View Full Version : Fujifilm S6500 fd VS Sony DSC-H7
jorgebighit 02-03-2008, 21:22 Pessoal, quero comprar uma destas máquinas, mas não sei qual a melhor...
Dêem a vossa opinião..
SONY DSC-H7
http://www.pichau.com.br/loja/images/products/cmera-digital/dsc-h7/1.jpg
VS
FujiFilm S6500FD
http://www.pleer.ru/i/p/12713/12713.jpg
Cumps,
Muito Obrigado
Rui Marto 02-03-2008, 21:25 A menos que seja para fotografar desporto, a Fuji. Duvido é que a encontres a um preço razoável.
Koncaman 02-03-2008, 22:13 A s6500 é sem duvida melhor que a H7.
tiagomachado 03-03-2008, 00:11 Já agora alguem me pode dizer porquê? É que a uns dois meses que tenho investigado essas duas máquinas a fundo e vejamos. A nivel tecnico diferenças evidentes:
S6500 usa pilhas e h7 usa bateria;
s6500 6 mgpixeis h7 8 megapixes;
s6500 zoom optico 10x h7 15x;
Dito isto, a minha opinião é a seguinte. Pilhas (recarregaveis) quando se acabam é meter mais 4 que sao mt mais acessiveis que uma bateria sony;
Fotografias acima de 6megapixeis praticamente desnecessario, assim como um zoom de 15 que é mais capricho do que outra coisa. Na minha opinião, a s6500fd está a frente.
Agora a questão é. A fuji é um modelo antigo, descontinuado, e a sony um modelo elegante, com menus bonitinhos e uma inegavel boa qualidade de construção. No entanto, olho para a fuji e nota-se que é "mais camera fotografica". Dito isto tudo nao faço mais pequena ideia qual é melhor lol :D
E pronto, está posto um grande dilema... Qual valerá mais a pena? Tenho oportunidade de adquirir ou uma ou outra, sendo ate capaz de adquirir a fuji por menos de 200 euros. Qual e porquÊ escolheriam voces?
Um muito obrigado a todos.
Rui Marto 03-03-2008, 00:21 Primeiro que tudo porque os megapixeis nada têm a ver com a qualidade. Depois, porque se analisares a nível fotográfico, verás que a H7 é mesmo muito fraquinha. Especialmente pela lente, que é.... má. lol Não há outra palavra.
A Fuji é superior em tudo, desde a lente ao sensor. E por menos de 200€, suponho que mais barata que a H7, nem penses duas vezes.
Se bem me lembro a única vantagem da Sony é que consegue tirar sequências de fotos rápido e em grande quantidade. A Fuji tira a 2.2fps mas só tira 3 fotos seguidas. Daí eu ter dito que desde que não seja para desporto, compra a Fuji.
|[-BooT-]| 03-03-2008, 00:23 Já agora alguem me pode dizer porquê? É que a uns dois meses que tenho investigado essas duas máquinas a fundo e vejamos. A nivel tecnico diferenças evidentes:
S6500 usa pilhas e h7 usa bateria;
s6500 6 mgpixeis h7 8 megapixes;
s6500 zoom optico 10x h7 15x;
Dito isto, a minha opinião é a seguinte. Pilhas (recarregaveis) quando se acabam é meter mais 4 que sao mt mais acessiveis que uma bateria sony;
Fotografias acima de 6megapixeis praticamente desnecessario, assim como um zoom de 15 que é mais capricho do que outra coisa. Na minha opinião, a s6500fd está a frente.
se tivesses acabado o post aqui já tinhas o dilema resolvido :D Fuji
Agora a questão é. A fuji é um modelo antigo, descontinuado, e a sony um modelo elegante, com menus bonitinhos e uma inegavel boa qualidade de construção. No entanto, olho para a fuji e nota-se que é "mais camera fotografica". Dito isto tudo nao faço mais pequena ideia qual é melhor lol :D
E pronto, está posto um grande dilema... Qual valerá mais a pena? Tenho oportunidade de adquirir ou uma ou outra, sendo ate capaz de adquirir a fuji por menos de 200 euros. Qual e porquÊ escolheriam voces?
Um muito obrigado a todos.
então mas a máquina é para ser usada ou ficar a olhar pra ela e mostrar aos amigos a qualidade dos menus?! ;) esta gente... :D
como já disseram antes e noutros topicos, compra a sony só se realmente precisas de algo que só encontras na sony... caso contrario, compra a fuji
tiagomachado 03-03-2008, 00:38 Pois eu sei lol mas vou tentar entao comprar uma fuji a um amigo de confiança. Daqui a uns dias venho aqui pronunciar-me ;)
Mas caso nao consiga comprar.lhe a s6500, resta-me entao virar-me para outros ventos. E entre sony h7 e panasonic.... epa... panasonic z18 nao por favor.. a maquina parece-me realmente má. Se nao comprar a fuji realmente nao sei mesmo que fazer :confused:
Rui Marto 03-03-2008, 00:48 O que é que procuras na máquina?
Elijah Price 03-03-2008, 02:12 Olha que isso de ser um modelo descontinuado não quer dizer nada... Quanto a ser feio ou bonito, já não sei a quem é que li algures aqui no fórum que disse "se queres olhar para a câmara compra Sony. Se queres olhar para as fotos compra..." (outra câmara em questão). Não será assim com todos os modelos Sony, há sempre o grande R1 :D mas é impossível não concordar com aquela frase.
Acredita, conselho de quem tem uma H9. Não te queres meter na série H. De dia faz o que as outras fazem (bom... há sempre uma aberração cromática bem acentuada nalgumas situações) mas os verdadeiros problemas começam a partir do pôr-do-sol.
Ah e qualidade de construção acho que é chão que já deu uvas para a Sony. Pelo menos, falando pela H9, os materiais usados - plástico... sem uma pontinha de borracha no punho ou em qualquer outro lado para contar história - são uma desgraça (se bem que a H7 parece ser melhor nesse aspecto).
adolfo dias 03-03-2008, 11:23 Pois eu sei lol mas vou tentar entao comprar uma fuji a um amigo de confiança. Daqui a uns dias venho aqui pronunciar-me ;)
Mas caso nao consiga comprar.lhe a s6500, resta-me entao virar-me para outros ventos. E entre sony h7 e panasonic.... epa... panasonic z18 nao por favor.. a maquina parece-me realmente má. Se nao comprar a fuji realmente nao sei mesmo que fazer :confused:
que venha a panasonic. a unica H da sony que se come é a H1 e H2
de momento do que existe no mercado em termos de superzoom (novo) só a canon S5, panasonic FZ8, fuji S5700 e kodak z612 (para mim)
fora isso e nas bridges a preço ridiculamente alto a s9600 e a fz50
tiagomachado 03-03-2008, 16:39 Então e o que é que voces acham da Canon s5 como alternativa à Sony h7?
jorgebighit 03-03-2008, 17:58 Pessoal, estive a falar com um conehcido meu que é fotografo e ele também disse que era bem melhor a fujifilm..
adolfo dias 03-03-2008, 19:19 antes a canon que a sony
antes a s6500/s9600 a qualquer uma das outras
fantasticmelga 03-03-2008, 19:42 de momento do que existe no mercado em termos de superzoom (novo) só a canon S5, panasonic FZ8, fuji S5700 e kodak z612 (para mim)
Ele dá-lhe com a Kodak z612, a par e par com a FZ8 e mesmo a Canon S5 IS e eu não podería estar mais de acordo e aconselhar mais a z612, até porque estive a testá-la todo um fim de semana e fiquei prá minha vida. Aquela lente é fenomenal e a ISO 400 as fotos ainda são óptimas. Ao preço a que se vende em certas lojas (€165) é de facto das coisas melhores que por aí andam. Até o viewfinder electrónico é de alta resolução. Muita boa máquina para o preço. Eu diría até: inacreditável!
BEKASpro 04-03-2008, 11:02 Sem duvida a Fuji!! O grande problema da Sony é a optica!! é uma optica q cria muitas aberrações cromáticas (aquela aura de cor violeta à volta dos objectos)... chega a ser demais.
A Fuji é mais flexivel pois tens uma grande angular (28mm) e uma tele (300mm) além de q é uma objectiva de zoom manual tal como numa reflex, faz c\ q seja mais rapida e precisa...
A nivel de sensor de imagem, bem, é dificil encontrar CCD's melhores q os da Fuji, especialmente no q diz respeito à reprodução de cores!!
cumps.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=249396
e não tenho comissão :P
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=249396
e não tenho comissão :P
ele não vai conseguir ver :P:P
Rui Marto 05-03-2008, 15:14 Uma S6500fd a 130€ é um bom negócio. :)
ele não vai conseguir ver :P:P
Falhou :P
Uma S6500fd a 130€ é um bom negócio. :)
Também te falhou :P Ora abre lá os olhos :D
Rui Marto 05-03-2008, 15:37 Ah... Já vi. 275€ já se estão a esticar um bocado, afinal de contas é usada.
Ah... Já vi. 275€ já se estão a esticar um bocado, afinal de contas é usada.
O "problema" é que as unicas lojas que ainda têm para venda novas também se esticarem e MUITO a pedirem 330+ € por essa mesma maquina :mad::confused: MAS usada e mesmo com garantia está um bocado puxado esse valor.. :/
Rui Marto 05-03-2008, 16:49 As lojas não se esticam, as lojas que agora as vendem a 300 e tal, sempre as venderam mais caras. Mesmo a Pixmania vendia a 330€.
As lojas não se esticam, as lojas que agora as vendem a 300 e tal, sempre as venderam mais caras. Mesmo a Pixmania vendia a 330€.
Exacto.. mas a Pix foi descendo e acompanhando o mercado.. as outras lojas estagnam sempre por mais 100-200€ do que outras lojas do "ramo" >(
tiagomachado 05-03-2008, 18:16 Mas voces acham a Canon s5 uma boa máquina? Tem uma boa lente?
fantasticmelga 05-03-2008, 19:13 Sim, tem, mas não tem .RAW o que para o preço acho uma pena e o viewfinder electrónico deixa muito a desejar por ser demasiado pequeno (queixas de users que já usaram viewfinders de 0.44" e que acham esse a bit useless)...
tiagomachado 05-03-2008, 23:53 Sim, tem, mas não tem .RAW o que para o preço acho uma pena e o viewfinder electrónico deixa muito a desejar por ser demasiado pequeno (queixas de users que já usaram viewfinders de 0.44" e que acham esse a bit useless)...
É assim sendo sincero, ja meti o olho no EVF da sony h9 (2.1 ou 2.2 " a volta disso) e sim era pequeno mas nao insuportável. O da canon tem 3.3" salvo erro. Isso e o facto de nao ter Raw, ok faz falta, mas nao deixa de ser uma boa camara, certo?
fantasticmelga 06-03-2008, 00:03 Não estou a falar do LCD, mas do viewfinder que é por onde vais fotografar com uma máquina destas.
Sim, claro que não deixa de ser uma boa câmara, mas que eu pessoalmente jamais compraría pelas limitações referidas. Isto já é muito pessoal, cada um sabe o que quer de uma máquina.
tiagomachado 06-03-2008, 00:21 Não estou a falar do LCD, mas do viewfinder que é por onde vais fotografar com uma máquina destas.
Sim eu sei, falta um 0 a esquerda dos valores que indiquei lol :D
Eu preciso é de uma maquina fotografica que me tire fotografias com qualidade, que seja comoda de se usar, e que não me obrigue (muito) a andar a fazer correcções em photoshop, e que dê para tirar umas boas fotos também em situações de pouca luz e não só. Já eliminei das minhas opções (graças as vossas opinioes e por isso desde já um muito obrigado :) ), a Sony h7 e h9, Fuji s7000 e kodak z710. Dito isto, eu só gostava era de saber se a canon s5 vai cumprir minimamente as minhas necessidades... lol é pedir muito eu sei...
fantasticmelga 06-03-2008, 00:30 Sim, acho que vai, tem uma boa lente e outros predicados, mas não fazer muitas correcções no Photoshop é quase impossível, porque vais notar diferenças abismais simplesmente clicando no Auto Levels e/ou Auto Contrast :)
Agora, aquilo que eu acho muito francamente é que uma máquina sem .RAW não vale o preço que ela custa. A que preço a arranjas?
tiagomachado 06-03-2008, 01:32 Consigo-a no Ebay a uns justos (penso eu) 250 euros. Neste momento hesito, pois ainda estou à espera que um conhecido meu venha do estrangeiro que tem um fuji 6500 sd e ja falamos (pouco obviamente q telefonar para o estrangeiro de Portugal é um abuso :p), mas ele venha consigo-a por uns 260€ com factura, acessorios e tudo o resto... O meu raciocinio é que, até uns 280 euros, não estou a ver nenhuma camera fotografica (após muitas horas de conversações e pesquisas), que tenha "tanta" qualidade como uma canon s5 (isto esquecendo que a fuji 6500 existe).... Acho eu nao é? :P
konexion 06-03-2008, 02:05 Se ainda te interessar, vi uma Fuji S6500fd num fórum nacional à venda por 275€.
Segundo o user tem pouco tempo de uso.
fantasticmelga 06-03-2008, 02:33 Sim, a €250 é outra história. Nesse caso já te digo que vale a pena. É que elas andam todas aí a €350 e mais e isso é que não acho justo para uma camara que não tem .RAW :)
tiagomachado 06-03-2008, 02:53 Há algo que me faz confusão. Muito bem se fala da fuji s6500fd e s9600. No entanto, quais as diferenças reais?
Estive a procurar informaçao sobre a 9600, e qual foi o meu espanto quando descobri que é bastante dificil arranjar informaçao sobre a mesma, (apesar do que se fala, fala-se bem). Surpreendentemente descobri tambem que esta (9600) nao possui estabilizador de imagem.. como é possivel uma maquina fotografica desta gama nao possuir uma tecnologia destas e mesmo assim falar-se tão bem? Quanto mais pesquiso mais confuso fico... :D
Rui Marto 06-03-2008, 03:16 É uma máquina de outros tempos. Não tem só a ver com a gama. E na altura em que saiu tinha o defeito de não valer o que custava, nem a diferença para a "irmã" S6500fd. Tinha melhor construção, melhor viewfinder, algumas funções práticas, sapata para flash, LCD articulado, mas depois tinha a mesma lente, e um sensor do mesmo tamanho e mais megapixeis, que se traduzia em alguma perda de qualidade de imagem, em relação à S6500fd.
fantasticmelga 06-03-2008, 03:17 Não tem estabilizador, mas tem tanto mais que as outras que isso se torna pouco relevante. Como ela tem um sensor enorme que permite trabalhar com ISOs muito elevados, ela faz-te uma estabilização digital.
Quanto às diferenças, o EVF tem o dobro da resolução (foi considerado o melhor EVF até à data), LCD rotativo que dá IMENSO jeito, tem 9 MP contra 6 MP (não é que isto seja importante), é maior, tem melhores materiais (o punho é completamente de outra liga), tem funções que a S6500 não tem como por exemplo um botão AE-L dedicado que é extremamente útil e houve alguns melhoramentos na qualidade de imagem face à antecessora S9500. Eu já tive a S6500 e prefiro a S9600. Mas na prática em termos de qualidade de imagem são muito semelhantes porque usam a mesma lente e o mesmo sensor. As melhorias na qualidade de imagem foram ao nível de algoritmos onde a imagem é mais sharp, ligeiramente mais definida. O que eu gosto mais nela face à S6500 é mesmo o tamanho, o punho, o AE-L e a disposição dos botões e algumas funções (apesar de não muito importantes) que a S6500 não tem. E também a S6500 é pequena para a minha mão :)
Ah, e há outra coisa: Em modo Auto (sim, em imensas situações não temos tempo para o manual) dentro de casa a S6500 mete-te ISO 1600 o que é completamente inútil e em modo estabilizador mete-te ISO 3200 o que é uma anedota. A S9600 mete-te ISO 800, onde a qualidade de imagem é excelente. Tenho como prova IMENSAS fotos de uma das minhas salas quase sem luz por causa dos reflexos na parede e no quadro com a S9600 em Auto a ISO 800, porque ela foi melhorada para não fazer ISO 1600 e 3200 automáticamente.
ISTO NÃO VEM NAS REVIEWS!!! lololololololo
Rui Marto 06-03-2008, 04:22 Estabilização digital não é nada mais do que aumentar o ISO para conseguir velocidades de disparo mais elevadas. Implica perda de qualidade face a uma estabilização óptica ou sensor-shift, devido ao aumento do ISO, e não consegue os mesmo stops em termos de estabilização.
Isso não vem nas reviews porque foi uma opção da Fuji, retirar o ISO3200 da S9600, ou seja, ela não sobe mais porque não pode. Graças ao aumento de 3Mp no sensor, a S9600 produz consideravelmente mais ruido que a S6500. Deixo aqui algumas fotos como termo de comparação:
- Fuji S6500fd - ISO800 (http://69.93.231.164/PRODS/S6000/FULLRES/S6KLL0803.JPG)
- Fuji S9600 - ISO800 (http://69.93.231.164/PRODS/S9100/FULLRES/S9100LL08003.JPG)
- Fuji S6500fd - ISO1600 (http://69.93.231.164/PRODS/S6000/FULLRES/S6KLL1603.JPG)
- Fuji S9600 - ISO1600 (http://69.93.231.164/PRODS/S9100/FULLRES/S9100LL16003.JPG)
Podem usar este (http://www.imaging-resource.com/IMCOMP/COMPS01.HTM) link para compararem fotografias de uma e outra lado a lado.
Para mim a vantagem da S9600 em termos de ISO é ter o ISO80, que a S6500fd não tem.
fantasticmelga 06-03-2008, 09:42 Exactamente, estabilização digital é isso mesmo como acabei de referir em cima, mas não é crítico porque os tripés servem para alguma coisa e a estabilização óptica não faz milagres. Inclusivamente há aí uma thread a falar do IS dos pobres por $1 que é eficaz e não é mais do que um parafuso e uma corda :D
Eu prefiro a S9600 sem estabiilização óptica do que a Panasonic FZ18, a Canon S5 IS, ou seja lá que outra bridge for com estabilização óptica, porque nenhuma tem este sensor 1/1.6" e consecutivamente este dynamic range que consegue exposições muitíssimo boas sem highlights e estes níveis de ISO. Mas nem de longe nem de perto há bridge tão boa como esta. A S6500 acabou, foi-se, já era, cé finito. Esta CONTINUA a ser a melhor bridge do mercado por mais pesquisa que se faça de manhã à noite. Para já ainda não há melhor. E em princípio só irá ser melhor mesmo a Fuji S100 fs de $800, porque de marcas concorrentes não vejo promessas de bridges com sensores de 1/1.6" ou maiores, nem este processador em conjunto com a lente fabricada pela própria fuji o que é vantajoso nesse sentido.
Quanto à questão explicada acima do ISO trata-se de um melhoramento na máquina que nas mesmas condições de luminosidade (mesmo local) apresenta em modo automático ISO 800 enquanto a S6500 apresenta ISO 1600. Sem dúvida uma excelente opção retirar o ISO 3200 para que isto deixasse de acontecer.
adolfo dias 06-03-2008, 10:04 Não tem estabilizador, mas tem tanto mais que as outras que isso se torna pouco relevante. Como ela tem um sensor enorme que permite trabalhar com ISOs muito elevados, ela faz-te uma estabilização digital.
Quanto às diferenças, o EVF tem o dobro da resolução (foi considerado o melhor EVF até à data), LCD rotativo que dá IMENSO jeito, tem 9 MP contra 6 MP (não é que isto seja importante), é maior, tem melhores materiais (o punho é completamente de outra liga), tem funções que a S6500 não tem como por exemplo um botão AE-L dedicado que é extremamente útil e houve alguns melhoramentos na qualidade de imagem face à antecessora S9500. Eu já tive a S6500 e prefiro a S9600. Mas na prática em termos de qualidade de imagem são muito semelhantes porque usam a mesma lente e o mesmo sensor. As melhorias na qualidade de imagem foram ao nível de algoritmos onde a imagem é mais sharp, ligeiramente mais definida. O que eu gosto mais nela face à S6500 é mesmo o tamanho, o punho, o AE-L e a disposição dos botões e algumas funções (apesar de não muito importantes) que a S6500 não tem. E também a S6500 é pequena para a minha mão :)
Ah, e há outra coisa: Em modo Auto (sim, em imensas situações não temos tempo para o manual) dentro de casa a S6500 mete-te ISO 1600 o que é completamente inútil e em modo estabilizador mete-te ISO 3200 o que é uma anedota. A S9600 mete-te ISO 800, onde a qualidade de imagem é excelente. Tenho como prova IMENSAS fotos de uma das minhas salas quase sem luz por causa dos reflexos na parede e no quadro com a S9600 em Auto a ISO 800, porque ela foi melhorada para não fazer ISO 1600 e 3200 automáticamente.
ISTO NÃO VEM NAS REVIEWS!!! lololololololo
o iso 1600 da s6500 é perfeitamente utilizável em 20*30 e iso 3200 acredito que a 10*15 funcione perfeitamente.
quanto à conversa do EVF... bridge com viewfinder de 900k pixeis conheces? fico-me por aqui
Koncaman 07-03-2008, 16:41 Exactamente, estabilização digital é isso mesmo como acabei de referir em cima, mas não é crítico porque os tripés servem para alguma coisa e a estabilização óptica não faz milagres. Inclusivamente há aí uma thread a falar do IS dos pobres por $1 que é eficaz e não é mais do que um parafuso e uma corda :D
Eu prefiro a S9600 sem estabiilização óptica do que a Panasonic FZ18, a Canon S5 IS, ou seja lá que outra bridge for com estabilização óptica, porque nenhuma tem este sensor 1/1.6" e consecutivamente este dynamic range que consegue exposições muitíssimo boas sem highlights e estes níveis de ISO. Mas nem de longe nem de perto há bridge tão boa como esta. A S6500 acabou, foi-se, já era, cé finito. Esta CONTINUA a ser a melhor bridge do mercado por mais pesquisa que se faça de manhã à noite. Para já ainda não há melhor. E em princípio só irá ser melhor mesmo a Fuji S100 fs de $800, porque de marcas concorrentes não vejo promessas de bridges com sensores de 1/1.6" ou maiores, nem este processador em conjunto com a lente fabricada pela própria fuji o que é vantajoso nesse sentido.
Quanto à questão explicada acima do ISO trata-se de um melhoramento na máquina que nas mesmas condições de luminosidade (mesmo local) apresenta em modo automático ISO 800 enquanto a S6500 apresenta ISO 1600. Sem dúvida uma excelente opção retirar o ISO 3200 para que isto deixasse de acontecer.
So não percebo uma coisa:
o que é que o facto de um modelo estar descontinuado ou não interfere com as suas qualidades?!
O facto de estar descontinuado, também não quer dizer que não se venda, a um preço justo.
As melhores bridges do mercado ja passaram... agora so a fuji é que trabalha nisso... e trabalha, até terem uma SLR de entrada de gama, que é para onde o mercado os vai obrigar a caminhar... porque SLR é o que vende no mercado que antigamente era das bridges...
e a s100fs se vier a esse preço, vai ensinar à fuji, que ja ninguém dá esse dinheiro por uma maquina que não seja uma SLR.
Eu dei 500€ ha 1 ano e meio +/- por uma Sony DSC-R1... e ja nessa altura ponderei a possibilidade de comprar uma SLR... mas comprei a R1 porque me chegava, e porque por 500€ não arranjava nenhuma SLR com lente equiparavel.
hoje em dia... creio que a conversa ja começa a mudar de figura. um corpo de SLR ja começa a encontrar-se barato, usado ou novo... e uma lente equiparavel continua a ser cara... mas se calhar o preço do corpo ja compensa.
continuo a estar satisfeito com a R1, e não a trocava por nenhuma bridge com um sensor mais pequeno.
|
|