View Full Version : Asus M50Sa - opinioes e previsoes
Aeliusmaximus 19-03-2008, 18:25 Ola a todos,
Sei que existe um topic sobre o Asus M50SA mas ja tem sido discutido por alguns membros este novo modelo que devera sair ainda este mes ou inicio do proximo na Europa. Na Suecia, onde me encontro, ja esta a ser publicitado como custando cerca de 1530 euros (com o cambio):
http://www.komplett.se/k/ki.aspx?sku=347712
Resolvi criar este topic para abrir a discussao sobre a maquina. Por um lado para abrir o apetite, por outro porque ainda nao encontrei muitas opinioes ou reviews sobre ele (o que e' normal dado que ainda nao esta a venda na Europa). De qualquer forma, se tiverem mais informacoes postem aqui. A ideia e' discutir e partilhar informacao.
Da minha parte estou decidido a esperar um pouco para comprar este brinquedo.
Microsoft Windows Vista Ultimate
Intel Core 2 Duo T9300 2.5GHz Processor
Mobile Intel 965PM Express Chipset
ATI Mobility Radeon 3650 1GB Dedicated
3GB DDR2 667MHz Memory
320GB 5400rpm Hard Drive
Blu-Ray Combo
15.4" WSXGA+ Colourshine (1680x1050)
VGA, HDMI
1.3 Mega Pixel Camera
Battery Life: Upto 2.0hrs
Weight: from 3.05kg
http://www.asusnotebook.com.au/991_ASUS-M50SA-M50SA-AK009G-Notebook-Intel-Centrino-Duo-T9300-with-Vista-Ul.php
Fico a aguardar as opinioes dos experts!
jncevcosta 19-03-2008, 18:29 Eu também queria esse portátil, mas se nao aparecer até dia 12 de Abril vou ter que optar por outro.
Um abraço e espero que fiques contente com a máquina
Fica bem
jncevcosta
Pois é.é mesmo grande maquina, contudo estou na duvida entre esse, o f8sn e o f8sp...enfim.a ver vamos como diz o cego:lol:
Ati radeon 3650 com 1GB de memoria? É DDR que? Humm esse asus promete, parece-me que será um boa solução para jogos.
Aeliusmaximus 19-03-2008, 18:57 Pois é.é mesmo grande maquina, contudo estou na duvida entre esse, o f8sn e o f8sp...enfim.a ver vamos como diz o cego:lol:
Estive a tentar ver as especificacoes desses dois, e apesar de poder estar errado nao sao um pouco (muito pouco) inferiores ao M50SA? Alem disso a mim pessoalmente agrada-me mais o monitor de 15 do que 14''...mas isso e' porque sou um bocado a atirar para o miope...:lol:
Aeliusmaximus 19-03-2008, 18:59 Ati radeon 3650 com 1GB de memoria? É DDR que? Humm esse asus promete, parece-me que será um boa solução para jogos.
Por acaso nao tenho a certeza (estou a ver se encontro isso) mas parti do pressuposto que era DDR3. Alguem sabe?
Estive a tentar ver as especificacoes desses dois, e apesar de poder estar errado nao sao um pouco (muito pouco) inferiores ao M50SA? Alem disso a mim pessoalmente agrada-me mais o monitor de 15 do que 14''...mas isso e' porque sou um bocado a atirar para o miope...:lol:
sim, são mt pouco inferiores (menos 50gb de disco (300/250) e a grafica é diferente (apenas no f8sn).Um custa menos 200€ q o outro). Por serem aproximados e o de 14 ser mais leve (vou andar c ele a pé pra faculdade) é q me deixam na duvida.abraço
Aeliusmaximus 19-03-2008, 23:04 sim, são mt pouco inferiores (menos 50gb de disco (300/250) e a grafica é diferente (apenas no f8sn).Um custa menos 200€ q o outro). Por serem aproximados e o de 14 ser mais leve (vou andar c ele a pé pra faculdade) é q me deixam na duvida.abraço
Sim, o tamanho do portatil é de facto um factor a ter em conta, dependendo do uso que se vai dar e da mobilidade...
Ja agora, e nao querendo ser demasiado ignorante, qual a diferença em termos simples entre DDR2 e DDR3? Eu sei (ou julgo saber) que tem a ver com a velocidade, mas isso depois traduz-se em quê? E é preferível ter menos memoria mas DDR3? Em que proporçao?
Malta, alguem sabe se este bicho traz intel turbo memory?n sei s compre o f8sn se espere por este. Quanto à pergunta do AeliusMaximus tb n serei a pessoa mais indicada para falar de placas graficas..
peleleka 26-03-2008, 23:59 este é o melhor pc que vai aparecer ai por uns tempos eu vou esperar por este até porque é o melhor e assim junto mais dinheiro, ainda falata um pouco para chegar a 1500€.
Quanto tempo é que fica um portátil no mercado?
tas como eu :) deve chegar a meio do proximo mês..ja aqui apontaram para dia 12.Já estou a riscar os dias no calendario...( n estou mas apetece!!):banjump:
boas onde ouvistes isso que chegava dia 12 do proximo mes
???
cumps
foi indicada num outro topico, se nao me engano acerca do m50sv, e começou-se a falar deste e alguem , penso q o aeliusmaximus referiu esta data
Aeliusmaximus 27-03-2008, 22:19 foi indicada num outro topico, se nao me engano acerca do m50sv, e começou-se a falar deste e alguem , penso q o aeliusmaximus referiu esta data
Ola a todos novamente. Sim, fui eu que mencionei isso porque na Suécia (onde estou a trabalhar) estão para saír a 12 de Abril. Vi aqui: http://www.komplett.se/k/ki.aspx?sku=347712
Continuo a manter a intenção de comprar este e se isso acontecer virei cá dar noticias. Entretanto estou à procura de reviews mas nao vejo nada. Se alguém souber...
JarimbaG1S 28-03-2008, 00:08 Reviews não há pois ainda ninguém o têm :-D.
Não sei se estão a par do que se passa noutros sites, mas deixo-vos aqui o link. (http://www.omcomputers.it/index.php?main_page=product_info&products_id=1680&language=en)
Pelo que vi neste site, o M50SA-AK010C, irá está por volta de 1.600€ e tem:
Resolução de 1280 x 800
Hard Disk 320GB SATA 5400 RPM
DVD Super Multi DUAL Layer
RAM 4GB DDR2 667 Mhz + 1GB Intel Turbo-Memory
Penso que já dá mais ou menos uma ideia.
Mas também posso estar a dizer um disparate de todo o tamanho :p
Boas!:cool:
Aeliusmaximus 28-03-2008, 16:18 Não sei se estão a par do que se passa noutros sites, mas deixo-vos aqui o link. (http://www.omcomputers.it/index.php?main_page=product_info&products_id=1680&language=en)
Pelo que vi neste site, o M50SA-AK010C, irá está por volta de 1.600€ e tem:
Resolução de 1280 x 800
Hard Disk 320GB SATA 5400 RPM
DVD Super Multi DUAL Layer
RAM 4GB DDR2 667 Mhz + 1GB Intel Turbo-Memory
Penso que já dá mais ou menos uma ideia.
Mas também posso estar a dizer um disparate de todo o tamanho :p
Boas!:cool:
Ok, acho que estamos aqui com ligeiras diferencas no modelo especifico. Esclarecendo: as caracteristicas que listei acima sao do M50SA-AK009G e aquele que esta no segundo link, e que estou a tentar encontrar e' o M50SA-AK002C. A maior diferenca que notei em relacao ao que referiste foi a resolucao do monitor que e' 1680x1050 (WSXGA+).
Ok, acho que estamos aqui com ligeiras diferencas no modelo especifico. Esclarecendo: as caracteristicas que listei acima sao do M50SA-AK009G e aquele que esta no segundo link, e que estou a tentar encontrar e' o M50SA-AK002C. A maior diferenca que notei em relacao ao que referiste foi a resolucao do monitor que e' 1680x1050 (WSXGA+).
Sim, também me parece isso...
Ah e mais 1GB de ram e a ausência de Blu-Ray neste modelo (M50SA-AK010C).
É claro que me estou a basear no que aquele site diz, pois quanto sei, ainda não existe mercado ibérico este bebé...
Alguém sabe ou pode prever com um grau de certeza razoável se vai haver o M50SA-AK002C (com o ecran WSXGA+) ?
Aeliusmaximus 28-03-2008, 20:30 Alguém sabe ou pode prever com um grau de certeza razoável se vai haver o M50SA-AK002C (com o ecran WSXGA+) ?
Presumo que a tua pergunta se referia a Portugal. Em sites nacionais ainda não vi nada, e tenho-me baseado numa informação de um site sueco de venda on-line. Estou por cá a trabalhar e será aqui que vou comprar o portátil, mas mesmo em outras lojas aqui não é fácil encontrar. A data de chegada no site foi antecipada para 10 de Abril, e na segunda vou tentar entrar em contacto com eles. A ver vamos...
Ok pessoal,
Entretanto estive à procura de preços do M50SA por aqui e consegue-se comprar a partir de 1350 euros:
http://www.pricerunner.se/pl/27-1078392/Baerbara-datorer/ASUS-M50SA-AK002C-Intel-Core-2-Duo-T9300-2.5GHz-3072MB-320GB-TFT15.4-DVDRW-Win-Vista-Home-Premium-priser?other_hits=%3B%3B310%3B&q=asus+m50sa
Não vos querendo chatear muito mais com isto, fiquei ainda com a questão da gráfica por resolver e agradecia o vosso esclarecimento nisto. Vou tentar ser sucinto...o M50SA tem:
- Monitor 15.4"
- Até 1500 euros
- Gráfica ATI RAdeon HD 3650 1 Gb dedicada DDR2
Acham que dentro deste segmento há algum portátil com gráfica melhor que este? Isto já assumindo as outras caracteristicas (core 2 duo T9300 2.5 Ghz; 3 Gb RAM; 320 Gb disco 5400)...É que essa questão é importante do ponto de vista do investimento que estou a fazer...mais uma vez obrigado.
A proposito, ja vi aqui em varios posts que é possível em alguns casos pedir para trocar o teclado. É que estando na Suécia preferia um teclado português porque isto é uma desgraça...já agora conhecem alguma loja online (ou nao) em Portugal que envie para o estrangeiro?
A proposito, ja vi aqui em varios posts que é possível em alguns casos pedir para trocar o teclado. É que estando na Suécia preferia um teclado português porque isto é uma desgraça...já agora conhecem alguma loja online (ou nao) em Portugal que envie para o estrangeiro?
Assim de repente não sei de nenhuma, mas podes sempre pedir a família ou amigos para enviar ou enviar mails para as lojas que apareçam nas pesquisas do kuantokusta.pt ;)
One More 02-04-2008, 15:33 Para além do Asus M50SA parece que vem ai o ASUS M50SR-AP013C T8300/3+1/320/BR a 1299,00€
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=7&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateis&scategory=computadoresPortateisAsus&product=884840235125&minIndex=2&pageSize=12&orderBy=pd_stockDisponivel&template=Template%20Portatil
E então pessoal..Para quando e por quanto e que se consegue esse portatil? Tou interessado na máquina.. e já agora a gráfica que vem é boa?
E então pessoal..Para quando e por quanto e que se consegue esse portatil? Tou interessado na máquina.. e já agora a gráfica que vem é boa?
boa? lol não.... é só xelente ;)
Recebi uma resposta da LojaASUS:
eu:
Boas,
Poderiam dizer-me se o portátil Asus M50Sa vai estar disponível em Portugal?
E, se possível, quando e a que preço (estimativa)?
Desde já obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
LojaASUS:
Viva
Neste mês não esta previsto chegar
Talvez para Maio…
Com os melhores cumprimentos,
Hugo Gonçalves
Tou indeciso entre o m50sa e o m50sv..Para esperar até Maio..Não sei se consigo..
Aeliusmaximus 03-04-2008, 03:02 boa? lol não.... é só xelente ;)
Tens alguma referencia sobre a placa? É que tenho tentado encontrar reviews mas não está facil, e aqui no forum a malta também tem opiniões divergentes sobre se será melhor que a 8600 GT DDR3 por exemplo...
Tens alguma referencia sobre a placa? É que tenho tentado encontrar reviews mas não está facil, e aqui no forum a malta também tem opiniões divergentes sobre se será melhor que a 8600 GT DDR3 por exemplo...
pois realmente não me lembrei dessa diferença (DDR3), não sei em que proporção se deve abdicar da quantidade de memória DDR2 para menos memória mas DDR3...
Quando souber mais deixo por aqui.
Quanto a esperar até Maio, talvez não seja preciso, já que o M50Sa será lançado na Europa lá pra 10 de Abril, talvez tenhamos sorte de ser lançado uma semana ou duas depois :rolleyes:
Ш¡zard·σf·Шαr 03-04-2008, 03:36 Podem encontrar algumas especulações acerca da HD 3650 aqui:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=261414&highlight=3650
A HD 3650 vai ser basicamente uma HD 2600 DDR2 com menor consumo, menor aquecimento, e ligeiramente mais rápida.
Bem, decidi meter uma pesquisa pelo Google para ver se encontrava alguma coisa antes de me deitar (tou à espera que cheguem os salteadores no travian ké para os mandar passear de noite:004:)...
Anyway.. encontrei isto:
Okay, seems that the m50 series comes with 2 diffrent gpus...one is the 55nm HD3650 and the other one is the 65nm based 9500M.
The thing is, which one to choose? best performance contra least amount of power used.
Gathered some specs from around the web trying to figure out an answer, and since i have found no tests of the HD 3650 mobility card, its really not easy to find out, which is why i ask the enligthened people here on this forum. Im sure im not the only one who would like both a performance, and a battery life time test of these 2.
GeForce 9500M GS (according to wikipedia)
65nm Technology.
32 Stream Processors.
475 MHz core clock.
950 MHz shader clock.
700 MHz memory clock.
Up to 512 MiB memory.
128-bit memory interface.
22.4 GB/s memory bandwidth.
7.6 billion texels/s texture fill rate.
ATI Radeon HD3650 Mobility
Been kinda hard to find some reliable info here, but several sites seems to suggest this:
55nm technology.
120 Stream Processors.
378 million transistors
128-bit DDR2/GDDR3/GDDR4 memory interface
Native PCI Express 2.0 x16 bus interface
everything else, i have no idea...noone feels like listing the other specs for the mobility version...in fact, its hard to find anything about it at all...
So, which laptop to choose...basically its an nvidia vs ati thing isnt it? http://forum.notebookreview.com/images/smilies/wink.gif
ATI seems to have spent alot of resources on power management and low power consumption...might this help the otherwise so power-hungering monster aka. M50/51/F8 series?
i dont have an answer...was hoping someone here would be able to tell http://forum.notebookreview.com/images/smilies/smile.gif
aqui (http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=229457) <- neste link
e encontrei este site http://www.notebookcheck.net/Comparison-of-Grafic-Cards.130.0.html muito bom pra reviews, comparações e benchmarks de portáteis, mas ainda não têm nada sobre esta ATI com 1G. É uma questão de irem dando uma olhada por lá de vez em quando ;)
Podem encontrar algumas especulações acerca da HD 3650 aqui:
A HD 3650 vai ser basicamente uma HD 2600 DDR2 com menor consumo, menor aquecimento, e ligeiramente mais rápida.
Se assim for é melhor apostar na 9500m gs que equipa o m50sv, visto ela ser melhor que a HD 2600 ddr2.Mas à mesma vou esperar pelos benchmarks da HD 3650.
Hasta...
Aeliusmaximus 03-04-2008, 10:49 Podem encontrar algumas especulações acerca da HD 3650 aqui:
Na thread que referes coloquei-te algumas questoes acerca da qualidade da HD 3650 e outras do mesmo segmento (agradeco ja as tuas respostas). De qualquer forma fiquei ainda com uma questao final em aberto que volto a colocar aqui:
Referiste o seguinte:
"Ter 1GB, numa gráfica desta gama, não serve de nada.
Não é só pelo facto das memórias serem DDR2, é pela velocidade em geral (claro que também depende da velocidade das memórias). Acho que ainda não há previsões de modelos de 15.4'' com gráficas superiores às HD 3650 e Geforce 9500M GS para breve..."
Na altura coloquei uma questao que deixo aqui em aberto novamente: Em relação à gráfica, então essas duas são as melhores a que posso aspirar num 15.4" neste momento? É que essa era precisamente a questão...se as high-end que tinhas na lista existiam para esse tamanho ou só para os de 17"...
Podem encontrar algumas especulações acerca da HD 3650 aqui:
Essa informação desiludiu-me... Tava à espera de mais...:(
Aeliusmaximus 03-04-2008, 10:52 E ainda recupero uma outra questao a proposito dos DDR2/DDR3: nesse caso a NVIDIA 8600M GT (DDR3) e' melhor que a HD3650 (DDR2)?
E ainda recupero uma outra questao a proposito dos DDR2/DDR3: nesse caso a NVIDIA 8600M GT (DDR3) e' melhor que a HD3650 (DDR2)?
É... tava à espera que a gráfica fosse superior à 8600gt, com ddr3 (gráfica esta que equipa o g1s).
Aeliusmaximus 03-04-2008, 12:09 É... tava à espera que a gráfica fosse superior à 8600gt, com ddr3 (gráfica esta que equipa o g1s).
Boas novamente. Nesse caso fico um bocado ceptico...mas isto e' so uma forma da a Asus sacar mais dinheiro ao pessoal? Se nao ha efectiva melhoria de performance, para que ter 1 Gb? Para dizer que tem, causar impacto no pessoal que nao e' conheceder (como eu) e cobrar mais caro? Eu provavelmente vou comprar o computador, porque gosto de uma serie de outras coisas alem da grafica. Mas nesse caso so pergunto para que e' que eles se deram ao trabalho de colocar esta...e vou mais longe, para que e' que a ATI criou esta nova placa se ainda assim fica atras da penultima vaga das Nvidia como a 8600 ddr3?
Ш¡zard·σf·Шαr 03-04-2008, 12:26 Em relação à gráfica, então essas duas são as melhores a que posso aspirar num 15.4" neste momento? É que essa era precisamente a questão...se as high-end que tinhas na lista existiam para esse tamanho ou só para os de 17"...
Não, a melhor é a 8600M GT GDDR3, seguida da HD 2600 GDDR3. Podes verificar no tal tópico em sticky.
Obviamente, se considerares também os Alienware/Clevo de 15.4'' que suportam 8700M GT e superiores, já é outra história. :P Mas o preço também não é nada em conta, além de que, por enquanto, ainda não se vendem em Portugal.
Nesse caso fico um bocado ceptico...mas isto e' so uma forma da a Asus sacar mais dinheiro ao pessoal?
Acredito que sim... (a Asus e a AMD)
Se nao ha efectiva melhoria de performance, para que ter 1 Gb? Para dizer que tem, causar impacto no pessoal que nao e' conheceder (como eu) e cobrar mais caro?
Pois :P
boas, tambem estou a espera desse portatil, mas esta a demorar muito a sair...
quanto, a grafica, nao exixte nenhuma grafica para portatil ddr3, pelo menos as que voces falaram, era bem era...
o que exixte é GDDR3, o que é diferente de DDR3..
claro que GDDR3, é melhor que DDR2.
Aeliusmaximus 07-04-2008, 12:09 Ola a todos novamente. A proposito da questao da grafica deste M50SA, a ATI HD3650, comecam a aparecer algumas benchmarks feitas por utilizadores que apontam para que seja superior a Nvidia 9500gs. Ha algumas questoes relativa ao portatil no qual isso foi testado mas deixo-vos o link para o forum no qual me estou a basear, e aconselho a irem vendo os desenvolvimentos.
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=237020
Da minha parte cada vez estou mais convencido a comprar este computador, porque me parece ser muito potente para o tipo de trabalho que tenho (processamento, calculo, simulacao de dados numericos principalmente). Dado o processador, e a RAM parece-me bastante bom.
A grafica ainda assim nao deixa de destoar e desiludir um pouco.
Deixem as vossas opinioes e sugestoes!
Ш¡zard·σf·Шαr 07-04-2008, 17:26 Ola a todos novamente. A proposito da questao da grafica deste M50SA, a ATI HD3650, comecam a aparecer algumas benchmarks feitas por utilizadores que apontam para que seja superior a Nvidia 9500gs.
Os resultados no 3DMark06 são, em média, ligeiramente inferiores aos da 9500M GS. Tendo em conta que o desempenho das ATI em jogos é pior do que em benchmarks sintéticos, dá para concluir que a diferença da HD 3650 para a 9500M GS ainda é considerável.
Aeliusmaximus 07-04-2008, 18:12 Os resultados no 3DMark06 são, em média, ligeiramente inferiores aos da 9500M GS. Tendo em conta que o desempenho das ATI em jogos é pior do que em benchmarks sintéticos, dá para concluir que a diferença da HD 3650 para a 9500M GS ainda é considerável.
Mas a dada altura ha um utilizador no forum que testou e escreve o seguinte:
I managed to run some other resolution tests in 3DMark06, tried to select the ones closest to the resulutions the M50SV uses.
M50SV review for reference: http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=229282
M50SV(nvidia 9500GS) 1280 x 720, total of 921600 pixels to render. Score: 3580 3DMarks.
M50SA (ATI HD3650) 1280 x 768, total of 983040 pixels to render. Score: 3818 3DMarks.
More pixels rendered and higher score with ATI HD3650, ATI wins.
M50SV(nvidia 9500GS) 1440 x 900, total of 1296000 pixels to render. Score: 3089 3DMarks.
M50SA (ATI HD3650) 1400 (http://forum.notebookreview.com/autolink.php?id=138&script=showthread&forumid=19) x 1050, total of 1470000 pixels to render. Score: 3148 3DMarks.
Again more pixels rendered and higher score with ATI HD3650, ATI wins.
So it seems the HD3650 is indeed faster than Nvidia 9500GS, I guess the g1Sn have other system differences making it faster. But for M50 with 9500GS vs M50 with HD3650 it's clear that the ATI card is faster. So I have no reasons to regret not waiting for the 9500GS version.
Isto nao contradiz um pouco o que escreveste? Nao estou a discordar, estou apenas a tentar perceber...
Ш¡zard·σf·Шαr 07-04-2008, 18:34 Não, acaba por ir ao encontro do que disse...
Em média, os portáteis com 9500M GS têm uma pontuação ligeiramente superior. Além disso, a HD 3650 perde no desempenho real em jogos, mesmo quando atinge pontuações superiores em 3DMark (que é o caso do M50Sa vs M50Sv).
Aeliusmaximus 07-04-2008, 19:44 Não, acaba por ir ao encontro do que disse...
Em média, os portáteis com 9500M GS têm uma pontuação ligeiramente superior. Além disso, a HD 3650 perde no desempenho real em jogos, mesmo quando atinge pontuações superiores em 3DMark (que é o caso do M50Sa vs M50Sv).
Compreendido! Mas então vou voltar à vaca fria...:005:
Na tua opiniao, para que tipo de aplicaçoes podera o M50Sa ser melhor do que o M50sv? Para jogos já percebeu que não, portanto no geral o M50SV será melhor em tudo, apesar de ser um modelo menos recente, é isso? Ou seja o M50SA é um passo atras...com outra roupagem, mas um passo atras...certo?
POis...se esses marks se confirmam essa placa é mesmo um fracasso..Li um post para ai que dizia que apostavam no 5000 marks na hd3650..Completamente ao lado :wvsore:
E a nível geral, com excepção da gráfica, o SA não será superior ao SV?
No SA será possível substituir a gráfica como no SV?
Não, acaba por ir ao encontro do que disse...
A performance vai ser muito identica, alias no 3dmark 2006 a hd3650 ate é superior. Nos jogos so com uma review comparativa, mas vai ser identica com diferenças de 1/2 fps ou coisa parecida.
A grande diferença ta que a HD 3650 é fabricada a 55nm que permite poupar mais bateria e suporta DX_10.1. A 9500gs é 65nm e DX_10.0.
Novamente seria interessante avaliar o impacto do processo fabrico 55nm na grafica para verificar a bateria.
Agora é preciso ver se sai na conta dar 200€ a mais para ter só uma placa gráfica que consome menos energia..e que não é assim tão boa.
One More 11-04-2008, 17:32 Uma review ao Asus M50SA :
http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.notebookjournal.de%2F tests%2F484%2F1&langpair=de%7Cen&hl=pt-PT&ie=UTF-8 (http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.notebookjournal.de%2F tests%2F484%2F1&langpair=de%7Cen&hl=pt-PT&ie=UTF-8)
KumanduS 13-04-2008, 04:20 Boas noites,
A pouco tempo comecei a procura de um portátil para comprar,contudo desisti porque queria um portátil asus com blue-ray. Entretanto anunciaram estes portáteis m50 e fiquei entusiasmado. Segundo a minha pesquisa o ASUS M50SA-AK009G:
PROCESSOR & CACHE MEMORY: CORE2DUO T9300 2.5 FSB: 800MHZ, 6MB L2 CACHE
CHIPSET: INTEL 965PM
MAIN MEMORY: 3GB DDR2 667MHZ 1G + 2G
DISPLAY: 15.4" WSXGA+ COLOURSHINE
VIDEO & GRAPHICS MEMORY: ATI MR3650/1G
HARD DRIVE: 320GB 5400RPM
OPTICAL DRIVE: BLUE-RAY COMBO
WEIGHT & DIMENSIONS: 375 x 269 x 32.24~44.01 mm 3.02kg (6-cell battery pack)
Já vem com Blue-ray, um disco mais rápido e maior que o irmão M50SV. Contudo, estou com duvidas quanto à placa gráfica. Existem uns sites que dizem que a placa gráfica do M50SV é melhor outras que é igual e outras que é pior...Enfim não se entendem.
Eu gostaria de vos perguntar:
1 - Acham que é uma boa compra ou deveria esperar mais ou comprar outro modelo?!
2 - Se acham que este modelo especifico vem para Portugal, se já há data de lançamento e possível preço?!
3 - Se podemos pedir a alteração da gráfica na compra do portátil
4 - caso não venha para Portugal acham que é seguro e quais as vantagens/desvantagens de encomendar um no estrangeiro!
5- Onde posso ver outras "sub-especies" do m50 para saber qual a melhor?!
Obrigado
Ш¡zard·σf·Шαr 13-04-2008, 05:02 1 - Acham que é uma boa compra ou deveria esperar mais ou comprar outro modelo?!
Depende daquilo que pretendes, e do facto de vir com Blu-ray para Portugal.
2 - Se acham que este modelo especifico vem para PortugalVem, mas de certeza que a configuração pré-definida será diferente.
Deve ficar com painel WXGA+, talvez sem Blu-ray e com um disco diferente.
se já há data de lançamentoNão, mas é dentro de poucos dias. No máximo, lá para o fim do mês.
e possível preço?!Depende da configuração. Se for igual à que colocaste, fica por cerca de 1700€.
3 - Se podemos pedir a alteração da gráfica na compra do portátilNa compra, não; depois de comprar, sim.
5- Onde posso ver outras "sub-especies" do m50 para saber qual a melhor?!Também existe o M50Sr, com uma HD 3470.
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16834220306
1000€. se chegasse cá a este preço esgotava num instante.
Aeliusmaximus 16-04-2008, 13:29 Antes de mais, obrigado pela dica...valeu a pena ate' pelas imagens do portatil, que dao para perceber que esteticamente esta muito bom (opiniao pessoal) e sobrio ao mesmo tempo, o que para a minha profissao e' importante. Foi de resto por isso que nao comprei o G1S.
Quanto ao preco, aqui na Suecia compra-se por cerca de 1350 euros, ja com a conversao feita, e pelo que tenho visto por outros modelos, nao devo aumentar muito para Portugal. Se bem que nunca se sabe...Estou so a espera do financiamento para o comprar, e devo dizer que andei um pouco indeciso entre este e o M50SV, que tem excelentes opinioes aqui no forum. O que me fez balancar foi mesmo a grafica, mas pelo que tenho lido em foruns na net, as diferencas devem ser irrisorias, e a diferenca no disco compensa para o tipo de utilizacao que lhe vou dar em termos de trabalho.
De qualquer forma acho estranho nao haver mais reviews sobre esta maquina. Ja se esperava mais qualquer coisa, acho eu...no entanto nesta thread ha uma review de um site alemao que ja me deixou perceber que este M50SA sera sempre uma boa compra (apesar de la aparecer o M51SN com notas superiores, o que me deixou perplexo...alguem tem uma opiniao sobre isso?). A review so peca por ser traduzida automaticamente via google para ingles, o que lhe retira alguma clareza.
Va la pessoa, se alguem tiver esta maquina ou estiver a pensar comprar, chutem para ca as vossas opnioes, questoes, reflexoes sobre o animal...
KumanduS 16-04-2008, 15:56 Antes que mais obrigado pela resposta e pelos esclarecimentos!
Eu estou de olho neste portátil devido as suas características e ao blueray, por isso estou a rezar para que seja lançado com ele incorporado!
Queria saber:
- se por 1.500 euros iam buscar algo superior
- se já há data de lançamento do bicho!
- que acham da construção dele?!
- se já deu problemas a alguém?!
Este modelo está mesmo demorado a sair :(
KumanduS 23-04-2008, 18:32 Eu mandei um mail para a loja asus tb e disseram-me o mesmo que a outro utilizador, que durante este mês corrente pelo menos não vai sair.Enfim...espero que saia o mais rapidamente possivel, a bom preço e com blueray
Pois, eu já desisti de esperar até pk o M50SA deve vir com um ecran inferior e não deve ter a resolução anunciada noutros países.
Como o que me interessava era a resolução... :rolleyes:
Desistir...ainda não...mas não percebo a politica da Asus, até parece que gostam de perder dinheiro...enfim...
KumanduS 24-04-2008, 00:57 epa, ya eu queria este portátil pk parece-me equilibrado, tem um boa resolução e blueray!Se ele não vier com isso compro aquele vaio z nao sei quantos com gravador blue ray ke esta agora a 1100 euros na fnac
tuborgcr 24-04-2008, 09:57 epa, ya eu queria este portátil pk parece-me equilibrado, tem um boa resolução e blueray!Se ele não vier com isso compro aquele vaio z nao sei quantos com gravador blue ray ke esta agora a 1100 euros na fnac
um sony c/ gravador BR por 1100!? de certeza? não será mais um gravador DVD + leitor BR?
KumanduS 24-04-2008, 18:51 não, Sony Vaio VGN-FZ38M Blu-ray:
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=7&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateisSony&product=4905524477481
não, Sony Vaio VGN-FZ38M Blu-ray:
http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=7&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateisSony&product=4905524477481
também me parece leitor BD e gravador DVD!! Acho que estás equivocado.
KumanduS 24-04-2008, 19:59 uhm...ComboDrive Blu-Ray não significa gravador e leitor?!
_nobody_ 24-04-2008, 20:09 nao.....leitor de blu-ray e gravador do resto....esse vaio com gravador de blu-ray era dado...ou entao um tremendo prejuizo para a sony
KumanduS 25-04-2008, 13:18 Então olhem...desculpem pela má informação!
Mas isso então quer dizer que no máximo estes assus vêem com leitor de blue-ray?!
Aeliusmaximus 25-04-2008, 13:49 Então olhem...desculpem pela má informação!
Mas isso então quer dizer que no máximo estes assus vêem com leitor de blue-ray?!
Sim, alguns dos modelos da serie M50SA virao com leitor Blu-ray mas existem varias versoes e algumas delas (acho que a maior parte nao tem). Tenham atencao aos detalhes porque ja vi 3 modelos diferentes anunciados na net. De qualquer forma, eu acho que qualquer um deles e' excelente e por isso acabei de encomendar aqui pela Suecia um M50SA-AK002C.
Podem ver as specs aqui:
http://www.komplett.se/k/ki.aspx?sku=347712
e uma thread que esta a decorrer no notebookreview aqui:
http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=237020
Vou compra-lo a 13200 coroas suecas, o que equivale ao cambio actual a cerca de 1415 euros. Pelo que tenho visto, e como ja disse antes, os precos nao sao muito diferentes entre Suecia e Portugal, pelo que diria que deve chegar a cerca de 1500 euros. O portatil chega daqui a duas semanas e espero poder deixar aqui as minhas impressoes (desejo que sejam positivas) quando o receber. Entretanto deixo-vos com mais uma review, neste caso da PCMag. Nao e' muito completa mas enfim, sempre e' qualquer coisa...
http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2285325,00.asp
KumanduS 25-04-2008, 18:59 olha, o teclado vem igual ao pt?!Ficas com quantos anos de garantia?!
Aeliusmaximus 25-04-2008, 20:52 olha, o teclado vem igual ao pt?!Ficas com quantos anos de garantia?!
Dois anos de garantia internacional, e o teclado não é igual ao de Portugal mas é QWERTY na mesma. O que muda é a disposição de alguns dos sinais de pontuação, além de que tens mais três caracteres que nós não usamos em Portugal. Ah, e falta o "ç" mas isso pode ser facilmente remediado com um shortcut.
A placa gráfica do SA é substituível como no SV?
Ш¡zard·σf·Шαr 29-04-2008, 00:29 Sim. O M50Sv e o M50Sa têm motherboards (praticamente) iguais. A diferença entre os dois é apenas a configuração (CPU, memórias, disco e gráfica).
Provavelmente até dá para "transformar" um M50Sv num M50Sa e vice-versa, basta trocar os componentes.
Cá estamos no Mês de Maio!! Será que é neste mes que vem finalmente para Portugal?
lorenzzu 01-05-2008, 14:51 pelo que me parece esses M50 são parecidos com o M70.....também são da mesma série...
e pela qualidade/preço prefiro sem dúvida o M70....
mas isto são gostos e gostos não se discutem....
agora o M70 com este monitor (o M70 tem um monitor de 17") sem dúvida que esta era a máquina do ano.....pelo menos dos primeiros 6 meses do ano....
O M70 é uma grande máquina. Mas o facto e ter 17", não dá para o trabalho no dia a dia, fica muito pesado...
Aeliusmaximus 01-05-2008, 15:40 O M70 é uma grande máquina. Mas o facto e ter 17", não dá para o trabalho no dia a dia, fica muito pesado...
Exacto. É precisamente esse o motivo que me levou a considerar o M50. Se fosse para os de 17'' teria um leque de opções muito mais vasto, principalmente ao nível das gráficas...
KumanduS 02-05-2008, 18:14 Epá sinceramente não compreendo a demora...Acho que vou morrer de velhice à espera do portátil. Daqui nada já o portátil esta ultrapassado (principalmente em processador) e ainda estou para ver o preço que vão pedir por ele
Epá sinceramente não compreendo a demora...Acho que vou morrer de velhice à espera do portátil. Daqui nada já o portátil esta ultrapassado (principalmente em processador) e ainda estou para ver o preço que vão pedir por ele
Concordo, não se percebe mesmo....Penso que como o Sv está a vender a topo, não querem colocar já o SA no mercado, pois eclipsava o SV.....
........>(espero que esteja enganado
Aeliusmaximus 04-05-2008, 18:38 Concordo, não se percebe mesmo....Penso que como o Sv está a vender a topo, não querem colocar já o SA no mercado, pois eclipsava o SV.....
........>(espero que esteja enganado
Concordo completamente contigo! Ontem fui à loja onde tenho o portatil encomendado e disseram-me que está em ruptura de stock na Suécia. Resultado: só dia 19 de Maio!!!!!! Já me estou a passar um bocado com isto, e para ser sincero tenho muitas dúvidas que mesmo os tipos da loja acreditem nessa data. De tal forma que me disseram que se quisesse cancelar a encomenda por outro portátil o poderia fazer. A questão é que dada a relação qualidade/preço, ao nível dos 15'' não vejo nenhuma alternativa capaz de rivalizar com o M50SA...alguém tem sugestões?:'(
Concordo completamente contigo! Ontem fui à loja onde tenho o portatil encomendado e disseram-me que está em ruptura de stock na Suécia. Resultado: só dia 19 de Maio!!!!!! Já me estou a passar um bocado com isto, e para ser sincero tenho muitas dúvidas que mesmo os tipos da loja acreditem nessa data. De tal forma que me disseram que se quisesse cancelar a encomenda por outro portátil o poderia fazer. A questão é que dada a relação qualidade/preço, ao nível dos 15'' não vejo nenhuma alternativa capaz de rivalizar com o M50SA...alguém tem sugestões?:'(
Que tal o Asus G1SN?
Mas tudo aponta para a partir de 19 de Maio? Em que loja fizeste a pré-encomenda?
Aeliusmaximus 05-05-2008, 00:44 Mas tudo aponta para a partir de 19 de Maio? Em que loja fizeste a pré-encomenda?
Fiz a encomenda numa loja na Suécia, onde me encontro. Basicamente eles já tiveram o modelo disponivel durante uns tempos, porque há cerca de um mês fui lá informar-me e estava para entrega em 2 dias. Só que na altura não podia encomendar e tive que adiar. Basicamente fui lá encomendá-lo a semana passada e disseram-me que eram 15 dias. Este sábado voltei lá e está para dia 19 como data para disponibilizar em armazém. E deixa lá ver se não se altera...já me estou a passar com esta espera.
Alguém já tem datas para Portugal?
Será que vai sair mesmo em PT?
Aeliusmaximus 09-05-2008, 14:15 Será que vai sair mesmo em PT?
Eu começo a questionar muito seriamente até que ponto a Asus não terá repensado a sua estratégia de vendas. A verdade é que o M50SV está a vender bem em todo o lado, a avaliar pelo que leio nos foruns, e portanto introduzir o SA neste momento não compensa. Assim sendo escoaram os que já tinham produzido para países seleccionados e lojas online (poucas) como a newegg e agora estão à espera para ver o que dá. Resta saber até que ponto o portátil não fica desactualizado e a janela de lançamento do modelo se perde. Isto é obviamente especulação e pode ser um valente disparate, mas é algo que me parece plausível. De qualquer forma vou esperar até 19 de Maio para ver se sempre cá chega o portátil. Se voltarem a adiar isto outra vez, acho que vou para o M50SV...é quanto a mim a melhor alternativa neste segmento, tendo só duas diferenças: a gráfica (mas que pelo que tenho lido vai dar mais ou menos ao mesmo) e a resolução do monitor que é um pouco inferior (mas ainda assim 1440x900 já não está mau). Se tiverem opiniões/sugestões façam favor que eu agradeço...
Eu começo a questionar muito seriamente até que ponto a Asus não terá repensado a sua estratégia de vendas. A verdade é que o M50SV está a vender bem em todo o lado, a avaliar pelo que leio nos foruns, e portanto introduzir o SA neste momento não compensa. Assim sendo escoaram os que já tinham produzido para países seleccionados e lojas online (poucas) como a newegg e agora estão à espera para ver o que dá. Resta saber até que ponto o portátil não fica desactualizado e a janela de lançamento do modelo se perde. Isto é obviamente especulação e pode ser um valente disparate, mas é algo que me parece plausível. De qualquer forma vou esperar até 19 de Maio para ver se sempre cá chega o portátil. Se voltarem a adiar isto outra vez, acho que vou para o M50SV...é quanto a mim a melhor alternativa neste segmento, tendo só duas diferenças: a gráfica (mas que pelo que tenho lido vai dar mais ou menos ao mesmo) e a resolução do monitor que é um pouco inferior (mas ainda assim 1440x900 já não está mau). Se tiverem opiniões/sugestões façam favor que eu agradeço...
O G1SN parece ser uma boa alternativa, e já o vi a custar 1420 euros...
Aeliusmaximus 09-05-2008, 14:41 O G1SN parece ser uma boa alternativa, e já o vi a custar 1420 euros...
Obrigado pela sugestão! Eu de facto gosto bastante das características do computador, mas muito do que vou fazer em trabalho prende-se com apresentações em publico, reuniões, etc. Talvez seja um pouco snob dizer isto, mas o computador tem claramente um aspecto gamer, que não tem nada de mal em si, mas pode causar má impressão em algumas pessoas de algumas audiências. Infelizmente é algo que tenho que ter em linha de conta, e por isso acabo por ter que optar por um computador com características um pouco inferiores (acho) mas com linhas mais sóbrias. Já agora, o M50SV também te parece bem, ou não?
Obrigado pela sugestão! Eu de facto gosto bastante das características do computador, mas muito do que vou fazer em trabalho prende-se com apresentações em publico, reuniões, etc. Talvez seja um pouco snob dizer isto, mas o computador tem claramente um aspecto gamer, que não tem nada de mal em si, mas pode causar má impressão em algumas pessoas de algumas audiências. Infelizmente é algo que tenho que ter em linha de conta, e por isso acabo por ter que optar por um computador com características um pouco inferiores (acho) mas com linhas mais sóbrias. Já agora, o M50SV também te parece bem, ou não?
Também é uma excelente compra, principalmente o novo modelo que já vem com um disco mais rápido. Em comparação com o g1sn perde na resolução, e no facto de vir com 3 gigas de ram, mas para o sistema operativo que vem incluído (Vista de 32 bits) chega e sobra.
tuborgcr 09-05-2008, 15:02 Em alternativa ao M50Sa posso apontar os mesmos que eu seleccionei para mim:
Asus M50Sv (~1300€)
Asus V1Sn (ainda não se encontram à venda em pt)
Asus X55Sv (ainda não se encontram à venda em pt)
Toshiba Satellite A300-18A (~1300€) [A300-15D no site europeu Toshiba]
Escusado será dizer que também (ainda) procuro o tatil ideal... :(
Fui...
KumanduS 12-05-2008, 13:25 Alguém sabe se aquela gente é alérgica ao dinheiro?!
É que ontem tive na fnac vi um portatil da hp com 4 gig da memoria um processador 9.300, blue ray, acho que a placa gráfica era a mesma o único problema é que era 17 polegadas (e o portátil ate era bem barato).
Aeliusmaximus 12-05-2008, 13:56 Alguém sabe se aquela gente é alérgica ao dinheiro?!
É que ontem tive na fnac vi um portatil da hp com 4 gig da memoria um processador 9.300, blue ray, acho que a placa gráfica era a mesma o único problema é que era 17 polegadas (e o portátil ate era bem barato).
Quanto à alergia ao dinheiro acho que eles querem primeiro secar o m50sv e só depois se mandarem para os sa. Na realidade é curioso, porque aqui na Suécia é dificílimo arranjar SVs...Estratégias de marketing ou coisa do género, devem ter direccionado mais de certos modelos para alguns países. Ainda hoje estive na loja e a data de entrega mantém-se a mesma. Se tudo correr bem chegará na segunda a armazém e quarta à loja. Mas neste momento já não digo nada...
A propósito, qual era o modelo desse HP? Não que eu considere 17'' neste momento, mas para dizer a verdade, essa gama abria muito mais possibilidades e a preços não muito mais altos...
KumanduS 12-05-2008, 20:58 Sem querer estar-te a induzir em erro acho que me referia ao HP Pavilion dv9890ep Blu-ray (diferença no processador e placa gráfica)!
Hoje estive na fnac e segundo as informações de um empregado bastante prestável de lá, a fnac não apostou na configuração M50SA e não o irá encomendar.
Questionei o empregado relativamente ao irmão M50SV, disse-me que é um bom portátil, contudo esta ligeiramente caro e alertou-me que na próxima semana em principio iram sair os novos toshibas para esperar até lá e depois decidir-me!
Sinceramente queria bastante o M50SA, mas já estou há bastante tempo a espera e não me parece que o preço dele seja baixo.
Tive agora mesmo a pesquisar que acham do a300-18A http://www.galileu.com/store/nav.asp?c=1&f=18&s=65&p=9889, pelo ke vejo as únicas diferenças é a questão do blue-ray, sensores de luz e definição de ecran não?!que acham?!
mrmagooo 13-05-2008, 01:39 O processador do HP Pavilion dv9890ep é o T8300 e não o T9300.
Pretender 13-05-2008, 02:50 E tem para mim um grande defeito:
Resolução do ecrã 1440 x 900...
Se fosse 1680x1050 era bomba :D
Aeliusmaximus 13-05-2008, 12:12 Quanto ao Toshiba tem a vantagem de ter mais 1 Gb RAM e espaço de disco, mas por outro lado tem uma resolução de 1280 X 800. Para além disso eu posso estar enganado, mas parece-me que a gráfica apesar de HD3650 só tem 512 dedicados, ao contrário da do M50SA que tem 1 Gb dedicado. Acho que há diferentes versões da gráfica e é preciso ter cuidado. Mais uma vez, posso estar enganado, mas foi isso que percebi pelo que li em alguns fóruns.
Como digo, parece-me que o M50SA, dentro do seu segmento tem um conjunto de características excelente, com um preço imbatível. Ainda não encontrei mehor (nem igual) nas pesquisas que fiz senão já tinha comprado. Resta-me esperar que a data de entrega se mantenha para a próxima quarta e depois dizer qualquer coisa...mas não quero entrar em histeria porque já foi adiado mais do que uma vez...>(
Aeliusmaximus 13-05-2008, 12:17 Já agora, aqui vai mais uma (pequena) review:
http://www.bestlaptopz.com/asus/asus-m50sa-a1.html
PS - Atenção que é uma versão específica do computador. Tem algumas diferenças pequenas principalmente ao nível da resolução do monitor. A versão de que falo normalmente aqui é esta:
Asus M50SA-AK002C:
Intel T9300 - 2.5GHz
ATI Radeon Mobile HD3650 1Gb VRAM
WSXGA+ display (1680 x 1050).
3GB RAM
DVD-Multi (LG GSA-T20L)
320GB 5400rpm HDD (Western Digital)
6 cell battery.
JCmendes 13-05-2008, 13:34 Esse parece-me é o M50SV
Mas este tb parece grande máquina http://www.pcdiga.com/pcdiga/Produto.asp?Familia=Computadores&Artigo=4558
Agora procuro algo, onde não quero jogar, mas com bom CPU e RAM e acima de tudo em Excelente TFT tipo este de 15" 1440/900, não podendo ser os 1680.
Estive a contactar a MBit, e não me parece que eles estejam com ideias de encomendar o SA!! Isto está a preocupar-me....
Alguém me indica contacto/mail para informações da Asus?
A LojaAsus também não tem data para venda!!
Alguém tem mais respostas de lojas em Portugal sobre este modelo?
Alguém tem o número geral para informações comerciais da Asus Portugal?
KumanduS 20-05-2008, 22:12 Epa sinceramente se o portátil ainda não saiu é pk já não deve sair!Alguém sabe se existe alguma desvantagem e o comprar no estrangeiro a nível de apoio técnico ou de alguma diferença importante!?
Aeliusmaximus 22-05-2008, 15:31 Ok pessoal, sem querer ser mete-nojo, recebi ontem a máquina finalmente!!! Aquilo que já se falou em relação ao M50SV tambem se aplica neste caso: cheio de tralha da Asus a ocupar memória e acabei por desinstalar quase tudo. Notei diferenças em termos de rapidez na inicialização e em geral parece-me que está mais levezinho. Nada de extraordinário, mas ainda assim foi perceptível. Acabei por ter uns problemas na ligação à net...ainda não percebi se por causa do Vista ou do meu ISP, mas resolvi-os esta manhã. Isso significa que actualizações de drivers, etc e tal, ficou para logo à noite e por isso ainda não puxei pela máquina como deve ser.
(Comentário: nunca tinha usado o vista, mas as primeiras impressões não são nada positivas...)
De qualquer forma devo instalar uns joguitos entretanto e logo vejo como a máquina se comporta. Não sou um cromo a testar máquinas por isso se tiverem alguma questão específica digam qualquer coisa que eu tento responder (com a vossa ajuda, se necessário). Para já gostava mesmo era de vos perguntar se sabem que tipo de drivers devo instalar para a gráfica. Basicamente já actualizei com os ultimos da ATI, mas sei que há outras possibilidades que se calhar me aumentam o rendimento. Podem-me aconselhar?
Pronto, para já é isto, mas espero voltar com novidades depois de rodar um Crysis ou Assassin's Creed!
KumanduS 23-05-2008, 01:43 Opa!!Tb kero!!Responde-me a umas perguntas se puderes:
- Quanto é que pagas-te?!
- Como é que encomendas-te?!
- de onde é que veio?!
- a bios vem em inglês?!
- vais mandar mudar as teclas e se o fizeres onde farás, quanto custa, perdes direito a garantia?
- Quanto tempo demorou a vir-?!
- Como é me relação à garantia?!
- vem com blue ray»!
O processador do HP Pavilion dv9890ep é o T8300 e não o T9300.
o 9890 tem um 9300, no site da hp tá mal, eles até teem "8300 6mb cache"
KumanduS 23-05-2008, 09:29 encontrei este portatil, parece-me bastante semelhante ao asus m50sa, esta a venda em frança é :
ASUS X57SA-AS015C 15,4" TFT Blu-Ray | http://micro-informatique.fnac.com/a2250889/Ordinateur-portable-Ordinateur-portable-ASUS-X57SA-AS015C-15-4-TFT-Blu-Ray?PID=48966
O que é que acham dele?!
Aeliusmaximus 23-05-2008, 10:51 encontrei este portatil, parece-me bastante semelhante ao asus m50sa, esta a venda em frança é :
ASUS X57SA-AS015C 15,4" TFT Blu-Ray | http://micro-informatique.fnac.com/a2250889/Ordinateur-portable-Ordinateur-portable-ASUS-X57SA-AS015C-15-4-TFT-Blu-Ray?PID=48966
O que é que acham dele?!
A mim parece-me muito bem e quase igual ao m50sa, com duas diferenças (uma positiva e uma negativa).
Positiva - Tem leitor de Blu-Ray
Negativa - Resolução do ecrã é bastante inferior. Aliás, não faz muito sentido que num computador com Bluray a resoluçao maxima seja 1280 x 800 (o m50sa é 1680 x 1080)
Aeliusmaximus 23-05-2008, 12:12 Opa!!Tb kero!!Responde-me a umas perguntas se puderes:
- Quanto é que pagas-te?!
- Como é que encomendas-te?!
- de onde é que veio?!
- a bios vem em inglês?!
- vais mandar mudar as teclas e se o fizeres onde farás, quanto custa, perdes direito a garantia?
- Quanto tempo demorou a vir-?!
- Como é me relação à garantia?!
- vem com blue ray»!
Ok, aqui vai:
- Paguei cerca de 1400 euros (conversão de coroas suecas)
- Estou mesmo a trabalhar na Suécia por isso comprei numa loja aqui e fui mesmo levantá-lo lá
- Sim, a BIOS vem em ingles
- Não vou mudar o teclado. Está com o layout sueco e para mim está mais que bom. Não tem grandes diferenças a não ser o "ç" que não existe mas podes pôr um atalho. De resto a distribuição das teclas é muito semelhante, e a diferença mais significativa é ter 3 caracteres nórdicos que nós não usamos. De qualquer forma é algo que eu vou ter que usar de vez em quando, e acho que mesmo que estivesse em Portugal não trocaria o teclado.
- Demorou algum tempo a chegar porque estava em ruptura de stock na loja onde o comprei. Se fores a lojas online provavelmente têm mais disponibilidade, apesar de eu não saber se enviam para fora do país ou não. Tens uma lista das lojas (com preços suecos) aqui:
http://www.pricerunner.se/pl/27-1078392/Baerbara-datorer/ASUS-M50SA-AK002C-Intel-Core-2-Duo-T9300-2.5GHz-3072MB-320GB-TFT15.4-DVDRW-Win-Vista-Home-Premium-priser
- A única pequenina falha (para mim) é não ter BluRay. Não é algo decisivo, mas ficaria sempre bem...
De resto pelo que testei estou muito satisfeito. Acho que valeu a pena a espera, embora precise de avaliar o rendimento nas próximas semanas, quando lhe der tarefas mais intensivas ao nível de processamento e cálculo. Para já, nota muito positiva. O único jogo que testei foi o Gears of War (estava mais à mão) e joguei com tudo no máximo, incluindo resolução a 1680x1050) e correu com muita fluidez. Não sei ao certo o nr de FPS (não sei ver isso...) mas em termos gerais não tive problemas nenhuns de jogabilidade...Tenho que ver se faço o download do 3dmarks06 para ver quanto é que obtenho...
Pretender 23-05-2008, 14:26 Eu gostava era de ver um monitor destes de 15.4'' com esta resolução 1680x1050 ao vivo...
porque há quem diga que é muita resolução para o tamanho do ecrã.
Não encontro é monitores destes com esta resolução expostos em lado nenhum...
Aeliusmaximus 23-05-2008, 15:30 Eu gostava era de ver um monitor destes de 15.4'' com esta resolução 1680x1050 ao vivo...
porque há quem diga que é muita resolução para o tamanho do ecrã.
Não encontro é monitores destes com esta resolução expostos em lado nenhum...
Eu também tinha esse receio, mas no final de contas não me incomodou nada...é uma questão de habito. Eu queria um 15'' precisamente porque preciso de área de trabalho para ter varias janelas abertas no tipo de projectos que tenho normalmente. Com esta resolução a área de trabalho ainda é maior, e consigo ler sem problemas o que está escrito (e olha que sou pitosga). De qualquer forma concordo contigo...acho que é mesmo uma questão de gosto e sensibilidade pessoal e por isso o melhor era mesmo veres um ao vivo e a cores.
KumanduS 23-05-2008, 20:55 Aeliusmaximus tks pela resposta, podias-me explicar como funciona relativamente a garantia?!
Se é de dois anos,
se posso usa-la em Portugal
Se em caso de avaria tenho de ir a loja ou basta telefonar a asus Portugal?!
Se o portátil tem de ir para a Alemanha para ser reparado?!
Isto porque estou de olho na versão com blue ray e só a encotnrei na alemanha:
http://www.norskit.com/norskit/default.asp?PageNo=DEFAULT&DeepLink=%2CPJ10000D%2C110060426%2C%2C
mrmagooo 23-05-2008, 22:45 o 9890 tem um 9300, no site da hp tá mal, eles até teem "8300 6mb cache"
Certíssimo segundo o site da HP. :D
KumanduS 26-05-2008, 17:04 Boa tarde a Todos!
Eu sei que já devem estar todos fartos deste portátil, uma vez que muito se fala e pouco se vê!
Como o portátil nunca mais chega comecei a pesquisar formas de o ir buscar a outro pais e encontrei nesta pagina talvez a solução:
https://www.notebook.de/index.php?section=search
o portail:
- 15.4” WSXGA+ Glare Display, max Aufl. 1680x1050
- Intel Core 2 Duo T9300 (2.5 GHz,800 MHz,6 MB L2 Cache)
- 3072 MB DDR2-RAM
- 320 GB SATA-Festplatte 5400rpm
- ATI Mobility Radeon HD3650 mit 1GB Video RAM
- Blu-Ray DVD+-RW DL Laufwerk (8x/4x/16x/10x/12x/24x)
- Intel Next-Generation Wireless-N Technologie 802.11n
- Bluetooth 2.0 integriert
- 1024 MB Intel Turbo Memory
- Fingerprintsensor
- inkl. Tasche und Maus
- Express Card-Slot und HDMI-Ausgang
- 1.3 Megapixel Web-/Videokamera
- Nummernblock
- 8-in-1 Card Reader/Writer
- nur 2,95 kg inkl. Akku
- Microsoft Windows Vista Home Premium
- 2 Jahre Pick-Up and Return Garantie
custa 1319.00
Mais 79 euros para alteração do teclado para pt e mais 30 euros para envio :
UPS Abroad Germany within the EU via cash on delivery - 30 EUR incl. 19% VAT.
Cash on delivery is available for the following destinations: Austria, Belgium, Greece, Denmark, France, Italy, Polanl, Portugal, Sweden, Netherlands, Czechia, Slovakia
In several countries and specific regions, shipping costs might vary
fica a 1428 euros!!!!
A Minha pergunta é a seguinte e espero que me ajudem nesta questão, acham que vale a pela?!!Se vocês fossem comprar um portátil arriscariam mandar vir um do estrangeiro?! E o preço acham que esta em conta ou mais vale compra outro modelo ou aguardar mais?!
Desculpem la a chatice mas por favor ajudem-me
Bem....parece que não vamos ter a máquina em terras lusas!!!
Esta última versão do M50SV - Special Edition...será comparável ao SA?
Eu até acho melhor o Asus M50SV Special Edition, pk apesar de muito idêntico tem uma placa gráfica melhor, em compensação este tem blu-ray e o Asus M50SV Special Edition não.
Eu até acho melhor o Asus M50SV Special Edition, pk apesar de muito idêntico tem uma placa gráfica melhor, em compensação este tem blu-ray e o Asus M50SV Special Edition não.
A gráfica da Sp Ed do M50SV é melhor que a que equipa o SA?:confused:
A 9500 é melhor k a HD3650, podes comprovar aki: http://www.notebookcheck.net/Mobile-Graphics-Cards-Benchmark-List.844.0.html
Aeliusmaximus 05-06-2008, 14:24 Sim, de facto a 9500 é ligeiramente melhor. De qualquer forma devo dizer que tenho corrido os jogos mais recentes com tudo no máximo e a 1024x768 (e alguns deles como o Rainbow SIx Vegas 2 a 1600 x 1050) e sem problemas de maior, a não ser uns glitches em alguns dos jogos (Witcher, Mass Effect, Gears of War) aos quais me refiro no post:
http://www.techzonept.com/showthread.php?p=3043156#post3043156
Já agora, se puderem dar uma vista de olhos e tiverem alguma sugestão, agradeco...
A minha opinião em relacão ao M50SA é a melhor possível até agora. Grande máquina, quer para trabalhar, quer para lazer. A resolucão 1600 x 1050 não me chateia nada e depois de me habituar não quero outra coisa, porque me permite ter uma área de trabalho maior. Quanto a jogos, como já disse, dá perfeitamente para os mais recentes. POsto isto, acho que o M50SV está ao nível do SA...basicamente existem 50 versões de cada um deste modelos e no fundo só diferem num ou outro detalhe. Se estivesse em Portugal e não conseguisse o M50SA iria para o M50SV sem problemas...
PS - Se puderem, passem os olhos no outro post. Muito obrigado!
Penso que o Asus M50Vm poderá ser uma boa alternativa ao SA, só tenho dúvidas se a placa gráfica deste novo asus é Dx 10.0 ou 10.1, ou se terá melhor performance que a 9500.....
Penso que o Asus M50Vm poderá ser uma boa alternativa ao SA, só tenho dúvidas se a placa gráfica deste novo asus é Dx 10.0 ou 10.1, ou se terá melhor performance que a 9500.....
é directx 10.1 cm a 9500, apenas a performance é ligeiramente melhor. está ao nível da 8600gt com memória gdr3 enqt a 9500 está ao nível da 8600gt com ddr2
A 9600 é GDR3? Bombassa :)
A 9600 é GDR3? Bombassa :)
Pelo que sei a 9600 é ddr2, a performance é k é ao nível ou pouco melhor que a 8600gt versao com gdr3, enqt a 9500 estava ao nível da 8600gt c ddr2. capiche?
tuborgcr 19-06-2008, 16:37 é directx 10.1 cm a 9500, apenas a performance é ligeiramente melhor. está ao nível da 8600gt com memória gdr3 enqt a 9500 está ao nível da 8600gt com ddr2
a 9600 até pode ser 10.1 não sei, mas a 9500 é dx10 só (!?).
mas penso que ainda não existam jogos 'apurados' para 10.1, por isso se for apenas dx10 tb não há grande crise.
fui...
|
|