View Full Version : Ajuda Hi5 em PHP
Boas,
sou novo nestas andanças, e gostava que me ajudassem num problema.
precisava de fazer um site do genero do hi5 em php, mas não sei sequer como e por onde irei começar.
será que me podem ajudar?
cumprimentos
Armadillo 11-03-2008, 16:09 dfd (http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Fluxos_de_Dados), e-r (http://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_entidade_relacionamento) ou qualquer coisa do genero.
Mas não me consegues saber o codigo php? precisava do codigo.
cumps
Armadillo 11-03-2008, 16:21 tens a noçao do que estas a pedir? se to desse, pagavas bem... :p
agora a serio, se queres fazer a coisa, o pessoal ajuda, se so queres o codigo, desculpa mas este nao é o sitio indicado.
cumprimentos
eu falo do codigo pois preciso de ajuda em tudo, nao tou a ver como irei fazer isto, se preciso de programas, etc..
fazer o login, upload de imagens, etc..
Armadillo 11-03-2008, 16:42 Codigo é diferente de ajuda.
se tu nao sabes bem o que queres fazer, como é que nos te podemos ajudar?
Faz um texto descritivo sobre as funcionalidades que queres implementar. a partir dai, crias a bd. só depois vem a parte da programaçao.
E diz-nos também quais as linguagens de programação que dominas, para te podermos direccionar para uma solução.
Criar um site tipo hi5 não é uma brincadeira.
Embora pareça simples envolve grande complexidade... Ou partes de uma base pré-feita (e existem hi5 clones a pontapé pela net) ou então prepara-te para reinventar a roda e perderes "n" tempo com isso.
É como o Armadillo diz, qq dúvida mais especifica a malta ajuda-te.
Entregar código à bruta ou fazer o trabalho pelos outros é diferente. Uma coisa importante é organização e saber o que nós queremos fazer.
ora bem, eu ainda nao sei se vou criar só uma pagina de perfil tipo de um hi5, ou mesmo a pagina de inicio do genero do hi5, com login e isso, precisava de partes de cdigo para ir criando aos poucos. percebo um pouco de html, agora php ainda nao percebi bem como é, e se posso fazer apartir de algum programa.
Armadillo 11-03-2008, 17:45 se ainda te estas a iniciar na programaçao, o melhor a fezer é leres as threads em sticky neste forum e no de webdevelopment
cumprimentos
se ainda te estas a iniciar na programaçao, o melhor a fezer é leres as threads em sticky neste forum e no de webdevelopment
cumprimentos
sim estou a iniciar, mas precisava de fazer esse trabalho ja para esta semana..
Armadillo 11-03-2008, 17:53 se só sabes html, esquece entao...
slack_guy 11-03-2008, 18:08 sim estou a iniciar, mas precisava de fazer esse trabalho ja para esta semana..
Não podes estar a falar a sério! se conseguires fazer esse trabalho numa semana - com os conhecimentos que não tens hoje - tens o futuro (profissional) assegurado!!
Lol, se fosse "from scratch" nem sei se um programador com décadas de experiencia conseguia fazer isso em uma semana. :P
Lol, se fosse "from scratch" nem sei se um programador com décadas de experiencia conseguia fazer isso em uma semana. :P
Uns red bulls, umas pastilhas de XTC e lá ia ele... :p
On-topic:
Podemos saber o porquê de ter que ser esta semana?
Supa Fled 11-03-2008, 20:50 Se conseguires, serei teu fã. Juro
hatelover 12-03-2008, 01:19 Eu li bem o tópico todo? :o
eu falo do codigo pois preciso de ajuda em tudo, nao tou a ver como irei fazer isto, se preciso de programas, etc..
fazer o login, upload de imagens, etc..
Lol, desculpa mas isto faz me rir de uma forma que nem te digo nada. Para ti pode não ter piada nenhuma, mas para quem trabalha no ramo dá para dar uma boa gargalhada.
Para teres mais ou menos uma ideia disto, imagina um mecânico da rua, sim aqueles gajos que abrem o capot do carro e sabem onde está o motor, ou seja, o mecânico que todos somos e derrepente chega-se a uma fábrica de automóveis e diz, epá expliquem lá como se faz um porshe carrera GT.
Como é óbvio, é impossível dizer-te é assim..
Existe um processo enorme por detrás do que tu vês, muitos meses de trabalho, muita gente envolvida, muita coisa importante antes de chegar ao nível da programação(código).
Como um user disse e bem, primeiro que tudo arranca pelos diagramas e pelos fluxogramas. É a melhor forma de mostrarmos a nós próprios que sabemos mesmo o que queremos fazer e como o vamos fazer.
Cumps
spastikman 12-03-2008, 15:22 Boas,
precisava de fazer um site do genero do hi5 em php, mas não sei sequer como e por onde irei começar.
cumprimentos
Se queres para esta semana, então paga a alguém para te tentar criar algo básico.
Pedrovsky 12-03-2008, 19:35 Fogo ando aqui eu a experimentar a ver se aprendo html que ate não e uma linguagem difícil.Mas não consigo fazer sites de base.
E tu queres sem saber php fazer logo um hi5 não metas os bois a frente da carroça.Le livros sobre php e tutoriais e outras coisas.Vai vendo o código
Armadillo 12-03-2008, 23:27 Le livros sobre php e tutoriais e outras coisas.
le livros de algoritmia, depois de base de dados e depois de php ou de outra qualquer linguagem.
cumprimentos
CoolMaster 13-03-2008, 09:15 Nada como umas boas gargalhadas pela manha :]
Ui rapaz, onde é que tu andas ...
Vai com calma, entende bem o que é php, o que é base de dados, vai fazendo uns sitezecos com essas funções, vai desenvolvendo algumas "features" e depois daqui a um tempo ( e não é uma semana, isso te garanto ) crias um site todo xpto.
Vá, vai lá ler uns bons livros ;)
Abraço
Armadillo 13-03-2008, 09:48 sticky?? ou pelo menos uma referencia num dos topicos ja existentes.
ate podiam mudar o titulo para "Como fazer um clone do hi5 em 5 dias".
vinham ca todos ler, era certinho:016:
cumprimentos
slack_guy 13-03-2008, 09:48 Pegando na 'originalidade' da questão, pergunto se esta forma de encarar o trabalho (este tipo de trabalho) não está subjacente no pensamento de muita gente: "quanto?!?! isso é uma coisa tão simples! faz-se num instante!! porque é que é tão caro??!!" Aposto que já ouviram esta conversa algumas vezes :-)
Acho que existe a percepção generalizada que tudo o que se vê na Net é feito com CMSs ou com ferramentas e conhecimentos ao alcance de qualquer um. É certo que para programar um site com a complexidade do HI5 basta um bom editor de texto. Mas o que conta é o conhecimento que está na cabeça de quem programa (só falando de programadores, deixando o resto do 'gang' de fora). Ora, como o conhecimento não é de comer nem de beber nem de vestir, logo, quem tem de pagar por ele, acha sempre que está a pagar muito: o patrão que diz que paga demais ao trabalhador; o cliente que diz que paga demais ao fornecedor...
Apesar de estarmos a falar de conhecimentos acessíveis a qualquer pessoa - afinal de contas, basta saber ler e ter acesso a um computador para publicar na Net -, para desenvolver projectos bastante complexos é indispensável não só uma 'bagagem' de conhecimentos maior, como mais experiência e, sobretudo, mais massa cinzenta.
Dito isto, vamos lá a não desvalorizar o trabalho dos programadores e afins, que é muito valioso e indispensável. Se faz favor.
Armadillo 13-03-2008, 09:51 assino por baixo.
bom post slack_guy
sticky sticky
crossroads 13-03-2008, 11:21 Acho que existe a percepção generalizada que tudo o que se vê na Net é feito com CMSs ou com ferramentas e conhecimentos ao alcance de qualquer um.
E mesmo com CMS há muito por onde optimizar e são precisos conhecimentos e tempo. Não é uma coisa que se faça assim do pé para a mão.
De resto subscrevo o que disseste. :)
Boas,
Podes começar por tentar fazer um blog replicando todas as funcionalidades que existem nos blogues actualmente.
De seguida tentas fazer o mesmo mas com um forum.
Com isto e se continuares a desenvolver já deves ter alguma bagagem para te aventurares num site tipo Hi5.
Boas,
cumprimentos
Pois.... Algo assim é como aprender c++ em 21 dias e tentar criar um sistema operativo completo num mês, não?
Isso não é algo que se faça rapidamente, além de que saber programar não é complicado, saber programar bem, sem erros e saber sempre o código que se tem para trás para nºao se perder tempo a verificar tudo aí sim... dá trabalho e é preciso muita cabeça.
ora bem, eu ainda nao sei se vou criar só uma pagina de perfil tipo de um hi5, ou mesmo a pagina de inicio do genero do hi5, com login e isso, precisava de partes de cdigo para ir criando aos poucos. percebo um pouco de html, agora php ainda nao percebi bem como é, e se posso fazer apartir de algum programa.
Esquece, dedica-te a plantar batatas que tens mais sucesso.
Como é que queres fazer um site dinamico, com base de dados, upload de ficheiros, autenticação, etc, percebendo "um pouco de html" em uma semana? Se há uma coisa que valorizo nos profissionais que trabalham comigo é a sua capacidade para saberem até que ponto os seus conhecimentos os podem levar.
Tu claramente estás "way out of your league". Só o desenho conceptual (Fluxogramas, diagramas de entidades) demorava mais de uma semana e ainda nem sequer tinhas tocado em código.
Armadillo 14-03-2008, 23:26 vou contar aqui uma historia veridica que se aplica a muitos casos:
Caso: Gerador electrico avariado
Cliente liga para assistencia tecnica. Elemento do piquete desloca-se ao local. Sao cobrados 100€.
Cliente: Entao, 'ta-me a cobrar 100€ por aparafusar um parafuso?
Piquete: Estou. Não lhe estou a cobrar por ter aparafusado o parafuso, mas sim por saber QUAL dos "50" parafusos era necessario aparafusar.
Pensem nisto...
cumprimentos
SpeedDragon 15-03-2008, 02:22 O gajo quer o código em PHP ? Eu dou-te o código de graça ...
$Mysql_Query = mysql_query("SELECT * FROM tables WHERE ID = $x");
$Mysql_Extract = mysql_fetch_array($Mysql_Query);
echo $Mysql_Extract['campox'];
Só tens que pegar nisto e fazer copy/paste ... e prontos :P 50% do código é isto, 40% é html e css, 10% é o resto e organização :P
Nem por isso, isso não é 50%, podes ter a certeza ...
slack_guy 15-03-2008, 10:49 O gajo quer o código em PHP ? Eu dou-te o código de graça ...
Mas onde é que viste que o HI5 é desenvolvido sobre PHP e MySQL? http://www.hi5networks.com/blog/2007/08/open_source_at_hi5.html
SpeedDragon 17-03-2008, 01:49 E onde é que tu viste eu a dizer que era ? Devem andar a ver coisas.
precisava de fazer um site do genero do hi5 em php
Ele é que pediu em php!
To make Hi5 run we use all of the following products:
* Linux Servers running SuSE Enterprise Linux
* Apache and Lighttpd web servers
* PostgreSQL, a highly scalable database
* Squid for web acceleration
* Resin and Tomcat Java Application Servers
* Struts, our MVC platform
* iBatis - for Object Relational Mapping
* Spring - Java Application Framework
* Memcached, where we cache as much as possible.
* Lucene indexing and search engine
* Enunciate web service deployment framework
Rui Marto 18-03-2008, 05:17 To make Hi5 run we use all of the following products:
* Linux Servers running SuSE Enterprise Linux
* Apache and Lighttpd web servers
* PostgreSQL, a highly scalable database
* Squid for web acceleration
* Resin and Tomcat Java Application Servers
* Struts, our MVC platform
* iBatis - for Object Relational Mapping
* Spring - Java Application Framework
* Memcached, where we cache as much as possible.
* Lucene indexing and search engine
* Enunciate web service deployment framework
É uma boa lista para se aprender em 5 dias, adaptar ao PHP (dentro do possível) e criar um Hi5.
Sticky com isto, particularmente com o post do slack_guy.
michael c 18-03-2008, 20:14 Ora bem, por onde começar? Ah, esperem, ainda tenho de me parar de rir antes..........ok, agora sim. Já estou em condições de escrever sobre o assunto. A sério? Onde andam as pessoas com a cabeça? Um site como o Hi5 numa semana...
Como disseram e bem, o mal disto tudo é as pessoas pensarem que estas coisas são como os programas que se instalam no computador, que se instalam sozinhos com uns cliks. E por isto é que este e outros mercados assim andam.
Enfim, voto para Sticky sem dúvida. É um belo exemplo da mentalidade portuguesa, da mentalidade do desenrasca em cima do joelho. Com tudo isto existem inúmeras coisas que ficam para trás, como por exemplo, profissionalismo. Uma thread para mais tarde recordar...a tal ponto que estou a ponderar colocar parte da thread na minha assinatura :-D
Cumps
slack_guy... onde tens a folha pra eu assinar? :D
Somos mesmo desvalorizados... só na reunião de ontem é que senti que o meu trabalho era apreciado e me deram algum valor... é complicado.
1abraço!
Mas não me consegues saber o codigo php? precisava do codigo.
cumps
1º Passo - Começa por ganhar juízo.
2º Passo - Ganha o euromilhões ou então pede umas massas ao banco.
3º Passo - Contrata uma equipa de analistas, de programadores, de designers e de manutenção.
4º Passo - Nunca na vida sozinho conseguirás - em tempo útil - fazer um site tipo hi5. Podes fazer uma base, mas implementar e conseguires não te esquecer de nada é uma tarefa quase impossível para um "hóme" só.
5º Passo - Tira um curso de SQL e de PHP
6º Passo - Larga o alcool, as drogas e a vida social
7º Passo - Acho que 6 passos são suficientes.
Acho que me fiz entender. Ou achas que se fosse fácil fazer aquilo eles davam emprego ao pessoal?
Cumprimentos
alexandrex10 22-03-2008, 00:23 Pronto já chega pessoal! Acho que ele ja entendeu que criar 1 site nao é tão fácil como meter códigos para por o hi5 bonito... Chega de humilhação...
Krone, pah, como já percebeste, criar 1 site como o hi5 n é nada facil e pensa bem, nao seria original pois ja existem montes de sites assim, como o NetLog, MySpace (a kind of xD),... Pensa em algo original, diz aqui o que queres e o pessoal diz-te o que deves estudar (mesmo assim n é nada facil. Tirar cursos é sempre melhor, os livros servem para complementar). Tu vais começando e se precisares de ajuda vais perguntando numa so thread.
Agora chega de massacre xD
Cumps
Pronto já chega pessoal! Acho que ele ja entendeu que criar 1 site nao é tão fácil como meter códigos para por o hi5 bonito... Chega de humilhação...
Krone, pah, como já percebeste, criar 1 site como o hi5 n é nada facil e pensa bem, nao seria original pois ja existem montes de sites assim, como o NetLog, MySpace (a kind of xD),... Pensa em algo original, diz aqui o que queres e o pessoal diz-te o que deves estudar (mesmo assim n é nada facil. Tirar cursos é sempre melhor, os livros servem para complementar). Tu vais começando e se precisares de ajuda vais perguntando numa so thread.
Agora chega de massacre xD
Cumps
Massacrar é giro. E não é massacrar. Como alguém disse, isto só prova a mentalidade portuguesa em relação aos Programadores de Rede. Quanto aos livros servirem para complementar, não concordo. Eu programo (relativamente) bem em PHP - não sou profissional, é isso que quero dizer - e só aprendi por livros, até porque maior parte dos "professores" de PHP limita-se a dizer o que está nos livros.
Anyway, eu voto (:wavey:) para Sticky :D
Cumps
Coitado, assustaram-no... lool :p
Eles podem parecer maus mas se ainda precisares de ajuda eles ajudam, e não há novidades? e como já alguem perguntou, uma semana proque?
Este topico já não leva a lado nenhum. Já chega de bater no "ceguinho".
:iconlock:
|
|