View Full Version : OC afecta o monitor
Queria saber se o overclock pode de qualquer maneira afectar o monitor, pois há 3 dias, o meu PC reiniciou-se 2 vezes, e há terceira, o monitor foi à vida. Queria saber se isto pode ter sido culpa do overclock, ou até mesmo o PC se pode ter reiniciado por causa do monitor?
Nota: O monitor era mesmo muito antigo, portanto pode-se ter estragado e ao mesmo tempo ter feito o PC reiniciar essas 3 vezes.
HyperRush 15-03-2008, 19:40 Não, o que pode ter afectado mesmo é a idade do monitor, a partir dos 4 anos para cima os monitores começam a ficar gastos nos tubos. Ah, o fusível pode ter ido à vida.
WindWalker 15-03-2008, 19:46 OC ao quê?
Assim de repente, parece-me que se tens um Q6600 e duas 8600GT devias estar minimamente informado sobre a fonte de alimentação do sistema ("Não faço a mínima"). O mais provável é estar aí o problema.
Depois há as surpresas...
Depois, também pode ser da instalação eléctrica aí de casa (picos de tensão/flutuações da rede).
O PC, pelo menos directamente, não vai reiniciar por causa do monitor, visto que o monitor não é um dispositivo de entrada.
OC ao quê?
Assim de repente, parece-me que se tens um Q6600 e duas 8600GT devias estar minimamente informado sobre a fonte de alimentação do sistema ("Não faço a mínima"). O mais provável é estar aí o problema.
Depois há as surpresas...
Depois, também pode ser da instalação eléctrica aí de casa (picos de tensão/flutuações da rede).
O PC, pelo menos directamente, não vai reiniciar por causa do monitor, visto que o monitor não é um dispositivo de entrada.
Como posso saber que fonte de alimentação tenho? Tenho que abrir a caixa e ver, ou posso saber doutra maneira?
WindWalker 15-03-2008, 20:17 Se estiver na factura o nome e modelo, não vale a pena abrir a caixa.
Roadster_Brabus 15-03-2008, 20:27 OC nunca afecta o monitor de forma alguma.
Podes é estoirar com algo no PC, por exemplo uma das gráficas. E aí sim, vês o resultado através do monitor, mas não é o monitor que avariou mas sim a gráfica.
Tass então, tenho que ver que fonte tenho, já que interessa tanto no OC ...
Pois mas na factura não vem nada, porque não comprei o PC peça a peça ... só abrindo o PC é que posso ver?
Tass então, tenho que ver que fonte tenho, já que interessa tanto no OC ...
nao interessa so no Oc..interessa em todo o sistema..
imagina, tens um sistema que precisa de 500Watts de energia e tu tens uma fonte de 400Watts, achas que chega pa teres o pc a funcionar em condições?..ou a funcionar de todo?..
a fonte e importante em relação a todo o sistema, não só no Oc.
Pois, mas neste caso acho que só interessa no OC, pois comprei o PC já montado, e acho que não iam vender um PC que tivesse alguma peça que não aguentasse com outra ...
Roadster_Brabus 15-03-2008, 20:55 Pois, mas neste caso acho que só interessa no OC, pois comprei o PC já montado, e acho que não iam vender um PC que tivesse alguma peça que não aguentasse com outra ...
Se não aguentasse, não estavas a teclar dele agora.
Os PC's são vendidos pelas lojas, prontos a funcionar sem alterações.
Se estás a fazer OC, estás a quebrar a garantia do computador e se o avariares, és tu que o pagas porque a garantia não cobre overclocking.
É por isso que quero descobrir que fonte tenho ...
Roadster_Brabus 15-03-2008, 21:00 Abre a caixa e vê...
Todas as PSU têm um autololante de lado a dizer as caracteristicas...
Ok já vi qual tenho, é um 500W LPK12-23. Portanto, tenho o meu processador a 2.9GHz com o FSB a 325 e o vCore a 1.3, acham que aguenta ou não é assim que se vê?
E já agora aproveito para dizer que se eu aumento o FSB para 333, o PC simplesmente bloqueia no load do XP ...
WindWalker 15-03-2008, 22:06 Os PC's são vendidos pelas lojas, prontos a funcionar sem alterações.
Ainda acreditas nisso? Corrige lá para *sem alterações e sem grandes esforços continuados* :007:
Fora PCs assemblados por marcas tipo HP e afins (e se calhar nem estes se safam), os outros (nomeadamente os das grandes superfícies) levam a fonte que estiver no armazém na altura, seja de 350 ou 500W.
Estás a ver o que está nas prateleiras da Worten, por exemplo? São Eurotech's. Se lá estiver uma em condições inflacionam-lhe o preço 100% para que o consumidor ignorante faça a escolha "óbvia".
Estás a ver o que acontece ao fim de 2 anos de uma fonte rasca a funcionar ou até mesmo antes? É simples: se há componentes na garantia, os fabricantes pagam a fonte rasca; se não está ou o consumidor paga a reparação ou...compra um PC novo. Que conveniente :002:
Como não sabe que a causa do 'problema' vai continuar no próximo PC, vai feliz da vida e a pensar "Como fazem as coisas agora, este ainda vai durar menos, é melhor habituar-me à ideia".
Eu com o meu sistema P4 montado em certa loja cheguei a ter 3 fontes em ano e meio.
Quando novamente o disco começou a falhar...comprei uma fonte LC Power 550W GP.
E agora esta dura, dura, dura ;)
Ok já vi qual tenho, é um 500W LPK12-23.
Portanto, a não ser que soubesses que era essa mesma fonte que ia ser colocada no PC, eu nunca mais comprava nada numa loja que mete um Q6600 com uma fonte Linkword (que deve custar uns 20€)...
Ainda acreditas nisso? Corrige lá para *sem alterações e sem grandes esforços continuados* :007:
Fora PCs assemblados por marcas tipo HP e afins (e se calhar nem estes se safam), os outros (nomeadamente os das grandes superfícies) levam a fonte que estiver no armazém na altura, seja de 350 ou 500W.
Estás a ver o que está nas prateleiras da Worten, por exemplo? São Eurotech's. Se lá estiver uma em condições inflacionam-lhe o preço 100% para que o consumidor ignorante faça a escolha "óbvia".
Estás a ver o que acontece ao fim de 2 anos de uma fonte rasca a funcionar ou até mesmo antes? É simples: se há componentes na garantia, os fabricantes pagam a fonte rasca; se não está ou o consumidor paga a reparação ou...compra um PC novo. Que conveniente :002:
Como não sabe que a causa do 'problema' vai continuar no próximo PC, vai feliz da vida e a pensar "Como fazem as coisas agora, este ainda vai durar menos, é melhor habituar-me à ideia".
Eu com o meu sistema P4 montado em certa loja cheguei a ter 3 fontes em ano e meio.
Quando novamente o disco começou a falhar...mudei de fonte.
E agora esta dura, dura, dura ;)
Portanto, a não ser que soubesses que era essa mesma fonte que ia ser colocada no PC, eu nunca mais comprava nada numa loja que mete um Q6600 com uma fonte Linkword (que deve custar uns 20€)...
Portanto a fonte não presta? Acabei de levar com outro reboot, mas não percebo porquè, tinha as temps a volta dos 50-55, não devia fazer reboot assim do nada ... baixei agora o FSB, estava nos 2.93 e agora está a 2.87, se voltar a fazer reboot nem sei o que faça ...
Roadster_Brabus 15-03-2008, 22:22 500W com um quadcore e duas 8600GT?
OMFG!
Isso é quase o mesmo que a minha tem, e estou nos minimos dos minimos para a minha configuração! Só a minha gráfica pede 500W só pra ela! :\
Troca de PSU que é o melhor que fazes.
E quando fores a comprar, não peças uma fonte com XXX watts, senão espetam-te uma de marca branca e daqui a uns tempos voltas ao mesmo. Pede uma LC-Power, uma bequiet, etc. Informa-te.
WindWalker 15-03-2008, 22:22 Corre o Prime95 e usa um programa para ler a temperatura, como o CoreTemp.
Corre em modo Small FFT.
Se reiniciar, ou foi da temperatura ou de OC instável ou da fonte, ou de vários ao mesmo tempo.
Corre o Prime95 e usa um programa para ler a temperatura, como o CoreTemp.
Corre em modo Small FFT.
Se reiniciar, ou foi da temperatura ou de OC instável ou da fonte, ou de vários ao mesmo tempo.
Ok vou tentar isso.
E Roadster_Brabus, quando for comprar basta pedir uma dessas? Nem preciso de especificar os watts? E já agora o preço? :007:
WindWalker 15-03-2008, 22:40 Ok vou tentar isso.
E Roadster_Brabus, quando for comprar basta pedir uma dessas? Nem preciso de especificar os watts? E já agora o preço? :007:
Quando fores comprar crias uma semana antes um tópico a pedir ajuda aqui (http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=152).
Se disseres de onde és, de certeza que te indicam uma loja em condições.
Tens de dispensar pelo menos 50€ para teres uma fonte de jeito.
www.kuantokusta.pt
Já agora WindWalker, posso correr outros programas enquanto faço isto?
Roadster_Brabus 15-03-2008, 22:42 Não precisas de falar em watts porque uma de boa marca tem sempre mais que os suficientes.
Quanto a preços, depende da tua carteira!
Mas se queres um bom compromisso preço/specs, recomendo a LC-Power arkangel de 850W.
Deve ser mais que suficiente pró teu sistema, e é duma marca muito boa. Tenho a minha já há uns bons tempos e nunca me falhou.
WindWalker 15-03-2008, 22:44 Já agora WindWalker, posso correr outros programas enquanto faço isto?
Claro.
Pois ...
LC Power Arkangel 850W - LC8850 V2.2
€116,89
Portanto, no >minimo< preciso duma fonte destas para este PC? Bah eu a pensar que ia gastar uns 60€ no máximo :'(
Mas obrigado por toda a informação :)
Roadster_Brabus 15-03-2008, 23:11 No minimo, no minimo, não digo, mas com essa dou-te a garantia que o teu pc aguenta-se.
É que tens um quadcore e duas gráficas, não podes ir por fontezinhas da treta.
WindWalker 15-03-2008, 23:11 Não, não é preciso tanto.
Para SLI tens as NOX Urano SLI. Custam à volta desses 60€.
Pois, também prefiro ter o PC estável, o que estou mais é farto que isto me dê problemas a torto e a direito portanto mais vale.
E portanto, o meu PC não aguenta o OC por causa da fonte obviamente?
Não, não é preciso tanto.
Para SLI tens as NOX Urano SLI. Custam à volta desses 60€.
Hmmm, e há muita diferença entre as duas? Gostava de saber qual convém mais comprar.
lohka_86 15-03-2008, 23:31 Hmmm, e há muita diferença entre as duas? Gostava de saber qual convém mais comprar.
Estás disposto a pagar quanto?
Uma LC Power de 550W chega e sobra para esse sistema. Já tive DUAS 8800GT em SLI e um Q6600 a 3600mhz, bomba de água, fans e discos ligados à fonte e ela na boa, com duas 8600GT nem sua...
WindWalker 15-03-2008, 23:37 Mas olha lohka_86, acho que a LC Power 550W GP não traz dois conectores SLI (foi mesmo só por isso que falei nas NOX).
No entanto, as placas deviam trazer com a caixa adaptadores molex->PCI-E.
Mas tendo sido o PC comprado sabe-se lá onde, o mais provável é terem ficado com caixas e cabos :\
Bem, a que o WindWalker sugeriu (NOX Urano), é barata (40-50€), qual a melhor essa LC-Power 550 ou esta?
WindWalker 15-03-2008, 23:38 Eu não trocava LC Power por NOX ;)
Mas olha lohka_86, acho que a LC Power 550W GP não traz dois conectores SLI (foi mesmo só por isso que falei nas NOX).
Mas tendo sido o PC comprado sabe-se lá onde, o mais provável é terem ficado com caixas e cabos :\
Comprei na MBit, conheces? :016:
Roadster_Brabus 15-03-2008, 23:39 Mas olha lohka_86, acho que a LC Power 550W GP não traz dois conectores SLI (foi mesmo só por isso que falei nas NOX).
\
A minha 2900XT trazia...
Eu não trocava LC Power por NOX ;)
Bom, então acho que é essa que vou comprar, pois não posso tar a gastar muito agora e o preço da NOX é bem acessível.
WindWalker 15-03-2008, 23:52 A minha 2900XT trazia...
Lê também a 3ª frase desse meu post ;)
Bom, então acho que é essa que vou comprar, pois não posso tar a gastar muito agora e o preço da NOX é bem acessível.
Eu acho que o melhor que podias fazer era arranjar o tal cabo (http://www.tenthousandpercent.com/files/x1900__6pinpcie2molex_118.jpg) (se não tiveres já um) e uma fonte LC Power.
Arranja-se a de 550W GP a 45€. Por 5€ não vale a pena desinvestir.
Hmm, mas então a LCPower é melhor que a NOX?
Edit: E acho que tenho esse cabo, pelo menos da ultima vez que abri o PC pareceu-me ver isso.
WindWalker 16-03-2008, 00:29 Hmm, mas então a LCPower é melhor que a NOX?
Edit: E acho que tenho esse cabo, pelo menos da ultima vez que abri o PC pareceu-me ver isso.
Sim, vai mesmo para a LC Power.
Agora é que me lembrei, a fonte que tens dificilmente traz dois conectores PCI-E para fazer SLI (se não seria mais cara e provavelmente teria que ser certificada para SLI :002:).
Mas se tens agora as duas placas em SLI eles lá na loja devem ter usado um cabo desses.
Portanto, em princípio só te resta comprar a fonte. Mas nada como confirmar se o cabo está lá ou não.
Não sei se a LC Power é melhor ou muito melhor que a NOX, mas LC Power são mais vendidas e não há relatos de avarias :)
Ah, então é por isso que na bios me diz qualquer coisa do tipo "SLI não sei quê not found", é capaz de ser isso ...
WindWalker 16-03-2008, 01:02 Deves estar a falar disto:
http://img171.imageshack.us/my.php?image=dsc00168ho8.jpg
que não tem nada a ver com a fonte.
as 8600GT nao precisam de alimentaçao extra (6pin)
digo isto relativamente aos modelos de referencia de que me lembro
Deves estar a falar disto:
http://img171.imageshack.us/my.php?image=dsc00168ho8.jpg
que não tem nada a ver com a fonte.
Pois, estava a falar disso do SLI Memory not detected ...
WindWalker 16-03-2008, 01:11 Qual é a marca e modelo das tuas 8600GT?
Roadster_Brabus 16-03-2008, 01:28 Lê também a 3ª frase desse meu post ;)
Soz, my mistake, li mal :D
@ thread: Se afinal as 8600 não precisam de conectores da fonte, melhor! É sinal que gastam pouco, pois a energia dada pela board é suficiente. Sendo assim, uns 600W já devem bastar.
No meu caso, tentei apenas com um dos conectores ligados (a minha gráfica precisa de dois conectores) pois a minha PSU apenas trazia um, e a gaja nem arrancava... Tive de ligar o outro numa ficha molex.
Qual é a marca e modelo das tuas 8600GT?
Não estou a perceber, pensava que 8600GT era a marca da placa ... :|
Roadster_Brabus 16-03-2008, 01:52 Não, 8600 é o modelo.
A marca é Nvidia.
O que ele quer saber é o fabricante. Asus, powercolor, sapphire, etc.
Não, 8600 é o modelo.
A marca é Nvidia.
O que ele quer saber é o fabricante. Asus, powercolor, sapphire, etc.
Jesus ... lá vou eu abrir a caixa outra vez para ver? Ou não é preciso?
WindWalker 16-03-2008, 01:57 O Everest Ultimate Edition deve dizer-te isso.
Aqui tem qualquer coisa de PCI, será isso?
WindWalker 16-03-2008, 02:14 Não.
Vai a Monitor => GPU.
Aqui Display => GPU
http://www.lavalys.com/products/whatsnew/core2_en.png
http://img519.imageshack.us/img519/6831/cpuvr8.jpg
Aí tens
WindWalker 16-03-2008, 02:24 GPU!!!
http://img187.imageshack.us/img187/1003/gpuuoy7.jpg
Roadster_Brabus 16-03-2008, 02:36 O fabricante das tuas gráficas é a XFX ;)
O fabricante das tuas gráficas é a XFX ;)
Ahh =X
WindWalker 16-03-2008, 02:42 Pelos vistos (site da XFX) parece que não precisam mesmo de alimentação extra.
Acho que podes comprar a fonte :)
Pelos vistos (site da XFX) parece que não precisam mesmo de alimentação extra.
Acho que podes comprar a fonte :)
=D obrigadão pela informação toda, so falta ver quando posso comprar a fonte pois acabei de comprar um monitor novo :016:
Já agora, só mais uma pergunta, se o PC não arranca, ou arranca e faz reboot a toda a hora quando o tenho a 3.0GHz, agora tenho-o a 2.85, será que isto faz mal? Tipo estar no limite ou assim?
Hmm, estive á procura da LC-Power 550W GP, e encontrei isto
http://www.kuantokusta.pt/Caixas-Fontes-de-Alimentacao-LC-Power-550W-Silent-Giant-Green.php
é esta?
WindWalker 16-03-2008, 18:34 Já agora, só mais uma pergunta, se o PC não arranca, ou arranca e faz reboot a toda a hora quando o tenho a 3.0GHz, agora tenho-o a 2.85, será que isto faz mal? Tipo estar no limite ou assim?
Se tiver menos OC, acho que é intuitivo que o componente está em menor esforço, logo baixar a frequência contribui para maior estabilidade.
Hmm, estive á procura da LC-Power 550W GP, e encontrei isto
http://www.kuantokusta.pt/Caixas-Fontes-de-Alimentacao-LC-Power-550W-Silent-Giant-Green.php
é esta?
É.
Se tiver menos OC, acho que é intuitivo que o componente está em menor esforço, logo baixar a frequência contribui para maior estabilidade.
É.
Ok thanks =)
|
|