View Full Version : overclock

sbjr
10-03-2008, 14:55
boas .. gostaria k alguem m pudexe xclarecer uma situaxao d como poxo fazr overclock ao meu processador com a minha board .. ja alterei o fsb na bios mas quand vou ao windows a frequencia continua na mxma.. alguem m pd ajudar??

o meu processador e' um p4 3.0ghz ht e a minha board uma abit FATAL1TY FP-IN9 SLI..
fico 'a xpera d algo

cumps http://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif

WindWalker
10-03-2008, 16:54
1º Bem-vindo;

2º Não estás a escrever uma mensagem de telemóvel, estás a escrever num fórum público; por isso, toda a gente agradece que escrevas em português;

3º Qual é o nome da opção da BIOS que alteras? É daqui da pág. 32 do manual (ftp://ftp.abitshop.com/pub//manual/english/fatal1ty-fp-in9-sli.zip)?

Rom Hacker
10-03-2008, 18:47
As tantas ao sair nem guardou os Settings :zzz:

steelballzz
10-03-2008, 20:13
movido para a secção adequada

mantenham-se ontopic

sbjr
11-03-2008, 09:25
Peço então desculpa pela forma da qual escrevi. A opção que me permite alterar a frequência de funcionamento do processador é "softmenu". Nessa opção já experimentei alterar o valor do FSB para ter uma velocidade de relógio final de 3.4GHz e claro guardei as alterações antes de sair da BIOS. Inicio o windows normalmente e abro o CPU-Z para fazer a identificação da velocidade de funcionamento e mantém-se na mesma nos 3.0GHz. O que posso fazer?

Cumprimentos

WindWalker
11-03-2008, 20:20
Bem, então é assim, o que te recomendo para experimentares se a BIOS está ou não a alterar valores é colocar estas opções no tal menu da BIOS (Softmenu, pág. 32 do manual cujo link está no meu post anterior):

FSB:Memory Ratio - Sync Mode
FSB (QDR) - 860 (o valor original será 4*200=800)
Estimated New FSB (QGR) (deverá aparecer 860)
MEM (DDR2) - Auto
Estimated DDR2 data Rate (deverá aparecer 2*215=430)
Multiplier Factor - acho que não vale a pena mexer
NB PCIe X16 Clock - 100

Voltages Control - Por enquanto tudo em Auto deve servir bem.

Depois sais da BIOS, gravando as alterações, e coloca aqui imagens dos separadores CPU e Memory do programa cpu-z (download em www.cpuid.com), para ver o que é que a BIOS 'faz'.

Rom Hacker
11-03-2008, 20:24
Não será o SpeedStep da Intel?
Cumps

WindWalker
11-03-2008, 21:30
Não sei, mas se for o cpu-z mostra.

sbjr
12-03-2008, 19:51
Bem, então é assim, o que te recomendo para experimentares se a BIOS está ou não a alterar valores é colocar estas opções no tal menu da BIOS (Softmenu, pág. 32 do manual cujo link está no meu post anterior):

FSB:Memory Ratio - Sync Mode
FSB (QDR) - 860 (o valor original será 4*200=800)
Estimated New FSB (QGR) (deverá aparecer 860)
MEM (DDR2) - Auto
Estimated DDR2 data Rate (deverá aparecer 2*215=430)
Multiplier Factor - acho que não vale a pena mexer
NB PCIe X16 Clock - 100

Voltages Control - Por enquanto tudo em Auto deve servir bem.

Depois sais da BIOS, gravando as alterações, e coloca aqui imagens dos separadores CPU e Memory do programa cpu-z (download em www.cpuid.com (http://www.cpuid.com)), para ver o que é que a BIOS 'faz'.

Eu passei aqui no site e vi o tópico que adicionaste. Já tentei fazer as indicações que fizeste mas continua a não dar para obter os valores no cpu-z. Fiz uns "printscreens" mas não sei como fazer para meter aqui as imagens. Ainda sou novo por aqui. http://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif
Dá aí umas dicas se possível.

WindWalker
12-03-2008, 20:27
Fiz uns "printscreens" mas não sei como fazer para meter aqui as imagens. Ainda sou novo por aqui. http://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif
Dá aí umas dicas se possível.

Fazes o upload num destes sites (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2505950&postcount=3).

Acabado o upload, o site dá-te um ou vários links. No caso do imageshack, escolhe o link que diz "Thumbnail for forums (1)"

Depois usas o botao http://www.techzonept.com/images/styles/tzoriginal/editor/insertimage.gif ou colas o link e colocas as tags e nos extremos do link.

Exemplo:
[.IMG]http://www.techzonept.com/images/smilies/icon2.gif[/.IMG]

(sem os pontos vermelhos)

Produz: http://www.techzonept.com/images/smilies/icon2.gif

sbjr
13-03-2008, 09:27
Boas

Aqui mando uma imagem com os valores alterados no menu da BIOS Softmenu
http://img171.imageshack.us/img171/4683/dsc00168ho8.th.jpg (http://img171.imageshack.us/my.php?image=dsc00168ho8.jpg)

Esta é do separador CPU do programa cpu-z
http://img171.imageshack.us/img171/7880/cpuhd4.th.jpg (http://img171.imageshack.us/my.php?image=cpuhd4.jpg)

E por fim esta do separador memória do cpu-z
http://img171.imageshack.us/img171/6631/memorialz2.th.jpg (http://img171.imageshack.us/my.php?image=memorialz2.jpg)

Cumprimentos

WindWalker
13-03-2008, 12:17
Hmmm, experimenta pressionar F10 como está na primeira imagem (F10:Save)

Tens a certeza que escolhes Save Changes & Exit Setup? É muito estranho as alterações não serem guardadas :\

sbjr
13-03-2008, 16:52
Hmmm, experimenta pressionar F10 como está na primeira imagem (F10:Save)

Tens a certeza que escolhes Save Changes & Exit Setup? É muito estranho as alterações não serem guardadas :\

Sim tenho a certeza. Além do mais eu vou experimentar a guardar as alterações pressionando F10 para ver se surge algum efeito. Se mesmo assim não der o que posso fazer? Altero o FSB através de algum programa?

Cumprimentos

sbjr
14-03-2008, 11:04
Boas

Já experimentei guardar as definições da BIOS através do F10 mas continuo a ter na mesma a frequência original do processador. Quando entro novamente na BIOS depois de alterar as frequências tenho as frequências conforme as deixei ou seja se deixar o FSB a 860 quando volto a entrar na BIOS tenho o FSB a 860. Como posso resolver este problema?

Cumprimentos

*André.GriLo*
14-03-2008, 11:43
Peço então desculpa pela forma da qual escrevi. A opção que me permite alterar a frequência de funcionamento do processador é "softmenu". Nessa opção já experimentei alterar o valor do FSB para ter uma velocidade de relógio final de 3.4GHz e claro guardei as alterações antes de sair da BIOS. Inicio o windows normalmente e abro o CPU-Z para fazer a identificação da velocidade de funcionamento e mantém-se na mesma nos 3.0GHz. O que posso fazer?

Cumprimentos

Isso também me acontece no meu.
Meto a 2.60Ghz, guardo no SAVE AND EXIT, e depois abro o cpu-z e nada...
Vou acompanhar isto apra ver se da para resolver o meu problema...
Ah e no menu da bios dps diz 2.60Ghz...
cumps

Yes Master
14-03-2008, 13:46
Tenta instalar o Cpu-z mais recente e testa de novo. E, claro, verifica o speed stepping

WindWalker
14-03-2008, 15:56
Já experimentei guardar as definições da BIOS através do F10 mas continuo a ter na mesma a frequência original do processador. Quando entro novamente na BIOS depois de alterar as frequências tenho as frequências conforme as deixei ou seja se deixar o FSB a 860 quando volto a entrar na BIOS tenho o FSB a 860. Como posso resolver este problema?

Só me resta aconselhar-te a actualizar a BIOS.

Isso e subires a PCI-E frequency para 101 e experimentar OC. Vi isso num fórum.

Tenta instalar o Cpu-z mais recente e testa de novo. E, claro, verifica o speed stepping

Intel Speedstep.

*André.GriLo*
14-03-2008, 19:03

É este aqui certo??

CPU-Z 1.44 (http://www.cpuid.com/)

sbjr
30-03-2008, 00:03

Intel Speedstep.

Já esperimentei meter a frequência do pci xpress nos 101 MHz e depois fazer OC mas continua a não dar em nada. Só me falta actualizar a BIOS para ver se tenho algum resultado.

Cumprimentos

Rom Hacker
30-03-2008, 22:39
E se não funcionar renovas a pilha :)
Cumps

sbjr
31-03-2008, 15:47
E se não funcionar renovas a pilha :)
Cumps

Qual é a vantagem de renovar a pilha? Não tou a perceber o que isso vai fazer!
A pilha da minha motherboard é nova. Tenho esta motherboard à cerca de 1 mês. Eu compreia à cerca de 4 meses mas como tive que a mandar para a garantia, foi trocada!

Cumprimentos

sbjr
01-04-2008, 16:01

Intel Speedstep.

Já fiz a actualização da BIOS. Tentei novamente OC mas não resultou. Continuo a ter na mesma a velocidade de 3.0GHz no processador.
Mais alguma dica?

Cumprimentos

CrazyMonkey
01-04-2008, 16:09
Qual é a vantagem de renovar a pilha? Não tou a perceber o que isso vai fazer!
A pilha da minha motherboard é nova. Tenho esta motherboard à cerca de 1 mês. Eu compreia à cerca de 4 meses mas como tive que a mandar para a garantia, foi trocada!

Cumprimentos

Basicamente ele disse para fazes um CLEAR CMOS, ou seja, um reset à bios, mas para isso não é necessário remover a pilha pois exiset um jumper que faz exatamente isso, tirar a pilha é so quando o jumper não funciona por kk razão. (NOTA: sempre que fizeres reset à bios ou tirares a pilha tens de retirar a alimentação do PC, saca mesmo o cabo de alimentação da fonte e carrega no Power do PC para eliminar electricidade armazenada nos circuitos, caso contrarios podes inutilizar determinados componentes!)...

O Clear CMOS em principio não resolverá nada, no entanto antes de fazeres o update à bios (aconselhável) deves aceder à mesma e colocares os valores em default, salvares e saires para procederes ao update da bios!

Cumps

CrazyMonkey
01-04-2008, 16:11
Já fiz a actualização da BIOS. Tentei novamente OC mas não resultou. Continuo a ter na mesma a velocidade de 3.0GHz no processador.
Mais alguma dica?

Cumprimentos

Coloca as memórias unlinked e deixa-as em default (800) e faz só OC ao cpu...

Rom Hacker
01-04-2008, 19:10
Nops.
Não é para fazer CLEAR CMOS,é para RENOVAR a pilha,pelo que essa pode estar gasta,logo não guarda as definições.
CUmps

sbjr
02-04-2008, 12:25
Basicamente ele disse para fazes um CLEAR CMOS, ou seja, um reset à bios, mas para isso não é necessário remover a pilha pois exiset um jumper que faz exatamente isso, tirar a pilha é so quando o jumper não funciona por kk razão. (NOTA: sempre que fizeres reset à bios ou tirares a pilha tens de retirar a alimentação do PC, saca mesmo o cabo de alimentação da fonte e carrega no Power do PC para eliminar electricidade armazenada nos circuitos, caso contrarios podes inutilizar determinados componentes!)...

O Clear CMOS em principio não resolverá nada, no entanto antes de fazeres o update à bios (aconselhável) deves aceder à mesma e colocares os valores em default, salvares e saires para procederes ao update da bios!

Cumps

Já tentei fazer reset à BIOS e continuei a não conseguir fazer OC!!

Cumprimentos

Coloca as memórias unlinked e deixa-as em default (800) e faz só OC ao cpu...

Também já tentei fazer isso e não deu nada!

Nops.
Não é para fazer CLEAR CMOS,é para RENOVAR a pilha,pelo que essa pode estar gasta,logo não guarda as definições.
CUmps

Uma pilha acho que não se gasta num mês!

sbjr
04-04-2008, 14:41
É assim eu não sei se isto pode fazer alguma diferença em questão ao overclock do meu processador mas já agora gostava de saber. A minha motherboard necessita de uma alimentação do processador de 12V de 8 pinos mas a minha fonte apenas tem uma alimentação de 12V de 4 pinos. Será que isto me impede de fazer overclock ao meu processador?

Cumprimentos

yahh
04-04-2008, 14:45
É assim eu não sei se isto pode fazer alguma diferença em questão ao overclock do meu processador mas já agora gostava de saber. A minha motherboard necessita de uma alimentação do processador de 12V de 8 pinos mas a minha fonte apenas tem uma alimentação de 12V de 4 pinos. Será que isto me impede de fazer overclock ao meu processador?

Cumprimentos

Se for como a minha abit, não. Vê no manual para tirares a dúvida.

A minha também tem alimentação de 8pins e está só com 4, e funciona sem problemas.

Já agora, já fizeste update à bios?

sbjr
04-04-2008, 17:40
Se for como a minha abit, não. Vê no manual para tirares a dúvida.

A minha também tem alimentação de 8pins e está só com 4, e funciona sem problemas.

Já agora, já fizeste update à bios?

Sim já fiz update à BIOS mas não resolveu nada.

Se eu em vez de actualizar a minha BIOS para uma versão mais antiga será que vou conseguir fazer overclock?
Já experimentei utilizar uma fonte mais potente e mesmo assim não consigo fazer
overclock!

Cumprimentos

Rom Hacker
09-04-2008, 14:21
Nao se gasta num mês se nao tiver defeito :(

sbjr
09-04-2008, 14:27
Nao se gasta num mês se nao tiver defeito :(

Se a pilha tiver algum defeito não guarda correctamente as definições que eu meto na BIOS certo?

sbjr
09-05-2008, 15:49
Boas

Bem pessoal é o seguinte tenho a minha board em RMA e não tenho testado nada de Overclock mas quando ela regressar vou tentar novamente para ver como tá a funcionar e ver se consigo aumentar a frequência. Se eu em vez de aumentar a frequência do processador através da BIOS aumentar através de software conseguirei aumentar a frequência?

Fico à espera de algo

Cumprimentos

sbjr
19-05-2008, 11:48
Boas pessoal
Antes de mais quero agradecer por tudo aquilo em que já me ajudaram.
Bem trago novidades.
A minha motherboard chegou de RMA e como veio o fim de semana decidi testar o overclock ao meu processador.
Comecei por aumentar pouco só para ver se alterava os valores e verifiquei que sim. Foi sempre aumentando até ver quando ficava instavel e foi quando cheguei aos 3.9 GHz que não consegui iniciar o windows. O que posso fazer para tentar ter estabilidade?
Queria ver se ainda tinha capacidades para aumentar a frequência mais alguns MHz.
Fico à espera de algo. É mesmo importante.

Cumprimentos a todos

Phoenyxcmt
19-05-2008, 23:23
não é que eu seja muito entendido no assunto mas já tentaste aumentar ligeiramente o v-core(voltagem do processador) aumenta so o minimo que a a board permitir. cumprimentos boa sorte.

sbjr
20-05-2008, 11:09
não é que eu seja muito entendido no assunto mas já tentaste aumentar ligeiramente o v-core(voltagem do processador) aumenta so o minimo que a a board permitir. cumprimentos boa sorte.

sim já tentei aumentar ligeiramente. Ontem consegui iniciar o windows com o processador a 3.9GHz mas quando corri o pcmark 2004 para ver o aumento de desempenho em relação a 3.8GHz o pc encravou. Aumentei mais um pouco a voltagem para ver se ficava mais estável mas dava sempre no mesmo. Depois decidi baixar a frequência para 3.8GHz com o vcore em auto e instalei o farcry [ não é um jogo que puxe muito pelo pc mas dava para testar] e o pc bloqueia de vez em quando. Vou tentar aumentar o vcore quando tou a trabalhar a 3.8GHz. Tenho que verificar as temperaturas máximas a que chega. Até agora só sei as minimas e não passam dos 23 graus.

Cumprimentos

Phoenyxcmt
20-05-2008, 12:14
Pronto então se calhar chegaste ao limite do bicho, lol. Eu li por aí que os p4 não dão nada por aí além em oc por isso n te espantes muito, embora 800mhz de oc já n seja mesmo nada mau.Cumps e boa sorte com isso

sbjr
20-05-2008, 14:42
Pronto então se calhar chegaste ao limite do bicho, lol. Eu li por aí que os p4 não dão nada por aí além em oc por isso n te espantes muito, embora 800mhz de oc já n seja mesmo nada mau.Cumps e boa sorte com isso

Pois se calhar pode ser isso. Vou tentar mais alguma coisa ou esperar que alguém dê mais alguma dica. Se conseguir aumentar mais é bom mas se não conseguir também não faz mal.
Obrigado pelas dicas
:001:

Cumprimentos

sbjr
20-05-2008, 14:55
Boas
É assim eu gostava de baixar as latencias da minha memoria para obter um maior desempenho só que não sei quais os valores que devo dar prioridade e gostava que me dessem algumas ajudas. Eu tenho uma memória da Kingston DDR2 a 800 MHz CL5 com uns timming de 5-5-5-18. Será que consigo baixar os timmings?
Fico à espera de algo.
Cumprimentos

WindWalker
20-05-2008, 19:46
A 800 talvez consigas 4-4-4-12-2T com 1.8~2.1V

Isso és tu que tens que testar. Mas entre 5-5-5-15-2T 1.8V e 4-4-4-12-2T 2.1V, prefiro o primeiro, porque não se justifica um tão grande aumento da tensão ("voltagem") só para baixar os timings.

sbjr
21-05-2008, 14:24
A 800 talvez consigas 4-4-4-12-2T com 1.8~2.1V

Isso és tu que tens que testar. Mas entre 5-5-5-15-2T 1.8V e 4-4-4-12-2T 2.1V, prefiro o primeiro, porque não se justifica um tão grande aumento da tensão ("voltagem") só para baixar os timings.

Eu vou testar então os timmings 5-5-5-15-2T 1.8V e ver a diferença de desempenho. Para medir o desempenho estou a pensar usar o Sissoft Sandra o que acham?
Será necessário meter um dissipador na memória para reduzir a temperatura?

Cumprimentos e obrigado pelas dicas

WindWalker
21-05-2008, 16:02
O Everest tem testes de memória.

Não, não deves precisar de dissipadores nas memórias.

sbjr
21-05-2008, 17:57

Não tinha pensado nesse. Sempre deve ser mais fácil do que os do Sissoft Sandra.

sbjr
04-06-2008, 12:03

Boas
Ontem lá tive um bocado de tempo e decidi baixar os valores das latências da minha memória de 5-5-5-18 para 5-5-5-15. Fiz um benchmark com o everest para verificar a diferença de desempenho que não foi nada por aí além. Acho que vou deixar os valores por defeito. Se quizerem screens digam que eu posto aqui.

Cumprimentos