View Full Version : Pad PSX-to-PC

Lasac
19-11-2003, 16:57
Ontem á noite lembrei-me k este natal (como todos) vem aki a familia toda á consoada, e como de costume os meus primos tb vêm e trazem smp uma consola!

Este ano trazem a Xbox!

Como não me ajeito minimamente com comandos (teclado smp rulou aki) decidi ontem fazer um adaptador para ligar o comando dual-shock plus da minha velhinha psx para treinar!

1º fiz um adaptador, mas como tenho aki um comando tb dual-shock plus, mas da concorrência e tinha o fio estragado e o conector da psx, meti maos á obra!

Arranjei um pedaço de fio de um cabo de lan RJ45 k aki tinha, um conector da impressora k tirei de um pc antigo, um fio usb (para alimentar o comando nos 5v) e uma pilha rectangular de 9v para as forças reactivas do comando (force feedback ou dual-shock, como preferirem).

Após umas horitas de trabalho fikou tudo uma maravilha, soke as drivers k tinha nao davam no winxp, mas no win98 do pc do kota dava tudo 5*

Tive hj á tarde á procura de drivers e lá encontrei umas k por sinal sao mto fixes, melhores doke as outras do win98!

Nestas podemos escolhes o tipo de vibração e tudo! :D

Já tive a dar uma jogadela no NFSU demo (completo a principio amanha :D) tá uma maravilha, em drag logo na 1º corrida fui logo Totaled, o comando vibrou k se fartou, já no arranke a derrapar os pneus ele vibrou! :)

O eskema é Hyper fácil!

Apenas necessitam dakilo k mencionei em cima, dps é só soldar!

Fika aki umas pics do trabalhinho todo e do soft:

Lasac
19-11-2003, 16:58
Uma pic do painel de controlo:

Lasac
19-11-2003, 17:00
E uma já com o analog ajustado (custou um bocado!) e os butoes em baixo:

nothing
19-11-2003, 17:01
eu comprei um adaptador por 19,90 c/ portes. o EMS USB2. é porreiro para quem não quer queimar a casa :)

Lasac
19-11-2003, 17:03
Se kiserem eskema apitem, tenho um aki no papel e passo pro paint ou pro fireworks ;)

Lasac
19-11-2003, 17:06
Originally posted by nothing
eu comprei um adaptador por 19,90 c/ portes. o EMS USB2. é porreiro para quem não quer queimar a casa :)

Pois, este fikou de borla e já me entreti um bocado! ;)

Já k tinha aki um comando estragado nao perdi nada, pelo contrário!

Até k me diverti a testá-lo! :P

Tb tenho eskema para usb, mas era complicado e dificil de fazer, nao ia ter tanto trabalho, e tb não tinha as peças todas! :P

Tou satisfeito é o k importa! :)

nothing
19-11-2003, 17:09
mete aí o esquema de certeza que há ppl interessado nisso. btw, good work :)

Lasac
19-11-2003, 17:33
Aki vai o 1º eskema (para 1 comando):

Lasac
19-11-2003, 17:34
Eskema para ligar 2 comandos:

Lasac
19-11-2003, 17:36
Aki outro exemplo em fireworks, mas agora é da ficha da impressora (DB25) para saberem o nº de cada pin:

Lasac
19-11-2003, 17:41
Atenção o conector da psx k tá na figura é uma ficha fêmea, ou seja, a ficha do comando é uma ficha macho k liga na fêmea da consola!

Se kiserem trocar a ficha da psx pela DB25 Têm k inverter os fios (o 1º passa a 9º e vice-versa, etc!)

Para drivers Win2k/xp vao a:

www.ntpad.com.ar

Para drivers Win9x:

http://www.arcadecontrols.com/Mirrors/www.ziplabel.com/dpadpro/download.html

Cumps

Luka
19-11-2003, 20:19
Eu nao digo?!? Este gajo solda tudo pah... é uma coisa incrivel...

heheh, good work Lasac, pa semana vais levar com dois comandos meus no lombo que eu tb prefiro jogar alguns joguinhos de comando :D

:004: :004: :004: Parabéns, 5* :004: :004: :004:

NPinho
19-11-2003, 20:53
se nao for mais outro... ja sao 3 LOLOLOL.... :D :D :D

Lasac
19-11-2003, 21:13
:D

voces sao lixados! :P

se arranjarem os materiais por mim, é k só tinha 1 connector usb e tenho 2 da impressora, mas 1 tá no comando e o outro tá no adaptador :P

kuanto ao conector da pilha de 9v tb só tenho 1 (o k tá no comando) :rolleyes:

[_Silence_]
19-11-2003, 21:53
Lindo, mas será possivel fazer um "How To" mesmo para akele ppl n00b? Tipo....eu..... É k por esses eskemas n vou lá, n sei o k fazer e k material preciso......

Cumps,
[_Silence_]

Luka
19-11-2003, 22:08
Lançado o desafio, Lasac, tens de fazer um "How To" aki par ao ppl :D
Tudo bem explicadinho porque ja sabes que eu sou um nabo fdd, heheh

[_Silence_]
19-11-2003, 22:39
Originally posted by ]Luka[
Lançado o desafio, Lasac, tens de fazer um "How To" aki par ao ppl :D
Tudo bem explicadinho porque ja sabes que eu sou um nabo fdd, heheh
LOL, nesta materia de Mods i'm also a n00b =(=(=(

NPinho
19-11-2003, 22:44
para Soldas e Des-Soldas o LASAC é akela makina :D .....

bem.. pos materias... conector usb arranjo, conectro paralelo nun xei, e conector de pilha de 9v axo k tenho... se eh das pilhas kuadradas tenho.... tenho e de ber ond ta o material... :P

Lasac
19-11-2003, 22:53
Sim o conector é dessas pilhas!

Se tiveres um transformador de 9v tb dá (como tenho no adaptador)

A pilha só é necessária se o comando for dual-shock, senao nao é preciso, ou entao se nao kiseres ter o dual-shock a trabalhar (ixo era uma burriçe!) :P

Silence, dps faço um how-to, primeiro kero ver se descubro uma maneira de ir buscar 9v ao rail dos 12v da molex da fonte!

Axim não precisamos do cabo usb nem da pilha, liga-se a uma molex da fonte e tá novo! :D

Dps tiro pics para o how-to, axim k mudar para a molex da fonte! ;)

Mais tarde vou ter de fazer um adaptador usb, por causa do scanner :(

Mas akilo leva uns chips etc, secalhar fika mais barato comprar já feito e fika mais "Pro", dps ve-se!

_zZz_
19-11-2003, 23:21
Originally posted by Lasac

Silence, dps faço um how-to, primeiro kero ver se descubro uma maneira de ir buscar 9v ao rail dos 12v da molex da fonte!

porque nao usas um esquema tipo divisor de tensao?
por exemplo usando uma vr...

_zZz_

HadHoc
20-11-2003, 14:08
agora que vi esta thread é que me lembrei que tenho um comando ali parado!
Tenho o material todo necessario, so que eu sou n00b nisto e nao queria fazer mer**, e com os esquemas nao vou lá...
Vê la se fazes um tutorialzito pa ajudar aqui o ppl :)

[]'s

[_Silence_]
20-11-2003, 18:41
Então? Pronto pó How To?

NPinho
20-11-2003, 20:53
Originally posted by [_Silence_]
Então? Pronto pó How To?
akele crl ta pronto para td.... ele agora so keria era ... paz ... paz .. paz... :D :D :D

né LASAC?? paz da boa....

SwimmerBoy
20-11-2003, 20:56
Isso está muito fixe....

Axas k consegues fazer um adaptador para nao estragar o comando da ps???

se conseguires, avisa......

_zZz_
20-11-2003, 20:57
epá..um gajo nunca ker paz... ker é ****r :P :P :P

_zZz_

enok
20-11-2003, 23:55
É um artista portugues!! :D Nice job!

NPinho
22-11-2003, 13:27
Originally posted by _zZz_
epá..um gajo nunca ker paz... ker é ****r :P :P :P

_zZz_

tu nao percebestes... isto a ver é k se percebe... mas eu explico.... se mandares um lapada nu cu akilo da o som PAZ... e por ixo e k dixemos k keremos PAZ.. mt paz

[_Silence_]
24-11-2003, 20:03
Tão esse "how to"?
Kero viciar o NFS-U e o PES3 com o PAD da PSX:D :D :D :D

HadHoc
25-11-2003, 19:57
Tão esse "how to"?
Kero viciar o NFS-U e o PES3 com o PAD da PSX:D :D :D :D

Tambem queria jogar nfsu com o pad mas parece que nao há nada pa ninguem! :'(

Lá bou eu começar a inventar :004:

Mind-Twist
25-11-2003, 20:14
eu ja tinha uma cena para ligar o comando da psx ao pc mas este tem dualshock e o meu nao teinha eu tenho tb e' para ligar os mem cards da psx 1 ao pc :P

P4rthen0n
29-11-2003, 16:25
Originally posted by Mind-Twist
eu ja tinha uma cena para ligar o comando da psx ao pc mas este tem dualshock e o meu nao teinha eu tenho tb e' para ligar os mem cards da psx 1 ao pc :P E memory cards da PS2 pra Pc nao? Isso eh k era...

NPinho
01-12-2003, 21:07
memory cards para pc??? e o disco rigido pa k era??? pa fazes feitio..

P4rthen0n
01-12-2003, 21:39
Originally posted by XiMaBaRa
memory cards para pc??? e o disco rigido pa k era??? pa fazes feitio.. Deves estar a gozar certo??????? K tal passar replays directamente do memory card - pc??? ou talvez formacoes??? kem sabe ateh option files??? dasss:die:

NPinho
01-12-2003, 23:05
ahh... tinha percebi k o cartao era para guardar os games jugados nu pc.... eskece...

sendo assim ta benhe... passar as tais configs e exa shit td...

Lasac
03-12-2003, 02:05
Épa onde isto ja vai, se nao fosse o Luka a comentar hj sobre este tópico, nem me lembrava dele! :rolleyes:

Kuanto á PAZ, Sou um gajo mto pacifiko, gosto de dar PAZ ás mulheres :D

Kuanto ao how-to tá complicado, pk tou mesmo hyper atarefado, nem imaginam! :rolleyes:

Só o forum da minha turma em vbulletin okupa-me o tempo kuase todo!

Ter k manusear a base de dados em mysql no linux, phpmyadmin etc (é a 1º vez na vida k estou a mexer nisto!), tipo resolver os bugszitos k ainda restao, mas parece k já está a rullar bem por agora, faltam apenas uns acertozitos.

Tipo ontem a base de dados f*deu-s toda, nem com os backups ia lá, tive mesmo k apagar tudo e fazer novamente upload ao forum e reconfigurálo todo! >(

É no k dá usar servidores free :die:

Tipo passei um feriado todo de volta disto, fora o fim-de-semana! :(

Tb tenho testes na escola e ainda hoje tive 2! Português e Programação aka TLP, e fui para lá sem estudar, farto de ver bases de dados e forum á frente dos olhos!

Agora tb com o "novo brinkedo", home-made direct-dye chiller em construção, isto não tá fácil!

E como um gajo não é de ferro, para não estar este tempo todo a "marrar" só nisto, tenho de me descontrair de vez em kuando!

NFSU na net ou uma saídinha com colegas já alivia o stress :P

Ainda me convidaram para ajudar a fazer um servidor html em apache, mas não tenho tempo para ixo tudo, posso ir lá configurar o apache, deresto im out! :(

Assim k tiver menos "carregado", tipo nas férias (não mto pk como de costume vou receber a familia, k vêm aki passar o natal/ano novo) mas vou tentar arranjar um tempinho para meter isto a rullar na molex da fonte e faço o how-to.

Mas atenção, 1º kero o chiller pronto, e o forum a rullar forte e feio, dps é k posso andar com isto!

Espero compreenção da vossa parte!

cumps

Mind-Twist
03-12-2003, 12:24
nop o mem card reader k eu tenho e' para ler os da psx 1

para ter so um mem card no e nao ter de andar a apagar e perder saves de jogos

pa ps2 nao tenho nada =|

nao tenho nem fasso tençao de ter

mas nao deve ser dificil de enconrar iso na net para a psx havia bue esquemas para o reader

Lasac
11-12-2003, 01:57
Então? Pronto pó How To?

DONE! :)

Tive hoje a tentar descobrir um método de usar apenas 9v na linha dos 12v da molex da fonte!

Assim aproveito os 5v para o comando e os 9v para o FF usando apenas uma Molex, em vez de usar a USB para os 5v e uma pilha/transformador de 9v para o FF, fikando mais barato e melhor, pois não temos o problema da pilha se gastar e smp temos uma USB livre! ;)

Com um bocado de trabalho, lá consegui com um Transístor L7809CV!

Tá tudo explicado no How-to!

Link para o How-to em word:
How-to PSX PAD-2-PC Interface by Lasac (http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/PSX.doc)

Link para um video do meu trabalhinho final:
Video da Interface Completa (http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/psx_high.WMV)

Link para drivers Win9x/me:
DirectPAD Pro v5.0 (http://ntpad.yi.org/dist/dpadpr50.zip)

Link para drivers Win NT/2000/XP:
NTPAD v2.01 (http://ntpad.yi.org/dist/ntpadxp2.01.exe)

Klker dúvida postem aki k eu explico tudo o k for preciso!

P4rthen0n
11-12-2003, 17:22
Uma duvida. De onde eh k veio akela coisinha onde tu ligas o comando (logo a 1a coisa k mostras no video). Tiraste da tua ps? Vais ligar ai o comando certo?

Muito bom trabalho Lasac, isto merecia um sticky :)

(clap clap clap)

Luka
11-12-2003, 17:31
Tenho a mesma duvida... aquilo parece uma entrada do comando da psx... tu disseste que tinhas ai duas queimadas, mas eu nao tenho nenhuma... a psx tem duas entradas, ainda me vais fornecer uma ;)

Não existe mais maneira nenhuma de fazer isso sem soldar? tipo, com fita cola isoladora? eu não tenho solta :(

Edit: Esqueçam la esta ideia da fita isoladora, deve ser de eu andar doente... :rolleyes:

Luka
11-12-2003, 17:34
Acho que ja descobri, no file word diz la:

Material necessário

(...)

- 1 Conector Fêmea dos comandos da Playstation, podem adquiri-los numa extensão que se compra numa loja qualquer de videojogos

(...)

Lasac
12-12-2003, 00:52
É uma fêmea de uma das consolas k estao pifadas!

A outra já a tenho usada num outro adaptador k fiz em k usa um transformador 9v e uma porta USB ;)

Axo k vou vendê-lo, pois tenho agora este novo k é mto melhor doke akele e assim já faço uns trocos!

Tou a juntar guito para carregar o gás ao chiller, assim k o tiver pronto! ;)

Pnx
21-01-2004, 16:25
Eu só vi agora o post mas tenho de te dar os parabens vou tentar fazer em casa espero q funcione

formatc
22-01-2004, 00:33
Lasac ta mt fx, eu tb ja fiz um é parecido com esse o esquema é:

http://www.emulatronia.com/reportajes/directpad/psx/images/esquema_final.gif

Acho que vou optar pelos 5V externos como poe ai porque penso que a minha porta paralela não fornece tal voltagem para o meu comando funcionar. E já agora caso o comando nao seja Dual-Shock convem não porem a linha de 9V senoa pufff comando :x

cumps Nuno Canas

FabioCannavaro
13-02-2004, 02:06
5* mt bom :)

serial_man
04-02-2005, 21:37
Desculpem lá desenterrar esta thread, eu sei que é mau mas achei isto muito interessante. Vinha só pedir se era possível voltarem a pôr os links online especialmente o «How-to PSX PAD-2-PC Interface by Lasac» e o «Video da Interface Completa».

Obg :)

VoRtAn_MaDgE
04-02-2005, 22:01
O how to tá excelente mas para os calões existe um adaptador da psx2 pa usb pa ligar ao pc...

Custa entre 20 a 25 euros numa loja das torres de lisboa!

Abraço!

PCDoctor
26-06-2005, 21:00
desculpa lá, akeles diodos é de kt?

myquest56
14-07-2005, 17:06
Parece fixer vou tentar

:cool:

Lasac
21-10-2005, 20:26
A pedido de várias famílias:
http://clientes.netvisao.pt/fernanpe/psx_pc.JPG

Esquema para dual-shock. Se tiverem um comando sem dual-shock utilizem o esquema que o formatc postou acima sem os +9V.

Cumps.

myquest56
04-01-2006, 15:44
5*****

vou tentar fazer:lol:

Madril
04-01-2006, 15:45
O meu primo tem uma merdinha k da pra ligar 2 comandos a 1 porta USB ... tive a jogar PES 5 no PC com comandos da PS2 :D

Cristian
25-02-2006, 02:07
Olá tudo bem? sou novo no forum =) eu fiz o controle ele funciona normal.......a unica coisa que nao funciona é o dualshock, alguem poderia me ajudar? obrigado.

UrbanRider
17-04-2006, 16:16
tenho aqui um comando dualshock2 e percizava de uma ajuda para ligar, só umas dicas em relação ao esquema.

alguem pode ajudar?

UrbanRider
25-04-2006, 17:51
Optei por comprar um adaptador.

Obrigado na msm :)

Deep_
05-10-2006, 22:14
Pergunto-me como é que vocês sabem tanto destas coisas. um dia adorava perceber mesmo disto :P

5 estrelas.

Mox-G
28-10-2006, 17:36
Bem, isto ta bastante interesante, mas na percebo nada, tipo, as corer dos fios a soldar... pois os cabos das impressoras antigas sao blindados e pra na estragar nada so pelas cores dos fios é que vou lá

será que alguema inda tem o esquema, mas de cores e de como se monta isso exactamente? Agradecia a disponiblidade :D

gandamaluko
29-10-2006, 21:18
http://totalgsm.pt.vu/ na parte do PSX-PC.. podem lá encontrar info.. é a mesma coisa.. vou testar os drivers daqui: http://www.ntpad.com.ar/ pois usava os que tenho na minha página...

Amigo Lasac, tens o esquema do USB?

Cumps

ServeruS
09-06-2007, 18:08
Tb tenho eskema para usb, mas era complicado e dificil de fazer, nao ia ter tanto trabalho, e tb não tinha as peças todas! :P

Lasac, logo k possas publica o esquema para USB!tipo, eu trabalho com um portatil que não tem porta paralela (Vaio VGN-S1XP), e dava-m mm jeito ser eu a criar e aprender mais um bocado k estourar dinheiro e não ficar satisfeito:)fico à espera

Cumprimentos a todos

Raven
10-06-2007, 10:12
Lasac, logo k possas publica o esquema para USB!tipo, eu trabalho com um portatil que não tem porta paralela (Vaio VGN-S1XP), e dava-m mm jeito ser eu a criar e aprender mais um bocado k estourar dinheiro e não ficar satisfeito:)fico à espera

Cumprimentos a todos

Já somos dois ;)

chesterpedro
12-11-2007, 15:57
Conseguem me arranjar o esquema para converter ps2 para usb?

cumps