View Full Version : Problema em Rede entre Vista e XP

sekeira
01-03-2008, 13:50
Boas...
Mais uma vez sou obrigado a pedir a vossa ajuda...
É o seguinte: Tenho dois PC's. Um PC de secretária com Vista e um portátil com XP que se encontram na seguinte configuração:

http://b.imagehost.org/0179/rede2.jpg

sendo que o vista vê a rede da seguinte forma:

http://b.imagehost.org/0179/rede.jpg

Já defini o mesmo nome para o Workgroup nos 2 PC's só que não consigo que se vejam um ao outro...
O que acham que me pode estar aqui a falhar??? Já ando nesta luta há não sei quanto tempo.
Até aqui não mem fazia grande falta a partilha de ficheiros, mas neste momento preciso mesmo disto a trabalhar e não consigo...

Nas figuras entenda-se pelo tracejado rede wireless e por risco continuo cabo de rede.

Agradeço desde já a ajuda que me possam dar.

Abraços a todos.

flipado
01-03-2008, 17:57
Ambos os PC estão dentro da mesma gama de IP?
Estás a partilhar alguma pasta?

Já tentaste aceder directamente ao PC em questão?
ie: menu iniciar > run > \\nomedamaquina\ (file://\\nomedamaquina\) ?

Que erro tens? Há alguma firewall para além da firewall do windows? Está configurada para confiar na tua rede interna? Os ip´s a confiar seriam algo do genero 192.168.x.x.

rustyballzz
02-03-2008, 02:45
boas.
se um pc ta por cabo de rede e o outro por wireless ligados ao router mete ips manuais com ranges diferentes
pc por cabo : 192.168.0.1
pc por wireless : 192.168.1.1

com o mesmo grupo de trabalho

flipado
02-03-2008, 02:56
boas.
se um pc ta por cabo de rede e o outro por wireless ligados ao router mete ips manuais com ranges diferentes
pc por cabo : 192.168.0.1
pc por wireless : 192.168.1.1

com o mesmo grupo de trabalho

Se for para funcionar, funciona estando dentro da mesma sub-rede. O facto de mudares a sub-rede não irá ajudar em nada e só o vai confundir na configuração da partilha. Besides, não há razão nenhuma válida para fazer o que sugeres, além de que a maioria dos routers não permite distribuir IP para duas redes diferentes.
A segmentação de redes por meio de separação em gamas de IP só é compensatório quando temos uma grande quantidade de pc's, regra geral em ambiente empresarial.

keep it simple..

rustyballzz
02-03-2008, 03:22
na minha rede domestica de 3 pcs , 2 wireless e um por cabo com ranges diferentes e funciona lindamente.
os 2 por wireless tao configurados com 192.168.0.1 na placa wireless e 192.168.1.1 na placa de rede caso,
quando preciso de ligar algum deles por cabo para transferencia de dados maiores nem preciso de mexer em nada.

cumpz.

flipado
02-03-2008, 10:50
na minha rede domestica de 3 pcs , 2 wireless e um por cabo com ranges diferentes e funciona lindamente.
os 2 por wireless tao configurados com 192.168.0.1 na placa wireless e 192.168.1.1 na placa de rede caso,
quando preciso de ligar algum deles por cabo para transferencia de dados maiores nem preciso de mexer em nada.

cumpz.

Eu continuo a manter a opinião de que não é necessário recorrer à segmentação da rede por meio de mascára de sub-rede. Também estou a manter a opinião de manter IP's dinamicos atribuidos automáticamente pelo router, e não IPs estáticos atribuidos manualmente. Como te disse, o facto de manteres as máquinas em redes diferentes não tem qualquer intervenção na situação. Se não funciona mantendo as máquinas na mma rede, não é o mete-las em redes diferentes que o ira fazer funcionar.

Muito provavelmente ele tem uma firewall que lhe está a bloquear a rede interna ou não está definida qualquer partilha de ficheiros entre os dois PC.

sekeira
02-03-2008, 18:39
Boas...
Antes de mais obrigado pela vossa ajuda...
Vou tentar as sugestões dadas depois darei feedback. Neste momento não o posso fazer pq entretanto tenho o portátil na empresa, mas amanhã tentarei... Abraços.