View Full Version : Ubuntu 8.04 [Dúvidas]
Boa tarde.
Desde que fiz a actualização para o 8.04 há cerca de 1 semana que o gestor de actualizações não faz nada. Antes todos os dias havia updates para fazer.
Será isto normal ou passa-se alguma coisa com o meu pc?
alguém que tenha um sistema de som 5.1 pode fazer um print screen às configs que tem no alsa mixer? É que não consigo por todas as colunas a trabalhar! isto não me sai do 2.0 stereo!!
ninguém tem som 5.1 que me possa ajudar? :(
dyabolic 02-05-2008, 18:20 pronto ja consegui instalar tambem as tools do vmware, afinal foi muito simples....para quem tive com problemas é so fazer o seguinte, com o vmware aberto e ja com a virtual machine criada e instalada vao a edit - preferences e no separador tools, metem 1 visto em automatically upgrade vmware tools at power on.....depois iniciam a virtual machine e vao a vm e clicam em install vmware tools.....depois quando a maquina tiver iniciado vao ao meu computado na virtual machine, e vai aparecer 1a unidade de cd para instalar as tools, aí é so executar e instalar....and tools are been installed....:P
ps. s n aparecer logo as tools no meu computador, reiniciem a virtual machine....
agora so tenho 1a duvida, k é a seguinte, tipo a grafica que o vmware mete é vmware svga 2, mas é so de 16mb, logo assim nao vai dar para jogar, tipo so queria mesmo jogar pes....nao ha maneira de mudar isso, tipo podia detectar mesmo a nossa grafica e nao 1a virtual de 16mb.....
aceitam-se soluçoes....:002:
cumps
Não existem, é assim mesmo que funciona.
dyabolic 02-05-2008, 18:47 pois....entao maquina virtual para jogos é impossivel....dá sim para uns desenraskes, mas para jogos nepia....tambem sempre tive essa ideia....mas como ja ouvi por aqui plo forum a dizer que para jogos mete-se em maquina virtual e ta o problema resolvido....mas afinal nao é nada disso....
mas pronto, mesmo é assim dá sempre para desenrascar em algumas cenas....
cumps!!
Pessoal tenho o 8.04 fresquinho, é assim para actualizar atraves do ntp as horas e data da para ser automaticamente mas so tem servidores de outros paises... posso colocar qq um ? Necessitava tb q alguem me indicasse o pack para ter os codecs e java etc necessarios se possivel um pacote q m instalasse ja tudo... e dps alguns conselhos para mais alguma coisa util :)
flsantos 02-05-2008, 21:08 eu para ter tudo instalei do repositório o ubuntu-restricted-extras (acho que é isto) e depois habilitei o medibuntu para o w32codecs e tenho tudo a funcionar.
Quanto ao ntp: http://www.pool.ntp.org/zone/pt
Podes me dar uma ajuda pff ? eu coloquei pt.pool.ntp.org e adicionei mas ele n actualiza... é so isto q tenho q colocar ? s me puderes ajudar...
Não sei, nunca trabalhei com o ntp. No entanto, lendo o que está lá na página:
There are not enough servers in this zone, so we recommend you use the Europe zone (europe.pool.ntp.org):
server 0.europe.pool.ntp.org
server 1.europe.pool.ntp.org
server 2.europe.pool.ntp.org
server 3.europe.pool.ntp.org
Obg esquiso, vou tentar :) coloquei o europe.pool.ntp.org e um visto se n der vou colocar esses 5 tb... deve ser isso n ?
Em relaçao a td q é necessario para som imagem etc etc... java... aconselhas me o restricted extras e mais algum ? o mediaubuntu n encontro...
Obg
o medibuntu é um repositório com conteudos extra como os codecs w32 e mais umas coisas
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Medibuntu
Ja instalei penso eu... fiz os 2 comandos na consola gama, agora como instalo esses repositorios ?
flsantos 02-05-2008, 23:05 Agora já estão instalados, vai ao synaptic e procura o ficheiro w32codecs
OU então no terminal sudo apt-get install w32codecs
Olá
Não consigo obter actualizações automáticas:mad:. Fui verificar manualmente e estavam lá duas.
Convosco também se passa isto? Penso que há um bug qualquer no actualizador.
Boas.
Tenho uma dúvida. Como faço, se é que seja possivel, para o botão do meio do rato funcionar no firefox? (tipo como funciona no windows, carregando no botão e fazer o scroll para nao ter que estar a rodar o mesmo)
Cumpz
Boas, tenho um laptop com ubuntu 8, está auto configurado para ethernet, e tenho um mac mini ligado à net por cabo ethernet. Como o mac tem a airport, pensei em utilizar uma placa wireless (SMC 2,4 Ghz). Fui buscar o driver para o Ubuntu, instalai, configurei o mac para uma ligação airport automática, activei a placa no laptop, reconheceu o nome e a % de sinal do mac, mas mais nada, não consigo, mesmo depois de activar partilhas nos dois, nada, não vejo a root de nenhum deles e não consigo passar ficheiros de um para outro??? Que fazer mais???
Obgdo
Pessoal onde arranjo wallpapers para desktop 1280 x 800 é q n arranjo nd para esta resoluçao :(
http://interfacelift.com/
Mas isto já não é duvida do Ubuntu :)
Olá
Não consigo obter actualizações automáticas:mad:. Fui verificar manualmente e estavam lá duas.
Convosco também se passa isto? Penso que há um bug qualquer no actualizador.
Também me acontece isso, mas como já tou habituado (acontecia o mesmo no 7.04 que usava) nem ligo:P.
Mas se, por exemplo, fizeres apt-get update na consola e existirem actualizações aparece o balão a indicar isso. A questão é que ele não faz esse update sozinho pelos vistos.
Cumprimentos.
EDIT: Agora mesmo fui ver e tinha actualizações.
Também me acontece isso, mas como já tou habituado (acontecia o mesmo no 7.04 que usava) nem ligo:P.
Mas se, por exemplo, fizeres apt-get update na consola e existirem actualizações aparece o balão a indicar isso. A questão é que ele não faz esse update sozinho pelos vistos.
Cumprimentos.
EDIT: Agora mesmo fui ver e tinha actualizações.
Olá
Fiz, como disseste, o 'apt-get update' na consola e obtive uma longa listagem que, presumo, devem ser os repositórios, mas o balão não apareceu. Logo, não tenho actualizações, para já. É aborrecido, pois na versão anterior era automático, o que facilitava as coisas. Haverá qualquer tipo de bug?
Instalei o Ubuntu 8.04 e não arranca -.-
http://img177.imageshack.us/my.php?image=capturaecracj0.png
Aparece isso, e as vezes, aparece a janela do erro sem texto, e não arranca por nada. COmo faço para instalar correctamente o ubuntu, sem esse erro? Na alpha isto não acontecia...
Pessoal instalei o ubuntu 8.04 e fiquei sem efeitos visuais.
Quando faço lspci da grafica dame isto: VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Radeon RV250 [Mobility FireGL 9000] (rev 01)
tentei instalar os drivers com sudo bash ati-driver-installer-8.28.8.run --install e dame:
Detected configuration:
Architecture: i686 (32-bit)
X Server: unable to detect
Removing temporary directory: fglrx-install
de seguida fiz sudo apt-get install xorg-driver-fglrx para ver se resolvia, instalou etc no entanto quando faço fglrxinfo dame isto:
display: :0.0 screen: 0
OpenGL vendor string: Tungsten Graphics, Inc.
OpenGL renderer string: Mesa DRI R200 20060602 AGP 4x x86/MMX/SSE2 TCL
OpenGL version string: 1.3 Mesa 7.0.3-rc2
Falha de segmentção
Isto é o meu xorg.conf
# xorg.conf (X.Org X Window System server configuration file)
#
# This file was generated by dexconf, the Debian X Configuration tool, using
# values from the debconf database.
#
# Edit this file with caution, and see the xorg.conf manual page.
# (Type "man xorg.conf" at the shell prompt.)
#
# This file is automatically updated on xserver-xorg package upgrades *only*
# if it has not been modified since the last upgrade of the xserver-xorg
# package.
#
# If you have edited this file but would like it to be automatically updated
# again, run the following command:
# sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "pt"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
EndSection
Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
EndSection
Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection
Section "ServerLayout"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
EndSectionEspero que alguém me possa ajudar...
Obrigado e aguardo resposta
Boas!
Acabei por hoje experimentar instalar o Hardy Heron(versão para amd 64), e a única coisa q nao consegui por a funcionar o a correr como tinha no gutsy, é o eclipse e poder programar em java... Ou seja, não consigo ter acesso as classes da biblioteca do java. Se alguem tiver uma soluçao q apite, q ja andei por ai no google e nao encontrei soluçao.
De resto pelo q já estive a ver parece-me bastante estável e fácil de utilizar :)
cump's
Viva
Muito recentemente instalei o Ubuntu 8.04 numa máquina virtual com o VMWare, a partir de um Macintosh (imac). Corre tudo muito bem e reparei na grande melhoria do SO desde a última vez que utilizei (versão 6). Porém, há um probleminha que me deixa intrigado: Logo de início alterei a configuração do teclado (que estava em USA) para o teclado PT. Uma vez que o teclado que tenho é macintosh, inicialmente em:
System>Prefrences>Keyboard+Layouts
dei como modelo "Appe/Macintosh" e Layout "Portugal". Testei e funcionava. O problema é quando faço restart do sistema, volta tudo ao mesmo (as teclas do teclado ficam com o layout USA - p. ex. o - passa a \), apesar de a janela de configuração "keyboard preferences" manter o layout PT. Se voltar a seleccionar o que já estava seleccionado, volta a ficar bem até que o sistema reinicie. Não sei o que fazer. Será que há algum ficheiro que não grava?
Obrigado.
Rui
Pessoal instalei o ubuntu 8.04 e fiquei sem efeitos visuais.
Quando faço lspci da grafica dame isto: VGA compatible controller: ATI Technologies Inc Radeon RV250 [Mobility FireGL 9000] (rev 01)
Obrigado e aguardo resposta
os Drivers FGLRX da ATI NÃO suportam a tua placa gráfica.
Tens de usar os drivers opensource que já vêm instalados no Ubuntu - os "radeon".
Muda a tua configuração para usar os "radeon"/"ati" e reinicia.
Sou novo aqui no forum e estou a experimentar o ubuntu pela primeira vez (até agora so tinha usado windows). Em relação a rede sem fios, eu comsegui instalar a minha placa com os seguintes comandos que encontrei num forum:
"If you have Atheros AR5007 wireless network adapter follow this procedure to make it work in ubuntu 8.04
For i386 Users
First go to System–>Administration–>Hardware Drivers” and disable by un-ticking the following option
Atheros Hardware Access Layer (Hal)
Then Reboot your system.
Preparing your system
sudo apt-get install build-essential
Then open the terminal from Applications–>Accessories–>Terminal and copy the following command
wget http://snapshots.madwifi.org/special/madwifi-ng-r2756+ar5007.tar.gz
tar xfz madwifi-ng-r2756+ar5007.tar.gz
cd madwifi-ng-r2756+ar5007
make
sudo make install
sudo modprobe ath_pci
sudo reboot
That’s it now your wireless should work without any problem."
Pelo menos comigo funcionou logo a primeira! Espero ter ajudado! Cumps :D
Olá
Fiz, como disseste, o 'apt-get update' na consola e obtive uma longa listagem que, presumo, devem ser os repositórios, mas o balão não apareceu. Logo, não tenho actualizações, para já. É aborrecido, pois na versão anterior era automático, o que facilitava as coisas. Haverá qualquer tipo de bug?
Provavelmente não terias updates a fazer nesse momento. Já experimentei e deu.
Concordo que seja chato para fazer isso, mas também nunca procurei se havia solução ou não, ou o que causava isso. Mas também me acontecia no 7.04.
Cumprimentos.
charrado 03-05-2008, 21:56 Boas tardes... eu fiz (ja tinha feito) isso que disses-te! E instala e detecta a placa wireless na boa mas quando me tento conectar a alguma rede, nunca consigo!
Alguma sugestão?
Cumprimentos!!
os Drivers FGLRX da ATI NÃO suportam a tua placa gráfica.
Tens de usar os drivers opensource que já vêm instalados no Ubuntu - os "radeon".
Muda a tua configuração para usar os "radeon"/"ati" e reinicia.
Consegui por os drivers direitos e a funcionar. Quando dou glxinfo | grep "direct rendering":
direct rendering: Yes
Dando o comando glxinfo | grep vendor:
server glx vendor string: SGI
client glx vendor string: SGI
No entanto o compiz diz que não foi possivel habilitar os efeitos neste ambiente... Mas se eu der o comando:SKIP_CHECKS=yes compiz a funcionar na perfeição. Alguém me consegue explicar pq?ou soluçao...
ja agora modifiquei o xorg para isto:
Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "pt"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Configured Mouse"
Driver "mouse"
Option "CorePointer"
EndSection
Section "InputDevice"
Identifier "Synaptics Touchpad"
Driver "synaptics"
Option "SendCoreEvents" "true"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "HorizEdgeScroll" "0"
EndSection
Section "Device"
Identifier "ATI Technologies Inc Radeon R250 [Mobility FireGL 9000]"
Driver "ati"
BusID "PCI:1:0:0"
Option "XAANoOffscreenPixmaps"
Option "DisableGLXRootClipping" "true"
Option "AddARGBGLXVisuals" "true"
Option "AllowGLXWithComposite" "true"
Option "EnablePageFlip" "true"
Option "GARTSize" "64"
Option "MergedFB" "off"
EndSection
Section "Monitor"
Identifier "Generic Monitor"
Option "DPMS"
EndSection
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Device "ATI Technologies Inc Radeon R250 [Mobility FireGL 9000]"
Monitor "Generic Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 24
Virtual 1920 1440
Modes "1400x1050"
EndSubSection
EndSection
Section "ServerLayout"
Option "AIGLX" "true"
Identifier "Default Layout"
Screen "Default Screen"
InputDevice "Generic Keyboard"
InputDevice "Configured Mouse"
# Uncomment if you have a wacom tablet
# InputDevice "stylus" "SendCoreEvents"
# InputDevice "cursor" "SendCoreEvents"
# InputDevice "eraser" "SendCoreEvents"
InputDevice "Synaptics Touchpad"
EndSection
Section "DRI"
Mode 0666
EndSection
Section "Extensions"
Option "Composite" "Enable"
EndSection Se alguem me ajudar agradecia
cumps
guilherme 04-05-2008, 06:17 Eu tenho 1 pequenino problema no maravilhoso ubuntu, as sombras aparecem pink:lol:
Anyway a grafica é uma 8600gt
Eu tenho 1 pequenino problema no maravilhoso ubuntu, as sombras aparecem pink:lol:
Anyway a grafica é uma 8600gt
em principio este comando deve funcionar
sudo ln -sf /usr/lib/nvidia/libwfb.so.xserver-xorg-core /usr/lib/xorg/modules/libwfb.so
cumps
E o meu problema pessoal ninguem sabe porque é que so consigo correr o compiz com o comando SKIP_CHECKS=yes compiz ????
cumps
AndreAPL 04-05-2008, 12:57 talvez porque a placa pode estar na blacklist ?
http://wiki.compiz-fusion.org/Hardware/Blacklist
hipotermia 04-05-2008, 15:17 desde que instalei o upgrade do 7.10 pro hardy via update manager, o cd/dvd rom deixou de assumir.
já andei a vasculhar no google e no fórum de ubuntu e não consigo dar a volta.
dá-me sempre "cannot mount media"
tenho os packages de codecs extras instalados.
alguém sabe como resolver?
Nomearod 04-05-2008, 15:34 Uma fresh install e ficaria quase de certeza a dar. =|
Boas. desde a versão beta que tenho tentado instalar o 8.04 no meu portatil. Metia o CD mas ele simplesmente parava a meio do arranque (barra laranja).
Fiz entao um upgrade do 7.10 e tudo correu bem, tirando o facto que não consigo arrancar com o ultimo kernel disponivel, tendo de usar um dos antigos que tinha. O problema é o mesmo, para a meio na barrinha laranja.
Alguma soluçao?
boas
fiz a actualização para a nova versao a 8.04, e agora quando vou activar os efeitos, da-me este erro
"Desktop Effects could not be enable"
tenho uma ati mobility 9200 e ta com os drivers radeon
outra pergunta
inicialmente tinha feito uma partição de 5gb, mas agora queria aumenta-la como é que poderei fazer isso? Instalei e experimentei com o qparted mas não da :S
Podes aumentá-la ou diminui-la desde que seja uma partição lógica e possas fazer espaço livre dentro da extended (redimensionando uma partição vizinha, p.ex.) ou que seja uma primária e consigas, também, arranjar espaço livre fora da(s) extended.
guilherme 04-05-2008, 17:55 boas
fiz a actualização para a nova versao a 8.04, e agora quando vou activar os efeitos, da-me este erro
outra pergunta
inicialmente tinha feito uma partição de 5gb, mas agora queria aumenta-la como é que poderei fazer isso? Instalei e experimentei com o qparted mas não da :S
Boas, enquanto tive um portatil com essa grafica nunca consegui activar a aceleração 3D decentemente, e como tal nunca funcionou muito bem.
eu no ubuntu 7.04 tinha o compiz a funcionar com alguns efeitos, alguns temas tipo com glass nas janelas e isso. Mas agora não da, também so o queria para ter uns efeitos glass.
Existe algum programa para linux que faça esse efeito nas janelas? ou tema?
Thanks neonl (http://www.techzonept.com/member.php?u=52131)
Ratoxkrazy 04-05-2008, 20:21 Bem tou a receber a ligaçao á internet pelo cabo ethernet ligado á placa de rede, e queria partilhar internet pelos restantes computadores via wireless
Possuo o ubunto 8.04
pintapau 04-05-2008, 20:33 Olá.
Eu estou com o seguinte problema: quando tento fazer um fresh install, aparece "Initializing gfx code..." e não passa dali.
Alguém teve o mesmo problema? Como posso dar a volta a isto?
Bem tou a receber a ligaçao á internet pelo cabo ethernet ligado á placa de rede, e queria partilhar internet pelos restantes computadores via wireless
Possuo o ubunto 8.04
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Partilha_Internet_Lan
Vê se ajuda.
guilherme 04-05-2008, 21:41 Agora tenho outro problema, depois de resolver o prob das sombras, as legendas no mplayer estão horríveis, muito pixelizadas, não sei o que terei feito:mad:
Ratoxkrazy 05-05-2008, 09:31 Como partilhar a net no ubunto 8.04... tipo recebo a net via cabo ethernet para a placa de rede, e queria partilhar isto via wireless...
o meu interface da placa de rede é eth0
e da placa wireless é eth1
já tentei um toturial que me aconselharam aqui no forum e fiquei sem net :|
boas,
tenho o ubuntu a correr numa máquina virtual (VirtualBox)
o problema é que só consigo por isto a correr na resolução máxima de 800x600.
corro sudo displayconfig-gtk a partir da consola e, quando tento adicionar um monitor genérico 1024x768 abre uma caixa para escolher o ficheiro de driver. a partir daqui não consigo fazer mais nada.
estou no bom caminho ou nem por isso?
se estiver no bom caminho, onde encontro o driver?
obrigado
tens de instalar o vmware tools na máquina virtual ubuntu.
este site da uma ideia de como fazeres isso:
http://ubuntu-tutorials.com/2007/10/02/how-to-install-vmware-tools-on-ubuntu-guests/
o vmware tools são "os drivers" para as imagens virtuais.
( se quiseres fazer um guia em pt disso para partilhar com as outras pessoas era sempre bem vindo :p )
Abraço
obrigado pela ajuda.
o guia desse site não resultou. talvez ele tenha usado uma versão mais antiga do VirtualBox. a minha versão do VirtualBox (1.5.0) traz os drivers num ficheiro chamado VBoxLinuxAdditions.run e, segundo o help do VirtualBox, basta fazer correr este ficheiro para instalar. só que diz também que é necessário possibilitar building external kernel modules antes de correr este ficheiro e não sei como fazer isso. se me puderes ajudar...
obrigado mais uma vez!
se houver alguma alma caridosa que me consiga ajudar, agradeço.
lembro que tenho o ubuntu a correr numa máquina virtual usando o virtualbox 1.5.0 no windows xp.
não consigo fazer correr na consola o ficheiro VBoxLinuxAdditions.run que acho que resolveria os meus problemas...
dyabolic 05-05-2008, 13:36 boas, dá para meter o network manager a iniciar automaticament a ligaçao à net, ou seja qd inicio sessao no ubuntu ter logo net?? tipo com o wicd dá, mas começou m a dar uns problemas entao voltei para o network manager mas sempre k inicio o ubuntu, pa ter net tenho que tirar a pen wireless e voltar a ligar.....e é 1 bocado chato ter k tar sempre a fazer isso, daki a pouco inda queimo a pen.....:004:
s alguem poder ajudar agradecia....
cumps!!
se houver alguma alma caridosa que me consiga ajudar, agradeço.
lembro que tenho o ubuntu a correr numa máquina virtual usando o virtualbox 1.5.0 no windows xp.
não consigo fazer correr na consola o ficheiro VBoxLinuxAdditions.run que acho que resolveria os meus problemas...
que erro da?
tas a correr o seguinte comando no local onde está o ficheiro?
sudo sh VBoxLunuxAdditions.run
Consegui por os drivers direitos e a funcionar. Quando dou glxinfo | grep "direct rendering":
direct rendering: Yes
Dando o comando glxinfo | grep vendor:
server glx vendor string: SGI
client glx vendor string: SGI
No entanto o compiz diz que não foi possivel habilitar os efeitos neste ambiente... Mas se eu der o comando:SKIP_CHECKS=yes compiz a funcionar na perfeição. Alguém me consegue explicar pq?ou soluçao...
ja agora modifiquei o xorg para isto:
Se alguem me ajudar agradecia
cumps
boas
outra pergunta
Voces precisam de fazer isto (provavelmente as vossas placas estão na blacklist):
na consola:mkdir -p ~/.config/compiz/ && echo SKIP_CHECKS=yes >> ~/.config/compiz/compiz-manager
gksudo gedit /usr/bin/compiz
e adicionar o seguinte:
SKIP_CHECKS="yes"
eu adicionaei por de baixo de: VERBOSE="yes"
dyabolic 05-05-2008, 14:32 dá o seguinte erro a procurar actualizaçoes:
http://piratesmanic.890m.com/erro.png
alguem sabe como resolver??
Falta-te a chave desse repositorio
Para resolver, tens k adicionar a chave, ela deve encontrar-se no site do proprio repositorio.
Caso não consigas podes sempre retirar o repositorio da lista das fontes,. que se encontra em /etc/apt/sources.list
basta um simples # no inicio da linha.
dyabolic 05-05-2008, 14:53 ya esse problema ja resolvi.....agora gosta de resolver este:
dá para meter o network manager a iniciar automaticament a ligaçao à net, ou seja qd inicio sessao no ubuntu ter logo net?? tipo com o wicd dá, mas começou m a dar uns problemas entao voltei para o network manager mas sempre k inicio o ubuntu, pa ter net tenho que tirar a pen wireless e voltar a ligar.....e é 1 bocado chato ter k tar sempre a fazer isso, daki a pouco inda queimo a pen.....
cumps!
que erro da?
tas a correr o seguinte comando no local onde está o ficheiro?
sudo sh VBoxLunuxAdditions.run
iGama,
o erro que dá é este:
Unable to build the kernel module. See the log file /var/log/vboxadd-install.log
for more details.
o log é este:
Installing VirtualBox 1.5.0 Guest Additions, built Mon Sep 3 17:32:26 CEST 2007
Testing the setup of the guest system
Building a test kernel module...
make KBUILD_VERBOSE=1 -C /lib/modules/2.6.24-16-generic/build SUBDIRS=/tmp/selfgz5437/module/test SRCROOT=/tmp/selfgz5437/module/test modules
test -e include/linux/autoconf.h -a -e include/config/auto.conf || ( \
echo; \
echo " ERROR: Kernel configuration is invalid."; \
echo " include/linux/autoconf.h or include/config/auto.conf are missing."; \
echo " Run 'make oldconfig && make prepare' on kernel src to fix it."; \
echo; \
/bin/false)
mkdir -p /tmp/selfgz5437/module/test/.tmp_versions ; rm -f /tmp/selfgz5437/module/test/.tmp_versions/*
make -f scripts/Makefile.build obj=/tmp/selfgz5437/module/test
gcc -m32 -Wp,-MD,/tmp/selfgz5437/module/test/.test.o.d -nostdinc -isystem /usr/lib/gcc/i486-linux-gnu/4.2.3/include -D__KERNEL__ -Iinclude -include include/linux/autoconf.h -Wall -Wundef -Wstrict-prototypes -Wno-trigraphs -fno-strict-aliasing -fno-common -Werror-implicit-function-declaration -O2 -pipe -msoft-float -mregparm=3 -freg-struct-return -mpreferred-stack-boundary=2 -march=i586 -mtune=generic -ffreestanding -maccumulate-outgoing-args -Iinclude/asm-x86/mach-default -fomit-frame-pointer -g -fno-stack-protector -Wdeclaration-after-statement -Wno-pointer-sign -I/lib/modules/2.6.24-16-generic/build/include -I/tmp/selfgz5437/module/test/ -I/tmp/selfgz5437/module/test/include -I/tmp/selfgz5437/module/test/r0drv/linux -D__KERNEL__ -DMODULE -D__LINUX__ -DIN_RING0 -D_X86_ -DIN_RT_R0 -DIN_SUP_R0 -DVBGL_VBOXGUEST -DVBGL_HGCM -DVBOX_HGCM -DMODULE -D"KBUILD_STR(s)=#s" -D"KBUILD_BASENAME=KBUILD_STR(test)" -D"KBUILD_MODNAME=KBUILD_STR(vboxadd_test)" -c -o /tmp/selfgz5437/module/test/.tmp_test.o /tmp/selfgz5437/module/test/test.c
ld -m elf_i386 -m elf_i386 -r -o /tmp/selfgz5437/module/test/vboxadd_test.o /tmp/selfgz5437/module/test/test.o
Building modules, stage 2.
make -f /usr/src/linux-headers-2.6.24-16-generic/scripts/Makefile.modpost
scripts/mod/modpost -m -a -i /usr/src/linux-headers-2.6.24-16-generic/Module.symvers -I /tmp/selfgz5437/module/test/Module.symvers -o /tmp/selfgz5437/module/test/Module.symvers -w -s
gcc -m32 -Wp,-MD,/tmp/selfgz5437/module/test/.vboxadd_test.mod.o.d -nostdinc -isystem /usr/lib/gcc/i486-linux-gnu/4.2.3/include -D__KERNEL__ -Iinclude -include include/linux/autoconf.h -Wall -Wundef -Wstrict-prototypes -Wno-trigraphs -fno-strict-aliasing -fno-common -Werror-implicit-function-declaration -O2 -pipe -msoft-float -mregparm=3 -freg-struct-return -mpreferred-stack-boundary=2 -march=i586 -mtune=generic -ffreestanding -maccumulate-outgoing-args -Iinclude/asm-x86/mach-default -fomit-frame-pointer -g -fno-stack-protector -Wdeclaration-after-statement -Wno-pointer-sign -D"KBUILD_STR(s)=#s" -D"KBUILD_BASENAME=KBUILD_STR(vboxadd_test.mod)" -D"KBUILD_MODNAME=KBUILD_STR(vboxadd_test)" -DMODULE -c -o /tmp/selfgz5437/module/test/vboxadd_test.mod.o /tmp/selfgz5437/module/test/vboxadd_test.mod.c
ld -m elf_i386 -r -m elf_i386 --build-id -o /tmp/selfgz5437/module/test/vboxadd_test.ko /tmp/selfgz5437/module/test/vboxadd_test.o /tmp/selfgz5437/module/test/vboxadd_test.mod.o
Inserting the test module module/test/vboxadd_test.ko into the kernel.
Building the VirtualBox Guest Additions kernel module.
make KBUILD_VERBOSE=1 -C /lib/modules/2.6.24-16-generic/build SUBDIRS=/tmp/vbox.0 SRCROOT=/tmp/vbox.0 modules
test -e include/linux/autoconf.h -a -e include/config/auto.conf || ( \
echo; \
echo " ERROR: Kernel configuration is invalid."; \
echo " include/linux/autoconf.h or include/config/auto.conf are missing."; \
echo " Run 'make oldconfig && make prepare' on kernel src to fix it."; \
echo; \
/bin/false)
mkdir -p /tmp/vbox.0/.tmp_versions ; rm -f /tmp/vbox.0/.tmp_versions/*
make -f scripts/Makefile.build obj=/tmp/vbox.0
gcc -m32 -Wp,-MD,/tmp/vbox.0/.cmc.o.d -nostdinc -isystem /usr/lib/gcc/i486-linux-gnu/4.2.3/include -D__KERNEL__ -Iinclude -include include/linux/autoconf.h -Wall -Wundef -Wstrict-prototypes -Wno-trigraphs -fno-strict-aliasing -fno-common -Werror-implicit-function-declaration -O2 -pipe -msoft-float -mregparm=3 -freg-struct-return -mpreferred-stack-boundary=2 -march=i586 -mtune=generic -ffreestanding -maccumulate-outgoing-args -Iinclude/asm-x86/mach-default -fomit-frame-pointer -g -fno-stack-protector -Wdeclaration-after-statement -Wno-pointer-sign -I/lib/modules/2.6.24-16-generic/build/include -I/tmp/vbox.0/ -I/tmp/vbox.0/include -I/tmp/vbox.0/r0drv/linux -D__KERNEL__ -DMODULE -DRT_OS_LINUX -DIN_RING0 -D_X86_ -DIN_RT_R0 -DIN_SUP_R0 -DVBGL_VBOXGUEST -DVBOX_HGCM -DLOG_TO_BACKDOOR -DMODULE -D"KBUILD_STR(s)=#s" -D"KBUILD_BASENAME=KBUILD_STR(cmc)" -D"KBUILD_MODNAME=KBUILD_STR(vboxadd)" -c -o /tmp/vbox.0/.tmp_cmc.o /tmp/vbox.0/cmc.c
In file included from /tmp/vbox.0/include/iprt/types.h:72,
from /tmp/vbox.0/r0drv/linux/the-linux-kernel.h:25,
from /tmp/vbox.0/cmc.c:17:
include/linux/types.h:40: error: redefinition of typedef ‘uintptr_t’
/tmp/vbox.0/include/iprt/stdint.h:118: error: previous declaration of ‘uintptr_t’ was here
In file included from include/linux/thread_info.h:33,
from include/linux/preempt.h:9,
from include/linux/spinlock.h:49,
from /tmp/vbox.0/r0drv/linux/the-linux-kernel.h:53,
include/linux/bitops.h:6:1: warning: "BIT" redefined
In file included from /tmp/vbox.0/include/iprt/types.h:20,
from /tmp/vbox.0/r0drv/linux/the-linux-kernel.h:25,
/tmp/vbox.0/include/iprt/cdefs.h:1019:1: warning: this is the location of the previous definition
make[2]: *** [/tmp/vbox.0/cmc.o] Error 1
make[1]: *** [_module_/tmp/vbox.0] Error 2
make: *** [vboxadd] Error 2
do qual eu não percebo nada!
lol
como estou a correr isto num computador com pouca ram, pode ser falta de ram?
não é da ram , faltam-te pacotes para compilar
instala os pacotes build-essential e headers do kernel
sudo apt-get install build-essential linux-headers-($uname -r)
depois já deves poder :)
não é da ram , faltam-te pacotes para compilar
instala os pacotes build-essential e headers do kernel
sudo apt-get install build-essential linux-headers-($uname -r)
depois já deves poder :)
deu erro...
hugo@hugo-desktop:~$ sudo apt-get install build-essential linux-headers-($uname -r)
bash: syntax error near unexpected token `('
experimentei ir pelo synaptic e instalei os linux-headers (na dúvida instalei todos) e continuou a não dar...
Death_Knight 05-05-2008, 19:03 Boas, teno uma dúvida em relação á instalação do ubuntu que é assim:
Eu vou instalar o ubuntu 8.04 pois vou precisar dele para uma cadeira no curso e assim instalo o mais recente, agora tenho a seguinte dúvida, como eu tenho windows se eu usar um programa para criar uma nova partição depois consigo instalar bem o ubunto nessa partição ou ela tem mesmo que ser criada via ubuntu? (pergunto isto pois possivelmente para criar a partição perderia alguns ficheiros e tenho aqui algumas coisas bem importantes.
E já agora sabem-me dizer se ele corre bem numa partição de 5 ou 10GB ou ele gosta de estar "mais á larga"?
Cumps
Para resolver o problema de som em Flash no Firefox no 8.04 :
http://azulebanana.com/bluey/2008/05/05/libflashsupport-rebenta-firefox-no-ubuntu-804/
Queria instalar o ubuntu num disco, mas não queria formatar o disco.
Ao criar a partição para o ubuntu , o risco de ele ter que formatar tudo é grande , ou nem por isso ?
Voces precisam de fazer isto (provavelmente as vossas placas estão na blacklist):
na consola:mkdir -p ~/.config/compiz/ && echo SKIP_CHECKS=yes >> ~/.config/compiz/compiz-manager
gksudo gedit /usr/bin/compiz
e adicionar o seguinte:
SKIP_CHECKS="yes"eu adicionaei por de baixo de: VERBOSE="yes"
es deus funca na perfeição heheh
tanks. cumps
Nem por isso.
Se fizeres tudo direitinho como na thread que alguém (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=268128) já aqui escreveu não deves ter problemas.
Mas pelo sim pelo não faz backups.
arkannis 06-05-2008, 01:23 Estou com um problema chatinho mas parece simples de resolver.
Quando o meu ubuntu inicia, não monta automaticamente as outras partições NTFS que estão no disco. Mas para ficarem montadas basta clicar no atalho para elas (No menu Places) e é instantaneo, fica logo feito.
É chato porque se me esqueço de fazer isso e ponho-me a abrir um cliente de torrents ou um leitor de musica (que têm os ficheiros nessas partições), eles começam a dar erros por todo o lado porque não conseguem encontrar os ditos ficheiros.
Alguém sabe tratar disto?
Obrigado
Olá a todos. Hoje andava de volta do ubuntu a passear pela net quando noto que os gráficos estão a ficar marados tal e qual como se tivesse feito um overclock do tamanho do mundo à placa. Pensei que talvez fosse algo a haver com a temperatura. Desliguei o pc, tirei a tampa e a placa estava quente. Deixei o pc a marinar durante uma horita e já estava tudo fresco. Voltei ao ubuntu mas o desktop andava literalmente alucinado. Tudo preto e com traços esquesitos. Não sei o que se passa com ele, alguém me pode dizer algo acerca disto.
O meu computador tem uma gráfica Ati X850XT e tem os drivers da ati instalados através de um programa de um italiano, que infelizmente não me recordo do nome, que estava referenciado no forum do ubuntu. O programa instala os drivers e vai aos repositórios buscar o que é necessário.
hipotermia 06-05-2008, 02:49 Estou com um problema chatinho mas parece simples de resolver.
Quando o meu ubuntu inicia, não monta automaticamente as outras partições NTFS que estão no disco. Mas para ficarem montadas basta clicar no atalho para elas (No menu Places) e é instantaneo, fica logo feito.
É chato porque se me esqueço de fazer isso e ponho-me a abrir um cliente de torrents ou um leitor de musica (que têm os ficheiros nessas partições), eles começam a dar erros por todo o lado porque não conseguem encontrar os ditos ficheiros.
Obrigado
estou com o mesmo problema.
façam um checkdisk em windows as partições ntfs que deverá resolver o problema.
cheira-me que deverá haver erros nas partições ntfs por isso é que ele não as monta automáticamente.
dyabolic 06-05-2008, 12:50 Estou com um problema chatinho mas parece simples de resolver.
Obrigado
estou com o mesmo problema.
tambem tinha esse problema, mas ja disse aqui ao pessoal de como resolver....
instalem o programa gParted atraves do gestor de pacotes, depois executam em Sistema > Administração > Editor de Partições.....depois quando vos aparecer uma janela com todas as partiçoes metem 1 visto em todas que querem que apareçam montadas e fazem aplicar....e voila, reiniciam a máquina e vao ver que ja aparecem montadas...
cumps!!
Boas.
A mim bastou-me instalar o ntfs3g-config (ou semelhante, não tou em Linux), abrir aquilo e dizer com que nome queria montar a unidade. Funcionou à 1ª;)
Cumprimentos.
hipotermia 06-05-2008, 15:24 tambem tinha esse problema, mas ja disse aqui ao pessoal de como resolver....
instalem o programa gParted atraves do gestor de pacotes, depois executam em Sistema > Administração > Editor de Partições.....depois quando vos aparecer uma janela com todas as partiçoes metem 1 visto em todas que querem que apareçam montadas e fazem aplicar....e voila, reiniciam a máquina e vao ver que ja aparecem montadas...
cumps!!
hmm, não me aparece essa opção de colocar o visto. :| damn. acho que vou ter de fazer um clean install do 8.04 (sem format).
dyabolic 06-05-2008, 16:04 entao tenta instalar o ntfs-config.....para executar tens k ir a aplicaçoes > ferramentas de sistema > ferramenta de configuraçao NTFS.....mete 1 visto na checkbox k ta sem visto, e vê se resolve..
Olá a todos. Hoje andava de volta do ubuntu a passear pela net quando noto que os gráficos estão a ficar marados tal e qual como se tivesse feito um overclock do tamanho do mundo à placa. Pensei que talvez fosse algo a haver com a temperatura. Desliguei o pc, tirei a tampa e a placa estava quente. Deixei o pc a marinar durante uma horita e já estava tudo fresco. Voltei ao ubuntu mas o desktop andava literalmente alucinado. Tudo preto e com traços esquesitos. Não sei o que se passa com ele, alguém me pode dizer algo acerca disto.
O meu computador tem uma gráfica Ati X850XT e tem os drivers da ati instalados através de um programa de um italiano, que infelizmente não me recordo do nome, que estava referenciado no forum do ubuntu. O programa instala os drivers e vai aos repositórios buscar o que é necessário.
Tive um problema semelhante. Estava a usar os drivers do repositório oficial (8-3), os mesmos que o EnvyNG instala. Uma semana depois de instalar o Hardy começou a aparecer artefactos no ecrã e no dia seguinte a minha Ati HD 3650 não arrancava. Agora tenho a slot PCI-E queimada e preciso de ir comprar uma motherboard nova.
Eu não sei qual é o problema, mas o Hardy não parece gostar dos drivers Catalyst 8-3. Os primeiros drivers Catalyst que suportam oficialmente o Hardy são os 8-4, mas tens de instalar esses à mão.
Eu sugiro que revertas para o driver open-source Xorg-Ati por agora, esperes uma semana até que saiam os drivers Catalyst 8-5 e instales esses à mão (http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Hardy_Installation_Guide#Method_2:_Manual_M ethod).
BlocoDaBarra 07-05-2008, 11:16 Boas pessoal,
Sou utilizador de ubuntu desde os eu aparecimento e nas últimas versões tenho notado que a ventoinha não pará de funcionar e não arranjo maneira de solucionar isto!
Mesmo na mais básica das utilizações ou por vezes bastas até que esteja só ligado sem nenhuma aplicação a correr e a ventoinha não pará!
Estamos a falar de um hp 2699 por isso não penso que seja devido a ofacto da máquina não aguentar...!
Obrigado desde já!
A gestão dos recursos de refrigeração em condições normais não é feita pelo sistema operativo, portanto a única coisa que podes fazer é abrir um monitor de sistema (e.g. gnome-system-monitor) e ver se com o sistema "em descanso" existe algum processo a utilizar muita capacidade de processamento.
hipotermia 07-05-2008, 22:50 desde que instalei o upgrade do 7.10 pro hardy via update manager, o cd/dvd rom deixou de assumir.
já andei a vasculhar no google e no fórum de ubuntu e não consigo dar a volta.
dá-me sempre "cannot mount media"
tenho os packages de codecs extras instalados.
alguém sabe como resolver?
já consegui solucionar o do disco em ntfs (editar o fstab e tal)
continuo é sem resolver este. por mais que tente, não consigo activar a leitura de nada.
(/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec 0 0)
dvd's, cd's.... nada
No media in the drive
:\
_CeReaL_KiLLeR 08-05-2008, 03:32 Boas
instalei o ubuntu no meu portatil LG P1 e tenho aqui uma situaçao um bocado estranha...
A bateria so dura 40minutos e o portatil aquece mesmo muito! eu ja tinha tido o 7.08 há uns tempos e nunca notei nada disso, depois tive 6 meses sem linux e agr voltei...
o que sera?
Boas,
Eu tenho o seguinte problema, o Ubuntu reconhece todas as pens usb mas não as "monta", logo não consigo aceder aos seus dados.
O que é estranho é que até o modem da ZTE eu consigo pôr a funcionar, mas as pens nada...
BlocoDaBarra 08-05-2008, 14:00 A mim acontece o mesmo,mesmo sem correr nenh8uma aplicação parece que estou a jogar COD4 naquilo. Aquece muito,a ventoinha não pará e a bateria dura pouco, saliento que nem o compiz tenho activado e os "monitores" quase nem mexem quer a nivel de CPU,disco...
BlocoDaBarra 08-05-2008, 14:01 Boas,
Eu tenho o seguinte problema, o Ubuntu reconhece todas as pens usb mas não as "monta", logo não consigo aceder aos seus dados.
O que é estranho é que até o modem da ZTE eu consigo pôr a funcionar, mas as pens nada...
Já tentaste montar à "mão"?
hasta.g5 08-05-2008, 14:02 já consegui solucionar o do disco em ntfs (editar o fstab e tal)
continuo é sem resolver este. por mais que tente, não consigo activar a leitura de nada.
(/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec 0 0)
dvd's, cd's.... nada
No media in the drive
:\
Não sei se será disso, mas no meu tenho mais uma opção: utf8
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
hipotermia 08-05-2008, 23:15 Não sei se será disso, mas no meu tenho mais uma opção: utf8
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
estranho, fiz como disseste e continua com a cena do "unable to mount".
:S tou farto de ver o fórum de ubuntu...
*-cdrom
description: DVD writer
product: CD/DVDW TS-H552B
vendor: TSSTcorp
physical id: 1
bus info: scsi@3:0.0.0
logical name: /dev/cdrom1
logical name: /dev/dvd1
logical name: /dev/scd0
logical name: /dev/sr0
version: TS12
capabilities: removable audio cd-r cd-rw dvd dvd-r
configuration: ansiversion=5 status=open
e o fstab como disse.
Já tentaste montar à "mão"?
E como faço isso? :confused:
dyabolic 09-05-2008, 12:58 boas, é assim ja me ando a passar com o ruido k m dá no ubuntu....mas é estranho porque a ouvir musica no audacious dá altamente agora por exemplo a ver 1 video na net o som dá ruido, a ouvir musica na net o som dá ruido....os avisos do emesene quando entra alguem por exemplo tambem dá ruido....fogo nao sei mais que devo fazer pa resolver isso, ja andei a ver no alsa mixer e outras aplicaçoes de controlo de volume e nada....
no alsa mixer dá-me o seguinte erro:
http://piratesmanic.890m.com/erroAlsa.png
tipo eu ate conseguia resolver o problema, o pior é que nao encontro esses directorios onde dá erro...ja fiz uma procura e nada....mas pronto, não é por aí porque tenho outra aplicação de controlo de volume e tenho tudo sem som execepto o volume das colunas mas mesmo assim nao resulta.....:S...
aki fica 1 printscreen do controlo de volume:
http://piratesmanic.890m.com/controloVol.png
e aki fica 1 printscreen das configuraçoes de Som:
http://piratesmanic.890m.com/confSom.png
espero que me consigam ajudar....
cumps!
boas, é assim ja me ando a passar com o ruido k m dá no ubuntu....mas é estranho porque a ouvir musica no audacious dá altamente agora por exemplo a ver 1 video na net o som dá ruido, a ouvir musica na net o som dá ruido....os avisos do emesene quando entra alguem por exemplo tambem dá ruido....fogo nao sei mais que devo fazer pa resolver isso, ja andei a ver no alsa mixer e outras aplicaçoes de controlo de volume e nada....
cumps!
Experimenta isto: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=276346
na parte de "Como resolver o problema do som no Firefox 3 beta"
Epa tenho uma duvida,volta e meia no meu portatil com o ubuntu so começo a ouvir o 2º disco tipo aos arranques...como quando se liga a ficha a um disco...mas isto de 2 em 2 segundos...se reiniciar fica bom,alguem sabe o que é?
pintapau 09-05-2008, 16:26 Olá.
Eu estou com o seguinte problema: quando tento fazer um fresh install, aparece "Initializing gfx code..." e não passa dali.
Alguém teve o mesmo problema? Como posso dar a volta a isto?
Alguém?
Tenta ver isto (http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-424140.html), pintapau.
boas.. instalei o ubuntu 8.04 alternate,
mas ao fazer reboot apos a instalaçao deu-me "Error 18" e nao arrancou. Ja instalei varias vezes criando uma unica particao para o disco todo e ja confirmei que o disco esta definido como "normal" na bios, tal como se indica em varios sites..
mas isso nao resolveu o problema.. se alguem puder ajudar..sendo a primeira vez que tento instalar um sistema linux não estou muito familiarizado com o funcionamento e o que posso tentar mais.. obrigado desde ja
ah ja agora se for util o pc e um pentium II 350mhz com 256mb memoria dedicada.. e pouco mas so pretendia tê-lo para fazer umas experiencias com o SO, e programar um pouco em C..
boas.. instalei o ubuntu 8.04 alternate,
mas ao fazer reboot apos a instalaçao deu-me "Error 18" e nao arrancou. Ja instalei varias vezes criando uma unica particao para o disco todo e ja confirmei que o disco esta definido como "normal" na bios, tal como se indica em varios sites..
mas isso nao resolveu o problema.. se alguem puder ajudar..sendo a primeira vez que tento instalar um sistema linux não estou muito familiarizado com o funcionamento e o que posso tentar mais.. obrigado desde ja
Se erro 18 a que te referes diz respeito ao Grub... esse erro acontece quando o disco é maior do que aquilo que a BIOS aguenta. Para resolver isto tenta fazer update à BIOS e/ou mover a partição de boot para o ínicio.
Fonte: http://www.gentoo.org/doc/en/grub-error-guide.xml (secção 6).
penso que a situacao seja a referida no ponto 2, a mensagem que aparece é:
"GRUB Loading stage1.5.
GRUB loading, please wait...
Error 18"
mas mesmo consultando essa pagina nao sei exactamente o que fazer acerca do CFLAGS settings e como remontar o GRUB..:s
penso que a situacao seja a referida no ponto 2, a mensagem que aparece é:
"GRUB Loading stage1.5.
GRUB loading, please wait...
Error 18"
mas mesmo consultando essa pagina nao sei exactamente o que fazer acerca do CFLAGS settings e como remontar o GRUB..:s
...
Penso que fui bem claro basta fazeres o scrolldown até a secção do Grub Error 18.
ahm... pessoal... eu nao sei trabalhar uito bem com o Ubuntu.. alguem me pode adicionar no MSN e pode me eninar.. com instalar e cenas assim?... ja teo aki a imagem do Ubuntu 8.0.4... Mas percisava k alguem m ajudasse a instalar... o meu mail ta no icone no lado Eskerdo... Por favor... Conto com vcs ppl :)
CumpZ
RiTuAiS
dyabolic 10-05-2008, 12:40 boas, é o seguinte hj liguei a minha maquina mas o ubuntu nao arranca para o modo grafico, tipo faz o loading do boot screen e depois fica assim:
http://joaopaulo1988.com.sapo.pt/10052008.jpg
o k posso fazer para voltar a arrancar??
cumps!
Tenta ver isto: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/103148
Boas.
Sou novo nestas andanças e gostava de saber como instalar o NVU no meu ubuntu 8.04.
De preferência queria pela console porque só lá é que consigo aceder com permissões de root.
Aguardo resposta.
Cumps
Boas.
Sou novo nestas andanças e gostava de saber como instalar o NVU no meu ubuntu 8.04.
De preferência queria pela console porque só lá é que consigo aceder com permissões de root.
Aguardo resposta.
Cumps
sudo apt-get install nvu
Não da, vai até aqui depois não aparece no menu das apps :(
A Ler Listas de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências
Lendo informação de estado... Pronto
Os seguintes pacotes extra serão instalados:
kompozer
Os seguintes NOVOS pacotes serão instalados:
kompozer nvu
0 pacotes actualizados, 2 pacotes novos instalados, 0 a remover e 0 não actualizados.
É necessário fazer o download de 8661kB de arquivos.
Depois desta operação, 26,7MB adicionais de espaço em disco serão utilizados.
Você deseja continuar [Y/n]? y
Obter:1 http://pt.archive.ubuntu.com hardy/universe kompozer 1:0.7.10-0ubuntu4 [8641kB]
Obter:2 http://pt.archive.ubuntu.com hardy/universe nvu 1:0.7.10-0ubuntu4 [20,7kB]
Obtidos 8661kB em 16s (533kB/s)
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado kompozer
(A ler a base de dados ... 113339 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A descompactar kompozer (desde .../kompozer_1%3a0.7.10-0ubuntu4_i386.deb) ...
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado nvu
A descompactar nvu (desde .../nvu_1%3a0.7.10-0ubuntu4_all.deb) ...
A instalar kompozer (1:0.7.10-0ubuntu4) ...
A instalar nvu (1:0.7.10-0ubuntu4) ...
o NVU já esta desactualizado e "abandonado"
O Kompozer é o novo.
Death_Knight 11-05-2008, 02:00 Boas, tenho algumas dúvidas muito iniciais sobre linux:
Por exemplo, quero instalar lá algumas coisas (por exemplo flash player para poder ver coisas no youtube pelo firefox), vou ao site oficial sacar a versão para linux e tenho 3 á escolha, saque a que sacar depois não a sei instalar (lol), como se instala no linux (visto que aquilo que já tentei não funciona pelo mesmo método do windows "2cliques" xD)
Outra coisa é o beryl, eu vi umas screenshots e uns videos de uns temas de beryl e já fui ao site do beryl project experimentar sacar alguns temas, mas quando faço "instalar" nos themes do ubuntu dão erro, ate ja andei a pesquisar e encontrei um tutorial mas devo ter feito alguma coisa mal e não funcionou:joker:
E por ultimo e não tão relacionado directamente com o linux, instalei o ubuntu numa partição feita de propósito e agora quando vejo o boot select screen o ubuntu está sempre em primeiro, como se faz para alterar a lista de maneira a ficar com o vista como SO principal?
Já agora, tenho o ubuntu 8.04
Cumps
Boas, tenho algumas dúvidas muito iniciais sobre linux:
Por exemplo, quero instalar lá algumas coisas (por exemplo flash player para poder ver coisas no youtube pelo firefox), vou ao site oficial sacar a versão para linux e tenho 3 á escolha, saque a que sacar depois não a sei instalar (lol), como se instala no linux (visto que aquilo que já tentei não funciona pelo mesmo método do windows "2cliques" xD)A solução de descarregar a partir da versão que está no site da Adobe passa por descomprimir a tarball e depois correr um script de setup. Por esse scritp só funciona se instalaste o 32-bits/x86. A outra solução, mais automática é instalar pelo apt:sudo apt-get install flashplugin-nonfreeAbrir de novo o Firefox et voilá.
Outra coisa é o beryl, eu vi umas screenshots e uns videos de uns temas de beryl e já fui ao site do beryl project experimentar sacar alguns temas, mas quando faço "instalar" nos themes do ubuntu dão erro, ate ja andei a pesquisar e encontrei um tutorial mas devo ter feito alguma coisa mal e não funcionou:joker:O Beryl está completamente ultrapassado. Uniu-se há muito tempo com o Compiz no chamado Compiz Fusion (http://www.compiz-fusion.org/). Este vem integrado no Ubuntu 7.10 e, claro, no 8.04 com os efeitos básicos. Para o explorar mais ver:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Compiz-Fusion
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Efeitos_graficos
Ainda não foram actualizados para o Hardy mas devem ser equivalentes. Em qualquer caso, alguma dúvida, apita :)
E por ultimo e não tão relacionado directamente com o linux, instalei o ubuntu numa partição feita de propósito e agora quando vejo o boot select screen o ubuntu está sempre em primeiro, como se faz para alterar a lista de maneira a ficar com o vista como SO principal?
Já agora, tenho o ubuntu 8.04
CumpsEditas (com o gedit, p.e.) o menu.lst:sudo gedit /boot/grub/menu.lste fazes "cut" do código que diz "title Windows (...)" e as linhas que estão por baixo que correspondem ainda à instruções de Boot do Windows para cima da opção do Ubuntu (que aparece como principal). Salvas e sais. Depois fazes reboot se as alterações estão correctas.
Pessoal esta é ridícula mas não consigo mesmo por um link no desktop para o meu home. Dá-me jeito.
Antes fazia assim: right click e escolhia "create launcher-file". Colocava no campo do path /home/user.
No Hardy por mais que dê voltas dá sempre erro. Não abre.
Devo estar a ser tótó mas não consigo mesmo fazer isto.
Vai uma ajudita:D?
volcanlx 11-05-2008, 16:34 ahm... pessoal... eu nao sei trabalhar uito bem com o Ubuntu.. alguem me pode adicionar no MSN e pode me eninar.. com instalar e cenas assim?... ja teo aki a imagem do Ubuntu 8.0.4... Mas percisava k alguem m ajudasse a instalar... o meu mail ta no icone no lado Eskerdo... Por favor... Conto com vcs ppl :)
CumpZ
RiTuAiS
Melhor que isso: tens a informação oficial em www.ubuntu.com
e tutoriais video em : http://www.ubuntuvideo.com/ incluindo uns que te ensinam a instalar e a dar os primeiros passos.
Pessoal esta é ridícula mas não consigo mesmo por um link no desktop para o meu home. Dá-me jeito.
Antes fazia assim: right click e escolhia "create launcher-file". Colocava no campo do path /home/user.
Boas.
Eu tenho o icone da Pasta Pessoal no Desktop e o que fiz foi ir a "Locais" e arrastar o icone da pasta pessoal para o Desktop. Não sei bem se é isso que queres.
Cumprimentos.
Não resultou.
O que o tipo quis fazer foi copiar a directoria do User para o desktop.
hellaxe, no meu Thunar tem a opção Send To -> Desktop (Create Link). Não é isso que tu queres?
A solução que *deve* resultar é a de activar esse ícone no gconf. Para isso, lançar o comando gconf, na "árvore" desdobrar a pasta apps, depois a pasta Nautilus, depois a pasta Desktop e marcar com um visto/tick a opção "home_icon_visible".
hellaxe, no meu Thunar tem a opção Send To -> Desktop (Create Link). Não é isso que tu queres?Mas essa faz isso mesmo, um link, e o Gnome dá a opção de criar o ícone como um ícone do próprio Nautilus e não como um link :).
Obrigado neonl. Era isso mesmo.
Mas é idiota porque se quiser fazer o link para outra directoria qualquer não dá na mesma. Nas versões anteriores dava.
hellaxe, no meu Thunar tem a opção Send To -> Desktop (Create Link). Não é isso que tu queres?
Explica lá isso melhor se fazes favor.
Explica lá isso melhor se fazes favor.
Botão direito sobre uma pasta -> Send To -> Desktop (Create Link)
@ neonl mariquices do GNOME :)
Boas, saquei isto e quando meti na drive apareceu um ecrã onde eu escolhi a opção de Demonstração. Ele reiniciou o PC e instalou uma cena no boot, então agora aparece-me sempre um ecrã de opção entre o Windows e o Ubuntu.
O problema é que entretanto já instalei o Ubuntu, e mesmo quando selecciono o Windows no Grub, ele vai para o tal ecrã novamente a perguntar se quero o Windows ou Ubuntu. Como é que me livro desde ecrã desnecessário ?
Reparei agora que está uma pasta "Ubuntu" na raiz da partição C: .
Boas,
Há uns dias fiz a actualização do Ubuntu 7.10 para 8.04. Correu tudo bem e esta actualização veio a resolver alguns problemas que tinha antes (como por exemplo, a instalação correcta da placa gráfica com os drivers específicos, tudo isto automaticamente).
No entanto, continuo com um problema que me impossibilita de usar a consola. Quando escrevo um comando, pede-me a minha password o que é normal certo? O problema é que quando tento escrever a password, parece que o teclado bloqueia porque nao consigo escrever nada :S
A password que se utiliza é a da nossa conta ou temos de definir outra?
Obrigada (Desculpem a noobice! :-D)
Boas,
Há uns dias fiz a actualização do Ubuntu 7.10 para 8.04. Correu tudo bem e esta actualização veio a resolver alguns problemas que tinha antes (como por exemplo, a instalação correcta da placa gráfica com os drivers específicos, tudo isto automaticamente).
No entanto, continuo com um problema que me impossibilita de usar a consola. Quando escrevo um comando, pede-me a minha password o que é normal certo? O problema é que quando tento escrever a password, parece que o teclado bloqueia porque nao consigo escrever nada :S
A password que se utiliza é a da nossa conta ou temos de definir outra?
Obrigada (Desculpem a noobice! :-D)
Atenção, não sei se sabes que numa consola quando escreves a pass ele não mostra os caracteres (nem estelinhas nem bolinhas), se escreveres a pass e fizeres enter devia funcionar... Não dá?
À partida -- aliás, tenho quase a certeza -- não deves ter (não faz sentido nenhum) outra pass... Mas com o sistema de upgrade do Ubuntu nunca se sabe :-D
OK, era mesmo isso :D Só queria perguntar mais uma coisa: Quando queremos usar por exemplo skins para programas como o aMSN e precisamos de adicionar pastas nas pastas desse problema e nos aparece aquela mensagem que diz "Acesso Negado" o que é que se deve fazer?
Obrigada
Bmw1000c 12-05-2008, 20:56 vais À consola e escreve "sudo nautilus"
vais À consola e escreve "sudo nautilus"
Não convém mesmo nada usar um File Manager em root (ou corrê-lo com sudo, vai dar ao mesmo). Faz as operações de ficheiros em consola com sudo, claro. (cp - copiar, mv - mover/mudar o nome, rm - remover/apagar, mkdir - criar pasta...).
Bmw1000c 12-05-2008, 21:42 Não convém mesmo nada usar um File Manager em root (ou corrê-lo com sudo, vai dar ao mesmo). Faz as operações de ficheiros em consola com sudo, claro. (cp - copiar, mv - mover/mudar o nome, rm - remover/apagar, mkdir - criar pasta...).
ok, entendido.
Vou começar a fazer assim então, sempre que possível.
Obrigado
normalmente os programas tipo amsn cada utilizador pode adicionar skins sem precisar de aceder a pasta principal como root.
Na home de cada user deve haver uma pasta .amsn e lá dentro podes meter as tuas skins e plugins sem precisar de ter permissões de root, pois a pasta é tua.
Só se quiseres instalar themes para todos os users ai é que tens de meter na pasta do amsn global
dyabolic 12-05-2008, 22:33 boas, instalei o XP para uns desenraskes e tb pa jogar PES....:P...so k perdi o boot, ou seja agora ja n consigo arrancar com o ubuntu...sei k se tivesse o XP instalado e fosse instalar o ubuntu ficava com o dual boot....agora tendo o ubuntu instalado e depois instalar o XP ja m palpitava k fosse perder o boot, será k dá para recuperar o boot sem ter k reinstalar o ubuntu?
cumps!!
Boas malta.
Pela 1ªvez decidi instalar o ubuntu. Usei o microsoft virtual PC 2007. A instalação correu 5*, o unico problema é que não consigo por o ubuntu a detectar a placa wireless! Já revi as configurações do Virtual PC e penso que está td correcto. Alguém me pode dar uma ajuda? Thanks :)
So simple, instalas o ubuntu tweak, e ele tem a opção para adicionar isso.
Para isntalares é so veres isto: http://ubuntu-tweak.com/downloads
Boas.
Fiz hoje o upgrade do 7.10 para o 8.04. Nada melhor que um fresh install, eu sei, mas quero testar tudo para que depois fique tudo direitinho. :-)
É o seguinte: Os botões do lado do rato que antes faziam back e forward funcionavam no 7.10 depois dos conhecidos tweaks de editar o xorg.conf e instalar o imwheel. Agora, no 8.04, deixaram de dar. Já tentei editar o xorg.conf de todas as maneiras possíveis sem resultado. O que consigo fazer é por o mouse wheel up e down a fazer o back e forward.
Até aqui tudo bem, supostamente seria só editar o imwheelrc e por os outros 2 botões a fazer o que está a fazer o scroll. O problema é que ao correr o imwheel -c, detecta-me os botões laterais como sendo "Left" e "Right", exactamente como está configurado no imwheelrc.
Também já tentei desinstalar o imwheel, para o caso de estar em conflito com algum programa novo, pois já ouvi dizer que sem nada o 8.04 já suporta estes botões do rato.
Alguma ideia? :-)
Cumprimentos.
Edit: Resolvido, formatei.
tenho o mesmo problema... mas só que o imwheel nao reconhece os botoes extra como tal.. ficam definidos como se fosses botoes de um rato "normal". =(
ja tentei resolver.. mas sou mt noob nisto. =X
tenho o mesmo problema... mas só que o imwheel nao reconhece os botoes extra como tal.. ficam definidos como se fosses botoes de um rato "normal". =(
ja tentei resolver.. mas sou mt noob nisto. =X
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=276346
boas, instalei o XP para uns desenraskes e tb pa jogar PES....:P...so k perdi o boot, ou seja agora ja n consigo arrancar com o ubuntu...sei k se tivesse o XP instalado e fosse instalar o ubuntu ficava com o dual boot....agora tendo o ubuntu instalado e depois instalar o XP ja m palpitava k fosse perder o boot, será k dá para recuperar o boot sem ter k reinstalar o ubuntu?
cumps!!
Vê se isto (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7) ajuda.
Boas malta.
Pela 1ªvez decidi instalar o ubuntu. Usei o microsoft virtual PC 2007. A instalação correu 5*, o unico problema é que não consigo por o ubuntu a detectar a placa wireless! Já revi as configurações do Virtual PC e penso que está td correcto. Alguém me pode dar uma ajuda? Thanks :)
Se o Virtual PC actua como os outros softwares de virtualização, o Ubuntu instalado dentro do Virtual PC não vai aceder directamente à tua placa wireless, mas sim a uma interface criada pelo Virtual PC. Supondo que o Virtual PC está configurado correctamente, tenta, dentro do Ubuntu, fazer dhcpcd eht0 ou dhclient eth0.
No entanto, apostava na hipotese de o Virtual PC não estar configurado correctamente. E já agora, aconselhava-te a usar outro software de virtualização (Virtualbox ou VMWare Player/Server, por exemplo). Mas isso já não é para aqui chamado :)
Não convém mesmo nada usar um File Manager em root (ou corrê-lo com sudo, vai dar ao mesmo). Faz as operações de ficheiros em consola com sudo, claro. (cp - copiar, mv - mover/mudar o nome, rm - remover/apagar, mkdir - criar pasta...).
OK, obrigada! :001:
Hoje aconteceu-me uma coisa que nunca me tinha acontecido. Do género de iniciar sessão e no desktop só aparecerem os icones. Os painéis desapareceram 8| Alguém sabe a que se deve isto? É que agora não consigo fazer mesmo nada, porque não tenho atalhos nenhuns :S
Cumps
OK, obrigada! :001:
Hoje aconteceu-me uma coisa que nunca me tinha acontecido. Do género de iniciar sessão e no desktop só aparecerem os icones. Os painéis desapareceram 8| Alguém sabe a que se deve isto? É que agora não consigo fazer mesmo nada, porque não tenho atalhos nenhuns :S
Cumps
Pode ter sido um erro ocasional do GNOME ou um outro problema pequeno que aconteceu. Faz CTRL+ALT+Backspace e volta a fazer login.
Caso não funcione, a coisa complica-se.
dyabolic 13-05-2008, 19:44 Post Original de dyabolic http://www.techzonept.com/images/styles/newtzstyle/buttons/viewpost.gif (http://www.techzonept.com/showthread.php?p=2940267#post2940267)
boas, instalei o XP para uns desenraskes e tb pa jogar PES....:P...so k perdi o boot, ou seja agora ja n consigo arrancar com o ubuntu...sei k se tivesse o XP instalado e fosse instalar o ubuntu ficava com o dual boot....agora tendo o ubuntu instalado e depois instalar o XP ja m palpitava k fosse perder o boot, será k dá para recuperar o boot sem ter k reinstalar o ubuntu?
cumps!!
Vê se isto (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2262990&postcount=7) ajuda.
esquiso, isso deu pa recuperar o boot do ubuntu, so k agora perco o XP, como é k faço para adicionar o XP ao menu de boot do ubuntu (grub)?? tou a ver k vou ter k formatar mas é isto tudo....so inda nao formatei porque tou à espera dos cd's do ubuntu k mandei vir e tambem k me venham resolver o problema da net....
cumps!!
esquiso, isso deu pa recuperar o boot do ubuntu, so k agora perco o XP, como é k faço para adicionar o XP ao menu de boot do ubuntu (grub)?? tou a ver k vou ter k formatar mas é isto tudo....so inda nao formatei porque tou à espera dos cd's do ubuntu k mandei vir e tambem k me venham resolver o problema da net....
cumps!!
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Adiconar-Windows-ao-Grub
dyabolic 13-05-2008, 20:10 é isso mesmo, ja m resolveu o problema, obrigadao;)
Se o Virtual PC actua como os outros softwares de virtualização, o Ubuntu instalado dentro do Virtual PC não vai aceder directamente à tua placa wireless, mas sim a uma interface criada pelo Virtual PC. Supondo que o Virtual PC está configurado correctamente, tenta, dentro do Ubuntu, fazer dhcpcd eht0 ou dhclient eth0.
No entanto, apostava na hipotese de o Virtual PC não estar configurado correctamente. E já agora, aconselhava-te a usar outro software de virtualização (Virtualbox ou VMWare Player/Server, por exemplo). Mas isso já não é para aqui chamado :)
Obrigado pela ajuda! Mas como é a 1ª vez que uso Linux n sei onde fazer esses comandos (dhcpcd eht0 ou dhclient eth0)...Ou nao é por comandos?
Abraço!
Já agora, a placa wireless em questão é uma conceptronic 54g PCI. O Ubuntu é mto bom, só me falta mesmo por a net a funcionar :(
Obrigado pela ajuda! Mas como é a 1ª vez que uso Linux n sei onde fazer esses comandos (dhcpcd eht0 ou dhclient eth0)...Ou nao é por comandos?
Abraço!
Os comandos são para correr na Consola/Terminal (Aplicações->Acessórios->Consola). ;)
Cumprimentos.
EDIT: Como já foi dito o Virtual PC não usa a tua placa wireless directamente. Vai às configurações do programa na parte da net e experimenta meter como NAT (penso que seja assim, se não for corrijam-me sff).
Pode ter sido um erro ocasional do GNOME ou um outro problema pequeno que aconteceu. Faz CTRL+ALT+Backspace e volta a fazer login.
Caso não funcione, a coisa complica-se.
Boas,
Hoje experimentei esse comando. Após iniciar sessão novamente, aparece uma mensagem a dizer que o Nautilus não pode ser executado. Carregando na seta dos Mais Detalhes, aparece uma alusão a Bonobo (?) e que diz que a solução passa por matar um server qualquer.
Se for preciso posto a mensagem tal e qual como me aparece. Se ajudar em alguma coisa, digam!
Cumpz
petersaints 14-05-2008, 18:03 Como é que está a versão de 64-bit?? Quero por no portátil mas não sei se hei-de de ir para 32 ou para 64-bit... Por exemplo o Eclipse funciona sem problemas? Corre em Linux 32 (ou la como se chama a camada de emulação)?
Eu sei que o WINE corre em modo de emulação de 32-bits... mas a perda de performance é grande?? Por exemplo para jogar TrackMania Nations convém não perder muitos FPS.
Os comandos são para correr na Consola/Terminal (Aplicações->Acessórios->Consola). ;)
Cumprimentos.
EDIT: Como já foi dito o Virtual PC não usa a tua placa wireless directamente. Vai às configurações do programa na parte da net e experimenta meter como NAT (penso que seja assim, se não for corrijam-me sff).
Já meti como NAT e continuo sem net :(
Tmb já tentei inserir akeles códigos na linha de comandos mas sem sucesso!
Qndo ponho o dhcpcd eht0 diz que nao tá instalado e da-me 1 comando para o instalar, executo esse comando e diz q o package n foi encontrado.
Qndo ponho o dhclient eth0, dá-me permission denied....
Podem explicar-me novamente com mais pormenores ou outra forma de ter wireless no Ubunto por Virtual PC?
Thnaks :)
sudo dhclient eth0
Ou então, podes ir por System -> Administration -> Network e tentar definir isso por DHCP/manualmente.
E volto a dizer. O Ubuntu via VirtualPC não acede directamente à tua placa wireless.
Já meti como NAT e continuo sem net :(
Tmb já tentei inserir akeles códigos na linha de comandos mas sem sucesso!
Qndo ponho o dhcpcd eht0 diz que nao tá instalado e da-me 1 comando para o instalar, executo esse comando e diz q o package n foi encontrado.
Qndo ponho o dhclient eth0, dá-me permission denied....
Podem explicar-me novamente com mais pormenores ou outra forma de ter wireless no Ubunto por Virtual PC?
Thnaks :)
Quando ao permission denied experimenta por "sudo" antes do comando. Quanto ao resto nao te posso ajudar. Sorry:016:.
Para ter net no Virtual PC (ou outro) não interessa se é wireless ou por cabo, porque o sistema guest interpreta sempre da mesma forma. Penso eu de que...
Cumprimentos.
EDIT: Já fui tarde:P
sudo dhclient eth0
Ou então, podes ir por System -> Administration -> Network e tentar definir isso por DHCP/manualmente.
E volto a dizer. O Ubuntu via VirtualPC não acede directamente à tua placa wireless.
Yep eu sei disso. Mas no Virtual PC 2007 ao colocar a network como NAT, não faz com que q a placa possa ser partilhada?
ElvioNeto 14-05-2008, 23:42 tou aqui com 2 problemas
instalei o ubuntu (fresh install) depois fiz os updates todos
1º problema fiquei como butao para desligar marado...(antes dos updates estava bem) quando carrego no butao vermelho(desligar , reninciar etc) o ubuntu fica crashado (freezed)
2º removi o firefox 3 beta e instalei o firefox 2.0.0.14 mas nao tenho som nos videos online (tipo youtube) tenho o ubuntu-resticted instalado (todos os codecs mp3 video etc) so nao da som no firefox...
ja nao usava linux a uns largos tempos (tenho andado a usar mac) mas esta nova versao com a possibilidade de instalar numa pasta do windows praticamente obrigou-me a instalar linux de novo :)
thanks.
thesmile 15-05-2008, 11:30 2º removi o firefox 3 beta e instalei o firefox 2.0.0.14 mas nao tenho som nos videos online (tipo youtube) tenho o ubuntu-resticted instalado (todos os codecs mp3 video etc) so nao da som no firefox...
.
ve este topico: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=276346/ tens la a solucao pa isso
esperoq resolva :)
Pessoal como instalar o VMWare Tools do VMWare Fusion no Ubunto 8.04? É que quando tento instalar recebo um erro a dizer que não tem as librarias essenciais instaladas.
Sim, sou uma nulidade em Linux e acabei de instalar no meu mac através do VMware Fusion. Parece lindo mas sem os tools perde o valor.
Já estive a ver este tuturial (http://laurentbois.com/2008/04/26/install-ubuntu-804-using-vmware-fusion-on-mac-os-x/) mas a certa altura dá-me erro. Existe outra forma?
Cumps
Boas
Fiz upgrade do meu ubuntu 7.10 para o 8.04 mas como só tenho 6Gb nesta partição agora tenho menos de 1Gb libre.
O acho que o ubunto não ocupa tanto espaço e não tenho grandes programas instalados.
Há maneira de libertar espaço?
obrigado
Boas
Fiz upgrade do meu ubuntu 7.10 para o 8.04 mas como só tenho 6Gb nesta partição agora tenho menos de 1Gb libre.
O acho que o ubunto não ocupa tanto espaço e não tenho grandes programas instalados.
Há maneira de libertar espaço?
obrigado
Tenta fazer um sudo apt-get clean
obrigado
libertou-me 1Gb agora está melhor
Boas. Tenho um rato Toshiba Bluetooth, mas não consigo colocar a funcionar no Ubuntu. Help...
Sempre é impossível ainda correr o VMWare tools do VMWare fusion no Ubuntu 8.04?
Cumps
coubacias 16-05-2008, 14:43 boas!!
tenho uma duvida acerca do compiz-fusion!o compiz-fusion ja traz o emerald theme manager??se nao tem,sabem m dizer como o instalar??
uso o ubuntu 8.04!
cumps e obrigado
acho que o consegui instalar,mas nao consigo por os temas a dar!!
alguem pode ajudar?
ALT + F2
emerald --replace
para abrir o manager
emerald-theme-manager
DuarteTZ 16-05-2008, 22:17 Boas noites, tenho muitas dúvidas acerca deste SO denominado Ubuntu.
1 - Já fiz o download do Ubuntu 8.04 LTS Desktop Edition, já percebi que é um .iso e ue tenho de gravá-lo num cd. Pergunto se alguém conhece algum tutorial com os passos para instalar o Ubuntu numa partição.
2 - Ficheiros do Microsoft Office (mais importante para mim o .doc, .ppt e .mdb) são compatíveis com o Ubuntu?
3 - Ficheiros de áudio (.mp3 basicamente) são compatíveis?
4 - Existe alguma espécie de editor dos tipos de ficheiros que referi acima? (doc, etc)
5 - Muito do software ou drivers que instalo no Windows são compatíveis no Ubuntu?
6 - Consigo aceder ao outra partição (onde tenho as Backups) do tipo NTFS?
Agradeço respostas, preciso de muita ajuda pois estou prestes a mudar para este magnifico SO. Pesa pouco no PC e isso é bom. Já agora não jogo muito no PC, apesar de ter conta Steam, não sei se isto serve para alguma coisa, mas aqui fica a nota.
PS: Preciso de fazer uns trabalhos no Word este fim-de-semana e o meu Office deu o berro. É o 2003, já tentei de tudo para instala-lo. É este o motivo pelo qual vou instalar este SO (Ubuntu) e ver se é tão bom quanto o dizem.
Desde já um obrigado à ajuda que disponibilizarem. :D
1 - Já fiz o download do Ubuntu 8.04 LTS Desktop Edition, já percebi que é um .iso e ue tenho de gravá-lo num cd. Pergunto se alguém conhece algum tutorial com os passos para instalar o Ubuntu numa partição.
2 - Ficheiros do Microsoft Office (mais importante para mim o .doc, .ppt e .mdb) são compatíveis com o Ubuntu?
3 - Ficheiros de áudio (.mp3 basicamente) são compatíveis?
4 - Existe alguma espécie de editor dos tipos de ficheiros que referi acima? (doc, etc)
5 - Muito do software ou drivers que instalo no Windows são compatíveis no Ubuntu?
6 - Consigo aceder ao outra partição (onde tenho as Backups) do tipo NTFS?
1 - Encontras muitos pela net com imagens e tudo, por exemplo este (http://digitalgraphy.wordpress.com/2007/10/20/dual-booting-ubuntu-and-windows-ntxpvista/).
2 - Sim, podes usar o open office para abrir e editar esses ficheiros.
3 - Sim, só precisas de instalar os codecs necessários à reprodução desses ficheiros.
4 - Já respondi no nº 2.
5 - Não faço ideia qual é o software que usas no Windows. Quanto aos drivers, não, não são compatíveis, mas na grande maioria dos casos existem alternativas.
6- Sim.
DuarteTZ 16-05-2008, 22:47 5 - Não faço ideia qual é o software que usas no Windows. Quanto aos drivers, não, não são compatíveis, mas na grande maioria dos casos existem alternativas.
O software é para gravar iso's, gravar data discs, dvds com video e menu. Também uso Gravar CD's de música (tanto faz o formato), uso impressora HP para "scannizar". O mal é mesmo as Drivers, mas que alternativas existem?
PS: De placa gráfica tenho NVIDIA GeForce 7500 LE.
O software é para gravar iso's, gravar data discs, dvds com video e menu. Também uso Gravar CD's de música (tanto faz o formato), uso impressora HP para "scannizar". O mal é mesmo as Drivers, mas que alternativas existem?
PS: De placa gráfica tenho NVIDIA GeForce 7500 LE.
Para essa gráfica não tens qualquer problema, basta instalar por repos as drivers oficias da NVIDIA:
sudo apt-get install nvidia-glx-new
Para a gravação geral de CDs de música ou dados e de DVDs de dados e ISOs podes usar o que vem com o Ubuntu que é muito porreiro: Brasero.
Para criar DVDs com menus não sei que alternativas tens em GNU/Linux mas não deve haver muitas porque há o eterno problema das licenças de cópia de DVDs e o protocolo de DVD vídeo... Vou procurar, já te digo se encontrar alguma coisa.
DuarteTZ 16-05-2008, 22:51 Já agora, é melhor ter só o Ubuntu instalado ou ter o Windows Xp e o Ubuntu. existe maneira de instalar o ubuntu, apartir do boot do PC ao ter o cd inserido na drive, ou ter de ser apartir do Windows?
Já agora, é melhor ter só o Ubuntu instalado ou ter o Windows Xp e o Ubuntu.
Só tu saberás como satisfazer as tuas necessidades. Não há problema nenhum em ter ambos os sistemas operativos instalados na mesma máquina.
existe maneira de instalar o ubuntu, apartir do boot do PC ao ter o cd inserido na drive, ou ter de ser apartir do Windows?
Instalar o Ubuntu a partir do boot do PC é a maneira mais comum. A partir do Windows nunca tentei, mas acho difícil.
Já agora, é melhor ter só o Ubuntu instalado ou ter o Windows Xp e o Ubuntu. existe maneira de instalar o ubuntu, apartir do boot do PC ao ter o cd inserido na drive, ou ter de ser apartir do Windows?
Deve ser através de um boot da BIOS, ou seja, pôr o CD e reinciar o computador. Se instalares pelo Windows ele vai usar uma ferramenta chamada Wubi que o instala como uma aplicação "corrível" dentro do Windows.
Se deves ter os dois... bem isso é uma decisão que só tu podes tomar. Há alguns meses que prescindi a 100% do Windows mas há um período de habituação... Sinceramente tu é que tens que decidir se há algo que te prende ao Windows por enquanto.
Instalar o Ubuntu a partir do boot do PC é a maneira mais comum. A partir do Windows nunca tentei, mas acho difícil.
Não é nada difícil, com o Hardy é até muito fácil. Não é, porém, uma instalação de um SO "como deve de ser", no fundo o que se faz é uma certa virtualização com o preço que por isso se paga.
Para isso tens, por exemplo, o ManDVD e o DeVeDe.
boas
Será que alguem me pode dizer como pôr as teclas de atalho do meu toshiba a funcionar? Tenho o ubuntu 8.04 e ja instalei fnfxd atraves do synaptics mas mesmo assim as teclas não funcionam? alguem tem alguma ideia?
Obrigado
Cumps
Perguntas:
1 - Qual o teu portatil?
2 - Já procuraste no google por "O teu portatil" +ubuntu
isso é mt geral. No meu caso, os FN funcionam sem problemas nos portateis que ja testei (HP e DELL)
Bem pessoal, eu tenho um ASUS F8Sn e instalei hoje o Ubuntu 8.04, mas não consigo ligar à minha rede sem fios. Ele detecta a rede, mas ponho a password e ele tenta ligar mas dps falha. Alguma ideia de como resolver isto?
Obrigado
mais informações.. qual a placa ?
mais informações.. qual a placa ?
Desculpa, é a Intel® Wireless WiFi Link 4965AGN
Esqueçam, o problema estáva no meu router :)
Toshiba A100-326 e sim ja procurei no google e n encontrei nd, n faço a minima pk e k não funcionam.....
Boas pessoal, instalei o Ubuntu 8.04 na minha maquina e meti os drivers da minha grafica mas nao consigo ter mais de resolução que 1024x768 no meu monitor de 17'. Queria por isto em 1280x1024 tal como tenho no Vista..alguma sugestao como o fazer?
Cumps
coubacias 18-05-2008, 16:49 boas
tenho uma duvida em relação ao thunderbird.depois de configurar o thunderbird,fui as opções da conta e seleccionei a opção que diz manter os mails no servidor.mas dps reparei que ele descarrega os mails e apaga-os da mnh conta hotmail,e eu na queria ixo!como faço pa nao apagar os mails do servidor knd os descarrega??
obrigado
cumps
Em que formato devo instalar o ubuntu ? EXT2 ?
Em que formato devo instalar o ubuntu ? EXT2 ?
XFS com uma partição à parte em ext3 para o /boot.
XFS com uma partição à parte em ext3 para o /boot.
Para que é que queres Journaling numa partição de /boot? ext2 chega :p.
Nomearod 19-05-2008, 18:40 Que distro é que recomendam mais parecida com Ubuntu (nvidea, codecs, flash, muitos programas) mas com updates em condições?
Que distro é que recomendam mais parecida com Ubuntu (nvidea, codecs, flash, muitos programas) mas com updates em condições?
Arch é porreira em termos de suporte para essas quatro coisas que disseste:
nvidia é só fazer:
# pacman -S nvidia
Bastantes programas em repos mais o infinito AUR.
Codecs é muito completa: http://wiki.archlinux.org/index.php/Common_codecs
Flash é só fazer
# pacman -S flashplugin
Distro de binários, dá é um bocadinho de trabalho a afinar, mas nada de mais. Ver http://wiki.archlinux.org/index.php/Official_Arch_Linux_Install_Guide. Tem tudo o que é preciso. Ah! E uma vantagem que nenhuma outra distro que conheço tem: "tudo" quanto é configuração de sistema está concentrado num só ficheiro, /etc/rc.conf
:)
Para que é que queres Journaling numa partição de /boot? ext2 chega :p.
Whatever, foi mesmo só para avisar que o Ubuntu não instala o Grub em xfs :P
Nomearod 19-05-2008, 20:32 Arch é porreira em termos de suporte para essas quatro coisas que disseste:
nvidia é só fazer:
# pacman -S nvidia
Bastantes programas em repos mais o infinito AUR.
Codecs é muito completa: http://wiki.archlinux.org/index.php/Common_codecs
Flash é só fazer
# pacman -S flashplugin
Distro de binários, dá é um bocadinho de trabalho a afinar, mas nada de mais. Ver http://wiki.archlinux.org/index.php/Official_Arch_Linux_Install_Guide. Tem tudo o que é preciso. Ah! E uma vantagem que nenhuma outra distro que conheço tem: "tudo" quanto é configuração de sistema está concentrado num só ficheiro, /etc/rc.conf
:)
Interessante, mas não sei se o trabalho compensa mais tarde. Além disso, como é que vou instalar se apenas tenho net por wireless? Preciso de ter net logo na instalação, ou seja, o adaptador wireless tem que ser logo detectado, coisa que não me parece que aconteça sem as drives necessárias. :(
Interessante, mas não sei se o trabalho compensa mais tarde. Além disso, como é que vou instalar se apenas tenho net por wireless? Preciso de ter net logo na instalação, ou seja, o adaptador wireless tem que ser logo detectado, coisa que não me parece que aconteça sem as drives necessárias. :(
Usa o CD core mais recentes que é um pouco maior e tem os drivers e wrappers de Wireless e depois reinicias o PC e configuras os drivers (atenção que aqui ainda estás em consola). Anyway, fala com o esquiso, ele é que usa Arch e tem wireless :D.
E pro meu problema ninguem sabe ajudar sff?
instalei o Ubuntu 8.04 na minha maquina e meti os drivers da minha grafica mas nao consigo ter mais de resolução que 1024x768 no meu monitor de 17'. Queria por isto em 1280x1024 tal como tenho no Vista..
cumps
E pro meu problema ninguem sabe ajudar sff?
cumps
Reconfigura o xorg. Abre um terminal e faz
sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.bak # fazer um backup
sudo dpkg-reconfigure xorg-xserverlá ele vai-te pedir varias specs, entre elas a resolução e frequência de refresh. Depois reinicia o PC para veres as alterações.
E se, por alguma razão, o xorg não arrancar e só tiveres modo console, restaura o antigo xorg.conf fazendo:
sudo rm -f /etc/X11/xorg.conf
sudo mv /etc/X11/xorg.bak /etc/X11/xorg.conf
sudo dpkg-reconfigure xorg-xserverqd executo essa linha ele diz q o xorg-xserver nao ta instalado...:S será q a placa grafica nao ta bem instalada?
Outra questao, tenho problemas com a net no linux, so ás vezes é q consigo ter net. Tenho um speedtouch 516v6 configurado em bridge e no Ubuntu configurei da seguinte forma:
http://img263.imageshack.us/img263/3663/net1nf0.jpg
http://img183.imageshack.us/img183/8025/net2zi7.jpg
o q estarei a fazer mal?
Cumps
Boas
já instalei montes de placas de rede no Pc com o Ubuntu, e não consigo pingar nenhuma maquina ou vice versa.
As vezes, as vezes, consigo entrar no google e sacar drivers etc mas pouco tempo depois deixa tudo de funcionar outra vez (e mesmo quando a net funciona, não consigo pingar nada)
A versão 6.06 deu muito menos problemas.... xiça
Boas a todos!
Ontem peguei numa máquina antiga que tinha com o intuito de instalar linux, e que está a funcionar perfeitamente.
A máquina é a seguinte:
Board - Asus A7N8X-E Deluxe (Chipset NForce2)
Processador - Athlon XP 2700+ (está a 200x11 @ stock vcore)
Memória - 2 x 512 MB Kingston ValueRAM DDR 400 @ stock
Gráfica - ATI Radeon 9700PRO
Disco - 1 x 80GB em Primary Master
Leitor de DVD - 1 x Toshiba em Secondary Master
Fiz download da distro i386 do Ubuntu, última versão disponível no site, gravei num CD a 32X e tentei instalar. Sem sucesso. Aparece o menu inicial para escolher a língua (tentei PT-PT e depois EN) e depois nem LiveCD corre nem consegue instalar. Começam a aparecer várias linhas de texto e depois dá sempre erro de Kernel, algo tipo Fatal Failure ou Fatal Error.
Pensei que o problema talvez estivesse na distro, por isso tentei outra. Saquei a versão também para processadores 32bits de Mandriva. Tive exactamente o mesmo problema, erro de Kernel, não consigo correr liveCD nem instalar.
Tentei então correr dois liveCD que tinha num DVD feito por um user da comunidade MaxPT nos seus tempos aúreos, ZeCabra. Acho que uma era Suse e outro Fedora, não tenho bem a certeza, dos tempos em que o tal XP2700+ ainda não era relíquia, mas sempre com o mesmo erro de Kernel.
Daqui a pouco vou tentar com a distro Sabayon x86 3.4f mas não tenho muitas esperanças...
Alguém me consegue dar uma dica do que estarei a fazer mal ou qual poderá ser o problema?
Obrigado pelo vosso tempo
EDIT -> A mensagem de erro em todas as distros é "Kernel Panic - Not Syncing: Attempted to Kill Init!"
sudo dpkg-reconfigure xorg-xserverqd executo essa linha ele diz q o xorg-xserver nao ta instalado...:S será q a placa grafica nao ta bem instalada?
O neonl é parvo. O comando correcto é:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
O neonl é parvo. O comando correcto é:
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
esse comando ja resulta..mas so me pergunta umas cenas do teclado..da resoluçao nao pergunta como configurar...
Nocturn3Ev1l 20-05-2008, 22:52 Pessoal..na nova versão do ubuntu andei a fazer actualização do samba e do ssh através do gestor de pacotes sinaptycs e assim que terminei pedi para reiniciar;
O que acontece é que surgiu uma mensagem de erro após o ecrã de login, e que se torna um pouco chata pois leva tempo a iniciar o X e fica o ambiente de trabalho algo desconfigurado...
Aqui tem um screen do respectivo erro:
http://img512.imageshack.us/img512/8678/gnomeerronu4.jpg
Andei entretanto a tentar arranjar ajuda...a solução que encontrei para este problema foi a seguinte:
http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=3776732&postcount=15
Já efectuei as alterações nos dois ficheiros mas o problema prevalece...será que alguém me consegue ajudar...? Cumpts
Epa tenho uma duvida,volta e meia no meu portatil com o ubuntu so começo a ouvir o 2º disco tipo aos arranques...como quando se liga a ficha a um disco...mas isto de 2 em 2 segundos...se reiniciar fica bom,alguem sabe o que é?
no one?
Outra dúvida,dá para instalar o KDE 4.0 no ubuntu,e fazer switch no iniciar de sessao? tinha visto isto algures...algum tutorial impec?
infravermelho 21-05-2008, 10:44 Boas,
Tenho o ubuntu instalado no computador num disco e tenho o windows noutro disco. O disco do windows tem duas partiçoes(sdb1 e sdb5). A partição que tem o windows sdb1, o ubuntu nao colocou no menu "Places" mas colocou a outra particao sdb5. Eu editei o /etc/fstab para adicionar a particao do windows sdb1 e agora quando inicio o ubuntu esta particao é montada automaticamente e a particao que o ubuntu reconhecia automaticamente só é montada quando se acede a primeira vez a ela. Ja tentei fazer o mesmo para esta particao que fiz para a particao do windows mas dá erro.... alguem sabe dizer como resolver isso?
Vaselina 21-05-2008, 14:12 Boas.
Sou mesmo muito novato no mundo Linux.
Instalei o Ubuntu 8.04 em dual boot com o Vista, em primeiro por causa das aulas de SO1 e depois porque já andava com curiosidade de exprimentar algo diferente.
Mas tenho alguns problemas. Como já falei noutro topico, não me consigo ligar a nenhuma rede wireless (tenho uma placa Intel 4965 AGN). Por LAN não tenho qualquer problema em ligar (e usar, como estou a fazer agora).
O problema em si é quando tento instalar algum software a partir do Synaptic, isto fica em "Downloading package files" e daqui não sai até fazer o "connection time out" ou eu cancelar a operação.
De momento estou no campus, e configurei o proxy para o normal (proxy.isec.pt:8080, no System>Preferences>Network Proxy.
Quando cancelo por exemplo o download do EMESENE dá-me a seguinte msg:
"W: Failed to fetch http://au.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/e/emesene/emesene_1.0-dist-1_all.deb"
Se eu utilizar por exemplo o Firefox para explorar esse caminho, consigo fazer o download. Será que se passa alguma coisa com a minha configuração? É que nem consigo por exemplo sacar os codecs de MP3.
Ajudem-me por favor e desculpem lá se isto parecer um bocado aborrecido.
Cumprimentos
----------EDIT----------
Quando escrevi a mensagem acima estava logado como root. Entretanto mudei para o meu utilizador e já funcionou. Esquisito.
--------EDIT 2 ---------
Bem, parece que dos unicos problemas que tenho agora é com o Wireless só me conseguir conectar na ligação do campus, e em casa não consigo.
E o audio também está minado, dá som sem problemas, mas quando ligo uns phones ele continua a dar som nas colunas e também na nos phones, ou seja, useless...
no one?
Pelo que dizes, apostava num serviço marado.
Outra dúvida,dá para instalar o KDE 4.0 no ubuntu,e fazer switch no iniciar de sessao? tinha visto isto algures...algum tutorial impec?
sudo apt-get install kde4
Seguido de um ctrl+alt+backspace. Depois, no GDM, escolhes a parte das "Sessions/Sessões", seleccionas o KDE4 e entras normalmente :)
Boas,
Tenho o ubuntu instalado no computador num disco e tenho o windows noutro disco. O disco do windows tem duas partiçoes(sdb1 e sdb5). A partição que tem o windows sdb1, o ubuntu nao colocou no menu "Places" mas colocou a outra particao sdb5. Eu editei o /etc/fstab para adicionar a particao do windows sdb1 e agora quando inicio o ubuntu esta particao é montada automaticamente e a particao que o ubuntu reconhecia automaticamente só é montada quando se acede a primeira vez a ela. Ja tentei fazer o mesmo para esta particao que fiz para a particao do windows mas dá erro.... alguem sabe dizer como resolver isso?
Que erro dá? E faz-te realmente diferença o facto de ele monta-la só quando lhe queres aceder pela 1ª vez?
Que erro dá? E faz-te realmente diferença o facto de ele monta-la só quando lhe queres aceder pela 1ª vez?
A mim ao principio tambem tinha de montar na primeira vez, mas depois ficou bem... nao sei |