View Full Version : Temp do NB elevada?!

ohnigres
07-03-2008, 13:53
Boas, tenho por norma em idle 45/46ºC no NB, e vai aos 55ºC em full...
não estou a medir pela Bios, pois esses valores são do Southbridge..

estou a medir neste momento com o controlador da Zalman MCF2...

O chipset é P965 e esta a 333Mhz (ver "My System")

será normal?

cumpz

rav3n
07-03-2008, 23:44
pode ser a massa termica seca
a que vinha na minha board era uma treta, parecia cola, deu uma trabalheira a limpar
tenho mx-2

o meu chip7 é diferente e nao tenho sensor de temperatura lá, no entanto quando faço o teste do dedo nunca passa de morno

ohnigres
08-03-2008, 18:07
eu alterei o NB cooler para um Zalman NBF47, e tem pasta ZM-STG1..

Ante parecia que aquecia mais o cooler de origem, este ta quente mas nao queima...
agora pergunto-me se será normal esta temperatura nestes chipset, pois ja ouvi dizer que aqueciam, um bocadito..

cumps

rav3n
08-03-2008, 18:44
eu acho que se estiver morno ao toque nao deve haver prob
podes tb por uma ventoinha pequena a 5 ou 7v por cima do dissipador

agora nao me estou a lembrar qual o modelo, se for o mais rectangular dá, o em forma de leque é mais complicado

senao podes usar um daqueles coolers enormes de chipset da thermalright
era o que eu usava em nf4 e estava sempre fresco(em passivo)

nao o uso nesta board pq o cooler do NB tem heatpipes

yahh
08-03-2008, 18:46
Fans pequenas ajudam sempre. Estou a pensar usar a mesma solução, uma ou duas fans pequenas pra northbridge e pwm.

ohnigres
08-03-2008, 18:57
é o em flor, é assim, eu ja vi relatos de pessoal com 50/60ºC, mas isso é no brasil...

o P965 realemente aquece mesmo ou nem por isso?

outro cooler nao me parece solução, pois tenho um 9700led, que estorva um bocadito... lolol
O zalman que tenho no NB era o melhor que la cabia... cumpz

Gonzaga
08-04-2008, 22:46
Eu meti uma fan de 4x4 por cima do NB.
Como não dava para encaixar os fixadores colei-a com um bocado de cola quente - Com cuidado claro, para não colar as pás da fan:003:

Em full baixou dos 52/54º para os 37/39º.

Mas na próxima abertura da caixa vou ver se mudo a pasta térmica

ohnigres
08-04-2008, 23:04
O grande problema é o facto do meu cooler de Nb ser este (http://www.endpcnoise.com/e/images/nbf47.jpg).. como vou colar?! ou por uma fan?! :(

cumpz

yahh
08-04-2008, 23:09
O grande problema é o facto do meu cooler de Nb ser este (http://www.endpcnoise.com/e/images/nbf47.jpg).. como vou colar?! ou por uma fan?! :(

cumpz

Ora bem.

Metes a fan de lado (do que fica de cima quando a board está na posição normal) e prendes com braçadeiras de plástico. ;)

Com um heatsink quase plano, a melhor forma é colar? Preferia uma solução mais reversível.
Havia de arranjar uma solução para o meu, tenho que tratar disso breve.

ohnigres
08-04-2008, 23:17
:( mas e espaço?

http://img119.imageshack.us/img119/3553/img016nt7.jpg

é que depois tenho logo a grafica.....

mas então é normal o P965 ter estas temeraturas né? volta e meia 60ºC....

cumpz

yahh
08-04-2008, 23:19
Não cabe entre o heatsink do NB e o cpu cooler? Há umas fans fininhas mesmo, 1cm e 2 milimetros chegam :P

ohnigres
08-04-2008, 23:21
hum... não se cabe devido ao cooler de CPU ser enorma....

e o barulho?!?!

ok ok ok... tou a ser picuinhas, tenho que experimentar...... :D

cumpz

Gonzaga
08-04-2008, 23:33
:( mas e espaço?

é que depois tenho logo a grafica.....

mas então é normal o P965 ter estas temeraturas né? volta e meia 60ºC....

cumpz

Parece que em Oc o P965 é quentinho...

Realmente o teu cooler do NB não dá lá muito jeito para meter uma fan. Experimenta para já mudar só a pasta. Se te descer para baixo de 50º acho que podes ficar mais descansado...ou se quiseres gastar dinheiro nisso muda o cooler do chipset.

De qualquer forma arranjas umas silenx 40x40 com apenas 1cm de espessura.
Vê se dá para aplicar.

ohnigres
08-04-2008, 23:43
a pasta ja eu mudei, estas temp são com cooler e pasta nova a ZM-STG1...

:S

vou tentar a ventoinha....

cumpz

MinisterOfSound
09-04-2008, 00:15
Boas,

Coolers passivos para componentes que aquecem bastante não costumam ser boa solução...

Já tentaste uma coisa destas? http://www.titan-cd.com/eng/vga/cuv2abld2.htm

Tem um diâmetro de 55mm, altura de 14mm e vários encaixes para diversas furações entre outras coisas uteis incluidas. Eu uso estas cenitas em VGA's, Palacas de som, Chipsets e funcionam bem e duram muito.

Cumps.

Make.Love
09-04-2008, 01:11
Eu meti uma fan de 4x4 por cima do NB.
Como não dava para encaixar os fixadores colei-a com um bocado de cola quente - Com cuidado claro, para não colar as pás da fan:003:

Em full baixou dos 52/54º para os 37/39º.

Mas na próxima abertura da caixa vou ver se mudo a pasta térmica

desculpa la, mas isso nao é arriscado? ja vi um colega meu que fez o mesmo e o calor do dissipador fez a cola liquidificar e passar para o CPU/Chipset e quando o computador foi desligado ficou tudo colado! lol (o que eu nao me ri quando vi isso :P)

Gonzaga
09-04-2008, 09:27
desculpa la, mas isso nao é arriscado? ja vi um colega meu que fez o mesmo e o calor do dissipador fez a cola liquidificar e passar para o CPU/Chipset e quando o computador foi desligado ficou tudo colado! lol (o que eu nao me ri quando vi isso :P)

O calor produzido pelo dissipador até pode tornar a cola maleável mas daí a derretê-la e torná-la líquida acho que é pouco provável...a temperatura teria que ser muito mais alta.

Como disse, segundo a leitura do everest em full não passa dos 39º, acho que insuficiente para derreter a cola.

Pelo menos aqui está tudo a funcionar bem assim.

yahh
09-04-2008, 11:08
E usar adesivo térmico? Pelo menos não derrete :p

WindWalker
09-04-2008, 12:57
E usar adesivo térmico? Pelo menos não derrete :p

Adesivo térmico coloca-se entre o dissipador e o chip a arrefecer.

A ventoinha é um dissipador ou chip? :confused:

yahh
09-04-2008, 13:08
Adesivo térmico coloca-se entre o dissipador e o chip a arrefecer.

A ventoinha é um dissipador ou chip? :confused:

LOL.

Referia-me a usar como "cola" normal, porque simplesmente não há perigo de derreter, e não como a utilização normal.

ohnigres
13-04-2008, 14:52
ja coloquei uma ventoinha, a fazer angulo de 45º com a grafica virada para o cooler, baixou-me cerca de 20ºC em full, e é silenciosa. (era daquelas da coolermaster, muito fininhas que vinham nos coolers da AMD..)

cumpz

Alcobia
14-04-2008, 14:44
Tenho uma asus maximus extreme e o NB(north bridge) ta a 46ºc 47cº sem overclock isto e normal?
E com overclock 52ºc sera muito?
Qual e a temperatura normalmente do NB?

yumei
14-04-2008, 21:11
Tenho uma asus maximus extreme e o NB(north bridge) ta a 46ºc 47cº sem overclock isto e normal?
E com overclock 52ºc sera muito?
Qual e a temperatura normalmente do NB?

depende muito do chipset em questao.....

ziga
15-04-2008, 17:38
Off-topic: Eu a pouco tempo desmontei o cooler da minha board p5k Deluxe e reparei que a pasta do NB estava completamente seca e completamente colada ao chip. Haverá alguma forma de tirar aquilo??

A pasta estava tão agarrada ao cooler que tive de usar lixa fina para a poder tirar pois não saia com nada (agua quente, álcool, esfregão da loiça etc..)

Cumpz

WindWalker
15-04-2008, 18:13
Lixar? :wow:

Para isso é que a Arctic Silver tem o Arctic Clean 1&2. Já me dissolveu pastas (bem!) secas. Nunca falhou.

Também há o álcool isopropílico. Nunca experimentei, mas na Baixa (farmácia Barral) vendiam 2L a 8,5€, com pureza p.a. (>= 99,8%).

Agora lixar? :eek:

ziga
15-04-2008, 19:42
Lixar? :wow:

Para isso é que a Arctic Silver tem o Arctic Clean 1&2. Já me dissolveu pastas (bem!) secas. Nunca falhou.

Também há o álcool isopropílico. Nunca experimentei, mas na Baixa (farmácia Barral) vendiam 2L a 8,5€, com pureza p.a. (>= 99,8%).

Agora lixar? :eek:

Lixei a Base do Cooler! Aquilo não saia com nada e aquilo estava-me a dar cabo do sistema com blue screens sucessivos.

Vou guardar esse nome desse produto que dizes milagroso e comprar para ver se realmente resulta!

Cumpz

rav3n
15-04-2008, 19:48
Off-topic: Eu a pouco tempo desmontei o cooler da minha board p5k Deluxe e reparei que a pasta do NB estava completamente seca e completamente colada ao chip. Haverá alguma forma de tirar aquilo??

A pasta estava tão agarrada ao cooler que tive de usar lixa fina para a poder tirar pois não saia com nada (agua quente, álcool, esfregão da loiça etc..)

Cumpz

same here, numa p5k-e wifi ap
soluçao: muito tempo a limpar aquela porcaria, no dissipador ainda esfreguei sem o tentar arranhar, mas nao podia usar esse metodo no chip7...
deixei a "demolhar" com alcool

depois levou mx-2

essa "chiqlete" já vem ressequida de origem, pois fiz a mudança antes de montar a board, que era nova

ohnigres
15-04-2008, 22:25
lolol eu fiz isso (lixar) quando tive num E6300 e num 9500Led, a CoolLaboratory Pro.. aquela de liga metalica. tipo aquela merd@ corroeu o cooler e o cpu tive de lixar e polir ambos....

mas pronto, nunca mais a usei...

abraço..

P.S.: fogo, em full tenho 40ºC com OC no NB tou felississimo!!!!

WindWalker
16-04-2008, 00:05
Lixei a Base do Cooler!

Percebi que tinhas lixado o 'chip' ;)

rav3n
07-05-2008, 04:36
e aí vai um bump
afinal nestes dias mais quentes reparei que o dissipador do meu chipset(P35) andava bastante quente, e eu a pensar que nao aquecia grande coisa...