View Full Version : Macbook pro ventoinha não reage

djorge
01-04-2008, 16:31
Este tópico é a continuação do outro que foi fechado pelos admins. A culpa é minha, mas podiam ao menos mover a thread!! Enfim!!

Olá, possuo um Macbook pro 2.6 penryn desde à 16 dias. É o meu primeiro mac!!

Ontem reparei que as rpms das ventoinhas não reagem à temperatura devidamente. O processador atingiu os 80ºC e as ventoinhas permaneciam constantes a 2000 como se estivesse tudo normal. Eu não acho nada normal. As ventoinhas não deveriam alterar a velocidade em função da temperatura?? Tenho a certeza que sim pois já estive com um macbook nas mão que faz exactamente isto.

Instalei o smcFanControl 2.1.2 e só assim consegui reduzir a temperatura para os 40/50º o que me parece normal, mas deveria ser a máquina a fazê-lo. Acho que se trata de uma avaria.

Alguém com este problema? O que me aconselham?

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=263156

[Luck] Provavelmente o mac tá mesmo com problemas. Já tentas um fresh install do OS X ?

Relativamente ao meu problema e à ultima sugestão do Luck.
Luck, ainda não. Chiça, com pouco mais de 15 dias não me apetecia reinstalar tudo... Mas como no windows em bootcamp tb acontece o mesmo é muito provável que seja um problema de hardware.

LuCk
01-04-2008, 16:42
Eu sugeri um fresh install do OSX porque penso que no windows não tenha essa funcionalidade. Se tem nunca reparei no meu.

Liga para o suporte da apple para ver o que eles te dizem. Eu se tivesse no teu caso fazia um fresh install, se continua-se na mesma mandava o portátil para a garantia. É chato porque vais estar alguns tempos sem ele.

Abraço

Demiurgo
01-04-2008, 17:09
Este tópico é a continuação do outro que foi fechado pelos admins. A culpa é minha, mas podiam ao menos mover a thread!! Enfim!!

Dá-me mais trabalho a mim mover a thread do que a ti abri-la directamente aqui.

Acresce que o interessado em ter a dúvida resolvida não sou eu.

E mudando tu manualmente a thread, seguramente que não te voltas a enganar :).

djorge
01-04-2008, 17:34
Obrigado pela sugestão Luck. Se callhar vou mesmo telefonar ao suporte.

Eu apenas referi o windows no bootcamp pq no macbook de um colega meu no windows (bootcap), as ventoinhas fazem-se ouvir assim que o processador começa a aquecer o que me leva a crer que seja controlado por hardware mas como n tenho muita experiencia com macs (sou switcher com 15 dias) posso estar enganado.

Eu comprei na Apple Store Online. Vou ter que ir a um representante.

djorge
01-04-2008, 19:13
Alguêm me sabe dizer ser o Apple Hardware Test é suposto vir com a MacBook Pro?
Pelo que tenho pesquisado, este software permite identificar possíveis problemas como hardware.

djorge
02-04-2008, 11:30
Instalei um gerador de fractais. Meti o gerador no modo que puxa mais pelo processador e a ventoinha começou a aumentar a velocidade assim que o processador chegou aos 85º. Apesar de achar que é uma temperatura muito alta pelo menos a ventoinha aumenta de velocidade. Ainda assim sou capaz de telefonar à apple (e gozar dos meus 90 dias de suporte telefónico) para perguntar se isto é normal ou se pode ter vindo com problemas de fábrica.

http://daugerresearch.com/fractals/powerfractal.shtml

Demio
05-04-2008, 02:14
Mais simples do que o gerador de fractais é abrir 2 terminais (um para cada core) e escrever yes > /dev/null nos dois. Isso sim, upa upa ;)

Mitch
05-04-2008, 02:48
Ainda assim sou capaz de telefonar à apple (e gozar dos meus 90 dias de suporte telefónico) para perguntar se isto é normal

não perguntes se "é normal", porque te arriscas a ouvir dizer que sim. :p
queixa-te :016:

djorge
05-04-2008, 17:30
Mais simples do que o gerador de fractais é abrir 2 terminais (um para cada core) e escrever yes > /dev/null nos dois. Isso sim, upa upa ;)

Eheh Por acaso não me ocorreu... Sempre tinha poupado no download.

não perguntes se "é normal", porque te arriscas a ouvir dizer que sim.
queixa-te
Bem visto, se houvesse por ai pessoal que pudesse verificar se lhe acontece o mesmo era o ideal para ter algum argumento com que lutar.