não tenho o windows instalado agora :mad:

Isso acontece porque o Windows não foi desligado correctamente, então não monta a partição por uma questão de segurança.

Como não tens Windows instalado, terás de forçar a montagem:
sudo mount -t ntfs-3g /dev/sda5 /media/Armazem -o force
Assim força a montagem e passas a poder aceder ao disco em /media/Armazem.

xetiro
03-09-2008, 23:48
Em relação aos modem's ADSL por USB, este Ubuntu 8.04 já reconhece?

Lembro-me que quando instalei o Ubuntu 7.10 foi uma "dor de cabeça", mas acabei por conseguir com um package qualquer que já não me recordo e umas mechidas pelo terminal.

A situação mantém-se ou já está resolvida?

zananar
04-09-2008, 09:20
Boas pessoal estou a ter um pequeno problema no meu ubuntu. Deixou de me fazer o arranque automatico quando ligo um disco usb ou uma pen nao sei pq, se for aos locais e carregar no disco ou na usb funciona sem problemas, nao entendo o que se passou há alguma coisa que possa fazer para mudar esta situação.

Cumps:009:

vmaster
04-09-2008, 10:21
Já alguém conseguio instalar o modem usb kanguro no ubuntu 8.04? estou farto de dar voltas e ler tutoriais e nada nadica. E dos mais recentes.

neonl
04-09-2008, 10:58
vmaster, nenhum destes (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=286804) tutoriais resolve o teu problema?

InforMed
04-09-2008, 11:42
vmaster, instala o network manager 0.7 que reconhece automaticamente modems 3g!

Boa sorte!

vmaster
04-09-2008, 22:50
Consegui com o network manager 0.7, detectou automático, agora só falta saber se navega os a gprs ou também consigo a 3G, amanha ja levo o pc onde tenha 3G para exprimentar, obrigado pela ajuda.

Skyflier
06-09-2008, 13:45
Eu precisava que me ajudassem com a questão do touchpad, é que não funciona mesmo e eu não estou a conseguir resolver a questão :(

raVemjr
06-09-2008, 14:00
Não funciona de todo, ou não funciona o scroll lateral e mariquices do costume?

Manda aí o /etc/X11/xorg.conf...

EDIT: Nvm, já o vi lá em cima...

(in)dependente
06-09-2008, 14:25
Muito boa tarde.

Não consigo deixar o computador ligado à rede wireless. A menos que deixe ligado o last.fm, o computador desconecta-se automaticamente. Isto acontece quando, por exemplo, deixo ligado durante a tarde a descarregar alguns ficheiros e, quando chego à noite, tenho o computador desconectado e os ficheiros por descarregar. http://www.portugal-a-programar.org/forum/Smileys/phpbb/wallbash.gif
Já desactivei o adormecer quando inactivo...
Há alguma maneira de evitar que isto aconteça constantemente? Será uma medida de poupança de energia? Como desactivo?

Obrigado.

Skyflier
06-09-2008, 22:41
Não funciona de todo, ou não funciona o scroll lateral e mariquices do costume?

Manda aí o /etc/X11/xorg.conf...

EDIT: Nvm, já o vi lá em cima...
Não funciona mesmo.

raVemjr
07-09-2008, 02:10
Não funciona mesmo.

Há uma coisa de estranho...não te falta uma secção lá em cima chamada de server layout?

Supostamente seria aí que colocarias uma data de input devices...

Skyflier
07-09-2008, 02:30
Há uma coisa de estranho...não te falta uma secção lá em cima chamada de server layout?

Supostamente seria aí que colocarias uma data de input devices...
Esse X.Org é o original do Xubuntu 8.04.1, só foi alterado pelo "aticonfig --initial". Mas em cima tem mais umas coisas mas é paleio a dizer que este ficheiro foi gerado automáticmante pelo debconf, etc... Essa parte que postei é que é o "sumo" vamos lá.

raVemjr
07-09-2008, 02:43
Esse X.Org é o original do Xubuntu 8.04.1, só foi alterado pelo "aticonfig --initial". Mas em cima tem mais umas coisas mas é paleio a dizer que este ficheiro foi gerado automáticmante pelo debconf, etc... Essa parte que postei é que é o "sumo" vamos lá.

Eu à cabeça do meu ficheiro tenho isto:
Section "ServerLayout"
Identifier "X.org Configured"
Screen 0 "Screen0" 0 0
InputDevice "Mouse0" "CorePointer"
InputDevice "Keyboard0" "CoreKeyboard"
InputDevice "TouchPad" "SendCoreEvents"
EndSection

Mas, pronto, pode ser que nao seja preciso. Fica aqui a config do rato USB e touchpad, respectivamente (ignora o SendCoreEvents, que depende de uma parte do server layout):
Section "InputDevice"
Identifier "Mouse0"
Driver "mouse"
Option "Protocol" "auto"
Option "Device" "/dev/input/mice"
Option "ZAxisMapping" "4 5 6 7"
EndSection

Section "InputDevice"
Driver "synaptics"
Identifier "TouchPad"
Option "SendCoreEvents"
Option "SHMConfig" "on"
Option "HorizEdgeScroll" "off"
EndSection

E no meio disto tudo, acho que já sei o que é o teu problema, e acho que tens o mesmo que tive.

Tens um pacote com algo parecido com synaptic instalado?

EDIT: Experimenta sacar o gsynaptics e corre-o para configurar o rato. Pode ser que te corrija o rato.

Skyflier
07-09-2008, 02:49
E no meio disto tudo, acho que já sei o que é o teu problema, e acho que tens o mesmo que tive.

Tens um pacote com algo parecido com synaptic instalado?

EDIT: Experimenta sacar o gsynaptics e corre-o para configurar o rato. Pode ser que te corrija o rato.
Eu já tenho esse pacote instalado, acontece que não sei como executo a aplicação que vem com ele. Basta escrever gsynaptics na consola?

raVemjr
07-09-2008, 02:55
Eu já tenho esse pacote instalado, acontece que não sei como executo a aplicação que vem com ele. Basta escrever gsynaptics na consola?

Essa é o meu palpite, sim. Não tenho Ubuntu, por isso não posso experimentar...

EDIT: Cada vez mais me convenço que o que te falta mesmo é o server layout...
EDIT2: Duh, por acaso até tens um server layout prai...deixa-me ver melhor...

EDIT3: Ok, experimenta adicionar esta linha à secção do synaptics:

Option "SendCoreEvents"

Skyflier
07-09-2008, 03:14
Deixo-te aqui o completo então

# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
# sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
Defaultdepth 24
EndSection
Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Option "VideoOverlay" "on"
Option "OpenGLOverlay" "off"
Driver "fglrx"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "pt"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
Option "SHMConfig" "true"
EndSection
Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
screen "Default Screen"
Inputdevice "Synaptics Touchpad"
EndSection
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection
Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection

EDIT: Belo 31 que me ias arranjando :D Acrescentei o SendCoreEvents e o X começou-me a arrancar em modo gráfico seguro. Removi e já está bom.

Agora quando corro o Gsynaptics ele diz-me que tenho que ter o SHMConfig para true, mas eu já tenho como se pode ver aí, porque é que o Gsynaptics não que correr?

EDIT: Mas já etá lá um SendCoreEvents... estamos bons os 2 estamos :D

raVemjr
07-09-2008, 13:46
Dá-me o output destes dois comandos:

ls -l /dev/input
ls -l /dev

A minha próxima ideia é que a linha "Option "Device" "/dev/psaux"" está mal...

Skyflier
07-09-2008, 16:31
Então cá vão

:~$ ls -l /dev/input
total 0
drwxr-xr-x 2 root root 80 2008-09-07 15:25 by-id
drwxr-xr-x 2 root root 120 2008-09-07 15:25 by-path
crw-rw---- 1 root root 13, 64 2008-09-07 15:21 event0
crw-rw---- 1 root root 13, 65 2008-09-07 15:21 event1
crw-rw---- 1 root root 13, 66 2008-09-07 15:25 event2
crw-rw---- 1 root root 13, 67 2008-09-07 15:21 event3
crw-rw---- 1 root root 13, 68 2008-09-07 15:21 event4
crw-rw---- 1 root root 13, 69 2008-09-07 15:21 event5
crw-rw---- 1 root root 13, 70 2008-09-07 15:21 event6
crw-rw---- 1 root root 13, 71 2008-09-07 15:21 event7
crw-rw---- 1 root root 13, 72 2008-09-07 15:21 event8
crw-rw---- 1 root root 13, 63 2008-09-07 16:21 mice
crw-rw---- 1 root root 13, 32 2008-09-07 16:21 mouse0
crw-rw---- 1 root root 13, 33 2008-09-07 15:25 mouse1
~$ ls -l /dev
total 0
crw-rw----+ 1 root audio 14, 4 2008-09-07 15:21 audio
drwxr-xr-x 3 root root 60 2008-09-07 16:21 bus
lrwxrwxrwx 1 root root 4 2008-09-07 15:21 cdrom -> scd0
lrwxrwxrwx 1 root root 4 2008-09-07 15:21 cdrw -> scd0
crw------- 1 root dialout 5, 1 2008-09-07 15:21 console
lrwxrwxrwx 1 root root 11 2008-09-07 15:21 core -> /proc/kcore
drwxr-xr-x 5 root root 100 2008-09-07 16:21 disk
drwxr-xr-x 2 root root 40 2008-09-07 15:21 dri
crw-rw----+ 1 root audio 14, 3 2008-09-07 15:21 dsp
lrwxrwxrwx 1 root root 4 2008-09-07 15:21 dvd -> scd0
lrwxrwxrwx 1 root root 4 2008-09-07 15:21 dvdrw -> scd0
lrwxrwxrwx 1 root root 13 2008-09-07 15:21 fd -> /proc/self/fd
crw-rw-rw- 1 root root 1, 7 2008-09-07 16:21 full
crw-rw---- 1 root fuse 10, 229 2008-09-07 16:21 fuse
crw-rw---- 1 root root 253, 0 2008-09-07 15:25 hidraw0
crw-rw---- 1 root root 253, 1 2008-09-07 15:25 hidraw1
crw-rw---- 1 root root 10, 228 2008-09-07 16:21 hpet
prw------- 1 root root 0 2008-09-07 15:21 initctl
drwxr-xr-x 4 root root 320 2008-09-07 15:25 input
crw-r----- 1 root kmem 1, 2 2008-07-02 11:47 kmem
crw-rw---- 1 root root 1, 11 2008-09-07 16:21 kmsg
srw-rw-rw- 1 root root 0 2008-09-07 15:21 log
brw------- 1 root root 7, 0 2008-07-02 11:47 loop0
lrwxrwxrwx 1 root root 13 2008-09-07 15:21 MAKEDEV -> /sbin/MAKEDEV
crw-r----- 1 root kmem 1, 1 2008-09-07 16:21 mem
crw-rw----+ 1 root audio 14, 0 2008-09-07 15:21 mixer
drwxr-xr-x 2 root root 60 2008-07-02 11:47 net
crw-rw-rw- 1 root root 1, 3 2008-07-02 11:47 null
crw-rw---- 1 root video 195, 0 2008-09-07 15:21 nvidia0
crw-rw---- 1 root video 195, 255 2008-09-07 15:21 nvidiactl
crw-rw---- 1 root root 1, 12 2008-09-07 16:21 oldmem
crw-r----- 1 root kmem 1, 4 2008-09-07 16:21 port
crw------- 1 root root 108, 0 2008-07-02 11:47 ppp
crw-rw---- 1 root root 10, 1 2008-09-07 16:21 psaux
crw-rw-rw- 1 root dialout 5, 2 2008-09-07 15:30 ptmx
drwxr-xr-x 2 root root 0 2008-09-07 16:21 pts
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 176 2008-09-07 16:21 ptya0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 177 2008-09-07 16:21 ptya1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 178 2008-09-07 16:21 ptya2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 179 2008-09-07 16:21 ptya3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 180 2008-09-07 16:21 ptya4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 181 2008-09-07 16:21 ptya5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 182 2008-09-07 16:21 ptya6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 183 2008-09-07 16:21 ptya7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 184 2008-09-07 16:21 ptya8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 185 2008-09-07 16:21 ptya9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 186 2008-09-07 16:21 ptyaa
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 187 2008-09-07 16:21 ptyab
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 188 2008-09-07 16:21 ptyac
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 189 2008-09-07 16:21 ptyad
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 190 2008-09-07 16:21 ptyae
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 191 2008-09-07 16:21 ptyaf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 192 2008-09-07 16:21 ptyb0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 193 2008-09-07 16:21 ptyb1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 194 2008-09-07 16:21 ptyb2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 195 2008-09-07 16:21 ptyb3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 196 2008-09-07 16:21 ptyb4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 197 2008-09-07 16:21 ptyb5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 198 2008-09-07 16:21 ptyb6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 199 2008-09-07 16:21 ptyb7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 200 2008-09-07 16:21 ptyb8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 201 2008-09-07 16:21 ptyb9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 202 2008-09-07 16:21 ptyba
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 203 2008-09-07 16:21 ptybb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 204 2008-09-07 16:21 ptybc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 205 2008-09-07 16:21 ptybd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 206 2008-09-07 16:21 ptybe
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 207 2008-09-07 16:21 ptybf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 208 2008-09-07 16:21 ptyc0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 209 2008-09-07 16:21 ptyc1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 210 2008-09-07 16:21 ptyc2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 211 2008-09-07 16:21 ptyc3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 212 2008-09-07 16:21 ptyc4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 213 2008-09-07 16:21 ptyc5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 214 2008-09-07 16:21 ptyc6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 215 2008-09-07 16:21 ptyc7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 216 2008-09-07 16:21 ptyc8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 217 2008-09-07 16:21 ptyc9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 218 2008-09-07 16:21 ptyca
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 219 2008-09-07 16:21 ptycb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 220 2008-09-07 16:21 ptycc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 221 2008-09-07 16:21 ptycd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 222 2008-09-07 16:21 ptyce
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 223 2008-09-07 16:21 ptycf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 224 2008-09-07 16:21 ptyd0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 225 2008-09-07 16:21 ptyd1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 226 2008-09-07 16:21 ptyd2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 227 2008-09-07 16:21 ptyd3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 228 2008-09-07 16:21 ptyd4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 229 2008-09-07 16:21 ptyd5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 230 2008-09-07 16:21 ptyd6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 231 2008-09-07 16:21 ptyd7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 232 2008-09-07 16:21 ptyd8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 233 2008-09-07 16:21 ptyd9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 234 2008-09-07 16:21 ptyda
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 235 2008-09-07 16:21 ptydb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 236 2008-09-07 16:21 ptydc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 237 2008-09-07 16:21 ptydd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 238 2008-09-07 16:21 ptyde
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 239 2008-09-07 16:21 ptydf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 240 2008-09-07 16:21 ptye0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 241 2008-09-07 16:21 ptye1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 242 2008-09-07 16:21 ptye2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 243 2008-09-07 16:21 ptye3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 244 2008-09-07 16:21 ptye4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 245 2008-09-07 16:21 ptye5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 246 2008-09-07 16:21 ptye6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 247 2008-09-07 16:21 ptye7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 248 2008-09-07 16:21 ptye8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 249 2008-09-07 16:21 ptye9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 250 2008-09-07 16:21 ptyea
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 251 2008-09-07 16:21 ptyeb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 252 2008-09-07 16:21 ptyec
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 253 2008-09-07 16:21 ptyed
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 254 2008-09-07 16:21 ptyee
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 255 2008-09-07 16:21 ptyef
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 0 2008-09-07 16:21 ptyp0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 1 2008-09-07 16:21 ptyp1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 2 2008-09-07 16:21 ptyp2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 3 2008-09-07 16:21 ptyp3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 4 2008-09-07 16:21 ptyp4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 5 2008-09-07 16:21 ptyp5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 6 2008-09-07 16:21 ptyp6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 7 2008-09-07 16:21 ptyp7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 8 2008-09-07 16:21 ptyp8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 9 2008-09-07 16:21 ptyp9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 10 2008-09-07 16:21 ptypa
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 11 2008-09-07 16:21 ptypb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 12 2008-09-07 16:21 ptypc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 13 2008-09-07 16:21 ptypd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 14 2008-09-07 16:21 ptype
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 15 2008-09-07 16:21 ptypf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 16 2008-09-07 16:21 ptyq0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 17 2008-09-07 16:21 ptyq1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 18 2008-09-07 16:21 ptyq2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 19 2008-09-07 16:21 ptyq3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 20 2008-09-07 16:21 ptyq4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 21 2008-09-07 16:21 ptyq5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 22 2008-09-07 16:21 ptyq6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 23 2008-09-07 16:21 ptyq7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 24 2008-09-07 16:21 ptyq8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 25 2008-09-07 16:21 ptyq9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 26 2008-09-07 16:21 ptyqa
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 27 2008-09-07 16:21 ptyqb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 28 2008-09-07 16:21 ptyqc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 29 2008-09-07 16:21 ptyqd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 30 2008-09-07 16:21 ptyqe
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 31 2008-09-07 16:21 ptyqf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 32 2008-09-07 16:21 ptyr0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 33 2008-09-07 16:21 ptyr1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 34 2008-09-07 16:21 ptyr2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 35 2008-09-07 16:21 ptyr3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 36 2008-09-07 16:21 ptyr4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 37 2008-09-07 16:21 ptyr5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 38 2008-09-07 16:21 ptyr6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 39 2008-09-07 16:21 ptyr7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 40 2008-09-07 16:21 ptyr8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 41 2008-09-07 16:21 ptyr9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 42 2008-09-07 16:21 ptyra
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 43 2008-09-07 16:21 ptyrb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 44 2008-09-07 16:21 ptyrc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 45 2008-09-07 16:21 ptyrd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 46 2008-09-07 16:21 ptyre
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 47 2008-09-07 16:21 ptyrf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 48 2008-09-07 16:21 ptys0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 49 2008-09-07 16:21 ptys1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 50 2008-09-07 16:21 ptys2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 51 2008-09-07 16:21 ptys3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 52 2008-09-07 16:21 ptys4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 53 2008-09-07 16:21 ptys5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 54 2008-09-07 16:21 ptys6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 55 2008-09-07 16:21 ptys7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 56 2008-09-07 16:21 ptys8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 57 2008-09-07 16:21 ptys9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 58 2008-09-07 16:21 ptysa
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 59 2008-09-07 16:21 ptysb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 60 2008-09-07 16:21 ptysc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 61 2008-09-07 16:21 ptysd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 62 2008-09-07 16:21 ptyse
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 63 2008-09-07 16:21 ptysf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 64 2008-09-07 16:21 ptyt0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 65 2008-09-07 16:21 ptyt1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 66 2008-09-07 16:21 ptyt2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 67 2008-09-07 16:21 ptyt3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 68 2008-09-07 16:21 ptyt4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 69 2008-09-07 16:21 ptyt5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 70 2008-09-07 16:21 ptyt6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 71 2008-09-07 16:21 ptyt7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 72 2008-09-07 16:21 ptyt8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 73 2008-09-07 16:21 ptyt9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 74 2008-09-07 16:21 ptyta
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 75 2008-09-07 16:21 ptytb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 76 2008-09-07 16:21 ptytc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 77 2008-09-07 16:21 ptytd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 78 2008-09-07 16:21 ptyte
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 79 2008-09-07 16:21 ptytf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 80 2008-09-07 16:21 ptyu0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 81 2008-09-07 16:21 ptyu1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 82 2008-09-07 16:21 ptyu2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 83 2008-09-07 16:21 ptyu3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 84 2008-09-07 16:21 ptyu4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 85 2008-09-07 16:21 ptyu5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 86 2008-09-07 16:21 ptyu6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 87 2008-09-07 16:21 ptyu7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 88 2008-09-07 16:21 ptyu8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 89 2008-09-07 16:21 ptyu9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 90 2008-09-07 16:21 ptyua
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 91 2008-09-07 16:21 ptyub
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 92 2008-09-07 16:21 ptyuc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 93 2008-09-07 16:21 ptyud
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 94 2008-09-07 16:21 ptyue
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 95 2008-09-07 16:21 ptyuf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 96 2008-09-07 16:21 ptyv0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 97 2008-09-07 16:21 ptyv1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 98 2008-09-07 16:21 ptyv2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 99 2008-09-07 16:21 ptyv3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 100 2008-09-07 16:21 ptyv4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 101 2008-09-07 16:21 ptyv5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 102 2008-09-07 16:21 ptyv6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 103 2008-09-07 16:21 ptyv7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 104 2008-09-07 16:21 ptyv8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 105 2008-09-07 16:21 ptyv9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 106 2008-09-07 16:21 ptyva
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 107 2008-09-07 16:21 ptyvb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 108 2008-09-07 16:21 ptyvc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 109 2008-09-07 16:21 ptyvd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 110 2008-09-07 16:21 ptyve
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 111 2008-09-07 16:21 ptyvf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 112 2008-09-07 16:21 ptyw0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 113 2008-09-07 16:21 ptyw1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 114 2008-09-07 16:21 ptyw2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 115 2008-09-07 16:21 ptyw3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 116 2008-09-07 16:21 ptyw4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 117 2008-09-07 16:21 ptyw5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 118 2008-09-07 16:21 ptyw6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 119 2008-09-07 16:21 ptyw7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 120 2008-09-07 16:21 ptyw8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 121 2008-09-07 16:21 ptyw9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 122 2008-09-07 16:21 ptywa
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 123 2008-09-07 16:21 ptywb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 124 2008-09-07 16:21 ptywc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 125 2008-09-07 16:21 ptywd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 126 2008-09-07 16:21 ptywe
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 127 2008-09-07 16:21 ptywf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 128 2008-09-07 16:21 ptyx0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 129 2008-09-07 16:21 ptyx1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 130 2008-09-07 16:21 ptyx2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 131 2008-09-07 16:21 ptyx3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 132 2008-09-07 16:21 ptyx4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 133 2008-09-07 16:21 ptyx5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 134 2008-09-07 16:21 ptyx6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 135 2008-09-07 16:21 ptyx7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 136 2008-09-07 16:21 ptyx8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 137 2008-09-07 16:21 ptyx9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 138 2008-09-07 16:21 ptyxa
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 139 2008-09-07 16:21 ptyxb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 140 2008-09-07 16:21 ptyxc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 141 2008-09-07 16:21 ptyxd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 142 2008-09-07 16:21 ptyxe
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 143 2008-09-07 16:21 ptyxf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 144 2008-09-07 16:21 ptyy0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 145 2008-09-07 16:21 ptyy1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 146 2008-09-07 16:21 ptyy2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 147 2008-09-07 16:21 ptyy3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 148 2008-09-07 16:21 ptyy4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 149 2008-09-07 16:21 ptyy5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 150 2008-09-07 16:21 ptyy6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 151 2008-09-07 16:21 ptyy7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 152 2008-09-07 16:21 ptyy8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 153 2008-09-07 16:21 ptyy9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 154 2008-09-07 16:21 ptyya
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 155 2008-09-07 16:21 ptyyb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 156 2008-09-07 16:21 ptyyc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 157 2008-09-07 16:21 ptyyd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 158 2008-09-07 16:21 ptyye
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 159 2008-09-07 16:21 ptyyf
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 160 2008-09-07 16:21 ptyz0
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 161 2008-09-07 16:21 ptyz1
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 162 2008-09-07 16:21 ptyz2
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 163 2008-09-07 16:21 ptyz3
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 164 2008-09-07 16:21 ptyz4
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 165 2008-09-07 16:21 ptyz5
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 166 2008-09-07 16:21 ptyz6
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 167 2008-09-07 16:21 ptyz7
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 168 2008-09-07 16:21 ptyz8
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 169 2008-09-07 16:21 ptyz9
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 170 2008-09-07 16:21 ptyza
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 171 2008-09-07 16:21 ptyzb
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 172 2008-09-07 16:21 ptyzc
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 173 2008-09-07 16:21 ptyzd
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 174 2008-09-07 16:21 ptyze
crw-rw-rw- 1 root tty 2, 175 2008-09-07 16:21 ptyzf
brw-rw---- 1 root disk 1, 0 2008-09-07 16:21 ram0
brw-rw---- 1 root disk 1, 1 2008-09-07 16:21 ram1
brw-rw---- 1 root disk 1, 10 2008-09-07 16:21 ram10
brw-rw---- 1 root disk 1, 11 2008-09-07 16:21 ram11
brw-rw---- 1 root disk 1, 12 2008-09-07 16:21 ram12
brw-rw---- 1 root disk 1, 13 2008-09-07 16:21 ram13
brw-rw---- 1 root disk 1, 14 2008-09-07 16:21 ram14
brw-rw---- 1 root disk 1, 15 2008-09-07 16:21 ram15
brw-rw---- 1 root disk 1, 2 2008-09-07 16:21 ram2
brw-rw---- 1 root disk 1, 3 2008-09-07 16:21 ram3
brw-rw---- 1 root disk 1, 4 2008-09-07 16:21 ram4
brw-rw---- 1 root disk 1, 5 2008-09-07 16:21 ram5
brw-rw---- 1 root disk 1, 6 2008-09-07 16:21 ram6
brw-rw---- 1 root disk 1, 7 2008-09-07 16:21 ram7
brw-rw---- 1 root disk 1, 8 2008-09-07 16:21 ram8
brw-rw---- 1 root disk 1, 9 2008-09-07 16:21 ram9
crw-rw-rw- 1 root root 1, 8 2008-09-07 16:21 random
crw-rw---- 1 root audio 10, 135 2008-09-07 16:21 rtc
brw-rw----+ 1 root cdrom 11, 0 2008-09-07 16:21 scd0
brw-rw---- 1 root disk 8, 0 2008-09-07 16:21 sda
brw-rw---- 1 root disk 8, 1 2008-09-07 16:21 sda1
brw-rw---- 1 root disk 8, 2 2008-09-07 16:21 sda2
brw-rw---- 1 root disk 8, 5 2008-09-07 15:21 sda5
brw-rw---- 1 root disk 8, 6 2008-09-07 16:21 sda6
crw-rw----+ 1 root audio 14, 1 2008-09-07 15:21 sequencer
crw-rw----+ 1 root audio 14, 8 2008-09-07 15:21 sequencer2
crw-rw---- 1 root disk 21, 0 2008-09-07 16:21 sg0
crw-rw---- 1 root cdrom 21, 1 2008-09-07 16:21 sg1
drwxrwxrwt 2 root root 40 2008-09-07 15:21 shm
crw-rw---- 1 root root 10, 231 2008-09-07 16:21 snapshot
drwxr-xr-x 2 root root 220 2008-09-07 15:21 snd
lrwxrwxrwx 1 root root 24 2008-09-07 15:21 sndstat -> /proc/asound/oss/sndstat
lrwxrwxrwx 1 root root 4 2008-09-07 15:21 sr0 -> scd0
lrwxrwxrwx 1 root root 15 2008-09-07 15:21 stderr -> /proc/self/fd/2
lrwxrwxrwx 1 root root 15 2008-09-07 15:21 stdin -> /proc/self/fd/0
lrwxrwxrwx 1 root root 15 2008-09-07 15:21 stdout -> /proc/self/fd/1
crw-rw-rw- 1 root dialout 5, 0 2008-09-07 15:27 tty
crw-rw---- 1 root root 4, 0 2008-09-07 16:21 tty0
crw------- 1 root root 4, 1 2008-09-07 15:21 tty1
crw-rw---- 1 root dialout 4, 10 2008-09-07 16:21 tty10
crw-rw---- 1 root dialout 4, 11 2008-09-07 16:21 tty11
crw-rw---- 1 root dialout 4, 12 2008-09-07 16:21 tty12
crw-rw---- 1 root dialout 4, 13 2008-09-07 16:21 tty13
crw-rw---- 1 root dialout 4, 14 2008-09-07 16:21 tty14
crw-rw---- 1 root dialout 4, 15 2008-09-07 16:21 tty15
crw-rw---- 1 root dialout 4, 16 2008-09-07 16:21 tty16
crw-rw---- 1 root dialout 4, 17 2008-09-07 16:21 tty17
crw-rw---- 1 root dialout 4, 18 2008-09-07 16:21 tty18
crw-rw---- 1 root dialout 4, 19 2008-09-07 16:21 tty19
crw------- 1 root root 4, 2 2008-09-07 15:21 tty2
crw-rw---- 1 root dialout 4, 20 2008-09-07 16:21 tty20
crw-rw---- 1 root dialout 4, 21 2008-09-07 16:21 tty21
crw-rw---- 1 root dialout 4, 22 2008-09-07 16:21 tty22
crw-rw---- 1 root dialout 4, 23 2008-09-07 16:21 tty23
crw-rw---- 1 root dialout 4, 24 2008-09-07 16:21 tty24
crw-rw---- 1 root dialout 4, 25 2008-09-07 16:21 tty25
crw-rw---- 1 root dialout 4, 26 2008-09-07 16:21 tty26
crw-rw---- 1 root dialout 4, 27 2008-09-07 16:21 tty27
crw-rw---- 1 root dialout 4, 28 2008-09-07 16:21 tty28
crw-rw---- 1 root dialout 4, 29 2008-09-07 16:21 tty29
crw------- 1 root root 4, 3 2008-09-07 15:21 tty3
crw-rw---- 1 root dialout 4, 30 2008-09-07 16:21 tty30
crw-rw---- 1 root dialout 4, 31 2008-09-07 16:21 tty31
crw-rw---- 1 root dialout 4, 32 2008-09-07 16:21 tty32
crw-rw---- 1 root dialout 4, 33 2008-09-07 16:21 tty33
crw-rw---- 1 root dialout 4, 34 2008-09-07 16:21 tty34
crw-rw---- 1 root dialout 4, 35 2008-09-07 16:21 tty35
crw-rw---- 1 root dialout 4, 36 2008-09-07 16:21 tty36
crw-rw---- 1 root dialout 4, 37 2008-09-07 16:21 tty37
crw-rw---- 1 root dialout 4, 38 2008-09-07 16:21 tty38
crw-rw---- 1 root dialout 4, 39 2008-09-07 16:21 tty39
crw------- 1 root root 4, 4 2008-09-07 15:21 tty4
crw-rw---- 1 root dialout 4, 40 2008-09-07 16:21 tty40
crw-rw---- 1 root dialout 4, 41 2008-09-07 16:21 tty41
crw-rw---- 1 root dialout 4, 42 2008-09-07 16:21 tty42
crw-rw---- 1 root dialout 4, 43 2008-09-07 16:21 tty43
crw-rw---- 1 root dialout 4, 44 2008-09-07 16:21 tty44
crw-rw---- 1 root dialout 4, 45 2008-09-07 16:21 tty45
crw-rw---- 1 root dialout 4, 46 2008-09-07 16:21 tty46
crw-rw---- 1 root dialout 4, 47 2008-09-07 16:21 tty47
crw-rw---- 1 root dialout 4, 48 2008-09-07 16:21 tty48
crw-rw---- 1 root dialout 4, 49 2008-09-07 16:21 tty49
crw------- 1 root root 4, 5 2008-09-07 15:21 tty5
crw-rw---- 1 root dialout 4, 50 2008-09-07 16:21 tty50
crw-rw---- 1 root dialout 4, 51 2008-09-07 16:21 tty51
crw-rw---- 1 root dialout 4, 52 2008-09-07 16:21 tty52
crw-rw---- 1 root dialout 4, 53 2008-09-07 16:21 tty53
crw-rw---- 1 root dialout 4, 54 2008-09-07 16:21 tty54
crw-rw---- 1 root dialout 4, 55 2008-09-07 16:21 tty55
crw-rw---- 1 root dialout 4, 56 2008-09-07 16:21 tty56
crw-rw---- 1 root dialout 4, 57 2008-09-07 16:21 tty57
crw-rw---- 1 root dialout 4, 58 2008-09-07 16:21 tty58
crw-rw---- 1 root dialout 4, 59 2008-09-07 16:21 tty59
crw------- 1 root root 4, 6 2008-09-07 15:21 tty6
crw-rw---- 1 root dialout 4, 60 2008-09-07 16:21 tty60
crw-rw---- 1 root dialout 4, 61 2008-09-07 16:21 tty61
crw-rw---- 1 root dialout 4, 62 2008-09-07 16:21 tty62
crw-rw---- 1 root dialout 4, 63 2008-09-07 16:21 tty63
crw-rw---- 1 root root 4, 7 2008-09-07 16:21 tty7
crw-rw---- 1 root dialout 4, 8 2008-09-07 15:21 tty8
crw-rw---- 1 root dialout 4, 9 2008-09-07 16:21 tty9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 176 2008-09-07 16:21 ttya0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 177 2008-09-07 16:21 ttya1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 178 2008-09-07 16:21 ttya2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 179 2008-09-07 16:21 ttya3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 180 2008-09-07 16:21 ttya4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 181 2008-09-07 16:21 ttya5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 182 2008-09-07 16:21 ttya6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 183 2008-09-07 16:21 ttya7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 184 2008-09-07 16:21 ttya8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 185 2008-09-07 16:21 ttya9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 186 2008-09-07 16:21 ttyaa
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 187 2008-09-07 16:21 ttyab
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 188 2008-09-07 16:21 ttyac
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 189 2008-09-07 16:21 ttyad
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 190 2008-09-07 16:21 ttyae
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 191 2008-09-07 16:21 ttyaf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 192 2008-09-07 16:21 ttyb0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 193 2008-09-07 16:21 ttyb1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 194 2008-09-07 16:21 ttyb2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 195 2008-09-07 16:21 ttyb3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 196 2008-09-07 16:21 ttyb4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 197 2008-09-07 16:21 ttyb5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 198 2008-09-07 16:21 ttyb6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 199 2008-09-07 16:21 ttyb7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 200 2008-09-07 16:21 ttyb8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 201 2008-09-07 16:21 ttyb9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 202 2008-09-07 16:21 ttyba
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 203 2008-09-07 16:21 ttybb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 204 2008-09-07 16:21 ttybc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 205 2008-09-07 16:21 ttybd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 206 2008-09-07 16:21 ttybe
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 207 2008-09-07 16:21 ttybf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 208 2008-09-07 16:21 ttyc0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 209 2008-09-07 16:21 ttyc1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 210 2008-09-07 16:21 ttyc2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 211 2008-09-07 16:21 ttyc3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 212 2008-09-07 16:21 ttyc4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 213 2008-09-07 16:21 ttyc5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 214 2008-09-07 16:21 ttyc6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 215 2008-09-07 16:21 ttyc7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 216 2008-09-07 16:21 ttyc8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 217 2008-09-07 16:21 ttyc9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 218 2008-09-07 16:21 ttyca
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 219 2008-09-07 16:21 ttycb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 220 2008-09-07 16:21 ttycc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 221 2008-09-07 16:21 ttycd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 222 2008-09-07 16:21 ttyce
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 223 2008-09-07 16:21 ttycf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 224 2008-09-07 16:21 ttyd0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 225 2008-09-07 16:21 ttyd1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 226 2008-09-07 16:21 ttyd2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 227 2008-09-07 16:21 ttyd3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 228 2008-09-07 16:21 ttyd4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 229 2008-09-07 16:21 ttyd5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 230 2008-09-07 16:21 ttyd6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 231 2008-09-07 16:21 ttyd7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 232 2008-09-07 16:21 ttyd8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 233 2008-09-07 16:21 ttyd9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 234 2008-09-07 16:21 ttyda
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 235 2008-09-07 16:21 ttydb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 236 2008-09-07 16:21 ttydc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 237 2008-09-07 16:21 ttydd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 238 2008-09-07 16:21 ttyde
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 239 2008-09-07 16:21 ttydf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 240 2008-09-07 16:21 ttye0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 241 2008-09-07 16:21 ttye1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 242 2008-09-07 16:21 ttye2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 243 2008-09-07 16:21 ttye3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 244 2008-09-07 16:21 ttye4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 245 2008-09-07 16:21 ttye5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 246 2008-09-07 16:21 ttye6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 247 2008-09-07 16:21 ttye7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 248 2008-09-07 16:21 ttye8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 249 2008-09-07 16:21 ttye9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 250 2008-09-07 16:21 ttyea
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 251 2008-09-07 16:21 ttyeb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 252 2008-09-07 16:21 ttyec
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 253 2008-09-07 16:21 ttyed
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 254 2008-09-07 16:21 ttyee
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 255 2008-09-07 16:21 ttyef
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 0 2008-09-07 16:21 ttyp0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 1 2008-09-07 16:21 ttyp1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 2 2008-09-07 16:21 ttyp2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 3 2008-09-07 16:21 ttyp3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 4 2008-09-07 16:21 ttyp4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 5 2008-09-07 16:21 ttyp5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 6 2008-09-07 16:21 ttyp6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 7 2008-09-07 16:21 ttyp7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 8 2008-09-07 16:21 ttyp8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 9 2008-09-07 16:21 ttyp9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 10 2008-09-07 16:21 ttypa
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 11 2008-09-07 16:21 ttypb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 12 2008-09-07 16:21 ttypc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 13 2008-09-07 16:21 ttypd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 14 2008-09-07 16:21 ttype
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 15 2008-09-07 16:21 ttypf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 16 2008-09-07 16:21 ttyq0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 17 2008-09-07 16:21 ttyq1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 18 2008-09-07 16:21 ttyq2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 19 2008-09-07 16:21 ttyq3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 20 2008-09-07 16:21 ttyq4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 21 2008-09-07 16:21 ttyq5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 22 2008-09-07 16:21 ttyq6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 23 2008-09-07 16:21 ttyq7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 24 2008-09-07 16:21 ttyq8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 25 2008-09-07 16:21 ttyq9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 26 2008-09-07 16:21 ttyqa
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 27 2008-09-07 16:21 ttyqb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 28 2008-09-07 16:21 ttyqc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 29 2008-09-07 16:21 ttyqd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 30 2008-09-07 16:21 ttyqe
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 31 2008-09-07 16:21 ttyqf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 32 2008-09-07 16:21 ttyr0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 33 2008-09-07 16:21 ttyr1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 34 2008-09-07 16:21 ttyr2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 35 2008-09-07 16:21 ttyr3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 36 2008-09-07 16:21 ttyr4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 37 2008-09-07 16:21 ttyr5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 38 2008-09-07 16:21 ttyr6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 39 2008-09-07 16:21 ttyr7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 40 2008-09-07 16:21 ttyr8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 41 2008-09-07 16:21 ttyr9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 42 2008-09-07 16:21 ttyra
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 43 2008-09-07 16:21 ttyrb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 44 2008-09-07 16:21 ttyrc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 45 2008-09-07 16:21 ttyrd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 46 2008-09-07 16:21 ttyre
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 47 2008-09-07 16:21 ttyrf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 48 2008-09-07 16:21 ttys0
crw-rw---- 1 root dialout 4, 64 2008-09-07 16:21 ttyS0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 49 2008-09-07 16:21 ttys1
crw-rw---- 1 root dialout 4, 65 2008-09-07 16:21 ttyS1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 50 2008-09-07 16:21 ttys2
crw-rw---- 1 root dialout 4, 66 2008-09-07 16:21 ttyS2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 51 2008-09-07 16:21 ttys3
crw-rw---- 1 root dialout 4, 67 2008-09-07 16:21 ttyS3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 52 2008-09-07 16:21 ttys4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 53 2008-09-07 16:21 ttys5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 54 2008-09-07 16:21 ttys6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 55 2008-09-07 16:21 ttys7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 56 2008-09-07 16:21 ttys8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 57 2008-09-07 16:21 ttys9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 58 2008-09-07 16:21 ttysa
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 59 2008-09-07 16:21 ttysb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 60 2008-09-07 16:21 ttysc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 61 2008-09-07 16:21 ttysd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 62 2008-09-07 16:21 ttyse
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 63 2008-09-07 16:21 ttysf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 64 2008-09-07 16:21 ttyt0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 65 2008-09-07 16:21 ttyt1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 66 2008-09-07 16:21 ttyt2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 67 2008-09-07 16:21 ttyt3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 68 2008-09-07 16:21 ttyt4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 69 2008-09-07 16:21 ttyt5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 70 2008-09-07 16:21 ttyt6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 71 2008-09-07 16:21 ttyt7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 72 2008-09-07 16:21 ttyt8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 73 2008-09-07 16:21 ttyt9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 74 2008-09-07 16:21 ttyta
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 75 2008-09-07 16:21 ttytb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 76 2008-09-07 16:21 ttytc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 77 2008-09-07 16:21 ttytd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 78 2008-09-07 16:21 ttyte
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 79 2008-09-07 16:21 ttytf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 80 2008-09-07 16:21 ttyu0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 81 2008-09-07 16:21 ttyu1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 82 2008-09-07 16:21 ttyu2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 83 2008-09-07 16:21 ttyu3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 84 2008-09-07 16:21 ttyu4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 85 2008-09-07 16:21 ttyu5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 86 2008-09-07 16:21 ttyu6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 87 2008-09-07 16:21 ttyu7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 88 2008-09-07 16:21 ttyu8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 89 2008-09-07 16:21 ttyu9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 90 2008-09-07 16:21 ttyua
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 91 2008-09-07 16:21 ttyub
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 92 2008-09-07 16:21 ttyuc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 93 2008-09-07 16:21 ttyud
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 94 2008-09-07 16:21 ttyue
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 95 2008-09-07 16:21 ttyuf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 96 2008-09-07 16:21 ttyv0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 97 2008-09-07 16:21 ttyv1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 98 2008-09-07 16:21 ttyv2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 99 2008-09-07 16:21 ttyv3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 100 2008-09-07 16:21 ttyv4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 101 2008-09-07 16:21 ttyv5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 102 2008-09-07 16:21 ttyv6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 103 2008-09-07 16:21 ttyv7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 104 2008-09-07 16:21 ttyv8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 105 2008-09-07 16:21 ttyv9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 106 2008-09-07 16:21 ttyva
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 107 2008-09-07 16:21 ttyvb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 108 2008-09-07 16:21 ttyvc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 109 2008-09-07 16:21 ttyvd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 110 2008-09-07 16:21 ttyve
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 111 2008-09-07 16:21 ttyvf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 112 2008-09-07 16:21 ttyw0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 113 2008-09-07 16:21 ttyw1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 114 2008-09-07 16:21 ttyw2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 115 2008-09-07 16:21 ttyw3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 116 2008-09-07 16:21 ttyw4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 117 2008-09-07 16:21 ttyw5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 118 2008-09-07 16:21 ttyw6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 119 2008-09-07 16:21 ttyw7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 120 2008-09-07 16:21 ttyw8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 121 2008-09-07 16:21 ttyw9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 122 2008-09-07 16:21 ttywa
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 123 2008-09-07 16:21 ttywb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 124 2008-09-07 16:21 ttywc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 125 2008-09-07 16:21 ttywd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 126 2008-09-07 16:21 ttywe
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 127 2008-09-07 16:21 ttywf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 128 2008-09-07 16:21 ttyx0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 129 2008-09-07 16:21 ttyx1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 130 2008-09-07 16:21 ttyx2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 131 2008-09-07 16:21 ttyx3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 132 2008-09-07 16:21 ttyx4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 133 2008-09-07 16:21 ttyx5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 134 2008-09-07 16:21 ttyx6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 135 2008-09-07 16:21 ttyx7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 136 2008-09-07 16:21 ttyx8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 137 2008-09-07 16:21 ttyx9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 138 2008-09-07 16:21 ttyxa
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 139 2008-09-07 16:21 ttyxb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 140 2008-09-07 16:21 ttyxc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 141 2008-09-07 16:21 ttyxd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 142 2008-09-07 16:21 ttyxe
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 143 2008-09-07 16:21 ttyxf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 144 2008-09-07 16:21 ttyy0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 145 2008-09-07 16:21 ttyy1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 146 2008-09-07 16:21 ttyy2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 147 2008-09-07 16:21 ttyy3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 148 2008-09-07 16:21 ttyy4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 149 2008-09-07 16:21 ttyy5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 150 2008-09-07 16:21 ttyy6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 151 2008-09-07 16:21 ttyy7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 152 2008-09-07 16:21 ttyy8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 153 2008-09-07 16:21 ttyy9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 154 2008-09-07 16:21 ttyya
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 155 2008-09-07 16:21 ttyyb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 156 2008-09-07 16:21 ttyyc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 157 2008-09-07 16:21 ttyyd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 158 2008-09-07 16:21 ttyye
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 159 2008-09-07 16:21 ttyyf
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 160 2008-09-07 16:21 ttyz0
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 161 2008-09-07 16:21 ttyz1
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 162 2008-09-07 16:21 ttyz2
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 163 2008-09-07 16:21 ttyz3
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 164 2008-09-07 16:21 ttyz4
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 165 2008-09-07 16:21 ttyz5
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 166 2008-09-07 16:21 ttyz6
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 167 2008-09-07 16:21 ttyz7
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 168 2008-09-07 16:21 ttyz8
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 169 2008-09-07 16:21 ttyz9
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 170 2008-09-07 16:21 ttyza
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 171 2008-09-07 16:21 ttyzb
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 172 2008-09-07 16:21 ttyzc
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 173 2008-09-07 16:21 ttyzd
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 174 2008-09-07 16:21 ttyze
crw-rw-rw- 1 root tty 3, 175 2008-09-07 16:21 ttyzf
crw-rw-rw- 1 root root 1, 9 2008-09-07 15:21 urandom
drwxr-xr-x 2 root root 60 2008-09-07 15:25 usb
crw-rw---- 1 root root 254, 0 2008-09-07 16:21 usbdev1.1_ep00
crw-rw---- 1 root root 254, 1 2008-09-07 16:21 usbdev1.1_ep81
crw-rw---- 1 root root 254, 2 2008-09-07 16:21 usbdev2.1_ep00
crw-rw---- 1 root root 254, 3 2008-09-07 16:21 usbdev2.1_ep81
crw-rw---- 1 root root 254, 10 2008-09-07 15:25 usbdev2.4_ep00
crw-rw---- 1 root root 254, 11 2008-09-07 15:25 usbdev2.4_ep81
crw-rw---- 1 root root 254, 12 2008-09-07 15:25 usbdev2.4_ep82
crw-rw---- 1 root root 254, 4 2008-09-07 16:21 usbdev3.1_ep00
crw-rw---- 1 root root 254, 5 2008-09-07 16:21 usbdev3.1_ep81
crw-rw---- 1 root root 254, 6 2008-09-07 16:21 usbdev4.1_ep00
crw-rw---- 1 root root 254, 7 2008-09-07 16:21 usbdev4.1_ep81
crw-rw---- 1 root root 254, 8 2008-09-07 16:21 usbdev5.1_ep00
crw-rw---- 1 root root 254, 9 2008-09-07 16:21 usbdev5.1_ep81
crw-rw---- 1 root root 7, 0 2008-09-07 16:21 vcs
crw-rw---- 1 root root 7, 1 2008-09-07 15:21 vcs1
crw-rw---- 1 root root 7, 2 2008-09-07 15:21 vcs2
crw-rw---- 1 root root 7, 3 2008-09-07 15:21 vcs3
crw-rw---- 1 root root 7, 4 2008-09-07 15:21 vcs4
crw-rw---- 1 root root 7, 5 2008-09-07 15:21 vcs5
crw-rw---- 1 root root 7, 6 2008-09-07 15:21 vcs6
crw-rw---- 1 root root 7, 7 2008-09-07 15:21 vcs7
crw-rw---- 1 root root 7, 8 2008-09-07 16:21 vcs8
crw-rw---- 1 root root 7, 128 2008-09-07 16:21 vcsa
crw-rw---- 1 root root 7, 129 2008-09-07 15:21 vcsa1
crw-rw---- 1 root root 7, 130 2008-09-07 15:21 vcsa2
crw-rw---- 1 root root 7, 131 2008-09-07 15:21 vcsa3
crw-rw---- 1 root root 7, 132 2008-09-07 15:21 vcsa4
crw-rw---- 1 root root 7, 133 2008-09-07 15:21 vcsa5
crw-rw---- 1 root root 7, 134 2008-09-07 15:21 vcsa6
crw-rw---- 1 root root 7, 135 2008-09-07 15:21 vcsa7
crw-rw---- 1 root root 7, 136 2008-09-07 16:21 vcsa8
crw-rw---- 1 root root 10, 130 2008-09-07 15:21 watchdog
prw-r----- 1 syslog adm 0 2008-09-07 15:22 xconsole
crw-rw-rw- 1 root root 1, 5 2008-09-07 16:21 zero

raVemjr
07-09-2008, 16:38
Ok, presumo que tenhas dois ratos ligados ao portátil?

Altera a linha do synaptics "Option "Device" "/dev/psaux"", para:
" Option "Device" "/dev/input/mouse1" "

Se não der, mete mouse0 e tenta de novo.

Skyflier
07-09-2008, 17:02
Ok, presumo que tenhas dois ratos ligados ao portátil?

Altera a linha do synaptics "Option "Device" "/dev/psaux"", para:
" Option "Device" "/dev/input/mouse1" "Se não der, mete mouse0 e tenta de novo.
Tenho 2 ratos sim, um é USB.

Bom tentei com mouse1, reiniciei o X e nada, tentei com mouse0, reiniciei o X e nada. O touchpad continua sem se mexer.

raVemjr
07-09-2008, 17:13
Consegues vir para o IRC? Senão nunca mais...

Skyflier
07-09-2008, 17:21
Consegues vir para o IRC? Senão nunca mais...
Eu não sei trabalhar muito bem com o pidgin para ir ao IRC.

O xchat é mais fácil?

raVemjr
07-09-2008, 17:29
xchat já ouvi dizer que é baseado em texto, por isso é capaz de não ser muito fácil. Se usares Opera podes clicar aqui (irc://irc.ptnet.org/techzone) que leva-te à sala, mas ainda tens que te registar na PTnet, e isso é capaz de ser muito complicado...

Se quiseres continuar a conversa fora do irc, manda-me um PM...

Skyflier
07-09-2008, 17:32
xchat já ouvi dizer que é baseado em texto, por isso é capaz de não ser muito fácil. Se usares Opera podes clicar aqui (irc://irc.ptnet.org/techzone) que leva-te à sala, mas ainda tens que te registar na PTnet, e isso é capaz de ser muito complicado...

Se quiseres continuar a conversa fora do irc, manda-me um PM...
Eu tenho registo no PTnet, só preciso de um programa IRC fácil em Linux.

hasta.g5
07-09-2008, 17:39
Eu tenho registo no PTnet, só preciso de um programa IRC fácil em Linux.

O XChat é fácil. Quando abres aparece logo a lista de servidores, é só escolher a PTNet e juntares-te ao canal.

_mistral_
09-09-2008, 01:17
boas pessoal...

tenho o ubuntu 8.04 a bombar na minha maquina :p:p...

mas tenho algumas questoes, se me puderem ajudar =P...

1-mas ainda nao consegui alterar o logo do compiz no cume e na base do meu cubo...
queria meter outra imagem mais cool...

2- como meter o skydome a funcar correctamente... as imagens ficam sempre deformadas...

3- uma grande icognita pa mim e tambem por os icones que saco do gnome-look a funcar...

obrigado pelo tempo
se me puderem responder a alguma das minhas questoes ou a todas =P
ficarei muito agradecido

hasta.g5
09-09-2008, 05:16
boas pessoal...

tenho o ubuntu 8.04 a bombar na minha maquina :p:p...

mas tenho algumas questoes, se me puderem ajudar =P...

1-mas ainda nao consegui alterar o logo do compiz no cume e na base do meu cubo...
queria meter outra imagem mais cool...

2- como meter o skydome a funcar correctamente... as imagens ficam sempre deformadas...

3- uma grande icognita pa mim e tambem por os icones que saco do gnome-look a funcar...

obrigado pelo tempo
se me puderem responder a alguma das minhas questoes ou a todas =P
ficarei muito agradecido

<Alt>+<F2> e executa o ccsm (CompizConfig Settings Manager).
Aí vais a Cube Caps, em Utility. Nessa janela vais ter um separador Appearence e aí podes mudar a imagem do topo e da base.

Assim de repente, não sei o que é o skydome. :<

Basta guardares os icons (descomprimidos) em ~/.icons por exemplo. Depois para os seleccionares, na mesma <Alt>+<F2> e executa o gnome-appearance-properties. Customize -> Icons e estão lá.

_mistral_
09-09-2008, 21:05
<Alt>+<F2> e executa o ccsm (CompizConfig Settings Manager).
Aí vais a Cube Caps, em Utility. Nessa janela vais ter um separador Appearence e aí podes mudar a imagem do topo e da base.
Assim de repente, não sei o que é o skydome. :<
Basta guardares os icons (descomprimidos) em ~/.icons por exemplo. Depois para os seleccionares, na mesma <Alt>+<F2> e executa o gnome-appearance-properties. Customize -> Icons e estão lá.

muitissimo obrigado =D

o skydome e a imagem que esta atras do cubo...
lool

ontem deparei me com mais um problema :S
por vezes ao iniciar algum reprodutor de video o sistema trava... tenho de efectuar um hard reboot :S ..

alguma sugestãO??

obrigado

raVemjr
09-09-2008, 21:36
alguma sugestãO??

Ver os logs (/var/log/nome_da_aplicacao)?

_mistral_
09-09-2008, 22:43
Ver os logs (/var/log/nome_da_aplicacao)?

nao percebi... tipo ja travou no reprodutor de filmes gstreamer e no xine...

abraços

raVemjr
09-09-2008, 23:11
nao percebi... tipo ja travou no reprodutor de filmes gstreamer e no xine...

O programa quando corre, costuma escrever cenas na consola a dizer que erros encontrou, se iniciou bem, etc...e por vezes guarda um ficheiro de texto na pasta que te disse.

Já vi que não é o caso do Xine. Experimenta correr da consola:
xine -v > error.log
...abre o ficheiro, e depois mete aqui o que o error.log tem lá dentro.

Ang3lo
10-09-2008, 21:40
Boas noites,

Estou a tentar instalar o Ubuntu a ultima versão que esta disponível na net mas estou com um problema ao instalar, o que passa é o seguinte. Chego ao passo 4 da instalação para escolher a partição e meto no "modo manual" isto porque ja tenho uma partição para o vista e outra para os meus dados e deixei uma terceira para o linux com 50gigas onde quero que o Ubuntu seja instalado. Pelo que li na internet tenho de ter uma partiçao para o swap(criei uma com 2gigas) mas depois ao ao tentar instalar o linux diz que falta uma coisa qualquer de raiz e nao me deixa instalar. O que estou a fazer mal?

uterrorista
10-09-2008, 21:51
Ang3lo (http://www.techzonept.com/member.php?u=13709):
Penso que este (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=226287) tópico esclarece todas as tuas dúvidas.

Procura no Google tutoriais com imagens - é coisa que não falta - e pode-te ajudar no processo de instalação.

_mistral_
10-09-2008, 21:51
Boas noites,

Estou a tentar instalar o Ubuntu a ultima versão que esta disponível na net mas estou com um problema ao instalar, o que passa é o seguinte. Chego ao passo 4 da instalação para escolher a partição e meto no "modo manual" isto porque ja tenho uma partição para o vista e outra para os meus dados e deixei uma terceira para o linux com 50gigas onde quero que o Ubuntu seja instalado. Pelo que li na internet tenho de ter uma partiçao para o swap(criei uma com 2gigas) mas depois ao ao tentar instalar o linux diz que falta uma coisa qualquer de raiz e nao me deixa instalar. O que estou a fazer mal?

na partiçao onde queres que o ubuntu fique instalado tens de meter uma (" / ") onde diz mout point, sem os parentisses nem as aspas, somente a barrinha...

penso ser isso

abraço

_mistral_
10-09-2008, 21:54
O programa quando corre, costuma escrever cenas na consola a dizer que erros encontrou, se iniciou bem, etc...e por vezes guarda um ficheiro de texto na pasta que te disse.

Já vi que não é o caso do Xine. Experimenta correr da consola:
xine -v > error.log...abre o ficheiro, e depois mete aqui o que o error.log tem lá dentro.

ja corri na consola...

para onde vai o ficheiro com a descriçao do erro??

encontrei um na pasta "home"

sera isto???

This is xine (X11 gui) - a free video player v0.99.6cvs.
(c) 2000-2007 The xine Team.

abraços

Ang3lo
10-09-2008, 22:07
na partiçao onde queres que o ubuntu fique instalado tens de meter uma (" / ") onde diz mout point, sem os parentisses nem as aspas, somente a barrinha...

penso ser isso

abraço

Era mesmo isso que faltava, porra la para a barrinha. Obrigado malta ;)

JTorres
11-09-2008, 00:20
Boas pessoal,
estou com um problemazito nas actualizaçoes do ubuntu 8.04.1.

noutro dia adicionei umas linhas de APT no Fontes de Aplicação, mas acho que essas linhas estão a dar erro. Mesmo depois de as ter apagado do Fontes de Aplicação, acho que elas ainda estão o provocar um erro no Gestor de Actualizações:
http://img170.imageshack.us/img170/7360/capturaecravo4.th.png (http://img170.imageshack.us/my.php?image=capturaecravo4.png)

e assim não consigo actualizar o Ubuntu. Mesmo se não fizer actualizações aquele icon que está ao lado do icon do amarock, diz para rele pk o sistema pode não estar actualizado, ou lá como é.....

Alguém me pode ajudar?

cumprimentos

raVemjr
11-09-2008, 00:25
O problema é mesmo esse...esse repositório deve ter ido abaixo. Troca por um tuga ou pelo principal.

Eu achei estes do UK:
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ edgy main restricted universe multiverse
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ edgy main restricted universe multiverse
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ edgy-proposed main restricted universe multiverse

JTorres
11-09-2008, 00:44
O problema é mesmo esse...esse repositório deve ter ido abaixo. Troca por um tuga ou pelo principal.

Eu achei estes do UK:
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ edgy main restricted universe multiverse
deb-src http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ edgy main restricted universe multiverse
deb http://gb.archive.ubuntu.com/ubuntu/ edgy-proposed main restricted universe multiverse

o que tinha era um tuga, mas mudei pro principal e o problema mantem-se.

Nao percebi foi esse dos deb's. São servidores UK? ou é pra colocar como nova linha APT no Fontes de Aplicação?

Obrigado pela ajuda
cumprimentos

raVemjr
11-09-2008, 00:55
o que tinha era um tuga, mas mudei pro principal e o problema mantem-se.

Nao percebi foi esse dos deb's. São servidores UK? ou é pra colocar como nova linha APT no Fontes de Aplicação?

Era para colocar no Sources.list...hmm não devias ter os tugas, porque o servidor era "au." ...

JTorres
11-09-2008, 01:13
Era para colocar no Sources.list...hmm não devias ter os tugas, porque o servidor era "au." ...

ok.
o que fiz foi editar o source.list e tentei substituir aquelas linhas que tinha colocado pelas tuas, mas mesmo assim tava a dar o tal erro, portanto apaguei as linhas que tinha adicionado e ficou tudo resolvido.

Obrigado raVemjr
cumprimentos

raVemjr
11-09-2008, 01:31
ok.
o que fiz foi editar o source.list e tentei substituir aquelas linhas que tinha colocado pelas tuas, mas mesmo assim tava a dar o tal erro, portanto apaguei as linhas que tinha adicionado e ficou tudo resolvido.

Lol, estranho. Obrigado nada, quem resolveu o problema foste tu, no final de contas :-D

Ang3lo
11-09-2008, 04:02
Ca estou de novo bem que tentei instalar o Ubuntu no portátil novo que comprei o Asus X57vm, mas simplesmente não da vi e li tutoriais mas não consigo, quando chega a parte de formatar aquilo encrava sempre nos 5% o cd fica a trabalhar mas nao avança mais do que os 5%. Nao sei o que sera mas nao estou a perceber o problema. Se alguem tiver uma ideia ou soluçao diga sff

hard_boy_359
11-09-2008, 09:16
Primeiro a questão de estarmos sempre a ir ao terminal, não é questão nenhuma, o Google é nosso amigo lembram-se?

Depois a parte de instalar programas, meus amigos só tem de dizer o que querem e ele saca automaticamente de servidores seguros instala e tudo mais.

Mas, á e tal o Windows Vista é mais bonito, pois é mas primeiro, precisa de 2 Gb de Ram para funcionar em pleno, uma placa gráfica com 256 para se conseguir desenrascar e esta sempre a crachar, esperem e depois quando um virus vem e decapita totalmente o nosso disco rigido, ocupa a nossa ram, ficamos desesperados á espera que algum anti-virus que custa para sima de 30 € nos resolva o problema...

A questão da beleza é que o Ubuntu pode ser bem mais bonito do que o Vista pois fazer um cube desktop no ubuntu é bem mais facil do que no vista e da até para porem a chuver ou porem até o ubuntu a arder com certos programas, existe tambem um Dock, akela coisinha muito util que vem no Mac Os.

A unica seca é ter de sacar sempre os programas para instalar, existem alguns em que podemos sacar o pacote de instalação outros que nem por isso por exemplo os codecs e ai é uma seca pois para pessoas que não tem net em casa é bastante complicado... mas isto não me impede de o instalar...

Outra coisa boa updates e updates e updates só que estes updates resolvem problemas reais e alem disso raramente reiniciam o pc...

E akela parte em que instalar o Ubuntu dura mais ou menos 20 minutos e o Vista é quase uma hora...

Bem já chega de dar malha ao windows mas tenho de dizer mais uma coisa, Ubuntu sai uma versão nova 6 em 6 meses certo, vocês passam de um s.o. para o outro sem pagar 150 € e alem disso em 6 meses o Ubuntu evolui o que o windows evoluio desde o windows 2000.

Já agora os codecs não vem incluidos porque não são open source...

Stlkr
12-09-2008, 00:57
boas... sempre que tento copiar skins e assim para directórios dentro do usr/share/ ... aparece isto

http://img255.imageshack.us/img255/1470/capturaecraiu1.png

com o aMsn consegui contornar a situação com o alt+f2 e escrevi um código...

agora com este não dá...alguem pode dizer algo?

cumps

InforMed
12-09-2008, 01:14
faz gksudo nautilus --- depois escreve a password

Tens que abrir o nautilus como root para poder escrever nessa pasta!

vmaster
12-09-2008, 09:42
Quando instalei também aconteceu o mesmo, teve uns 5 minutos nos 5%, mas depois avançou.

raVemjr
12-09-2008, 12:04
ja corri na consola...

para onde vai o ficheiro com a descriçao do erro??

encontrei um na pasta "home"

sera isto???

This is xine (X11 gui) - a free video player v0.99.6cvs.
(c) 2000-2007 The xine Team.

abraços

Experimenta o mesmo, mas sem o -v...estava a procura de um output verbose, mas isso só mostrou a versão. Não te esqueças de meter um dos vídeos a tocar...

Merkury
12-09-2008, 22:18
Boas,
hoje decidi instalar o linux para começar a usar regularmente, mas tenho aqui algumas dúvidas em que são capazes de me ajudar :007:.
Bem eu instalei o Mercury(clone do MSN) e disseram que precisava do JAVA(é que eu carrego e ele não abre), então fui ao website e saquei o java, depois fui as instruções e dizia:
Abra um terminal(consola).
E eu abri. Depois dizia lá:
Digite "su".
E eu escrevi. Depois dizia:
Insira a sua senha de raíz.
Aqui é que está o problema, é que a senha de raíz, não é aquela que o utilizador escolhe, quando instala o linux(pass do utilizador)?
É que quando me pede a senha, eu não a consigo escrever!
Aparece aquele quadrado preto e não aparecem nem as bolinhas, nem os asteriscos, e se eu der [Enter] dá falha na autenticação.
Outra coisa, eu saquei as drivers da minha gráfica velha(visto que a nova avariou) para instalar, que está no formato ".run"(neste caso: NVIDIA-Linux-x86-96.43.07-pkg1.run) e não dá, aparecem 4 opções:
http://xs.to/xs.php?h=xs331&d=08375&f=capturaecra851.png
E se eu esperar diz:
A abrir "nome do ficheiro".
Pode parar esta operação premindo cancelar.
O que é que eu faço?
Outra coisa, como é que instalam os programas que estão dentro das packages ".tar.bz2"?
Cumps e obrigado

Merkury
12-09-2008, 22:33
Ah e quando tento usar o comando [sudo] e me pede a password também não a consigo inserir! :'(

InforMed
12-09-2008, 22:37
Aconselho-te a ler isto http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-ubuntu-8.04-lts-hardy-heron

Aqui vais aprender a instalar coisas como o Java entre outras!

Já agora quando usas sudo e colocas a password tens que colocar até ao fim e clicar no enter... não aparecem asteriscos à medida que vais escrevendo!

Merkury
12-09-2008, 22:39
Aconselho-te a ler isto http://www.howtoforge.com/the-perfect-desktop-ubuntu-8.04-lts-hardy-heron

Aqui vais aprender a instalar coisas como o Java entre outras!

Já agora quando usas sudo e colocas a password tens que colocar até ao fim e clicar no enter... não aparecem asteriscos à medida que vais escrevendo!

Obrigado.
Mas as drivers da gráfica não consigo.
Já agora, ainda á bocado no comando sudo, não conseguia meter a pass, agora não consigo aceder ao directório onde tá o ficheiro, isto tá muito confuso :S

HaLf-LiFe
12-09-2008, 22:41
Faz su -
e depois pede-te para pores a password, e introduzes a password de root e dás enter. É mesmo assim essa cena de não aparecer asteriscos ou outros tipos de indentificadores, suponho q seja protecção para não saberem a dimensão da pass.
Drivers da placa gráfica instalo sempre pelo programa envy, tem suporte para placas antigas tambem.

PS: o envy tem no synaptic, é so instalares o envyng-core, envy gtk (caso uses gnome) ou o envy qt (caso uses kde)..depois de instalares é criado um atalho para o programa em Ferramentas do Sistema

Merkury
12-09-2008, 22:46
Drivers da placa gráfica instalo sempre pelo programa envy, tem suporte para placas antigas tambem.

PS: o envy tem no synaptic, é so instalares o envyng-core, envy gtk (caso uses gnome) ou o envy qt (caso uses kde)..depois de instalares é criado um atalho para o programa em Ferramentas do Sistema

N00b here :004:

Merkury
12-09-2008, 22:49
Problema do aMSN resolvido, usei o Synaptic ;)
EDIT: não consigo fazer login usando o aMSN.
ajudinha aqui :(

HaLf-LiFe
12-09-2008, 22:54
O envy é um programa que faz automaticamente o processo de instalação de drivers ati/nvidia é 100% noob friendly :)
Quanto ao synaptic vou tentar explicar o melhor q posso q tb sou noob, é um ambiente gráfico para o comando da consola apt-get que é o comando para instalar programas e pacotes.
Para instalares o envy, ou vais ao Synaptic que penso que está no Administração do Sistema e procuras pelos ficheiros que referi acima e instalas ou então introduzes os seguintes comandos na consola:
sudo apt-get install envyng-gtk
sudo apt-get install envyng-core
e depois é criado um atalho para esse programa nas aplicações.

AndreAPL
12-09-2008, 22:56
Aconselho a ler os stickies e alguns tópicos existentes.
Várias das dúvidas já tinham sido recentemente respondidas.

<