View Full Version : O PC gaming e a pirataria

Páginas : 1 2 [3]

Zoo TV
17-03-2008, 10:43
A crise é global e quando há uma alternativa (ilegal) a uma redução de despesas, o povo segue-a. Não é por acaso que a 'pirataria' é uma crise mundial com valores escandalosos (65-75% nos USA, 90% na Europa acho eu. significando que 1 em 10 europeus comprou o jogo - na Ásia então acho que é ainda pior.)

Vejo jogos nos USA a serem vendidos a 20-40 euros e vejo-os cá a 50 para cima, o que é que se pensa? (...)
Agora o que pensam os 9 em 10 europeus? (...)Refiro-me, claro, ao problema focado na atitude europeia, pois com os salários médios americanos e preços assim podia eu bem, qual é o problema deles eu não sei, mas sei qual é em Portugal.

O que referiste acima só prova que não é a questão dos preços altos o que motiva a pirataria. Afinal de contas nos USA os jogos são aos tais "20 e 40" euros e a pirataria anda nos 75%. O que significa que em cada 10 pessoas, 7,5 pirateiam os jogos.

Por isso fica aqui a lição para aqueles que gostam de transferir a culpa da pirataria para as editoras e produtoras. Reflictam melhor.

Se calhar, enquanto os mais novos por aí falam da pirataria e de jogos estão os vossos pais endividados até ao pescoço para vocês manterem a vossa qualidade de vida e vocês nem sonham...

Uma boa verdade que se aplica a muitas pessoas mas acrescento mais um pormenor: estão endividados até ao pescoço para manter os "brinquedos" dos filhos e também os deles próprios.

Cumprimentos :)

Warlord
17-03-2008, 13:58
Isso de se comprar jogos online em lojas do estrangeiro tem outra consekencia, os jogos ficam nas prateleiras das lojas tugas, as vendas baixam, e adivinhem quem os donos das lojas culpam: a pirataria claro esta.

e la sobe portugal no indice de paises c/ pirataria...

Morais
17-03-2008, 14:06
A percentagem de pessoal a comprar jogos do estrangeiro deve ser tão baixa...

Almoinhas
17-03-2008, 14:31
A percentagem de pessoal a comprar jogos do estrangeiro deve ser tão baixa...

Eu pertenço a essa percentagem. Comprei no outro dia o Uncharted numa loja inglesa. Para a estatística foi mais um inglês a comprar um jogo. A diferença foi 20€ em relação a uma loja física em Portugal.

Agora penso eu: O jogo tem a língua Portuguesa, mas se todos os Portugueses fizerem como eu, as editoras deixam de apostar na nossa língua (as poucas que o fazem) porque não há Portugueses a comprar os jogos.
Acho que não dá para fazer cópias dos jogos PS3, mas se der são mais uns quantos jogos que os Portugueses não compram e as editoras ficam com menos vontade de apostar na língua dos Lusíadas.

Korben_Dallas
17-03-2008, 15:08
Legendas acho bem... dobrar é escusado, especialmente se o publico alvo do jogo já souber ler.

Crrash
17-03-2008, 16:02
eu faço com as linguas como faço nos filmes. Som da lingua original com legendas em ingles.
não preciso de mais traduções (ouviste nintendo???? quero os meus jogos!!! quero brawl! *sob*)

The-One
17-03-2008, 17:42
O que referiste acima só prova que não é a questão dos preços altos o que motiva a pirataria. Afinal de contas nos USA os jogos são aos tais "20 e 40" euros e a pirataria anda nos 75%. O que significa que em cada 10 pessoas, 7,5 pirateiam os jogos.

Por isso fica aqui a lição para aqueles que gostam de transferir a culpa da pirataria para as editoras e produtoras. Reflictam melhor.

E dados? Onde estão eles?
Eu também posso atirar valores para o ar a ver se colam, mas enfim.

Supondo que esses dados são um pouco credíveis é normal já que os estados unidos têm muita gente que vive abaixo do limiar da pobreza, não é o paraíso que todos pintam.

Zoo TV
17-03-2008, 17:56
E dados? Onde estão eles?
Eu também posso atirar valores para o ar a ver se colam, mas enfim.

Supondo que esses dados são um pouco credíveis é normal já que os estados unidos têm muita gente que vive abaixo do limiar da pobreza, não é o paraíso que todos pintam.

Então e dados desse suposto limiar de pobreza que falas? Também não os dás? Ou atiraste essa para o ar a ver se colava?

Mas o que me deixou mais curioso foi: então quem vive abaixo do limiar de pobreza tem dinheiro para computadores e consolas? Essa é boa!!!

Esse teu argumento.... tss, tss..... :zzz:

The-One
17-03-2008, 19:20
Então e dados desse suposto limiar de pobreza que falas? Também não os dás? Ou atiraste essa para o ar a ver se colava?

Mas o que me deixou mais curioso foi: então quem vive abaixo do limiar de pobreza tem dinheiro para computadores e consolas? Essa é boa!!!

Esse teu argumento.... tss, tss..... :zzz:

http://www.guardian.co.uk/world/2004/aug/27/usa.davidteather
http://www.soundvision.com/Info/poor/statistics.asp
http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20080117160442AAW9FSo

Basta procurar, dados recentes, dados antigos, é só procurar.

Onde estão os teus dados?

Agora já estamos a falar também das consolas?
Estranho pois o vosso argumento é que os developers estão a fugir para lá por causa da pirataria no pc.
*Esse teu argumento.... tss, tss..... :zzz:*

E o que tem ter dinheiro para um computador e não para jogos?
Serás tão tapado ao ponto de afirmar que um computador serve só para jogar?

Tira as palas.

Garrison
17-03-2008, 21:20
google: piracy statistics

olha o primeiro http://www.dbtechno.com/gaming/2008/03/03/thq-creative-director-says-pc-games-piracy-around-80-in-us

Boston (dbTechno) - The Creative Director of THQ, Michael Fitch, put out a rant of sorts stating that PC game piracy was the reason that the company had to close developer Iron Lore. He stated that PC games piracy in the U.S. is between 70% to 85%, with it being over 90% in Europe.Neste exemplo até é superior ao que referi para os USA.

Edit: Vejam as opiniões (suponho maioritariamente americana) nos comments. O comment 2, por exemplo, que refere também a música. Só custa a quem não tem, afinal de contas.

O elitismo na sociedade de certa forma reflecte-se também nos jogos, os jogos mais "hip" são sempre os que pedem PC's ultrajantes em termos de hardware. O hardware é caro, e bem caro. Os que possuem PC's de topo são "privilegiados", ora porque abdicaram de outras coisas para os obterem ou simplesmente porque têm capacidade financeira para tal. Não estou a criticar, e na minha situação estou a ver se faço alguns sacrifícios para voltar a ter um PC de jeito - são prioridades, ou quem pode pode. A questão gira à volta do que referi antes, "a promessa". É tão trivial poder ter o que os que têm capacidade financeira têm em termos de jogos, porque não ser um deles? Mas no final de contas um jogo é um luxo, tão intrínseco à nossa sociedade, principalmente a nós gamers, que o vemos mais como uma quase necessidade. É o vício, mas não deixa de ser um luxo. Agora ter PC's de topo, ou consolas e jogos não é algo que esteja ao alcance da maioria, estando a maioria a tender para a pobreza. São factos, só não vê a situação financeira e a qualidade de vida das pessoas quem não quer, ou quem vive no seu pedestal de € demasiado embriagado no próprio egoísmo. É a dita corda do capitalismo, e os pescoços são os nossos.

Claro que as estatisticas são e serão sempre duvidosas. Quem (mais velhinho) nunca copiou uma cassete de musica, ou jogos de spectrum (a mesma coisa..)? Ou uma vhs? Que é das estatisticas?

Protecções nos jogos, avisos em DVD's, etc. Que é isso?
As protecções (vejam a DRM do bioshock por exemplo) só dão mais trabalho e problemas a quem comprou o jogo do que a quem o arranjou no torrent dos 300$. Porque é que eu tenho que gramar com avisos de ser proibido fazer copias de dvds na minha edição especial do Gladiador quando na versão pirata a primeira coisa que fazem é tirar essas porcarias todas? Estão-me a avisar a mim, dono do original? Hey, obrigado... e nem sequer dá para fazer skip, tenho que mamar com o aviso até ao fim.
Eles pensam no problema, mas até agora ou não se preocuparam muito ou são mesmo muito.. limitados.

AwakE
17-03-2008, 22:25

Facto. Quem está abaixo do limiar de pobreza, por definição, não tem dinheiro para um computador + a correspondente conta da electricidade.
Até podes dizer que há pessoal com dinheiro para computador e não para jogos, mas garanto-te que estão acima desse tal limiar.

Convém as pessoas perceberem que o limiar da pobreza, é mesmo uma pobreza.

PS: Já agora dos links que deixaste, esta frase é bastante poderosa:

"33 million Americans continue to live in households that did not have an adequate supply of food. Nearly one-third of these households contain adults or children who went hungry at some point in 2000."

Ou seja, quando falares no limiar da pobreza tem cuidado com o que dizes. Os jogos e os computadores são um luxo da classe média.

skandal
17-03-2008, 22:26
Agora que falas no BioShock, só não comprei o jogo pq não o posso jogar..... como não tenho net em casa.....:wow:

Bem é $$ investido noutro jogo :x2:

MultiSpeed
17-03-2008, 22:42
http://www.guardian.co.uk/world/2004/aug/27/usa.davidteather
http://www.soundvision.com/Info/poor/statistics.asp
http://answers.yahoo.com/question/index?qid=20080117160442AAW9FSo

Basta procurar, dados recentes, dados antigos, é só procurar.

Onde estão os teus dados?

Agora já estamos a falar também das consolas?
Estranho pois o vosso argumento é que os developers estão a fugir para lá por causa da pirataria no pc.
*Esse teu argumento.... tss, tss..... :zzz:*

Tira as palas.

Enfim...

Se soubesses o que é viver ABAIXO do limiar da pobreza não dizias tantas asneiras juntas. Mas pela tua idade e pelo "System" que apresentas, não deves ter a minima noção do que isso é. O que é bom, não desejo isso a ninguém, mas não justifica tanta ignorância da tua parte.

Quem vive abaixo do limiar da pobreza passa fome, logo não tem computador, logo não pirateia jogos pois não tem onde os usar. Capisce? Got it? Percebeste?

Se fosses menos arrogante e menos mal educado, talvez aprendesses mesmo alguma coisa neste fórum. Andar a chamar tapado aos outros e a insinuar que usam palas só porque nem sequer te dás ao trabalho de raciocinar sobre os seus argumentos, apenas te define a ti como pessoa. :nonono2:

PS: Fala-se aqui de pirataria de jogos e as consolas usam jogos, ou será que não? :zzz:

Warlord
17-03-2008, 23:52
PS: Fala-se aqui de pirataria de jogos e as consolas usam jogos, ou será que não? :zzz:Thread title: O PC gaming e a pirataria.

CoisaX
18-03-2008, 01:16
Convenhamos que, os 8 paragrafos do lamento do tipo, os da pirataria, já foram amplamente discutidos, dissecados... espancados. Esquecemos dos outros 6... =|

AwakE
18-03-2008, 12:02
Convenhamos que, os 8 paragrafos do lamento do tipo, os da pirataria, já foram amplamente discutidos, dissecados... espancados. Esquecemos dos outros 6... =|

Os outros são pouco polémicos e indiscutíveis:

1 - A confusão do hardware é obvia, e é uma das virtudes e defeitos do PC. Para alguns é uma benção poderem ter sempre o melhor hardware, para outros é o pesadelo dos updates e das incompatibilidade. Esta é a principal razão que me "mandou" para as consolas.

2 - Pessoas estupidas. Claro, pessoas estupidas há em todo o lado, e mesmo sem considerares as pessoas estupidas o que ele diz é bem verdade. Testar um jogo pirata, e depois queixares-te dos bugs é muito idiota.

3 - Trash de um jogo baseado em algo não .........: Nisto nem eu sou inocente, já que o Titan Quest foi dos ultimos jogos em que eu toquei numa "sneak preview", e quando o jogo crashou no final da caverna (como ele diz no artigo) eu pensei "merda das incompatibilidades". Ainda pensei em comprar o jogo, mas achei mais provável que o problema fosse incompatibilidade do PC e não arrisquei....afinal não era, e passou-me ao lado. Até estava a gostar.

4 - Reviewers: Tal como os jornalistas, há os bons e os maus. O direito à opinião assegura que até os maus reviewers podem dar a sua opinião. Cabe ao leitor separar o trigo do joio, e deixar os maus reviewers a falarem sozinhos. Á parte de um processo por difamação, há pouco que se possa fazer quanto a isto. Más reviews podem afundar totalmente um jogo. Para mim um exemplo claro é o Lair que foi trashed pela critica (neste caso de forma generalizada). Apesar de o jogo não ser um potento e merecer para aí um 7.5, reviews de 4 são absurdas.

The-One
18-03-2008, 13:22
Enfim...

Se soubesses o que é viver ABAIXO do limiar da pobreza não dizias tantas asneiras juntas. Mas pela tua idade e pelo "System" que apresentas, não deves ter a minima noção do que isso é. O que é bom, não desejo isso a ninguém, mas não justifica tanta ignorância da tua parte.

Quem vive abaixo do limiar da pobreza passa fome, logo não tem computador, logo não pirateia jogos pois não tem onde os usar. Capisce? Got it? Percebeste?

Se fosses menos arrogante e menos mal educado, talvez aprendesses mesmo alguma coisa neste fórum. Andar a chamar tapado aos outros e a insinuar que usam palas só porque nem sequer te dás ao trabalho de raciocinar sobre os seus argumentos, apenas te define a ti como pessoa. :nonono2:

Grande mestre do Portugal@Home com o nick cor de rosinha, apesar de não ter que te dar justificações nenhumas, pertenço ao grupo das pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo e orgulho-me de ter dinheiro para as minhas despesas e de estar no último ano do meu curso, por isso deixa-te de dizer baboseiras antes de abrires a boca.
Nem tão pouco sabes a minha idade nem o que já vivi para te dirigires assim a mim.
Felizmente não nasci num berço de ouro e não ando com palas nos olhos, sei o que é querer e não poder ter, e se nos são apresentadas maneiras à borla de ter uma coisa é claro que se vai seguir por aí.

Quanto ao mal educado, tens cá uma piada, o único mal educado aqui és tu, vens para aqui com um discurso moralista armado aos pigarelhos a insultar-me.
Orgulho-me muito da educação que me deram em casa, felizmente tive quem me orientasse da melhor maneira, agora tu parece que não te deram educação em casa.
Se calhar agora já é um bocado tarde para isso.

E há pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza que têm computadores, em Portugal eu conheço alguns, na América é um facto que não conheço.
Nem tão pouco essas pessoas precisam de ter Internet em casa para fazer download dos jogos.

PS: Fala-se aqui de pirataria de jogos e as consolas usam jogos, ou será que não? :zzz:

Para quem tava a falar de tirar as palas, basta ler o titulo da thread.

O PC gaming e a pirataria.

Voystice
18-03-2008, 13:50
Aumentam os preços? Há mais de 15 anos que os jogos têm o mesmo preço com ups e downs.

Para todos os efeitos, aumentaram os preços,... desde o início!

(No caso dos jogos para Consolas, that is!)

\w/

Zoo TV
18-03-2008, 15:27
Nem tão pouco sabes a minha idade nem o que já vivi para te dirigires assim a mim.

Data de nascimento: 09 Maio 1987 - Idade 20 anos (http://www.techzonept.com/member.php?u=33976)

Serás tão tapado ao ponto de afirmar que um computador serve só para jogar? Tira as palas.

É esta a tal educação que te deram em casa e da qual dizes que te orgulhas? Eu no teu lugar não ficaria muito orgulhoso, mas acredito que isto sejo o máximo de boa educação a que tu foste habituado e sendo assim realmente não se pode exigir muito mais.

Nem mais... :x2:

Facto. Quem está abaixo do limiar de pobreza, por definição, não tem dinheiro para um computador + a correspondente conta da electricidade.
Até podes dizer que há pessoal com dinheiro para computador e não para jogos, mas garanto-te que estão acima desse tal limiar.

Convém as pessoas perceberem que o limiar da pobreza, é mesmo uma pobreza.

PS: Já agora dos links que deixaste, esta frase é bastante poderosa:

"33 million Americans continue to live in households that did not have an adequate supply of food. Nearly one-third of these households contain adults or children who went hungry at some point in 2000."

Ou seja, quando falares no limiar da pobreza tem cuidado com o que dizes. Os jogos e os computadores são um luxo da classe média.

Não vale a pena perderes tempo, ele não chega lá, é um raciocínio demasiado complexo.

Cumps :)

NightK
18-03-2008, 17:59
Para todos os efeitos, aumentaram os preços,... desde o início!

(No caso dos jogos para Consolas, that is!)

\w/

Os preços dos jogos PC subiram muito também.

Para o ZooTV: Deixa de ser tão arrogante e deixa de simplesmente postar para tentares frustrar os outros e livrares da tua frustração pessoal que ninguém aqui seguramente tem culpa, o que normalmente é designado por flamer, ou flaming.

Em vez disso peço-te que tentes ler e compreender o que os outros dizem em vez de leres, interpretares à tua maneira e mais uma vez enviares uma critica que é tudo menos construtiva, isso só penaliza tanto o tópico como o ambiente geral do fórum.

timber
18-03-2008, 18:10
Os jogos de PC genericamente desceram ou ficaram iguais. Aumentar não aumentaram de certeza.

Antigamente os jogos custava entre 12 a 8 contos conforme o jogo.

Hoje em superficíes estilo Worten andam a volta dos 50 € ou menos. E alguns jogos novos até são mais baratos (o PES por exemplo)

E neste exercício nem estou a considerar a inflacção e afins. Um jogos que custe hoje 50€ é bem amis barato que um que custava 10 cts há 10 anos.

Khrono
18-03-2008, 18:20
acho, na minha opinião, que vocês deviam controlar um pouco as frases que usam, de parte a parte, porque isto está a descambar ligeiramente e devemos cingirmo-nos ao tópico.

on-topic:

esta questao da pirataria nos jogos pc é um tema que deu, dá e dará pano para mangas e nunca se irá chegar a um concenso porque entram em conflito ideologias diferentes e apresentam factos que são passíveis de má interpretação.

começando pleo tipo de pessoas que pirateiam jogos, temos quem pirateie por gosto, por necessidade, por facilidade, whatever, mas há que aceitar que os jogos estão caros para o nosso nível de vida ( classe média-baixa ).

depois vem a questão de se os jogos fossem mais baratos, se a pirataria baixava, temos quem se mantive-se como dantes, e quem iria reduzir ou eliminar por completo a pirataria.

não se pode/deve julgar uma pessoa que tenha jogos piratas usando o argumento de que se tem dinheiro para PC, tem para jogos, uma coisa é independente da outra.

não se deve julgar uma pessoa que tenham tudo original como sendo um ricalhaço/menino dos papas/whatever porque a pessoa pode ter juntado ao longo dos anos o dinheiro para esses jogos...

agora em relação à minha pessoa:
já tive jogos piratas, admito, mas todos singleplayer, quando passei para a internet, então passei também a jogar f2p e neste momento se existe algum jogo mais popular mas p2p (CS, Diablo2, AoE2) entao compro porque valem o preço a que estão.
em relação a singleplayer, não compro porque já não jogo, logo pirataria desceu drasticamente...

AwakE
18-03-2008, 20:20
E há pessoas que vivem abaixo do limiar da pobreza que têm computadores, em Portugal eu conheço alguns, na América é um facto que não conheço.
Nem tão pouco essas pessoas precisam de ter Internet em casa para fazer download dos jogos.

O rendimento de um agregado familiar que vive abaixo do limiar da pobreza é menos de 350 euros mensais. Estamos a falar de menos de 350 euros para comida, roupa, medicamentos, luz, gás, água, transportes e eventualmente uma renda. Estás-me a dizer que essas pessoas que conheces ainda conseguem arranjar dinheiro para um computador (que corra jogos relativamente actuais) e jogos piratas?

E já agora:

1 - Se ganhas 350 euros mas vives com os paizinhos ou eles suportam muitos dos teus custos não vives abaixo do limiar da pobreza.
2 - Se tens um 486 DX2 que só corre o Windows 3.1, isso não é propriamente relevante para a nossa discussão já que estamos a falar de jogos relativamente actuais.

PS: Fica aí um link para um exemplo português http://www.rtp.pt/index.php?article=128225&visual=16

MultiSpeed
18-03-2008, 21:04
Grande mestre do Portugal@Home com o nick cor de rosinha, apesar de não ter que te dar justificações nenhumas, pertenço ao grupo das pessoas que trabalham e estudam ao mesmo tempo e orgulho-me de ter dinheiro para as minhas despesas e de estar no último ano do meu curso, por isso deixa-te de dizer baboseiras antes de abrires a boca.
Felizmente não nasci num berço de ouro e não ando com palas nos olhos, sei o que é querer e não poder ter, e se nos são apresentadas maneiras à borla de ter uma coisa é claro que se vai seguir por aí.

Quanto ao mal educado, tens cá uma piada, o único mal educado aqui és tu, vens para aqui com um discurso moralista armado aos pigarelhos a insultar-me.
Orgulho-me muito da educação que me deram em casa, felizmente tive quem me orientasse da melhor maneira, agora tu parece que não te deram educação em casa.
Se calhar agora já é um bocado tarde para isso.

Para quem tava a falar de tirar as palas, basta ler o titulo da thread.

O PC gaming e a pirataria.

Meu caro, tal como outros antes de mim já referiram, (e até te citaram), o único mal educado nesta troca de mensagens foste tu, tanto comigo como, inicialmente, com o ZooTV. A não ser que na tua casa chamar "tapado" e mandar "tirar as palas" a alguém, seja sinónimo de boa educação.

Desde já te digo que na minha casa, (e fora dela), isso nunca foi sinónimo de boa educação mas sim típico de alguém malcriado.

PS 1: Dizes que te insultei? Desafio-te a fazer quote do INSULTO que dizes que te fiz. Estou curioso em vê-lo.

PS 2: Isto não é "cor-de-rosinha", calibra melhor as cores do teu monitor. :016:

Morais
18-03-2008, 21:24
Sim, e lilás é uma cor muito máscula :D

Voystice
18-03-2008, 22:23
E continua o desfile de disparates...

Mas a chular quem? Quem é que te obriga a comprar seja o que fôr?

:lol:

"lucro ilícito"? Essa é boa. Precisaste de quantas horas para inventar isso? Tenho que contar essa a um amigo de direito, é mesmo muito boa.

Exacerbado e descabido para quem? Quem és tu para decidir qual é o preço a que as empresas decidem vender os seus produtos?

Não te expliquei já como podes comprar jogos por preços inferiores a isso?

Eu sei lá se chega ou não; não sou accionista da empresa por isso não me diz respeito.

Mas que argumento tão imbecil, sinceramente. Depois de tudo o que foi dito ainda não percebeste que O MERCADO É LIVRE E AS EMPRESAS TÊM DIREITO A FAZER OS LUCROS QUE ENTENDEM. O CONSUMIDOR NÃO É OBRIGADO A COMPRAR. Não há qualquer fraude.

:rolleyes:

Se te incomoda, não compres. Quem é que te obriga?

Temos ditador aqui.

Como é que tu sabes o que é suficiente ou insuficiente para para pagar a todas as pessoas envolvidas no processo?

QUEM É QUE TU PENSAS QUE ÉS PARA DETERMINAR QUEM É QUE GANHA O QUÊ E QUANTO?

É uma mentalidade perfeitamente estalinista, embora não te pareças aperceber disso, infelizmente.

Diz-me tu, a que empresários te estás a referir em todo este chorrilho de disparates?

Não faço a mínima ideia, e não me interessa, sinceramente.

Queres condicionar os salários dos outros, que é sem dúvida uma atitude bastante estalinista.

Já pedi para seres mais explícito. Quais são os empresários a que te referes?

Imbecilidade. Nem preciso de comentar.

Afinal a quem é que estás a apontar o dedo? Nomes de empresas/empresários se faz favor.

O que é "pornográfico" é andar a roubar o sustento e o lucro aos outros e vir para aqui armar-se em vítima, isso sim é "pornográfico", no pior sentido.

A única arrogância que vejo aqui é a tua, pois achas que tens direito a condicionar os lucros e os salários dos outros, senão rouba-los desalmadamente. Grande carácter, sim senhor.

Ainda bem. A tua humildade comoveu-nos a todos.

Aguardo com prazer novo desfile de baboseiras. Pelo menos diverte o pessoal.

vortal: "Mas a chular quem? Quem é que te obriga a comprar seja o que fôr?"

Continuas sem perceber a ideia, mas eu vou te explicar de uma maneira mais simples para poderes perceber: Imagina se fores comprar um frango e se ao invés de te pedirem os 3 ou 4€ da "praxe" te pedirem 30 ou 40€ tambem vais comprar?

Ah! Bem me parecía que não compravas, e provavelmente até irias barafustar com o dono da churrasqueira pela "xulisse"! E depois ele respondia-te o mesmo que me respondestes a mim: "Ó amigo, ninguem o obriga a comprar!"

E agora vais-me dizer: "Epa, mas se esse labrego estiver a vender tão caro, tenho bom remédio, vou comprar à churrasqueira do lado que vende mais barato e esse idiota vai à falência em pouco tempo!" Pois vai, excepto se todas as churrasqueiras te cobrarem os mesmos 30/40€ pelo dito frango!

É o que tu tens no mercado dos jogos! Não tens escolha, e não tens concorrência, o preço está "tabelado"!

vortal: "lucro ilícito"? Essa é boa. Precisaste de quantas horas para inventar isso? Tenho que contar essa a um amigo de direito, é mesmo muito boa."

Vai lá e depois conta-nos a que conclusão ele chegou!

Se não percebeste a figura de estilo não tenho culpa, mas talvez saibas distinguir "Capitalismo e Mercado Livre" de "Capitalismo Selvagem"!?!

vortal: "Exacerbado e descabido para quem? Quem és tu para decidir qual é o preço a que as empresas decidem vender os seus produtos?

"Não te expliquei já como podes comprar jogos por preços inferiores a isso?"

Se tivesses lido todos os meus posts como deve ser ao invés de teres passado os olhos na diagonal, escusavas de vir ensinar a missa ao Padre... Feira da Ladra, Linhas Platinum's, rebaixas de preços, promoções, etc,... já fazem parte do meu vocabulário! Até se quiser mandar vir de fora a porra do cartão visa tambem pode ser usado!

E mais uma vez torno a repetir: quem "decide" o preço a que os produtos/serviços podem/devem ser vendidos é o mercado e o consumidor; isto é verdade em muitas áreas do consumo/serviços ao público e creio que tu sabes isto! Para isso é que existe o mercado livre e a leis da concorrência. Se os jogos continuam a ser vendidos a um preço que o publico não aceita como adequado decerto que a culpa não é minha e não tenho pena nenhuma do sucedido! Quem puder comprar mais barato, compra; quem quiser sacar, saca; e quem puder espatifar 14 contos num jogo, espatifa! Agora não venham é as editoras queixarem-se de fracas vendas por causa da pirataria quando desde o início trataram o consumidor com soberba!

E torno a frizar: olhem para o mercado dos DVD e vejam a queda de preços que sofreram desde os antigos 25/35€ até aos actuais 19/22€! (novos) Se isto não é um exemplo de uma economia que funciona, então eu não sei o que mais te dizer! Ou preferías continuar a pagar 7 contos por um filme? Se o mercado de jogos (e dos CD's) não evoluiu e deixou que a avidez lhes toldassem as decisões de mercado não tenho/temos culpa nenhuma! Decerto que um filme não custa menos de fazer que um jogo, e não é por isso que se vê no mercado dos DVD a pouca-vergonha que se vê no mercado dos jogos!

vortal: "Eu sei lá se chega ou não; não sou accionista da empresa por isso não me diz respeito."

Gostas de pagá-los a 14 contos! E tambem deves gostar de frangos a 40€! Se as churrasqueiras sabem disto ainda passam a vender o frango a peso de ouro!

Voystice:"Tenho novidades para ti: Chega e sobra! Aliás até 20€ chegava! (Fazendo fé no comunicado da Capcom...)
Assim, como queres que o consumidor não se sinta "defraudado" e com a legitimidade de contestar o "lucro ilícito" dessas grandes entidades?"

vortal: "Mas que argumento tão imbecil, sinceramente. Depois de tudo o que foi dito ainda não percebeste que O MERCADO É LIVRE E AS EMPRESAS TÊM DIREITO A FAZER OS LUCROS QUE ENTENDEM. O CONSUMIDOR NÃO É OBRIGADO A COMPRAR. Não há qualquer fraude."

Assim seja, percebeste muito bem desta vez! E a minha resposta é a mesma: Não tem nada que se queixar! Ou baixam os preços ou levam com a pirataria pelas fuças! Se os podem vender a 30€, só por pura teimosia os vendem a 70! E dei o exemplo da Capcom e do GT4: Prologue! A evidência está à vista e só quem for muito intransigente ou teimoso é que não percebe/aceita!

E já baixavas o tom de voz, aqui ninguem é surdo!

Voystice: "Até te dou o exemplo do GT4: Prologue que é vendido a mid-price; concerteza que ninguem da "cadeia de distribuição" vai ficar a "arder" com o lançamento do título pois não? Mas ele vai ser lançado a muito menos de 65/70€ não vai? E o argumento de que o jogo é apenas um "avanço" do jogo "final" não cola; porque tanto um como o outro fazem o mesmo percurso da produtora para o consumidor!"

vortal: "Se te incomoda, não compres. Quem é que te obriga?"

Ninguem me obriga, por isso vou esperar pelas promoções, ou comprar usado, ou na feira, etc...
Mas se tu quiseres ir comprá-lo a 14 contos, força! Uma vez que pareces aceitar o preço com satisfação...
Mas o exemplo está dado, quem gosta de ser explorado gosta! Eu não gosto, e contesto por isso! É um direito que me assiste, e se estás indignado com isso tenho pena mas não te posso ajudar! Não me podes obrigar a "aceitar" um preço com o qual eu não concordo; isso era o mesmo que mandarmos a lei de mercado às urtigas!

vortal: "Temos ditador aqui.

Como é que tu sabes o que é suficiente ou insuficiente para para pagar a todas as pessoas envolvidas no processo?

QUEM É QUE TU PENSAS QUE ÉS PARA DETERMINAR QUEM É QUE GANHA O QUÊ E QUANTO?

É uma mentalidade perfeitamente estalinista, embora não te pareças aperceber disso, infelizmente."

Ditador aqui pareces-me ser tu, que queres, pelos vistos, obrigar-me a aceitar um preço que está mais que demonstrado que é um abuso! E como é que eu sei? Não preciso repetir a história do GT4: Prologue nem do Resident Evil 4 para a Wii, pois não? Se não tens "olhos na cara" para medir as evidências tambem não tenho culpa disso!

E não se trata aqui de determinar quem ganha o quê, nem quanto! Trata-se de determinar o que é ou não um preço justo para um dado artigo/serviço! E numa economia de mercado quem acaba por "decidir" isso é o consumidor; independente do lucro que a empresa queira ou não fazer! Tal como eu já referi atrás, e tu pelos vistos não percebeste; não me importo nada que as pessoas sejam pagas pelo seu trabalho, (que devem ser) antes pelo contrário, até lhes desejo que tenham Ferrari's e mansões a "dar com pau"! O que coloco em causa é a moral dessa gente que inflacciona o preço de um produto e depois tem o desplante de virem proclamar aos sete-ventos que a pirataria lhes está a dar cabo do negócio! É preciso terem lata!

E já baixavas outra vez o tom de voz, que ninguem ensurdeceu nos últimos 5 minutos!

Atitude estalinista, lamento dizer-te, é a tua!

Quando temos um indivíduo (tu) que acha que a fixação do preço de um dado produto seja fixado sem a devida tomada de consciência do poder de compra pela parte do público consumidor; é um devaneio de esquerda, e de todos aqueles que acham que o estado (ou outra entidade qualquer) tem que ter uma atitude de controle sobre todos os bens de consumo, privando assim o mercado do benefício da livre concorrência! Isso é o que se chama de "comunismo" ou "estalinismo"!
Por isso pensei que tivesses percebido que eu sou a favor do Capitalismo, e da economia de mercado e da livre concorrência de preços! Que é aquilo que tu não tens nem nos jogos nem, por exemplo, no mercado da Gasolina em (p)ortugal, só para dar um pequeno exemplo! A liberalização de preços não veio trazer a tão propalada baixa de preços nem a concorrência de mercado (pelo menos para já) uma vez que ainda tens um sistema centralizado a "fixar" de certa forma os preços do combustivel! No mercado dos jogos/CD's passa-se algo parecido!

vortal: "Diz-me tu, a que empresários te estás a referir em todo este chorrilho de disparates? "

Queres nomes? Que importam os nomes? Sabe-se que é assim que (não) funciona! E que devido a isso estão a fazer da pirataria bode-expiatório para as suas choraminguisses! Não precisamos de nomes, que aqui ninguem quer levar ninguem preso! (eu pelo menos, não quero!)
Pedia-se era que houvesse um pouco de "decoro" por parte de quem é responsavel, e que o mercado dos jogos pusesse a vista em cima do mercado dos DVD's por exemplo, só para terem um bom exemplo!

vortal: "Queres condicionar os salários dos outros, que é sem dúvida uma atitude bastante estalinista."

Já expliquei acima que, realmente, não se trata de nada disso! É incrível como foste tu pensar numa coisa dessas in the first place! Só posso assumir que se trate de má-fé, uma vez que colocaste praticamente palavras na minha boca!

vortal: "Já pedi para seres mais explícito. Quais são os empresários a que te referes? "

Ver acima! Nomes não importam realmente! Aliás, eu como consumidor final, e não como fiscal, ou analista de mercado não conheço o nome desses senhores... lamento! Só vejo os "resultados" deles: jogos a 14 contos!

Voystice: "Já antes disse noutra thread: não acho nada mal que existam pessoas que tenham 2 ou 3 Ferrari's; o que acho mal é que hajam pessoas com 7 ou 8 Ferraris!
(Consegues comprender a figura de estilo que estou a evocar aqui, ou vais-me dizer que lá porque algumas pessoas neste mundo trabalharam honestamente e podem ter nem que sejam 30 ou 50 Ferrari's estão imediatamente susceptíveis a que se lhes "aponte o dedo"? - Espero que compreendas o conceito por detrás desta minha afirmação, para não ter que escrever outro testamento como no post #339 desta thread!)"

vortal: "Imbecilidade. Nem preciso de comentar."

É óbvio que não percebeste! Enfim, adiante!

vortal: "Afinal a quem é que estás a apontar o dedo? Nomes de empresas/empresários se faz favor."

Outra vez? Então eu quero é ver resultados práticos (leia-se preços mais baixos) e tu queres arranjar "culpados" à força? Começo a desconfiar que não és Estalinista. Da maneira como manifestas tendências de pertencer à PIDE, cá para mim deves é ser Salazarista!

vortal: "O que é "pornográfico" é andar a roubar o sustento e o lucro aos outros e vir para aqui armar-se em vítima, isso sim é "pornográfico", no pior sentido."

Por esta altura se leste tudo com a devida atenção já deverás estar esclarecido nesse sentido! Não, não pretendo "roubar lucro "nenhum a ninguem! E não, não me estou a armar em vítima, uma vez que nem tenho motivos para isso; nem sequer sou "adepto" da pirataria como aqui já frisei toneladas de vezes; tu é que pareces ficar bastante afectado com quem tenha opiniões divergentes da tua! Pensando melhor, tu não deves ser Salazarista,... deves ser é Fascista mesmo!

vortal: "A única arrogância que vejo aqui é a tua, pois achas que tens direito a condicionar os lucros e os salários dos outros, senão rouba-los desalmadamente. Grande carácter, sim senhor."

Uma vez que já referi 45456 vezes que não sou "adepto" da pirataria,... ver resposta acima!

Muito gostas tu de bater na mesma tecla e de meter palavras na boca dos outros...

vortal:" Aguardo com prazer novo desfile de baboseiras. Pelo menos diverte o pessoal."

Gostava de poder dizer o mesmo!

Entretanto podes-te ir entretendo com o post #484 desta thread, talvez percebas mais qualquer coisinha acerca do motivo porque não condeno a pirataria!

Cumps!

Nada mais a acrescentar. Disseste tudo na medida certa e a tocar nos pontos certos.
:x2::x2:

A ti remeto-te de novo para o post #339! Creio que não o leste, ou pelo menos deves ter fingido que não leste...

Cumps!

\w/

MultiSpeed
18-03-2008, 22:36
Sim, e lilás é uma cor muito máscula :D

De acordo com o que diz aqui (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=66261) esta côr é:

"Orquídea(quase magenta): Membro do Portugal@Home (http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=101)"

AwakE
18-03-2008, 22:40
Vocês estão para aí com uma discussão, desculpem lá de merda. E digo de merda porque parece que insistem em comparar frangos com pirataria.

Num mercado como o dos frangos, se o gajo da charcutaria pedir 40 euros fica toda a gente a perder. Fica o comprador e o vendedor, a não ser que o comprador roube o frango....Como não andamos todos a roubar frango, o preço baixa. Que remédio.

Nos jogos, se a editora pedir 70 euros fica toda a gente a perder. Fica o comprador e o vendedor, a não ser que o comprador roube o jogo. Hmmm, até roubam....Ou seja, a editora vê-se na situação em que tem de baixar o preço até conseguir estimular alguma parte dos seus os clientes a não roubá-la. E claro, convém que esta parte que convencem a comprar seja suficiente para cobrir a perda de lucro nos gajos que não roubavam, porque há sempre aqueles que vão piratear nem que custe 10 euros...

Depois, ao contrário dos frangos que é um mercado local, os jogos são um mercado global. 70 euros pode ser muito para o país Y mas para o país Z é barato, e ao ajustar os preços do país Y só estou a fazer com que as pessoas do Z vão comprar ao Y.....

Ou seja, vir para aqui com a conversa da "70 euros é um roubo para um jogo, se pusessem a 30 euros eu comprava", estão a simplificar o problema....mas assim só ligeiramente....

Entretanto podes-te ir entretendo com o post #484 desta thread, talvez percebas mais qualquer coisinha acerca do motivo porque não condeno a pirataria!

Nesse post escolheste os exemplos mais extremos possíveis para justificar a tua não-condenação. Por um lado a não disponibilidade do original, por outro o pirata viciado que saca por sacar....No meio está a maioria, aqueles que sacam o que está à venda e jogam mesmo....

Warlord
18-03-2008, 22:53
Nos jogos, se a editora pedir 70 euros fica toda a gente a perder. Fica o comprador e o vendedor, a não ser que o comprador roube o jogo. Hmmm, até roubam....Ou seja, a editora vê-se na situação em que tem de baixar o preço até conseguir estimular alguma parte dos seus os clientes a não roubá-la.As editoras teem baixado o preco para combater a pirataria?! epah n dei por nada...

AwakE
18-03-2008, 22:57
As editoras teem baixado o preco para combater a pirataria?! epah n dei por nada...

Eu não disse que tinham baixado....mas segundo algumas almas desta thread, a única solução é elas baixarem né? Daí o "vê-se na situação em que tem de baixar o preço até conseguir estimular alguma parte dos seus os clientes a não roubá-la."

Para mim forçar uma empresa a baixar um preço de modo a não ser roubada, chegando-se quase ao ridículo de se dizer "és roubada porque mereces" é uma aberração. Não tarda estamos todos a assaltar stands da BMW até os gajos baixarem os preços que diga-se são exagerados para Portugal.

Bela economia de mercado, na qual se um produto é demasiado caro.....rouba-se.

Voystice
18-03-2008, 23:19
Vocês estão para aí com uma discussão, desculpem lá de merda. E digo de merda porque parece que insistem em comparar frangos com pirataria.

Num mercado como o dos frangos, se o gajo da charcutaria pedir 40 euros fica toda a gente a perder. Fica o comprador e o vendedor, a não ser que o comprador roube o frango....Como não andamos todos a roubar frango, o preço baixa. Que remédio.

Nos jogos, se a editora pedir 70 euros fica toda a gente a perder. Fica o comprador e o vendedor, a não ser que o comprador roube o jogo. Hmmm, até roubam....Ou seja, a editora vê-se na situação em que tem de baixar o preço até conseguir estimular alguma parte dos seus os clientes a não roubá-la. E claro, convém que esta parte que convencem a comprar seja suficiente para cobrir a perda de lucro nos gajos que não roubavam, porque há sempre aqueles que vão piratear nem que custe 10 euros...

Depois, ao contrário dos frangos que é um mercado local, os jogos são um mercado global. 70 euros pode ser muito para o país Y mas para o país Z é barato, e ao ajustar os preços do país Y só estou a fazer com que as pessoas do Z vão comprar ao Y.....

Ou seja, vir para aqui com a conversa da "70 euros é um roubo para um jogo, se pusessem a 30 euros eu comprava", estão a simplificar o problema....mas assim só ligeiramente....

Nesse post escolheste os exemplos mais extremos possíveis para justificar a tua não-condenação. Por um lado a não disponibilidade do original, por outro o pirata viciado que saca por sacar....No meio está a maioria, aqueles que sacam o que está à venda e jogam mesmo....

Tudo bem, aceito a tua opinião! Tens direito a ela, assim como eu tenho direito à minha; e congratulo-te por isso!

No entanto independentemente do "zé dos frangos" pertencer a um mercado local, e os jogos pertencerem a um mercado global; não deixa de haver uma certa "noção" do "valor" que se deve dar às coisas, não achas?
Se pensarmos que 30/40€ são 6/8 Contos na moeda antiga, e que tais valores já se podem considerar como "muito elevados", afinal estamos a falar de um jogo, que é um veículo de cultura e não um luxo como certas partes da sociedade insistem em classificar; (obviamente para lucrarem com os impostos e taxas que daí advém dessa "classificação") ainda mais indignados ficamos quando nos pedem 12 ou 14 contos pelo mesmo!

E aqui não há lógica da batata que salve o discurso anti-pirataria; o valor pedido pelos jogos é um gozo, é uma ofensa ao bom-senso das pessoas! Ainda para mais quando "lá fora" um jogo custa perto dos 20$,... só não vê o desplante quem não quer! Principalmente aqui no nosso "pântanozinho-à-beira-mar-plantado"! Em que os preços atingem proporções verdadeiramente apocalípticas!

Compreendo que haja quem nunca os comprasse nem que fossem a 10€! Mas isso são casos extremos, e já falei aqui deles! Essa gente nunca compraria um jogo! Simplesmente não dão valor aos jogos, e como tal nunca seríam compradores dos mesmos!

E quanto aos exemplos que dei, foram os que achei pertinentes para os valores que estou a transmitir, uma vez que esses que "aqueles que sacam o que está à venda e jogam mesmo" podem sempre vir a adquirir o original mais tarde ou; se não o fizerem, não se relacionam de maneira nenhuma com a minha pessoa! Como deves compreender dou a minha opinião de um modo geral, mas não posso obrigar ninguem aqui a pensar da mesma maneira que eu! Ao contrário de outros moralistas que por aí andam...

Agora, quando existe uma enorme percentagem de pessoas que dizem com todas as palavras que "passariam a comprar jogos novos se fossem a 30€ cada"; epa! Só quem anda muito distraído do mercado ou é prepotente è que não dá valor a esta quota de mercado!
Se mesmo assim não "vem" o benefício à frente, o que posso mais dizer? Vão continuar a levar com muita pirataria encima, porque já está mais que visto que as pessoas olhem para os "6 continhos" como o "valor de ouro" dos videojogos, assim como, pelos vistos olham para os 19€ como o "valor de ouro" de um filme em DVD! (E olhem que já os existem a menos de 9€!)

Posto isto; os senhores das empresas dos CD's e dos videojogos ou andam a "dormir na forma"; ou estão zangados com "alguem"...

Aliás, não deixa de ser curioso que sejam exactamente nesses dois ramos que os respectivos "responsáveis" mais se queixem da pirataria!... e aqui posso estar enganado, mas não me recordo de ter assistido à industria cinematográfica de ter feito tanto "berreiro" anti-pirataria, apesar de, tambem estes implementarem sistemas anti-cópia nos seus DVD's!

Posso estar bastante enganado neste aspecto, mas pelo menos nunca os via "choramingarem "tanto como os senhores da industria dos videojogos ou da musica!

Cumps!

\w/

Voystice
18-03-2008, 23:27
Eu não disse que tinham baixado....mas segundo algumas almas desta thread, a única solução é elas baixarem né? Daí o "vê-se na situação em que tem de baixar o preço até conseguir estimular alguma parte dos seus os clientes a não roubá-la."

Para mim forçar uma empresa a baixar um preço de modo a não ser roubada, chegando-se quase ao ridículo de se dizer "és roubada porque mereces" é uma aberração. Não tarda estamos todos a assaltar stands da BMW até os gajos baixarem os preços que diga-se são exagerados para Portugal.

Bela economia de mercado, na qual se um produto é demasiado caro.....rouba-se.

Epa, mas aí tu tens sempre mais escolhas no mercado; Mercedez, Toyota, Fiat, Suzuki, e tentas escolher um que esteja de acordo com as tuas preferências/capacidades! No mercado dos jogos "é tudo do mesmo"!

E mesmo assim, o mercado automóvel (p)ortuguês tambem não é documento de referência para ninguem, uma vez que tambem aqui estamos a pagar sensivelmente o dobro daquilo que os outros países cobram pelos mesmos!

Mas isto dava pano para mangas!...

O que é certo é que o pessoal olha para os 30€ com olhos esbugalhados de quem olha para o próximo Elldorado, principalmente pessoas como eu, que prezam a 100% o produto original; mas se a industria dos videojogos optar por continuar a aproveitar-se da "galinha dos ovos de ouro" da maneira como tem feito até aqui, arrisca-se a perder tudo mesmo...

Cumps!

\w/

AwakE
18-03-2008, 23:29
Se pensarmos que 30/40€ são 6/8 Contos na moeda antiga, e que tais valores já se podem considerar como "muito elevados", afinal estamos a falar de um jogo, que é um veículo de cultura e não um luxo como certas partes da sociedade insistem em classificar; (obviamente para lucrarem com os impostos e taxas que daí advém dessa "classificação") ainda mais indignados ficamos quando nos pedem 12 ou 14 contos pelo mesmo!

A partir do momento em que falas da realidade portuguesa o teu discurso deixa de fazer sentido. Os preços são globais, logo dizeres que é caro para o português é irrelevante. As empresas não têm a escolha de localizar os preços. E em relação aos impostos queixa-te ao Socrates não às editoras....

E aqui não há lógica da batata que salve o discurso anti-pirataria; o valor pedido pelos jogos é um gozo, é uma ofensa ao bom-senso das pessoas! Ainda para mais quando "lá fora" um jogo custa perto dos 20$,... só não vê o desplante quem não quer! Principalmente aqui no nosso "pântanozinho-à-beira-mar-plantado"! Em que os preços atingem proporções verdadeiramente apocalípticas!

20$ (13€)?....Diz-me onde posso comprar jogos actuais (tipo Assassin's Creed, ou Uncharted) a 20 dolares que eu compro JÁ! Se queres ter discussões inteligentes convém não exagerar....

Compreendo que haja quem nunca os comprasse nem que fossem a 10€! Mas isso são casos extremos, e já falei aqui deles! Essa gente nunca compraria um jogo! Simplesmente não dão valor aos jogos, e como tal nunca seríam compradores dos mesmos!

Tu achas que são os casos extremos. Eu acho que não. Para mim, é uma minoria aqueles que a 30 euros comprariam o jogo (digo 30 porque 10 é ridiculo tendo em conta os custos de desenvolvimento de um jogo).

Agora, quando existe uma enorme percentagem de pessoas que dizem com todas as palavras que "passariam a comprar jogos novos se fossem a 30€ cada"; epa! Só quem anda muito distraído do mercado ou é prepotente è que não dá valor a esta quota de mercado!

Tu falas em quantidade "enorme". Eu contraponho que estas empresas multinacionais tem acesso a estudos bem mais sofisticados que tu, e é do seu interesse ganhar dinheiro. Se não baixam os preços por alguma razão será. Provavelmente a sua estimativa de aumento de cota de mercado não justifica a baixa.

Se mesmo assim não "vem" o benefício à frente, o que posso mais dizer? Vão continuar a levar com muita pirataria encima, porque já está mais que visto que as pessoas olhem para os "6 continhos" como o "valor de ouro" dos videojogos, assim como, pelos vistos olham para os 19€ como o "valor de ouro" de um filme em DVD! (E olhem que já os existem a menos de 9€!)
Posto isto; os senhores das empresas dos CD's e dos videojogos ou andam a "dormir na forma"; ou estão zangados com "alguem"...

Mais uma vez, tu dizes que são cegas e que "uma quantidade enorme de pessoas iam comprar". Onde estão os teus estudos? Tens algum? É que acredita que eles têm. Além disso estou mesmo a ver um indiano a olhar para os "6 continhos" como o "valor de ouro". Tu (e a maioria) esquece-se constantemente que o preço dos jogos não é ditado por um país.

Aliás, não deixa de ser curioso que sejam exactamente nesses dois ramos que os respectivos "responsáveis" mais se queixem da pirataria!... e aqui posso estar enganado, mas não me recordo de ter assistido à industria cinematográfica de ter feito tanto "berreiro" anti-pirataria, apesar de, tambem estes implementarem sistemas anti-cópia nos seus DVD's!

Posso estar bastante enganado neste aspecto, mas pelo menos nunca os via "choramingarem "tanto como os senhores da industria dos videojogos ou da musica!

Porque será? No cinema tens basicamente 4 mega-estudios. As grandes multinacionais nunca "refilam", quem refila é o little fish....

Epa, mas aí tu tens sempre mais escolhas no mercado; Mercedez, Toyota, Fiat, Suzuki, e tentas escolher um que esteja de acordo com as tuas preferências/capacidades! No mercado dos jogos "é tudo do mesmo"!

Não gostaste do exemplo dos carros...ok. Então a gasolina, vamos todos roubar gasolina, porque é cara e ainda por cima há cartel, logo pode-se roubar.

Voystice
19-03-2008, 00:09
A partir do momento em que falas da realidade portuguesa o teu discurso deixa de fazer sentido. Os preços são globais, logo dizeres que é caro para o português é irrelevante. As empresas não têm a escolha de localizar os preços. E em relação aos impostos queixa-te ao Socrates não às editoras....

20$ (13€)?....Diz-me onde posso comprar jogos actuais (tipo Assassin's Creed, ou Uncharted) a 20 dolares que eu compro JÁ! Se queres ter discussões inteligentes convém não exagerar....

Tu achas que são os casos extremos. Eu acho que não. Para mim, é uma minoria aqueles que a 30 euros comprariam o jogo (digo 30 porque 10 é ridiculo tendo em conta os custos de desenvolvimento de um jogo).

Tu falas em quantidade "enorme". Eu contraponho que estas empresas multinacionais tem acesso a estudos bem mais sofisticados que tu, e é do seu interesse ganhar dinheiro. Se não baixam os preços por alguma razão será. Provavelmente a sua estimativa de aumento de cota de mercado não justifica a baixa.

Mais uma vez, tu dizes que são cegas e que "uma quantidade enorme de pessoas iam comprar". Onde estão os teus estudos? Tens algum? É que acredita que eles têm. Além disso estou mesmo a ver um indiano a olhar para os "6 continhos" como o "valor de ouro". Tu (e a maioria) esquece-se constantemente que o preço dos jogos não é ditado por um país.

Porque será? No cinema tens basicamente 4 mega-estudios. As grandes multinacionais nunca "refilam", quem refila é o little fish....

Não gostaste do exemplo dos carros...ok. Então a gasolina, vamos todos roubar gasolina, porque é cara e ainda por cima há cartel, logo pode-se roubar.

Mas em relação à gasolina já eu referi que se passa o mesmo tipo de "situação" que nos jogos!...

Quanto ao resto, aceito tudo o que dizes, mas o pressuposto mantém-se, se 30€ já se pode considerar caro (ainda para mais olhando para o preço dos CD's e pior ainda, dos DVD's) 14 contos então é inconcebível!

Quanto aos estudos de mercado,... onde foram eles parar na altura de fazerem preços para o GT4: Prologue, e mais escandalosamente ainda, para o Resident Evil 4 da Wii que foi proposto pela capcom a uns 20 ou 30$ (perto de 15/25€?) mas que foi parar às estantes aos mesmos 65€ de todos os outros jogos da Wii?

É certo que não tem comparação "cruzarmos" os valores de (p)ortugal com os do estrangeiro, mas a verdade é que mesmo assim, lá nos states tens quem se queixe do preço dos mesmos, logo o "fenómeno" não é estritamente nacional!

Quanto ao "fócrates", coitado, desta vez a culpa nem recai exclusivamente sobre ele, uma vez que os jogos já eram caros antes dele se ter "empoleirado"!...

Cumps!

\w/

Mavors
19-03-2008, 01:06
Há uma coisa importante em relação à pirataria e aí tenho que concordar com o AwakE (http://www.techzonept.com/member.php?u=489) e que se prende com a fatia de mercado que realmente ia comprar jogos se estes fossem a 30€. Se queres que eu te diga, pelo que acho, iria ser muito pequena e realmente não iria determinar lucros diferentes.

Sacar da net pq os jogos são mto caros não é justificação que se apresente. Se realmente são piratas compulsivos e tiram pq não existe respeito para as editoras que os produzem é uma coisa, mas ao menos assumam isso. Dizer pq é por os jogos tarem a 60€ é treta, pq se têm 30€ para dar por um jogo tb têm 60 mas compram metade.

A indústria do cinema n sofre tanto com isso e pode meter os DVD's mais baratos por motivos diferentes. Como devem saber as receitas das produtoras não derivam única e exclusivamente das vendas dos DVD's, aliás isso é apenas uma fatia de mercado. Que tem que dar lucro, mas o lucro que tem que dar pode ser apenas pouco mais que o custo de produção da midia, uma vez que os filmes já estão pagos de outras formas. Dantes não havia DVD's e faziam-se filmes à mesma ou não?

Com os jogos é diferente. As editoras dos jogos têm que ter um lucro maior com os jogos do que o custo de produção. Tem que ser pago o tempo de investigação, o tempo de construção de novas plataformas que servem de base, o custo de marketing as derrapagens inerentes a fuga de código ou má projecção de um jogo num rol de outros tantos, como o pagamento de ordenados a programadores por exemplo.

É um paradigma complexo ao que a pirataria n ajuda. Se não houvesse pirataria se calhar quem hoje diz que os jogos estão caros acabava por comprar um de vez em quando, por necessidade. Assim, duvido que o façam. Maximizando os lucros do mercado talvez fosse uma das maneiras de baixar os preços e apresentar melhor qualidade nos produtos finais.

vortal
19-03-2008, 02:10
Continuas sem perceber a ideia, mas eu vou te explicar de uma maneira mais simples para poderes perceber: Imagina se fores comprar um frango e se ao invés de te pedirem os 3 ou 4€ da "praxe" te pedirem 30 ou 40€ tambem vais comprar?

Ah! Bem me parecía que não compravas, e provavelmente até irias barafustar com o dono da churrasqueira pela "xulisse"! E depois ele respondia-te o mesmo que me respondestes a mim: "Ó amigo, ninguem o obriga a comprar!"

Só se eu fosse estúpido como a merd@ é que iria barafustar sobre um preço que o comerciante tem todo o direito de pedir . E ele teria todo o direito de dizer que ninguém obriga a comprar, porque é verdade.

E agora vais-me dizer: "Epa, mas se esse labrego estiver a vender tão caro, tenho bom remédio, vou comprar à churrasqueira do lado que vende mais barato e esse idiota vai à falência em pouco tempo!" Pois vai, excepto se todas as churrasqueiras te cobrarem os mesmos 30/40€ pelo dito frango!

Só se eu fosse completamente arrogante e prepotente é que designaria por "labrego" e "idiota" alguém que está a fazer o seu negócio honestamente, simplesmente porque não concordo com os seus preços.

É o que tu tens no mercado dos jogos! Não tens escolha, e não tens concorrência, o preço está "tabelado"!

É assim tão difícil de perceber que ninguém te obriga a comprar os jogos ao preço de lançamento. Só o fazes porque não possuis o bom-senso e a capacidade de esperar pelas melhores oportunidades. Mas isso é problema teu, e não dos jogos.

Se tivesses lido todos os meus posts como deve ser ao invés de teres passado os olhos na diagonal, escusavas de vir ensinar a missa ao Padre... Feira da Ladra, Linhas Platinum's, rebaixas de preços, promoções, etc,... já fazem parte do meu vocabulário! Até se quiser mandar vir de fora a porra do cartão visa tambem pode ser usado!

Então por que é que sentes necessidade de vir aqui insultar os outros na tua assaz ridícula defesa da pirataria?

E mais uma vez torno a repetir: quem "decide" o preço a que os produtos/serviços podem/devem ser vendidos é o mercado e o consumidor; isto é verdade em muitas áreas do consumo/serviços ao público e creio que tu sabes isto!

Isto é o que eu te ando a tentar explicar desde o início, e agora finges que me vens explicar a mim? Que ridículo.

Para isso é que existe o mercado livre e a leis da concorrência. Se os jogos continuam a ser vendidos a um preço que o publico não aceita como adequado decerto que a culpa não é minha e não tenho pena nenhuma do sucedido!

:rofl:

Existe uma diferença entre o 'público' e a tua pessoa, mas és tão arrogante que nem percebes isso.

O público aceita os preços, sim senhor, porque não há nada de ilegal neles, percebeste? Ou é preciso fazer um desenho?

Quem puder comprar mais barato, compra; quem quiser sacar, saca; e quem puder espatifar 14 contos num jogo, espatifa! Agora não venham é as editoras queixarem-se de fracas vendas por causa da pirataria quando desde o início trataram o consumidor com soberba!

As editoras podem-se queixar do que quiserem porque são elas que estão a ser roubadas por pessoas sem o mínimo de escrúpulos ou carácter.

E torno a frizar: olhem para o mercado dos DVD e vejam a queda de preços que sofreram desde os antigos 25/35€ até aos actuais 19/22€! (novos) Se isto não é um exemplo de uma economia que funciona, então eu não sei o que mais te dizer! Ou preferías continuar a pagar 7 contos por um filme? Se o mercado de jogos (e dos CD's) não evoluiu e deixou que a avidez lhes toldassem as decisões de mercado não tenho/temos culpa nenhuma! Decerto que um filme não custa menos de fazer que um jogo, e não é por isso que se vê no mercado dos DVD a pouca-vergonha que se vê no mercado dos jogos!

só é pouca vergonha para quem não tem cabecinha para agarrar os jogos quando o preço baixa.

Gostas de pagá-los a 14 contos! E tambem deves gostar de frangos a 40€! Se as churrasqueiras sabem disto ainda passam a vender o frango a peso de ouro!

Parece que há quem goste de ser casmurro.

Já te disse que compro sempre os jogos a baixo preço. Nunca comprei nenhum no lançamento. Quem não tem paciência e inteligência para fazer o mesmo não tem nada que se queixar, a não ser do seu fraco carácter.

Assim seja, percebeste muito bem desta vez! E a minha resposta é a mesma: Não tem nada que se queixar! Ou baixam os preços ou levam com a pirataria pelas fuças! Se os podem vender a 30€, só por pura teimosia os vendem a 70! E dei o exemplo da Capcom e do GT4: Prologue! A evidência está à vista e só quem for muito intransigente ou teimoso é que não percebe/aceita!

Tanta arrogância, meu Deus que falta de senso.

Tem que se queixar sim senhor, como qualquer indivíduo/sociedade que vê os seus produtos roubados.

E já baixavas o tom de voz, aqui ninguem é surdo!

O teu problema é bem pior que a surdez.

Ninguem me obriga, por isso vou esperar pelas promoções, ou comprar usado, ou na feira, etc...

Exactamente.

Mas se tu quiseres ir comprá-lo a 14 contos, força! Uma vez que pareces aceitar o preço com satisfação...

Estás a delirar, completamente.

Mas o exemplo está dado, quem gosta de ser explorado gosta! Eu não gosto, e contesto por isso! É um direito que me assiste, e se estás indignado com isso tenho pena mas não te posso ajudar! Não me podes obrigar a "aceitar" um preço com o qual eu não concordo; isso era o mesmo que mandarmos a lei de mercado às urtigas!

Se não aceitas não compras. De forma alguma isso te dá legitimidade para roubar o produto em questão.

Mas tu pareces gostar do método da chantagem ou da extorsão: "ou me dão pelo preço que EU quero, ou então arrogo-me o direito de roubar!"

Que arrogância, que prepotência.

E não se trata aqui de determinar quem ganha o quê, nem quanto! Trata-se de determinar o que é ou não um preço justo para um dado artigo/serviço! E numa economia de mercado quem acaba por "decidir" isso é o consumidor; independente do lucro que a empresa queira ou não fazer! Tal como eu já referi atrás, e tu pelos vistos não percebeste; não me importo nada que as pessoas sejam pagas pelo seu trabalho, (que devem ser) antes pelo contrário, até lhes desejo que tenham Ferrari's e mansões a "dar com pau"! O que coloco em causa é a moral dessa gente que inflacciona o preço de um produto e depois tem o desplante de virem proclamar aos sete-ventos que a pirataria lhes está a dar cabo do negócio! É preciso terem lata!

Um gajo que defende o roubo vem para aqui dar lições de moral? Que ridículo.

E já baixavas outra vez o tom de voz, que ninguem ensurdeceu nos últimos 5 minutos!

Uso o tom de voz que bem entender. Mais uma vez os tiques ditatoriais a virem ao de cima...

Atitude estalinista, lamento dizer-te, é a tua!

Quando temos um indivíduo (tu) que acha que a fixação do preço de um dado produto seja fixado sem a devida tomada de consciência do poder de compra pela parte do público consumidor; é um devaneio de esquerda, e de todos aqueles que acham que o estado (ou outra entidade qualquer) tem que ter uma atitude de controle sobre todos os bens de consumo, privando assim o mercado do benefício da livre concorrência! Isso é o que se chama de "comunismo" ou "estalinismo"!

Epá só te peço que pegues num livro de história antes de vir para aqui dizer parvoíces deste género. Já toda a gente percebeu que és perfeitamente ignorante das questôes políticas/económicas mais básicas. É um favor que fazes a ti próprio.

Queres nomes? Que importam os nomes? Sabe-se que é assim que (não) funciona! E que devido a isso estão a fazer da pirataria bode-expiatório para as suas choraminguisses! Não precisamos de nomes, que aqui ninguem quer levar ninguem preso! (eu pelo menos, não quero!)
Pedia-se era que houvesse um pouco de "decoro" por parte de quem é responsavel, e que o mercado dos jogos pusesse a vista em cima do mercado dos DVD's por exemplo, só para terem um bom exemplo!

:lol: :lol: :lol:

Que ridículo!

Vens para aqui apontar dedos e depois dizes que os nomes não interessam para nada!

Se fazes uma acusação tens que especificar quem é que estás a acusar, se queres ter o mínimo de credibilidade.

Toda a gente está a perceber que não fazes a mínima ideia daquilo que estás a dizer.

É óbvio que não percebeste! Enfim, adiante!

Não é possível perceber aquilo que não é racional.

Outra vez? Então eu quero é ver resultados práticos (leia-se preços mais baixos) e tu queres arranjar "culpados" à força? Começo a desconfiar que não és Estalinista. Da maneira como manifestas tendências de pertencer à PIDE, cá para mim deves é ser Salazarista!

Se tu o dizes, é porque deve ser verdade. Já que representas o "público consumidor" se calhar também representas a lei e o Estado, e tudo o mais que te passar pela tua mente delirante.

Sinceramente, obrigado pelo elogio.

Por esta altura se leste tudo com a devida atenção já deverás estar esclarecido nesse sentido! Não, não pretendo "roubar lucro "nenhum a ninguem! E não, não me estou a armar em vítima, uma vez que nem tenho motivos para isso; nem sequer sou "adepto" da pirataria como aqui já frisei toneladas de vezes; tu é que pareces ficar bastante afectado com quem tenha opiniões divergentes da tua! Pensando melhor, tu não deves ser Salazarista,... deves ser é Fascista mesmo!

Deves mesmo achar que somos todos burros. Toda a gente viu a maneira como vieste para aqui argumentar que os jogos são caros, e como eu te demonstrei que não. E foste tu quem veio sempre com um tom sarcástico semi-ofensivo (como os "Duh" e "temos Prof. Karamba").
E o pior de tudo é dizeres que não estás a defender a pirataria quando tudo o que fazes é arranjar pretextos para a tornar económica/moralmente justificável.

Uma vez que já referi 45456 vezes que não sou "adepto" da pirataria,... ver resposta acima!

Então porque razão continuas a apresentar os mesmos ridículos "argumentos" de que os responáveis pela pirataria são as próprias empresas?

Cumps!

Achas que vou perder o meu tempo a reler o extenso lixo verbal que resolves mandar cá para fora?

Mais uma vez te digo: deixa de ser arrogante e prepotente e mentaliza-te de que não há qualquer espécie de justificação para roubar seja quem for.

E em relação aos frangos: já aqui foi dito que os jogos não são bens de primeira necessidade, portanto a tua comparação é completamente ridícula.

AwakE
19-03-2008, 09:30
Mas em relação à gasolina já eu referi que se passa o mesmo tipo de "situação" que nos jogos!...

E como tal achavas perfeitamente normal se andassem aí a roubar gasolina...."Malandros, a gasolina não merece esse preço vamos roubar! Se tiverem olhos na cara baixam o preço para não serem roubados!".

Quanto ao resto, aceito tudo o que dizes, mas o pressuposto mantém-se, se 30€ já se pode considerar caro (ainda para mais olhando para o preço dos CD's e pior ainda, dos DVD's) 14 contos então é inconcebível!

Achas que 30 euros é caro, mas depois acreditas que a 30 euros vai tudo a correr comprar os jogos. Devia-te fazer pensar.

Quanto aos estudos de mercado,... onde foram eles parar na altura de fazerem preços para o GT4: Prologue, e mais escandalosamente ainda, para o Resident Evil 4 da Wii que foi proposto pela capcom a uns 20 ou 30$ (perto de 15/25€?) mas que foi parar às estantes aos mesmos 65€ de todos os outros jogos da Wii?

O que é que os estudos de mercado têm a ver com o preço do Resident Evil 4 Wii?

É certo que não tem comparação "cruzarmos" os valores de (p)ortugal com os do estrangeiro, mas a verdade é que mesmo assim, lá nos states tens quem se queixe do preço dos mesmos, logo o "fenómeno" não é estritamente nacional!

Conclusão simples que devias tirar daí. O povinho vai sempre refilar que os jogos são caros. Sempre. Os jogos já são mais baratos para os americanos e eles ganham muito mais. Até onde é preciso baixar o preço para as pessoas não piratearem? Não é de certeza o teu "número mágico".

Quanto ao "fócrates", coitado, desta vez a culpa nem recai exclusivamente sobre ele, uma vez que os jogos já eram caros antes dele se ter "empoleirado"!...

21% de IVA diz-te alguma coisa? E sendo primeiro ministro tem o poder para baixar o IVA mas não o faz, logo...Resumindo, estamos a falar do que as editoras podem fazer para contrariar a pirataria e tu falas de impostos que não tem nada a ver com as mesmas? Não faz sentido.

Malamene
19-03-2008, 10:25
Quem acha caro, não compra... é simples e claro como a água.

kou_seiya_girl
19-03-2008, 12:21
Eu continuo a adquirir os meus originaizinhos. Sou pobre, trabalho para sobreviver, mas existem aqueles pequenos luxos dos quais não prescindo. Tenho uma vasta colecção e continuarei a aumentar. Se são caros? Depende do ponto de vista e das prioridades na vida de uma pessoa (sem encargos e sem filhos claro, que é o meu caso). No meu caso posso comprar uns 4 ou 5 jogos por mês com o meu noivo. Ando nas pexinxas dos usados inclusivé. Por enquanto posso dar-me a esse luxo, daqui a uns tempos logo verei. Mas caros não acho. São artigos de luxo vá lá.. (face à realidade da nossa sociedade que está a extinguir a classe-média).

Continuação de bom tópico :)

PS: A pirataria está massificada porque é muito fácil "sacar" jogos da net... ora se a malta tem essa facilidade para quê gastar o dinheiro dos "copos e da farra" num jogo?

Warlord
19-03-2008, 12:31
e aplicas essa filosofia a td o resto? jogos, programas, filmes, series, etc?

Pure_Water
19-03-2008, 13:12
e aplicas essa filosofia a td o resto? jogos, programas, filmes, series, etc?

deve ter deve, considerando o fórum que ela frequentava (da mula)... :-D

Voystice
19-03-2008, 14:26
É um paradigma complexo ao que a pirataria n ajuda. Se não houvesse pirataria se calhar quem hoje diz que os jogos estão caros acabava por comprar um de vez em quando, por necessidade. Assim, duvido que o façam. Maximizando os lucros do mercado talvez fosse uma das maneiras de baixar os preços e apresentar melhor qualidade nos produtos finais.

pois, mas isso já "eles" fazem,... compram 2 ou 3 de ano a ano! O resto sacam!

Se não existisse pirataria, continuavam a comprar esses mesmos 2 ou 3 joguitos de ano a ano e pronto! Ficava tudo igual!...

Cumps!

\w/

MultiSpeed
19-03-2008, 14:41

Pois sim, falas muito mas não convences ninguém. Lá fora (USA) os jogos são a 20$ e a pirataria desses jogos anda nos 75%, como já provaram em posts anteriores.

Explica lá esta, enquadrando-a na tua lógica de que a pirataria existe porque os jogos são caros, ó "génio"!! :zzz:

Mal posso esperar pela brilhante explicação.

Yá, tá bem.... essa é gira.... com que então há gente que não dá valor aos jogos se tiverem de os comprar, mas se forem piratados então já lhes dão valor?

Continua, estou a gostar, daqui a pouco já te enterraste tanto que só vai ficar a cabeça de fora. :-D

Hello!!! Hello!! Anybody there?? Essa percentagem "enorme" de pessoas que dizem que passariam a comprar jogos novos se fossem a 30 euros..... podem comprar jogos novos a 30 euros!!! Qual é a dificuldade, afinal??

Só quem é ganancioso, não tem dinheiro e pretende "justificar" a pirataria que faz, é que não espera que os jogos baixem de preço, para os comprar aos tais 30 euros que falas. Até parece que precisam dos jogos logo que saiem. Que eu saiba não são bens de 1ª necessidade, tipo leite ou pão, para não se poder passar uns meses sem os ter. Ou deixam de ser novos se forem comprados mais tarde? Não dão o mesmo prazer a jogar? Já não funcionam direito?

Bah!!! Só dás argumentos de treta!!

Cumps!

\w/

Penso que estás enganado. Entre ameaças de processos contra o Youtube, até várias pessoas que foram parar à barra de tribunais, houve muita movimentação das cinematográficas no sentido de combater a pirataria e de proteger os seus LEGITIMOS direitos.

E além disso os DVD's já se encontram a 9 euros, dizes tu, mas é na feira da ladra que eles vendem mais com as cópias de 5 euros. Ou seja, adianta um grosso baixar o preço das coisas.

Estás perfeitamente iludido com essa história dos preços. Bem os podiam baixar para 15 euros cada jogo.

Entre arranjar de borla ou pagar 15 euros, quem já os pirateia continuará a piratea-los. Não consegues combater uma coisa grátis, com outra que custa 15 euros.

O resto é conversa.

AwakE
19-03-2008, 17:10
Pois sim, falas muito mas não convences ninguém. Lá fora (USA) os jogos são a 20$ e a pirataria desses jogos anda nos 75%, como já provaram em posts anteriores.
Explica lá esta, enquadrando-a na tua lógica de que a pirataria existe porque os jogos são caros, ó "génio"!! :zzz:
Mal posso esperar pela brilhante explicação.

Acho que isto só mostra como a pirataria é indefensável, já que os proprios "defensores" conseguem-se contradizer dentro do mesmo post. É muito giro.

Warlord
19-03-2008, 18:08
ainda gostava de saber aonde vao buscar esses 75%...

se contarem apenas as pessoas k realmente iriam comprar o jogo a percentagem deve ser um decimo...

kou_seiya_girl
19-03-2008, 19:34
deve ter deve, considerando o fórum que ela frequentava (da mula)... :-D

Sim, e depois? O que é que isso tem a ver com este tópico? Mas desde quando é que os forúns que frequentamos é sinónimo daquilo que temos? Arranja uma vida , a sério, não chateies a dos outros.

Desculpem o OFF-TOPIC mas este senhor deve ter algum tipo de problema com a minha pessoa, visto que as "piadinhas" sucedem-se nos foruns que frequento.

Warlord aplico sim, e sempre que posso gosto de comprar tudo original. Não o mencionei porque aqui estamo-nos a dedicar ao assunto dos jogos.

Cumprimentos.

timber
19-03-2008, 19:37
Evitem lá piadas, usem argumentos.

CoisaX
20-03-2008, 01:03
@Awake : Ainda sobre os empréstimos já enviei emails à Xbox, Sony, Activision, EA. A Xbox respondeu logo mas falou sobre a consola (...) Depois publico por aqui os emails... se não me entrar a GOE e a ASAE pelo apartamento "adentro".... Oo

Até agora os argumentos estão do tipo:

Piratas: "Porque é caro.. e somos pobres"

Não-Piratas: "Os piratas roubam, têm que mudar de mentalidade"

Desde Estatisticas, até ao Sócrates ( que me lembre ele aumentou 2% do Iva, mas o anterior Governo também aumentou 2%...). Não comparem a gasolina, porque pagamos imposto sobre imposto e garanto que,se desse para fazer download de gasolina, eu era um dos primeiros...

"Um estudo nos EUA indica que..." <- Desde que não seja a mesma consultora que geria a "Exon" ou lá que como se chamava...

Agora, convenhamos que, não se vê nada de concreto por parte das Editoras ( excepção a um caso ou dois...) .. Estão à espera que Jesus Cristo desça dos ceús e converta os piratas?

Se a Pirataria fosse um "flagelo", uma "guerra", todas as editoras se queixariam e teriam os mesmos problemas... Já para não falar que a tal fatia que as editoras iriam buscar, justamente, se não houvesse pirataria, iria baixar a fatia de outros mercados ( hardware cof cof... ISP's cof cof...)

camadas
20-03-2008, 04:31
Bom ainda continuamos com o preço dos jogos :P

Por exemplo eu na Ps2 ( das consolas com mais jogos piratiados, que até a Sony desistiu do brasil por causa disso ) e os jogos estavam sempre por volta de 50€, sabem o que fiz ? Nada, comprei sempre originais, podendo por a Swap, e afins não fiz nada disso.

Na 360 sabem o que fiz ? Alterei a consola .... 70€ por jogo sinceramente não ( não vale apena que lá fora é barato, eu sei já comprei lá muitos, principalmente MMO mas prontos ) só compro o original de jogos que vanham mesmo apena, como o Mass Effect e outros

O que quero dizer com isto é em que se o preço dos jogos fossem mais baixo, eu era dos que deixava a pirataria, como eu têm muitos com o mesmo pensamento.

Morais
20-03-2008, 04:56
Sim, eu também teria mais originais casos esses fosses mais baratos mas não me queixo do preço nem me justifico com base nisso, sei que é errado e admito-o, não vou estar a inventar desculpas a tentar justificar algo que não tem nada a ver com o acho ser correcto ou incorrecto, sim, é verdade que procuro sempre arranjar o original, mesmo que já tenha completado o jogo com a sua versão pirateada, mas continua a ser ilegal.

A redução do preço obviamente que irá aumentar as vendas mas, quem pirateia um jogo, pirateia-o esteja a 70 euros, esteja a 20 euros, são mentalidades diferentes e, quanto a elas, não há muito a fazer, tentam proteger um jogo por chave e o pessoal cria servidores à parte (COD 4, por exemplo). Tenho por volta de 35 jogos PS2 originais e uns 20 pirateados, sim, 5 deles são versões NTSC dos jogos PAL que já possuo, outros 5 são jogos que tentei, e ainda tento, localizar, e uns quantos nem sequer chegaram a sair do Japão, mas, para todos os casos, tratam-se de 20 jogos ilegais, de qualquer forma que o queira, hipoteticamente, justificar.

Os jogos não são caros, nem nada do género, vivemos é num pais com uma economia fraca e, face a uma globalização dos preços dos jogos, é normal que estes nos aparentem ser caros, se não temos dinheiro para os mesmos é simples, não os compramos e se arranjamos versões piratas tratamos de nos calar e não dar nenhum tipo de justificação, tratam-se de artigos de laser, ninguém morre por não jogar um jogo quando este mal sai nem coisa que se pareça.

Eu pirateio jogos desde o dia que tive o meu próprio PC, actualmente o mais parecido que faço em termos de piratear jogos de PC é arranjar uma copia do Alpha Centauri ou um Escape from Monkey Island, em grande parte devido ao pormenor de o meu "sistema de jogos" ser um portátil com uma GeforceGo 7300... Na PS2 tenho os números já indicados e se compro ou não as versões dos jogos que tenho ilegais é apenas algo que me diga respeito.

Piratear jogos é parvoíce, é ilegal e prejudica quem se dedicou a os criar, sim, as minhas versões PAL dos jogos NTSC são legais, os outros jogos que tenho são raros para ******* e seria chulado para os obter e há os outros, que nem sequer estão numa língua que compreenda, mas continua a ser ilegal e parvoice... Mas, também, sou um idiota mas ao menos divirto-me idioticamente...

Agora, por favor, essa desculpa de "ah e tal eu tenho copias ilegais de jogos porque as empresas são más porque vendem os jogos muitos caros e tal", sinceramente, ganhem algum tipo de carácter, essa desculpa, além de incrivelmente hipócrita é, simplesmente, parva...

Sim, há jogos que são uma dor de cabeça para localizar, há jogos os quais não fazemos a mais parva ideia se são bons ou maus pois as empresas responsáveis pelos mesmos tiveram a brilhante ideia de não disponibilizar nenhum tipo de demonstração, sim, há jogos que nem sequer saíram em línguas que compreendemos mas, isso tudo não importa para nada, trata-se de material protegido por direitos de autor, tratam-se de luxos, de extras, não existe nenhuma base ética para os piratear em que base que seja!

Possuir uma copia não autorizada de um jogo é um acto ilegal.

kryator
20-03-2008, 10:16
Acho que neste topico já foi muita coisa ou quase tudo explicado por vários utilizadores com algum senso comum.

Acerca dos jogos serem caros..isso é algo de muito ignorante para se dizer...há 10-12 anos atrás, todos os jogos PC que eu comprei, custavam em todo o lado a módica quantia de 9.900 escudos ou seja 49,50€..e para mais hoje em dia com alguma pesquisa consegue-se arranjar os jogos por bem menos em certos sites.

É obvio que se os jogos passassem a custar 10€ que se vendia muito mais, como por exemplo basta ir a Fnac e ver na lista dos mais vendidos para todas as plataformas o Battlefield 2142(pc) e Neverwinter Nights 2(pc) em 3º e 4º lugar..coisa que á cerca de 4 semanas nem um jogo para PC estava no Top 10(só o CoD4 é que lá esteve algum tempo).

Isto é tudo uma questão de mentalidade...e nunca nos podemos esquecer que são artigos de luxo...eu pessoalmente compro só original, mas o €€ não cai do céu, levando-me a pensar bem nas escolhas que devo fazer e apenas a comprar os titulos do meu top 10 por ano...já ficaram muitos jogos para trás os quais eu queria jogar, mas o € não dava para tudo..paciência, não foi por isso que recorri a pirataria, além disso, um bom jogo para mim dá para muitas horas de jogo...e muito tempo livre é coisa que também não tenho.

AwakE
20-03-2008, 11:25
Agora, convenhamos que, não se vê nada de concreto por parte das Editoras ( excepção a um caso ou dois...) .. Estão à espera que Jesus Cristo desça dos ceús e converta os piratas?

A minha pergunta é simples. O que farias se fosses presidente de uma editora? Quais eram as tuas medidas para combater a pirataria?
Já agora só para saber.

Warlord
20-03-2008, 11:32
Achei esta entrevista interessante, fala de PC, consolas e pirataria.
the PC is the home of the most profitable game in history generating more revenue than the top 10 console games combined—that's World of Warcraft generating a 1.2 billion dollars a year in revenue, that's a pure PC game.

So it is clear that PC gaming absolutely killed [the market] in terms of revenue, killed it in terms of consumer usage—the average console gamer, according to Powers Associates, spends more time playing PC games than console games.

Why is World of Warcraft the most profitable game on the PC?

Community.

Yeah, but what makes it so profitable? There are a lot of community games out there. What is it about a massive multiplayer game that makes it make so much revenue? Is it just community?

There's one very important feature: DRM. You can't f---ing steal the thing.

You can't pirate a community. So an MMO has two properties that make it hugely valuable. One is community; frankly, that's almost secondary. The truth is, you can't steal a community-based game. And because you can't steal it, you get all the revenue from it. All a console is is a giant DRM device. A console's job is not to enable you to play games, but to stop you from playing games you didn't pay for. If a console goes online, and plays community based games, its primary value, the reason Microsoft and Sony make the console and get a third of all the revenue, because they control the DRM and security. It's irrelevant if the games are community based games. The developers don't need their DRM and community; therefore, what idiot would share revenue with them?

You just make PC community games you're gonna reach everybody, because the average console gamer plays more PC games than console games—they have a PC—so again, you're out of business.

A real migration from CD games to online games would break the console business model, so you either have to make up an entirely new one, or believe that consoles as we know them are gone.http://www.extremetech.com/article2/0,1697,2277507,00.asp

Ricardo C.
20-03-2008, 11:34
Eu falo por mim, sim tenho jogos pirateados mas quando aparecem promoções como o Medal of Honor: Airborne a 12.95€ para a Xbox 360 eu fui comprar, simplesmente porque para mim a esse preço vale a pena comprar jogos, outro exemplo foi quando o San Andreas estava na fnac a 16.95€ também o comprei, embora já o tivesse pirata no entanto achei que aquele preço era indicado para o mesmo. Outro exemplo foi o Just Cause para Xbox 360, comprei-o a 15€ em Agosto usado enquanto ainda não tinha ele baixado para 20€ nas lojas, no entanto já o tinha para PC ( Pirata ).

Jogos como Bioshock, COD4, GTA IV, etc... valem o preço que custam mas temos de ver que lá fora custam entre 10 a 15€ a menos e se mandar-mos vir de lá compensa muito mais, mas falando da pirataria como já disseram quem faz download de um jogo de 10€ faz de um de 50€ até porque o metodo é igual, um exemplo que penso adquirir mais tarde será o Crysis já o experimentei aqui só que com am inha 6600GT... arrasta-se mas mesmo assim ainda deu para experimentar, mas só quando tiver a 20€ ou por ai, ainda está muito caro para mim.

Já tive muito mais jogos ilegais do que tenho agora para PC, até porque para a PS2 antes de vender tinha mais de 30 originais e uns 10 piratas, resumindo eu sou daqueles que pirateio sim, mas se o jogo aparece a um bom preço e vir que justifique a sua compra eu compro. :)

Pure_Water
20-03-2008, 12:37
Achei esta entrevista interessante, fala de PC, consolas e pirataria.
http://www.extremetech.com/article2/0,1697,2277507,00.asp

mas o WOW é um exemplo a parte...10milhoes de subscribers (fora os que ja jogaram antes e deixaram de jogar), com as mensalidades que n sao nada baratas é um lucro enorme...o WOW hoje em dia da tanto dinheiro, que há gente que faz negocio daquilo (venda de char's, gold, etc).

agora imaginem se no cs se pagasse mensalidades...era uma mina...

Warlord
20-03-2008, 18:28
e de certa forma ter milhoes de pessoas todos os meses a largarem dezenas de dolars num jogo contribui para a diminuicao de vendas de jogos...

kryator
20-03-2008, 19:54
Core PC Gamers Switching to Consoles, Says id

Mais um que diz que o PC Gaming está lixado....quase tudo a deixar o PC em 2º plano...:(

The state of PC gaming continues to be a hot topic these days. GI.biz (http://www.actiontrip.com/link.phtml?http://www.gamesindustry.biz/content_page.php?aid=34367) cites id Software's Steve Nix who feels that a considerable number of 'hardcore' PC gamers are shifting over to home consoles. "So you still have PC players, and some players are just console guys, but have players moved over? Absolutely. We love PC gaming, and we continue to support PC gaming - but you can't ignore the market realities and the size of the console market these days."
Greg Stone, a designer at Nerve Software (Enemy Territory: Quake Wars X360) also agrees with this notion: "For me, I'm exactly what he's describing – I'm a guy that used to play on PCs, and now I'm totally console."
Action games are contiually being developed for consoles these days, with PC releases often lagging behind. Of course, this doesn't mean the PC industry doesn't have room to grow (MMOG's anyone?)...."It's so much money to keep up with the bleeding edge of technology on the PC, and it really just is easier to take a console and say, well, this is good enough. I think that's the way it is for me, and for a lot of people at this point in time."( fonte (http://www.gamesindustry.biz/content_page.php?aid=34367)

Pure_Water
20-03-2008, 21:10
o que safa os pc's sao os rts's e os fps's que sao jogos que na consola, nhec.

Morais
20-03-2008, 21:16
Isso está a mudar, lentamente, ora indica os 5 melhores FPS de 2007, ora indica, quantos deles é que são exclusivos PC, pois...

Warlord
20-03-2008, 21:25
Core PC Gamers Switching to Consoles, Says id

Mais um que diz que o PC Gaming está lixado...pirataria, PC's de topo a €€€€ e afins estão a dar nisto...quase tudo a deixar o PC em 2º plano...:(

fonte (http://www.gamesindustry.biz/content_page.php?aid=34367)Desculpa la mas o artigo nao menciona uma unica vez pirataria...

btw e engracado cm pessoas diferentes podem fazer previsoes totalmente opostas (em comparacao c/ entrevista do artigo k postei acima)

Warlord
20-03-2008, 21:27
Isso está a mudar, lentamente, ora indica os 5 melhores FPS de 2007, ora indica, quantos deles é que são exclusivos PC, pois...conta kantos servers existem na net para a versao PC e consola ;)

Morais
20-03-2008, 21:33
conta kantos servers existem na net para a versao PC e consola ;)

Call of Duty 4... need I say more?

kryator
20-03-2008, 21:33
Desculpa la mas o artigo nao menciona uma unica vez pirataria...

btw e engracado cm pessoas diferentes podem fazer previsoes totalmente opostas (em comparacao c/ entrevista do artigo k postei acima)

Sorry já fiz edit...era um aparte feito por mim, não me estava a referir directamente ao conteudo do artigo, coloquei aqui porque não ia abrir um topico só para isto, apesar de saber que o artigo não se refere a pirataria.

Pure_Water
20-03-2008, 21:36
Isso está a mudar, lentamente, ora indica os 5 melhores FPS de 2007, ora indica, quantos deles é que são exclusivos PC, pois...

explica la entao porque é que o melhor fps alguma vez feito: CS, n existe nem na 360 nem na ps3 :P

concordo, que os melhores fps de 2007 existem na versao consola, mas tal acontece pk sao jogos que vendem (e muitos n teem pc's para os correr como deve de ser), mas n me digas que acreditas que por exemplo o cod4 se joga melhor com um pad do que com um rato bom... fps é no pc.

Morais
20-03-2008, 21:43
explica la entao porque é que o melhor fps alguma vez feito: CS, n existe nem na 360 nem na ps3 :P

Não te posso explicar isso porque a parte que realcei a negrito não é verdadeira.

IceKimi
20-03-2008, 21:51
Crysis e STALKER são exclusivos PC, Orange Box, Cod4 e Bioshock estão em PC e Consola.

Morais
20-03-2008, 21:54
Se tu consideras o Crysis um Top FPS tens que redefinir os teus gostos...

Pure_Water
20-03-2008, 21:59
Não te posso explicar isso porque a parte que realcei a negrito não é verdadeira.

pois, tens razao, aí ja entra a parte do subjectivo - gostos. Sinceramente, e mesmo com o COD4 cá fora que é um dos melhores, mesmo assim n consegue ficar ao nivel do CS, o CS está para os fps's como o WOW está para os MMORPG's.

reiszink
20-03-2008, 22:08
pois, tens razao, aí ja entra a parte do subjectivo - gostos. Sinceramente, e mesmo com o COD4 cá fora que é um dos melhores, mesmo assim n consegue ficar ao nivel do CS, o CS está para os fps's como o WOW está para os MMORPG's.

Não consegue ficar ao nível do CS em número de jogadores, agora em qualidade nem é preciso referir nada, está à vista de todos.

CoisaX
20-03-2008, 22:16
A minha pergunta é simples. O que farias se fosses presidente de uma editora? Quais eram as tuas medidas para combater a pirataria?
Já agora só para saber.

Gostei dessa. Ora bem, como Presidente de uma Editora/Produtora, certamente optaria por uma estratégia de fidelização dos clientes. O titulos, indepedentemente do genero, teriam que seguir estes requisitos:

- Uma versão completa, mesmo que abaixo do preço actual de mercado ( digamos 20~40 euros ).
- Actualizavél por um preço "ridiculo", ao nível do upgrade. Por exemplo, um upgrade que fosse apenas melhorar o aspecto gráfico nunca seria mais caro que um pacote com novos níveis ( Jogar um RTWC com o Grafismo do Crysis?!). Preços ridiculos seriam coisas de 2~10 Euros.
- Incluiria o Online Gratuito ( Exigindo CD-KEY ). Patrocinios a comunidades Online.
- Pacotes de Actualização abaixo do preço da versão completa. Pacotes de Donwload seriam mais baratos ainda. Pacotes de Actualização de Genero ( ter o jogo genero A e poder actualizar para um titulo novo mas do genero B ), apenas um pouco mais caro que actualização do mesmo genero, mas sempre abaixo da versão completa.
- Sem protecção Hard, limitada apenas ao registo e obtenção de um CD-Key

Claro que depois teria que ter um titulo como "Serviço", ou até mesmo aluguer, perdendo algumas dos beneficios anteriores, mas sempre actualizavel durante o periodo de Serviço/Aluguer.

"OEM" não exclusivo a gráficas, mas a outros componentes dos Pc's ( Sem custos ).

Por fim, invés de ter um Director Criativo ( que seria eu mesmo LOL), contrataria qualquer campónio para passar o dia enfiando na internet a pequisar e fazer download dos nossos titulos e fazer algumas estatisticas (hmmm).

Claro que tudo isto não é novo, sendo apenas uma "adaptação" da politica que a Microsoft teve com os OS's.. e que poucas editoras se tentam aproximar.

Iria perder os clientes que não têm internet? Iria perder clientes que jogam um jogo 5 horas e o guardam numa caixinha? Ok, uma fatia perdida para se obter umas tantas outras fatias....

Cumps

CoisaX
20-03-2008, 22:25
Sobre Consolas:

- No dia em que as consolas tiverem teclado, rato, Páginas Web e Email... deve realmente haver preocupação sobre o mercado PC Gaming ou PC "Entertainment"...

IceKimi
20-03-2008, 22:45
Se tu consideras o Crysis um Top FPS tens que redefinir os teus gostos...
LOL então só contam os teus preferidos?

DuarteTZ
20-03-2008, 23:03

Existe para a Xbox1.

Voystice
20-03-2008, 23:41
Só se eu fosse estúpido como a merd@ é que iria barafustar sobre um preço que o comerciante tem todo o direito de pedir . E ele teria todo o direito de dizer que ninguém obriga a comprar, porque é verdade.

Voystice: Tudo bem, então não barafustes! É fácil virar as costas quando se tem outro sítio ao virar a esquina com preços ao nosso gosto! Eu queria era ver a tua reacção quando descobrisses que te cobravam a mesma quantia em todo o lado... é que uma coisa é o direito que cada um tem de vender o seu próprio produto, outra bem diferente é a especulação imposta de um dado produto, ou achas que os vendedores de jogos nas lojas não prefeririam vendê-los mais baratos, para poderem vender mais e tambem poderem ter mais lucro com isso?

Para todos os efeitos, esta é a minha opinião; como deves calcular não tenho intenções de mudar a maneira de pensar de ninguem, muito menos a tua!
Mais uma vez, se não aceitas a minha opinião e achas que estou a vociferar "palavras de ordem" num fórum, epa,... decerto que a supracitada estupidez não vem do meu lado...

Só se eu fosse completamente arrogante e prepotente é que designaria por "labrego" e "idiota" alguém que está a fazer o seu negócio honestamente, simplesmente porque não concordo com os seus preços.

Voystice: Ver resposta acima!

É assim tão difícil de perceber que ninguém te obriga a comprar os jogos ao preço de lançamento. Só o fazes porque não possuis o bom-senso e a capacidade de esperar pelas melhores oportunidades. Mas isso é problema teu, e não dos jogos.

Voystice: Tal como já referi antes umas 7785434256 vezes, e se realmente te tivesses dado ao trabalho de ler os meus posts; saberias que nunca compro jogos novos, e que costumo esperar pelas melhores oportunidades, tais como promoções, baixas de preços, feira da ladra, trocas,..etc! Daí eu ter-te perguntado se estavas a tentar ensinar a missa ao padre!
Por isso, aqui a falta de bom-senso é a tua por estares a responder às coisas "no ar" sem teres a mínima noção daquilo que já foi referido por outrem!

Então por que é que sentes necessidade de vir aqui insultar os outros na tua assaz ridícula defesa da pirataria?

Voystice: Mais uma vez, não tens andado a prestar atenção nenhuma aos meus posts, senão já terías lido umas 457976767 vezes que,... não! Não sou defensor da pirataria!

Queres que eu repita de novo? Eu. Não. Sou. Defensor. Da. Pirataria.!

Percebeste agora? Ou tenho que escrever em "pitéx"? (Não me obrigues a isso, por favor!)

Não sou a favor, nem sou contra; ou será que tu só consegues lidar com opiniões absolutistas do tipo: "Se não és por mim, és contra mim?"
Há quem não queira defender a pirataria por saber dos males que possa causar, mas tambem há quem não seja contra, por achar que não está no seu lugar criticar quem o faz sem escrúpulos!

Já aqui referi 54667787 vezes que se tiver que fazer uso da mesma será em última instância, quando todas as hipóteses estiverem esgotadas! E mesmo assim nunca coloco de parte a hipótese de adquirir o produto original mais tarde, caso o encontre à venda, seja reeditado, trocado, etc...

Para todos os efeitos, sou defensor da aquisição do original porque não gosto de restrumenga!

Está esclarecido este "pormenor", ou vais fazer como o Multispeed, que me chamou de hipócrita por eu comprar originais ao mesmo tempo que não sou contra a pirataria? É que isso é um contrasenso!

Ainda se fosse ao contrário...

E não, nunca pretendi insultar ninguem! Dar opiniões não são insultos; não fui eu que comecei a atirar pedras como se fosse dono da verdade; coisa que eu nunca pretendi ser, nem pretendo!

Isto é o que eu te ando a tentar explicar desde o início, e agora finges que me vens explicar a mim? Que ridículo.

Voystice: Então agora já concordas que é o mercado e o consumidor que "decide" o preço a que um dado produto deve ser colocado à venda? Não foste tu que disseste o seguinte: "um preço que o comerciante tem todo o direito de pedir"?

É que ao contrário de ti, eu presto atenção àquilo que leio; não ando aqui em busca de protagonismo!

Que o comerciante queira colocar o preço que quiser já nos sabemos; mas tambem sabemos que se o consumidor não engolir o anzol, nada feito! Tem que haver um equilíbrio, certo?

:rofl:

Existe uma diferença entre o 'público' e a tua pessoa, mas és tão arrogante que nem percebes isso.

Voystice: Estás portanto a assumir que eu sou o único que discorda do preço dos jogos!
Isso significa que toda a gente está contente com o preço dos mesmos...
Pronto, se tu o dizes, epa, eu acredito!

O público aceita os preços, sim senhor, porque não há nada de ilegal neles, percebeste? Ou é preciso fazer um desenho?

Voystice: Está certo, eu acredito! Se tu dizes que o resto do mundo acha justo o preço dos jogos; então eu calo-me já! Pelos vistos sou a única pessoa no mundo que considera 14 contos um valor desadequado para os mesmos, tá certo!
E não, não precisas fazer desenho nenhum; eu já fiz um desenho do teu cérebro faz uns 4 ou 5 posts atrás...

As editoras podem-se queixar do que quiserem porque são elas que estão a ser roubadas por pessoas sem o mínimo de escrúpulos ou carácter.

Voystice: Ainda bem que eu, como adepto do original que sou, (e que eu acho que já deves ter percebido, mas mesmo assim relembro-te outra vez...) não faço parte desse grupo!

Senão decerto que se o ódio matasse à distância, eu já teria sido morto aqui no fórum!

(Mesmo assim, já devo ter algumas cicatrizes por ter rapinado uns quantos albuns em Mp3 por essa net afora! Mesmo que depois tenha virado Lisboa do avesso à procura dos originais, mas isso não deve contar para nada...)

só é pouca vergonha para quem não tem cabecinha para agarrar os jogos quando o preço baixa.

Voystice: Por esta altura já deves ter percebido que não deverias estar a ensinar a missa ao padre, uma vez que já corro o "circuito paralelo" desde o longinquo ano de 1991; mas creio que nunca é demais relembrar que de todos os meus suportes originais, apenas uns 2, ou 3% foram adquiridos a full-price! Só para te relembrar pela 45767566ª vez...

Parece que há quem goste de ser casmurro.

Voystice: Curioso, estava a pensar nisso tambem!

Já te disse que compro sempre os jogos a baixo preço. Nunca comprei nenhum no lançamento. Quem não tem paciência e inteligência para fazer o mesmo não tem nada que se queixar, a não ser do seu fraco carácter.

Voystice: Ver as 2 ou 3 respostas acima!

Tanta arrogância, meu Deus que falta de senso.

Tem que se queixar sim senhor, como qualquer indivíduo/sociedade que vê os seus produtos roubados.

Voystice: Já deixei a minha opinião bem explícita, e tal como já referi, é a minha opinião! Não pretendo fazer "proselitismo" nem pregar aos peixes! Até me dei ao luxo de dar dois exemplos bem flagrantes! (GT4: Prologue e RE4 - Wii)
Se achas que é arrogância da minha parte constatar as evidências, decerto que o ignorante aqui não sou eu!
O "jogo" está na mesa! Agora só tem que decidir qual a "cartada" que querem jogar; isso é uma realidade para qualquer ramo de negócio, e o ramo dos videojogos não é excepção à regra! As decisões tomam-se, ou não se tomam!... Se outros já a tomaram...

O teu problema é bem pior que a surdez.

Voystice: E eu a pensar que o meu problema era a falta de boa pontuação...

Exactamente.

Estás a delirar, completamente.

Voystice: Da maneira como me "atacas" quando digo que o preço de 14 contos por um jogo não me parece aceitável; dá a ideia que até aceitas, e compactuas com isso! Parece que afinal até temos pontos de vista parecidos, embora dês a ideia de quereres esconder isso.

Se não aceitas não compras. De forma alguma isso te dá legitimidade para roubar o produto em questão.

Mas tu pareces gostar do método da chantagem ou da extorsão: "ou me dão pelo preço que EU quero, ou então arrogo-me o direito de roubar!"

Que arrogância, que prepotência.

Voystice: Mais uma vez, e pela 887435766 vez, lá vou tornar a repetir que sou adepto do original, e que prefiro perder tempo a virar Lisboa do avesso à procura daquilo que quero, a deixar-me ficar com a "restrumenga"; mas como tu parece que só queres entender o que te convém para teres algo com que ofender os outros, ainda assumes que saco tudo compulsivamente sem nunca ter a mínima intenção de adquirir o original! Em certos casos até compro o original sem nunca ter sacado nada previamente! Basta que eu já saiba de antemão da "qualidade do produto"!

É que ainda por cima tu fazes o mesmo que eu; tu não compras o original a 14 contos, tu vais buscá-lo a outros circuitos a preços mais baratos, ou esperas pela promoções; isso quer dizer que se eu realmente for um "ladrão" por comprar originais "ao preço da chuva", tu vais ser meu companheiro de cela, infelizmente!

Um gajo que defende o roubo vem para aqui dar lições de moral? Que ridículo.

Voystice: Um gajo que não percebe aquilo que os outros escrevem, e ainda confunde a compra de originais com um roubo? Isso sim, é ridículo!
Uma coisa é roubar, outra coisa é dar aquilo que achamos aceitável por um produto. Tu tambem o fazes, logo nenhum de nós contribui para o top's; só contribuímos para escoar stocks na época de saldos!

Uso o tom de voz que bem entender. Mais uma vez os tiques ditatoriais a virem ao de cima...

Voystice: Rapaz, o teu problema não são as ditaduras, é a tua (falta de) educação!

Epá só te peço que pegues num livro de história antes de vir para aqui dizer parvoíces deste género. Já toda a gente percebeu que és perfeitamente ignorante das questôes políticas/económicas mais básicas. É um favor que fazes a ti próprio.

Voystice: Mais uma vez, a tentares ensinar a missa ao padre! Como se aquilo que eu disse fosse mentira! Ao menos informa-te quando pretenderes desacreditar os outros; quem está completamente "a leste" de tais assuntos és mesmo tu; aí não tens hipótese!

Que ridículo!

Vens para aqui apontar dedos e depois dizes que os nomes não interessam para nada!

Se fazes uma acusação tens que especificar quem é que estás a acusar, se queres ter o mínimo de credibilidade.

Toda a gente está a perceber que não fazes a mínima ideia daquilo que estás a dizer.

Voystice: Toda a gente percebe que estou a acusar as pessoas responsáveis pelo descambar do preço dos jogos! Só tu é que teimas em fingir que não percebes isso! Mas eu posso-te fazer o favor: estou a acusar o Manuel Joaquim, o Ernesto António, o Nãoporvir Afonso, o John Smith, o Carl Weidenberger, o Mark Weissmuller,..etc...
Quê? Não os conheces? Olha que pena, eu tambem não! Paciência! A gente não os conhece, não se pode fazer nada, vamos baixar os braços... vamos deixar de comprar coisas a baixo preço! (NOT!)

Não é possível perceber aquilo que não é racional.

Voystice: Eu diria que não sabes o que são figuras de estilo: eufemismos, alegorías, etc...

Se tu o dizes, é porque deve ser verdade. Já que representas o "público consumidor" se calhar também representas a lei e o Estado, e tudo o mais que te passar pela tua mente delirante.

Sinceramente, obrigado pelo elogio.

Voystice: De nada, sempre às ordens! Disponha sempre!

Deves mesmo achar que somos todos burros. Toda a gente viu a maneira como vieste para aqui argumentar que os jogos são caros, e como eu te demonstrei que não. E foste tu quem veio sempre com um tom sarcástico semi-ofensivo (como os "Duh" e "temos Prof. Karamba").
E o pior de tudo é dizeres que não estás a defender a pirataria quando tudo o que fazes é arranjar pretextos para a tornar económica/moralmente justificável.

Voystice: Desculpa-lá mas vou ter que te desmentir em toda a linha! Nunca disse, nem nunca pretendi justificar a pirataria per se, mas de como a podemos usar de maneira construtiva, e de certa forma, de modo a beneficiar o dinamismo do mercado, por muito paradoxal que isso pareça!
Não há nada mais eficaz na promoção de algo, do que a sua própria aquisição prévia como método de avaliação da sua possível compra! Há quem perceba isso, (Iron Maiden) e há quem finja que não percebe, (Metallica) é tudo uma questão de sabermos como julgar/olhar para as situações!
Decerto que todas as bandas, ou jogos que conheces não os foste adquirir novos ou em segunda mão assim por capricho do destino, pois não? Decerto que tiveste que ouvir/jogar algo deles para fazeres um julgamento prévio daquilo que pretendias adquirir, certo?
Se isso é, ou não, éticamente justificavel, não sou eu que terei moral para o dizer! Mas decerto que deverá ter ajudado pessoas como nós a decidirmos-nos onde e em que gastar o dinheiro!
Terías comprado aquele jogo/album que gostas tanto se não o tivesses jogado/ouvido em casa de um amigo, que to emprestassem, ou, em última análise, que tivesses sacado préviamente para saberes se valía a pena o investimento?

É isto, e apenas isto que quero que percebam!

Então porque razão continuas a apresentar os mesmos ridículos "argumentos" de que os responáveis pela pirataria são as próprias empresas?

Voystice: Nunca disse que as empresas eram responsáveis pela pirataria, mas sim que a favoreceram; inadvertidamente ou não!
Infelizmente isso é um facto! Infelizmente para todos nós, porque se os preços dos jogos tivessem sido ponderados com seriedade desde o início, ao invés de se "fazerem à galinha dos ovos de ouro"; talvez hoje em dia a pirataria fosse uma miragem distante, ou talvez coisas como "ISO", ou "Mp3" fossem palavras desconhecidas!

Eu sei que aqui discordas de mim; e que achas que os preço de 14 contos por um jogo é legítimo apenas porque as empresas assim o decidem, (e olha que algumas até não... (Capcom)) mas isso é a tua opinião! A minha é a de que não é! Por isso é que gostava de ver os jogos a 30€, ou algo parecido! Independentemente de tal facto não afectar as minhas compras, (eu acabo sempre por adquirir tudo a baixo preço, tal como tu!) eu não concordo com os preços actuais dos jogos novos por uma questão de princípio, da mesma maneira que tu, eu, ou outra pessoa não compraria um frango a 40€, uma sandes a 25€, uma mochila escolar a 200€, umas calças a 1500€ (salvo seja, com tantos versace's que para aí andam...), etc, etc...

É uma noção intrínseca que nós temos do valor das coisas e do preço que idealizamos como justo para cada uma delas! Isso pode variar de pessoa para pessoa, mas decerto que ninguem vai achar que 14 contos por um jogo é um valor "adequado", nem aqui nem na China! (E então na China...)
É óbvio que podes-me perguntar: Então e já agora tambem não queres jogos a 5€? É óbvio que a minha resposta seria sim, mas aí ambos teríamos a noção que estávamos a pedir o impossível, certo? Há que ter ponderação naquilo que se deseja, mas acima de tudo há que manifestar o nosso desagrado, e "pedir" por algo melhor! Senão hoje em dia ainda estávamos a pagar uma mensalidade de 40 ou 50€ por uma ligação à internet com 256 ou 512Mb! As coisas tem que "evoluir", certo?

Achas que vou perder o meu tempo a reler o extenso lixo verbal que resolves mandar cá para fora?

Voystice: por isso é que te repetes nas acusações que fazes insistentemente contra mim!
Se tivesses sido mais preserverante, talvez evitasses muitos mal-entendidos! Aliás, lembrei-me agora de umas pessoas que há perto de meio-século atrás lançavam livros para a fogueira...

Mais uma vez te digo: deixa de ser arrogante e prepotente e mentaliza-te de que não há qualquer espécie de justificação para roubar seja quem for.

Voystice: Neste aspecto, vou assumir que tenhas lido este post desde o início, e que já estejas devidamente esclarecido em relação a tal facto!

E em relação aos frangos: já aqui foi dito que os jogos não são bens de primeira necessidade, portanto a tua comparação é completamente ridícula.

Voystice: Não são bens de primeira necessidade, mas tambem não são um luxo como já tenho por aí lido!
A Arte e a Cultura tem um lugar próprio; seja na vida das pessoas, seja na taxação fiscal! Só quem está a "colher os dividendos" é que está/devería estar interessado em catalogar música, filmes, e videojogos como "luxo"! E nós, como consumidores temos o dever de recusar esse tipo de exploração! Existem valores de IVA para todos os gostos, mas os mais elevados são sempre os mais apetecidos na hora de "ir buscar o dinheiro ao bolso dos contribuintes"! (aqui, como deves calcular, estou a falar do Estado...)

E a comparação não é ridícula porque usei o exemplo sem qualquer tipo de relação entre aquilo que é um bem de primeira necessidade ou não! Aliás já dei neste post exemplos com o frango, uma sandes, uma mochila e umas calças, para que não hajam dúvidas!
É uma comparação de carácter geral, e não de carácter específico!

Como já deves ter reparado; mais de metade das tuas acusações são infundadas e resultado de falta de atenção em relação ao que os outro