View Full Version : overclock
boas .. gostaria k alguem m pudexe xclarecer uma situaxao d como poxo fazr overclock ao meu processador com a minha board .. ja alterei o fsb na bios mas quand vou ao windows a frequencia continua na mxma.. alguem m pd ajudar??
o meu processador e' um p4 3.0ghz ht e a minha board uma abit FATAL1TY FP-IN9 SLI..
fico 'a xpera d algo
cumps http://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif
WindWalker 10-03-2008, 16:54 1º Bem-vindo;
2º Não estás a escrever uma mensagem de telemóvel, estás a escrever num fórum público; por isso, toda a gente agradece que escrevas em português;
3º Qual é o nome da opção da BIOS que alteras? É daqui da pág. 32 do manual (ftp://ftp.abitshop.com/pub//manual/english/fatal1ty-fp-in9-sli.zip)?
Rom Hacker 10-03-2008, 18:47 As tantas ao sair nem guardou os Settings :zzz:
steelballzz 10-03-2008, 20:13 movido para a secção adequada
mantenham-se ontopic
Peço então desculpa pela forma da qual escrevi. A opção que me permite alterar a frequência de funcionamento do processador é "softmenu". Nessa opção já experimentei alterar o valor do FSB para ter uma velocidade de relógio final de 3.4GHz e claro guardei as alterações antes de sair da BIOS. Inicio o windows normalmente e abro o CPU-Z para fazer a identificação da velocidade de funcionamento e mantém-se na mesma nos 3.0GHz. O que posso fazer?
Cumprimentos
WindWalker 11-03-2008, 20:20 Bem, então é assim, o que te recomendo para experimentares se a BIOS está ou não a alterar valores é colocar estas opções no tal menu da BIOS (Softmenu, pág. 32 do manual cujo link está no meu post anterior):
FSB:Memory Ratio - Sync Mode
FSB (QDR) - 860 (o valor original será 4*200=800)
Estimated New FSB (QGR) (deverá aparecer 860)
MEM (DDR2) - Auto
Estimated DDR2 data Rate (deverá aparecer 2*215=430)
Multiplier Factor - acho que não vale a pena mexer
NB PCIe X16 Clock - 100
Voltages Control - Por enquanto tudo em Auto deve servir bem.
Depois sais da BIOS, gravando as alterações, e coloca aqui imagens dos separadores CPU e Memory do programa cpu-z (download em www.cpuid.com), para ver o que é que a BIOS 'faz'.
Rom Hacker 11-03-2008, 20:24 Não será o SpeedStep da Intel?
Cumps
WindWalker 11-03-2008, 21:30 Não sei, mas se for o cpu-z mostra.
Bem, então é assim, o que te recomendo para experimentares se a BIOS está ou não a alterar valores é colocar estas opções no tal menu da BIOS (Softmenu, pág. 32 do manual cujo link está no meu post anterior):
FSB:Memory Ratio - Sync Mode
FSB (QDR) - 860 (o valor original será 4*200=800)
Estimated New FSB (QGR) (deverá aparecer 860)
MEM (DDR2) - Auto
Estimated DDR2 data Rate (deverá aparecer 2*215=430)
Multiplier Factor - acho que não vale a pena mexer
NB PCIe X16 Clock - 100
Voltages Control - Por enquanto tudo em Auto deve servir bem.
Depois sais da BIOS, gravando as alterações, e coloca aqui imagens dos separadores CPU e Memory do programa cpu-z (download em www.cpuid.com (http://www.cpuid.com)), para ver o que é que a BIOS 'faz'.
Eu passei aqui no site e vi o tópico que adicionaste. Já tentei fazer as indicações que fizeste mas continua a não dar para obter os valores no cpu-z. Fiz uns "printscreens" mas não sei como fazer para meter aqui as imagens. Ainda sou novo por aqui. http://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif
Dá aí umas dicas se possível.
WindWalker 12-03-2008, 20:27 Fiz uns "printscreens" mas não sei como fazer para meter aqui as imagens. Ainda sou novo por aqui. http://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif
Dá aí umas dicas se possível.
Fazes o upload num destes sites (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2505950&postcount=3).
Acabado o upload, o site dá-te um ou vários links. No caso do imageshack, escolhe o link que diz "Thumbnail for forums (1)"
Depois usas o botao http://www.techzonept.com/images/styles/tzoriginal/editor/insertimage.gif ou colas o link e colocas as tags e nos extremos do link.
Exemplo:
[.IMG]http://www.techzonept.com/images/smilies/icon2.gif[/.IMG]
(sem os pontos vermelhos)
Produz: http://www.techzonept.com/images/smilies/icon2.gif
Boas
Aqui mando uma imagem com os valores alterados no menu da BIOS Softmenu
http://img171.imageshack.us/img171/4683/dsc00168ho8.th.jpg (http://img171.imageshack.us/my.php?image=dsc00168ho8.jpg)
Esta é do separador CPU do programa cpu-z
http://img171.imageshack.us/img171/7880/cpuhd4.th.jpg (http://img171.imageshack.us/my.php?image=cpuhd4.jpg)
E por fim esta do separador memória do cpu-z
http://img171.imageshack.us/img171/6631/memorialz2.th.jpg (http://img171.imageshack.us/my.php?image=memorialz2.jpg)
Cumprimentos
WindWalker 13-03-2008, 12:17 Hmmm, experimenta pressionar F10 como está na primeira imagem (F10:Save)
Tens a certeza que escolhes Save Changes & Exit Setup? É muito estranho as alterações não serem guardadas :\
Hmmm, experimenta pressionar F10 como está na primeira imagem (F10:Save)
Tens a certeza que escolhes Save Changes & Exit Setup? É muito estranho as alterações não serem guardadas :\
Sim tenho a certeza. Além do mais eu vou experimentar a guardar as alterações pressionando F10 para ver se surge algum efeito. Se mesmo assim não der o que posso fazer? Altero o FSB através de algum programa?
Cumprimentos
Boas
Já experimentei guardar as definições da BIOS através do F10 mas continuo a ter na mesma a frequência original do processador. Quando entro novamente na BIOS depois de alterar as frequências tenho as frequências conforme as deixei ou seja se deixar o FSB a 860 quando volto a entrar na BIOS tenho o FSB a 860. Como posso resolver este problema?
Cumprimentos
*André.GriLo* 14-03-2008, 11:43 Peço então desculpa pela forma da qual escrevi. A opção que me permite alterar a frequência de funcionamento do processador é "softmenu". Nessa opção já experimentei alterar o valor do FSB para ter uma velocidade de relógio final de 3.4GHz e claro guardei as alterações antes de sair da BIOS. Inicio o windows normalmente e abro o CPU-Z para fazer a identificação da velocidade de funcionamento e mantém-se na mesma nos 3.0GHz. O que posso fazer?
Cumprimentos
Isso também me acontece no meu.
Meto a 2.60Ghz, guardo no SAVE AND EXIT, e depois abro o cpu-z e nada...
Vou acompanhar isto apra ver se da para resolver o meu problema...
Ah e no menu da bios dps diz 2.60Ghz...
cumps
Yes Master 14-03-2008, 13:46 Tenta instalar o Cpu-z mais recente e testa de novo. E, claro, verifica o speed stepping
WindWalker 14-03-2008, 15:56 Já experimentei guardar as definições da BIOS através do F10 mas continuo a ter na mesma a frequência original do processador. Quando entro novamente na BIOS depois de alterar as frequências tenho as frequências conforme as deixei ou seja se deixar o FSB a 860 quando volto a entrar na BIOS tenho o FSB a 860. Como posso resolver este problema?
Só me resta aconselhar-te a actualizar a BIOS.
Isso e subires a PCI-E frequency para 101 e experimentar OC. Vi isso num fórum.
Tenta instalar o Cpu-z mais recente e testa de novo. E, claro, verifica o speed stepping
Intel Speedstep.
*André.GriLo* 14-03-2008, 19:03 Tenta instalar o Cpu-z mais recente e testa de novo. E, claro, verifica o speed stepping
É este aqui certo??
CPU-Z 1.44 (http://www.cpuid.com/)
Intel Speedstep.
Já esperimentei meter a frequência do pci xpress nos 101 MHz e depois fazer OC mas continua a não dar em nada. Só me falta actualizar a BIOS para ver se tenho algum resultado.
Cumprimentos
Rom Hacker 30-03-2008, 22:39 E se não funcionar renovas a pilha :)
Cumps
E se não funcionar renovas a pilha :)
Cumps
Qual é a vantagem de renovar a pilha? Não tou a perceber o que isso vai fazer!
A pilha da minha motherboard é nova. Tenho esta motherboard à cerca de 1 mês. Eu compreia à cerca de 4 meses mas como tive que a mandar para a garantia, foi trocada!
Cumprimentos
Intel Speedstep.
Já fiz a actualização da BIOS. Tentei novamente OC mas não resultou. Continuo a ter na mesma a velocidade de 3.0GHz no processador.
Mais alguma dica?
Cumprimentos
CrazyMonkey 01-04-2008, 16:09 Qual é a vantagem de renovar a pilha? Não tou a perceber o que isso vai fazer!
A pilha da minha motherboard é nova. Tenho esta motherboard à cerca de 1 mês. Eu compreia à cerca de 4 meses mas como tive que a mandar para a garantia, foi trocada!
Cumprimentos
Basicamente ele disse para fazes um CLEAR CMOS, ou seja, um reset à bios, mas para isso não é necessário remover a pilha pois exiset um jumper que faz exatamente isso, tirar a pilha é so quando o jumper não funciona por kk razão. (NOTA: sempre que fizeres reset à bios ou tirares a pilha tens de retirar a alimentação do PC, saca mesmo o cabo de alimentação da fonte e carrega no Power do PC para eliminar electricidade armazenada nos circuitos, caso contrarios podes inutilizar determinados componentes!)...
O Clear CMOS em principio não resolverá nada, no entanto antes de fazeres o update à bios (aconselhável) deves aceder à mesma e colocares os valores em default, salvares e saires para procederes ao update da bios!
Cumps
CrazyMonkey 01-04-2008, 16:11 Já fiz a actualização da BIOS. Tentei novamente OC mas não resultou. Continuo a ter na mesma a velocidade de 3.0GHz no processador.
Mais alguma dica?
Cumprimentos
Coloca as memórias unlinked e deixa-as em default (800) e faz só OC ao cpu...
Rom Hacker 01-04-2008, 19:10 Nops.
Não é para fazer CLEAR CMOS,é para RENOVAR a pilha,pelo que essa pode estar gasta,logo não guarda as definições.
CUmps
Basicamente ele disse para fazes um CLEAR CMOS, ou seja, um reset à bios, mas para isso não é necessário remover a pilha pois exiset um jumper que faz exatamente isso, tirar a pilha é so quando o jumper não funciona por kk razão. (NOTA: sempre que fizeres reset à bios ou tirares a pilha tens de retirar a alimentação do PC, saca mesmo o cabo de alimentação da fonte e carrega no Power do PC para eliminar electricidade armazenada nos circuitos, caso contrarios podes inutilizar determinados componentes!)...
O Clear CMOS em principio não resolverá nada, no entanto antes de fazeres o update à bios (aconselhável) deves aceder à mesma e colocares os valores em default, salvares e saires para procederes ao update da bios!
Cumps
Já tentei fazer reset à BIOS e continuei a não conseguir fazer OC!!
Cumprimentos
Coloca as memórias unlinked e deixa-as em default (800) e faz só OC ao cpu...
Também já tentei fazer isso e não deu nada!
Nops.
Não é para fazer CLEAR CMOS,é para RENOVAR a pilha,pelo que essa pode estar gasta,logo não guarda as definições.
CUmps
Uma pilha acho que não se gasta num mês!
É assim eu não sei se isto pode fazer alguma diferença em questão ao overclock do meu processador mas já agora gostava de saber. A minha motherboard necessita de uma alimentação do processador de 12V de 8 pinos mas a minha fonte apenas tem uma alimentação de 12V de 4 pinos. Será que isto me impede de fazer overclock ao meu processador?
Cumprimentos
É assim eu não sei se isto pode fazer alguma diferença em questão ao overclock do meu processador mas já agora gostava de saber. A minha motherboard necessita de uma alimentação do processador de 12V de 8 pinos mas a minha fonte apenas tem uma alimentação de 12V de 4 pinos. Será que isto me impede de fazer overclock ao meu processador?
Cumprimentos
Se for como a minha abit, não. Vê no manual para tirares a dúvida.
A minha também tem alimentação de 8pins e está só com 4, e funciona sem problemas.
Já agora, já fizeste update à bios?
Se for como a minha abit, não. Vê no manual para tirares a dúvida.
A minha também tem alimentação de 8pins e está só com 4, e funciona sem problemas.
Já agora, já fizeste update à bios?
Sim já fiz update à BIOS mas não resolveu nada.
Se eu em vez de actualizar a minha BIOS para uma versão mais antiga será que vou conseguir fazer overclock?
Já experimentei utilizar uma fonte mais potente e mesmo assim não consigo fazer
overclock!
Cumprimentos
Rom Hacker 09-04-2008, 14:21 Nao se gasta num mês se nao tiver defeito :(
Nao se gasta num mês se nao tiver defeito :(
Se a pilha tiver algum defeito não guarda correctamente as definições que eu meto na BIOS certo?
Boas
Bem pessoal é o seguinte tenho a minha board em RMA e não tenho testado nada de Overclock mas quando ela regressar vou tentar novamente para ver como tá a funcionar e ver se consigo aumentar a frequência. Se eu em vez de aumentar a frequência do processador através da BIOS aumentar através de software conseguirei aumentar a frequência?
Fico à espera de algo
Cumprimentos
Boas pessoal
Antes de mais quero agradecer por tudo aquilo em que já me ajudaram.
Bem trago novidades.
A minha motherboard chegou de RMA e como veio o fim de semana decidi testar o overclock ao meu processador.
Comecei por aumentar pouco só para ver se alterava os valores e verifiquei que sim. Foi sempre aumentando até ver quando ficava instavel e foi quando cheguei aos 3.9 GHz que não consegui iniciar o windows. O que posso fazer para tentar ter estabilidade?
Queria ver se ainda tinha capacidades para aumentar a frequência mais alguns MHz.
Fico à espera de algo. É mesmo importante.
Cumprimentos a todos
Phoenyxcmt 19-05-2008, 23:23 não é que eu seja muito entendido no assunto mas já tentaste aumentar ligeiramente o v-core(voltagem do processador) aumenta so o minimo que a a board permitir. cumprimentos boa sorte.
não é que eu seja muito entendido no assunto mas já tentaste aumentar ligeiramente o v-core(voltagem do processador) aumenta so o minimo que a a board permitir. cumprimentos boa sorte.
sim já tentei aumentar ligeiramente. Ontem consegui iniciar o windows com o processador a 3.9GHz mas quando corri o pcmark 2004 para ver o aumento de desempenho em relação a 3.8GHz o pc encravou. Aumentei mais um pouco a voltagem para ver se ficava mais estável mas dava sempre no mesmo. Depois decidi baixar a frequência para 3.8GHz com o vcore em auto e instalei o farcry [ não é um jogo que puxe muito pelo pc mas dava para testar] e o pc bloqueia de vez em quando. Vou tentar aumentar o vcore quando tou a trabalhar a 3.8GHz. Tenho que verificar as temperaturas máximas a que chega. Até agora só sei as minimas e não passam dos 23 graus.
Cumprimentos
Phoenyxcmt 20-05-2008, 12:14 Pronto então se calhar chegaste ao limite do bicho, lol. Eu li por aí que os p4 não dão nada por aí além em oc por isso n te espantes muito, embora 800mhz de oc já n seja mesmo nada mau.Cumps e boa sorte com isso
Pronto então se calhar chegaste ao limite do bicho, lol. Eu li por aí que os p4 não dão nada por aí além em oc por isso n te espantes muito, embora 800mhz de oc já n seja mesmo nada mau.Cumps e boa sorte com isso
Pois se calhar pode ser isso. Vou tentar mais alguma coisa ou esperar que alguém dê mais alguma dica. Se conseguir aumentar mais é bom mas se não conseguir também não faz mal.
Obrigado pelas dicas
:001:
Cumprimentos
Boas
É assim eu gostava de baixar as latencias da minha memoria para obter um maior desempenho só que não sei quais os valores que devo dar prioridade e gostava que me dessem algumas ajudas. Eu tenho uma memória da Kingston DDR2 a 800 MHz CL5 com uns timming de 5-5-5-18. Será que consigo baixar os timmings?
Fico à espera de algo.
Cumprimentos
WindWalker 20-05-2008, 19:46 A 800 talvez consigas 4-4-4-12-2T com 1.8~2.1V
Isso és tu que tens que testar. Mas entre 5-5-5-15-2T 1.8V e 4-4-4-12-2T 2.1V, prefiro o primeiro, porque não se justifica um tão grande aumento da tensão ("voltagem") só para baixar os timings.
A 800 talvez consigas 4-4-4-12-2T com 1.8~2.1V
Isso és tu que tens que testar. Mas entre 5-5-5-15-2T 1.8V e 4-4-4-12-2T 2.1V, prefiro o primeiro, porque não se justifica um tão grande aumento da tensão ("voltagem") só para baixar os timings.
Eu vou testar então os timmings 5-5-5-15-2T 1.8V e ver a diferença de desempenho. Para medir o desempenho estou a pensar usar o Sissoft Sandra o que acham?
Será necessário meter um dissipador na memória para reduzir a temperatura?
Cumprimentos e obrigado pelas dicas
WindWalker 21-05-2008, 16:02 O Everest tem testes de memória.
Não, não deves precisar de dissipadores nas memórias.
O Everest tem testes de memória.
Não tinha pensado nesse. Sempre deve ser mais fácil do que os do Sissoft Sandra.
O Everest tem testes de memória.
Boas
Ontem lá tive um bocado de tempo e decidi baixar os valores das latências da minha memória de 5-5-5-18 para 5-5-5-15. Fiz um benchmark com o everest para verificar a diferença de desempenho que não foi nada por aí além. Acho que vou deixar os valores por defeito. Se quizerem screens digam que eu posto aqui.
Cumprimentos
|