View Full Version : Porque é que os jogos de Consola são mais caros que os de PC?

Okamok
02-03-2008, 12:12
Ando com esta dúvida há algum tempo e gostava que ajudassem.

Porque são mais caros os jogos de Consolas do que os de PC?

Serão os custos de produção maiores?

Será para pagar parte da Consola, que muitas vezes é vendida a baixo do custo de fabrico?

Será por os jogos de PC serem mais pirateados?

Será por os donos de consola terem mais tendência para gastar dinheiro em jogos?

Cumps!

.DX.
02-03-2008, 12:14
A qualidade paga-se.

kraken_
02-03-2008, 12:27
cá para mim é para pagar aos fabricantes da consola... tipo 10 euros por cada jogo licenciado ou qualquer coisa desse genero

aurelios69
02-03-2008, 12:32
Para jogares num pc equivalente a uma consola vais gastar mais nele depois os jogos são mais baratos.

kraken_
02-03-2008, 12:35
Para jogares num pc equivalente a uma consola vais gastar mais nele depois os jogos são mais baratos.

e achas que as produtoras/editoras estão mesmo preocupadas com o que gastaste ou não para jogar o jogo deles no PC?!

Alchemist
02-03-2008, 12:38
Será por os jogos de PC serem mais pirateados?
Acho que é por isso mesmo. Os jogos para PC sao muito mais faceis de sacar e instalar.

Depth
02-03-2008, 12:47
Mas até acho que devia ser ao contrario..pois apesar de não perceber nada de programação de jogos..deduzo que seja mais complicado criar um jogo que seja optimizado para variadíssimos tipos de hardware e combinações..do que fazer um para um sistema igual como nas consolas..

O meu sonho é um dia ver o preço medio dos jogos novos atingir os 39€..já sei que é impossível..
Mas também mesmo que fosse possível..acabava por comprar usados..pois compensa mais..

Pedrocas
02-03-2008, 12:50
É tão simples como isto: há mais jogadores com consolas do que jogadores no PC, logo a procura de jogos para consolas é maior do que para PC. Quando a procura é superior à oferta, aumentam-se os preços para ganhar mais com isso mesmo. Simples, não?

AJDias
02-03-2008, 13:02
É tão simples como isto: há mais jogadores com consolas do que jogadores no PC, logo a procura de jogos para consolas é maior do que para PC. Quando a procura é superior à oferta, aumentam-se os preços para ganhar mais com isso mesmo. Simples, não?
Esta parece-me ser a explicação mais lógica.

timber
02-03-2008, 13:05
Ninguém pode saber muito bem sem ter dados fidedignos mas penso que a diferença deve ter origem no facto de os jogos de consola terem de suportar o ecosistema (para além de terem de fazer o seu próprio lucro para suportar a softwarehouse) e também pelo facto de simplesmente poderem ser mais caros (o mercado aceita o sobrecusto).
Em qualquer modelo de negócio quando os custos fixos são mais baixos é mais aceitável ter custos variáveis mais elevados.

Pallad1um
02-03-2008, 13:14

Verdade pura e simples. Um jogo de consola é mais fácil de optimizar, já que o hardware em que o jogo vai ser usado é igual para todos, pelo que o mesmo jogo, desenvolvido para PC e consola, fica mais barato de produzir para a consola. No entanto na consola depois pagamos mais pelo produto... Mesmo havendo outros motivos, o facto de haver mais jogadores (pagantes) nas consolas que nos PCs é uma desculpa perfeita para os produtores cobrarem mais pelo produto.

Pedro_mo
02-03-2008, 13:15
Eu tenho uma 360,e esta completamente encostada.Simplesmente nao tenho dinheiro pra comprar os bons jogos de 360,ou seja,os q têm um preço superior a 50€.Custa-me imenso ter gastado o dinheiro na consola,e agora nao a ter sequer montada!
Quanto ao PC,mesmo que compre um joguinho de vez em quando,nao abuso muito,porque a grafica e' uma boa m*rda e o processador faz-lhe companhia! :D Nao deixa de ser o sitio onde jogo mais(Counter strike,COD 1,nem q seja miniclip!),mas o sistema q agora me tem surpreendido e estou feliz por ter é,sem duvida,a PSP.
Encomendei-a do Lik-Sang 2 ou 3 meses antes de sair ca.Veio ela e 4 joguinhos.Depois,os 4 jogos gastaram-se e a psp ainda nem sequer tinha saido em portugal,nao tinha opurtunidade de fazer mais compras online,pois o cartao de credito é do meu pai e ele nao alinha nisso.Confesso q nessa altura a pus de lado,mas depois saiu ca,e as poupanças deram pra comprar mais 1 ou 2 joguinhos,agora de momento,todos os q nao comprei estao a 19 euros,e os mais recentes raramente passam os 40 euros.Querem melhor? :P

Okamok
02-03-2008, 13:21

Penso que não tão simples.
Porque embora seja verdade que há mais jogadores de consolas, duvido muito que hajam mais jogadores da consola X ou Y do que jogadores de PC no seu total.
Nº de jogadores de Wii+PS3+Xbox360+...>PC, concordo.
Mas, por exemplo, Nº de jogadores PS3>PC? Nem pensar!

Pedrocas
02-03-2008, 13:48
Porque embora seja verdade que há mais jogadores de consolas, duvido muito que hajam mais jogadores da consola X ou Y do que jogadores de PC no seu total.

Nesse caso, entra o factor hype. Assim como os produtos da Apple são mais caros em relação aos seus concorrentes, também os da Sony tornam-se mais dispendiosos de adquirir do que os dos seus rivais mais directos.

É por isso que uma PS3 é mais cara do que uma X-Box 360 e uma Nintendo Wii. Paga-se a marca.

Pedro_mo
02-03-2008, 13:51
Se formos a ver a ssim,comprava-se 360,Microsoft e' muito mais notavel q sony,no meu ponto de vista.

Spiderman
02-03-2008, 14:02
Eu aposto que seja por causa da pirataria....

Pedro_mo
02-03-2008, 14:08
Isso é muito simples,a pirataria passa por tudo,consolas,cd's,dvd's,jogos.

AJDias
02-03-2008, 14:22
Se formos a ver a ssim,comprava-se 360,Microsoft e' muito mais notavel q sony,no meu ponto de vista.
Depende, não te esqueças que a Sony carrega 11(?) anos de experiência no mundo dos jogos às cavalitas, enquanto que a Microsoft tem poucos anos de experiência e ainda só teve 2 consolas;)
Sim, mas não te esqueças que muitos dos pc gamers são harcore gamers, ou seja, ou jogam WoW ou jogam CS ou CSS ou outro jogo qualquer, não têm a necessidade de correr às lojas todos os meses a adquirir um jogo novo porque já passaram os que têm em casa.
A nível de compras os jogadores de consolas compram muito mais jogos do que os de pc creio eu, até porque aí entra o factor pirataria.

Sameiro
02-03-2008, 14:22
É mais dificil piratear uma consola de que um pc. Um pc basta um crack ou whatever e já tá. Enquanto que uma consola é preciso chip ou outra coisa mas é sempre mais complicado. Os jogos do pc são mais baratos para chamar o gamer a comprar o jogo, e não "saca-lo".
Cumps.

Overkill
02-03-2008, 14:31
Julgo que seja pelo facto de ser mais facil copiar/piratear, correr jogos não originais num PC convencional do que numa consola.

Possuidor de consola = consola+TV+jogos

Possuidor de consola que recorra a pirataria = consola modificada+tv + PC + Gravador CDR/DVDR + (possivelmente) ligação a internet para obter os jogos copiados

Possuidor de PC (fez um investimento maior inicial, ao contrario de um possuidor de consola) = provavelmente já tem gravador CDR/DVDR + Ligação internet = maior facilidade e maior probabilidade de existir pirataria em maior numero no universo PC

Seja como for já não é muito diferente o preço de uma consola next gen (agora ja é current gen:)) de um PC decente capaz de correr jogos recentes

Ansatsu
02-03-2008, 19:49
São mais caros porque por cada jogos PS3 vendido a Sony ganha uma percentagem. O mesmo com a Microsoft por exemplo.

Como é obvio no PC isso não acontece, logo os jogos saiem mais baratos.

UnknownName
03-03-2008, 00:02
Se formos ver por exemplo o world of warcraft já são milhares de utilizadores do PC talvez daí eles não necessitem de puxar muito pelo preço dos jogos PC. Agora, penso que não se pode chegar a uma conclusão definitiva...e depois se formos a ver existe mais utilizadores PC que qualquer consola sozinha só que uma consola pouco ou nada têm em comum com o PC pois o PC requer um maior investimento mas faz muitas mais funções...obviamente que quem só quer jogar opta pela consola se bem que eu não sei como conseguem jogar um 1st person num comando :-P
Eu adoro tanto consolas como PC mas não tenho nenhuma da nova geração porque para mim as cosolas morreram todas com a minha Dreamcast. Talvez um dia eu compre uma quando sair e se sair o Shenmue 3. lol

poi3
03-03-2008, 02:05
LOL

então mas 'tá tudo doido aqui ou quê? :P Que grandes torias e esquecem-se do mais elementar pah, lol.
Os jogos de consola são publicados num formato proprietário enquanto no PC não e o custo que isso necessáriamente acarreta. Also, não há custos de licenciamento nem feeds no PC. É Hardware com arquitectura aberta. The end :)

Crrash
03-03-2008, 02:14
LOL

então mas 'tá tudo doido aqui ou quê? :P Que grandes torias e esquecem-se do mais elementar pah, lol.
Os jogos de consola são publicados num formato proprietário enquanto no PC não e o custo que isso necessáriamente acarreta. Also, não há custos de licenciamento nem feeds no PC. É Hardware com arquitectura aberta. The end :)
que formato proprietario é esse? e eu a pensar que DVDs e Bluray tambem dá para filmes e no pc...

ELgatu
03-03-2008, 02:36
eu acho q ha mais potenciais jogadores de PC do q de consolas.

eu penso q os jogos sao mais caros em consolas, do q nos PC's....por causa de Direitos, licensas e "comissoes".

Amnofis3
03-03-2008, 03:32
Também concordo!

lohka_86
03-03-2008, 03:48
que formato proprietario é esse? e eu a pensar que DVDs e Bluray tambem dá para filmes e no pc...

Imagina que tu fazes uma consola tua e eu quero usar a tua consola para vender um jogo criado por mim. Deixas-me fazê-lo de borla? Não me parece...

reiszink
03-03-2008, 03:54
Com quase 100% de certeza que é por causa da pirataria, hoje em dia só não tem acesso a jogos piratas quem não quer, é a coisa mais fácil do mundo, no entanto, piratear uma consola já é muito mais complexo e na maior parte das vezes fazer isso numa consola até envolve custos.

Spiderman
03-03-2008, 09:47
Isso é muito simples,a pirataria passa por tudo,consolas,cd's,dvd's,jogos.

Sim, passa por tudo.

Mas é mais facil faze-lo para o PC. Basta sacar e por um crack. Acho que não estou a ensinar ninguem a copiar jogos de PC.... :(

Para as consolas é mais complicado. Na Xbox corre-se o risco de sermos banidos do Live, e isso é algo que o pessoal não quer concerteza.

Na maior parte das vezes o Jogador de PC sabe mais de informatica que o de consolas, porque a maioria dos jogadores jovens, tipo 8-12 anos, escolhe uma consola para jogar, porque é muito mais pratico. Portanto, o jogador de PC sabe muito bem onde aranjar o jogo gratis.

Eu não vou dizer que não "pirateio" jogos, senão estava a ser um aldrabão, mas já compro mais originais do que antes...principalmente devido à componente on-line.

oscarolim
03-03-2008, 10:15
É mais dificil piratear uma consola de que um pc. Um pc basta um crack ou whatever e já tá. Enquanto que uma consola é preciso chip ou outra coisa mas é sempre mais complicado. Os jogos do pc são mais baratos para chamar o gamer a comprar o jogo, e não "saca-lo".
Cumps.

Isso so mostra que nas consolas é mais facil piratear. No pc é preciso um crack para cada jogo (e esperar que saia), enquanto que nas consolas um chip serve para todos os jogos.
Penso que o problema do custo está mesmo no facto da consola ser mais barata que um pc, e terem que cobrar o custo mais reduzido das consolas nos jogos.

sir_atmc
03-03-2008, 10:22
A qualidade paga-se.

Que qualidade? A qualidade é a mesma nos dois. Alias, não vejo a qualidade dos jogos da consola a serem superiores aos do PC.

E tal como disseram, os gammers de pc's não estão sempre a correr as lojas, são jogadores que jogam maioritariamente certos tipos de jogos.

Sameiro
03-03-2008, 10:24
Isso so mostra que nas consolas é mais facil piratear. No pc é preciso um crack para cada jogo (e esperar que saia), enquanto que nas consolas um chip serve para todos os jogos.
Penso que o problema do custo está mesmo no facto da consola ser mais barata que um pc, e terem que cobrar o custo mais reduzido das consolas nos jogos.
É raro um jogo sair e já não haver crack.
E meter um chip na consola nem sempre corre bem. Há quem tenha ficado sem elas por causa disso. E não há garantias para ninguém.

Korben_Dallas
03-03-2008, 11:02
Alguém sabe ou esta thread é para atirar ideias ao ar?

6r4ff3r
03-03-2008, 11:20
Queixam-se do preço dos jogos de consola?

Já pensaram que uma consola não tem que levar upgrades de hardware como um PC ao fim de 1 a 3 anos (mediante a necessidade de um e caso sinta necessidade disso)?

Além disso a "mina-de-ouro" reside cada vez mais nas consolas. E como a maior parte de quem compra não se queixa, bora lá continuar assim.

MARSHALL
03-03-2008, 11:26
Boas.

Principalmente, a facilidade em vender. porque por exemplo para uma consola, tipo PS3 queres jogar um jogo tens de comprar, ja no caso do PC se o preço for muito alto o pessoal pode optar por pirata.

Cumps[[]]

bathombre
03-03-2008, 11:27
Alguém sabe ou esta thread é para atirar ideias ao ar?

É o que parece.
No Pc também se paga um fee para optimizar o jogo para Windows, deverá ser obviamente muito menos que o que se paga para as consolas. Agora valores não faço ideia.

reiszink
03-03-2008, 15:40
Que qualidade? A qualidade é a mesma nos dois. Alias, não vejo a qualidade dos jogos da consola a serem superiores aos do PC.

E tal como disseram, os gammers de pc's não estão sempre a correr as lojas, são jogadores que jogam maioritariamente certos tipos de jogos.

Nem sempre é a mesma, por vezes há jogos melhor optimizados para consolas que para PC, um caso evidente disso é o RE4, quando saiu era bastante inferior graficamente ao de uma consola, depois lá tentaram resolver com patchs, mas mesmo assim o das consolas continuou melhor.

Jintro
03-03-2008, 15:47
Eu tenho uma 360,e esta completamente encostada.Simplesmente nao tenho dinheiro pra comprar os bons jogos de 360,ou seja,os q têm um preço superior a 50€.Custa-me imenso ter gastado o dinheiro na consola,e agora nao a ter sequer montada!
Quanto ao PC,mesmo que compre um joguinho de vez em quando,nao abuso muito,porque a grafica e' uma boa m*rda e o processador faz-lhe companhia! :D Nao deixa de ser o sitio onde jogo mais(Counter strike,COD 1,nem q seja miniclip!),mas o sistema q agora me tem surpreendido e estou feliz por ter é,sem duvida,a PSP.
Encomendei-a do Lik-Sang 2 ou 3 meses antes de sair ca.Veio ela e 4 joguinhos.Depois,os 4 jogos gastaram-se e a psp ainda nem sequer tinha saido em portugal,nao tinha opurtunidade de fazer mais compras online,pois o cartao de credito é do meu pai e ele nao alinha nisso.Confesso q nessa altura a pus de lado,mas depois saiu ca,e as poupanças deram pra comprar mais 1 ou 2 joguinhos,agora de momento,todos os q nao comprei estao a 19 euros,e os mais recentes raramente passam os 40 euros.Querem melhor? :P

O que não falta por aí são jogos excelentes de 40€ para baixo. Olha para a minha gamertag, não dei mais de 30€ por nenhum dos jogos que tenho. Perde um bocadinho a procurar, aqui na zona de classificados, no Miau, ou até em algumas lojas que vendem usados ou semi-novos e nem vou falar da iniciativa do Co-Op a que alguns users daqui recorrem em que compram jogos NOVOS por pouco mais de 40€.

Por isso essa desculpa para teres a consola parada não cola. ;)

Zoo TV
03-03-2008, 15:49
Há sempre quem os compre a esse preço (absurdo para mim).

Resumindo, enquanto houver procura que justifique esses preços, eles mantêm-se altos. Se a procura deixar de existir por os preços serem demasiado elevados, eles são imediatamente reduzidos para o valor adequado à procura existente.

Isto é uma regra básica da lei da oferta e procura.

Concluindo, os preços dos jogos das consolas são mais caros devido aos milhões de consumidores que os compram a esses preços sem pestanejarem.

Just my 2 cents

Symbolic
03-03-2008, 16:51
Ando com esta dúvida há algum tempo e gostava que ajudassem.

Porque são mais caros os jogos de Consolas do que os de PC?

Porque são mais difíceis de "piratear" e então eles podem-se esticar à vontade porque quem não sabe dar a volta às protecções não tem alternativa.

bmpv666
03-03-2008, 17:31
txii tanto bitaite!
é muito simples...X% do preço de cada jogo de uma qualquer consola reverte ao fabricante da mesma (MS, Sony, Nintendo). é mais do que sabido, que o grosso do lucro que estes fazem vem da venda do software para as suas consolas, ou seja dos jogos!

não tem nada a ver com pirataria, user base, ou qq outra ideia que atirem à parede...tratam-se apenas de comissões.

Okamok
03-03-2008, 18:06
Queixam-se do preço dos jogos de consola?

Já pensaram que uma consola não tem que levar upgrades de hardware como um PC ao fim de 1 a 3 anos (mediante a necessidade de um e caso sinta necessidade disso)?

Penso que estás a confundir necessidade com possibilidade.

O Hardware de uma consola "envelhece" tal como os do pc's.

Não vejo que a possibilidade de upgrade possa ser vista como uma desvantagem, antes pelo contrário.

Mesmo tendo em conta que os jogos são desenhados considerando as capacidades de cada consola, enquanto que nos pc's isso é obviamente impossível. Muitos são pensados para máquinas de alta gama.

Cumps

poi3
03-03-2008, 21:04

Obviamente eu não sou parvo né. Estava a falar do formato de hardware. devia ter usado a palavra arquitectura, fine you won.

Mas ainda continuam a bater no ceguinho?

Os jogos na consola são mais caros porque é preciso pagar licenças para o jogo ser lançado no hardware proprietário de cada empresa. The end.

Um jogo de consola tem o custo de licenciamento do hardware, mais o custo de licenciamento de fabrico do jogo (No pc o único custo de licenciamento são os tais jogos "game for Vista") tem ainda o custo ds kits de desenvolvimento de cada fabricante de consolas (cada kit da ps3 custava no Verão 21 mil dólares). O custo de licenciamento para consola de um jogo custa 7 - 10 Dólares cada jogo (sempre se falou mais ou menos destes valores quando este assunto é falado pelos produtores).
No Pc não há estes custos.

Kevin04PT
03-03-2008, 21:06
Mas até acho que devia ser ao contrario..pois apesar de não perceber nada de programação de jogos..deduzo que seja mais complicado criar um jogo que seja optimizado para variadíssimos tipos de hardware e combinações..do que fazer um para um sistema igual como nas consolas..

O meu sonho é um dia ver o preço medio dos jogos novos atingir os 39€..já sei que é impossível..
Mas também mesmo que fosse possível..acabava por comprar usados..pois compensa mais..

Pois e este teu sonho cada vez se torna mais complicado, poque não sei onde ouvi isso ma os preços dos jogos vão subir

Zoo TV
04-03-2008, 12:12
txii tanto bitaite!
é muito simples...X% do preço de cada jogo de uma qualquer consola reverte ao fabricante da mesma (MS, Sony, Nintendo). é mais do que sabido, que o grosso do lucro que estes fazem vem da venda do software para as suas consolas, ou seja dos jogos!

não tem nada a ver com pirataria, user base, ou qq outra ideia que atirem à parede...tratam-se apenas de comissões.

Perfeitamente de acordo. Essa é a razão principal, que somada ao facto dos consumidores os comprarem a esse preço, faz com que esses preços se mantenham.