View Full Version : O PC gaming e a pirataria

Páginas : 1 [2] 3

sTYGIUSfALCO
05-03-2008, 13:35
Vais-me desculpar mas esse teu discurso dá uma no cravo e outra na ferradura. Dizes que "na generalidade" (?) és contra a pirataria mas depois o resto do discurso é sempre a defende-la ou pelo menos a tentar justifica-la. O "no geral" quer mesmo dizer que há situações em que eu não concordo, e outras em que eu me estou borrifando, isso está implícito, não?

Numa economia de mercado as empresas podem criar o produto mais foleiro do mundo e pedir milhões de euros por ele. São livres de o fazer, o risco é delas e só compra quem quer. E a verdade é que, se a esmagadora maioria do mercado consumidor desse produto achar que realmente ele é mau, essas empresas não têm sucesso e das duas uma: ou melhoram os produtos ou fecham as portas.

Caso o produto seja aceite pela esmagadora maioria do mercado é sinal que ele satisfaz as necessidades dessa maioria, maioria essa que acha que o valor que paga por esse produto é equilibrado na relação qualidade/preço e/ou na satisfação/utilidade que tiram dele.

Ai que lindo! Copiaste isso do livro de economia? É que só funciona na teoria...
Deixa-me dar um exemplo real, que já me aconteceu, e que contraria essas ideias:
Quando eu frequentei o 5º ano, e até ao 12º, vivia numa aldeia, a duas dezenas de quilómetros da minha escola. Todos os dias, ia de autocarro, ou melhor, de cancro-carro, para a cidade. Todo podre, velho, barulhento, desconfortável, frio, com frequentes avarias. Chegava a demorar duas horas para fazer o percurso escola-casa (não era percurso directo, ele também ia a outras localidades). DUAS HORAS para me transportar pouco mais de 20km - e sem haver trânsito absolutamente nenhum. Ah, e falta dizer que pagava mais só por essas duas viagens por dia, 5 dias por semana, do que se paga em Lisboa para andar 40km, qualquer dia da semana, quantas viagens que se queira. E eu já só pagava metade do passe, a outra metade era paga pela câmara...
Achas que a empresa melhorou o produto (neste caso, o serviço)? Achas que fechou as portas? Achas que satisfaz as necessidades da maioria? Ou, espera - deixa-me parar de rir - achas que a relação qualidade/preço era equilibrada? Satisfação, tiravam-naos masoquistas... O problema é que não havia qualquer outra hipótese. Ou ia nesse autocarro, ou ia para as obras. E como eu, estavam muitas outras pessoas. Ou seja, nada do que referiste se aplica - nem o "produto" satisfaz as necessidades da maioria, nem a maioria acha o valor que paga justo.

Justificar que uma determinada empresa tenha de baixar os preços dos seus produtos só porque tu ou uma minoria não gostam deles, quando centenas de milhões de pessoas os aprovam e compram, é um argummento no mínimo infantil e que em nada justifica à pirataria que possa ser feita desses mesmos produtos (a qual, para todos os efeitos, não tem justificação possível).

Volto a referir o exemplo que dei: a maioria, ou melhor, a totalidade dos clientes detesta o "produto", e é completamente inquestionável em como ele é de mau qualidade e ultra-caro. Contudo, não existe outra hipótese, e como tal, as pessoas têm que se sujeitar...

Piratear não é ético? Também roubar e enganar o cliente não o é. E é isso que muitos produtos informáticos são: um roubo. "Ai e tal, passaram os indianos 5 anos a trabalhar na Microsoft para fazer o produto, logo, temos que pagar o trabalho deles." E eu respondo "Ai e tal, eles passaram esses 5 anos a ganhar 20 vezes mais do que uma pessoa média que utiliza o produto, e a empresa é extravagantemente (R) multibilionária, e no entanto não se importam de pedir um preço exorbitante pelo seu produto, e, já agora, a empresa ganhou dinheiro graças ao roubo das ideias dos outros".

CrazyMonkey
05-03-2008, 13:47
Ai que lindo! Copiaste isso do livro de economia? É que só funciona na teoria...
Deixa-me dar um exemplo real, que já me aconteceu, e que contraria essas ideias:
Quando eu frequentei o 5º ano, e até ao 12º, vivia numa aldeia, a duas dezenas de quilómetros da minha escola. Todos os dias, ia de autocarro, ou melhor, de cancro-carro, para a cidade. Todo podre, velho, barulhento, desconfortável, frio, com frequentes avarias. Chegava a demorar duas horas para fazer o percurso escola-casa (não era percurso directo, ele também ia a outras localidades). DUAS HORAS para me transportar pouco mais de 20km - e sem haver trânsito absolutamente nenhum. Ah, e falta dizer que pagava mais só por essas duas viagens por dia, 5 dias por semana, do que se paga em Lisboa para andar 40km, qualquer dia da semana, quantas viagens que se queira. E eu já só pagava metade do passe, a outra metade era paga pela câmara...
Achas que a empresa melhorou o produto (neste caso, o serviço)? Achas que fechou as portas? Achas que satisfaz as necessidades da maioria? Ou, espera - deixa-me parar de rir - achas que a relação qualidade/preço era equilibrada? Satisfação, tiravam-naos masoquistas... O problema é que não havia qualquer outra hipótese. Ou ia nesse autocarro, ou ia para as obras. E como eu, estavam muitas outras pessoas. Ou seja, nada do que referiste se aplica - nem o "produto" satisfaz as necessidades da maioria, nem a maioria acha o valor que paga justo.

Foi o pior exemplo que podias ir buscar! Portugal não é exemplo para ninguém neste tipo de situações!!! A lei de mercado nem sequer se consegue aplicar nesse caso!! E sim, as empresas podem aplicar os preços que entendam pelo produto, caso o produto seja exclusivo (não pode ser um produto standarizado, pois vai contra as leis de concorrencia!!!)... Se as pessoas não gostam do produto não compram, não comprando a empresa não tem receitas, não tem receitas fecha!!! Simples!!! No teu caso também era simples, as pessoas deixavam de usar esse tipo de transporte e a empresa de camionagem deixava de ter clientes, não tinha clientes não tem receitas logo fecha!!! São coisas óbvias!!!

Volto a referir o exemplo que dei: a maioria, ou melhor, a totalidade dos clientes detesta o "produto", e é completamente inquestionável em como ele é de mau qualidade e ultra-caro. Contudo, não existe outra hipótese, e como tal, as pessoas têm que se sujeitar...

Piratear não é ético? Também roubar e enganar o cliente não o é. E é isso que muitos produtos informáticos são: um roubo. "Ai e tal, passaram os indianos 5 anos a trabalhar na Microsoft para fazer o produto, logo, temos que pagar o trabalho deles." E eu respondo "Ai e tal, eles passaram esses 5 anos a ganhar 20 vezes mais do que uma pessoa média que utiliza o produto, e a empresa é extravagantemente (R) multibilionária, e no entanto não se importam de pedir um preço exorbitante pelo seu produto, e, já agora, a empresa ganhou dinheiro graças ao roubo das ideias dos outros".Fiquei confuso!!! Estás a querer dizer que já que se rouba tb se pode piratear?!?!? Se assim for daki a muito muito pouco tempo vivemos em anarquia!!! Lá pela Microsoft ou outras empresas do segmento fazerem milhões que nos dá sequer moral para os roubar!!! Se assim for vamos andar num cíclo vicioso e cada vez mais sagaz!!! Acham os jogos caros?!?!? Não comprem!!! Querem piratear?!?!?! Façam-no, mas depois quando as coisas correrem mal não arranjem desculpas de mau pagador!!!

Crrash
05-03-2008, 13:57
Todo podre, velho, barulhento, desconfortável, frio, com frequentes avarias. Chegava a demorar duas horas para fazer o percurso escola-casa (não era percurso directo, ele também ia a outras localidades). DUAS HORAS para me transportar pouco mais de 20km - e sem haver trânsito absolutamente nenhum. Ah, e falta dizer que pagava mais só por essas duas viagens por dia, 5 dias por semana, do que se paga em Lisboa para andar 40km, qualquer dia da semana, quantas viagens que se queira. E eu já só pagava metade do passe, a outra metade era paga pela câmara...
Achas que a empresa melhorou o produto (neste caso, o serviço)? Achas que fechou as portas? Achas que satisfaz as necessidades da maioria? Ou, espera - deixa-me parar de rir - achas que a relação qualidade/preço era equilibrada?
o autocarro não é produto dos que fazem o serviço de transporte. daquilo que havia era o melhor e compravam os autocarros usados ao estrangeiro com o dinheiro que restava depois de todas as despesas. Não fechou portas porque como demonstraste satisfazia a tua necessidade para ir, podia ser melhor, mas dava, se não não usavas. Quantos achas que custa a manutenção desse lixo ambulante? e a gasolina? e os empregados? e não te esqueças que eles querem lucro. E quanto achas que custa comprar um novo autocarro de jeito?
tenho a certeza que eles tem as suas razões.

Piratear não é ético? Também roubar e enganar o cliente não o é. E é isso que muitos produtos informáticos são: um roubo. "Ai e tal, passaram os indianos 5 anos a trabalhar na Microsoft para fazer o produto, logo, temos que pagar o trabalho deles." E eu respondo "Ai e tal, eles passaram esses 5 anos a ganhar 20 vezes mais do que uma pessoa média que utiliza o produto, e a empresa é extravagantemente (R) multibilionária, e no entanto não se importam de pedir um preço exorbitante pelo seu produto, e, já agora, a empresa ganhou dinheiro graças ao roubo das ideias dos outros".
tu realmente não fazes ideia dos custos das coisas. Eles tem montes de dinheiro, mas isso é para pagar enquanto estão a fazer o produto. Depois disso as vendas tem de pagar tudo e dar lucro. E a microsoft nem sempre trabalha assim. Lembraste da XBox e da xbox360? Puseram isso à venda com prejuizo (!!!) para não ser caro demais

RJSoares
05-03-2008, 14:03
Eh pá, se querem piratear façam-no! Não venham é para aqui vangloriar-se à "Maior da minha aldeia" com a desculpa de [Inserir aqui a razão mais idiotica que encontrarem nos posts anteriores] e que como tal não há problema nenhum. Ou pensam que se forem a tribunal vão para lá com as desculpas que apresentam aqui e se safam? Melhor ainda, que o processo vira ao contrario e que as empresas/pessoas que deixaram de ganhar dinheiro pela utilização ilegal dos seus produtos ainda vão ser obrigadas a ceder-vos os originais? Há-ja paciência...

Ulpianus
05-03-2008, 14:09
Todas as questões têm vários ângulos de abordagem, não sendo o tema da pirataria excepção, verifica-se que existe a tendência para analisar o problema na óptica de quem usa jogos pirateados.

No entanto, proponho a abordagem a este problema por outra perspectiva, que é de se saber a quem também aproveita a pirataria.

Não sendo um expert no assunto, visto que a minha ligação à net é por impulso telefónico, penso que qualquer um consegue descarregar de graça da net jogos, música, filmes, etc.
Pelo que, ao contrário de há uns anos atrás onde os jogos piratas eram comprados em lojas “legais” (e que grandes fortunas fizeram alguns donos dessas lojas), hoje em dia tem de existir quem lucre com a pirataria, que faça inclusive que haja em circulação jogos que ainda não foram lançados no mercado pela editora.

Para mim a resposta a quem lucra com a pirataria no PC é a indústria de hardware.

Para eles não interessa a legalidade dos Crysis que as pessoas possuam.
Reparem bem, às Amd, Intel, Ati, e afins (nas quais incluo a Microsoft) o que interessa é que as pessoas possuam estes jogos, porque sabem que para os jogar vão ter de possuir as últimas placas gráficas, processadores e até sistemas operativos. Era interessante qual saber a relação de quantas gráficas foram vendidas (com capacidade para jogar os jogos da nova geração) / Crysis original vendidos. Se calhar ficávamos com uma ideia de quantos Crysis há pirateados.

Não me admirava nada que indirectamente esta indústria de hardware estimule este tipo de práticas, sendo por isso de opinião que o PC gaming vai aumentar proporcionalmente a pirataria.

Enquanto não se mudarem as mentalidades (inclusive a nível industrial) esta vergonha de se usar gratuitamente algo que alguém teve um trabalhão em criar, vai continuar.

Crrash
05-03-2008, 14:36
Para mim a resposta a quem lucra com a pirataria no PC é a indústria de hardware.

o problema é que agora eles tambem sofrem. Pelas razões de pirataria e outros problemas as developers desistem do PC, ora se isso acontece não haverá jogos para serem pirateados...

Zoo TV
05-03-2008, 15:14
O "no geral" quer mesmo dizer que há situações em que eu não concordo, e outras em que eu me estou borrifando, isso está implícito, não?

Sabes uma coisa? Nada do que disseste rebateu fosse o que fosse do que eu disse antes.

As únicas duas coisas que voltaste a demonstrar (e que já se tinham de certa forma percebido no teu post anterior) são:

1 - apoias a pirataria conforme as tuas conveniências
2 - és apenas mais um rebelde sem causa anti Microsoft.

E por isso acaba aqui a minha conversa contigo.

Gosto de ter discussões inteligentes com pessoas que sustentem o que defendem de forma coerente e não com pessoas revoltadas que dão uma no cravo e outra na ferradura e que apenas utilizam argumentos radicais e sem qualquer base factual de sustentação, a não ser a sustentação da sua própria amargura, revolta e prepotência.

Fica bem :)

Rexobias
05-03-2008, 15:29
Eh pá, se querem piratear façam-no! Não venham é para aqui vangloriar-se à "Maior da minha aldeia"...

Concordo completamente, mas acrescento que essa frase pode ser aplicada de outra forma como "Não venham para aqui insultar e criticar as pessoas que recorrem à pirataria, quando vocês fazem o mesmo, em outros sectores" - nem sei como é que alguns são capazes de o fazer...

Depois, penso que o pessoal está a misturar factos com desculpas. Os jogos estarem demasiados caros e beneficiarem a pirataria é tão facto como esperarmos pelas descidas de preços ou mandar vir de fora. Não são desculpas...pelo menos não quero usar esse argumento como tal, e se alguma vez passei essa ideia peço desculpas.

Claro que justificar a pirataria com os preços das coisas, é estúpido, mas é igualmente estúpido negar que os preços praticados favorecem a mesma.

Crrash, se a pirataria é a principal responsável pela desistência no PC (com os lançamentos e anúncios de qualidade que temos vistos, vejo um cenário inverso - já vi a situação bem pior), gostaria de saber porque que os developers apostaram á força toda (como nunca antes visto) numa consola que devia ter (actualmente deve estar a baixar devido á idade da mesma, e bons preços dos jogos acima de tudo) uma taxa de pirataria semelhante aos PC's?! - e este é só uma parte da questão, pois ainda podiamos ter em conta as queixas dos developers da dificuldade de programar para a mesma, assim como as capacidades mais inferiores das 3 consolas dessa geração.

Warlord
05-03-2008, 15:49
Exactamente. Tal e qual como aqueles que se queixam que pirateiam música porque os CD's são muito caros.

Posso provar aqui (com uma simples digitalização) que em 1986 já os CD's custavam 15 euros ou mais (na altura era em escudos, seriam 3 contos ou mais).

O meu primeiro CD que comprei, um album do Sting cantado em espanhol, custou-me 2800 ou 2900 escudos (14,50 euros). Isto, há 22 anos atrás!!! E eu há 22 anos atrás ganhava o ordenado mínimo que eram cerca de 120 euros, ou seja, um CD custava mais de de 10% do meu ordenado.

Hoje em dia os CD's estão praticamente ao mesmo preço de há 22 anos atrás, com a vantagem de os ordenados minimos serem 4 vezes superiores.

A diferença é que naquela altura a oferta de "brinquedos" era pouca ou nenhuma e os ordenados eram utilizados na sua maior fatia para as coisas essenciais, hoje em dia, com a sociedade de consumismo em que vivemos, os ordenados são utilizados na sua maioria para coisas não essenciais (os tais "brinquedos") e depois é natural que não haja dinheiro para tudo e que se comece com a desculpa de que as coisas são caras e tal.

Aparentemente muitos querem viver como ricos sem capacidade para o serem. Talvez fosse melhor deixarem-se de peneiras, não culpar a sociedade como desculpa para a piratagem e viverem de acordo com as suas possibilidades.

Cumps.a 22 anos, c/ ordenado de 120€ nao devia haver mts pessoas capazes de comprar cds (k so comecaram a ter sucesso nesse ano), mts menos leitores ke na altura deviam custar bem mais de um ordenado minimo... ou tiveste 1 mes a viver debaixo da ponte e sem comer ou entao o ordenado nao te fazia assim tanta falta....

Zoo TV
05-03-2008, 16:09
a 22 anos, c/ ordenado de 120€ nao devia haver mts pessoas capazes de comprar cds (k so comecaram a ter sucesso nesse ano), mts menos leitores ke na altura deviam custar bem mais de um ordenado minimo... ou tiveste 1 mes a viver debaixo da ponte e sem comer ou entao o ordenado nao te fazia assim tanta falta....

Desculpa mas não percebo os teus argumentos. Pretendes dizer precisamente o quê?

Afirmas arrogantemente que o ordenado não me fazia falta ou que fui viver para debaixo da ponte e que deixei de comer. E afirmas isso baseado em quê, precisamente?

Dei-te por acaso mais pormenores da minha vida pessoal dessa altura para tirares conclusões tão "brilhantes"? Conheces-me de algum lado? Ou limitas-te a mandar postas de pescada para o ar só porque te apetece?

Não sei que idade tinhas em 1986, mas caso tivesses pelo menos 20 anos, saberias que foi nessa altura que apareceu o CD em Portugal e que apesar de serem caros tiveram logo os habituais early adopters, sendo eu um deles como grande amante de música que era e sou. Aliás, como tu mesmo afirmas, começaram a ter sucesso nesse ano, logo havia cada vez mais pessoas a compra-los. Mas adiante...

Ser early adopter não quer dizer que se seja inconsciente ou irresponsável, muito menos naquela época, em que os papás não se abriam todos a gastar rios de dinheiro como hoje a maior parte deles faz aos putos, que ainda por cima se estão sempre a queixar que a vida é má, que lhes "falta" tudo e que nunca estão satisfeitos.

Além disso, hoje em dia há muitas pessoas a gastarem 60 e 70 euros num jogo ou em CD's/DVD's, que é quase 20% do ordenado mínimo nacional. Agora se quem o faz tem capacidade para suportar esse custo ou não, depende do nível de maturidade e de responsabilidade de cada um.

Eu sei que em Portugal o nível de conhecimentos em termos de Matemática é baixo, para não dizer miserável, mas também convenhamos que não é dificil fazer contas de deve/haver para um mês.

Eu, por acaso nunca fui dormir para debaixo da ponte, mas também não comprava CD's todos os meses e quando os comprava sabia que o podia fazer sem pôr em causa aquilo que necessitava para o mês.

Comprei o meu 1º leitor de CD's (Sony) a um amigo que me vendeu ás prestações. Paguei sempre tudo, nunca deixei de fazer a minha vida, sempre de acordo com o que podia, e sim, fiz alguns sacrificios para conseguir isso e outras coisas que vieram depois.

A grande diferença é essencialmente essa. Hoje em dia ninguém quer fazer sacrificios por nada, nem tão pouco ensinam as crianças que eles por vezes devem ser feitos. Há que ter tudo, há que dar tudo, nem que seja da forma que aqui se debate: pirateando, ou melhor dizendo, furtando.

Que maravilhosa sociedade estamos a criar, realmente. Grande futuro se avizinha.

Cumps.

timber
05-03-2008, 16:12
Só discordo aí duma coisa...

O Sting em espanhol :eek: ?

Crrash
05-03-2008, 16:16
Crrash, se a pirataria é a principal responsável pela desistência no PC (com os lançamentos e anúncios de qualidade que temos vistos, vejo um cenário inverso - já vi a situação bem pior), gostaria de saber porque que os developers apostaram á força toda (como nunca antes visto) numa consola que devia ter (actualmente deve estar a baixar devido á idade da mesma, e bons preços dos jogos acima de tudo) uma taxa de pirataria semelhante aos PC's?! - e este é só uma parte da questão, pois ainda podiamos ter em conta as queixas dos developers da dificuldade de programar para a mesma, assim como as capacidades mais inferiores das 3 consolas dessa geração.
Porra... sempre que dizemos que é UMA DAS razões vem os outros a pensar que dizemos que é a unica razão. É uma das razões se olhares para o primeiro post. Não sou eu que digo, são as varias developers que já disseram as suas razões. Pode parecer ilogico as vezes, mas é o que eles disseram e pronto.
não é a principal responsavel... mas se não houvesse haveria menos uma razão para desistir do pc. seria um passo na direcção certa e para alguns poderiam dar uma segunda chance ao pc.

btw. não tenho estaticas oficiais mas tenho a certeza que pirataria no pc é mais facil e mais propagado que nas consolas. Lá por conheceres muita gente que faz não quer dizer que todos nem a maioria dos donos de PS2 são assim

Zoo TV
05-03-2008, 16:23
Só discordo aí duma coisa...

O Sting em espanhol :eek: ?

Eh eh eh.... realmente quando vi esse CD tb pensei "mas que raio, espanhol?!!"

A verdade é que depois de o ouvir, o CD é muito bom. Se realmente gostas de Sting, aconselho-te pelo menos a ouvires. Penso que irás gostar.;)

Agora o nome do albúm é que não me lembro de momento.

timber
05-03-2008, 16:24
Eh eh eh.... realmente quando vi esse CD tb pensei "mas que raio, espanhol?!!"

A verdade é que depois de o ouvir, o CD é muito bom. Se realmente gostas de Sting, aconselho-te pelo menos a ouvires. Penso que irás gostar.;)

Agora o nome do albúm é que não me lembro de momento.
Vou então sacar isso :p

LOL

Zoo TV
05-03-2008, 16:31
Vou então sacar isso :p

LOL

realmente, uma thread sobre "piracy" e vens tu na base do "vou sacar isso". :-D

Fica sp bem um pouco de humor "negro". :D

Rexobias
05-03-2008, 16:54
Porra... sempre que dizemos que é UMA DAS razões vem os outros a pensar que dizemos que é a unica razão. É uma das razões se olhares para o primeiro post. Não sou eu que digo, são as varias developers que já disseram as suas razões. Pode parecer ilogico as vezes, mas é o que eles disseram e pronto.
não é a principal responsavel... mas se não houvesse haveria menos uma razão para desistir do pc. seria um passo na direcção certa e para alguns poderiam dar uma segunda chance ao pc.

btw. não tenho estaticas oficiais mas tenho a certeza que pirataria no pc é mais facil e mais propagado que nas consolas. Lá por conheceres muita gente que faz não quer dizer que todos nem a maioria dos donos de PS2 são assim

Peço desculpas então, pois não queria colocar palavras na tua boca ;)

Eu também não tenho estatisticas oficiais, mas tenho quase a certeza que a Pirataria da PS2 não foi muito diferente da existente no PC - tendo em conta a qualidade dos jogos e os exclusivos da mesma, deve ter passado a do PC algumas vezes. Não falo assim por conhecer um ou outro caso de pessoas que façam isso, falo assim por conhecer IMENSOS casos, e por saber (todos sabem) a enorme facilidade de aplicar a mesma (quase tão fácil como aplicar um crack).

De qualquer forma, há factos que não podem ser negados:
-A PS2 tinha uma pirataria 10 vezes superior ás outras duas (o "10 vezes" foi chutado para o ar por mim, mas não deve estar muito errado);
-Era a consola mais fraca das 3;
-Os mesmos Srs. da 1ª página, são os mesmos que lançaram imensas entrevistas e artigos a falar cobras e lagartos da dificuldade de programação para a mesma, enquanto aplaudiam a da GC e da Xbox;

... no entanto foi o que se viu.

Sim, a PS2 vendia e vende como pães quentes, mas se ela vendia assim foi porque os developers deram-lhe razões para isso, e deram-lhe estas razões mesmo com todos os pontos negativos presentes, inclusive a pirataria.

Por isso é que as queixas vindas destes Srs. para mim valem pouco, pois abriram um precedente.

Cumprimentos, e mais uma vez peço-te desculpas.

Warlord
05-03-2008, 17:49
Desculpa mas não percebo os teus argumentos. Pretendes dizer precisamente o quê?

Afirmas arrogantemente que o ordenado não me fazia falta ou que fui viver para debaixo da ponte e que deixei de comer. E afirmas isso baseado em quê, precisamente?

Comprei o meu 1º leitor de CD's (Sony) a um amigo que me vendeu ás prestações. Paguei sempre tudo, nunca deixei de fazer a minha vida, sempre de acordo com o que podia, e sim, fiz alguns sacrificios para conseguir isso e outras coisas que vieram depois.

A grande diferença é essencialmente essa. Hoje em dia ninguém quer fazer sacrificios por nada, nem tão pouco ensinam as crianças que eles por vezes devem ser feitos. Há que ter tudo, há que dar tudo, nem que seja da forma que aqui se debate: pirateando, ou melhor dizendo, furtando.
se compraste a prestacoes, tudo bem, apenas estava a dizer, k com um ordenado desses nao era possivel para o comum dos mortais (maior parte ganhava esse ordenado) pensar em comprar um leitor de CDs devido ao preco destes. maior parte usava e continuou a usar discos e k7s por mais uns anitos...

axo mal k as pessoas defendam a pirataria, mas tb axo mal akeles k falam do assunto como nunca na vida tivessem pirateado algo.

concordo k as pessoas k nao teem posses devem fazer sacrificios, tb os fiz, mas de hoje em dia mts das coisas k antigamente apenas faziam parte da classe alta, hoje têm de fazer parte da classe baixa, apesar das diferencas sociais manterem-se.
hoje em dia um puto k nao tenha um pc em casa compremete o futuro, ha 20 anos atras so tinha kem podia, e nao fazia grande diferenca (tirando ao ego) a kem nao tinha.

pirataria sempre houve, kantas k7s de audio/video eu e os meus amigos tinha em casa gravadas, ou mesmo k7 de jogos de spectrum k eram vendidas nas lojas mas cujos lucros nunca chegavam aos programadores...nao foi por isso k se deixaram de fazer musica, filmes ou jogos

acho igualmente grave copiar um cd-audio do amigo, gravar uma musica da radio, gravar um streaming na net ou sacar um mp3 da net... no final de contas tens uma musica pela kal nao pagaste...no entanto para alguns de vcs sao coisas totalmente diferentes.

porque podemos gravar uma musica da radio mas nao podemos sacar um mp3?!?! o resultado nao e o mesmo? esta certo k as radios pagam uma taxa para poderem fazer broadcast, mas pelo preco k esta o acesso a internet, esse taxa podia estar la mt bem incluida...

Zoo TV
05-03-2008, 18:35
(...)pirataria sempre houve, kantas k7s de audio/video eu e os meus amigos tinha em casa gravadas, ou mesmo k7 de jogos de spectrum k eram vendidas nas lojas mas cujos lucros nunca chegavam aos programadores...nao foi por isso k se deixaram de fazer musica, filmes ou jogos

acho igualmente grave copiar um cd-audio do amigo, gravar uma musica da radio, gravar um streaming na net ou sacar um mp3 da net... no final de contas tens uma musica pela kal nao pagaste...no entanto para alguns de vcs sao coisas totalmente diferentes.

porque podemos gravar uma musica da radio mas nao podemos sacar um mp3?!?! o resultado nao e o mesmo? esta certo k as radios pagam uma taxa para poderem fazer broadcast, mas pelo preco k esta o acesso a internet, esse taxa podia estar la mt bem incluida...

Sim, tens toda a razão. Tenho montes de K7's em casa com músicas gravadas de discos, tanto meus como de amigos. Fazia-se isso para se ter as músicas que se gostava, normalmente para ouvir no carro. A diferença nessa altura é que essas cópias, umas legais outras não, pouco dano causavam pois eram de difícil execução, demoravam imenso tempo (para gravares uma cassete de 90 minutos tinhas de estar mesmo os 90 minutos a faze-lo) e por isso a sua generalização era baixa. Posso-te dizer que a maior parte das cassetes que tenho gravei-as eu em casa dos meus pais com disco s que eles tinham e que depois eu fui comprando. Tenho também outras que gravei em casa de amigos.

Hoje em dia, nos mesmos 90 minutos e com uma ligação de banda larga podes trazer centenas ou mesmo milhares de músicas da net, grava-las num DVD e entregar a um amigo que em menos tempo ainda pode copiar para o seu computador e dar novamente o mesmo DVD a outra pessoa. resumindo, em 90 minutos há 3 pessoas que se apoderaram ilegalmente de músicas equivalentes a dezenas ou mesmo centenas de albúns de vários Grupos.

Antigamente sabes bem que não era assim. Alguém tentasse reproduzir uma cassete de 90 minutos para 3 pessoas e era uma tarde a olhar para o leitor de cassetes e tinhas de ir com o teu leitor de cassetes debaixo do braço para casa de um amigo para os ligares um ao outro e ao amplificador. Não vou dizer que não houvesse quem o fizesse, mas que era MUITO raro isso era. Fazia-se poucas vezes e muito raramente. Por isso, essas cópias causavam pouco dano às editoras. Se reparares elas nunca processaram ninguém por fazer cópias para cassetes ou cópias de filmes da televisão para VHS (que também tinhas de andar com dois aparelhos VHS para copias directas). As editoras sabiam que as K7's eram um suporte fraco e de curta duração, com qualidade inferior à do vinil e dos CD's e por isso essas cópias não representavam grande perigo para a indústria.

Os problemas económicos da pirataria vieram com a massificação da mesma quando apareceram três coisas essenciais para isso:
1 - a criação dos sistemas de compressão audio e vídeo (MP3, DivX)
2 - os primeiros sistemas P2P (Napster, iMesh)
3 - as ligações de internet mais rápidas (banda larga).

E assim, de repente, o catálogo de músicas e de filmes do planeta todo, começou a estar disponível à borla para quem quisesse tirar o que lhe apetecesse para si e para o amigo que estava ao lado e que nem sequer ainda tinha internet. E quando é assim os danos são gigantescos e foi aí que as editoras tiveram de começar a fazer algo contra a pirataria e com toda a legitimidade, penso eu.

É que enquanto as K'7's e o VHS eram sistemas que se degradavam com o tempo e de fraca qualidade sonora e visual, os sistemas de armazenamento em CD, DVD e em HDD's externos vieram imortalizar a qualidade do que se pirateia o que implica que uma vez pirateado pode-se ficar com a mesmíssima alta qualidade para sempre.

Isto criou sérios problemas nas editoras e, óbviamente, nos autores das obras que começaram a ver as suas receitas também a diminuir. E trabalhar para aquecer acho que ninguém gosta.

Se o meu patrão me viesse dizer "ah e tal, você este mês vai receber menos 50%, porque como nós produzimos filmes e eles são pirateados não há dinheiro para lhe pagar o ordenado todo"..... eu não ia ficar nada satisfeito, e por muito que me custasse tinha de compreender que a culpa não era dele mas sim de quem o andava a roubar. Não iria ficar muito simpático quando ouvisse pessoas a vangloriarem-se de que tinham sacado o Spider-man 3 e o Casino Royale da net à borla. Essas pessoas eram as que me estavam a tirar o meu meio de subsistência.

Bem... já me perdi no raciocínio.:p

Whatever, acho que até já falei demais, como de costume :D

Cumps.

Rexobias
05-03-2008, 18:58
Sim, tens toda a razão. Tenho montes de K7's em casa com músicas gravadas de discos, tanto meus como de amigos. Fazia-se isso para se ter as músicas que se gostava, normalmente para ouvir no carro. A diferença nessa altura é que essas cópias, umas legais outras não, pouco dano causavam pois eram de difícil execução, demoravam imenso tempo (para gravares uma cassete de 90 minutos tinhas de estar mesmo os 90 minutos a faze-lo) e por isso a sua generalização era baixa. Posso-te dizer que a maior parte das cassetes que tenho gravei-as eu em casa dos meus pais com disco s que eles tinham e que depois eu fui comprando. Tenho também outras que gravei em casa de amigos.

Percebi o teu raciocinio, mas merecias umas respostas do género daquelas que o pessoal que está do outro lado da barricada ouviu. Eu gravei alguns DVD's quando estes ainda só podiam ser gravados a uma velocidade de 2X, gravei CD's a 2X, e não é por isso que os mesmos são mais legais ou menos legais (eu sei que não foi isto que disseste) do que aqueles que foram gravados a 20 e 48X.

Penso que foi neste tópico que alguém andava a "desejar a morte aos piratas" (no sentido figurado) e depois disse que sacava Series...bem, nem sei como comentar isto.

E assim, de repente, o catálogo de músicas e de filmes do planeta todo, começou a estar disponível à borla para quem quisesse tirar o que lhe apetecesse para si e para o amigo que estava ao lado e que nem sequer ainda tinha internet. E quando é assim os danos são gigantescos e foi aí que as editoras tiveram de começar a fazer algo contra a pirataria e com toda a legitimidade, penso eu.

Se olhares bem, esses dois mercados que referes vendem muito bem. Os preços das novidades e afins são demasido atractivos para que uma pessoa pense sequer em piratear. Muita gente, eu inclusive, deixou de lado a pirataria de DVD's pois os originais compensavam demasiado.

Prefiro poupar 5€ e não comprar uma cópia nos ciganos (estes é que são o maior cancro dos piratas), e dar o dobro por uma novidade ou o mesmo por um mais antigo. O mesmo apilca-se nos downloads e cópias de originais. Ou ripas o filme baixando a sua qualidade para um DVD5, ou vais gastar 5€ num DVDDL que custa quase o mesmo que originais...

Não tenho nenhuma estatistica, mas desde que os DVD's andam nestes preços, penso que levaram um aumento nas vendas o que resultou num aumento de rendimentos para aqueles que estão por detrás do negócio. E sim, posso comparar um filme com um jogo, pois os custos de produção são o que são...

Bem... já me perdi no raciocínio.:p

Whatever, acho que até já falei demais, como de costume :D

Cumps.

:biglaugh:

Cumprimentos.

Korben_Dallas
05-03-2008, 19:20

Exacto, estás a roubar "os maus" portanto está tudo bem. Robin Hood FTW!!!! :-D

Tu TENS de usar os produtos da empresa? Se não gostas dela procura alternativas...

Fireal
05-03-2008, 19:46
Os países onde se verificam maiores problemas com a pirataria são os que têm mais problemas sociais. Creio que isto responde a muita coisa que tem vindo a ser debatida aqui.

Eu não sou hipócrita ao ponto de dizer que não o faço. Faço downloads e assumo-o.
mas agora pergunto: e dos verdadeiros "piratas" ninguém fala? Aqueles que andam nas feiras a vender cd's e dvd's, com uma qualidade mais que duvidosa, a preços imbatíveis. Então o bandido sou eu que só quero ver filmes e jogar jogos, ou são aqueles que se estão a lixar para isso tudo e só querem ganhar dinheiro à custa dos outros? Penso que se deve diferenciar estas atitudes, pois não são, de todo, comparáveis.

Por vezes leio coisas que me levam a pensar se as prioridades das pessoas não andarão trocadas...

Warlord
05-03-2008, 19:57
esses acho bem k a ASAE os meta tds de cana, agora o puto k esta em casa e saca uma musica, para mim e kase a mm coisa ter o winamp aberto num shoutcast kk...

Korben_Dallas
05-03-2008, 20:01
Deve-se diferenciar sim... quem faz dinheiro à pala do trabalho dos outros são os que devem ser caçados pelas autoridades, porque são os que mais prejudicam.

Normalmente até são pessoas que não jogam e nem se interessam pelo meio. Simplesmente viram uma boa oportunidade.

No entanto estamos num fórum de gamers que supostamente conhecem o meio e adoram jogos. Achar "ah e tal sou só um gajo não prejudico ninguém" é BS, até porque normalmente para sacar estão a partilhar o que têm com outros. Não lucram, mas facilitam a pirataria a muita gente.

camadas
05-03-2008, 20:02
Deviam ( os que vendem copias piratas ) fazer como 1 em Castelo Branco fez .... o moço pos tipo 1 cartas ao portão a dizer que vendia copias já não sei do que ( já faz bastante anos que isto aconteceu :P dai não me lembrar dos pormenores :P ) lol, ou seja nem durou 1 dia aquilo, a policia no dia seguinte estava na casa dele

BTW sacar Korben_Dallas (http://www.techzonept.com/member.php?u=19) não significa partinhar, ainda me lembro dos old days em que se sacava o que se queria e não era preciso partinhar ( uma vez a conta do telefone disparou para 40 e tal contos na altura lol o meu pai ia-me matando ), apesar de nos dias de hoje ser mais dificil encontra tal coisa, ainda existe por ai, mas não esta a mostra do publico em geral por assim dizer

Crrash
05-03-2008, 20:07
Deve-se diferenciar sim... quem faz dinheiro à pala do trabalho dos outros são os que devem ser caçados pelas autoridades, porque são os que mais prejudicam.

mais prejudicam a nós, mas para os developers se alguem vende ou dá ou se toda a gente faz download para si proprio não faz grande diferença, só lhes interessa que haja mais vendas do original

vortal
05-03-2008, 23:25
Resumindo e concluindo: Os jogos são caros!

Senão ninguem esperava que baixassem de preço!

Duh!

\w/

:rolleyes:

São caros no lançamento.

Basta ter um pouco de paciência e aguardar algum tempo para se obter os mesmos jogos a metade (ou menos) do preço inicial.

Portanto não, os jogos não são caros. Eles não são caros para quem é sensato, ou seja, o consumidor que gere a sua carteira com ponderação e sensatez.

.DX.
05-03-2008, 23:47
Se nao houvesse tanta pirataria no PC talvez o GTA4 tambem saia para o PC. O lucro do jogo vai ser na vendas das consolas. Eles sabem que o jogo no PC é para inundar os programas p2p.

massiveman
05-03-2008, 23:48
Topico a tornar-se uma autentica flamewar!

Lembrem-se que opinioes sao opinioes mesmo que elas nao tenham qualquer justificação em que se apoiarem!

Warlord
05-03-2008, 23:59
Se nao houvesse tanta pirataria no PC talvez o GTA4 tambem saia para o PC. O lucro do jogo vai ser na vendas das consolas. Eles sabem que o jogo no PC é para inundar os programas p2p.Desculpa la, mas a PS2 foi e continua a ser a consola mais pirateada de sempre, mas nunca deixaram de fazer jogos para ela, e olha k mts deles ate eram exclusivos...

.DX.
06-03-2008, 00:09
Study: Piracy is Caused by Poor Choice

According to a new study just released in the UK, one of the biggest causes of copyright infringement is a lack of choice. The study further shows that one third of the Brits have downloaded copyright infringing content, or plans to do so in the future.

This claim, published in the 2008 Digital Entertainment Survey (pdf), is only reiterating what has been said many times before – that trying to promote the artificial scarcity is what is fueling piracy.

In total, 70% of those who admitted to piracy agreed that “legal sites just don’t have the range of illegal ones” (try looking for Beatles tracks) whilst almost as many said they would pay for downloads, if what they wanted was available. This is probably also one of the main reasons why half of the BitTorrent downloads are TV-shows.

The fact that one third of the UK citizens can be labeled as a pirate is thus a signal that these customers want something that is not available through other channels. It’s more about availability than the fact that it’s free.

On top of the availability issue, 68% of the respondents who have downloaded copyrighted content indicate that the illegal alternatives are more convenient, because they can get what they want much faster.

In addition, the report shows that anti-piracy campaigns are not very effective. To the possible despair of industry bodies, however, 68% believed that that are very unlikely to be caught downloading, showing that slogans such as ‘You can click but you can’t hide‘ are understood as intimidation rather than a promise.

With a motion having being put forward, requesting the information being used to identify and prosecute filesharers, and judges getting annoyed with the methods used in these cases, the chances of being caught are steadily declining.

If there is anything the Entertainment Industry should take from this report, it’s that they should move with the times, and start releasing their back catalogs for sale, rather than let someone else do it for free.

FONTE (http://torrentfreak.com/piracy-is-caused-by-poor-choice-080305/)

madi
06-03-2008, 00:17
O problema é que a pirataria está demasiado enraizada na cultura do país. A maioria das pessoas acham que quem compra um jogo é um gajo estúpido porque pode obter esse mesmo jogo de borla na Internet.

Ora bem, eu estou farta de ser gozada pelos colegas de trabalho do meu namorado,que dizem que têm mil e um jogos PSP, enquanto que eu tenho poucos e os ando a comprar :rolleyes:
Mas não é por causa dessa pressão em cima q vou deixar de os comprar.

CoisaX
06-03-2008, 00:54
Um mundo sem pirataria seria um mundo pós-apocalíptico... agora a pirataria contribui para a evolução do mercado de hardware? Isso é porque quem saca o jogo não vai à loja gamar o PC... senão até prejudicava :-D

Queres jogos para Linux para quê? Não ias pagar por eles à mesma... O que é que o DX vs OpenGL tem a ver com a pirataria?

Não me referia directamente ao DX ou opengl, mas sim à perspectiva que, possivelmente, um PC Gaming Linux é mais barato que um PC Gaming Windows... Plataforma gratuita, poucos requisitos de hardware.... reformulnado a pergunta, porque as editoras não investem nesse mercado?

E sinceramente, pelos valores de multas e indeminizações que se pede por uma copia pirata... falta pouco para ser mais viável o assalto à mão armada a uma loja LOL

Ok enquanto a EA tiver a lucrar está tudo bem... se calhar deviamos arranjar uma regra que diz que a partir de X de lucro o roubo é permitido. Enquanto uns pagam, os outros podem gamar.

Não é essa a idea. A ideia é: as "pequeninitas" quando fecham é que vêm chorar que os piratas é que são culpados.

------------------------

Para mim é muito mais simples... existem titulos que daria 100 euros por um original, outros valem menos de 5 euros... mas infelizmente saem todos a 50 euros e nunca baixam dos 20 para baixo.

Custo da Ligação à Internet, + Custo do tempo do Pc ligado a fazer donwload + Custo da Cópia ( já com direitos de autores ) + impostos disso tudo... Pirataria é crime, mas não é gratuita.

Diversifiquem, inovem, *seduzam*... não apontem só armas contra a pirataria. Infelizmente as Editoras ainda não chegaram a essa conclusão.

floyd
06-03-2008, 00:59
Apesar de concordar que os preços dos jogos são bastante elevados, não me parece que isso seja justificação para a pirataria, pois quem não pode, não compra. Acima de tudo é uma questão de mentalidade de cada um.

Pessoalmente, julgo que a pirataria acaba por prejudicar todos os envolvidos. Não só as editoras perdem lucro, mas também as pessoas que usufruem da mesma.
Eu tenho esta opinião pq quem recorre à pirataria acaba por ter um acesso massivo a tudo o que seja jogos, ou seja, em vez de disfrutar calmamente o jogo que se comprou, acaba-se por entrar numa obsessão por ter tudo o que sai apenas pelo facto de ter, levando a que não se dê valor ao jogo que se está a jogar .
Posso dar um exemplo concreto, tenho um amigo meu que andava ansioso pela saída do Crysis. Assim que este saiu e depois de ter feito o respectivo download e instalado o jogo, andou pelo mapa a apreciar a água e a destruir palmeiras, tendo desinstalado o jogo prai 10min depois :lol:

Talvez por já ter passado por situações semelhantes à que relatei anteriormente, e também por hoje em dia ter uma actividade profissional que está directamente relacionada com o desenvolvimento de software, tenha uma postura diferente à que já tive noutras alturas. Nada como aproveitar os game bargains ( ainda hoje comprei Neverwinter Nights 2 Collector's Pack replecto de goodies :D por 19.99€) nacionais e nas lojas online internacionas, e ir desfrutando calmamente todos os bons jogos que vão saindo.

Abraço,
floyd.

Zoo TV
06-03-2008, 10:48
Topico a tornar-se uma autentica flamewar!

Já esteve um pouco perto disso, mas surpreendentemente até se compôs e tem-se debatido o assunto de forma até bastante civilizada, com a excepção de algumas intervenções mais excessivas de alguns "radicais", mas para esses temos os Moderadores a prestar atenção para lhes dar umas "palmadas" no traseiro. :D

Fica bem e participa também no debtae com as tuas opiniões. :)

vortal
06-03-2008, 21:43
Para mim é muito mais simples... existem titulos que daria 100 euros por um original, outros valem menos de 5 euros... mas infelizmente saem todos a 50 euros e nunca baixam dos 20 para baixo.

Estás enganado relativamente ao preço mínimo que é atingido. A título de exemplo: ainda há poucos meses comprei o Quake 2 por 5 euros.

Já vi, por exemplo o Deus Ex e o Deus Ex 2 a sairem com revistas. Também não gastas mais de 5 euros.

Já comprei Game Packs PcGuia com 6 jogos (Arx Fatalis, Conflict Desert Storm, etc...) por (se não estou em erro) 15 euros.

Exemplos como estes há por todo o lado, só é preciso estar atento.

Custo da Ligação à Internet, + Custo do tempo do Pc ligado a fazer donwload + Custo da Cópia ( já com direitos de autores ) + impostos disso tudo... Pirataria é crime, mas não é gratuita.
O que só torna mais absurdo invocar argumentos económicos para a justificar.

Voystice
06-03-2008, 22:22
Hilariante... há empresas a lucrar agora com o que pirateaste no passado? :-D

Referências à fome em África? :rolleyes:

Não é roubar porquê? Só vez o suporte físico e esqueces-te das horas de trabalho que lá estão :rolleyes:

A cultura paga-se... se tu algum dia te deres ao trabalho de CRIAR cultura em vez de consumir a dos outros "gratuitamente" se calhar mudas de opinião.

Queres cultura vai à biblioteca e ouve rádio... são duas formas gratuitas (quase) de ter livros e música. Mas tu queres mais... e gratuitamente também!

É como o software para PC... há AV/Firewalls freeware, mas o pessoal quer a suite do Norton e toca a crackar :rolleyes:

Leste com muita, mas mesmo muita atenção todo o meu post; ou só leste as palavras que mais te interessavam na diagonal?

Vai lá ler melhor aquilo que postei e presta bem atenção aquilo que tenho a bold!

Se em 1990 não tive dinheiro para comprar o "Rust in Peace" de Megadeth e preferi pedir emprestada e copiar da K7 de um amigo, e comprei depois o Disco em vinyl e mais tarde dois (2) CD's; achas que a banda/editora perdeu dinheiro?

Andei uma tonelada de anos atrás do primeiro album de Soulitude Aeturnus porque não o encontrava à venda em lado nenhum, só tinha uma K7 gravada do disco de um amigo e não descansei enquanto não consegui sacar aquilo da net, porque afinal a K7 não iria durar para sempre... acabei por comprar mais tarde esse mesmo álbum mais o resto da discografia da banda que entretanto encontrei; achas que a banda/editora perdeu dinheiro?

Quando soube que o Starcraft tinha saído fiquei céptico; achava que aquilo era apenas uma pobre desculpa para facturarem com o "hype" do Warcraft II,... mais tarde emprestaram-me uma cópia pirata para eu experimentar o jogo, porque não quería arriscar; copiei-o para mim e joguei-o todo até ao fim! Quando acabei fui a correr à loja encomendar o jogo original mais a respectiva expansão, e estou a pensar um dia comprar outro exemplar não vá o diabo tecê-las e o meu original dar o berro... a Blizzard deve ter perdido imenso cacau comigo!...

Podia-te enunciar uma tonelada de histórias deste género; mas espero que tenhas agora, finalmente percebido o porquê de eu não apontar o dedo a quem tem material pirata em casa, até mesmo porque pirataria não é necessáriamente sinónimo de exploração de propriedade intelectual de outrém; nem todos somos "ciganos da praça"!

Quanto a eu "Criar" algo; bem podes dar uma vistinha olhos nisto:

http://voystice.deviantart.com/

Não é muito, mas é aquilo que eu crio, já cheguei inclusivamente a fazer uma capa para uma banda de Black-Metal Nacional e rótulos de uma garrafa de vinho, entre outras coisas; por isso não digas que não sei o que é "criar cultura"

Biblioteca? Biblioteca consultava quando tinha que fazer algum trabalho para a escola e não me podia dar ao luxo de adquirir tudo o que fosse livros ou documentação para todos os trabalhos, senão quem tinha que ter uma biblioteca era eu! E depois, no que diz respeito a livros não-académicos eu gosto de ter o "original" em casa, tal como os CD's, K7's, VHS's, DVD's, Jogos, etc...

Rádio? Não gosto das bodegas que passam na rádio 99% do tempo! Logo essa hipótese não é solução para mim; tenho que adquirir/comprar/sacar/experimentar aquilo que gosto, ou que penso que poderei gostar; e quando vale a pena, compro o original porque gosto de ter o material "como deve de ser"!
Algumas bandas mais "íntegras" nem preciso sacar, compro logo mal saia um album, já sei que vai ser bom... (salvo seja! não gosto de dar mais do que 15€ por um CD, e até acho que só deviam custar 10€)

Este tipo de cinismo em relação à pirataria encontrou ainda há poucos anos um enorme eco numa banda chamada "metallica", que moveu um processo contra o Napster pelos motivos que todos sabemos; mas o hipócrita do Lar$ Ulrich esquece-se que durante os tempos de inicio da banda ele mesmo trocava K7's e demos de outras banda da altura no underground que existía na altura, e que isso ajudou particularmente a sua banda a destacar-se das outras!

Espero ter contribuído para esclarecer qualquer coisa desta vez; eu até me esforço por escrever sem erros e sem "pitex"...

\w/

Voystice
06-03-2008, 22:34
:rolleyes:

São caros no lançamento.

Basta ter um pouco de paciência e aguardar algum tempo para se obter os mesmos jogos a metade (ou menos) do preço inicial.

Portanto não, os jogos não são caros. Eles não são caros para quem é sensato, ou seja, o consumidor que gere a sua carteira com ponderação e sensatez.

Mas a questão é exactamente essa!

"Eles" assumem que um jogo lá porque é novo, é lícito "pedirem" 60/70€ pelo mesmo, quando podiam vendê-lo desde o início a metade desse preço!

Fdx, até quando vendem jogos a 9,99€ "eles" obtem lucro, quanto mais a 60/70€!

O exemplo mais flagrante que tomei conhecimento foi da edição do Resident Evil 4 para a Wii!
A CAPCOM colocou como preço de venda ao público 20€ pelo jogo se não me engano!
O que achas que os retailers ganacioso fizeram? Cobraram o preço ao público de 65€ como se fosse um jogo "fresquinho acabadinho de sair"; agora diz-me: achas que essa gente anda a ganhar mal?

Há é muita hipocrisia neste negócio, isso sim!

Cumps!

\w/

Cartmanpt
06-03-2008, 23:00
Desculpa la, mas a PS2 foi e continua a ser a consola mais pirateada de sempre, mas nunca deixaram de fazer jogos para ela, e olha k mts deles ate eram exclusivos...

Que é muito pirateada é verdade. Mas vai lá ver quantos GTA: SA foram vendidos para ps2 e quantos foram para PC. Depois pensa lá se ele tem razão ou nao.

MultiSpeed
07-03-2008, 00:14
Leste com muita, mas mesmo muita atenção todo o meu post; ou só leste as palavras que mais te interessavam na diagonal?

Vai lá ler melhor aquilo que postei e presta bem atenção aquilo que tenho a bold!

Se em 1990 não tive dinheiro para comprar o "Rust in Peace" de Megadeth e preferi pedir emprestada e copiar da K7 de um amigo, e comprei depois o Disco em vinyl e mais tarde dois (2) CD's; achas que a banda/editora perdeu dinheiro?

Andei uma tonelada de anos atrás do primeiro album de Soulitude Aeturnus porque não o encontrava à venda em lado nenhum, só tinha uma K7 gravada do disco de um amigo e não descansei enquanto não consegui sacar aquilo da net, porque afinal a K7 não iria durar para sempre... acabei por comprar mais tarde esse mesmo álbum mais o resto da discografia da banda que entretanto encontrei; achas que a banda/editora perdeu dinheiro?

Quando soube que o Starcraft tinha saído fiquei céptico; achava que aquilo era apenas uma pobre desculpa para facturarem com o "hype" do Warcraft II,... mais tarde emprestaram-me uma cópia pirata para eu experimentar o jogo, porque não quería arriscar; copiei-o para mim e joguei-o todo até ao fim! Quando acabei fui a correr à loja encomendar o jogo original mais a respectiva expansão, e estou a pensar um dia comprar outro exemplar não vá o diabo tecê-las e o meu original dar o berro... a Blizzard deve ter perdido imenso cacau comigo!...

Podia-te enunciar uma tonelada de histórias deste género; mas espero que tenhas agora, finalmente percebido o porquê de eu não apontar o dedo a quem tem material pirata em casa, até mesmo porque pirataria não é necessáriamente sinónimo de exploração de propriedade intelectual de outrém; nem todos somos "ciganos da praça"!

Falas da TUA história (parte dela, claro), mas a verdade é que a brutal maioria do que é pirateado nunca na vida é legalmente comprado por quem o pirateou.

Provavelmente até tu próprio já pirateaste coisas que nunca chegaste alguma vez a comprar, mas esses casos não te interessa falar deles, não é?

Isto de se defender a pirataria e depois dizer que se compra tudo a seguir, dá bastante vontade de rir.

Não por ser mentira mas por ser uma falácia, o que é ainda pior.

Cumps :)

Crusher
07-03-2008, 00:21
Ora bem, eu estou farta de ser gozada pelos colegas de trabalho do meu namorado,que dizem que têm mil e um jogos PSP, enquanto que eu tenho poucos e os ando a comprar :rolleyes:
Mas não é por causa dessa pressão em cima q vou deixar de os comprar.

Ainda trabalham e têm tempo para jogar 1000 jogos. Ahh campeões... :-D

Rexobias
07-03-2008, 00:30
Que é muito pirateada é verdade. Mas vai lá ver quantos GTA: SA foram vendidos para ps2 e quantos foram para PC. Depois pensa lá se ele tem razão ou nao.

Quantos eram/são os PC Gamers e quantos eram/são os PS2 Gamers?! Quanto tempo depois saiu a versão PC do jogo?! Claro que o pessoal que jogava o GTA:SA há meio ano, foi logo a correr comprar a versão PC...

Pois...

Isto de se defender a pirataria e depois dizer que se compra tudo a seguir, dá bastante vontade de rir.

Flamar pessoal que diz ter algo pirateado, quando também tiveram ou têm algo na mesma situação também dá vontade de rir...

Dizer que é contra e não pratica pirataria, dizendo depois que só saca séries também dá vontade de rir...

Como vez há muitas coisas que dão vontade de rir.

Voystice
07-03-2008, 01:06
Falas da TUA história (parte dela, claro), mas a verdade é que a brutal maioria do que é pirateado nunca na vida é legalmente comprado por quem o pirateou.

Provavelmente até tu próprio já pirateaste coisas que nunca chegaste alguma vez a comprar, mas esses casos não te interessa falar deles, não é?

Não por ser mentira mas por ser uma falácia, o que é ainda pior.

Sim, tens razão, ainda não consegui comprar o "Malevolent Assault on Tomorrow" dos Violent Force; nem sequer o "Gammapolis" dos Omega,... ainda não os consegui apanhar à venda! (entre muitos outros!)

Mas descansa que quando os apanhar, compro-os e notifico-te logo para ficares de bem com a tua consciência! Não quero que fiques a pensar que sou hipócrita...

E sim, quando gosto de uma coisa, vou comprar o original; se é que essa coisa já não é o próprio original! (Eu sei que a minha colecção de originais ainda é pequena, só tenho uns 480 Cd's, 140 Discos, 40 Jogos PS2, etc... mas vou aumentando as colecções à medida que vou apanhando as coisas à venda, ou trocando com amigos, ou em promoções, ou na feira, etc...)

Se por acaso não gostar de alguma coisa,... é simples; não compro!

Tu farias o contrário?

" Isto de se defender a pirataria e depois dizer que se compra tudo a seguir, dá bastante vontade de rir.

Não por ser mentira mas por ser uma falácia, o que é ainda pior."

Se a carapuça te servir,... a mim já estás a ver que não serve! (ainda ontem fiz 60Km para ir comprar um original do God of War II (versão não-platinum) para a PS2!)

E não, não "defendi a pirataria", da mesma maneira que tambem não a condenei, pensei que isso tivesse ficado bem explícito!

"Falas da TUA história (parte dela, claro), mas a verdade é que a brutal maioria do que é pirateado nunca na vida é legalmente comprado por quem o pirateou."

Mas com isso durmo eu bem, não é a minha consciência que está em causa!

Cumps!

\w/

MultiSpeed
07-03-2008, 01:30
(...)
E não, não "defendi a pirataria", da mesma maneira que tambem não a condenei, pensei que isso tivesse ficado bem explícito!
\w/

Sim, sim, ficou explicito no teu quote que faço abaixo

Aliás essa é a postura mais conveniente, pois dá para o lado que der mais jeito conforme as necessidades. Há um adjectivo para as pessoas que são assim, mas nem o vou citar, não vale a pena.

(...)
Mas há 15 ou 20 anos atrás, nem para um disco de vinyl eu tinha dinheiro, e a minha salvação eram as k7's que os meus amigos me emprestavam para eu gravar! Ou vão-me dizer que copiar k7's já não é pirataria? Querem ver que só download de jogos e mp3 é que é pirataria?
Quantos álbuns e quantas bandas eu tería deixado de conhecer/ouvir e não fosse a troca de k7's? E discos? E CD's?
Material esse que ando hoje em dia à procura em versões originais para as minhas colecções de CD's, DVD's, Filmes, Jogos, o que quer que seja!
Mas tive que piratear primeiro; senão nunca sabería que "existia aquilo que eu gosto" e não estaria hoje a torrar rios de dinheiro nestas coisas todas!

Resumindo e concluindo: existem "n" empresas e bandas que estão hoje a facturar com aquilo que compro actualmente, graças áquilo que pirateei no passado!

Se não tivesse cacau, nunca compraria; logo as empresas/bandas nunca ganhariam dinheiro anyway!

Para contornar isso, recorre-se á pirataria! Senão não havía jogatana/música/filmes "para ninguem"!

"Não há dinheiro não há vícios?" Vão dizer isso aos desgraçados em Africa que morrem à fome; e digam-lhes para largarem o "vício de comer"!...

E antes que comecem com fundamentalismos; sim, eu já sei que comparar Alimentação com Jogos "não vale"; mas vender jogos de 30€ a 60/70€ tambem não!

Logo se "eles" tem dois pesos e duas medidas, eu tambem posso usar dois pesos e duas medidas!

Deixem de bom-samaritanismo hipócrita; porque todos nós sabemos que "roubar" (aqui entendido como tomar a posse de algo de outrém) é do pior que pode haver, mas ninguem se vai deixar ficar a ver "navios" quando pode "copiar" aquilo que outros já tem!

E se gostam tanto de meter carros "ao barulho" pensem na pirataria como uma forma de "copiarem" o Mercedez do vosso vizinho! Ele não fica sem o seu Mercedez, mas vocez ficam com uma cópia!
Vocês nunca iriam ter dinheiro para comprar o Mercedez, logo a marca de automóveis nunca perdeu realmente dinheiro!
Realmente, tal coisa não dá para fazer com carros! É pena! Mas dá para fazer com outras coisas; ao menos isso!

Se não fosse a pirataria, hoje eu seria uma pessoa 75% menos culta!

E comprendam que não pretendo glorificar a pirataria; mas sim fazer-vos ver que muitas vezes pode ser a única solução para quem não quer ficar "pelo caminho"!

\w/

I rest my case...... :zzz:

Cartmanpt
07-03-2008, 01:57
Quantos eram/são os PC Gamers e quantos eram/são os PS2 Gamers?! Quanto tempo depois saiu a versão PC do jogo?! Claro que o pessoal que jogava o GTA:SA há meio ano, foi logo a correr comprar a versão PC...

Pois...

Achas que se tivesse sido lançado em PS2/PC em simultaneo tinha sido diferente? Dei o exemplo do GTA porque era do GTA que ele falou, mas mais recentemente tens o Call of Duty 4. Neste caso fazia todo o sentido vender bem mais no PC do que vendeu, visto que "FPS é para PC" e quantos já vendeu????

Se calhar é porque exitem mais PS3 do que PCs no mundo...

As editoras olham para numeros, e a verdade é que cada vez é menos aliciante apostar no pc, podes tentar arranjar 1000 razoes que nao tenham a ver com pirataria, mas isso nao vai mudar a realidade.

Sameiro
07-03-2008, 02:30
Há mais pc´s do que PS3 no mundo..
(Não sei se tavas a ser ironico)

MJRL
07-03-2008, 07:06
Eu já não postava por aqui à muito tempo, mas ao ver certos falsos moralistas até dá vontade de rir.
Então vamos lá ver bem, eu tenho 36 anos, quando gravava os discos dos meus amigos na altura (alguns até eram em deks com microfone) como demorava 80/90m o que fosse, já não era pirataria, porque a qualidade não era boa e demorava muito tempo a obter aquilo que queria?
Eu quando agarrava no beta e gravava da TV, porque ou não estava a horas de ver ou estava a fazer colecção da serie, já não era pirataria?
Agora como se consegue em 30s aquilo que demoravamos 90m a fazer já é considerado pirataria...
Eu acho que a mentalidade é a mesma, os termos são os mesmos, o acesso às coisas é que é diferente, não percebo porque é que uns são piratas e outros não, sacalhar não são piratas porque tem meios para o não ser, porque secalhar se não tivessem os meios continuavam a ser os mesmos piratas de outros tempos. Não percebo qual é a diferença de enfiar um vhs (agora dvd) no gravador e gravar o que está a dar na TV, para clickar num link e fazer um download.
Claro que tudo isto é pirataria, mas para que é que inventaram os vhs e os deixaram comercializar, de certeza que não foi para vermos os filmes de familia, claro que como a carne è fraca tendo o hardware à mão é só fazer aquilo que dá na cabeça.

Eu os ultimos dois jogos que comprei estavam super mal optimizados, e nem com as specs recomendadas eles corriam decentemente, quem é aqui o ladrão (Crysis e WIC)?
O burlado fui eu, posso devolver o jogo e pedir o dinheiro de volta?
Claro que não. Outra coisa que acontece eu pago pelo um jogo e ainda tenho que levar com publicidade disto e daquilo, já não chega as intros, agora já há alguns jogos com pub ingame.
Penso que o futuro dos videojogos pode passar por aí, pelas receitas publicitárias e o apoio dos fabricantes de hardware.

Outros exemplos são o "preço" que são cobrados ou por series que já deram à bastante tempo ou por coisas que dão todos os dias, ha... mas como são series que dão na tv já não é pirataria...
Comprei o espaço 1999 por quase 70€, acham isto bem? O que é que os autores vão ganhar com esta minha compra passados estes anos todos? Se é que ainda estão vivos...
Penso que não vão ganhar nada, então quem é que ganha 70€ por 6 dvds e um bocado de cartão?

Eu não sou a favor da pirataria, mas hipocrisia a mais tb não fica bem a ninguém, nem aos piratas nem os que são contra os piratas.

h3li0
07-03-2008, 10:14
Eu já não postava por aqui à muito tempo, mas ao ver certos falsos moralistas até dá vontade de rir.
Então vamos lá ver bem, eu tenho 36 anos, quando gravava os discos dos meus amigos na altura (alguns até eram em deks com microfone) como demorava 80/90m o que fosse, já não era pirataria, porque a qualidade não era boa e demorava muito tempo a obter aquilo que queria?
Eu quando agarrava no beta e gravava da TV, porque ou não estava a horas de ver ou estava a fazer colecção da serie, já não era pirataria?
Agora como se consegue em 30s aquilo que demoravamos 90m a fazer já é considerado pirataria...
Eu acho que a mentalidade é a mesma, os termos são os mesmos, o acesso às coisas é que é diferente, não percebo porque é que uns são piratas e outros não, sacalhar não são piratas porque tem meios para o não ser, porque secalhar se não tivessem os meios continuavam a ser os mesmos piratas de outros tempos. Não percebo qual é a diferença de enfiar um vhs (agora dvd) no gravador e gravar o que está a dar na TV, para clickar num link e fazer um download.
Claro que tudo isto é pirataria, mas para que é que inventaram os vhs e os deixaram comercializar, de certeza que não foi para vermos os filmes de familia, claro que como a carne è fraca tendo o hardware à mão é só fazer aquilo que dá na cabeça.

Eu os ultimos dois jogos que comprei estavam super mal optimizados, e nem com as specs recomendadas eles corriam decentemente, quem é aqui o ladrão (Crysis e WIC)?
O burlado fui eu, posso devolver o jogo e pedir o dinheiro de volta?
Claro que não. Outra coisa que acontece eu pago pelo um jogo e ainda tenho que levar com publicidade disto e daquilo, já não chega as intros, agora já há alguns jogos com pub ingame.
Penso que o futuro dos videojogos pode passar por aí, pelas receitas publicitárias e o apoio dos fabricantes de hardware.

Outros exemplos são o "preço" que são cobrados ou por series que já deram à bastante tempo ou por coisas que dão todos os dias, ha... mas como são series que dão na tv já não é pirataria...
Comprei o espaço 1999 por quase 70€, acham isto bem? O que é que os autores vão ganhar com esta minha compra passados estes anos todos? Se é que ainda estão vivos...
Penso que não vão ganhar nada, então quem é que ganha 70€ por 6 dvds e um bocado de cartão?

Eu não sou a favor da pirataria, mas hipocrisia a mais tb não fica bem a ninguém, nem aos piratas nem os que são contra os piratas.

Concordo simplesmente com tudo o que dizes. Muitos falsos moralistas por aqui, que nunca fizeram uma copia, nunca gravaram nada, nem sequer um mp3 tem, deviam ir para a presidencia, e ter direito a uma estatua de bons samaritanos.

Muitas das empresas que se queixam agora da pirataria, no passado lucraram com ela, pois quer queiram quer não é um grande modo de PUBLICIDADE.

Crrash
07-03-2008, 12:14
Concordo simplesmente com tudo o que dizes. Muitos falsos moralistas por aqui, que nunca fizeram uma copia, nunca gravaram nada, nem sequer um mp3 tem, deviam ir para a presidencia, e ter direito a uma estatua de bons samaritanos.
por quando se era mais novo ter-se feito copias e agora achar-se mal é-se hipocrita??? wow, de resto, yup, não tenho nada gravado que não tenha também original, e mp3 tenho, mas só de coisas que comprei. Presidência não obrigado, não tenho jeito, mas gostava que um dia quando começar a fazer software comercial que comprassem, muito obrigado.

Muitas das empresas que se queixam agora da pirataria, no passado lucraram com ela, pois quer queiram quer não é um grande modo de PUBLICIDADE.
Sim, publicidade bem boa nalguns casos, como dá para ver no primeiro post. Publicidade a dizer que está cheio de bugs, apesar de ser protecção antipirataria

Warlord
07-03-2008, 12:16
mas mais recentemente tens o Call of Duty 4. Neste caso fazia todo o sentido vender bem mais no PC do que vendeu, visto que "FPS é para PC" e quantos já vendeu????

Se calhar é porque exitem mais PS3 do que PCs no mundo...

As editoras olham para numeros, e a verdade é que cada vez é menos aliciante apostar no pc, podes tentar arranjar 1000 razoes que nao tenham a ver com pirataria, mas isso nao vai mudar a realidade.vai la a fnac,worten,etc procurar nas prateleiras o CoD4 pra PC para ver se o encontras... dps keixam-se ke o jogo nao vende, pudera, esta esgotado em td lado!

Make.Love
07-03-2008, 12:17
o principal inimigo dos jogos para os PC´s sao as próprias editoras, que tendem cada vez mais a fazerem jogos muito mal optimizados com requisitos completamente malucos.

Sameiro
07-03-2008, 12:23
vai la a fnac,worten,etc procurar nas prateleiras o CoD4 pra PC para ver se o encontras... dps keixam-se ke o jogo nao vende, pudera, esta esgotado em td lado!
Confirmo. Ainda não vi o jogo á venda. E se pergunto dizem me que está esgotado.

o principal inimigo dos jogos para os PC´s sao as próprias editoras, que tendem cada vez mais a fazerem jogos muito mal optimizados com requisitos completamente malucos.
Pois é.. Eles pensam que o gamer não anda informado. (Infelizmente ainda há quem compre sem saber informações dele)

h3li0
07-03-2008, 13:20
por quando se era mais novo ter-se feito copias e agora achar-se mal é-se hipocrita??? wow, de resto, yup, não tenho nada gravado que não tenha também original, e mp3 tenho, mas só de coisas que comprei. Presidência não obrigado, não tenho jeito, mas gostava que um dia quando começar a fazer software comercial que comprassem, muito obrigado.

Sim, publicidade bem boa nalguns casos, como dá para ver no primeiro post. Publicidade a dizer que está cheio de bugs, apesar de ser protecção antipirataria

Torna-se em hipocrisia quando criticam os outros por o fazer ou não? Ou é só "faz o que eu digo nao faças o que eu faço"? Quem te diz que as pessoas que hoje fazem pirataria daqui a uns anos nao estão a dizer o mesmo que tu disseste agora? Por isso é hipocrisia, falar e criticar os outros quando se tem telhados de vidro.

Pois uma pessoa que ja tenha feito pirataria, e agora ja se deixou disso, incentivar as outras pessoas a não fazer, porque nao é um caminho correcto, porque vai prejudicar X e Y, e as consequencias que dai advem, acho correcto e etico, agora vir logo para aqui criticar e dizer que é assim ou assado que é pirataria que és ladrão e isto e aquilo, quando tambem ja fizeram acho Hipocrita.

Atenção não me estou a referir a ti em particular, estou simplesmente a falar globalmente, nao interpretes como sendo para ti.

Crrash
07-03-2008, 13:27
Torna-se em hipocrisia quando criticam os outros por o fazer ou não? Ou é só "faz o que eu digo nao faças o que eu faço"? Quem te diz que as pessoas que hoje fazem pirataria daqui a uns anos nao estão a dizer o mesmo que tu disseste agora? Por isso é hipocrisia, falar e criticar os outros quando se tem telhados de vidro.
eu estou a criticar as pessoas que defendem a pirataria como se fosse uma coisa boa... E espera lá, eu que um dia destes reparei que a pirataria era má não posso dizer aos outros que é mau porque eles podem descobrir por eles mesmos? isso é completamente estúpido.

Pois uma pessoa que ja tenha feito pirataria, e agora ja se deixou disso, incentivar as outras pessoas a não fazer, porque nao é um caminho correcto, porque vai prejudicar X e Y, e as consequencias que dai advem, acho correcto e etico, agora vir logo para aqui criticar e dizer que é assim ou assado que é pirataria que és ladrão e isto e aquilo, quando tambem ja fizeram acho Hipocrita.
reparei que era ladrão quando fazia e estou a advertir aos outros que também estão a agir contra a lei... advertir outros de factos que nós realizamos antes, é hipocrisia? ...

h3li0
07-03-2008, 13:38
Ou não leste ou não queres ler de certeza...

Advertir no bom sentido acho normal, criticar não, tanto que eu referi "incentivar as outras pessoas a não fazer, porque nao é um caminho correcto, porque vai prejudicar X e Y, e as consequencias que dai advem, acho correcto e etico"

Pela tua logica tu agora chegas ao pé de um carro partes o vidro e o gajo que tá cntg pensa em fazer o mesmo e tu dizes " isso não se faz"..., eu fiz mas se fizeres estas a agir contra a lei.. sim é Hipocrita

E eu nunca te disse que Pirataria era uma coisa boa, simplesmente falei dos que criticam como se nunca tivessem feito

Crrash
07-03-2008, 13:43
Ou não leste ou não queres ler de certeza...

Advertir no bom sentido acho normal, criticar não, tanto que eu referi "incentivar as outras pessoas a não fazer, porque nao é um caminho correcto, porque vai prejudicar X e Y, e as consequencias que dai advem, acho correcto e etico"

Pela tua logica tu agora chegas ao pé de um carro partes o vidro e o gajo que tá cntg pensa em fazer o mesmo e tu dizes " isso não se faz"..., eu fiz mas se fizeres estas a agir contra a lei.. sim é Hipocrita

E eu nunca te disse que Pirataria era uma coisa boa, simplesmente falei dos que criticam como se nunca tivessem feito
do que eu falei é que andaste a vida a partir vidros e depois paraste porque começaste a achar mal, e quando vês um amigo a partir vidros dizes-lhe para parar que isso é contra a lei...

até podes partir o vidro do carro e de repente nesse momento perceber que não se faz, dizer ao teu amigo que não se faz, e não é hipocrita, desde que não voltes a partir vidros de carros

podes dar-me exemplos qual é exactamente a diferença entre advertir e criticar?

h3li0
07-03-2008, 13:50
E então só me tas a dar razão. Eu falei dos que criticam, não dos que tentam explicar a pessoa que aquilo é uma coisa má e não se faz.

Toda a gente faz coisas de que mais tarde se arrepende, e é bom que essas mesmas pessoas tentem fazer as outras perceber que certas atitudes não são correctas. Não criticar os outros com 7 pedras na mão por fazerem uma coisa que anteriormente tambem fizeram. Toda a gente erra, só que uns percebem que erraram e mudam, outros continuam...

Crrash
07-03-2008, 14:03
Toda a gente faz coisas de que mais tarde se arrepende, e é bom que essas mesmas pessoas tentem fazer as outras perceber que certas atitudes não são correctas. Não criticar os outros com 7 pedras na mão por fazerem uma coisa que anteriormente tambem fizeram. Toda a gente erra, só que uns percebem que erraram e mudam, outros continuam...
é que nem estou a perceber do que exactamente estás a criticar.
pode ser que se faça pirataria porque por uma razão qualquer não se quer andar a gastar dinheiro em jogos, mas não se pode andar a inventar desculpas a dizer que ás vezes tem-se de fazer pirataria, porque no fim acaba por ser um crime.
Que façam pelas razões que quiserem, seja como demo maior ou assim, mas não venham para aqui a defender a pirataria.
sendo contra as regras do forum e contra a lei é claro que vais levar "à pedrada" se disseres que fazes pirataria e que isso não faz mal

CrazyBomber
07-03-2008, 14:20
Já fui "enganado" por algumas versões demo, estas duas então... deixaram-me um gosto muito amargo:

Thief: na demo o objectivo era andar a roubar coisas "às escondidas" a pessoal endinheirado. Porreiro. No jogo? Mal cheguei ao 3º nível, em que aparecem assim monstros vindos do nada... esquece, deixei de jogar. Bolas, monstros?!?! Raios partam...

Unreal: A primeira missão estava linda. Sozinhos numa nave despenhada, muito gore, alguns sustos. Eu sabia que iamos passar o resto do tempo no planeta, mas... nunca pensei que fosse uma seca tão grande. Mau, muito mau. Fui tentar devolve-lo na mesma tarde. Claro que fiquei com os 50€ a arder... Até hoje, nunca joguei mais de 30 minutos seguidos a este, nem nunca o passei.

Ok, acho que depois disto tentei sempre arranjar versões... backup... antes de pensar sequer em comprar o jogo. E é essa filosofia que me guia, ainda hoje. Nunca compro um jogo sem o ter jogado por inteiro antes. E, antes que me chamem nomes, ficam aqui alguns dos útimos jogos que já comprei depois de os "passar", e que continuo a jogar:
Call Of Duty 4
Crysis
Company Of Heroes
TES4: Oblivion
Battlefield 2148

Gostava de comprar muitos outros. Mas o dinheiro não chega para tudo. Para já, compro os que gosto mais. Acham assim tão mal o que faço? Não vou dizer que a pirataria "é boa", mas jogos bons... vendem (quase) sempre. Especialmente se as editoras se esforçarem mais no conteúdo online...

Crrash
07-03-2008, 14:26
ficam aqui alguns dos útimos jogos que já comprei depois de os "passar", e que continuo a jogar:
Call Of Duty 4
Crysis
Company Of Heroes
Battlefield 2148

esses tudo bem, compraste logo depois de jogar. não faz grande diferença
e os outros? passaste-os completamente e nunca pagaste por eles? isso já não..

mas pelo menos usas como demo para pouco depois comprares.
há aqui uns que dizem que sacam PORQUE não vão "poder" comprar

Korben_Dallas
07-03-2008, 15:30

Se sacas para experimentar não tenho nada contra... o problema é pessoal que saca, joga tudo, e depois não compra o jogo nem quando custa 10€ porque já é velho.

O exemplo que deram do Thief foi bom... também adorei o início e depois fiquei irritado com os monstrinhos. A Crytek faz o mesmo com os seus jogos... é falta de imaginação :P

Para isso é que servem as reviews e hoje em dia informação não falta...

Sacar, experimentar e mandar fora tudo bem, agora passar tudo e não pagar é hipocrisia.

É a mesma coisa que ir "às meninas", concluir o acto, e depois dizer "ah e tal não gostei assim muito por isso não pago". Gozaste, PAGAS! :)

Make.Love
07-03-2008, 15:36
Se sacas para experimentar não tenho nada contra...

É a mesma coisa que ir "às meninas", concluir o acto, e depois dizer "ah e tal não gostei assim muito por isso não pago". Gozaste, PAGAS! :)

Mas tambem 'sacar' par experimentar, para isso é que existem as demos, ou ja se esqueceram? :P

gozaste...:lol:

Korben_Dallas
07-03-2008, 15:40
Sim, refiro-me a jogos que não têm demo. Fico contente de ver as consolas com demos... é muito cómodo meter a sacar uma demo na 360 e jogar ou desligar a consola e deixá-la a sacar.

No PC penso que é igualmente fácil obter demos. Só certos jogos (GTA, Oblivion, etc) é que têm justificação para não ter demo.

MultiSpeed
07-03-2008, 18:27
Já fui "enganado" por algumas versões demo, estas duas então... deixaram-me um gosto muito amargo:

Thief: na demo o objectivo era andar a roubar coisas "às escondidas" a pessoal endinheirado. Porreiro. No jogo? Mal cheguei ao 3º nível, em que aparecem assim monstros vindos do nada... esquece, deixei de jogar. Bolas, monstros?!?! Raios partam...

Unreal: A primeira missão estava linda. Sozinhos numa nave despenhada, muito gore, alguns sustos. Eu sabia que iamos passar o resto do tempo no planeta, mas... nunca pensei que fosse uma seca tão grande. Mau, muito mau. Fui tentar devolve-lo na mesma tarde. Claro que fiquei com os 50€ a arder... Até hoje, nunca joguei mais de 30 minutos seguidos a este, nem nunca o passei.

Ok, acho que depois disto tentei sempre arranjar versões... backup... antes de pensar sequer em comprar o jogo. E é essa filosofia que me guia, ainda hoje. Nunca compro um jogo sem o ter jogado por inteiro antes. E, antes que me chamem nomes, ficam aqui alguns dos útimos jogos que já comprei depois de os "passar", e que continuo a jogar:
Call Of Duty 4
Crysis
Company Of Heroes
Battlefield 2148

Gostava de comprar muitos outros. Mas o dinheiro não chega para tudo. Para já, compro os que gosto mais. Acham assim tão mal o que faço? Não vou dizer que a pirataria "é boa", mas jogos bons... vendem (quase) sempre. Especialmente se as editoras se esforçarem mais no conteúdo online...

OFFTOPIC ON

Isso que disseste sobre o Unreal é praticamente sacrilégio!!! :eek::eek:

Eu comprei o Unreal no mês em que saiu, em 1998, e já na altura em custou praticamente 40 euros.

Na minha opinião o Unreal é tão só e apenas um dos melhores jogos de todos os tempos. Pura e simplesmente revolucionou os FPS's na altura, com os seus mapas imensos e fenomenais em detalhe e grafismo, com os efeitos de luz e som completamente acima dos jogos da altura, com uma IA dos inimigos como nunca antes se tinha visto e com uma vertente multiplayer que nem o Quake alguma vez se pôde orgulhar de ter. A atmosfera dos mapas era extraordinária, as imensas paisagens sublimes, o som de todos os pormenores excelente e até a animação do écran de entrada, com a câmara a "Voar" à volta e por baixo do castelo, era original e algo nunca visto antes.

O jogo foi aclamado por toda a critica e ganhou dezenas de prémios. Já na altura o motor Unreal era considerado algo revolucionário e era mesmo tão bom que ainda hoje é usado em jogos de êxito mundial.

E digo-te mais: a campanha Single Player do Unreal era qualquer coisa de fenomenal!! Se achaste o 1º nível bom, então desculpa dizer-te mas isso era apenas um pequeno aperitivo do que viria a seguir, pois o jogo melhora a cada nível que passas. É que nem tenhas dúvidas!!

Como só jogaste 30 minutos, não experimentaste nem 5% do jogo e só com base nisso dizeres que o jogo é "mau, muito mau" é uma afirmação que não tem qualquer relevo. É claro que joga-lo actualmente já não é a mesma coisa, tem 10 anos de evolução à frente dele, mas quem era jogador de FPS's e o jogou na altura vai perceber bem do que falo.

Mas se tiveres dúvidas vai ver aqui (http://en.wikipedia.org/wiki/Unreal) e depois de leres verás a excelência do jogo para a época em que foi lançado.

O Unreal foi um jogo sublime, ainda o tenho aqui direitinho e vai ficar como peça de colecção.

OFFTOPIC OFF

CrazyBomber
07-03-2008, 19:17
1º - "Papei" todos os FPS's "obrigatórios" até ao Unreal, ou seja: Wolfenstein 3D, Doom, Doom2, Quake, Quake 2.

2º - "gráficos nunca vistos" tiveram todos os atrás referidos, exceptuando o Doom2.

3º - A IA do Unreal deixou MUITO a desejar. Se bem me lembro, foi feita por um gajo que programou um BOT muito conhecido para Quake Deathmatch. Sim, impressionante... para deathmatch. Não para um jogo single-player.

4º - Tentei repetidamente jogar o jogo ao longo de vários anos. Devo ter chegado quase ao final, quase a fazer sacrifício, porque me doiam MUITO os 10 contitos que tinha gasto no jogo (só podia comprar um jogo com aquele custo de ano a ano...).

5º - Estou bem ciente que a crítica, bem como muitos jogadores, adoraram o jogo. No entanto, esta é a minha opinião. A impressão que a Demo me deu era que o jogo seria mais ao estilo do Quake2, que adorei.

Um dos aspectos que detestei, como já referi, foi a IA. Fiquei pasmado quando vi inimigos a continuarem a vir contra mim, apesar dos tiros infligidos. Não mostravam dor, nem sofrimento de qualquer tipo. Era continuar a vir até a saúde chegar a zero. Como fã do Quake e Quake2, fiquei algo desiludido, pois já estava muito habituado àquelas animações (outro aspecto que não gostei no Unreal) de dor, que me davam tempo para manobrar ou mudar a arma, por exemplo.

Esta é a minha opinião, e vale o que vale. No entanto, não deixei de me sentir enganado pela demo e, pior, pelas reviews (PCGamer, que era o que lia na altura, deu-lhe os 95%, pontuações quase "reservadas" para o Quake 1 e 2). Por isso é que, hoje em dia, perfiro muito mais "sacar" um jogo e depois comprá-lo, se gostar, do que confiar nas demos e/ou reviews. Nada substitui a experiência na 1ª pessoa.

No further comments :sad:

vortal
07-03-2008, 21:46
Mas a questão é exactamente essa!

"Eles" assumem que um jogo lá porque é novo, é lícito "pedirem" 60/70€ pelo mesmo, quando podiam vendê-lo desde o início a metade desse preço!

Fdx, até quando vendem jogos a 9,99€ "eles" obtem lucro, quanto mais a 60/70€!

O exemplo mais flagrante que tomei conhecimento foi da edição do Resident Evil 4 para a Wii!
A CAPCOM colocou como preço de venda ao público 20€ pelo jogo se não me engano!
O que achas que os retailers ganacioso fizeram? Cobraram o preço ao público de 65€ como se fosse um jogo "fresquinho acabadinho de sair"; agora diz-me: achas que essa gente anda a ganhar mal?

Há é muita hipocrisia neste negócio, isso sim!

Cumps!

\w/

E o que é que tu tens a ver com os lucros que eles fazem ou deixam de fazer?

Já aqui foi explicado como funciona o mercado.

Se o preço é demasiado elevado, o consumidor não compra, logo o lucro é menor.

Eles têm o direito de pedir o preço que bem entendem, e acho muito bem que lucrem. Neste mundo ninguém deve trabalhar de graça.

vortal
07-03-2008, 21:53
Aliás essa é a postura mais conveniente, pois dá para o lado que der mais jeito conforme as necessidades.

:x2:

MultiSpeed
07-03-2008, 22:31
1º - "Papei" todos os FPS's "obrigatórios" até ao Unreal, ou seja: Wolfenstein 3D, Doom, Doom2, Quake, Quake 2.

2º - "gráficos nunca vistos" tiveram todos os atrás referidos, exceptuando o Doom2.

3º - A IA do Unreal deixou MUITO a desejar. Se bem me lembro, foi feita por um gajo que programou um BOT muito conhecido para Quake Deathmatch. Sim, impressionante... para deathmatch. Não para um jogo single-player.

4º - Tentei repetidamente jogar o jogo ao longo de vários anos. Devo ter chegado quase ao final, quase a fazer sacrifício, porque me doiam MUITO os 10 contitos que tinha gasto no jogo (só podia comprar um jogo com aquele custo de ano a ano...).

5º - Estou bem ciente que a crítica, bem como muitos jogadores, adoraram o jogo. No entanto, esta é a minha opinião. A impressão que a Demo me deu era que o jogo seria mais ao estilo do Quake2, que adorei.

Um dos aspectos que detestei, como já referi, foi a IA. Fiquei pasmado quando vi inimigos a continuarem a vir contra mim, apesar dos tiros infligidos. Não mostravam dor, nem sofrimento de qualquer tipo. Era continuar a vir até a saúde chegar a zero. Como fã do Quake e Quake2, fiquei algo desiludido, pois já estava muito habituado àquelas animações (outro aspecto que não gostei no Unreal) de dor, que me davam tempo para manobrar ou mudar a arma, por exemplo.

Esta é a minha opinião, e vale o que vale. No entanto, não deixei de me sentir enganado pela demo e, pior, pelas reviews (PCGamer, que era o que lia na altura, deu-lhe os 95%, pontuações quase "reservadas" para o Quake 1 e 2). Por isso é que, hoje em dia, perfiro muito mais "sacar" um jogo e depois comprá-lo, se gostar, do que confiar nas demos e/ou reviews. Nada substitui a experiência na 1ª pessoa.

No further comments :sad:

Não stresses, respeito a tua opinião e nada disse que a desrespeitasse, penso eu. 8| Apenas estranhei definires um jogo como o Unreal como sendo, e passo a citar, "mau, muito mau". Só com MUITO esforço é que consigo encontrar algo mau nesse jogo.

Até cheguei a pensar que não eras fã do estilo.

De qualquer forma, também joguei os Doom's e Quakes todos (mais as expansões) e, para mim, o Unreal "papou" esses todos de longe, quando saiu.

Mas enfim... gostos.... cada um com os seus.

B Cool :)

kryator
08-03-2008, 00:08
off topic: o unreal foi mesmo um grande jogo, excelente mesmo, quando na altura comprei e instalei no meu PC com a minha maravilhosa Voodoo 3 até me passei, os graficos, som, gameplay...uma pequena revolução...para os mais nostalgicos fica aqui um video (http://www.youtube.com/watch?v=U-LHg_JKWmY)

pofxxx
08-03-2008, 21:03
Pirataria - O que é grátis não tem concorrência
Fonte:Xbox Team Portugal

Com o advento da era digital, a pirataria de conteúdos atingiu proporções que no tempo da cassete pirata eram inimagináveis.
Aquilo que começou por ser um negócio lucrativo para alguns (quantos de nós não compraram jogos e música a um amigo que conhecia um fulano que tinha um gravador de cd’s…), é agora uma situação totalmente democratizada, acessível a qualquer um, onde só gasta dinheiro em material original quem não alinha com este estado de coisas...
Numa realidade de uma hipocrisia gritante, temos de um lado as editoras a pressionar as autoridades para que estas tomem medidas contra os “prevaricadores”, e do outro, empresas fornecedoras de Internet, fabricantes de discos rígidos, de gravadores, de cd’s e dvd's a lucrarem com a situação.

Claro que só usufrui da pirataria quem quer, no entanto isto é um bocado como os empréstimos fáceis. Com tanta empresa financeira a emprestar dinheiro só com um telefonema, não admira que grande parte das famílias portuguesas esteja em situação de sobrendividamento. Ora se aquilo que é fácil é atractivo, o que é grátis nem sequer tem concorrência.
Se nos cingirmos aos videojogos, a pirataria é uma das grandes responsáveis pela falta de aposta em novas ideias e conceitos. Com a subida em flecha dos custos de produção (nesta nova geração), é muito mais seguro lançar sequela após sequela de títulos já consagrados. Só mesmo as grandes editoras se podem dar ao luxo de seguir por caminhos nunca antes pisados, e mesmo assim, com algumas cautelas. A título de exemplo, podemos referir Assassin’s Creed, que embora tenha tido uma componente de risco por parte da Ubisoft, não reinventou totalmente o género.
Claro que muitos de vocês devem estar agora a pensar que a culpa é do elevado preço pedido pelos jogos. Bem, por essa ordem de ideias, ninguém comprava automóveis utilitários. O procedimento seria ir a garagens públicas (que seriam o equivalente aos sites de partilha de ficheiros) e “agarrar” no primeiro BMW que nos aparecesse à frente.
Outros advogam que, de qualquer das formas, nunca comprariam a maior parte dos jogos que obtêm ilicitamente. Sim, isso pode até ser verdade, mas no meio dos 50, 100 ou mais jogos que por lá têm, pelo menos 5 ou 6 acabavam por comprar.

A pirataria já acabou com o PC como plataforma de jogos. Tirando géneros muito específicos como a estratégia ou os MMO’s, cada vez mais as consolas representam o refúgio das editoras para obterem a compensação financeira do seu trabalho. Só para terem uma ideia mais precisa, Crysis que é o actual estado de arte no que toca ao grafismo, tinha vendido até há pouco tempo nos Estados Unidos umas míseras 70 000 cópias. Claro que as versões pirateadas já serviram de desculpa para comprar muitas placas gráficas, mas isso é outra história…
A Xbox 360, já desde 2006 que está desbloqueada para correr cópias. Com recurso à alteração do firmware da drive óptica, qualquer pessoa com uma ligação à Internet e um gravador Dual Layer, pode ter acesso a jogos muitas vezes com uma ou mais semanas de antecedência em relação à sua saída para o mercado.
A Wii também já teve direito a um chip que permite contornar o sistema anti-cópia implementado, e a PS3, até agora o último reduto de combate aos piratas, estará por uma questão de meses até ser possível (para qualquer um) correr jogos a partir de imagens descarregadas da rede.
Apesar disso tudo, os bons jogos continuam a vender, e bem. Muitos dos que são amantes de videojogos apoiam deliberadamente as editoras, comprando aqueles títulos que realmente gostam. Isso tem um maior reflexo na 360, pois a sua audiência é maioritariamente constituída pelos hardcore gamers.

Uma novidade no combate à pirataria é o acesso à componente online. Essa arma é, para muitos, um forte elemento de dissuasão na hora de decidir entre o bem e o mal. A Microsoft tem vindo a banir as consolas que utilizam cópias no Xbox Live, devendo ser esse um dos grandes motivos para o elevado attach rate que a 360 possui. Perante a perspectiva de ficarem sem LIVE, muitos jogadores não arriscam e continuam com as suas consolas “imaculadas”. Decerto que essa também será a forma de a Sony combater o problema (quando ele existir), recorrendo a actualizações de firmware que detectem os artifícios utilizados para contornar as medidas de segurança.
Apesar de tudo uma questão permanece:
A pirataria justifica-se?
Claro que não. Ela continua a ter a relevância que tem, porque é praticamente impossível condenar os milhões que a ela recorrem. Além disso, o mercado ajustou-se a essa realidade, pois basta ir a uma qualquer grande loja de material do género (Worten, Vobis, Mediamarket, Staples etc.) e têm-se prateleiras cheias de cd’s e dvd’s virgens, capas e bolsas de todas as espécies, discos rígidos que já nem precisam de ligação ao PC, tudo ajustado para o consumidor de gigas de material descarregado diariamente pela Internet.

No entanto, todos justificam, de uma maneira ou de outra, o contínuo assalto à propriedade intelectual actualmente existente. Só a título de exemplo, e continuando com o elevado preço dos jogos, muitos dizem que se os jogos baixassem para 10 ou 20 euros, já não teriam necessidade de utilizar meios ilícitos para os obterem. Se olharmos para a indústria musical, os cd’s custam entre 10 e 15 euros, e quem é que os compra? A pergunta não é se “já está à venda?” mas sim se “já saiu na net?”.
Por último fica uma pergunta para todos:
Vocês que jogaram Gears of War, que jogaram Call of Duty 4, não acham que quem perdeu meses e anos a criar esses grandes jogos merece ser compensado financeiramente?

um bom artigo :D

Crrash
08-03-2008, 21:23
Pirataria - O que é grátis não tem concorrência
Fonte:Xbox Team Portugal

um bom artigo :D
bem escrito, concordo completamente.

hehe devo ser das poucas pessoas que usa capas e bolsas para jogos originais :P

timber
09-03-2008, 13:52
Sim, a culpa é deles. São uns maus.

MultiSpeed
09-03-2008, 17:25
Penso que a frase que destaco abaixo, tirada do artigo acima, diz absolutamente tudo sobre os piratas. O único preço que eles acham correcto é o de zero cêntimos. É por isso que me rio quando ouço a falácia desses fulanos de dizerem que só pirateiam pq os jogos são caros.

"Só a título de exemplo, e continuando com o elevado preço dos jogos, muitos dizem que se os jogos baixassem para 10 ou 20 euros, já não teriam necessidade de utilizar meios ilícitos para os obterem. Se olharmos para a indústria musical, os cd’s custam entre 10 e 15 euros, e quem é que os compra? A pergunta não é se “já está à venda?” mas sim se “já saiu na net?”.

Flare
09-03-2008, 21:30
Não é só o $ , é tambem uma questão de comodidade. Só não percebo ou sequer conheci na vida quem é que nunca fez downloads de "pirataria" para poder mandar calhaus . Numa sociedade em que até as publicidades dos ISPS quase descaradamente dizem "saca filmes e jogos a alta velocidade" ( a não ser que alguem em PT esteja sempre a sacar demos de jogos ou distros de linux não estou a ver para que sao contratadas velocidades de 25Mb, por exemplo -ups esqueci-me do itunes :x ) . A pirataria nunca vai deixar de existir, dá dinheiro a muita gente, faz muitos outros (e alguns de nós) contentes e os "métodos" evoluem paralelamente com a tecnologia "legal" . Tal como o fim da privacidade, é mesmo "get over it" , o mercado é que tem de se adaptar a isso, não é promover RIAA's e outros pseudo-controladores do fenómeno que a unica coisa que conseguiram até hoje foi ridicularizar a industria e os artistas que a eles recorrem (quem não se lembra do gozo que os Metallica foram alvo )

Crrash
09-03-2008, 21:39
( a não ser que alguem em PT esteja sempre a sacar demos de jogos ou distros de linux não estou a ver para que sao contratadas velocidades de 25Mb, por exemplo -ups esqueci-me do itunes :x ) .
como já disse antes há muita coisa legal grande para fazer download, especialmente quando se tem muitas plataformas.
neste momento tou a buscar novamente o CS:source para jogar com um colega, mas tou todo irritado porque tenho limite de download que com tanto patch e tanto desinstalar e redownload de varios jogos (legalmente) já está saturado e isto ainda vai demorar 2 horas a ir buscar..

Pink Cigarette
09-03-2008, 22:58
pirataria ja mete nojo! vala que um filme e umas qunatas musicas tabem

mas agora jogos? imagino o que a crytek gastou pa fazer o Crysis

Tenho mais pena de bandas que estão no início e precisam de vender discos para poderem continuar a viver da música [que é a sua arte], do que dos donos da Crytec pelo facto de terem que se contentar com um iate de apenas 35 metros quando poderiam ter um de 40 se toda a gente comprasse o Crysis.

Não saco jogos porque prefiro ter poucos e bons, mas ter tempo para dar-lhes a atenção que merecem do que ter muitos e não jogar nenhum [além disso, um jogo original fica muito melhor na estante do que um CD gravado em cima da secretária]. Mas essa do "filmes e músicas tudo bem, jogos é que não"... faz todo o sentido!

MultiSpeed
09-03-2008, 23:00
(...) A pirataria nunca vai deixar de existir, dá dinheiro a muita gente, faz muitos outros (e alguns de nós) contentes e os "métodos" evoluem paralelamente com a tecnologia "legal" . Tal como o fim da privacidade, é mesmo "get over it" , o mercado é que tem de se adaptar a isso, não é promover RIAA's e outros pseudo-controladores do fenómeno que a unica coisa que conseguiram até hoje foi ridicularizar a industria e os artistas que a eles recorrem (quem não se lembra do gozo que os Metallica foram alvo )

Ninguém é ingénuo ao ponto de achar que a pirataria vai deixar de existir, mas uma coisa é saber isso e outra coisa completamente diferente é defende-la com argumentos flácidos como a história do preço alto das coisas. Todos sabemos que 98% dos que pirateam dizem que o fazem pq os jogos e os CD's são caros, mas andam de telemóveis XPTO, têm consolas de 500 euros, PC's de boa gama, e o belo do iPOD para ver os videos e as músicas que gamam na net. Por isso, de pobrezinhos não têm nada, mas de hipócritas têm tudo.

Também sabemos que os ladrões tb nunca vão deixar de existir e não vejo ninguém a defende-los com o mesmo argumento de que "coitadinhos, é normal que a vida está cara, acho mt bem que eles assaltem as pessoas".

É que, tanto os piratas como os ladrões, "esquecem-se" que a vida tb está cara para as pessoas honestas e elas não andam a roubar. A diferença entre elas e os que roubam nada mais é do que terem muito melhor personalidade, muito mais carácter e respeito por si mesmos.

Cumps.

Johnny_Machine
10-03-2008, 00:37
Ninguém é ingénuo ao ponto de achar que a pirataria vai deixar de existir, mas uma coisa é saber isso e outra coisa completamente diferente é defende-la com argumentos flácidos como a história do preço alto das coisas. Todos sabemos que 98% dos que pirateam dizem que o fazem pq os jogos e os CD's são caros, mas andam de telemóveis XPTO, têm consolas de 500 euros, PC's de boa gama, e o belo do iPOD para ver os videos e as músicas que gamam na net. Por isso, de pobrezinhos não têm nada, mas de hipócritas têm tudo.

Também sabemos que os ladrões tb nunca vão deixar de existir e não vejo ninguém a defende-los com o mesmo argumento de que "coitadinhos, é normal que a vida está cara, acho mt bem que eles assaltem as pessoas".

É que, tanto os piratas como os ladrões, "esquecem-se" que a vida tb está cara para as pessoas honestas e elas não andam a roubar. A diferença entre elas e os que roubam nada mais é do que terem muito melhor personalidade, muito mais carácter e respeito por si mesmos.

Cumps.

Muito bem dito.

Off Topic:

O meu pai trabalha na indústria da música e o que não tem sofrido por causa da pirataria. Está quase a declarar falência :( E mesmo assim foi dos empresários musicais que durou mais, eu diria que cerca de 90% das empresas de música portuguesas faliram desde 2000. Os anos 90 segundo o meu pai foram a década de ouro, agora a pirataria estagnou tudo. Mesmo as pessoas que compram legalmente já compram menos, pois quando veio a crise o primeiro sector a sofrer foi o entretenimento. Claro que há sempre as excepções à regra como os cantores pimba e bandas "da moda" como os Dzrt. Esses são milionários...

(E ao contrário do que muitos pensam, a maioria das pessoas que trabalha na música em Portugal não são ricos nem nunca foram, pelo contrário. fortuna, só na América)

DustRider
10-03-2008, 13:48
http://img132.imageshack.us/img132/3958/1205139844283hs4.gif

pic related

Warlord
10-03-2008, 15:08
Muito bem dito.

Off Topic:

O meu pai trabalha na indústria da música e o que não tem sofrido por causa da pirataria. Está quase a declarar falência :( E mesmo assim foi dos empresários musicais que durou mais, eu diria que cerca de 90% das empresas de música portuguesas faliram desde 2000. Os anos 90 segundo o meu pai foram a década de ouro, agora a pirataria estagnou tudo. Mesmo as pessoas que compram legalmente já compram menos, pois quando veio a crise o primeiro sector a sofrer foi o entretenimento. Claro que há sempre as excepções à regra como os cantores pimba e bandas "da moda" como os Dzrt. Esses são milionários...

(E ao contrário do que muitos pensam, a maioria das pessoas que trabalha na música em Portugal não são ricos nem nunca foram, pelo contrário. fortuna, só na América)Falas das empresas de musica portuguesa mas podias muito bem estar a falar das empresas de sapatos, de texteis, ceramica, vidro, etc etc. Percentagem semelhante faliu na ultima decada. Os tempos mudam, e um modelo de negocio que ha 10 anos era lucrativo pode de um momento para o outro deixar de o ser. A solucao passa por se adaptar rapidamente a nova realidade de mercado e encontrar formas de voltar a ter um produto apelativo.

Existem novas empresas de venda de musica com lucros, simplesmente teem um modelo de negocio diferente...

The-One
10-03-2008, 15:28
Muito bem dito.

Off Topic:

(E ao contrário do que muitos pensam, a maioria das pessoas que trabalha na música em Portugal não são ricos nem nunca foram, pelo contrário. fortuna, só na América)

Não é só o sector da música que está em crise em Portugal, é tudo.

Mas não queiram culpar a pirataria por causa da vossa incompetência e falta de visão, quem não se adapta aos novos tempos e fica agarrado aos "anos de ouro" com esperança que o negócio se mantenha sempre a render o mesmo é claro que vai declarar falência em pouco tempo. Faz-me lembrar em parte o caso do futebol nacional e da "geração de ouro".

No caso da música Portuguesa, para além de acompanhar a tendência de crise do resto dos sectores, também não vale uma ponta de <insert bad word>. Os produtos nacionais ao nível da música são de péssima qualidade, os nojentos dos carreiras (pai e filho), os dzrtos, as não sei das quantas girls, os zés cabras, as ágatas, os marcos paulos, floribelas, entre muitos outros.
E é claro que a mentalidade do empresário nacional é "vou vender isto 2x ou 3x mais caro para enfiar algum ao bolso, o zé povinho é burro e vai comprar sempre porque é produto nacional.". Felizmente as pessoas começam-se a aperceber da qualidade das coisas e estão a deixar de comprar tralha (salvo as excepções como os dzhate e as outras bandas pimba das novelas.).

Eu digo já que não compro música Portuguesa (e quando digo Portuguesa estou a falar de cantada em Português) nem nunca vou comprar!
Todos os cds que tenho são de bandas estrangeiras, o tempo do que é nacional é bom já passou.

Para não falar que quase todos os cds que comprei vieram do estrangeiro, comprados em sites com preços bastante mais acessíveis.
Antes comprar nestes sites do que estar a ser explorado ao comprar um cd na maior parte das lojas nacionais.

DustRider
10-03-2008, 16:21
Os produtos nacionais ao nível da música são de péssima qualidade, os nojentos dos carreiras (pai e filho), os dzrtos, as não sei das quantas girls, os zés cabras, as ágatas, os marcos paulos, floribelas, entre muitos outros.

Eu digo já que não compro música Portuguesa (e quando digo Portuguesa estou a falar de cantada em Português) nem nunca vou comprar!
Todos os cds que tenho são de bandas estrangeiras, o tempo do que é nacional é bom já passou.

:x2: u sir deserve a cookie!

Almoinhas
10-03-2008, 16:57
No caso da música Portuguesa, para além de acompanhar a tendência de crise do resto dos sectores, também não vale uma ponta de <insert bad word>.

Também não é assim. O problema é que os bons estão tapados por esses cromos. Há quanto tempo não aparece um Rui Veloso, uns Xutos ou mesmo um Zeca Afonso. Mesmo que eles se queiram mostrar são logo abafados por músicos sem qualquer qualidade.

A culpa é de que faz as escolhas das bandas a promover. Quem os escolhe? Não sei…

M@nS1nH0
10-03-2008, 17:16
Vocês já estão a entrar em muito off-topic... além disso essas bandas que vocês disseram são gostos...
Quem gosta, compra. Quem não gosta, não compra...

Eles também sofrem com a pirataria de certeza... Há muito tempo atrás me disseram assim... "As bandas não ganham dinheiro com CD's, é com os concertos..."

No caso dos jogos, não há alternativas...

MultiSpeed
10-03-2008, 20:23
(...) Os produtos nacionais ao nível da música são de péssima qualidade, os nojentos dos carreiras (pai e filho), os dzrtos, as não sei das quantas girls, os zés cabras, as ágatas, os marcos paulos, floribelas, entre muitos outros.

Acho que estás a ser, no mínimo, parcial, pois só referes as bandas que não gostas. Quando resolvemos olhar para um assunto de forma puramente negativa, então realmente esse assunto não vai ter qualquer valor para nós.

Não conheço os teus gostos musicais, nem sequer isso interessa ao caso, mas posso-te referir, assim de repente, uma mão cheia de bandas portuguesas que para mim valem bem o dinheiro que cobram pelos seus CD's:

- Blind Zero
- Coldfinger
- Orangotang
- The Gift
- Da Weasel
- Mariza
- ..................................... and so on ......

Se for para as bandas "veteranas", então os GNR, os Xutos e os Madredeus, só por si, valem mais que esses todos que referiste e mais outros tantos que nasçam nos próximos 20 anos.

Há muito boa música portuguesa, infelizmente as pessoas que estão à frente das editoras têm os mesmos pensamentos tristes como este que tu aqui demonstraste ao acharem que o estrangeiro é que é bom.

Basta ver a MTV ou o MCM para perceber a quantidade abismal de grupos e grupinhos estrangeiros, que com menos qualidade e criatividade que a Ágata ou o Carreira, são idolatrados pelos tugas como sendo excelentes.

Mas enfim, adequando o tema da thread a esta questão da música portuguesa, a verdade é que sendo o nosso mercado musical tão pequeno e existindo nele também uma elevada percentagem de pirataria, eu se fosse músico/cantor, também pensaria duas vezes antes de fazer música neste país.

Cumps

Barril
11-03-2008, 00:06
Boas!

Vejo muito pessoal que pensa que a medida mais forte para acabar com a pirataria é baixar os preços. Apesar de concordar que uma descida dos preços dos jogos fosse uma boa medida para combater a pirataria, especialmente tendo em conta a realidade portuguesa, não acho que só por si seja a medida mais forte. Senão vejamos: (o exemplo que vou dar não está ligado directamente com a pirataria nos video jogos, mas penso que sirva como um exemplo geral)

Os Radiohead, penso que no ano passado, disponibilizaram um album seu para download no site oficial da banda. Qualquer pessoa podia lá ir e fazer o download e só tinha que pagar o que achasse que o cd valia, ou seja, podia dar 0 centimos pelo album e mesmo assim poderia fazer o download.

O que a banda verificou, foi que mesmo sendo possivel o download gratuito do cd, a grande maioria do pessoal que fez download do cd não o fez através do site da banda, mas sim através de clientes p2p e torrent.

Tendo em conta este exemplo, mais uma vez digo, que a baixa de preços não é a unica nem a melhor solução para combater a pirataria, se bem que ajudaria.