View Full Version : Creative "ameaça" modder - take2

Slider
29-03-2008, 22:02
http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&thread.id=116332

Eu cá fartei-me, não volto a comprar produtos Creative, já não chegava deixarem de suportar produtos, agora impedem iniciativas da comunidade nesse sentido, até mesmo em produtos que ainda vendem activamente (X-FI).

Existia melhor maneira, bastava trabalharem com o Daniel_K, garantindo que ele não ultrapassava os "limites", isto no que diz respeito ao fazer placas antigas funcionarem com tecnologias que supostamente não estão licenciadas para esse produto, e eles não estão dispostos a pagar. Assim ele ficava-se pelo manter funcionais os produtos como a Audigy no Vista e afins de uma forma decente.

Mas a ideia deles é mesmo essa, não suportar os produtos antigos, para obrigar o pessoal a fazer o upgrade, e mesmo depois deste estar feito... não é a toa que o Daniel_K teve que moddar também as drivers da X-Fi, também não estão lá grande coisa.

AndreAPL
29-03-2008, 22:09
Creative a ditar a sua sentença... a longo prazo, quem investia nos melhores produtos (X-Fi e afins) vai desistir, e os restantes, o onboard serve perfeitamente.
Eu cá, devido ao fraco suporte apresentado, já tinha desistido, mas agora, mais uma razão se junta.

luckystrike
29-03-2008, 22:21
As políticas de BS da Creative atingiram um novo recorde de nojo.

Globlos
29-03-2008, 22:30
Concordo plenamente, tipo. Eu tinha uma Extigy e não tinha drivers para o vista, como a minha webcam, dei um balurdio por ela, é super boa e também não há drivers pa vista. Comprei uma Sound Blaster 2 ZS platinum pro e fizeram uns drivers de cáca só para funcionar no vista, mas não tenho nem consola THX nem CMSS2 e CMSS stereo surround, a consola das colunas e muitas mais coisas...

Acho que realmente não vale a pena gastar dinheiro numa marca que não nos garanta suporte no futuro......

Já pus um post no forum deles e eles cag*ram no assunto. :)

FerCam™
29-03-2008, 22:35
Creative a ditar a sua sentença... a longo prazo, quem investia nos melhores produtos (X-Fi e afins) vai desistir, e os restantes, o onboard serve perfeitamente.
Eu cá, devido ao fraco suporte apresentado, já tinha desistido, mas agora, mais uma razão se junta.

Realmente é uma pena k a creative tenha estas politicas, mas uma coisa é certa som duma placa creative n tem nada a ver com som onboard, principalmente em jogos e mp3, e quanto a drivers e software nunca tive problemas de maior(em xp), e enquanto tiverem boa qualidade som n vou deixar comprar placas creative, apesar deste tipo de politicas com as quais n concordo de todo.

Globlos
29-03-2008, 22:48
Realmente é uma pena k a creative tenha estas politicas, mas uma coisa é certa som duma placa creative n tem nada a ver com som onboard, principalmente em jogos e mp3, e quanto a drivers e software nunca tive problemas de maior(em xp), e enquanto tiverem boa qualidade som n vou deixar comprar placas creative, apesar deste tipo de politicas com as quais n concordo de todo.

Hoje em dia ha motherboards que têm placas de som on-board muito boas, mas... como é lógico qualquer placa de som off-board é melhor que muitas dessas placas.
O que esta aqui em causa não é a qualidade dos produtos Creative porque felizmente têm boa qualidade, mas também pagas um balurdio se quiseres uma coisa em condições, a palavra "barato" não faz parte desta empresa, ou compras barato e não presta para nada ou compras caro e tem qualidade (a meu ver). O principal problema é comprarmos produtos que são bons, gastarmos dinheiro nos mesmos e não termos suporte nos futuros sistemas operativos sendo queos produtos estão a funcionar bem e não há necessidade de comprarmos produtos novos (e gastarmos mais dinheiro).

Acho esta situação muito má, principalmente porque não se querem incomodar com os produtos mais velhos (que não são velhos) nem deixam outros que até percebem do assunto e não se importam de ajudar o fazer. É decadente esta situação!!!!!!!

Eu queria mesmo era que a logitech começasse a entrar na industria das placas de som, porque meus caros, qualidade é Logitech em relação a som, se esta o fizesse a creative estava em muitos maus lençois.

;)

Romani48
29-03-2008, 23:03
OWNED creative (nos comentários que receberam)

para quem nao sabe a thread da minha sig tem os tais drivers que a creative "removeu"..
http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=Vista&message.id=18972
Obrigado Daniel

a creative que se vá lixar...É completamente ilógico o facto de não deixarem os seus produtos funcionarem a 100% nos nossos sistemas.. afinal pagamos por isso

e o mais engraçado é que os drivers estavam no roadmap e prontos para sairem, foram lançados para uns quantos OEM, onde o daniel foi buscar, DELL se não estou em erro...

Por isso não sei onde quer a Creative chegar..

--------

mensagem de um colaborador deles:

After witnessing this poor display from Creative management, I'm going to blacklist all Creative branded products from my ebay store and my brick and mortor. I won't be restocking any Creative products once I sell my existing inventory, and the inventory that I can still return to my distrubutor, I will do so on Monday.

I will suggest that others do the same, I don't feel confident that Creative will provide future support for their products.

STRESSY
29-03-2008, 23:18
Muito bem feito..
Deviam falir que eu ia tocar viola no ''funeral'' deles.

trespasser
29-03-2008, 23:33
De mim não levam nem mais um tusto, isso é certo.

Pallad1um
29-03-2008, 23:33
Sinceramente a Creative já está a meter nojo. Têm bons produtos (pessoalmente tenho/tive vários já) mas a questão dos drivers vai fazê-los perder clientes mais cedo ou mais tarde. É inadmissível como alguém que está a tentar ajudar uma comunidade, fazendo o trabalho que competia à Creative, se arrisca a ser prejudicado por isso. É mesmo de mandá-los às urtigas.

HaTrED
29-03-2008, 23:35
Muito bem feito..
Deviam falir que eu ia tocar viola no ''funeral'' deles.

E com uma placa de som da concorrência :D

blastarr
29-03-2008, 23:36
mas uma coisa é certa som duma placa creative n tem nada a ver com som onboard

Eu contesto essa tua afirmação.
É verdade que a maior parte dos codec's de som onboard são maus (principalmente os ALC883, ALC850, ALC655 e ALC650), mas há alguns (estou a lembrar-me do ADI 1988B da Analog Devices, ou do novo ALC1200 da Realtek) que deixam até as X-Fi para trás, em qualidade e em funcionalidade.
Não generalizes sem "ouvir" as diferenças por ti próprio para poder comparar.

E sim, também tenho placas da Creative (uma Live 5.1, uma Audigy 2 ZS e uma X-Fi ExtremeMusic, e até tive uma Soundblaster32 para slots ISA de 16bit, gigantesca).
Posso por exemplo afirmar que o som de uma Audigy ou X-Fi no Windows XP é claramente superior ao das mesmas placas com os drivers oficiais no Vista, e que a Live 5.1 (ainda um modelo perfeitamente capaz) só funciona bem no Vista com os drivers "modded" da NGO -no que eu suspeito ser uma limitação "artificial" por parte da Creative, pelos motivos já antes referidos por outrém-.

A Creative está a perder muita quota de mercado nos aceleradores de som porque os updates dos seus drivers são extremamente raros e não conseguem acompanhar a nova arquitectura de som do Vista, que dá prioridade ao processamento por software em user mode para aumentar a estabilidade global do sistema, em vez de recorrer a "calls" dentro do kernel mode (cujos bugs foram responsáveis pela grande maioria dos BSoD's nos Windows anteriores).

Pessoalmente, acho que o método da Asus é o melhor, porque não estão a reinventar a roda com aceleração de som no Vista por hardware "à força" -recorrendo à tradução do EAX para o OpenAL-, e sim a concentrar os seus esforços para melhorar a qualidade sonora propriamente dita.
O impacto do audio é cada vez menor com as CPU's multi-core modernas, e isso só tende a melhorar, tornando aceleração de audio por hardware desnecessária (basta ver como as consolas Xbox 360 e Playstation 3 passaram o processamento por software para cores ou threads das CPU's principais, eliminando os chips dedicados das gerações anteriores).

Chegámos a um ponto onde o factor limitador já não é tanto a capacidade de processamento (estamos muito próximos dos limites relativamente apertados da capacidade de audição humana com os novos formatos de som usados em discos de alta definição, jogos, etc), mas sim a qualidade das colunas e do ficheiro de som digital, ou o posicionamento de obstáculos, materiais usados, etc, no local onde se está a usufruir do output sonoro.

Romani48
29-03-2008, 23:48
pois... realmente acabei de ler isso no forum deles.. um user realmente contesta o seu metodo de actuação.. porque apesar de em parte estarem certos, visto que outras empresas pagaram os direitos por determinadas coisas, o facto é que o suporte é nulo para vista.. sendo que os drivers são mesmo coisas básicas..

e pagar o alchemy? por favor!!

e o mais estupido é o facto de no XP o suporte estar lá..

sinceramente a tecnica da "emulação" do EAX usado pela ASUS, com o EAX 4.0 e 5.0 é perfeitamente capaz, mais que isso até...

se tanta gente já só usa placas de som onboard, a creative agora é que tem uma sentença de morte....

sinceramente da minha parte já não recebem mais um tostão.. e o que vale é que a minha Audigy é OEM.. se não..
bons eram os tempos da minha Creative AudioPCI128! :D

Koncaman
29-03-2008, 23:48
Chegámos a um ponto onde o factor limitador já não é tanto a capacidade de processamento (estamos muito próximos dos limites relativamente apertados da capacidade de audição humana com os novos formatos de som usados em discos de alta definição, jogos, etc), mas sim a qualidade das colunas e do ficheiro de som digital, ou o posicionamento de obstáculos, materiais usados, etc, no local onde se está a usufruir do output sonoro.

Pois, esse é o paradigma actual...
basta ter um bom codec, acompanhado de bom software, boas colunas, e indispensavel mente bons conversores analogico-digital.

E neste paradigma, a Creative, com a sua habitual aposta em processadores audio especializados, tende a ficar um bocado para trás.
um dos motivos pelo qual ainda não fiz update para o windows vista, foram questões relacionadas com drivers da nforce2, e da live 5.1...

artificiaL+
29-03-2008, 23:59
O meu sistema de som é todo da creative. Já há muito se sabia que eles eram péssimos no que toca a drivers e customer support. Mas infelizmente não há mais nenhuma marca de som acessivel com a excelente qualidade que a creative tem a fabricar placas de som (pelo menos que se vendam regularmente).

Pallad1um
30-03-2008, 00:05
Não são (pelo menos) as Auzentech que superam as Creative a nível de qualidade sonora? Parece-me que ultimamente o verdadeiro trunfo das Creative eram os jogos, devido ao EAX. Mas a Auzentech X-Fi Prelude já resolve esse problema, pelo que tenho lido.

Romani48
30-03-2008, 00:06
konca tens sempre os tais drivers... olha a minha audigy ganhou vida.. e não vai ser por causa da creative que os vou deixar de usar..

aliás se me obrigassem a parar de os usar tinham de me devolver o dinheiro...

mascarilha
30-03-2008, 00:08
http://img339.imageshack.us/img339/7049/creativexi2.jpg

blastarr
30-03-2008, 00:11
Update ao caso:

daniel_k wrote:

Dale removed everything I posted, including the Audigy Support Pack, that does not enable any "new" feature, except those present in XP drivers. I think you went too far.
Now Audigy owners are left in the dark, no Equalizer, no CMSS, no DVD Audio, no Hardware MIDI, no Dolby/DTS decoding.

I checked with management, and it was decided we would bring back the Audigy Support Pack thread and allow you to continue in that endeavor. As long as no intellectual property of Creative is distributed, we will have no problem with it. I will get the thread reposted shortly.

Dale
Forum Moderator
Creative Labs

http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=Vista&message.id=30402#M30402

Um recuo ligeiro na posição da Creative (mas o problema relacionado com o Windows Vista -qualidade sonora- permanece).

VuDu
30-03-2008, 00:16
Eu não tenho nada da Creative (que me lembre), mas sinceramente parece-me uma atitude perfeitamente normal e qualquer pessoa com um ponto de vista imparcial consegue perceber isso.
Esse user estava a usar um tópico no fórum da Creative para divulgar (e incitava users a doar-lhe dinheiro) material ilegal!

A Creative pode ser dirigida Bill, o Steve e o Osama, isso não interessa para esta questão. Este tópico aponta para uma atitude normalissima face ao que estava a acontecer.

blastarr
30-03-2008, 00:30
Eu não tenho nada da Creative (que me lembre), mas sinceramente parece-me uma atitude perfeitamente normal e qualquer pessoa com um ponto de vista imparcial consegue perceber isso.
Esse user estava a usar um tópico no fórum da Creative para divulgar (e incitava users a doar-lhe dinheiro) material ilegal!

A Creative pode ser dirigida Bill, o Steve e o Osama, isso não interessa para esta questão. Este tópico aponta para uma atitude normalissima face ao que estava a acontecer.

O problema é que não era ilegal, por causa dos próprios termos da Creative.
E ele aceitava doações, não exigiu dinheiro a ninguém pelo seu trabalho (ao contrário da Creative...).

Se a empresa publicita capacidades e funções de uma placa de som -nunca especificaram que só diziam respeito ao Windows XP, note-se-, e depois os drivers para o Windows Vista retiram practicamente tudo o que essa placa tinha de interessante (apesar de anunciar compatibilidade "total" com esse sistema operativo), quem está a enganar os consumidores é a Creative.

Romani48
30-03-2008, 00:33
blastarr.. o problema é que ele nem doações podia aceitar porque todos os ficheiros eram da creative..

isto segundo o que li lá

Slider
30-03-2008, 00:38
Ele não aceitou doações pelos ficheiros, os ficheiros eram distribuídos gratuitamente, o link de doações era somente para quem quisesse ajudar o Daniel_K pelo seu esforço cedido gratuitamente, ou simplesmente porque lhes apetecia oferecer dinheiro. Não foi nem é uma troca, apenas algo voluntário.

FerCam™
30-03-2008, 00:49
Eu contesto essa tua afirmação.
É verdade que a maior parte dos codec's de som onboard são maus (principalmente os ALC883, ALC850, ALC655 e ALC650), mas há alguns (estou a lembrar-me do ADI 1988B da Analog Devices, ou do novo ALC1200 da Realtek) que deixam até as X-Fi para trás, em qualidade e em funcionalidade.
Não generalizes sem "ouvir" as diferenças por ti próprio para poder comparar.

Ate acredito k haja novos codec's com alguma qualidade mas acabam por ter mais ruido electrico, ruido este k ate as cretive x-fi teem mas sol com um amplificador sensivel (ganho elevado) é k se nota, e depois ha outros factores como o thd+n, k acredito k nas x-fi seja melhor.

mais ontopic a creative ja recuou em todos os campos a nova placa k vao lançar com pci-e 1x tem o mesmo processador das audigy 2/4.

mascarilha
30-03-2008, 01:00
Ele não aceitou doações pelos ficheiros, os ficheiros eram distribuídos gratuitamente, o link de doações era somente para quem quisesse ajudar o Daniel_K pelo seu esforço cedido gratuitamente, ou simplesmente porque lhes apetecia oferecer dinheiro. Não foi nem é uma troca, apenas algo voluntário.

claro , tanto que

PeterJvM wrote:

Does this mean that if we want to make a donation to him for his efforts, read carefully, FOR HIS EFFORTS not for the drivers, that we can do this freely without getting him into trouble?

PeterJvM,

We are checking into that particular matter, and will get back to you guys on it probably Monday.

Dale
Forum Moderator
Creative Labs

enfim .....

entao o cromo vai fazer uma Declaração/Aviso/Pedido em publico em vez de se dirigir pessoalmente ao Daniel_K !?!?! ha pessoas tao burrinhas e incompetentes valha.me deus

o gajo (Dale) depois disto , ja deve ter batido com a cabeça na parede umas 1000 vezes.................

cumps

Slider
30-03-2008, 01:13
O Dale coitado, é apenas um moderador do forum, postou a mensagem sob ordem de outra pessoa, o autor da mensagem:
Phil O'Shaughnessy
VP Corporate Communications
Creative Labs Inc.

Mas como mensageiro obviamente leva alguns comentários :P

Nos últimos anos o Dale acaba por ser uma poucas maneiras de receber e enviar info para liderança da Creative e para os devs das drivers e afins. Eu dele não tenho grandes queixas, de todo. :)

O Dale conhecendo a comunidade como conhece, aposto que ele estava à espera de uma reacção destas, era quase inevitável, e deve ter avisado a quem de dever, mas ordens são orders e há gente teimosa e burra com poder por aqueles lados.

Marco André
30-03-2008, 01:16
Não é razão para menos, estive agora a ler isso... OMG!! Começar a pensar noutra marca mas é :biglaugh: Que esses meninos são do piorio

Lord Paulus Cobris
30-03-2008, 01:19
Boas a Todos..

Fui alertado via msn pelo meu colega mascaras para o que se passava no forum da creative...

E depois de ler o tópico em questão, fiquei realmente com a ideia que a creative é gerida por uma cambada de incompetentes, que só são igualados pela sua equipa de marketing.

Fui cliente da Creative Labs desde o tempo da Soundblaster, tendo tido pelo menos umas 10 placas de som deles.

E se o produto nesses tempos era bom, passados mais de 10 anos desde essa altura, a verdade é que a Creative, é uma empresa sem evolução.

Os seus produtos não tem tido qualquer recepção de referencia no mercado e o seu suporte é praticamente nulo.

O facto de agora adoptarem uma politica repressiva face a quem perdeu o seu tempo a resolver coisas que deveriam ter sido feitas em tempo útil por quem fornece um produto e um serviço ao cliente, é de todo lamentável e mostra como a incapacidade de gestão da empresa consegue ultrapassar a sua capacidade de dar respostas concretas aos problemas existentes.

Depois de ter testado 3 X-FI´s e ter visto a porcaria que são em ambiente windows, só posso dizer que tal como os milhares (e possivelmente milhões por esta altura), de clientes e ex-clientes da creative, não voltarei a gastar mais um tostão que seja em produtos creative.

Se querem uma boa placa de som, recomendo que usem Asus Xonar (Pessoalmente uso a D2), e posso dizer que é realmente uma excelente placa.

Os últimos drivers em desenvolvimento, vão ser compatíveis com o EAX 3,4 e 5 via emulação.
Se querem colunas de som, optem por Logitech! Z3200 ou Z5500 são as eleitas para uma boa experiência sonora!...

Espero sinceramente que a Creative repense toda a sua politica de gestão e o que é que realmente quer para o seu futuro...
Estão sem visão, sem rumo e em breve sem clientes...

Cumprimentos,

LPC

RuFuS
30-03-2008, 01:20
Isto são drivers só para o windows vista? ou pra xp tb são melhores?

DMH
30-03-2008, 01:35
Pelo que li o problema é que as funcionalidades dos drivers em XP não existem em Vista porque o vista tem uma nova API e eles não se deram ao trabalho de fazer drivers de jeito para o Vista

mascarilha
30-03-2008, 01:38

epa no XP nao teem problemas, mas ja viste o cumulo , as drivers dos produtos creative para o Vista sao uma miseria , é publicidade falsa , meterem na caixa de um produto que o mesmo é 100% Vista ready , o cliente compra o produto e depara-se com imensos problemas e sem suporte minimamente aceitavel !

o pobre do rapaz (daniel_K) teve a BONDADE de modificar os drivers de maneira a que as placas funcionassem minimamente em condiçoes no Vista e disponibilizar as mesmas a todos os clientes/consumidores/utilizadores de placas Creative a troco de NADA e por causa disso ainda leva por tabela ! (ainda por cima feito de modo indevido , pouco profissional e publicamente)

é o cumulo...........

a Creative esta no seu direito de o fazer claro , so nao foi a maneira mais correcta de o fazer e depois quem vai sair prejudicado no meio disto tudo sao eles nao é o daniel_K

PS: Creative a obrigar clientes a comprar futuros produtos que vao sair 100% compativeis com Vista (quando os actuais já o deveriam ser ) .......................

cumps

Romani48
30-03-2008, 01:54
nunca vi uma empresa que fizesse algo que até tem qualidade, mas que não a quisesse dar aos seus consumidores.. bah

Make.Love
30-03-2008, 01:57
o problema é que ele fez reverse engineering sem autorização da creative... é compreensível a situação, principalmente quando ele mete funções na x-fi que a creative vendeu a terceiros...

agora digo-vos sinceramente, o creative ao nivel de software de TODOS OS PRODUTOS tem estado cada vez pior... têm feito coisas que não lembram a ninguém. Simplesmente deveriam ter gerido a situação de outra forma...

VuDu
30-03-2008, 01:59
São opções tomadas pelas empresas, se vocês usassem Linux percebiam que esta situação é vulgaríssima.
O que a distingue das restantes é que desta vez a Creative decidiu cagar de alto para o novo SO da Microsoft. Tem legitimidade para o fazer, assim como os utilizadores de se virarem para a concorrência, mas volto a repetir: esta situação é "perfeitamente normal".

Make.Love
30-03-2008, 03:01
exacto VuDu, aqui a "ameaça" real é a creative estar-se simplesmente a cagar para os clientes, nao oferecendo um suporte minimamente aceitável...

eu tenho uma x-fi fatal1ty fps desde o lançamento e nao tenho razoes de queixa até ao penultimo update (inclusivé)...no entanto este ultimo é que está a gerar uma confusão enorme, porque trazem ainda mais bugs, muitos deles completamente ridiculos como aumentar o volume com o rato no painel de controlo da creative e as colunas deixarem de dar som....

ilovewww
30-03-2008, 03:08
Engraçado que a primeira e ultima vez que tive um problema destes foi com uma webcam da minha tia..enfim.

Consigo arranjar sempre drivers para tudo até mesmo para uma webcam que tenho aqui há seculos (2003) mas apra aquela da creative...nada.

Parece-me claramente uma jogada "porca" da creative...mas é assim e pronto.

Barata
30-03-2008, 03:11
Eu adoro o onboard.
Placa de som só comprei até ao meu Athlon 1,2Ghz. Desde então foi onboard e não tenho razão de queixa. Serve perfeitamente para 95% dos utilizadores.

De facto esta jogada da creative mostra o quão fechados no seu pequeno nojento mundo estão. Para empresas destas só existe uma solução: morte lenta. Mas, em abono da verdade, poucos são o que irão sentir falta deste produtor. Como alguém disse, e muito bem, que a logitech avance. Os entusiastas cá estarão ;)

MinisterOfSound
30-03-2008, 03:17
Boas,

Quando vi o 1º post fiquei espantado, quando fui ver a thread ao forum fiquei aparvalhado...

Eu já andava lixado com a Creative á uns tempos por não permitirem ligar os conectores audio das caixas ás placas de som deles, depois foi a X-Fi Fatal1ty Champion Series no Vista funcionar apenas no "modo básico" e agora armam esta... Os tipos da Creative devem andar a fumar ganza marroquina...só pode!!

Pensam que ganharam algo com aquela atitude mas vão perder tanto...

Bem, brevemente vou experimentar uma ASUS XONAR, se gostar -> Bye Creative!

Cumps.

mascarilha
30-03-2008, 04:01
Bem, brevemente vou experimentar uma ASUS XONAR, se gostar -> Bye Creative!

Cumps.

boa placa de som ;)

btw: como nao podia deixar de ser ja chegou ao INQ

Creative driver debacle rumbles on

CREATIVE LABS JUST can't stay out of the news this week, unfortunately for the company it's all bad.

We've been following Creative's lacklustre support of Vista for some time now, including this piece from February 2007 which not only prompted a response from Creative but also prompted readers to mail us asking for further prodding of the sound-card producing behemoth. Earlier this week Creative released an involuntary adult movie cleanser, which didn't go down to well with some of our other readers.

Last month the company released X-Fi specs to open source coders, having promised Linux drivers for two years and only releasing a half-crippled beta driver - for the X86-64 architecture only, compiled with a 'back level' version of GCC. Basically this release enabled people with spare time to do the hard work for Creative, which the company couldn't be bothered with, to ensure their products worked on their choice of operating system.

You might not find it so surprising the company doesn't product much in the way of Linux driver support, not all companies do, but more surprising is the quality of support offered for the mass-market operating systems used on the majority of new consumer PCs -Windows Vista.

The driver packages on offer for various Creative products are so poor, that a lone hero by the name of 'Daniel_K' has produced a variety of altered drivers and packages that allow users to utilise their cards successfully on Vista, without a sub-standard feature set and continuous crashing.

Finally, after allowing Daniel_K to offer this service to Creative customers for a lenghty period - something Creative should have been doing from the start - a Creative spokes person demanded the user removed all links to his packages and stopped posting any more. You can read the forum announcement here.

As another poster points it - there's no doubt what Daniel_K has engineered violates the EULA that comes with Creative drivers and products, nor is it acceptable to accept money donations for other people's IP. However, if Creative won't offer customers the same feature set on Vista that appears on XP, and if Creative will not offer satisfactory driver support to a multi-million selling operating system, what does the company expect?

The furore on the forums saw a plethora of customers state they'd never touch a Creative product again:

"As for Creative, this is the worst attitude to the customers I've ever seen. I will certainly never buy any Creative product in my life and will advice against doing so any people I know. Bye Creative!" said alniks.

Toronto699 followed up with: "Bye Creative , your vista drivers are awefull , ill not buy or recommend any Creative product to anyone after reading your reaction to some very good drivers that creative is unwilling or unable to write...your support is terrible". Spelling mistakes left intact.

Phyltre's comments share similar sentiment with many other posts: "With this, you've lost another customer, Creative. I've been using this X-Fi in Vista for over a year now, and putting up with the glitches and the badly written software. Because your development team (although I can't imagine you're paying even a single person full-time for what we're seeing) would not work with us, the community was forced to work together to clean up your mess."

Creative has once again produced a master-stroke of bad publicity (at the time of writing the forum announcement appeared on Slashdot) and a potential massive backlash from its own user community. Who is to blame? Only Creative, whose ineptitude at producing and releasing drivers has caused the company only further misery in the long run.

One of Daniel_K's closing comments summarised the situation for us all:

"The funny thing is that you are faster 'protecting' your technologies and intellectual properties than providing improved drivers and software for your customers." µ

http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/03/29/creative-driver-debacle

e nao so :

Creative: Fixing Our Crippled Sound Card Drivers Is "Stealing our Goods"

http://img301.imageshack.us/img301/8416/picture1mz3.jpg (http://imageshack.us)

Creative Labs, makers of sound cards that still don't work properly with Windows Vista, doesn't want fixed versions of its broken drivers on the net.

In a message to "Daniel_K," who repaired their broken software, Creative Labs' Phil O'Shaughnessy claims that by restoring functionality to Vista drivers that's offered in Windows XP versions, he is a thief:

"By enabling our technology and IP to run on sound cards for which it was not originally offered or intended, you are in effect, stealing our goods," writes O'Shaughnessy at Creative's forums.

Granted, Daniel_K is soliciting donations. Furthermore, the gear's EULA specifies, as is usual, that you can't tamper with its software. But why would a company set out to prevent people from helping one another fix problems in hardware it's already sold them?

The answer is the sad one you've probably learned to expect: O'Shaughnessy admits that Creative Labs intentionally crippled its Vista drivers as a business strategy:

"If we choose to develop and provide host-based processing features with certain sound cards and not others, that is a business decision that only we have the right to make."

Baffling, yes, but also its prerogative. You can easily find the fixed drivers. (http://isohunt.com/torrent_details/38375297/Creative+Soundblaster+Audigy?tab=summary)

http://blog.wired.com/gadgets/2008/03/creative-fixing.html?cid=108729048#comment-108729048

e tambem em terras lusas :

Creative ameaça modder Daniel_K

A creative publicou esta semana no seu fórum um aviso/declaração dirigida a um dos utilizadores , o bastante conhecido Daniel_K , avisando o mesmo que estavam ocorrentes do seu trabalho , que passava por ajudar a comunidade/utilizadores com placas de som Creative através de drivers modificadas , permitindo assim que algumas das placas de som da Creative tivessem uma funcionalidade a 100% no Sistema operativo Windows Vista , coisa que nao acontece com as drivers oficiais da própria empresa.

Todos os posts do utilizador Daniel_K contendo as drivers modificadas foram removidos do forum da creative , e foi-lhe "pedido" que não continuasse com esta "actividade" !

http://img407.imageshack.us/img407/3355/creativelogocopyoj4.jpg (http://imageshack.us)

Como era previsível,tal declaração ao ser feita publicamente já atingiu grandes dimensões e provocou o descontentamento da maioria dos utilizadores/consumidores e até mesmo de vendedores da própria marca , fazendo com que os mesmos expressassem a sua opinião!

Para ver o Aviso/Declaração feita pela Creative bem como as reacções dos utilizadores/consumidores ,Clique aqui.

Nota do InforTech United:
Nós repudiamos veemente atitudes verdadeiramente retrógradas e que mostram a forma como a Creative trata os seus clientes.
E recomendamos a todos os nossos visitantes que tenham atenção ao suporte da Creative Labs ao Windows Vista.

http://www.infortech.eu/modules.php?name=News&file=article&sid=8182&mode=thread&order=0&thold=0

Ardeu , sem hipotses , noticia na primeira pagina de varios sites pela internet fora (Nota: sao todos unanimes em relaçao á atitude da creative):

http://www.infortech.eu/modules.php?name=News&file=article&sid=8182&mode=thread&order=0&thold=0

http://www.hardforum.com/showthread.php?p=1032290128

http://forums.hardwarezone.com.sg/showthread.php?t=1913839

http://hardware.slashdot.org/article.pl?sid=08/03/29/046201

http://forums.amd.com/game/messageview.cfm?catid=263&threadid=93737

http://www.moonbuggy.org/archive/2008/03/30/creative-labs-message-to-daniel_k/

http://hardware.slashdot.org/article.pl?sid=08/03/29/046201&from=rss

http://www.engadget.com/2008/03/29/creative-halts-unauthorized-distribution-of-homegrown-vista-driv/

http://www.driverheaven.net/audio-general-technical-discussion/156665-creative-goes-after-danielk-over-his-modded-drivers.html#post1135220

http://www.neowin.net/forum/index.php?showtopic=628428&st=0&p=589299807&#entry589299807

http://www.toc-gaming.co.uk/blog/PermaLink,guid,71b76cb2-79f8-4084-8090-66ac0056a0bd.aspx

Update: ja começaram a banir pessoal no forum da Creative .........................

cumps

technon
30-03-2008, 04:37
atitude lamentável por parte da creative.

O rapaz resolveu os problemas dos drivers deles sem receber nada em troca e ainda é acusado por isso.

De qualquer maneira quem perde $ e clientes é a creative com estas atitudes parvas.

cumps

DMH
30-03-2008, 05:32
Prevejo um período muito negro e esse O'Shaughnessy,sinceramente despeçam o homem que ele só diz m£rd@ atrás de m£rd@,eles querem tanto que as placas deles suckem no Vista que nem deixam os outros porem os produtos dela alguma coisa de jeito no Vista

cypress_mc
30-03-2008, 05:43
Meteram-se foi num grande ninho de ratos.Esta porra ta a ser falada em tudo o que é foruns e revistas nos estados unidos.Nao sei porquè mas acho que na segunda de manha as acçoes da criative vao estar ao preço da uva mijona.Mais que nao seja pelo panico que este tipo de situaçoes causa nos investidores.Uns milhares de posts em 2 ou 3 dias devem chegar aos ouvidos de alguem de topo da criative.Tinham poupado muito se tivessem pago ao daniel_k pela sua "colaboraçao". Deve haver uns gajos na criative que nao devem ganhar o suficiente para pagar os frascos de vaselina que váo precisar:D

muddymind
30-03-2008, 05:46
Eles sempre tiveram um apoio ao cliente de cáca.... Nunca mais me esqueço das dores de cabeça que tive com uma sound blaster live 5.1 e uma board com o VIA KT133 que me fazia o win98 crachar de 10 em 10min... Depois de muitos mails trocados com a creative e de ter obtido respostas que não lembram a ninguém lá foi lançado um patch não oficial pela VIA (que andou a tapar a m£rd@ da creative) que aumentava as latências pci para não haver craches...

Mais tarde com o xp deparei-me com a situação do som ser uma bosta pegada com estalos e paragens e quando usava EAX nos jogos tinha uns ruídos estranhos... e drivers actualizados? nada! A minha salvação foi um site françês que desde já recomendo que é o www.station-drivers.com que tinha uns drivers modificados que resolviam todos os problemas de som...

Isto tudo para dizer que nada disto me espanta mas tal como o mascarilha já mostrou, eles ficaram bem queimados publicamente e isto não é algo que se esqueça rapidamente...

[]

destr0yer
30-03-2008, 06:21
A creative desiludiu IMENSO agora. Tinha eles em boa vista, depois de um RMA já a uns anitos que correi 6* e agora...

enfim.

Tava a pensar em comprar uma extreme music, bem, dinheiro poupado :P

ou compro uma P5E com a excelente supremeFX 2 ou procurar uma auzen.

Globlos
30-03-2008, 06:27
O problema é que não era ilegal, por causa dos próprios termos da Creative.
E ele aceitava doações, não exigiu dinheiro a ninguém pelo seu trabalho (ao contrário da Creative...).

Se a empresa publicita capacidades e funções de uma placa de som -nunca especificaram que só diziam respeito ao Windows XP, note-se-, e depois os drivers para o Windows Vista retiram practicamente tudo o que essa placa tinha de interessante (apesar de anunciar compatibilidade "total" com esse sistema operativo), quem está a enganar os consumidores é a Creative.

Ora nem mais, acabas-te de dizer tudo tintim por tintim. É exactamente isso!!!!

A minha placa de som que à 1 ano era topo de gama e ainda hoje passa a perna a muitas, para além de funcionar mal com os drivers disponibilizados pela creative para o Vista, não põem a funcionar metade das características da mesma, principalmente o CMSS e o THX.

Eu pessoalmente não compro mais nada da Creative. E como disse a bocado:

Venha a Logitech com placas de som se faz favor!! lol

Make.Love
30-03-2008, 06:37
procurar uma auzen.

olha que algumas usam o chip x-fi, bem como os drivers da creative

_Kosta_
30-03-2008, 10:56
Tenho uma Placa de Som 24Bits da Creative apesar do vista funcionar mal com a minha gráfica, a placa de som funcionou bem, para ter a consola EAX e CMSS tive de ir ao "Black Market" para as drivers. Mesmo assim algumas vezes davam o erro "The Board is not installed in your system", ou algo parecido.
Só tive 2 placas de som da creative até agora, e nunca necessitei de fazer "upgrade" de placa de som, pois ao longo destes anos é das poucas coisas que não tem evoluido drásticamente.
Se algum dia tiver de comprar uma nova, de certeza que não vai ser creative, perfiro comprar uma motherboard c\ som onboard, chega perfeitamente, pois as colunas que tenho fazem o efeito que desejo.
Daniel_K é um héroi, e muitos de nós vamos seguir o exemplo dele, se existem no mercado "free" a creative não tem que refilar. Acaba por arranjar um Bode Expiatório para a coisa, e o grande erro foi ter feito a discusão publica.
Neste momento a creative está a enterrar-se na propria porcaria (para não dizer outra coisa).

Crusher
30-03-2008, 13:02
Hmmm... a Creative ainda vai dar uma colherada de dinheiro na boca Daniel para o calar, e no dia seguinte já aparecem drivers funcionais para o Vista no site da Creative.

LOL

Romani48
30-03-2008, 14:45
o problema é que ele fez reverse engineering sem autorização da creative... é compreensível a situação, principalmente quando ele mete funções na x-fi que a creative vendeu a terceiros...

agora digo-vos sinceramente, o creative ao nivel de software de TODOS OS PRODUTOS tem estado cada vez pior... têm feito coisas que não lembram a ninguém. Simplesmente deveriam ter gerido a situação de outra forma...
é verdade que em alguns casos ele fez o reverse engineering.. mas no caso dos drivers das Audigy ele simplesmente limitou se a encontar uns drivers OEM da propria Creative e a lança los...

isto lembra me alguma coisa... hmm laptopvideo2go maybe?

porém o problema aqui é que ele limitou se a dar aos que pagaram o que eles mereciam..

ora se eu paguei pela minha audigy e todo o pacote que tinha a aceleração por hardware e todo o software que veio na package.. porque não posso ter acesso a este no Windows Vista?

C.R.A.Z.I.T.I.V.E. :-D

São opções tomadas pelas empresas, se vocês usassem Linux percebiam que esta situação é vulgaríssima.
O que a distingue das restantes é que desta vez a Creative decidiu cagar de alto para o novo SO da Microsoft. Tem legitimidade para o fazer, assim como os utilizadores de se virarem para a concorrência, mas volto a repetir: esta situação é "perfeitamente normal".

não.. não decidiu.. o que decidiu foi obrigar os utilizadores a pagarem por opções as quais tinham direito, com o suporte de aceleração por hardware, com o alchemy que temos de pagar, e o mais interessante é usar ficheiros opensource que podes arranjar e activa los manualmente..

e o melhor é que de tal forma não cagaram que metem os seus produtos como Vista Ready.. e sinceramente o meu som onboard está mais ready que isso..

destr0yer
30-03-2008, 15:47
olha que algumas usam o chip x-fi, bem como os drivers da creative

Pelo o que sei, os drivers não são da creative ;)

alias falaram-me que era um dos pontos fortes desta auzem prelude!

Make.Love
30-03-2008, 16:03
olha que até ha bem pouco tempo a secção de drivers da Auzentech reencaminhava os clientes para o site da creative.

Como poderás ver aqui, ainda usam drivers da creative:

Creative ALchemy (http://www.auzentech.com/site/download/updates.php#xfiprelude)

Pallad1um
30-03-2008, 18:49
Eu já estou como muitos de vocês: que a Logitech se ponha a fazer placas de som o mais depressa possível!

Lord Paulus Cobris
30-03-2008, 19:56
Aos que querem uma alternativa fiável ás creative...

Tem as colunas de som da Logitech e as placas de som da Asus, a Xonar D2 e a nova Xonar PCI-E.

Creative nunca mais entra aqui, nem recomendo a quem quer que seja...

Uma empresa que pratica este tipo de politica não merece qualquer respeito...

Mas atenção a Logitech faz o mesmo, com as suas webcams.... HP e Lexmark idem...

Para os produtos com mais de 2 anos, o suporte deles é extremamente limitado...

A Lexmark até tem o desplante (como me disseram ao telefone pelo apoio técnico), que os produtos só são suportados para os Sistemas Operativos existentes na altura... ou seja suporte futuro nos seus produtos é uma incógnita....

Tenho uma Webcam Logitech Messenger que está totalmente funcional no XP, e quando vamos para o Vista chapéu, não á drivers...

Inaceitável estas politicas... Por isso é que eu digo... algo vai bem mal, neste mundo capitalista e de procura pelo lucro...

Cumprimentos,

LPC

Kill Me
30-03-2008, 20:12
os comentarios naquele topico ja chegou à pagina 100 e 1000 replys xD

que bronca que eles arranjaram...

cL!cK
30-03-2008, 20:34
roflol, desta vez é que a Creative se f*deu XD

se isso das doaçoes pelo esforço do gj acabar por não ser uma infracção, ele poderá continuar a criar e distribuir esses drivers alterados visto estar a faze-lo de borla, não?

Kill Me
30-03-2008, 20:37
roflol, desta vez é que a Creative se f*deu XD

se isso das doaçoes pelo esforço do gj acabar por não ser uma infracção, ele poderá continuar a criar e distribuir esses drivers alterados visto estar a faze-lo de borla, não?

claro que nao é infração, ele nao pede dinheiro em troca dos drivers, quem quiser dá pelo esforço para com a comunidade

ja agora
http://www.jenkins.eu/articles/reverse-engineering.asp

***Reverse engineering is allowed under Article 6, but only for the single purpose of producing an interoperable program (rather than a competing program).***

tmgp
30-03-2008, 20:42
Inaceitável estas politicas... Por isso é que eu digo... algo vai bem mal, neste mundo capitalista e de procura pelo lucro...
não é o caso da creative, mas em algumas das marcas que citaste, aconteceu já esta situação, mas por iniciativa da microsoft, que descontinua todo o apoio a um sistema operativo. a partir desse momento as marcas deixam de poder fornecer drivers. aconteceu recentemente com o windows 98.

technon
30-03-2008, 20:47
olha que até ha bem pouco tempo a secção de drivers da Auzentech reencaminhava os clientes para o site da creative.

Como poderás ver aqui, ainda usam drivers da creative:

Creative ALchemy (http://www.auzentech.com/site/download/updates.php#xfiprelude)

Eu tenho uma prelude e não tenho o alchemy instalados.

Tenho apenas a ultima release da auzentech e funcionam 5* no vista ultimate 64bits.

cumps

Make.Love
30-03-2008, 21:18
Eu tenho uma prelude e não tenho o alchemy instalados.

Tenho apenas a ultima release da auzentech e funcionam 5* no vista ultimate 64bits.

cumps

se tiveres a versao:

ㆍFile name: 20K1_Auz_RefCD1_RC5-1.zip
ㆍDriver version: X-Fi Prelude - 6.0.1.1281 (RC 5_1)
ㆍSize: 150 mb
ㆍRelease Date: 02/19/2008

...segundo a auzentech o alchemy ja vem com a instalação.

The ALchemy application is included in this installation. Any previous installations of ALchemy from this site should be uninstalled first. See the readme.txt file for instructions.

Chopstick
30-03-2008, 21:41
ri-me mais aqui do que na secção de anedotas e curiosidades...

por acaso tive dificuldades com a minha Soundblaster live! 5.1, mas o windows update lá intalou um update qualquer manhoso que deu o funcionamento básico á placa de som....mas com as colunas fazia ruidos e só funcionava corretamente com headphones....

desde que me vi forçado a experimentar som onboard Realtek 7.1 no fixo e Realtek HD sound no portátil confesso que não vou voltar a dar dinheiro por uma placa de som....

jatbas
30-03-2008, 22:53
A creative vai ter alguma dificuldade com isto??? Ganhem juízo! O comum consumidor final (arrisco a dizer uns 90% do mercado, ou mais) não sabe disto, desconhece isto, não liga a isto.

Tirando este aparte, eu arriscava a dizer que isto que a Creative está a fazer é o que todas, mas todas as empresas de hardware fazem, cada uma à sua maneira, mais evidente ou menos evidente. E no caso das gráficas isso é gritante... pode não passar exactamente pelo hardware, mas sem dúvida que metem o dedo no software (jogos) cada vez mais exigentes e menos optimizados ou optimizados para tecnologias "novas" que pouco vão trazer de novo mas que só se encontram em gráficas de topo...

Por isso, venha o diabo e escolha lol :D

tda
30-03-2008, 23:22
Uma boa percentagem de quem compra Creative são users um pouco mais bem informados do que aqueles que se limitam ir às grandes superfícies.
Na realidade, quem compra creative é porque quer (ou precisa) de uma qualidade "extra" e normalmente este tipo de consumidores é bem mais informado.

Ainda que assim não fosse, hoje deparei-me com uma situação engraçada a este propósito e nada simpática para a Creative.
Andava a procurar um código para o servidor de jogo do meu clã. E... não só muitos sites de suporte a gamers, mas também algumas páginas de clãs já têm esta notícia e todas elas num tom bem crítico para a Creative.

TDA.

Spiderman
30-03-2008, 23:38
Uma boa percentagem de quem compra Creative são users um pouco mais bem informados do que aqueles que se limitam ir às grandes superfícies.
Na realidade, quem compra creative é porque quer (ou precisa) de uma qualidade "extra" e normalmente este tipo de consumidores é bem mais informado.

TDA.

Ia dizer exactamente isso....:p

Tiraste-me as letras das maos. :D

Pallad1um
30-03-2008, 23:41

É que nem mais. Não é qualquer um que dá bom dinheiro por uma placa de som. Lembro-me bem do que me custou dar pela minha X-Fi Extreme Music , 25 contos na altura, e mais era o modelo mais barato da gama X-Fi. A maior parte das pessoas então ficava satisfeita com o som integrado das motherboards, quanto mais agora que esse som é já realmente muito aceitável... Esta noticia não vai passar despercebida a muitos dos clientes de placas de som da Creative, quase de certeza - o que não quer que dizer que a maioria tome uma posição.

Romani48
30-03-2008, 23:42
A creative vai ter alguma dificuldade com isto??? Ganhem juízo! O comum consumidor final (arrisco a dizer uns 90% do mercado, ou mais) não sabe disto, desconhece isto, não liga a isto.

Tirando este aparte, eu arriscava a dizer que isto que a Creative está a fazer é o que todas, mas todas as empresas de hardware fazem, cada uma à sua maneira, mais evidente ou menos evidente. E no caso das gráficas isso é gritante... pode não passar exactamente pelo hardware, mas sem dúvida que metem o dedo no software (jogos) cada vez mais exigentes e menos optimizados ou optimizados para tecnologias "novas" que pouco vão trazer de novo mas que só se encontram em gráficas de topo...

Por isso, venha o diabo e escolha lol :D

errado, de certa forma.. uma boa parte do consumidor final nem sabe o que é uma placa de som dedicada :p hoje em dia arrisco me a dizer que mais de 80% dos pcs nas lojas é tudo audio integrado...

muitos, tal como o blastarr fundamentou, são audio de optima qualidade..

Rom Hacker
30-03-2008, 23:52
Nem mesmo a ATI/NVidia que são empresas bem maiores praticam esta vergonha.
Refiro-me á utilização dos Omega Drivers :)
Cumps

Romani48
30-03-2008, 23:57
omega e drivers com inf modificado do laptopvideo2go.. que ja tinha referido antes..
enfim.. a eles preocupam alguns contractos feitos..

ou então como foi referido lá no forum querem é lançar um produto agora 100% suportado no vista só para ganharem mais uns trocos.. e por volta do windows 7 acontece a mesma coisa..

Rom Hacker
31-03-2008, 00:03
omega e drivers com inf modificado do laptopvideo2go.. que ja tinha referido antes..
enfim.. a eles preocupam alguns contractos feitos..

ou então como foi referido lá no forum querem é lançar um produto agora 100% suportado no vista só para ganharem mais uns trocos.. e por volta do windows 7 acontece a mesma coisa..

Ou seja,vão utilizar as Drivers do Daniel_K como base,e ganham algum á pala dele(ou muito)
Cumps

FedoraCore6
31-03-2008, 00:57

Ainda que assim não fosse, hoje deparei-me com uma situação engraçada a este propósito e nada simpática para a Creative.
Andava a procurar um código para o servidor de jogo do meu clã. E... não só muitos sites de suporte a gamers, mas também algumas páginas de clãs já têm esta notícia e todas elas num tom bem crítico para a Creative.

TDA.

Não é bem assim, ainda há muita gente que pensa que para ouvir musica, tem que ter lá uma placa da creative, mas sim, cada vez menos, porque de boca em boca, se vai informando que as placas onboard cumprem mt bem a sua funçao.

HyperRush
31-03-2008, 01:01
O Omega teve problemas com a Nvidia por modificar os drivers mas o povo falou mais alto, por acaso a mim nunca me mandaram nenhum e-mail acerca dos meus drivers:

http://downloads.guru3d.com/Overdrive-Apocalypse-80.40-download-1134.html

(Nota, é só pra saberem que já modifiquei drivers, lol)

E enquanto à Creative, simplesmente sem palavras para descrever as dores de cabeça que me trouxe em conjunto com o chip VT 694.

mascarilha
31-03-2008, 01:42
ao ponto que isto chegou , a newegg.com uma das maiores lojas nos EUA , cancelou todas as suas encomendas de produtos creative :

To Whom it May Concern:

While it is not our place to condemn the decisions of Creative regarding this issue, our customers come first. That being said, it has come to our attention that many of our customers are not happy with the products Creative has released nor the support for those products. To wit, we have processed nearly 5,000 return orders within the past 48 hours. While it is not normally in our best interest to publically comment in a manufacturer's forum, the overwhelming concensus has left us little choice. As such, effective tommorow morning newegg.com will suspend sales of the sound cards in question, particularly those indicated as "Vista compatible", pending an investigation into the matter. Those of you whom recently ordered such a card will still recieve your product as indicated in any relevant conversations. While we regret this abrupt decision, it has been deemed neccessary to protect the interest of our consumers. We welcome contact from Creative as soon as is possible so that we may resolve this issue.

Thank you,

Newegg.com
http://www.newegg.com

E:/ support@newegg.com

HELPFUL LINKS:
Print Help And FAQs: http://www.newegg.com/Info/FAQHome.aspx
Our Contact Information: http://www.newegg.com/Info/ContactUs.aspx
Update Account: https://secure.newegg.com/NewVersion/MyAccount/AccountModify.asp

http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&view=by_date_ascending&message.id=117948#M117948

cumps

setekh
31-03-2008, 01:53
ao ponto que isto chegou , a newegg.com uma das maiores lojas nos EUA , cancelou todas as suas encomendas de produtos creative :

cumps
mmmm...e anuncia-o num fórum?

tenho que confessar que isso soa a fake..

Slider
31-03-2008, 01:55

cumps

Completamente falso, menciona que não é habitual postar nos forums dos fabricantes, mas a mensagem supostamente chegou ao rapaz por email e não por forum... Faria sentido se fosse "a newegg" a postar no fórum, coisa que obviamente não faz nem fez.

Depois temos esta parvoíce:
Message Edited by newegg on 03-30-2008 03:09 PM

Message Edited by rgray318 on 03-30-2008 03:34 PM

Primeiro = Falso, segundo verdadeiro autor da mensagem.....

Anyway, a mensagem se fosse verdade teria o nome do autor, prolly um rep @newegg, nem isso.....

É fake all the way.

Mas é pena não ser verdade :P.

mascarilha
31-03-2008, 02:03
yep , o mais provavel e ser mesmo fake , pk alem de nunca o fazerem publicamente , sabem bem que ao fim semana nao se processa nada , mas o post original nao e esse k foi editado por um tal de rgray318

post original >> http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&view=by_date_ascending&message.id=117948#M117948

cumps

Slider
31-03-2008, 02:06
yep , o mais provavel e ser mesmo fake , pk alem de nunca o fazerem publicamente , sabem bem que ao fim semana nao se processa nada , mas o post original nao e esse k mencinaste , é este

>> http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&view=by_date_ascending&message.id=117948#M117948

>> http://forums.creative.com/creativelabs/profile?user.id=129659

cvumps

Já estou a ver, aqueles quotes do forum são muita ranhosos. :P

De pensar que postei no inicio da página 4, e já vai na 126..... minha nossa.

tmgp
31-03-2008, 02:09
até já fizeram um site... http://boycottcreative.com/

aquele VP da creative vai ter uma segunda feira nada positiva...

VaGaZ
31-03-2008, 02:32
já lá está um post meu na pagina 127, e num minuto caíram lá mais dois posts, estou curioso quando é que fecharão a thread lol

Mk Pt
31-03-2008, 03:06
E eu também já postei lá!

Verdadeiros interesseiros..Podiam disfarçar melhor..

Para mim placas de som era Creative.. ERA...

PaiNatal_DEUS
31-03-2008, 03:43
eu ca tenho uma placa de topo, o cd veio sem metade do material necessario pos extras, e a ajuda tecnica e pesquisa dos tais é uma merda. existem outras placas de som bastante interessantes, não volto a comprar creative

http://www.petitiononline.com/crtvlabs/petition.html

setekh
31-03-2008, 04:10
eu ca tenho uma placa de topo, o cd veio sem metade do material necessario pos extras, e a ajuda tecnica e pesquisa dos tais é uma merda. existem outras placas de som bastante interessantes, não volto a comprar creative
alguns exemplos? :)

Slider
31-03-2008, 04:18
ASUS Xonar D2 / D2X (Versão PCI-E)
Auzen X-Plosion 7.1
Razer Barracuda AC-1

Existe muita review pela net das ditas. :)

tmgp
31-03-2008, 04:19
asus xonar?

destr0yer
31-03-2008, 04:52
asus xonar?

Basta pesquisar um pouco ;)

http://www.asus.com/products.aspx?l1=25&l2=144&l3=0&l4=0&model=1769&modelmenu=1

Mas este assunto é offtopic, pelo o que fica por aqui. foquem-se no tema em discussão e cuidado com linguagens mais inapropriada ;)

HyperRush
31-03-2008, 10:28
Alguém conhece o KX project? Eu uso esses drivers no vista e a 5.1 adora.

Boobaloo
31-03-2008, 11:11
LOL tb não é preciso exagerar:

http://digg.com/hardware/THIS_IS_WHAT_I_DID_TO_MY_XFI_THIS_MORNING_PIC

HyperRush
31-03-2008, 11:19
A placa já devia de estar queimada.

Pallad1um
31-03-2008, 11:30
LOL tb não é preciso exagerar:

http://digg.com/hardware/THIS_IS_WHAT_I_DID_TO_MY_XFI_THIS_MORNING_PIC

Se ele partiu mesmo a placa devido esta situação então também lhe faltam uns parafusos. Uma coisa é não comprar mais nada da Creative, outra é andar a queimar dinheiro por solidariedade. Se não queria mais nada com a marca, vendia a placa de som...

A placa já devia de estar queimada.

Proavelmente é isso :-D.

kiling
31-03-2008, 17:06
A minha X-Fi extreme esta ja quase no fim da garantia mas se avariar nem mais um tostao levam meu! Ja foi a mesma porcaria das drives quando eu passei de W98SE para o XP da minha live platinum, tive que ir buscar umas drives tambem de um rapaz que se aplicou a serio naquilo...

Se fosse a breve prazo comprar uma placa de som nova ou ia para Auzentech ou Asus... ou ficava-me pela Onboard que a minha P5K-Premium tem, tambem nao e de se deitar fora, tem saida de fibra optica e spdif.

Com estas brincadeiras a creative perde cada vez mais mercado sem duvida alguma...

JoaoVr
31-03-2008, 17:37
Creative warn Daniel K against making Vista fully functional (http://www.msfn.org/comments.php?shownews=22213)

Early friday morning Creative decided to release a notice to Daniel_K on the Creative forum: Daniel_K: We are aware that you have been assisting owners of our Creative sound cards for some time now, by providing unofficial driver packages for Vista that deliver more of the original functionality that was found in the equivalent XP packages for those sound cards. In principle we don't have a problem with you helping users in this way, so long as they understand that any driver packages you supply are not supported by Creative. Where we do have a problem is when technology and IP owned by Creative or other companies that Creative has licensed from, are made to run on other products for which they are not intended.

We took action to remove your thread because, like you, Creative and its technology partners think it is only fair to be compensated for goods and services. The difference in this case is that we own the rights to the materials that you are distributing. By enabling our technology and IP to run on sound cards for which it was not originally offered or intended, you are in effect, stealing our goods. When you solicit donations for providing packages like this, you are profiting from something that you do not own. If we choose to develop and provide host-based processing features with certain sound cards and not others, that is a business decision that only we have the right to make.

Although you say you have discontinued your practice of distributing unauthorized software packages for Creative sound cards we have seen evidence of them elsewhere along with donation requests from you. We also note in a recent post of yours on these forums, that you appear to be contemplating the release of further packages. To be clear, we are asking you to respect our legal rights in this matter and cease all further unauthorized distribution of our technology and IP. In addition we request that you observe our forum rules and respect our right to enforce those rules. If you are in any doubt as to what we would consider unacceptable then please request clarification through one of our forum moderators before posting.

Phil O'Shaughnessy
VP Corporate Communications
Creative Labs Inc.

This statement has enraged a lot of customers, in fact over the weekend there has been more than 1500 replied (mostly bad).

When installing the drivers on Windows Vista there was loss in functionailty as some components/applications did not work on vista and Creative did not fix this, Daniel_K however released modified drivers which brought back the functionality and even included some bug fixes and features which are on the newer high end cards.

Some members believe that Creative intentionally removed features from the Vista drivers to force them to buy newer high end cards.

Romani48
31-03-2008, 18:33
fonte ja agora?..

a creative nao se vai safar.. e olha.. eu estou a gostar da aparencia da xonar :D e dos seus extras.. se tiver de comprar uma placa de som agora, com 120€ seria a minha escolha :D

a creative... bem talvez para as colunas.. e mesmo assim
talvez para os mp3.. que também o suporte é lindo.. cuja ferramenta de alterar o firmware não funciona no vista..

Phantasia
31-03-2008, 18:35
fonte ja agora?..

http://www.msfn.org/ ;)

JoaoVr
31-03-2008, 18:35
fonte ja agora?..

a creative nao se vai safar.. e olha.. eu estou a gostar da aparencia da xonar :D e dos seus extras.. se tiver de comprar uma placa de som agora, com 120€ seria a minha escolha :D

talvez para os mp3.. que também o suporte é lindo.. cuja ferramenta de alterar o firmware não funciona no vista..

No titulo tem a fonte ;)

Romani48
31-03-2008, 18:36
noob :p sorry ja vi

btw:
Creative Labs to sue a driver modder (Daniel_K) - XtremeSystems Forums (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=182389)

- Google News (http://news.google.com/news?hl=en&ned=us&ie=UTF-8&ncl=1146024154)

daniel_k creative labs - Google Search (http://www.google.com/search?aq=f&hl=en&q=daniel_k+creative+labs&btnG=Search)

Creative driver debacle rumbles on - The INQUIRER (http://www.theinquirer.net/gb/inquirer/news/2008/03/29/creative-driver-debacle)

PaiNatal_DEUS
31-03-2008, 18:56
a minha proxima placa será uma xonar de certeza. pena é a xonar não ter painel frontal, fica mais facil de ligar o baixo para fazer covers. ohh well, faz-se o trabalho de ligar atraz.

queria focar uma coisa em relação as placas creative. eu comprei a minha Hi-End, supostamente 7.1 (diz na caixa e no site que é 7.1), na realidade é 5.1, falta atraz um jack para o 7.1

creative acabou de morrer, na proxima semana, as acções da creative nem valerão o papel em que são escritas

Pallad1um
31-03-2008, 18:58
fonte ja agora?..

O quê, a Xonar já só custa 120€? Isso é menos do que dei pela minha Extreme Music na altura. Não é mau não senhor.

tonyV
31-03-2008, 19:04
fonte ja agora?..

Isso existe? Tenho o meu microphoto (o 2º, o primeiro bloqueou permanentemente, o software era mesmo bom, lol) em que tive de andar a googlar durante uns dias até encontrar um firmware decente que desse em Xp e Vista e que não provocasse um bloqueio permanente como aconteceu no meu 1º mp3:rcarton:

Tiago@Rosetta
31-03-2008, 19:04
A auzentech tem placas excelentes. Tens a X-plosion por 80 euros. Em termos de som é melhor que essas audigyzinhas todas.

skandal
31-03-2008, 19:05
O mal é que a minha Audigy 2 ZS é perfeitamente capaz e custou-me 25€, não quero dar 120€ por uma placa nova....

apenas_nuno
31-03-2008, 19:52
exacto.. é perfeitamente capaz, caso tivesse drivers decentes.. ate um live daria cartas, e serviria perfeitamente..

mas realmente, a creative, já mudava era de rumo..

Romani48
31-03-2008, 20:05
O mal é que a minha Audigy 2 ZS é perfeitamente capaz e custou-me 25€, não quero dar 120€ por uma placa nova....

a minha Audigy4 custou me 70€.. tb nao tou a pensar comprar novo :D

e o suporte para o meu mp3 foi so num mirror qualquer estranho deles.. bah..
e o melhor!

ele tinha o firmware 1.20 de fabrica.. nao sei porque deixou de funcionar.. e o "update" deles era o 1.0 :rolleyes:

HyperRush
31-03-2008, 20:08
A Hércules devia de agora aproveitar o crash de desconfiança da Creative, sim a Hércules, onde anda esta empresa?

crazy_clit
31-03-2008, 20:12
Existem "n" marcas/fabricantes de material audio para utilização com equipamentos informáticos. Inclusivamente equipamentos para profissionais, com melhor qualidade, e mais baratos do que as "flagships" da Creative.

Já deixei de comprar material da Creative há alguns anos, e perante atitudes destes vejo que fiz a melhor opção.

E suporte, nem se fala... tenho uma Audiotrack (USB), não existia suporte para Vista, enviei e-mail a reclamar (embora o meu SO de eleição para som continue a ser o XP, alguns VST's/VSTi's ainda não funcionam no Vista), prontamente me disseram que assim que estivesse pronto me avisavam. 2 dias depois recebi o driver no e-mail.

Mk Pt
01-04-2008, 03:06
Parece que os moderadores do forum da Creative andaram a fazer uma limpeza no forum.. Mas mesmo assim os replys a criticar não param...

Quanto ao bacano que partiu a placa, se foi intencional ou se já estava queimada..não sei..
Mas olhem este post: :-D

By the way, I just removed my creative soundblaster card and made a 3 pointer to the trash can across my room.
I would burn it but that crap isn't even worth the gas money!
I got more onboard audio plugs anyway. Have fun cleaning up the mess you CREATED.
Message Edited by BassComputerX on 03-31-2008 03:36 PM

Aqui: http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&thread.id=116332&view=by_date_ascending&page=204
[copiei o texto e coloquei o link desta forma, porque é provavel que a post seja apagado.. Se ao clicarem no link e não virem a mensagem logo no inicio da página é porque já foi mesmo apagado.. ;)]

Cage57
01-04-2008, 10:22
Ai, Ai senhora Creative, isto está mau, eu tenho produtos creative e uso no XP lá está e trabalha que é uma maravilha, mas no Vista ai é a desgraça minha nossa, não fazem nada de geito, apartir de agora e depois de fazerem uma coisa destas, não quero mais nada desta empresa, para mim acabou, fico com a minha placa de som, o MP3 e as colunas que são da creative mas são as últimas coisas que comprei desta empresa e juro para nunca mais.
Enfim com atitudes destas não vão longe, nem esta nem nenhuma empresa mas é assim mesmo este mundo, querem é o dinheiro e os clientes que se lixem.

Zed_Blade
01-04-2008, 10:51
não é o caso da creative, mas em algumas das marcas que citaste, aconteceu já esta situação, mas por iniciativa da microsoft, que descontinua todo o apoio a um sistema operativo. a partir desse momento as marcas deixam de poder fornecer drivers. aconteceu recentemente com o windows 98.

Mas comparando o XP com o 98, o 98 já está completamente ultrapassado enquanto que o XP diria que cerca de 80% dos utilizadores windows ainda o têm como SO principal.
Isso faz toda a diferença

Ou seja,vão utilizar as Drivers do Daniel_K como base,e ganham algum á pala dele(ou muito)
Cumps

Como o Daniel_K disse, as drivers não são dele. Ele apenas está a "arranjar" (ou activar) sistemas que já se encontravam nos drivers para Vista mas que a Creative tinha propositadamente "estragado" por forma a não funcionarem correctamente e incentivarem à compra de material novo, mesmo nas placas que dizem Vista Ready (ou lá como se chama o raio da insígnia..)

Cumps.

V3ctor
01-04-2008, 13:14
Em todo o lado andam a "bashar" a creative... a ver se os gajos acordam para a vida e voltam a ser uma empresa de nome respeitável... Creative ñ tenho nenhuma desde a minha Live 5.1 tava cheia de bugs no XP e encostei a gaja ao lado, tá praí a apanhar pó... desde aí uso som onboard (que até nem anda mal). O que mais me incomoda é comprares uma placa de som da Creative a dizer que tem 10 "features", que é compatível com W.Vista... e chegas à hora da verdade... Dessas 10 apenas podes utilizar 4, porque a Creative "desactivou" as funcionalidades e desculpam-se com as más drivers (têm lá alguem pra fazer drivers??!!)

Resumindo...

Más drivers de propósito para produtos com +2 anos, ou falta delas
Mesmo produtos actuais têm buggy drivers
E existem "features" desactivadas de propósito só para teres de comprar uma nova placa da Creative... Chulos do caraças...

"The reasons for the legal actions are simple: drivers developed by person or persons under nickname Daniel_K provide functionality that Creative itself decided not to provide due to business reasons, but which are technically possible."
http://www.xbitlabs.com/news/multimedia/display/20080331221922_Creative_Technology_Threatens_Sound Blaster_Driver_Developer.html

Phantasia
01-04-2008, 13:27
"The reasons for the legal actions are simple: drivers developed by person or persons under nickname Daniel_K provide functionality that Creative itself decided not to provide due to business reasons, but which are technically possible."
http://www.xbitlabs.com/news/multimedia/display/20080331221922_Creative_Technology_Threatens_Sound Blaster_Driver_Developer.html

A parte em negrito dá que pensar não dá?

Tecnicamente é possível... Mas porque lhes apetece ganhar mais uns trocos com publicidade falsa, em mais outro produto que vão lançar daqui a um tempo, não o fazem.
Quando sair o novo produto, anunciam mais 10 features e só 4 é que funcionam, as 4 que estavam no produto anterior. E assim sucessivamente...
Espertos não?

Mefisto
01-04-2008, 13:51
LOL

aquilo por la ta furioso

Message 2281 of 2,281

ja passou largamente os 2k post's

skandal
01-04-2008, 14:19
Eu tenho aqui os drivers dele para Vista, cerca de 750Megas, espero que quando decidir instalar Vista (quando tiver a nova gráfica) eles funcionem :) e quem sabe começo a aprender a moddar aquilo.... e activo até as funcionalidades proibidas :D

shotnahead
01-04-2008, 16:28
LIndo ainda "só" li 60 posts mas é sem duvida a risada total. Parti-me todo com o bacano que sacrificou o zen com um alicate...

davidjpb
01-04-2008, 21:04
'tá um trabalho bonito 'tá, há uns anos, quando ainda não percebia nada de informática, sacava da minha querida *Gamer e começava a olhar para a parte de hardware com as Creative e o catano, agora se volto a apanhar com uma página daquelas à frente rasgo-a (felizmente nunca comprei nada da Creative)

Deviam mas era ter vergonha!
Era daqui a uns meses declararem falência, e depois quando os directores tivessem no desemprego prensarem sobre a Me*da que tinham feito

Swat
01-04-2008, 21:11
Eu tenho aqui os drivers dele para Vista, cerca de 750Megas, espero que quando decidir instalar Vista (quando tiver a nova gráfica) eles funcionem :) e quem sabe começo a aprender a moddar aquilo.... e activo até as funcionalidades proibidas :D

Que versão é essa de 750 Megas? até agora ainda nao encontrei nenhuma feature que nao tivesse no XP... tenho é menos!

Esta Creative realmente... deu um belo tiro no próprio pé!

Apenas mudei definitivamente para o vista após ter descoberto os abençoados drivers do Grande Daniel_K, porque os oficiais são uma valente trampa!

Thoth
01-04-2008, 21:15
Resposta do Daniel_K:

Fonte:http://blog.wired.com/gadgets/2008/04/daniel_k-who-fi.html

Daniel_K, Who Fixed Creative's Broken Vista Drivers, Speaks OutBy Rob Beschizza http://blog.wired.com/images/icon_email.gif (beschizza@gmail.com)April 01, 2008 | 11:13:33 AMCategories: Audio (http://blog.wired.com/gadgets/audio/index.html)

Daniel_K, the Creative Labs fan who fixed the company's broken Vista sound card drivers only to be threatened by the corporate brass (http://blog.wired.com/gadgets/2008/03/silence-from-so.html), just emailed with his side of the story.
"My name is Daniel Kawakami and I'm Brazilian," he writes. "I'm NOT a cracker, a hacker, just an enthusiast modder with basic assembly knowledge and very persistent."
Kawakami's expertise allowed him to enable advanced features in sound cards that Creative advertised as Vista-compatible, but which did not perform as well under that operating system as they do under Windows XP. After tolerating the distribution of his unofficial drivers for a time, Creative's vice president of corporate communications, Phil O'Shaughnessy, ultimately asked him to stop, and accused him of "stealing their goods (http://blog.wired.com/gadgets/2008/03/creative-fixing.html)." O'Shaughnessy also wrote that whether or not it cripples its Vista drivers is a "business decision that only we have the right to make"
The rest of Kawakami's email follows, verbatim, after the jump.
ALchemy
It all started when Creative released the first beta of ALchemy for X-Fi cards, saying it used X-Fi's advanced capabilities (EAX5).
After some investigation, I've found an EAX5.0 check and patched it... and it worked!
Sometime later, they released the final version of ALchemy X-Fi and the paid version of ALchemy Audigy.
I was realy mad at them, they didn't release a new Audigy driver and were charging Audigy owners for a software that runs on top of bugged drivers? What is the point of that?
Then I modified the X-Fi "free" version of ALchemy, not the paid version.
I did the same with the later versions, but when they released the 1.00.11, I couldn't patch it anymore.
So I bought it, just for the sake of it.
Well, I did manage to patch the latest version of ALchemy X-Fi to run on any card, without even removing Safecast, but I'm done with that.

The Audigy drivers
They took several days, countless Vista reinstalls.
Creative purposedly modified the Audigy drivers to disable some features when Vista is detected and also purposedly introduced some bugs to prevent some XP utilities from running.
I did a complete analysis of the driver to determine where all the checks and bugs were introduced and started modding.
Features that I've successfully enabled:
- Dolby/DTS decoding (originally discovered by another Creative forum member, but I've explained how to use it)
- CMSS, CMSS2 and Stereo Surround (originally only "CMSS" was available, this setting also affects ALchemy/OpenAL, so it is really useful)
- Advanced EQ and Special FX presets
- DVD Audio
- Hardware MIDI synthetizer (I wrote a small utility that automatically detects and changes the default Vista MIDI Synth during driver install or can change it later using its GUI. Some media players lets you choose the MIDI synthesizer)
- Equalizer (with preset saving, very hard to accomplish, had to deal with bugs in Creative software and use my creativity to find a workaround).
- WaveRT (a Microsoft replacement for ASIO, however I don't know if it really works or not)

The Live!/Live! 5.1 drivers
Creative have always released UDA (Unified Driver Architeture) drivers.
They purposedly ruined the Live! support in Vista: 2.1 speakers setting resulted in distorted sound.
After some investigation, I discovered the culprit module and replaced it with one from the last XP version and the problem was fixed.
In the later releases, Bass Management, Equalizer and EAX effects using software processing and Hardware MIDI support were added.
There was also an ALchemy for Live! cards.

The X-Fi drivers
I've added the following improvements: Hardware MIDI and WaveRT.
I didn't have a X-Fi to test, so modding was then limited to these features.

The Audigy LS/SE/Value/Live! 24-bit drivers
Officially, they lack Bass Management, Equalizer and EAx effects, once available in XP drivers.
I've found that the Audio Center utility (originally from the Vista Audigy Advanced MB drivers) worked just fine with these cards, so I made it available.
Also fixed an annoying bug present in the official drivers that cause the speaker type changing to Full Range speakers on reboot (disabling Bass Management).

The X-Fi Xtreme Audio drivers
Have the same speaker type bug. I fixed it.

Gameport support pack for Vista
Allows a limited number of gameport controllers to work on the x86 version of Windows Vista.

What Creative didn't like
I've learned how Creative enables or disables a feature for a specific model.
Alchemy:
My last ALchemy release (1.00.08) was complately unlocked and could be used with any sound device from any vendor.
Audigy cards:
Successfully enabled the software-based X-Fi Crystalizer for use with Audigy cards.
X-Fi:
Got Dolby Digital Live enabled on any X-Fi card. To clarify, I still didn't manage to enable DDL on Audigy cards.
A friend of mine bought a X-Fi, so I could test it, it really works.
The only current X-Fi based card that supports DDL is the Auzentech Prelude.
The P17 to Xtreme Audio mod
P17 is the codiname for a simple PCI audio controller that powers the Audigy LS/SE/Value, Live! 24-bit and X-Fi Xtreme Audio host-based soundcards.
Completely modded the P17 drivers to transform any Audigy LS/SE/Value and Live! 24-bit into a X-Fi Xtreme Audio (enabling Crystalizer).

Modding is OK
I don't think there was something wrong with mods themselves.
Modding is a common practice among enthusiasts and I don't recall some company threatning a modder, unless you allow an exclusive feature to be used with competitor products (ie: SLI on non-NVIDIA chipsers or ALchemy on competitor products, as I've said before).
Remember the Promise Ultra to Fasttrak mod? It was even published on a well known review site.
There was also the GeForce to Quadro mod, the NVIDIA nForce 4 to SLI mod, also published on review sites.

What I did wrong
I've asked for donations.
Do I really need the money? No, thank God I don't.
I thought it would be ok to ask for donations so I could buy new hardware to support.
I did buy some hardware: an used Live! 5.1 for ~$15 and a new Audigy SE for $60.
Computer hardware is really expensive here in Brazil.
An X-Fi Xtreme Gamer costs about $240 here, with taxes and shipping, The same card can be bought for ~$80 in the US.
I just can't spend my money buying new hardware that I won't even use.
Even the features I've enabled, I don't use.
Later I tried to encourage donations to release the DDL feature for X-Fi and Crystalizer for Audigy.
I said something like "the more people donate, the faster I'll release".
This was even worse, but I was so eager to modding that I didn't think straight. I was hoping to get a X-Fi asap.
While I did ask for donations, once released, the downloads would be public.
I do recognize that I deserve some criticism for that.
To date, I've got $146, with amounts ranging from $1 to $50 (this value is still uncleared).
Reversing ALchemy was also wrong, I know. But I reiterate, what is the point of improving ALchemy and changing for it, when it requires an improved driver? It was my protest against Creative.

What Creative did wrong
- They publicly threatened me, just to show their arrogance.
If they had contacted me by e-mail or private message I would do the same thing (remove everything) and no one would know about their insatisfaction.
- Removed everything I posted in the forums, even if unrelated to the "forbidden" stuff.
If they can't provide better drivers, let people make their own choice.
- They did not recognize my hard work.
I've been supporting about every Creative PCI soundcard, would even support USB devices if I had one of them.
To date, the Audigy Vista Support Pack was downloaded about 20,000 times.

The current situation
DDL encoder and Crystalizer were not publicly released.
I've deleted the P17 to Xtreme Audio mod and ALchemy from FileFront (where I store the files).
I've been told they will allow me to continue with my mods, except the "forbidden" ones.
I'm also allowed to receive donations.
Download of my mods
http://hosted.filefront.com/braziliantech/

skandal
01-04-2008, 21:16
Swat é uma versão sacada pelo mininova, um link que o Romani48 colocou aqui, ainda não testei mas acho que devem ser os que activam as features todas (legais) no Vista.

MinisterOfSound
01-04-2008, 21:48
Boas,

Vão ao Google Finance e vejam quais as 3 Top Stories eheheh.

E aqui a quedas das acções: http://finance.google.com/finance?q=OTC:CREAF eheheh, já há quem fale em aquisições.

Quanto ao Daniel eu sou da opinião que ele deveria ir trabalhar para a ASUS nas XONAR:p

Cumps.

Spike`
01-04-2008, 21:56
"Creative purposedly modified the Audigy drivers to disable some features when Vista is detected and also purposedly introduced some bugs to prevent some XP utilities from running."

lol? já não bastava desactivarem as funçoes das placas no Vista como tambem causavam bugs? :-D

engraçado que eles desde o inicio que acusavam a microsoft de ser a má da fita e que as funções das placas não funcionavam bem devido as alteraçoes no Vista, se eu fosse a microsoft processava-os tambem já que muita má publicidade que ha do Vista vem tambem da maioria dos utilizadores de placas Creative por não trabalharem bem e deixarem o SO instavel

era mesmo bem feito se o fizessem

lohka_86
01-04-2008, 21:57
Quanto ao Daniel eu sou da opinião que ele deveria ir trabalhar para a ASUS nas XONAR:p

Já parece o futebol, isto não??? Marcas um golo ao Benfica és contratado pelo FCP...

Geesh...

tonyV
01-04-2008, 22:29
Gostava era que uma empresa a sério (logo aqui a Creative arruma para o lado) contratasse o Daniel K; pela descrição do e-mail dele foram muitas horas e muitas dores de cabeça para resolver a c*gada de uma empresa...

Mk Pt
01-04-2008, 22:39
Gostava era que uma empresa a sério (logo aqui a Creative arruma para o lado) contratasse o Daniel K; pela descrição do e-mail dele foram muitas horas e muitas dores de cabeça para resolver a c*gada de uma empresa...

Mas atenção.. O que o Daniel_k fez foi reescrever drivers para as placas funcionarem a 100%... Ou seja, as placas em si eram boas e completas, de qualidade, e os drivers do Daniel_k só vieram permitir que as placas mostrassem o que já valiam no windows xp...

Ele não é nenhum mágico que tornou as audigy ou x-fi melhores placas às custas dos drivers, apenas abriu/desbloqueou o que a creative não queria que as audigy/x-fu mostrassem...
Considero que isto por si só não o o torna grande programador ou entendido em elaboraçao/desenvolvimento de placas de som..

Romani48
01-04-2008, 22:46
Mas atenção.. O que o Daniel_k fez foi reescrever drivers para as placas funcionarem a 100%... Ou seja, as placas em si eram boas e completas, de qualidade, e os drivers do Daniel_k só vieram permitir que as placas mostrassem o que já valiam no windows xp...

modificar..

porém ele para contornar algumas situações aqui era trabalhar com uma comunidade opensource e desenvolver ele mesmo drivers.. então ai ele ja podia receber doações á vontade..

porém programar para windows não é barato :)

skandal
01-04-2008, 22:57
Mas boa noticias, ele pode continuar desde que não adicione features às placas Audigy que estas não deveriam ter...... ou seja posso ter as mesmas funcionalidades do XP no Vista, só não posso ter features das X-Fi nas Audigy, certo!?

Swat
01-04-2008, 23:03
Mas boa noticias, ele pode continuar desde que não adicione features às placas Audigy que estas não deveriam ter...... ou seja posso ter as mesmas funcionalidades do XP no Vista, só não posso ter features das X-Fi nas Audigy, certo!?

E que features das X-Fi é que as audigy têm no vista disponiveis através destes drivers? é que eu tenho a impressão de que nao encontrei nenhuma

Pallad1um
01-04-2008, 23:24
Boas,

Vão ao Google Finance e vejam quais as 3 Top Stories eheheh.

E aqui a quedas das acções: http://finance.google.com/finance?q=OTC:CREAF eheheh, já há quem fale em aquisições.

As acções desde 2000 que não conseguem um valor acima dos 20$, e desde 2004 que a descida é quase constante... vendo bem, este caso só serviu para agravar ainda mais uma situação que há muito tempo é má. A Creative precisa rapidamente de tirar um belo coelho da cartola.

mascarilha
01-04-2008, 23:38
entao mas a creative ainda nao fez nenhum comentario oficial relativamente a esta situação??

cumps

Make.Love
01-04-2008, 23:40
http://consumerist.com/assets/resources/2008/03/con_stormingcreative.jpg

http://spykes.net/exfi.jpg --> das primeiras vitimas...
http://www.niggorex.com/files/2705_5myda/P3310026.JPG --> tambem ta engraçada...

:D

Pallad1um
01-04-2008, 23:44
Já faltou mais, já faltou mais. Se ao menos esta polémica com a Creative Labs viesse a servir de exemplo :(.

Make.Love
01-04-2008, 23:52
entao mas a creative ainda nao fez nenhum comentario oficial relativamente a esta situação??

cumps

A message from Creative to the Sound Blaster forum participants

We have read the strong feedback about Creative's forum post regarding driver development by Daniel_k and other outside parties. Creative's message posted on our behalf by our Company spokesperson tried to address our concern about the improper distribution of certain software which is the property of other companies. However, we did not make it as clear as we would have liked that we do support driver development by independent third parties. The huge task of developing driver updates to accommodate the many changes in the Vista operating system and the extensive testing required, including the lengthy Vista certification requirements for audio, makes it very difficult for Creative to develop updates for all past products. Outside developers have been very helpful to Creative and our customers by developing updates for many of our Sound Blaster products, and we do support and appreciate these efforts. This however does not extend to the unauthorized distribution of other companies' property. We hope to work out a mutually agreeable method for working with Daniel_k in supporting his efforts in driver development. Going forward, we are committed to doing a better job of working more closely with third parties to support their development for our products and our customers.

Dale-CL
Moderator

http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&thread.id=120975

so acredito quando vir...

Mk Pt
01-04-2008, 23:59
http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&thread.id=120975

so acredito quando vir...

Pois eu começo a acreditar, eles têm que mexer-se para não perder grande parte do pessoal disposto a pagar um placa de som dedicada....
Mas se eu fosse o daniel_ K agora mandava-os :205: ... e só anunciava que voltaria a mexer em placas Creative e em colaborar no desenvolvimento de drivers se me pagassem bem... :D

P.s... Entretanto os Replys no topico estão a chegar ao 2500...:wow:
EDIT: Afinal os posts não vão chegar aos 2500, que o tópico foi trancado...

tonyV
02-04-2008, 00:27
Então mas uma empresa admite que o material à venda não está preparado para Vista (quando este material diz suportar Vista) e ninguém diz nada nos EUA...já vi processos judicais por menos. Ou está a escapar-me alguma coisa?

Em relação ao modder pode não ser um expert na programação, mas sozinho forneceu o suporte que a empresa não foi capaz ou não quis fazer (ambas bastante graves no meu entender).

Pallad1um
02-04-2008, 00:30
P.s... Entretanto os Replys no topico estão a chegar ao 2500...:wow:
EDIT: Afinal os posts não vão chegar aos 2500, que o tópico foi trancado...

Tinha mesmo de ser. Se não fechassem a thread sabe-se lá onde é que os números iriam parar :D. Não há de faltar muito tempo até que alguém abra outra thread para discutir o assunto, e além isso isto vai continuar a ser discutido por inúmeros fóruns por essa Internet fora - como o nosso.

Rexobias
02-04-2008, 00:46
Já agora uma pergunta um pouco OFF TOPIC:

As drivers desse Daniel são mesmo boas?! Tenho uma Sound Blaster Audigy 2ZS Platinum no meu PC e uso WinXPSP2, e gostava de saber quais são as melhores drivers para ela...

Romani48
02-04-2008, 01:26
os drivers são exclusivamente para o Vista :) e estão na minha sig (para já)

Lord Paulus Cobris
02-04-2008, 01:50
Boas!!!

Inaceitável, um comunicado que não mostra nada que já não se soubesse...

Alem de ser lacónico...

Eu se fosse o Daniel, mandava-os ...oder pois eles não merecem é nada...
Depois de o terem ameaçado publicamente, só se ele estiver maluco ou muito mal da vida é que vai trabalhar para os "opressores".

Por mim a creative poderá arder na falência...

Cumprimentos,

LPC

mascarilha
02-04-2008, 01:53
Tinha mesmo de ser. Se não fechassem a thread sabe-se lá onde é que os números iriam parar :D.

o outro topico que abriram com o comentario oficial da creative ja vai no mesmo caminho

http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&thread.id=120975&view=by_date_ascending&page=1

cumps

Make.Love
02-04-2008, 03:01
acho que já estava na altura da Creative ter-se chegado á frente com um pedido de desculpas em conjunto com resultados palpáveis de novos drivers para XP/Vista, fazendo simplesmente aquilo para que foram pagos...

Mk Pt
02-04-2008, 03:07
Em relação ao modder pode não ser um expert na programação, mas sozinho forneceu o suporte que a empresa não foi capaz ou não quis fazer (ambas bastante graves no meu entender).

A empresa não quis mesmo e, pior, deliberadamente curtou a maior parte das funcionalidades das placas no vista.
O que o daniel_k fez foi modificar os drivers para que as placas funcionassem no vista como funcionam no xp...

CLPDJ
02-04-2008, 14:19
a meu entender o daniel deveria esperar pelo pedido de desculpa oficial e depois disso ele falaria no forum.... e nao deveria trabalhar mais nos drivers... creative = $ is the frist thing.... ROT.I.P creative

Jo_luana
02-04-2008, 15:34
Que vergonha... para mim produtos da creative nunca mais...

incompetentes e arrogantes.. pff

Romani48
02-04-2008, 17:07
Creative does an about face; Daniel_K issues a formal response to original comments

In a show of flexibility, Creative did an about face this week, posting on its forums (http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&thread.id=120975) that it did, in fact, support third-party drivers. After previously having said that the implementation of unintended IP functionality through third party drivers was tantamount to "stealing," (http://www.dailytech.com/Creative+Says+Custom+Drivers+Are+Stealing+Gets+Roc ked+by+Protests/article11297.htm) Creative faced a massive public outcry.

Many people came to the support of the drivers' programmer, Daniel_K, whom Creative's original post (http://forums.creative.com/creativelabs/board/message?board.id=soundblaster&thread.id=116332&view=by_date_ascending&page=1) lashed out at.

In response, Creative has reevaluated its opinion slightly. Creative states in a follow up post:
We have read the strong feedback about Creative's forum post regarding driver development by Daniel_k and other outside parties. Creative's message posted on our behalf by our Company spokesperson tried to address our concern about the improper distribution of certain software which is the property of other companies. However, we did not make it as clear as we would have liked that we do support driver development by independent third parties.

The huge task of developing driver updates to accommodate the many changes in the Vista operating system and the extensive testing required, including the lengthy Vista certification requirements for audio, makes it very difficult for Creative to develop updates for all past products. Outside developers have been very helpful to Creative and our customers by developing updates for many of our Sound Blaster products, and we do support and appreciate these efforts. This however does not extend to the unauthorized distribution of other companies' property.

We hope to work out a mutually agreeable method for working with Daniel_k in supporting his efforts in driver development. Going forward, we are committed to doing a better job of working more closely with third parties to support their development for our products and our customers.
Creative's response comes just hours after Wired posted a response they received from Daniel_K, in their blog (http://blog.wired.com/gadgets/2008/04/daniel_k-who-fi.html). In the response, the driver maker states, "My name is Daniel Kawakami and I'm Brazilian. I'm NOT a cracker, a hacker, just an enthusiast modder with basic assembly knowledge and very persistent."

Kawakami stated that his intent was only to re-enable functionality that he feels that Creative intentionally disabled in Vista to make money. He takes issue to the fact that Creative sells the ALchemy X-Fi, which he feels should be offered free of charge, particularly since its built on glitchy drivers. He states, "I was really mad at them, they didn't release a new Audigy driver and were charging Audigy owners for a software that runs on top of bugged drivers? What is the point of that?"

In his creation process of his custom Audigy drivers he states, that he discovered that "Creative purposely modified the Audigy drivers to disable some features when Vista is detected and also purposely introduced some bugs to prevent some XP utilities from running.”

In all, Kawakami added the following features crippled or absent in Creative's Audigy drivers for Vista: Dolby/DTS decoding, CMSS, CMSS2 and Stereo Surround, Advanced EQ and Special FX presets, DVD Audio, and the Equalizer. He also added two new features, a Hardware MIDI synthesizer and support for WaveRT.

It appears that now Creative may be reaching out to Daniel_K and the pair may finally be collaborating agreeably. One can only hope that both parties are sincerely committed to helping the customer. If so, this surely is welcome news to the many owners of Sound Blaster cards.

Fonte (http://www.dailytech.com/DanielK+Reaches+Out+to+Supporters+Creative+Respond s+To+Backlash/article11330.htm)

jjmaia
02-04-2008, 17:18
os drivers são exclusivamente para o Vista :) e estão na minha sig (para já)

Não há para X-Fi Xtreme Music?

DMH
02-04-2008, 18:31
Se fosse a ele agora dizia:Quero um emprego e ser bem pago,ponham-me a trabalhar nos vossos drivers como vosso empregado e vão ver como esta m£rd@ até voa:D

Make.Love
02-04-2008, 18:35
Creative Labs Quietly Preps SoundBlaster X-Fi 2 as Customers Frenzy over Lack of Fully-Functional Windows Vista Drivers.
Creative Labs SoundBlaster X-Fi 2 Incoming with Windows Vista Drivers

...

mais informaçao em: XFI-2 (http://www.xbitlabs.com/news/multimedia/display/20080402051258_Creative_Labs_Quietly_Preps_SoundBl aster_X_Fi_2_as_Customers_Frenzy_over_Lack_of_Full y_Functional_Windows_Vista_Drivers.html)

so faltava mesmo lançaram uma x-fi 2 com drivers a funcionarem correctamente e ignorarem a gama anterior ( x-fi)

Pallad1um
02-04-2008, 18:49
mais informaçao em: XFI-2 (http://www.xbitlabs.com/news/multimedia/display/20080402051258_Creative_Labs_Quietly_Preps_SoundBl aster_X_Fi_2_as_Customers_Frenzy_over_Lack_of_Full y_Functional_Windows_Vista_Drivers.html)

so faltava mesmo lançaram uma x-fi 2 com drivers a funcionarem correctamente e ignorarem a gama anterior ( x-fi)

Está visto que falta de vergonha na cara eles não têm. De mim já não vêem mais dinheiro nenhum, podem ter a certeza. Então o pessoal paga dezenas ou centenas de euros por placas de som dedicadas para ter pior suporte que com som integrado?

skandal
02-04-2008, 18:52
Ok, eu estou confuso :P

Alguém que me elucide.

As Audigy tem de ter as mesmas funcionalidades no Vista que tem no XP? Certo? E esse suporte Vista tem de ser pago?
As X-fi tem de ter suporte para o Vista de borla, certo?
Quais foram as features que o Daniel_K activou nas Audigy para Vista?

AlmaMater
02-04-2008, 18:52
bem só agora vi este tópico.. .realmente é de muito mau carácter fazer isto!! por acaso foram os drivers dele que me safaram qdo instalei o Vista.. mesmo comprando uma placa que supostamente funcionava em vista com drivers crative nao deram... :rolleyes: políticas de m*rda

Tiago@Rosetta
02-04-2008, 18:57
Tem lógica que eles acabem com o suporte vista neste preciso momento para as gamas anteriores, uma vez que vão lançar um produto novo com drivers a funcionar no vista...

É muito triste esta jogada da creative, acabar com as drivers que funcionam em produtos anteriores, para lançar agora um produto com drivers a funcionar para o vista.

Depois de ouvir uma Auzentech+Z-5500 fiquei convencido qual seria a minha futura compra em termos de placa de som...

Voystice
02-04-2008, 18:59
Se fosse a ele agora dizia:Quero um emprego e ser bem pago,ponham-me a trabalhar nos vossos drivers como vosso empregado e vão ver como esta m£rd@ até voa:D

O problema é que parece que eles não querem isso...

Mais depressa lhe pagavam era para ele não lançar nada!

A "ideia" é que o consumidor não tenha acesso a essas funções em placas antigas (ou até actuais) para sentirem a necessidade de comprarem placas novas/futuras!

Não se trata, de todo, de incapacidade da Creative de lançar ou desenvolver drivers; trata-se é de limitarem propositadamente o hardware em uso na casa do consumidor para poderem ganhar mais dinheiro com a venda de hardware novo.

E isso parece bater certo com uma situação que se passou há bem pouco tempo comigo:

Usei uma Audigy SE durante alguns meses desde o ano passado até Fevereiro deste ano; mas entretanto o audio on-board do pc da minha namorada avariou-se e eu dei-lhe a minha SE.
Fui então comprar uma placa de som para mim, e vi uma Audigy 4 OEM numa loja aqui perto, e como estava a um preço simpático aproveitei, porque assim escusava de dar quase 100€ por uma X-Fi.
Acontece que, ao contrario da Audigy SE que eu antes possuía, nem sequer o update aos drivers safavam o funcionamento da Audigy 4! Tudo o que eu punha no PC a "tocar", fosse Mp3, jogos, YouTube, etc, tudo dava som "estragado" e com estalidos!
Na antiga SE, esses problemas eram resolvidos instalando um update da Creative, mas para esta Audigy 4 não havia update que a salvasse...

Acabei por entregar a placa, e trazer uma X-Fi Extreme Gamer para casa, porque as Extreme Audio, sejam PCI ou PCI-e são SB LIVE!'s com algumas funções das X-Fi's emuladas por software! (e consomem recursos do processador)

Nesta X-Fi já não precisei fazer updates nenhuns, a placa funcionou a 100% (que eu tenha reparado) no meu PC com XP!

Fica agora a pergunta: E se eu estivesse a usar o Vista???

\w/

V3ctor
02-04-2008, 19:07
lol... se calhar tenho uma Live! 5.1 boa... a gaja dava estalidos quando punha algo a tocar... camelos... tenho aquela porra numa arrecadação... agora deve tar cheia de m£rda de pombo... lol...

Voystice
02-04-2008, 19:11
lol... se calhar tenho uma Live! 5.1 boa... a gaja dava estalidos quando punha algo a tocar... camelos... tenho aquela porra numa arrecadação... agora deve tar cheia de m£rda de pombo... lol...

Tenta procurar por possíveis updates; eu saquei os meus para a Audigy SE no próprio site da Creative e resultaram no meu XP,... resta saber se ainda vais usar muito o XP, ou se a m£rda de pombo já não a inutilizou!

\w/

V3ctor
02-04-2008, 19:16
Tou com Vista... além disso comprei uma board nova pro meu 2º pc com o chipset 780G e acho que o som do chipset já é melhor que o da placa de som... acho que vou deixar o pombo continuar o cagaçal dele descansado... sa lixe a Creative.. :D

destr0yer
02-04-2008, 20:34
Vá, ontopic :D

Crusher
02-04-2008, 21:29
Tou com Vista... além disso comprei uma board nova pro meu 2º pc com o chipset 780G e acho que o som do chipset já é melhor que o da placa de som... acho que vou deixar o pombo continuar o cagaçal dele descansado... sa lixe a Creative.. :D

Deixas isso marinar mais uns dias e mandas uma foto da placa "decorada" pelo pombo para a Creative a dizer "Creative Fail". :D

putovsky
02-04-2008, 21:44
Creative? naaa...querem melhor do que isto?

Hda Xplosion 7.1 DTS
http://www.auzentech.com/images/xplosion_card.jpg

Hda Prelude 7.1
http://www.nvnews.net/reviews/auzentech_xfi_prelude/xfi_prelude.jpg

desde que adquiri uma hda xplosion, nao quis outra coisa! creative sucks!:004:

junglebvs
02-04-2008, 21:45
A hda xplosion usa chip creative. E a Auzentech tambem. Nao percebo os posts de quem fica anti-Creative e depois quer comprar uma destas placas

putovsky
02-04-2008, 21:49
A hda xplosion usa chip creative. E a Auzentech tambem. Nao percebo os posts de quem fica anti-Creative e depois quer comprar uma destas placas

simples...dao-me mais garantias! ao menos estes nao tentam enganar pessoal para comprar produtos novos sempre que sai 1 SO novo...

Slider
02-04-2008, 21:49

Não, a HDA usa C-Media CMI8770/8768+.

V3ctor
02-04-2008, 21:50
Creative? naaa...querem melhor do que isto?

Hda Xplosion 7.1 DTS
http://www.auzentech.com/images/xplosion_card.jpg

Hda Prelude 7.1
http://www.nvnews.net/reviews/auzentech_xfi_prelude/xfi_prelude.jpg

desde que adquiri uma hda xplosion, nao quis outra coisa! creative sucks!:004:
Tava mesmo a pensar em comprar uma destas... só espero k estes gajos tb ñ me desiludam... sñ vou a ordenha da minha tia e meto a placa debaixo do poleiro da vacas... :D:D