View Full Version : opinião ifactorysolutions.com

uva
04-03-2008, 14:48
Viva,

Acabei de colocar online o website da minha empresa. ifactorysolutions.com
Gostaria de ouvir o feedback da comunidade que trabalha no mesmo ramo.

Nesta fase faltam indexar alguns links, e fechar a versão em inglês ainda não online.

Acham que devo tentar a subscrição de um prémio de site do dia à thefwa.com ???

É que ainda é caro (25 libras) e penso que o site não esteja assim tão extraordinário que possa vir a vencer.

Obrigado

K0mA
04-03-2008, 14:57
Boas,

Verifica a ortografia com um corrector, vais encontrar erros.

Santo38
04-03-2008, 15:46
A primeira critica que tenho a dizer logo é o tempo imenso que demora a carregar! Quantos megas tem o Flash??

Normalmente nestes casos a maioria do pessoal sai do site antes dele completar o carregamento. Penso que deverias dividir em vários Flash para ser mais rápido a mostrar algo ao potencial cliente.

Quanto ao resto.. não consegui ver nada pois não sai dali!

Saudações

crossroads
04-03-2008, 16:02
Boas!

Em primeiro lugar não gosto que apenas seja em flash. Normalmente tenho a tendencia de ir para o site em html ou então, quando inexistente, simplesmente fecho o site. Segundo, o texto está com uma linguagem muito forçada como, por exemplo, utilizar "desiderato" na apresentação da empresa. Revê também a acentuação.
Outra coisa é que me bloqueou o firefox por 2 vezes. Fechei.
De design está ok, nada de especial.

michael c
04-03-2008, 16:04
Boas

O site não funciona em Firefox. Depois do preloading fica parado. Em explorer funciona. É um bug que deves sem dúvida revêr porque nem toda a gente usa explorer.

Quanto ao site em si, está visualmente muito agradável. Contudo, e como deves saber, isso está longe de ser tudo. o Preloading inicial é demasiado moroso. Julgo que ficaria mais acessível se, como disse o Santo38, dividisses o ficheiro principal em vários swf's.

Existe ainda outro problema que deves ter em conta. As animações pela quais optaste são sem dúvida agradáveis, contudo, deves lembrar-te que nem todos os utilizadores têm computadores de topo, e até no meu PC que é um Core2Duo e tem 6GB de Memória noto alguns "slowdowns". Cuidado, porque isso pode ser factor de pressionar o botão fechar para muitos utilizadores que têm computadores menos bons.

Depois, e relativamente à navegação percebo perfeitamente a tua intenção, mas lembra-te para o público-alvo que estás a trabalhar, estás a trabalhar para empresas/empresários. Nem todos eles vão advinhar que tens de passar o rato por cima do logo para aparecer o menu de navegação. Julgo que este deverá estar sempre vísivel.

De qualquer forma os meus parabéns, porque o site, apesar de tanta crítica, está bom, principalmente ao nível visual. Deves é, no meu entender, melhorar estes aspectos no sentido de o melhorar.

Felicidades para a empresa,
Cumps

michael c
04-03-2008, 16:05
De design está ok, nada de especial.

Aqui foste mauzinho;)
Cumps

NoMercy
04-03-2008, 16:12
Acho que se vais ter links que não funcionem (ou que ainda não estejam a funcionar), mais vale não os ter lá, como por exemplo:
quem somos -> + sobre a ifactory
soluções -> + sobre os nossos produtos e soluções ->

e talvez seja mais funcional dares estas informações no próprio site ao invés de num ficheiro pdf

btw: funcionou bem em Opera 9.26 e IE 7

crossroads
04-03-2008, 16:20
Aqui foste mauzinho;)
Cumps

hehehe... não foi intencional mas talvez fruto dos 10mn à espera do firefox. Tive que o reiniciar 2 vezes...
Na verdade o design está simples, sóbrio e apelativo mas apenas isso. Não é que o ache extraordinário como para o candidatar já a prémios.

Someone_yeh
04-03-2008, 17:21
Respondendo apenas à questão da fwa: penso que não tens site para isso. Está bem construído mas não tem grande profundidade, parece-me um site demasiado limitado. De qualquer forma para o panorama nacional está bom e para o que a empresa pretende mostrar não seria preciso mais. Bom trabalho!

michael c
04-03-2008, 17:35
Acham que devo tentar a subscrição de um prémio de site do dia à thefwa.com ???

É que ainda é caro (25 libras) e penso que o site não esteja assim tão extraordinário que possa vir a vencer.

Obrigado

Não tinha visto esta frase. Sinceramente poupa o teu €. Apesar de estar bom digamos que não é "FWA Material" :winknu:, ali só entram mesmo sites muito muito acima da média. Poupa esse dinheiro e submete o site em outras galerias online que são gratuitas. Faz uma pesquisa pela net que logo encontras algumas até bem cotadas.

Cumps

Armadillo
04-03-2008, 17:46
muuuuito pesado. ate nos movimentos do menu, as layers a moverem-se... paravam!!

a parte da galeria tem um bugzito: ao escolher um item do portfolio para outro, de forma aleatoria, o alpha diminui para 0 sem haver fade. Acontece ás vezes, nao é sempre.

kovak
04-03-2008, 17:48
a primeira critica que deixo e de ser muito lento
nao deixo mais nada pois nem se quer tive paciencia para estar a espera que o abri-se
acho que isso vai acontecer a muitos visitantes que quando la forem e estiverem a abrir e vou ver que isso demora bues vão acabar por chegar a pagina.

cumps

uva
04-03-2008, 17:58
pessoal, muito obrigado pelo rápido feedback.

De facto construí o site com o intuíto de conseguir entrar na roda do fwa, mas á medida que fui avançando, tive mesmo que ir removendo funcionalidades e simplificando funções para que o mesmo não se torna-se demasiado pouco "user friendly", o que como alguns de vocês referiram é ponto essencial para vender algo.

Em relação ao comentário prejurativo relativa aos links que não funcionam, como podem ler no meu post referi que existem ainda links não funcionais, pois o site está ainda a ser "fechado".

Em relação a tempos de carregamento, podem dar-me uma noção dos tempos que actualmente vos demora a abrir, e que tipo de ligações têm ?

Vocacionamos o site para um público alvo com computadores correntes e com ligação de banda larga. A ideia será em paralelo na página inicial fornecer a opção de entrada para página html simples.

Em relação aos erros ortográficos, tenho que dar ainda uma revisão nos textos. Tal como referi o site foi colocado á pouco online com a ideia de recolher opiniões e comentários. Confesso que preocupei-me mais com o aspecto e funcionalidade base do site que com os detalhes de texto, etc ...

Por fim em relação ao portfolio, e em particular ao comentário referente ao crescer do mesmo e filtragem de conteúdos. O mesmo está já a fncionar sobre xml com um parser.
Foi já criado o campo de categoria no mesmo, com a ideia de mais tarde com o crescimento dos projectos permitir a filtragem de projectos por categoria ou data.

De todas as formas nesta fase penso não ser ainda de especial relevância, visto os poucos projectos em carteira.

Obrigado mais uma vez pelos vossos comentários e opiniões.

michael c
04-03-2008, 18:04
Por fim em relação ao portfolio, e em particular ao comentário referente ao crescer do mesmo e filtragem de conteúdos. O mesmo está já a fncionar sobre xml com um parser.
Foi já criado o campo de categoria no mesmo, com a ideia de mais tarde com o crescimento dos projectos permitir a filtragem de projectos por categoria ou data.

Peço desculpa porque só agora me apercebi realmente que está feito dessa forma.

Cumps

uva
04-03-2008, 18:08
que tipo de prémios te referes???

ex:
fcuk star
serial flasher
dope awards

???

Conhecem outros que pensem valer a pena.

Não faço questão de nenhum prémio, nem tão pouco penso que o site esteja tão diferente (se é que o está) que merece algum prémio de reconhecimento. De qualquer forma como todos estão conscientes os mesmos são importantes para um potencial cliente e servirão como cartão de visita.

Em relação aos tempos de entrada, testei já em linux, windows e macos, em ligações netcabo, adsl clix e sapo, e em nenhuma das vezes excedeu os 20 seg. (o que considero viável para o tipo de site e não me importo que aconteça).

Em relação á fluidez do site apenas notei perdas e drop frames numa ligação de 2mb em windows, num PC já com alguns anos.

Mais uma vez obrigado

Armadillo
04-03-2008, 18:08
12MB dedicados +-10segundos

abriu aqui no FF e no IE

oscarolim
04-03-2008, 18:09
Com uma ligação 8MB, fechei o browser apos 1 minuto de espera. Ou uma página carrega em <10 segundos, ou então já demasiado (pelo menos dar alguma informação, loadings bastam os jogos).
O facto de não funcionar no firefox também é bastante mau!
De resto, não cheguei a ver o site, pela razão da demora em abrir.

uva
04-03-2008, 18:17
Com uma ligação 8MB, fechei o browser apos 1 minuto de espera. Ou uma página carrega em <10 segundos, ou então já demasiado (pelo menos dar alguma informação, loadings bastam os jogos).

Estranho, não fui capaz ainda de replicar a mesma situação, dos vários testes que fiz.
Em relação ao tempo de loading confesso que penso que até 20-25 seg para sites dinâmicos pode ser aceitável, desde que se dê alternativa, o que irei fazer ao colocar uma página html não dinâmica como opção na entrada.

Firefox, podes dizer-me qual o sistema operativo e versão de firefox sff.
Testei em windows e mac com firefox e tudo funcionou bem. Pode ser da versão ou centrar de página no html que esteja a fazer com que não funcione, e gostava de corrigir o mesmo.

Mais uma vez obrigado

michael c
04-03-2008, 18:18
que tipo de prémios te referes???

ex:
fcuk star
serial flasher
dope awards

???

Conhecem outros que pensem valer a pena.

Não faço questão de nenhum prémio, nem tão pouco penso que o site esteja tão diferente (se é que o está) que merece algum prémio de reconhecimento. De qualquer forma como todos estão conscientes os mesmos são importantes para um potencial cliente e servirão como cartão de visita.

Em relação aos tempos de entrada, testei já em linux, windows e macos, em ligações netcabo, adsl clix e sapo, e em nenhuma das vezes excedeu os 20 seg. (o que considero viável para o tipo de site e não me importo que aconteça).

Em relação á fluidez do site apenas notei perdas e drop frames numa ligação de 2mb em windows, num PC já com alguns anos.

Mais uma vez obrigado

Sim, esses por exemplo, deixo-te outros:

http://websitedesignawards.com/
http://www.standoutawards.com/
http://www.newwebpick.com/
http://www.e-creative.net/
http://www.bestflashanimationsite.com/

E há mais, estes foi o que me lembrei assim de repente.

20 segundos é perfeitamente viável para o tipo de site que é. A grande questão aqui julgo que se prende com questões de optimização. Não será dificil dividir isso em diferentes SWFs. Eu por exemplo pago uma ligação 16MB mas na prática tenho cerca de 750kbs.

Não tenho possibilidade de ter mais bandwidth no sitio onde estou pelo que o tempo de carregamento ainda é algo moroso. Como gosto bastante deste tipo de sites, espero como é óbvio. Mas se fosse outro tipo de utilizador não sei se teria paciência. Agora se o teu público-alvo não são realmente pessoas que têm esta largura de banda, então não há problema nenhum.

Cumps

Armadillo
04-03-2008, 18:20
Ou uma página carrega em <10 segundos, ou então já demasiado (pelo menos dar alguma informação, loadings bastam os jogos).

verdade

nao terás o adblock ou o AV a bloquear isso?
Ainda ao bocado tive um prob com um banner e era o Adblock

michael c
04-03-2008, 18:21
Testei em windows e mac com firefox e tudo funcionou bem. Pode ser da versão ou centrar de página no html que esteja a fazer com que não funcione, e gostava de corrigir o mesmo.

Mais uma vez obrigado

O firefow apresenta alguns problemas com flash, principalmente esta ultima versão. Ainda não consegui perceber porquê. Eu tenho Vista 64Bits e Firefox V. 2.0.0.12 e da primeira vez que tentei não consegui aceder. Da segunda já entrou sem problemas, são bugs muito estranhos. Já me aconteceu uma coisa parecida num trabalho que fiz recentemente, também tive problemas com flash e firefox.

Cumps

michael c
04-03-2008, 18:24
Ou uma página carrega em <10 segundos, ou então já demasiado (pelo menos dar alguma informação, loadings bastam os jogos).

Isso é sem dúvida um exagero. 10 Segundos é muito pouco tempo. Quando existem sites dinâmicos HTML+PHP based que demoram mais que isso ninguém se queixa...ah, é verdade, este é um site flash based...peço desculpa, se demorar muito tempo ninguém quer ver, já me esquecia desse pormenor.

Cumps

Armadillo
04-03-2008, 18:26
É preferivel ter varios "pre-loadings" de 1/2segundos do que um gigantesco de 20segundos logo ao abrir o site.

michael c
04-03-2008, 18:29
É preferivel ter varios "pre-loadings" de 1/2segundos do que um gigantesco de 20segundos logo ao abrir o site.

Concordo absolutamente. Daí ter dito que talvez fosse bom dividir o main SWF em vários swf's mais pequenos optimizando desta forma o site.

Cumps

oscarolim
04-03-2008, 18:34
Estranho, não fui capaz ainda de replicar a mesma situação, dos vários testes que fiz.
Em relação ao tempo de loading confesso que penso que até 20-25 seg para sites dinâmicos pode ser aceitável, desde que se dê alternativa, o que irei fazer ao colocar uma página html não dinâmica como opção na entrada.

Mais uma vez obrigado

Isso ja é melhor, ter algo alternativo, ou quebrar em flashes mais pequenos como alguem sugeriu.
Testei em linux / windows xp 32bits, firefox 2.0.12 e firefox 3 beta 3

uva
04-03-2008, 18:36

Também concordo, e vou tentar contornar com o mesmo.

De qualquer forma já o fiz no portfolio para cada imagem lida do xml e lista de thumbnails.

Resta-me o quem somos e soluções, nos quais apenas existe texto, e os caracteres de letra embebidos e os contactos, nos quais o formulário também apenas são alguns Kb.

O filme inicial e loop, terão que estar no mesmo swf por forma a criar a noção de continuidade do inicio, e esses são os que mais pesam visto estarem convertidos a 650Kb/s .

Poderei sempre reduzir um pouco o tamanho final da janela do site, reduzindo o peso, mas para qem utiliza resoluções elevados como o meu caso e de muitos outros, torna-se demasiado pequeno.

oscarolim
04-03-2008, 18:38
Isso é sem dúvida um exagero. 10 Segundos é muito pouco tempo. Quando existem sites dinâmicos HTML+PHP based que demoram mais que isso ninguém se queixa...ah, é verdade, este é um site flash based...peço desculpa, se demorar muito tempo ninguém quer ver, já me esquecia desse pormenor.

Cumps

Não é por ser flash, eu pelo menos não gosto de estar a espera sem poder fazer nada. Se bem que o user em questão já disse que ia remediar a situação com uma versão em html.
E há algo também importante. O site pode ser rápido numa determinada altura, mas se o flash for grande e tiver 30 pessoas a tentar ver simultâneamente (e a sacar o flash), o servidor onde está alojado pode não conseguir dar resposta e tornar lento o site.

uva
04-03-2008, 18:38
Isso ja é melhor, ter algo alternativo, ou quebrar em flashes mais pequenos como alguem sugeriu.
Testei em linux / windows xp 32bits, firefox 2.0.12 e firefox 3 beta 3

oscarolim

Nos testes que fizeste funcionou bem em todos os casos?

Obrigado

oscarolim
04-03-2008, 18:43
oscarolim

Nos testes que fizeste funcionou bem em todos os casos?

Obrigado

Tive que desactivar o adblock senão não mostrava nada ao carregar. De resto pareceu-me funcionar bem, mas um bocado lento (e a minha ligação é de 8MB.

Armadillo
só mais uma coisinha: faz com que o menu desça por ele proprio aquando do loading (espero ter-me feito entender :s) ou poe algo a chamar á atençao para passar o rato sobre o logo.

Digo isto porque estava a contar o tempo que demorava a intro, e dei por mim especado a olhar para o logo e nada :p

cumprimentos

uva
Não é por ser flash, eu pelo menos não gosto de estar a espera sem poder fazer nada. Se bem que o user em questão já disse que ia remediar a situação com uma versão em html.
E há algo também importante. O site pode ser rápido numa determinada altura, mas se o flash for grande e tiver 30 pessoas a tentar ver simultâneamente (e a sacar o flash), o servidor onde está alojado pode não conseguir dar resposta e tornar lento o site.

Sem dúvida.

A ideia de trazer este assunto para este forum antecipadamente de promover o site, foi exactamente essa. Perceber junto de quem percebe e trabalha no mesmo qual a opinião geral.

Por outro lado tal como referes testar se o servidor onde se encontra alojado o site é ou não adequado para o tipo de site e número de acessos ao mesmo.

O que me parece neste momento é que diferentes utilizadores, provávelmente com diferentes ligações e subconsequentes diferentes backbones de acesso estão a ter desempenhos diferentes.

A ideia é com base no mesmo perceber e corrigir.

Vou fazer o mesmo teste e questionar em foruns europeus e americanos, por forma a validar também o acesso dos mesmos.

Todos os vossos comentários em relação ao tempo de acesso ao site são importantes, mesmo que depreciativos, pois a ideia é mesmo conseguir um nível de optimização e tempo de espera adequado á grande maioria de quem visita o site.

Mais uma vez obrigado.

uva
04-03-2008, 18:48
só mais uma coisinha: faz com que o menu desça por ele proprio aquando do loading (espero ter-me feito entender :s) ou poe algo a chamar á atençao para passar o rato sobre o logo.

Digo isto porque estava a contar o tempo que demorava a intro, e dei por mim especado a olhar para o logo e nada :p

cumprimentos

Sim percebi perfeitamente o que queres dizer.

Na verdade inicialmente tinha o menu a descer inicialmente no final da animação, mas entretanto alterei, para tentar promover de alguma forma a necessidade do utilizador fazer algo para descobrir o menu (por mais directo ou não que seja) e por outro lado para que durante este periodo (sendo chato ou não) o mesmo seja obrigado a olhar para o logo e nome da empresa.

Daí a ideia do menu voltar sempre atrás ao logo e não um menu horizontal ou vertical como estamos habituados.

Com isto conto que o nome e imagem da empresa seja por força maior imposta ao utlizador, o que nesta fase inicial de arranque é de especial importância, pois nos próximos meses quem visitar o site irá fazã-lo pela primeira ou segunda vez,pois nem conhece quem somos.

Não sei se este raciocinio será assim tão válido, mas respondendo á tua questão a ideia seria essa...

Armadillo
04-03-2008, 18:53
sim, acho que é valido :)
tambem estava a "testar" o site e nao estava a navegar em busca de alguma coisa.

Ja agora, mais uma sugestao! É um detalhe mas ficava porreiro: aqueles posinhos que estao a flutuar, estao sempre a uma velocidade constante. Seria interessante, de vez em quando (tipo, de 15 em 15 segs), as estrelas aumentarem a velocidade e depois voltarem a sua veloc. inicial.

cumprimentos
continua o bom trabalho :D

michael c
04-03-2008, 18:56

De acordo. É sempre bom ter uma alternativa em HTML, sempre que isso seja possivel. Quanto maior for o range de utilizadores para o qual trabalhamos e preparamos o nosso site, melhor, isto na minha opinião.

Concordo também. A velocidade com que o site é executado também depende do servidor em que está alojado. O sites flash exigem bastantes recursos da máquina, se houver esse problema de 30 pessoas estarem a ver em simultâneo, pode revelar-se problemático para o servidor, especialmente se este não estiver à altura em termos de hardware.

Contudo, julgo que, e dado ser um site institucional, dificilmente haverá 30 pessoas a ver em simultâneo. Embora reconheça que pode perfeitamente acontecer.

Cumps

uva
04-03-2008, 19:00
sim, acho que é valido :)
tambem estava a "testar" o site e nao estava a navegar em busca de alguma coisa.

Ja agora, mais uma sugestao! É um detalhe mas ficava porreiro: aqueles posinhos que estao a flutuar, estao sempre a uma velocidade constante. Seria interessante, de vez em quando (tipo, de 15 em 15 segs), as estrelas aumentarem a velocidade e depois voltarem a sua veloc. inicial.

cumprimentos
continua o bom trabalho :D

Acredita que também gostava, mas as particulas que te referes para terem aquele aspecto estão feitas em after effects. ou seja são importados como video para o flash. Desta forma aumentar a cadência das mesmas ou aumentar o tempo de loop de 8 seg (actualmente em cena) para 15, ou 30, caso duas velocidades iria aumentar substâncialmente o peso do site.

De facto existem bastante melhorias que poderiam ser feitas. O grade problema que confesso que tive com o site, foi o de não exagerar, pois o público apesar de definido será heterogéneo, e por outro lado não abusar da inovação deixando para trás um interface "user friendly".

Com isto e respondendo á tua questão, existe muito mais que fácilmente seria de fácil alcance como o ponto que referes, mas por constrangimentos de facilidade de interface ou mesmo por optimização de tamanho, não foram implementados ou em alguns casos foram mesmo removidos após implementação.

NoMercy
04-03-2008, 20:28
...
Em relação ao comentário prejurativo relativa aos links que não funcionam, como podem ler no meu post referi que existem ainda links não funcionais, pois o site está ainda a ser "fechado".

comentário prejurativo? ... ora essa ... apenas dei a minha opinião quanto a esse assunto. :)