View Full Version : Novo Brinkedo!
Consegui arranjar isto:
http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/Img_3.jpg
Vejam lá, é potente ou não é! :D
http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/Img_1.jpg
O meu colega vai tentar arranjar agora o condensador e o dryer, pk ele pensava k eu só precisava do compressor e meteu o resto ao lixo :rolleyes:
Assim k ele me aranjar o condensador e o dryer, já tenho tudo "apalavrado" com o meu primo para me fazer um evaporador igual ao da prometeia (tnks ao Bowman pela pic):
http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/prommy5.jpg
O k vai ser mais chato é soldar isto e meter o R134a, os gajos tao a pedir 20cts :rolleyes:
Tenho de ver em vários sitios a ver o mais barato...
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 00:47 lol lasac...
qt ao k m dixest, ixu e' k e' grande??o teu amigo debe ver mal como o crl...lol ixu e' um compressor d 1/5hp, o meu e' d 1/4 hp e e' maior um pedaco!lol
tas com uma sorte...fdx...ixu ja' da' pa por r404a, e o meu e' r12 e nao sei k gaz e' k substitui...fdx s nao m engano ixu e' r134a, mas inda nao sei kual o melhor...
agr uma pergunta aos experts, direct die ou chiller?? chiller faz menos barulho k direct die, por ixu debo optar por chiller, mas chiller fika um bokado maior, enkuanto k direct die, fika mais pekeno..
come' lasac??kers competicao??
um abraco
Sim, isto é um compressor feito mesmo para trabalhar com gás R134a, como diz nakela parte azul com letras brancas :)
Ainda bem k é pekeno, pk tb nao keria um canhao de gerra, axim até posso fazer um clone da prometeia sem ocupar mto espaço! :D
Competição? Nem me fales nixo, 1º kero isto a bulir, dps ve-se! ;)
Nem kero pensar isto no cpu (será k vou vê-lo a 3ghz???) :D
Dps com WaterCooling só para a grafika com o peltier! :D :004:
O xato é k se vao os 20cts k iam para um barton 2500+ (ando á procura de um k dê 2500mhz a ar) :rolleyes:
Tb este 1700+ tem dado o recado, mas upgrade é smp upgrade! :rolleyes:
Eu vou pela lei do extremo!
Direct-die e mais nada! Agora tou indeciso entre meter R134a ou R404a, secalhar o R404a é mto caro :rolleyes:
Dps vê-se! :)
Tb tenho uma pekena question... alguém sabe onde é k se liga a ficha da luz (eu sei k é nakela caixinha kuadrada k tá junto do compressor, mas onde liga?), o nabiça do meu colega fez-me o favor de escangalhar o cabo :rolleyes:
Se alguém tiver algum eskema era bom! :)
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 01:37 pah sabes mt bem k somos os dois "virgens" na materia, portanto... :D
qt ao evaporador, eu tb m ia guiar por exe do bowman, mas eu keru um bloko facil d isolar e d fikar preso na mobo, pk ixu tb e' essencial, e tu sabes perfeitamente ixu por kausa do peltier...
bem ao menos axo k tenhu uma pexoa com kem partilhar ideias...hehehe
um abraco e forca nixu!
Já tinha em mente montar um já a algum tempo! ;)
Até cheguei a falar com o Drakula e estive mesmo para comprar o chiller dele, fikei de lhe dar resposta se sim ou nao.
So k apareceu-me o negócio para esta Radeon e nao tive alternativa, dps deixei as coisas acalmarem-se um bocado! ;)
Dps comentei ixo com um colega, e ele dixe-me k arranjava um frigorifiko, podia demorar, mas arranjava, e aki tá ele! :D
Já tinha isto tudo mto bem planeado como fiz com o wc, mas o evaporador ainda nao me tinha decidido!
Axo este melhor para isolar, tipo faço pekeno com 4x3cm e 2cm de altura +/-
Dps enxo o socket xeio de neoprene do tamanho da area toda do socket tipo em "postas" de 2cm ou 1.5cm nos locais mais apertados e na traseira da board meto um kuadrado grade e grosso! :)
Dps tenho de testálo, tipo vou montar 1º num pc velho, tenho aki uma mini atx e um tbird 1.4 k tá com o core lascado e akeçe bué!
1/2 minuto ligado é o sificiente para começar a fumegar! :D
Deixo 1 dia ligado e se nao ouver condensação meto neste! ;)
Lê o artigo do Drakula, na Oc-Zone, tá mto fixe, kuanto a isolamento etc vai a www.phase-change.com k têm la uns artigos!
Foi apartir dos exemplos de lá k me aventurei a isolar a gf3 por causa do peltier! :)
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 02:02 eu tb tinha uma ideia pa montar um chiller, e dp falei com um colega e arranjou m akele, agr bou ter d fazer dele um sistem melhor, pk akilo inda faz um pedaco d barulho...
o isolamento nao e' problema, o problema e' desenhar um evaporador...um evaporador, pekeno facil d isolar e POTENTE... :D
vamos la' ver no k da'...
um abraco
|Oc|CRASH_OVer 23-11-2003, 02:29 LAsac.... esse compressor é igual ao meu, é 1/4hp
direct die nao é pera doce... sem experiencia no assunto e ferramentas ficas num dead-end! lembra-te que nao é montar tudo como esta nos sites e ficar a bombar.... para teres a certeza que ficou bem vais ter que mexer muito muito no tubo capilar e calibrar o bicho para aguentar load sem perder muitos graus.... e se as cosias ficassem so por aqui, é que era bom!
se fosse a ti, arranjava as peças e levava a um tecnico de frio para to montar e explicar o que vai fazendo...
Eu ia para um waterchiller... nao tens a temperatura maxima q o direct die dá, mas nao tens barulho no periodo em que o chiller ta desligado.
Exemplo do meu Wchilller, consegue estabilizar a temp do liquido um pouco acima dos -40º e demora 1 dia para baixar 5º, com Load nao sei, mas seguramente, basta-me ligar o chiller 1h ou 2h por dia para manter os -35º ! as outras 22h do dia é o barulho dos discos a trabalhar lol
é melhor man... ficas com temps negativas no cpu, chipset, GPu... onde quizeres...
|Oc|CRASH_OVer 23-11-2003, 02:33 Ps: voçes falam aos x's ??..... ixo axim ?
xodasse... loll so de imaginar alguem a falar mesmo assim, dá-me arrepios
crash, kuando mandar isto para soldar e recarregar o gas, digo aos gajos para meterem isto a dissipar 150w ou 200w de calor!
como óbvio eles é k vao calibrar isto, até pk a prometeia já vem valibrada e nao é preciso mta lenga-lenga ;)
Olha bem k podias verifikar onde se ligam os fios sff, já k o compressor é igual ;)
kuanto aos x's, é só mesmo pela simplicidade/rapidez :P
|Oc|CRASH_OVer 23-11-2003, 03:28 dissipar 150 ou 200w de calor mas diz a que temperatura lol
200w de calor a 0º é diferente de 200w a -40º
O mais baixo posível, tipo se desse a -40 era porreiro (ja tem de ser com R404a), mas tb nao tou a ver este 1700+ a 200w :D
Até pode lá chegar, mas é mta fruta! :P
Tenho de ter akilo mto bem isolado pk a temp k ele pode vir a atingir em idle nao é brinkedo! ;)
Não me podes "checkar" os fios sff? :)
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 14:56 crash k temperatura consegue atingir o R22 e o R290(gaz propano)?? sabes??
um abraco
[BIOHAZARD] 23-11-2003, 15:31 Home_Canibal e Lasac parece k tamos os 3 na mesma onda..
Eu tmb tou a fazer o meu chiller, mas comprei tudo peças novas (nao foi caro).
Tenho o compressor da Embraco (axo que ate sao feitos pela danfoss..) de 1/4hp para R12.
Aconcelharam-me a meter R409 nisto..que acham ?
o meu problema agora é soldar esta merd@ toda! eu combinei com 1 sr. amigo meu k deixava la as cenas e ele chamava 1 gajo pa soldar aquilo tudo e carregar co gás, mas se for 20 contos como tu dizes lasac, fod@-se!!!!
Prefiro soldar eu, e depois o gajo que carregue...o meu problema e que nao sei o esquema :confused: crash nao podes arranjar ai uma especie de diagramazito para 1 gajo se orientar +/- ? :)
Lasac as ligaçoes sao na tal caixinha la atras do compressor. Tens que remover a caixa de plastico e depois tens 3 ligaçoes: a de cima é o ground, a debaixo o negativo e a do meio o positivo. Acho que só pode ser assim, porque a do meio tem uma resistencia logo a seguir a ligaçao, portanto depreendi que essa so podia ser o +. e como o ground ta indicado, a outra é o -.
Tou é com uma granda duvida na montagem do termoestato.... Aquilo tem 3 ligaçoes tipo switch: A do meio para a corrente que vem do compressor (+), uma da dos lados vai de volta po compressor para passar a corrente e ele funcionar, mas a outra pata do termoestato nao sei onde ligar :confused: :confused: isto era bom era aparecerem todos no #overclock pa 1 gajo discutir os projectos de chiller e tirar as duvidas k tem!
Tambem nao sei onde arranjar anti-congelante que aguente prai -35º! so encontrei ate -18º no intermarché :'(
Eu acho que chiller e a melhor opçao em comparaçao com direct die, visto que alem de ser mais facil de montar e dar menos trabalho, como o crash diz, e mais silencioso (o compressor nao ta sp ligado) e ha temps negativas no cpu chip7 e grafica :cool:
Opah as pitas é que falam axim com xis :-D
/me ker direct-die e mais nada, k se lixe o barulho, eu nunca deixo o pc ligado de noite! ;)
No chip7 tenho cooling k xegue por agora!
Tenho um dissipador de um p2 adaptado :D
Na grafika, tenho o peltier! :D
Mas secalhar nao vou usar o peltier na grafika, akilo é mto potente e nao keria andar a besuntar a grafika com vaselina como fiz na gf3, dá mto trabalho!
É k para arrefeçer este peltier tenho k ter a agua chillada, e nao me parece k seja boa ideia andar smp a meter o radiador no gelo smp k ligar o pc, para não falar na linha de 12v dedicada... :rolleyes:
Dps vejo ixo! ;)
Bem vou verifikar exa ligação!
O compressor estraga-se se ligalo assim como está?
Keria dps testar a ver se a ligação funcionava... :rolleyes:
:005: e eu que tive com uns amigos a destruir o frigorífico que tava sem gaz, velho, com um buraco nos tubos!!
que estupido!!! :die: :die:
foi com martelos, ao pontape, etc...
ao menos tirei o stress todo que tinha :P
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 17:49 enfim, o keu preciso d saber e' apenas o gas keu poxo por, pk d resto ta' "feito"...
a minha maior duvida e' no gas keu poxo meter, ja' m dixeram no xtreme o R22 e o R290, aki o bio diz R409...daxe k stress..
um abraco
pois, eu tou indeciso entre R134a ou R404a, tem varios prós e contras...
O R404a é melhor, soke deve ser mais caro e pode fikar fora do meu orçamento.
Como puxa mais pelo compressor, logo faz mais barulho, so k arrefeçe melhor...
O R134a é só mesmo por ser mais barato... :rolleyes:
Secalhar compro um Barton 2500+ e dps arranjo guito para carregar isto...
|Oc|CRASH_OVer 23-11-2003, 19:11 Bio..... a outra pata nao é para ligar o sensor ? lol... olha que secalhar!...
anticongelante... quem mora no porto, tem por 6contos, cerca de 30 ou 40litros de anticongelante -35º para se usar puro, numa loja grande de peças para camião junto da chip7... naquela zona!
ou entao... arranjo aqui anti-congelante para solução 50/50 (agua destilada) que aguenta -40º...
mas fica por 40€ 15litros (+15 de destilada)
para mim vai ter mesmo que ser este ultimo....
kerem que eu diga os cabos? xiça... esta cena ja veio montada! n apetece nada desmontar e depois sobrarem peças llolll... a Ventuinha do condensador ta ligado ali tambem...
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 19:15 crash k temperatura consegue atingir o R22 e o R290(gaz propano)?? sabes??
um abraco
boa sorte lasac ;) aguardamos andamento :D
cumps
oc_nightmare 23-11-2003, 19:31 HoMe_CaNiBaL... andam os 2 por volta dos -41ºC
tens aki uma boa tabela com os freons kuase todos....
http://www.acca.org/news/presentations/ref_summary.pdf
eu tb keria fazer um direct die mas ainda n tenho experiencia em soldaduras a cobre ou prata.... mas ja tenho o material kuase todo... falta ver so se alguem me ensinasse a fazer isto:)
estes (http://ocnightmare.no.sapo.pt/I%7E000371.jpg) sao os compressores k aki tenho prontos a usar (ambos de 1/5hp preparadps pa r12) e as mangueiras (http://ocnightmare.no.sapo.pt/I%7E000368.jpg) pa r22..... era so preciso alguem k me ensinasse a soldar :)
hasta ppl
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 19:37 oc_nightmare ok danke!
jagora kual e' a marca do compressor do lado eskerdo?? aspera???e' keu tenhu kuase a certeza k e' = ao meu... :D
um abraco
oc tens pm
NeoToPower 23-11-2003, 19:47 Originally posted by |Oc|CRASH_OVer
Bio..... a outra pata nao é para ligar o sensor ? lol... olha que secalhar!...
anticongelante... quem mora no porto, tem por 6contos, cerca de 30 ou 40litros de anticongelante -35º para se usar puro, numa loja grande de peças para camião junto da chip7... naquela zona!
ou entao... arranjo aqui anti-congelante para solução 50/50 (agua destilada) que aguenta -40º...
mas fica por 40€ 15litros (+15 de destilada)
para mim vai ter mesmo que ser este ultimo....
kerem que eu diga os cabos? xiça... esta cena ja veio montada! n apetece nada desmontar e depois sobrarem peças llolll... a Ventuinha do condensador ta ligado ali tambem...
Usa metanol numa percentagem 1/5 que isso aguenta bem os -50cº e perdes menos capacide de trasnferencia de calor visto que que metanol nem conduz muito mal.
Quanto ao Vapo... bem estou tb indeciso entre direct die ou chiller visto que tenho aqui um radiador de ac de um xara que até tem uma vavula regulavel :D logo estou bastante indeciso.
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 19:59 neo tas no dilema???atao eu bou tentar resolvelo... cof cof LOL
kers silencio e baixas temperatura, numa koisa grande?
ou um pouco d barulho, temperaturas ainda mais baixas, e numa koisa pekena k cabe debaixo d uma kaixa??
um abraco
NeoToPower 23-11-2003, 20:01 epá, tenho aqui um caixote (a famosa case de madeira) que tem espço tanto pra como pra outro, mas previligio o silencio á performance extrema.
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 20:04 segue pa chiller!
direct die tens barulho, mas s tiberes compressor novo kuase nem o houves!
oc_nightmare 23-11-2003, 20:13 nada k esferovite nao resolva..... absorve mmo bem o barulho:cool:
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 20:26 sim exacto..
inda bou precisar d esferovite pa calar akilo um pouco e arranjar kk koisa pa por, por debaixo do compressor, do genero d borraxas..
uma pergunta, eu keru trokar a fan k tenhu no condensador por ventuinhas d 120mm, cm e' keu sei k a "troka" d fan's ta' a resultar ou nao?
um abraco
NeoToPower 23-11-2003, 20:47 Pois mas o prob é mesmo o tanho do depósito, pk pra o compressor ñ estar sp a trabalhar convem ter um bom stock de cooling.
|Oc|CRASH_OVer 23-11-2003, 20:51 Metanol ?...... aquilo que causa cegueira e em casos mais perigosos, a morte?..... nao obrigado lol!
para os -50º uso uma solução de 60/40 ou 70/30 do que anti-congelante que disse em cima, e até tenho mais de -50º se for preciso! sem efeitos secundarios do metanol...
[BIOHAZARD] 23-11-2003, 20:57 crash onde arranjas esse anti congelante para misturar 50/50 com agua destilada?
Tu es do porto nao é ?
Eu sou da margem sul :confused:
o Sensor ja ta ligado de origem no termoestato, nao sei para que serve mesmo akela 3a pata! :confused:
vou ver se o meu compressor da embraco de 1/4hp da para r404a..mas se for mt caro axo k vou mesmo para 134a
o meu direct-die para a grafica, não faz barulho, 2 fans de 120 silenciosas servem para o condensador e o compressor nem se ouve
:P
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 21:08 Originally posted by [BIOHAZARD]
crash onde arranjas esse anti congelante para misturar 50/50 com agua destilada?
Tu es do porto nao é ?
Eu sou da margem sul :confused:
o Sensor ja ta ligado de origem no termoestato, nao sei para que serve mesmo akela 3a pata! :confused:
vou ver se o meu compressor da embraco de 1/4hp da para r404a..mas se for mt caro axo k vou mesmo para 134a
a 3pata no termostato???s nao m engano e' po "terra"..o meu terra tb d fora e tb tenhu 3ligacoes..
Originally posted by |RickY|
o meu direct-die para a grafica, não faz barulho, 2 fans de 120 silenciosas servem para o condensador e o compressor nem se ouve
:P
ricky poxo trokar a fan do condensador, mas como e' keu sei s tao a fazer o trabalho do k com a fan grande??
um abraco
[BIOHAZARD] 23-11-2003, 21:15 tenho quase a certeza que nao e para a terra porque ha duas patas mais pequenas por cima das 3 que falo, e tem gravado nelas o simbolo do ground/massa!
A fan do meu creio que vou tentar meter umas resistencias a ver se ela nao puxa tanto...ou um rheostato!
Assim k tiver novidades vou metendo aki, mas está tudo pendente do drier e do condensador, ou seja enkuanto ele nao trouxer nao posso fazer nada... :rolleyes:
HoMe_CaNiBaL 23-11-2003, 23:28 d nos os 3, eu sou o k tenhu mais sorte e menos trabalho...lol
ja' tenhu tudo montadinho e' so' dar uima lixadela pa tirar a tinta branca k tem pa ficar todo bonito, k d resto...o k m falta e' o tubo flexivel (tubo d succao) e o evaporador, dp so' isolar e arranjar maneira d o prender a' mobo...
a ver vamos...
NeoToPower 23-11-2003, 23:53 (cof, cof*) metanol é um solvente tal como a acetona e diluente sintecico/ceuloso! Logo é toxico como qualquer outro.
Os unicos perigos em trabalhar com o metanol advem do facto de ser super volatil e evaporar mesmo a -10cº, tb é perigoso em caso de contacto perlongado com a pele ou se for ingerido.
Ora, se selares o depósito do chiller cortas logo a evaporaçaõ, tb ñ o vais por a temperar a salada (pelo acho :P ) e se estás com medo de mexer com as mãos calça umas luvas de borracha.
O metanol aguenta até aos -90º sem congelar logo, se usado numa porpoção de 1/5, aguenta bem os -40cº. Aliás, metanol é o melhor anticongelante que podes adionar á agua e muitos dos anticongelantes que pos aí andam usam metanol na sua base alem dos habituais anti corrosivos.
E pra quem ñ sabe, o metanol é usado pra limpar plasticos.
experimenta, se der resultado deu, se ñ der..... olha devia ter dado e fizeste tudo mal :D
oc_nightmare 24-11-2003, 00:00 grande parte dos anticongelantes sao feitos de metanol... dai vem o facto de cheirarem mal e terem todo o tipo de etiketas tipo nocivo, toxico, inflamavel, entre outros.....
se for misturado com agua numa porcao k nao ultrapasse os 50%, os riscos deverao ser mto menores... contudo sejam cuidadosos a lidar com isto, ja ke a chama k produz é transparente e como o |Oc| disse, causa cegueira e, em mtos casos, a morte..... logo, se o deposito estiver isolado, diminuem os riscos em 99.9%...
hasta
Good news, o cota diz k me solda akilo na boa, e garantiu k fika bem e aguenta a pressao, já fez ixo num frigorifiko e a verdade é k ele tá a trabalhar bem! :)
Assim os gajos só precisam de testar isto a ver se tem fugas e recarregar o gás, smp deve fikar mais barato! :P
Agora tou com uns problems a tentar contactar um colega meu de coimbra k me arranjou o cobre para os blokos, a ver se ele arranja mais para fazer o evaporador!
Será k alguém me pode dizer se posso soldar o evaporador com estanho como fiz com os blokos de wc, será k aguenta a pressao? :rolleyes:
oki, btw já descobri como é k se ligam os fios!
tem um ecaixe de plástico branco, mas têm 2 fios...
1 liga á luz, o outro tem 4 fios por dentro, um preto, castanho, azul, e o amarelo da massa...:rolleyes:
na luz vem o azul (fase), o castanho (neutro) e a massa k é o amarelo, mas ao compressor só liga a fase e a massa, o outro pin fikou com o preto k liga ao tal fio estranho...
será k o compressor liga axim?
nao se estraga se eu ligálo á luz assim exposto ao ar ambiente sem ser o gás?
tipo como as bombas de agua se estragam se ligarmos ao ar exterior.
:rolleyes:
Originally posted by HoMe_CaNiBaL
o k m falta e' o tubo flexivel (tubo d succao)... Este tubo convem ser de que material?
HoMe_CaNiBaL 24-11-2003, 11:36 pah o tubo flexivel e' do tipo as mangueiras dos chuveiros... corrijam m seu tiber enganado!
um abraco
Bem lá me aventurei e decidi experimentar a ver se tava a funkar...
Nepia, pk o fio castanho (neutro) como dixe em cima no tava ligado, logo era impossível akilo trabalhar!
Mas ligueio ao fio preto e já ta a trabalhar, liguei-o por 3segs maximo, foi mesmo ligar a ficha a esperar 1 seg e desligar logo!
Silencioso!
Pode ser por nao ter gás e ainda nao estar num ciruito fechado, mas é mto silencioso! :)
Home ya tás correcto, pelo menos tenho visto os "custom chillers" feitos com mangueira de xuveiro! :)
HoMe_CaNiBaL 24-11-2003, 11:48 ya lasac eu tb tenhu visto axim...agr nao sei s e' o mmo material ou e' diferente!
bou pa aula d conducao cya
[[]]
Acabei de falar com o meu colega por telefone, ele já arranjou um frigorifiko grande, k tem apenas uma fuga! :D
É de um colega dele, a principio é para o lixo! :)
Assim k ele lhe der o frigorifiko, o meu colega vem cá trazêlo :D
Já sinto o "xeirinho" a gelo! ;)
HoMe_CaNiBaL 24-11-2003, 20:13 Lasac, so' digo... LOL
tu es um engenhocas do crl, portanto...lol
keru ber o teu projecto a bulir :D
já sinto é um cheirinho a tralha ai em casa que os teus pais nao vão gostar :D :-D
j/k
NeoToPower 24-11-2003, 20:37 eu, em relação a tralha, ñ tenho esses problemas! a tralha mistura-se com a tralha que há por lá na firma e ñ se nota nada :P
[BIOHAZARD] 24-11-2003, 21:33 Ja resolvi o mistério do Termoestato! A 3a pata simplesmente nao se liga a lado nenhum :D
Como isto e termoestato de arca congeladora pode funcionar para 1 ou dois compressores ao mm tempo, ora eu so preciso de soldar uma pata pa o meu belo compressorzeco... :P
Amanha começo a soldar esta cena toda, ainda so tenho uma duvidazita acerca duma soldagem no final do circuito..mas isso logo se ve!
Parece que tao os projectos todos a andar pa frente, isso é k é preciso :)
Vamos la ver se os meus isolamentos nos blocos ficaram bons....:cool:
Lasac afinal decidiste-te pelo chiller ou pelo direct die?
qd puder meto aqui umas imagens do sistema!
Fiquem bem
Tenho 2 frigorifikos cá em casa, um deles acabou de pifar o compressor! :D
Ou seja o cota vai aproveitar para meter o compressor do outro frigorifiko k o meu colega vai-me trazer! Assim manda-se carregar os 2 e o gajo já deve fazer um desconto :D
SKATAN nao te preocupes, eu tenho aki espaço k xegue, e se ele por acaso dissesse alguma coisa, não á prob. eu simplesmente nao ligava nenhum! :P
Mal ou não tenho um feitio dificil igual ao do cota, kuando meto uma coisa na cabeça, custe o k custar, tenho de tê-la!
E nao era a opiniao do meu pai, k nao percebe nada disto, k me ia mudar de ideias, ele k estike a carteira mas é! :D :P
Eu desde smp kis direct-die e mais nada! :D
Hj o meu colega passou por lá 3x para trazer o frigorifiko, mas o rapaz fikou a fazer horas no trabalho até á meia-noite, mas a principio amanha já devo ter ixo! (ele tb nao garantiu um dia ao certo, mas esta semana tenho de ter!)
Tá kuase, o k me está a preocupar é o cobre para o evaporador, não consigo entrar em contacto com o meu colega :rolleyes:
E tb o meu primo só pode fazer ixo nos tempos livres, se o patrao deixar (a principi nao á probs) :rolleyes:
oc_nightmare 25-11-2003, 07:14 passas pelo caiado aki por leiria k eles teem barras de cobre aos magotes:D
foi la k comprei uma de 1mx5cmx5mm:)
pah o tubo flexivel e' do tipo as mangueiras dos chuveiros... corrijam m seu tiber enganado!
um abraco E depois para soldar isso ao sistema?! Isso aguenta as pressões!? Nunca tinha pensado em tal coisa!
NeoToPower 25-11-2003, 20:26 acho que é mais tipo mangueira pra ar presurizado tipo aquelas que se usam num compressor!
trata-se de mangueira com 2/3 camadas de borracha sendo a camada extrior reforçada com uma malha de uma fibra qualquer.
existem as magueiras basicas que aguentam até 20 bar (400 psi se ñ me engano muito) e existem melhors e mais caras que aguentam até 50bar.
Tenho na firma as de 20 bar no compressor e no maçarico de corte tenho umas de melhor qualidade que aguentam bem os 30 bar e são adequadas prara aquele fim ( ñ ardem) mas essas são... bem.... dizer caras é pouco :P.
Acho que as mais indicadas são as ultimas que referi mas posso estar enganado.
E não! Mangueira de gas da que é utilizada na instalção de gás caseira ñ aguenta os maus tratos num sistema deste tipo! A amplitude termica a que vai estar sujeita e a falta de uma malha de reforço pra aguentar as presso~es vai acabar com a mangueira em 3 tempos!
Agora, se existe algum tipo de mangueira (tubo flexivel) própio pra isso o melhor sera utilizar o mesmo.
[BIOHAZARD] 25-11-2003, 23:35 1bar=14.504Psi
portanto 20bar=290.08Psi :D
EU ja tive a soldar o sistema quase todo hoje, ja so falta mesmo soldar ao compressor.
Ainda n soldei pk nao sei a k saidas/entradas dele soldar :sad: vou ver se vejo isso ainda hoje, e amanha acabo o sistema. Depois é so carregar :cool:
Espero e que a soldagem k lhe fiz aguente bem a pressao, se nao kk dia ainda acordo a meio da noite a sufucar na merd@ do gás!!!! :die: Lol :P
Ps: ainda n sei k gás vou por..........
Fdx enganei-me numa soldagem, e agora isto vai ficar mais feio, mas tmb ja nao da pa trocar, fica assim mm....[
Só me falta o tubo flexivel para a linha de sucção e o tubo capilar!
O evaporador tou a tentar arranjar cobre para fazê-lo...
Se alguém me arranjar alguma placa de cobre 4x4cm de 1cm de expessura ou um cooler baratinho full cobre para fazer o evaporador agradecia k avisasse aki ou por pm!!! ;)
Se alguém arranjar tubos flexiveis/ tubos capilares para além do cobre, agradecia imenso, pk ainda nao axei nada aki na minha zona :(
Axim k tiver estes materiais, soldo isto e mando carregar o gás!
Já agora se conheçerem algum local aki do norte onde carreguem o gás baratinho, é k estao a pedir 20cts pa carregar/calibrar o chiller com R134a >(
cumps
oc_nightmare 01-12-2003, 14:24 parece pekeno... qual é a potencia do compressor?
btw belo condensador:cool: :D
1/4hp feito para trabalhar com R134a, e compatível com R404a! :D
Tenho pouco mais de 75cmde tubo capilar, axam k xega? (axo k nao)
Tenho visto os chillers com 3m de tubo capilar, mas..... :rolleyes:
Ng arranja nada dakilo? Tou mesmo aflitinho! :005:
Originally posted by oc_nightmare
passas pelo caiado aki por leiria k eles teem barras de cobre aos magotes:D
foi la k comprei uma de 1mx5cmx5mm:)
Yo, bem k me podias fazer um HYPER favor, mandavas-me por correio uma plakinha de 4x4cm com 1cm de espessura :)
Assim ia fazendo o evap. enkuanto nao arranjo os tubos capilar e flexivel ;)
Fikava-te mto grato! ;)
oc_nightmare 01-12-2003, 22:57 akilo é pesado... axo k os portes iriam ficar caros.... mas se mmo assim kiseres manda-m uma pm para falarmos isso melhor:)
se kiseres mando-t a minha k esta quase inteira:D
tens 2 pm's, pk já te tinha mandado uma ;)
cumps
|Oc|CRASH_OVer 02-12-2003, 12:17 é k estao a pedir 20cts pa carregar/calibrar o chiller com R134a
espetáculo, ficas com a papa toda feita assim! calibradinho e tal... leva mt tempo pra fazer isso... 20contos n parece mt mal!
Lasac: Esse capilar que queres é "normal"? É que conheço uma loja aqui no barreiro que vende isso mas não sei se é o que queres.
tubo capilar* ~ 0.035” 3metros
Tubo flexivel, será k um de 38cm xega?
Tenho aki um com essa medida!:rolleyes:
Esse tubo capilar n é la grande coisa.
3.5Metros 0.028" (ja ponho a mais meio metro, para ires indo tweakar (cortar) o capilar a medida k precises)
oki! o mestre é k sabe ;)
Tb tenho visto o bowman a falar em 0.028" no phase-change, mas como tinhas no teu artigo o 0.035... :D
btw, já falei com o meu primo ontem sobre o evap, mostrei-lhe o teu desenho k me mandas-t, ele diz k faz akilo na boa na freze da cnc! :)
tá kuase!!! :D
Dracula e o tubo flexível?
kuantos bar tem de aguentar?
20bar dá?
O tubo tem de ser mesmo de 90cm?
Dá.
P.S: o suction tube, convem ter uma certa distancia para que todo o liquido se evapore antes de xegar ao compressor.
Eu tenho 1 metro de linha de sucçao.
ok!
o k tenho só tem 38cm, tenho de comprar um, vou á loja onde comprei os tubos para wc, k eles têm lá mtos tubos, a ver se arranjo um barato e porreiro! :)
entao xego lá e digo k kero um tubo/mangeira flexivel k aguente 20bar de 5/6" com 1metro de comprimento, vamos lá ver se eles percebem! lol
tnks
oc_nightmare 04-12-2003, 06:27 em relacao ao tubo capilar o k eu vou usar é de 0.028" tb mas so 2m.... parece-me suficiente para r22... será?
Amanha ou depois de amanha vou ter aki um frigorifiko novo, paralhe sacar fora o sistema k está a trabalhar 5*, não tem fugas nem nepias!
Bem parece k a água do WC vai fikar mais fria! :004:
E tb parece k vou ter 2 chiller's!
1 em direct-dye no CPU e outro a chillar a água para a grafika etc!
E sabe-se lá se não faço um direct-dye para a grafika tb e uso o wc no northbridge, southbridge e mosfets da abit! :D
Bem parece k vamos ter "festa"! :004:
lol..
ja pensaste na conta da electricidade?:P
_zZz_
Enkuanto for o cota a pagar no problem :D
crash k temperatura consegue atingir o R22 e o R290(gaz propano)?? sabes??
um abraco
Originally posted by oc_nightmare
HoMe_CaNiBaL... andam os 2 por volta dos -41ºC
hasta ppl
Não sei se já sabes ou não, mas aki vai:
R22: -41.5ºC
R290: -46.9ºC
No teu caso vai para R290 pk até tem uma melhor temp de condensação e de evaporação! :D
oc_nightmare 17-01-2004, 02:41 Lasac.... normalmente guio-me sempre por este pdf
http://www.acca.org/news/presentations/ref_summary.pdf
foi o gary loyd que o postou a uns meses no phase-change.com.... portanto axo que tem uma boa fidelidade e tem sobre quase todos os gases conhecidos..... btw este fin de semana vou fazer uma rusga as sucateiras aqui perto pa ver se consigo arranjar uma unidade de ar condicionado:) se arranjar qqr coisa dpois posto pics...
http://www.cooling-masters.com/gaz.php :)
Vê essa tabela, são os gazes k eles já usaram em chiller's ;)
Fazes bem!
O meu ainda vai demorar muito!
O meu primo tá carregadíssimo de trabalho e tão cedo nem toca no cobre :(
Depois mete aki pics se conseguires arranjar! :)
Btw, keria ver se metia isto a dissipar 220W a -20ºc com R404a, sabes-me dizer se é possível?
cumps
oc_nightmare 17-01-2004, 18:37 se for chiller e tiveres isso com uma valvula de expansao consegues na boa.....
btw... fds n consigo encontrar nada..... experimentei em 3 sucateiras aqui proximas e nao havia nada que funcionasse.... nao sabem ter as cenas dentro de um armazem e as cenas k ficam la fora vao cos porcos.......>( :die:
Nice! :)
Já agora uma pekena pergunta, será k dá para meter R410a (é do tipo HFC, assim como r404a e r134a) no meu compressor (1/4hp da Electrolux)?
Para info pormenorizada do compressor: Ver Aki (http://www.electroluxcompressors.com/documents/IMG1902134.pdf)
A temp de condensação do R410 é 13.3ºc +/-, mas a temp de evaporação é -52.6ºc em vez dos -47.2ºc do r404a!
Ah, o r410a tb usa o mesmo óleo (Polyolester) :)
Será k compensa meter R410a? é k 13.3ºc de condensação só com uma fan no condensador vai ser impossível, mas será k mesmo assim vai conseguir atingir uma temp mais baixa doke o R404a?
Se me puderes responder a estas 2 perguntinhas agradecia! :)
oc_nightmare 18-01-2004, 21:44 se a temperatura de condensacao esta acima do nivel é necessaria mais pressao para condensar o gaz..... logo vais ter maiores pressoes, e maiores sao os riscos de se abrirem fugas...
axo que, sendo a temp de condensacao do r410a inferior as temps do ambiente durante a maior parte do ano, deveria ser usado em cascata para melhores resultados.........
mas nao custa nada tentar:D
Pois, mas isso é como dar tiros no escuro! :rolleyes:
Se fosse para usar cascade metia R23 k tem a temp de evaporação a -82.3ºC e de condensação a -24.8ºC :D
Com R404a na 1º stage! :D
Já dava para passar os -100ºC á vontade no meu 1700+ :004:
Mas nada disso! :P
Vou então para R404a! :)
tnks!
oc_nightmare 19-01-2004, 17:20 boa sorte entao....
btw tive agora a ler sobre o r408a..... as temperaturas de evaporacao diferem cerca de 1ºC em relacao ao r404a e funca bem com qualquer oleo... a maior vantagem é que a pressao requerida para o condensar é menor do que o r22 ou r404a..... isto significa que os compressores desenhados pa r12 e r134a fiquem com uma durabilidade maior e nao requer tanto air flow no condensador.......
resumindo... é um gas a ter em conta:)
Ola!
Antes de mais queria dar os meus parabens a todos os users que dao o seu melhor para fazer home made chiller's!! Isso é muito bom mesmo!
Eu gostava que alguem me pudesse dar umas dicas do que isto consiste... phase change cooling :)
ha um compressor que comprime o gas, confere lhe + pressao e ele desce de temperatura.. entra em contacto com o cpu, arrefece o e dps condensa (no tubo de sucção??) e volta ao inicio? é qq coisa deste genero ou disse alguma barbaridade?:D
BTW, o que é preciso para se fazer um chiller? tipo lista de peças...
desculpem la se é xatear vos mt mas tenh alguma curiosidade ate pk vou ter um processador k deve ser fix pa isto :cool:
oc_nightmare 19-01-2004, 21:52 le isto e vais perceber como funciona
http://www.refrigerationbasics.com/800x600/rb1.htm
mto util.... tb comecei por ai:)
HoMe_CaNiBaL 20-01-2004, 14:05 Originally posted by oc_nightmare
boa sorte entao....
btw tive agora a ler sobre o r408a..... as temperaturas de evaporacao diferem cerca de 1ºC em relacao ao r404a e funca bem com qualquer oleo... a maior vantagem é que a pressao requerida para o condensar é menor do que o r22 ou r404a..... isto significa que os compressores desenhados pa r12 e r134a fiquem com uma durabilidade maior e nao requer tanto air flow no condensador.......
resumindo... é um gas a ter em conta:)
ui.. oc tas a falar pa mim... hihihi eu tinha ja' negocio feito com o chiller e pontos, pla segunda x cortou se...agr e' mmo...bou fazer uso dakela cena...primeiro keru ber o "power" dakilo, so' dp e' k bou modificalo...hehehe
qt tibers mais news sobre r408a deixa aki!
um abraco
Já está pronto o evaporador! :D (finalmente)
Está lindo, embora a pic não seja grande coisa (tirada com o telemovel á noite)...
Mas já dá para terem uma ideia doke ele é ;)
Aki vai:
fixe fixe :D
eu so abria um pouco mais os caminhos do bloco e com jeitinho para fazeres uma cena perfeita, fazia 2 secções :) tipo outra chapa de cobre com caminhos para evaporação em cima dessa e depois sim basava para o tubo de retorno o que dizes? caga nisso né? :D a pica é mais que muita vai la soldar isso e mostra pics :D
cumps e [[]]'s
Infelizmente ele para fazer este partiu uma broca da cnc k custa kuase 4cts 8o
O patrão não cobrou nada por sorte!
Podia muito bem cobrar por estar a fazer akilo k nada tem a haver com eles e para mais fora de horas do trabalho! :rolleyes:
Portanto, não lhe keria xatear tão cedo! :confused:
Mas se tivesse essa ideia antes, tinha pedido ao M@ster mais cobre e fazia isso! :D
Os canais têm 4mm, e inicialmente ia ter 3mm (só k partiu a tal broca e ele teve de tentar com 4mm senao ia partir mais brocas) ;)
As paredes sao de 3mm, portanto se abrir mais os canais, as paredes vai fikar mesmo muito finas! (kuase 1mm!) 8o
Fika assim... pena k amanha tenho muito k fazer o dia todo, terça tá fechado e kuarta vem akilo k falei contigo no MSN e ainda vou ter uns testes na escola entretanto (é o resto k falta)... portanto kero ver se para a semana 'despaxo' isto :D
cumps m8 [][][]'s
Já tenho o evaporador soldado a prata!
Tá um mimo! :D
O único senão é k o cota marcou o fundo do evaporador, agora tenho de xatear o meu primo para me alisar akilo, senão faz mau contacto com o cpu! :P
A ver se xateio tb o cota para ir kuarta a sjm para tentar arranjar o tubo capilar, o tubo fléxivel e a neoprene em tubo
(para isolar o tubo capilar e linha de sucção desde o compressor até ao evaporador!) pk a tal loja k carrega frigorificos não tem nada disso, tal como eu desconfiava! Infelizmente eles apenas carregam sistemas, kuando estao estragados eles mandam arranjar noutro lado klker :(
Ricky, se eu não conseguir arranjar isto aki, depois compras-me aí e mandas por correio?
Depois tenho de mandar soldar isto a prata e carregar/calibrar! :D
Tá kuase buddy! :D
m8 já pensas-te montar um cascade e dps fazer um toturial?
Podia ser k me desse depois na tola e tb fizesse um (se não ficasse muito caro claro) ;)
VoRtAn_MaDgE 24-02-2004, 14:38 Good job lasac...
Será k é desta k m farto d watercooling????:D
Cumps
Vortan
Como vocês sabem este projecto fikou suspenso por tempo indeterminado... >(
Btw, alguém k mude isto para o novo sub-forum sff :)
Originally posted by VoRtAn_MaDgE
Good job lasac...
Será k é desta k m farto d watercooling????:D
Cumps
Vortan
ja era tempo de ires para vous mais altos :007: :007: :007: :007: :007:
|
|