View Full Version : BD sql vs XML

rmcls
08-03-2008, 13:17
Cada vez tenho ouvido falar mais de BD feitas com base em XML...apesar da robustez de uma BD em SQL será que o futuro n será base de dados em XML??? pensemos só na capacidade semântica e interoperabilidade que existe na linguagem XML...:001:

Lpes
08-03-2008, 14:22
Na minha opinião não é essa a principal funcionalidade do xml! Eu acho que o xml é bom como facilitador da interacção e gestão de informação entre sistemas diferentes mas que precisam de trocar informação e "compreenderem-se" uns aos outros...Se o xml vier a degenerar num emulador de base de dados existem vários problemas que se põem nomeadamente questões de segurança e o investimento que teria de ser feito na optimização do parsing de ficheiros deste tipo...

AliFromCairo
09-03-2008, 14:37
XML não tem semântica.

mOrSa
11-03-2008, 13:53
Li algures um artigo, de um dos GURUS das bases de dados e que, em linhas gerais, traçava uma mudança para breve nos SGBDs. E não, não deve ser o formato XML o futuro das BDs (palavras dele com as quais concordo).
Dizia mais, que os SGBDs estão completamente obsoletos no que diz respeito às linguagens de programação e respectivas camadas de abstracção.
Sinceramente, acho que as tags de XML implicam um aumento de "lixo" considerável na BD e, como consequência directa disso mesmo, o aumento do tamanho das Bases de Dados. Se por um lado o espaço em disco tem vindo a aumentar e os preços a diminuir os tempo de acesso continuam quase inalterados. E falamos de discos, dispositivos mecânicos com 7200rpm, 10000rpm, 16000rpm... 64megas de Cache e não muito mais do que isso. Acho que isso só seria exequível se tivéssemos acessos mais rápidos e de preferência não mecânicos! É a minha ideia.
Em jeito de remate, o artigo dizia qualquer coisa como "os SGBDS têm 30 anos e só foram amadurecidos mediante as necessidades! Enfrentamos uma realidade diferente daquela de há 30 anos atrás..." - sou obrigado a concordar com ele. (se me lembrar onde li o artigo eu coloco aqui a referencia)

XML vai continuar a existir mas, a meu ver, como complemento. Não como base para guardar dados. Digo eu, c'os nervos :) E viva o XML do SAF-T [sim XML, ficheiros de "texto" com milhares de megas... god damn it :) ]

1abraço!

reise
11-03-2008, 16:41
Eu acho que estamos a falar de coisas diferentes!
- SQL é a linguagem que usas para interagir com a BD. A informação está guardado no formato que o fabricante de software da BD ache melhor em termos de eficiência, armazenamento, etc.
- XML é uma linguagem para representar informação.

No máximo usavas SQL para pedir à BD que fosse ao XML buscar o que querias. (Muito geek esta frase!) Mas assim gostava de ver implementado indices, rowids, e como já foi dito o overhead que criava em termos de velocidade de acesso e em espaço necessário em disco.