View Full Version : [Sugestão] Secção de fotografia

Rui Marto
02-03-2008, 23:58
Queria sugerir que fosse criada uma subsecção para amostra de fotografias. De momento existe um tópico para isso, mas visto que é comum a todos os users, acaba por haver um imenso flood de imagens, e ainda por cima não tem o proveito que deveria, dada a quantidade de imagens que entram.
Desta forma criava-se uma subsecção para amostra de fotografias, com um tópico para cada user, à semelhança da secção de avaliações.
Para controlar o fluxo de fotografias poderia arranjar-se um esquema estilo "Power Member" de fotografia, pelo qual, ao fim de certo tempo ou certo nível de participação, o membro receberia o seu tópico para fotografias.

nunyx
03-03-2008, 00:03
Rui Marto, isso é algo que já se encontra em discussão por parte do Staff. Estamos a ponderar as vantagens e desvantagens. Por enquanto não posso avançar mais. ;)

Cumps.

Rui Marto
03-03-2008, 00:14
Wow. Obrigado pela resposta rápida. :)

De facto há vantagens e desvantagens. Eu não as conheço todas, porque também não sei como funcionam estas coisas. Apenas sugeri isto com o objectivo de "abrandar" um pouco o ritmo a que aquele tópico cresce, ritmo esse que acho que não é muito favorável aos próprios users, pois mais rapidamente as suas imagens caiem no "esquecimento", muitas delas sem criticas nem comentários.

nunyx
03-03-2008, 00:17
Sim, é esse conjunto de desvantagens actuais que levaram a que surgisse a ideia de uma galeria com um tópico para cada user. Mas há algumas coisas a discutir antes de se chegar a uma conclusão sobre qual a melhor abordagem. :)

michael c
03-03-2008, 01:06
Pessoalmente concordo em absoluto com a criação de um esquema de galerias como referiram. Como é óbvio percebo perfeitamente que tenha de ser bem pensado primeiro. De qualquer forma deixo o meu apoio à ideia do Rui e penso que, acima de tudo, no meio desta questão quem ficaria a ganhar seria a própria techzone pela maior dinamização que aquela secção iria ter.

Acho que não seria pela adesão, a thread dos ensaios digitais prova que há receptividade por parte da comunidade da TZ para algo deste género.

De qualquer forma, e se já está em ponderação pela moderação, faço votos de que saia fumo branco em breve.

Cumps

helius
12-03-2008, 01:41
fazendo um bump à discussão :)

a fotografia está mesmo a precisar de uma reorganização em termos de apresentação de imagens, a thread Mostre seus ensaios digitais... (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=158329) está a tornar-se um bocado caótica, tornando de difícil visualização devido ao grande volume de posts...

a minha sugestão passa não pela criação de galerias de users, que julgo não ser o que se pretende com a secção fotografia, que desta forma se tornava apenas um aglomerado de portfolios, mas sim pela divisão temática de threads, p. ex. Ensaios Digitais - Retratos ; Ensaios Digitais - Paisagens ; Ensaios Digitais - Abstractos ; ...

desta forma poderia assumir uma forma mais organizada e por consequência permitir um outro tipo de discussão sobre as fotos apresentadas.

cumps

nunyx
12-03-2008, 01:55
helius, não quero de forma nenhuma dizer que é uma má ideia, até porque não é, mas não me parece que seja o mais adequado para este caso. Creio que acaba mesmo por trazer alguma confusão e iria ser mais complicado de gerir. A ideia da Galeria parece ser um pouco mais adequada e quase que não tenho dúvidas que seria bem mais rápido de se colocar em prática, trazendo benefícios na organização das submissões de cada um, e na organização pessoal dos users e dos seus posts. :)

helius
12-03-2008, 01:59
ok, percebi o teu ponto de vista..

então e para quando essas inovações? já há algumas novidades?

cumps

nunyx
12-03-2008, 02:06
Estamos neste preciso momento a votar e a discutir acerca da implementação desta ideia, e quais as condições necessárias. :)

dasens
30-03-2008, 14:58
Concordo com o que sugeriu o rui marto, e acho que a sugestão do esquema estilo power member é capaz de ser a melhor solução (embora provavelmente não seja a mais justa), no sentido de ser possível controlar melhor o fórum.
Ficamos então à espera do desfecho disto por parte dos moderadores!

vjoe
30-03-2008, 15:23
Para isso mais vale retirar a permissão aos verdinhos de criarem tópicos (excepto nos quadros de dúvidas).

HecKel
30-03-2008, 15:30
Pessoal, sem querer ofender ninguém não sejam tão radicais, sff.

Está em discussão a criação da galeria (tal como o nunyx já afirmou), se essa vier a ser aberta será para todos. Não tem sentido limitar tanto os verdinhos, se se registam numa comunidade pelo menos é suposto usufruirem do que ela tem para oferecer dentro da temática da mesma.

Os moderadores daquela zona certamente que irão ter mais trabalho e se acharem que não estão a dar conta do recado até agradecemos um feedback construtivo no Contacte o Staff. Já tivemos várias criticas bastante boas no contacte o staff e acreditem, é bastante importante mesmo para nós obtermos feedback da nossa performance no fórum.

A ideia de limitar os membros a essas secções a ver com tecnologia é bastante frustrante, a ideia é darmos algo mais à comunidade e não limitá-la ainda mais. Não queremos de forma alguma transformar os powermembers numa elite, são apenas membros com acesso a zonas extra ao fórum e a galeria não será uma zona extra.

Peço-vos que pensem nisto, sff.

Rui Marto
30-03-2008, 15:33
A ideia não era limitar ninguém. Os new members podem participar, comentando, colocando as suas duvidas, fazendo a pergunta que tanto gostam "Que máquina devo comprar?", aprendendo e/ou ensinando sobre fotografia.

Apenas a parte de criar a galeria ficaria restrita aos frequent flyers daquela secção. Como disse o dasens, é um pouco injusto, mas é uma forma de controlar, dando esse "privilégio" só a quem participa de forma activa.

nunyx
30-03-2008, 15:45
A minha opinião é que se os novos membros não têm capacidade ou maturidade no fórum ou whatever, então também não terão o que é necessário para fazer reply, o que me parece limitador de uma forma ou de outra. Podem haver users que conseguem contribuir com trabalhos excelentes, mas teriam que esperar até serem Power Members? Acho que a Comunidade saía a perder. :wvsore:

dasens
30-03-2008, 16:04
Além do mais eu acho que existe ainda outra questão, que passa por dinamizar precisamente o fórum de fotografia. Ultimamente tem-se feito alguns esforços nesse sentido, e os concursos com temas mensais foram uma excelente forma de trazer mais gente à secção, e parece-me (posso estar enganado) que o maior tópico (o dos ensaios digitais) cresceu bastante desde a sua implementação.
Mas o que me parece também, é que aqueles que mais tempo passam no fórum de fotografia e para o qual mais contribuem estão a ficar um bocado fartos dos tópicos que máquina comprar com x dinheiro. Sem dúvida que estes tópicos devem existir, até porque é uma excelente forma de ajudar aqueles que têm menos conhecimento e que querem investir em equipamento, mas acho que não estou sozinho quando penso que o fórum poderia ser algo mais que isso. Se calhar nem são as galerias que vão resolver a situação, se calhar nem são os moderadores, mas terão de ser os próprios users a resolve-lo, não sei. É uma questão sobre a qual terá que se reflectir e debater com mais tempo e com mais membros. Vou ver se falo com o grandenaboverde para reunirmos entre aqueles que são já os "frequent flyers" como disse o rui, para se perceber o que se pode fazer para dar mais vida à secção.

Termino então a minha participação neste discussão, até porque enquanto não houver uma decisão em relação às galerias, não valerá a pena estarmos a bater mais na mesma tecla.
Se for implementado um novo sistema, óptimo, vamos ver quais serão os seus resultados, e estou certo que o staff estará disponível para receber o feedback dos users quanto a hipotéticas alterações ao próprio sistema caso estas venham a ser necessárias.

Edit 2 add:
A minha opinião é que se os novos membros não têm capacidade ou maturidade no fórum ou whatever, então também não terão o que é necessário para fazer reply, o que me parece limitador de uma forma ou de outra. Podem haver users que conseguem contribuir com trabalhos excelentes, mas teriam que esperar até serem Power Members? Acho que a Comunidade saía a perder. :wvsore:

O sistema não teria de estar relacionado com ser power member ou não.
Poderia ser criado um sistema de rank dentro do forum de fotografia que seria o limite mínimo para se poder ter uma galeria por exemplo. Assim, alguém que fosse novo ao fórum não teria que fazer mais que participar para ter acesso a uma forma de expor os seus trabalhos, assim como não daria acesso imediato aos power members, pois teriam na mesma que participar!
Não sei é até que ponto é que isto é viável, mas era a isto que me referia quando respondi pela primeira vez no tópico, e penso que é o mesmo que o rui está a sugerir..

Rui Marto
30-03-2008, 16:40
Pois, era isso mesmo dasens. Daí eu ter dito no primeiro post que seria uma espécie de power member de fotografia. E explico de forma simples o porquê de ter sugerido isso:
É fácil para qualquer um chegar à secção, abrir um tópico e começar a despejar fotografias, não estando necessariamente a contribuir para a comunidade.
Se for alguém com muito valor, de certeza que também não terá grande dificuldade em contribuir para comunidade e mostrar que merece uma galeria.
E isto não teria que ser pelo tempo, ou número de posts, até porque qualidade interessa mais que quantidade.

Isso dos tópicos das máquinas realmente é verdade, já aqui há tempos tinha falado sobre isso com o grandenaboverde. É que por muito que uma pessoa queira ajudar, chega a um ponto que já é tão repetitivo que tira toda e qualquer vontade de responder.

Mas pronto, quanto a mim é esperar pela decisão do staff, e ver que mudanças trazem... :) Estarei cá para ajudar no que puder.

santoshd
31-03-2008, 04:49
Boas
Bem este topico despertou-me alguma atenção, li-o até ao fim e se me é premitido opinar vou dizer de minha justiça.
De facto a secção de fotografia começa a ficar um pouco "desoganizada", quanto a isso parece não haver duvidas, acho a ideia da galeria uma boa ideia e acho também que quem a tiver deve mostar trabalho e deve merece-la (qualiade em detrimento da quantiade).
Segundo ponto aqui focado a repetição de topicos "que maquina comprar", quanto a isto usei-o recentemente (obrigado rui e todos os que respoderam), acho que á semelhança do forum duvidas e suorte tecnico (configurações) deveria existir um sub-furm dediacdo ao tema, e por mais repetitivo que seja respoder a estas questoes devem faze-lo pois á nobs como eu que chegam a uma parteleira de um hiper e fiacam a olhar para aquilo, gastam o dinheiro e não ficam servidos. Além disso este também é um mundo em contaste mudança e o que é hoje amanhã já não é.
Conclusão acho a galeria uma excelente ideia para quem realmente a merecer (e devem fazer por isso), e acho que o forum da fotogarfia deveria ser repensado e reorganizado.
Espero ter ajudado de alguma forma, cumps a todos.

nunyx
31-03-2008, 05:05
santoshd, agradeço a tua opinião e a tua sugestão. Eis o que penso: Dúvidas sobre que máquina comprar vão haver sempre. Criar mais um sub-fórum não vai ajudar à organização, creio que é exactamente o contrário, acabaria por complicar. Estou a ter um deja-vu porque este tipo de sugestão e respectiva resposta já aconteceu mas relacionado com o Telemóveis. :D

Mais: À semelhança do Telemóveis, também o Fotografia tem um índice de tópicos e acrescenta outros stickies também úteis, pelo que a organização depende dos users darem realmente valor a cada sticky e de facto lerem-no antes de escreverem. É aí que se baseia a organização. :)

Ainda em relação à sugestão de um novo sub-fórum, acho até positivo que não seja criado, porque desta forma os users podem ter em conta os tópicos já criados sobre outras máquinas (e sobre recomendações, etc) e tirar as suas próprias conclusões sem ter que criar mais um tópico de dúvidas.

Fica então o meu ponto de vista. ;)

c3l5o
31-03-2008, 06:19
Acho a ideia de se criar uma galeria nesta secção algo de muito positivo dando opurtunidade a quem ainda não o fez de ter o seu próprio espaço onde postar o seu material. Penso que não deverá ser uma questão de quem terá o direito de postar, tomando-me a mim como exemplo:

Esta secção nunca me tinha chamado a atenção, no entanto cada vez me desperta mais interesse e vontade de participar, ainda que seja muito leigo ou não tenha de todo a criatividade necessária para o fazer, no entanto seria bom ter um sitio onde ocasionalmente pudesse pôr algumas fotos que vou tirando e ter nesse mesmo sitio as criticas e comentários de pessoas bem mais experientes no assunto que eu.

Penso que algo de muito bom poderá advir de tal secção para esta comunidade. E apenas cabe aos seus utilizadores não a deixar "abandalhar".

santoshd
31-03-2008, 06:59
santoshd, agradeço a tua opinião e a tua sugestão. Eis o que penso: Dúvidas sobre que máquina comprar vão haver sempre. Criar mais um sub-fórum não vai ajudar à organização, creio que é exactamente o contrário, acabaria por complicar. Estou a ter um deja-vu porque este tipo de sugestão e respectiva resposta já aconteceu mas relacionado com o Telemóveis. :D

Mais: À semelhança do Telemóveis, também o Fotografia tem um índice de tópicos e acrescenta outros stickies também úteis, pelo que a organização depende dos users darem realmente valor a cada sticky e de facto lerem-no antes de escreverem. É aí que se baseia a organização. :)

Ainda em relação à sugestão de um novo sub-fórum, acho até positivo que não seja criado, porque desta forma os users podem ter em conta os tópicos já criados sobre outras máquinas (e sobre recomendações, etc) e tirar as suas próprias conclusões sem ter que criar mais um tópico de dúvidas.

Fica então o meu ponto de vista. ;)

Não deixas de ter alguma razão e isso também me passou pela cabeça, só que como acontece no forum configurações cada caso é um caso e o que serve para min pode não servir para outro qualquer. Ao estarem todos juntos estes topicos num só forum ou sob-forum acabava por filtrar a informação mais importante postada no forum principal. Cada um teria resposta as suas pretenções e para futuros post's sobre esta questão a informação tava toda ali, embora como disse devido á constante mutação do mercado aquilo que serve hoje amanhã já não é bom. Eu falo por min li muita coisa, pesquisei no mercado sugestoes já dadas que tinham sido descontinuadas ou não se encontravam e por isso foi como que "forçado" a preguntar como tantos ourtos o fazem. Era neste sentido a minha sugestão.
cumps

Andre_pais
31-03-2008, 09:52
Não passo muito tempo nesta área, mas sempre que passo vou ver os ensaios digitais. Está um pouco confuso é verdade, e portanto queria dizer que concordo com a criação destas galerias próprias quando alguém se torna-se um tal "power member".

Também acho interessante a foto do dia, ideia que foi postada noutro topico agora bloqueado. Acho que iria ser interessante um topico SÓ para fotos do dia, que fosse tirar fotos ao topico dos ensaios digitais.

Têm o meu apoio nestas 2 ideias :001:

Rui Marto
31-03-2008, 12:06
santoshd, o problema é que o pessoal habituou-se a abrir um tópico novo por cada pessoa, a maioria das vezes sem sequer ler tópicos, que às vezes têm exactamente o mesmo objectivo.
E isto não é como o configurações. Cada pessoa é uma pessoa, mas os objectivos pouco mudam. Mesmo que mudem, tens apenas X estilos fotográficos, e não infinitas combinações possíveis como acontece com Hardware.

c3l5o, se tiveres alguma dúvida com alguma foto, podes sempre abrir um tópico onde o pessoal discuta a técnica relacionada com esse tipo de foto, que é uma coisa que até acho que falta, tópicos sobre fotografia.
No entanto, para teres acesso a uma galeria tua, não custa nada participar no fórum, quanto mais não seja a colocar dúvidas.
É que há tanta coisa para explorar na fotografia, bem mais importante que as máquinas em si, e da forma que a secção está agora, o pessoal mal se lembra disso.

Andre_pais, a "foto do dia" tem os problemas que eu e o dasens já referimos nesse tópico encerrado. A maioria das pessoas tira fotos aos fins de semana que é quando há mais tempo, não há fotos novas todos os dias. E não estou a ver ninguém a ficar com o "encargo" de todos os dias ir vasculhar o tópico dos ensaios para escolher uma foto.

helius
01-04-2008, 23:50
eu não concordo com a limitação das galerias, e pegando num exemplo recente, quem ganhou o concurso de fotografia do mês passado foi um "verdinho".. acho que a comunidade é que vai começar a filtrar as galerias dos users. naquelas que vale a pena ver, vai haver discussão e debate, noutras o que vai suceder é que vão ficar votadas ao abandono..

o problema que poderá resultar do surgimento de muitas galerias julgo que será na carga sobre o server da techzone.. acho que tem que se estabelecer regras estritas para cada galeria, como dimensão e quantidade de fotos permitidas.. tendo em atenção as infracções e apagando as galerias que não estejam conforme essas mesmas regras.

cumps

Noeljunior
05-04-2008, 12:04
Mas as imagens não estão no servidor. O servidor só guarda uma tag onde está o link da imagem. Cada cliente baixa a imagem no seu browser. Não?

nunyx
08-04-2008, 00:36
Alguns já devem ter reparado que no fórum Fotografia (http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=144) podem encontrar um novo sub-fórum, o Galeria (http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=166). Peço que leiam os tópicos em sticky antes de começar a escrever. :)

mundano
08-04-2008, 00:43
Eu só tenho a dizer que colocar as fotos todas em thumbnails para mim não faz sentido nenhum...

Enfim... Estamos na era da banda larga, e até os acessos moveis já são no mínimo a 512 Kbps.. Quem não quer gastar tráfego em fotografias se anda na secção de galerias é porque anda perdido..

Agora ter que estar constantemente a abrir as imagens em janelas paralelas, quando bastaria ir correndo o tópico para as ver, acho que não faz o mínimo sentido.

As limitações ao tamanho, dos 800 px concordo perfeitamente, para não distorcer o layout do fórum. E concordaria mesmo com limitações ao numero máximo de imagens por dia, ou por semana... Ou o numero de imagens por post... Agora colocar tudo em thumbnails é que sinceramente não concordo, nem entendo o porque dessa opção..

Deixo como sugestão que as regras para o 1º post se mantenham assim, ou seja, uma foto full size e o resto em thumbnails.. Mas que nos posts de lançamento de novas fotos em discussão, pelo tópico a fora seja possivel colocar uma foto full size.. (por full size entenda-se 800px)..

Uma foto com 800px de lado, tem entre 100 e 300 kb.. Não me parece que vá tornar as coisas assim tão pesadas quanto isso..

Espero que quem de direito reconsidere esta situação..

helius
08-04-2008, 00:43
queria dar os parabéns pela solução encontrada, esperemos que tenha resultados positivos.. :)

cumps

ps/ a minha já lá está :) mas ainda está em construção

destr0yer
08-04-2008, 00:49
Eu só tenho a dizer que colocar as fotos todas em thumbnails para mim não faz sentido nenhum...

Enfim... Estamos na era da banda larga, e até os acessos moveis já são no mínimo a 512 Kbps.. Quem não quer gastar tráfego em fotografias se anda na secção de galerias é porqueanda perdido..

Agora ter que estar constantemente a abrir as imagens em janelas paralelas, quando bastaria ir correndo o tópico para as ver, acho que não faz o mínimo sentido.

As limitações ao tamanho, dos 800 px concordo perfeitamente, para não distorcer o layout do fórum. E concordaria mesmo com limitações ao numero máximo de imagens por dia, ou por semana... Ou o numero de imagens por post... Agora colocar tudo em thumbnails é que sinceramente não concordo, nem entendo o porque dessa opção..

No topico "Mostre os seus ensaios digitais" sempre tivemos dezenas de fotos por página e nunca ninguém morreu por causa disso.. Espero que quem de direito reconsidere esse ponto em concreto.

De resto, acho que é uma adição que só vem valorizar o forum.

Discordo.

O problema não é nem o tráfego, mas o tempo que demora a abrir a página!

Estou agora na residência, com acesso wireless e é tréfego ilimitado e com largura de banda de vários mbps, mas devido a forma que a rede funciona, o tempo que demora a carregar imagens é desesperante:sad:

Já quase não ando no Mostre os Ensaios por causa disso mesmo.

Mesmo em casa, para abrir uma página com dezenas de fotos, é desesperante, principalmente que a medida que o browser vai fazento GET das imagens, o layout vai "saltando"

nunyx
08-04-2008, 00:50
mundano, foi a solução que nos pareceu mais correcta. Ainda há quem use internet com limites apertados, alguns dispondo de apenas 1GB ou 2GB. Mas mesmo excluindo esses poucos casos, imagina os users que colocam muitas fotos, acabam por ficar com 40 imagens por post (creio ser o limite) e mesmo quem não tem limites tão apertados poderia sentir-se desmotivado de ver o load interminável da página e acabava por desistir.

Atenção também ao facto de que o conceito de "thumbnail" está bem explicado, basta que leiam o tópico todo até ao fim e que façam uma boa gestão da vossa galeria. :)

mundano
08-04-2008, 01:51
mundano, foi a solução que nos pareceu mais correcta. Ainda há quem use internet com limites apertados, alguns dispondo de apenas 1GB ou 2GB. Mas mesmo excluindo esses poucos casos, imagina os users que colocam muitas fotos, acabam por ficar com 40 imagens por post (creio ser o limite) e mesmo quem não tem limites tão apertados poderia sentir-se desmotivado de ver o load interminável da página e acabava por desistir.

Atenção também ao facto de que o conceito de "thumbnail" está bem explicado, basta que leiam o tópico todo até ao fim e que façam uma boa gestão da vossa galeria. :)

Eu só acho que vai ser chato quando os tópicos tiverem 4 ou 5 páginas, o autor lança uma nova foto.. E o pessoal para a ver, vai ter que ir ao 1º post, e depois voltar à 4ª página.. Ou então abrir o thumbnail (porque ninguém consegue apreciar uma foto em 150px) numa página ao lado, e depois voltar atrás para comentar.. E então se o autor lançar 3 fotos, que é o máximo recomendado por post, vámos ter que abrir 3 tabs com as 3 fotos, ou andar 3 vezes a abrir e a recuar, e vamos andar sempre nisto..

Enfim.. Acho que poderia ser encontrada uma solução de compromisso que não fosse penalizadora para os dowloads de quem vai ver os topicos, nem tornasse a navegação pelos topicos desconfortavel e enfadonha..

Podia-se por exemplo impor uma regra segundo a qual os autores deveriam controlar para que não houvesse mais que X imagens full size em cada página do topico. Ou permitir um novo post com uma imagem em tamanho grande a cada 2 dias.. Ou coisas do genero..

Pensem nisso, porque acho que ficariamos a ganhar..

nunyx
08-04-2008, 01:57
Como eu disse, o conceito de thumbnail está bem explicado no tópico em sticky. Não vejo qual o problema de abrir o thumbnail, imaginando que um user coloque 3 por dia, pode haver quem apenas queira abrir um desses thumbnails, devido às cores ou a outro motivo qualquer.

HecKel
08-04-2008, 02:03
mundano (http://www.techzonept.com/member.php?u=16471), a galeria acabou de ser aberta ao fim de tanto tempo que andaram a pedir a mesma, podem não acreditar mas este assunto tem sido bastante discutido e bastante ponderado antes de ser aplicado, e se agora o foi é porque se reuniram condições para tal.

A tua proposta tem sentido se isso fosse verdade para todos os casos, o que não é. Maioria não são todos, portanto há que estudar uma forma de o impacto ser o menor possível.

Onde é que afecta mais? Uma questão de comodismo ou uma questão de lentidão da página?

Acho que consegues perceber bem onde quero chegar, a solução proposta trás vantagens que antes nem sequer davam para se considerar, antes para comentares as fotos de um dado utilizador tinhas de andar PÁGINAS para trás, agora tens tudo organizado e funcional.

Rui Marto
08-04-2008, 03:41
Concordo com o que disse o HecKel, o outro tópico era uma confusão por causa dos loads. Enquanto as imagens carregavam era só saltos isso. No entanto também percebo o ponto de vista do mundano, e acho que sendo o tópico de um e só um utilizador, vai haver muito menos problemas de loads. Não acontece os casos, de haver uma página inteira, em que cada post tem algunas 5 ou 6 fotos, como acontecia no outro tópico.

Acho que limitando, por exemplo, a 2 ou 3 posts com apenas 1 foto 800px, por página (total de 2 a 3 fotos 800px por página), se conseguia uma boa forma de se poder ir colocando imagens ao longo do tópico, sem criar loads chatos.

Koncaman
08-04-2008, 03:49
Tudo o que implica contagens de fotos mid size, por dia, por pagina, por semana, whatever, não é viavel no que a moderação diz respeito.
imaginem-se a fiscalizar uma serie de threads, a fazer contas a datas e a numero de fotos ja postadas... enfim, so de pensar nisso fico com dor de cabeça.

Acho que a solução encontrada é um compromisso interessante. ninguém é obrigado a andar de trás para a frente, na medida em que qualquer altura da thread, o autor pode por um thumbmail com uma foto nova.

Eu não sou o maior fã de thumbmails, mas também não sou fã de threads que ficam "saltitantes" por causa das imagens que demoram a carregar. Para o efeito que se pretende, e para os recursos disponiveis, acho que a solução encontrada foi um bom compromisso.
Claro que na impossibilidade de agradar sempre a toda a gente, so se pode esperar que o espaço se venha a revelar interessante para a maioria.

nunyx
08-04-2008, 03:51
acho que sendo o tópico de um e só um utilizador, vai haver muito menos problemas de loads. Não acontece os casos, de haver uma página inteira, em que cada post tem algunas 5 ou 6 fotos, como acontecia no outro tópico.

Acho que limitando, por exemplo, a 2 ou 3 posts com apenas 1 foto 800px, por página (total de 2 a 3 fotos 800px por página), se conseguia uma boa forma de se poder ir colocando imagens ao longo do tópico, sem criar loads chatos.
Não necessariamente. Sendo de um só utilizador, e prevendo que um número considerável de users vão criar a sua própria galeria, podem haver numa mesma página mais que 9 fotos.

O load é sempre chato para alguns users, permitindo uma foto de 800px por post podia dar barraca. Continuo sem perceber qual o problema em clicar no thumbnail (que é aceitável até determinadas dimensões descritas nas regras/guidelines).

Não se esqueçam de uma coisa, isto demorou a avançar porque se teve em conta todas as possibilidades e as necessidades dos users. Tudo o que estão a sugerir já foi abordado de uma forma ou de outra, e os moldes em que se encontra a Galeria parecem ser os mais adequados.

Não me digam que o 1º post com uma foto de 800px, thumbnails de 150px, e posts seguintes com thumbnais de até 250px é algo insuportável. :)

Rui Marto
08-04-2008, 20:37
Não me digam que o 1º post com uma foto de 800px, thumbnails de 150px, e posts seguintes com thumbnais de até 250px é algo insuportável. :)

Claro que não. :)