View Full Version : [HELP] Lumix FZ18 ou Canon S5 IS ?
Caríssimos
Chegou a altura de reformar a minha velhinha Epson P800. Pretendia adquirir uma ultra-zoom. Estou indeciso entre a Canon S5 IS e a Panasonic Lumix FZ18. O meu orçamento máximo são 500 eur.
Podiam-me dar algumas sugestoes?
Obrigado
Elijah Price 01-03-2008, 05:38 Não sou propriamente o mais entendido para te aconselhar. Mas posso ajudar a baralhar-te adicionando mais algumas recomendações que muitos dos verdadeiros entendidos têm dado noutros tópicos do género, para ires já pesquisando!
Acho que para o teu orçamento e se é mesmo uma super zoom que queres, não terás problemas.
Antes de mais poderás querer procurar, por exemplo, na pixmania (http://www.pixmania.pt/), na redcoon (http://www.redcoon.pt/) e na rebelio (http://www.redcoon.pt/) por essas duas câmaras a um preço mais baixo que os 500€. Sempre é algum que deixas de parte para algum acessório que queiras adicionar à compra.
Depois, se ainda as conseguires encontrar, olha para as famigeradas Fuji Finepix S6500fd e Fuji Finepix S9600. Dentro ainda do orçamento mais mais cara que as que adiantaste e que eu sugeri, tens Panasonic Lumix DMC-FZ50 que também me parece uma câmara a ter em conta.
Se queres mais zoom que isto, vou já adiantando algum serviço ao pessoal que costuma ajudar nestas questões: O zoom é obtido à custa de alguns compromissos e vais notar o resultado disso na qualidade final das fotos.
Ainda assim, tens a Sony H9 (eu tenho uma e... se optares por esta prepara-te para algumas decepções) com 15X de zoom óptico, ou a H7 com o mesmo alcance e menos mariquices. Tens ainda a Olympus SP-560 e a Fuji Finepix S8000fd, ambas com 18x de zoom óptico.
Entretanto, se quiseres ser melhor orientado (caso não tenhas decidido definitivamente que queres zoom independentemente de tudo o resto) aproveita para ires dizendo para que fins queres utilizar a câmara.
Já agora, vai dando uma vista de olhos pelos outros tópicos. O que não falta por aqui é bons conselhos sobre que câmaras comprar.
Boa pesquisa e aguenta que a cavalaria já chega. ;)
Rui Marto 01-03-2008, 05:46 Uma ultra-zoom é uma máquina como a FZ18, a S8000fd (e a irmã Olympus), etc.. Máquinas mesmo com muito zoom.
Destas acho que a melhor é a FZ18 por ter a melhor lente.
As Sony são realmente uma decepção. Por mim, nem vale muito a pena tê-las em consideração, a menos que se procure alguma função especifica que só elas tenham.
A Fuji S6500 já não deves arranjar, mas até esse valor encontras a S9600. A Canon S5 IS e Panasonic FZ8 também são boas máquinas. Aqui já vai depender do que queres fazer com ela.
Obrigado pelas vossas opiniões. Em relação à máquina, para além da qualidade das fotos, também pretendia fazer vídeos, e não sei se todas podem, por exemplo, permitir zoom no vídeo. Em suma pretendia uma câmara para fotografia selvagem, com zoom, qualidade de imagem e de vídeo!
Penso que decisão final andará entra a Canon S5 e a Lumix FZ18! Alguém já experimentou a Lumix?
|ferrari| 01-03-2008, 18:42 São ambas muito parecidas.
Compara por ti mesmo e vê o que achas que pesa mais para ti - side by side (http://www.dpreview.com/reviews/compare_post.asp?method=sidebyside&cameras=canon_s5is%2Cpanasonic_dmcfz18&show=all)
A FZ18 começa nos 28mm, ou seja, dá-te mais angular, o que te pode dar jeito para paisagens. Em contrapartida a Canon dá 0cm no macro.
Não é que seja factor decisivo mas a FZ18 dispõe de RAW, embora considere que a Canon estará um passo à frente no processamento de imagem (jpeg).
A Canon dispõe de um shutterspeed mais rápido 1/3200 mas já perde na longa exposição, embora considere que os 15 segundos sejam suficientes.
Uma leva pilhas, outra leva bateria - 550g contra 407g.
Vai depender também do preço a que consegues a máquina, mas no fundo a decisão final é tua. Tens de ver o que é mais importante para ti.
O VénusEngine tem o problema já conhecido de não reter detalhe ao aplicar redução de ruído, embora na versão III tenha melhorado continua lá - o RAW pode ser a solução.
Obrigado pela sugestões:) E em relação ao modo vídeo, qual será superior?
konexion 01-03-2008, 21:01 Obrigado pela sugestões:) E em relação ao modo vídeo, qual será superior?
Nisso acho que a Canon leva vantagem. Apesar de só filmar em 640 x 480 (a panasonic faz 848 x 480) o resultado visual e sonoro é muito bom. Permite usares o zoom sem que oiças o "zummm"
Sugiro que vejas aqui o modo video. (http://www.steves-digicams.com/2007_reviews/canon_s5is_samples.html)
naoseidele 02-03-2008, 22:21 No Pontotecnologico a Canon custa 350 euros mais barato 5 euros que a pixmania
Nisso acho que a Canon leva vantagem. Apesar de só filmar em 640 x 480 (a panasonic faz 848 x 480) o resultado visual e sonoro é muito bom. Permite usares o zoom sem que oiças o "zummm"
Sugiro que vejas aqui o modo video. (http://www.steves-digicams.com/2007_reviews/canon_s5is_samples.html)
também penso que a canon seja melhor pra filmar
a fz18 não permite fazer zoom nos vídeos fica fixo quando começas a filmar
BioGTA (http://www.techzonept.com/member.php?u=94530)
tenho uma fz18 se quiseres saber alguma coisa em especifico sobre a mesma posso te ajudar
aqui está mais um indeciso acerca da máquina a comprar.
neste momento estou entre a dmc-fz18 e a s9600. consigo-as a praticamente o mesmo preço. já sei que a s9600 será melhor máquina, no entanto é maior e mais pesada. não queria andar com 1 trambolho quando fosse de férias, mas gostava de conseguir tirar umas boas fotos.
será que o peso e tamanho da s9600 compensam?
aqui está mais um indeciso acerca da máquina a comprar.
neste momento estou entre a dmc-fz18 e a s9600. consigo-as a praticamente o mesmo preço. já sei que a s9600 será melhor máquina, no entanto é maior e mais pesada. não queria andar com 1 trambolho quando fosse de férias, mas gostava de conseguir tirar umas boas fotos.
tens que ter em consideração que a fz18 também não cabe no bolso, mas a s9600 é bem maior.
acho que o melhor era deslocares-te a uma loja onde possas segurar as maquinas mas mãos e comparar. pode ser que não aches a diferença muito grande, ou então ficas mesmo convencido que a s9600 é um "trambolho" :x2:
fantasticmelga 03-03-2008, 20:05 aqui está mais um indeciso acerca da máquina a comprar.
Acho que quando agarrares a S9600 e sentires aquele punho nunca mais vais querer outra coisa (isto para não falar nos elevados ISOs, etc) :D
Antes prefiro andar com uma máquina pesada mas que se sente na mão e tira fotos magníficas não sendo SLR, do que andar com uma mais leve que não tem este sensor 1/1.6", este dynamic range, nem aquele fabuloso viewfinder electrónico que dá a sensação duma SLR, tal é a nitidez. Mas isto são opiniões pessoais. Eu tenciono levá-la para todo o lado nas férias, aliás, anda sempre comigo para todo o lado que vou :)
EDIT: isto, se até às férias não comprar um "trambolho" com o dobro do peso e tamanho, que é a Fuji S100 fs
Obrigado pessoal :) Alguém me sabe indicar se S9600 tem bom modo vídeo?
fantasticmelga 03-03-2008, 20:51 Para mim é óptimo. Tem estabilização óptica em vídeo. E como a máquina é pesada e grande e agarra bem à mão, não treme mesmo mesmo nada ao contrário das outras. Acho o modo de vídeo muito bom, francamente, e tenho-lhe dado bom uso. Tem substituído a minha máquina de filmar, o que nunca pensei ser possível :002:
a fz18 já lhe peguei, tinha uma na staples. a s9600 é que acho que não.
já vi que gostaram do meu adjectivo: "trambolho" hehe, o que eu queria dizer com isto é que me parece que ela é mesmo grande e leva-la de viagem para o estrangeiro para tirar fotos nas férias a praias, paisagens, pessoas etc pode parecer algo incomodativo (vou a Bali, roam-se de inveja :joker:)
daí toda a minha indecisão.
mas então quer dizer que apesar da "idade" da s9600 continua a ser uma óptima máquina em relação às mais actuais? leia-se MELHOR
fantasticmelga 03-03-2008, 21:43 Sim, melhor do que qualquer das máquinas actuais à excepção de desporto.
OK, já reparei que a s9600 foi bem construida de raiz o que lhe permite manter o estatuto :) E em relação ao vídeo, não é nada má! Alguém sabe se também faz zoom em vídeo? e já agora, qual a resolução máxima e se tem alguma limitação em termos de duração do vídeo/gigas?
computador000 03-03-2008, 23:40 Podes fazer zoom durante filmagens e podes filmar até encher o cartão :D
fantasticmelga 03-03-2008, 23:42 Sim, uma vez que o zoom é feito manualmente através da lente, não havería como não fazer zoom a filmar :)
Tenho que ver a máquina na mão!! Será que é assim tão "calhamaço"?
Tenho que ver a máquina na mão!! Será que é assim tão "calhamaço"?
isso é um pouco relativo, pra uns pode ser pra outros não, é maior que as superzoom mais recentes mas isso não é necessariamente mau.
por isso é que convem "ver a máquina na mão"
Acho que quando agarrares a S9600 e sentires aquele punho nunca mais vais querer outra coisa
Antes prefiro andar com uma máquina pesada mas que se sente na mão...
nota: antes que me venham "apedrejar" eu disse que era maior que uma superzoom, e não que era uma superzoom.
fantasticmelga 04-03-2008, 01:01 Sim, é um bocadinho calhamaço, mais até na largura. É muito volumosa. Mas como cabe naquelas bolsinhas pequenas de levar ao ombro, transportar isto ou uma semi-compacta sinceramente tanto me faz. E pela qualidade das fotos que sei que vou ter quando chegar a casa, mais ainda. Quando me chegou aqui uma S6500 eu disse assim: "mas que é isto? Isto é minúsculo!" (pensava que eram do mesmo tamanho). É uma diferença considerável, mas a meu ver, positiva.
Eu estou preparado para transportar um tijolo de 1KG que vai ser a nova Fuji S100 fs :D. Porquê? Porque a qualidade (ao que parece para já porque ainda não há reviews, apenas umas fotos soltas e que geram dúvidas) vai valer o peso/incómodo/whatever. É preciso é baixar de preço 1º porque €600 não dou :)
A S9600 não me "incomoda" nada, francamente. E depois a máquina foi construída a pensar em mim. Adapta-se completamente às minhas mãos (são grandes) e não preciso de olhar para um único botão, porque automáticamente os meus dedos vão a tudo. É um prazer...
Elijah Price 04-03-2008, 01:06 E também, a partir do tamanho das superzoom ou das bridge, acho que pouco importa se é muito grande ou não já que claramente terá que andar numa bolsa ou na mão e não no bolso de trás das calças.
fantasticmelga 04-03-2008, 01:14 Claro, é irrelevante :)
eu quando me preocupo com o tamanho da máquina, obvio que não estou a pensar em metê-la no bolso. não é essa a questão. é mais o facto de poder incomodar tê-la sempre numa bolsa amarrada ao ombro.
realmente, tenho mesmo que procurar uma e tomar-lhe as medidas
aarrrggghh quando disse que conseguia a s9600 ou a fz18 quase ao mesmo preço, afinal era a 9000 (9500 na Europa).
Panasonic Lumix DMC-FZ18K 8.1MP Digital Camera with 18x Wide Angle MEGA Optical Image Stabilized Zoom (Black)
€205 ($311.95)
Fujifilm Finepix S9100 9MP Digital Camera with 10.7x Wide-Angle Optical Zoom
€289 ($439.00)
afinal a diferença ainda são 80€. é dinheiro. a confusão continua
fantasticmelga 04-03-2008, 01:38 Não incomoda nada, a sério. Eu ando também muito com a S9600 na mão (esta máquina "cola-se" à mão. Literalmente. Nunca te cai). Não preciso necessáriamente de a ter ao ombro. Mas tens de pensar no seguinte: o teu ombro não vai sentir a diferença de 100 ou 200 grs. Se fosse meio kilo, acredito que pudesses notar, mas 100 ou 200 grs vai-te ser completamente igual.
O que tens de te preocupar, isso sim, é com aquilo que queres fazer dela. Se for para fotografia indoor sem flash, óbviamente terá de ser a S9600, se for só para tirar lá fora com boa luminosidade e usar flash dentro de casa (que as fotos ficam com uma cor horrível, nada natural, mas é o que 99% da população faz) então a FZ18 dá. Se gostares de foto nocturna e puxar pelo ISO, também lá terá de ser a S9600.
Vou-te dizer uma coisa quanto à FZ18, mas claro, isto é muito pessoal porque cada qual tem o seu tipo de fotografia preferido: tive uma FZ18 durante 2 dias (onde testei exaustivamente) e mandei-a de volta, porque odiei (no geral, porque a lente é muito boa). Aquilo a ISO 200 já é uma ruideira incrível (com o Noise Reduction no mínimo) , a ISO 400 a qualidade de imagem é completamente anulada pelo VENUS III. Tenho aqui excelentes fotos a ISO 400 com a S9600 e algumas perfeitamente imprimíveis a ISO 800 (tamanho mais pequeno - também ninguém anda aqui própriamente a imprimir cartazes nem sequer A3).
EDIT: é um erro pensar que uma bridge um pouco maior vai ser um incómodo, porque a ligeiramente mais pequena "incomoda" exactamente o mesmo. Fala a voz da experiência. Também pensava o mesmo que tu antes de experimentar. E experimentei várias. Todas são menos cómodas, se quiseres, porque não cabem no bolso :)
Estive a ver as reviews da S9600, e realmente a máquina é fantástica! Vou a Vobis experimentar uma :)
No entanto a S5 IS não me parece má de todo. O modo vídeo é muito bom! E em relação ao ISO têm alguma opinião / experiência com a máquina?
fantasticmelga 04-03-2008, 03:05 É, não há nada como experimentar :)
A Canon S5 IS tem para mim uma coisa gravíssima que a deixa logo de fora: não tem .RAW! Eu sei que a Canon lida bem com os jpeg's, bla, bla, bla, mas .RAW é RAW e ninguém me tira isso da cabeça. Não há compressão, posso eu depois eliminar o ruído, dar mais ou menos EV, etc, etc. Enfim, fazer autênticos milagres de edição com aquilo que saiu da máquina sem compressão absolutamente nenhuma nem a passar por Noises Reductions e afins. Por melhor que a máquina lide com o .jpg, o .jpg é um formato comprimido que mistura pixels onde não deve. Isto altera as cores, não consegue mostrar o que estava lá verdadeiramente. Não há milagres. Os RAWs têm 12 ou 14 bits por canal (4096 tonalidades diferentes), um .jpg tem 8 (256 tonalidades). Aliás, acredito que no futuro e com a descida de preço dos cartões de 8GB+++, este formato esteja a ser retirado das bridge de topo/SLR.
Uma outra coisa muito importante: o viewfinder electróniico da S5 IS é muito pequeno o que o torna francamente mau e é por aí que fotografas. O da S9600 é de 0.44" e de 235k pixels, tendo sido considerado o melhor viewfinder electrónico até à data.
Quanto ao ISO não é mau, mas não é tão bom como o da S9600. Não há mais nenhuma bridge sem ser a fuji que tenha um enorme sensor Super CCD 1/1.6" e isto marca toda a diferença não só nos ISOs, bem como no dynamic range, ou seja, uma maior facilidade de lidar com situações difíceis como highlights indesejados que acontecem inevitávelmente em máquinas com sensores mais pequenos.
Das duas já experimentei a S5!! Boas Fotos, aspecto compacto e um peso a rondar as 400-500g com pilhas. Não se pode puxar muito pelo ISO acima de 200. Não gostei do compartimento das pilhas junto ao card. Gostei muito mesmo do video!
Alguém me sabe dizer o peso médio da S9600? e já agora o preço de uma bateria extra?
Vou-te dizer uma coisa quanto à FZ18, mas claro, isto é muito pessoal porque cada qual tem o seu tipo de fotografia preferido: tive uma FZ18 durante 2 dias (onde testei exaustivamente) e mandei-a de volta, porque odiei (no geral, porque a lente é muito boa). Aquilo a ISO 200 já é uma ruideira incrível (com o Noise Reduction no mínimo) , a ISO 400 a qualidade de imagem é completamente anulada pelo VENUS III. Tenho aqui excelentes fotos a ISO 400 com a S9600 e algumas perfeitamente imprimíveis a ISO 800 (tamanho mais pequeno - também ninguém anda aqui própriamente a imprimir cartazes nem sequer A3).
que exagero...8|... na FZ18, o ruido acima de ISO 400 faz-se realmente notar, mas daí a dizer-se que "a qualidade da imagem é completamente anulada..." ... parece-me um pouco dramático demais... ;)
Paionense 08-04-2008, 01:50 Olá
Também tenho estado com a mesma duvida que algum de vós. Precisava de uma boa máquina para levar de férias, mas que de facto não ocupasse muito espaço.
A minha indecisão está entre a Canon S5 IS e penso que vai sair um Fuji 8100fd, embora a 8000fd também me pareça muito boa.
Gostaria de saber se têm alguma impressão desta máquina e se a aconselham (fuji 8000fd) ou se vale a pena esperar pela 8100, ou então comprar a canon s5 e pronto.
Obrigado
Nem+Nem- 08-04-2008, 02:26 que exagero...8|... na FZ18, o ruido acima de ISO 400 faz-se realmente notar, mas daí a dizer-se que "a qualidade da imagem é completamente anulada..." ... parece-me um pouco dramático demais... ;)
Acho que ele se estava a referir ao Venus Engine. Nesse caso fica mesmo muito mal, se não usares RAW. O Venus III vai retirar muita nitidez em jpeg e as fotos mais parecem uma pintura porque há zonas que ficam repletas de artefactos. lol. O ruído a ISO 400 deve ser eliminado por software e não pelo Venus Engine. Mas não era eu que usava ISO 400 em nenhuma Panasonic :D
Rui Marto 08-04-2008, 03:13 Olá
Também tenho estado com a mesma duvida que algum de vós. Precisava de uma boa máquina para levar de férias, mas que de facto não ocupasse muito espaço.
A minha indecisão está entre a Canon S5 IS e penso que vai sair um Fuji 8100fd, embora a 8000fd também me pareça muito boa.
Gostaria de saber se têm alguma impressão desta máquina e se a aconselham (fuji 8000fd) ou se vale a pena esperar pela 8100, ou então comprar a canon s5 e pronto.
Obrigado
A S8000fd é fraca. Muito zoom = Pouca qualidade.
Vê a FZ8.
Nem+Nem- 08-04-2008, 03:21 Sim, a FZ8 é bem melhor. Vai por aí que não te vais arrepender mesmo nada. Estou a idolatrar a FZ50 e a lente é quase igual :)
Malcom115 08-04-2008, 03:59 Se a FZ18 é uma opção, pensa antes na FZ8. O zoom é 12x contra o 18x, mas na esmagadora maioria dos casos não queres usar zooms destes. E como a FZ18 tem uma objectiva tão "gulosa" vais ser (ainda mais) penalizado se fotografares com pouca luz.
Exemplo típico é um jantar num restaurante. Vais andar as aranhas para tirar umas quantas fotos "decentes". E o ruído também vai ser um problema (ainda maior).
Ouve o conselho de quem pode experimentar as duas e ficou com a FZ8.
Se pud€res, e quiseres ficar com um bom zoom vai para a FZ50. Se pud€res ainda mais e se 6x de zoom for suficiente acabas logo com a discussão. Cannon G9.
Nem+Nem- 08-04-2008, 11:06 Se for só pela questão do zoom, não vás por aí porque experimentei o zoom a 420mm da varanda -- e mesmo a 300mm (devidamente estabilizado) e em tamanho pequeno até escapa, mas a partir dum determinado tamanho aquilo está desfocado e é mesmo porque é isso que o zoom faz. Retira nitidez e qualidade.
Tive uma lente de 300mm barata numa SLR e sempre que tirava a lente 24-80mm e colocava essa, a qualidade de imagem era miserável, mesmo na distância focal mais baixa (80mm se não estou em erro). A lente era uma porcaria comparada com a outra. E é isto que acontece nestas lentes "fracas" das bridges. Metes zoom exagerado, fica uma porcaria duma foto que acaba por não ter interesse (se fores daqueles minuciosos e perfeccionistas). Acho que o zoom só é aceitável no máximo até 200mm e mesmo assim... é preciso uma boa lente.
Se estás a considerar a FZ18, lê umas reviews que vais ver que a FZ8 é melhor.
E já agora, zoom 6x é mais que suficiente (G9). Acima disso é para perder mesmo muita qualidade (em compactas/bridges).
Paionense 08-04-2008, 13:41 Ok, já vi que não ser tão simples como pensava.
Eu gostava que a máquina não fosse muito grande para a poder trazer numa malinha.
Assim, sendo mantenho indeciso entre a canon s5 IS, Fuji 6500fd(onde encontrar?), e entaõ a pan FZ8.
A máquina é essencialmente, para usar de vez em quando, e dentro, mas principalmente fora de casa. Vou de férias para a Tailândia e gostaria de captar todas aquela imensidão de cores. Se poder fazer bons videos melhor ainda.
Não percebo muito de fotografia, tenho apenas umas luzes acerca de coisas básicas. Lembro-me que estraguei umas fotos de umas férias ao brasil, por ter as fotos no P (na Canon) só que estavam com o ISO muito alto e ficaram cheias de grão.
Desta vez não queria correr esse risco, e precisava de me adaptar à máquina antes.
Abraço
JP
Rui Marto 08-04-2008, 14:29 Se for só pela questão do zoom, não vás por aí porque experimentei o zoom a 420mm da varanda -- e mesmo a 300mm (devidamente estabilizado) e em tamanho pequeno até escapa, mas a partir dum determinado tamanho aquilo está desfocado e é mesmo porque é isso que o zoom faz. Retira nitidez e qualidade.
Não é só por isso. Lentes com mais zoom têm mais vidro, por isso no geral das gamas focais (e não apenas no tele-end) perdem nitidez e sofrem mais difracção.
Estes problemas muitas vezes até se notam mais no wide-end que no tele-end.
Depois, numa lente zoom, qual a melhor focal, já depende da focal para a qual foi optimizada, porque como é óbvio não se consegue uma lente "perfeita" de uma ponta à outra.
Tive uma lente de 300mm barata numa SLR e sempre que tirava a lente 24-80mm e colocava essa, a qualidade de imagem era miserável, mesmo na distância focal mais baixa (80mm se não estou em erro). A lente era uma porcaria comparada com a outra. E é isto que acontece nestas lentes "fracas" das bridges. Metes zoom exagerado, fica uma porcaria duma foto que acaba por não ter interesse (se fores daqueles minuciosos e perfeccionistas). Acho que o zoom só é aceitável no máximo até 200mm e mesmo assim... é preciso uma boa lente.
Zoom não são focais altas, zoom é multiplicação. Uma lente 18-200mm tem muito mais zoom que uma lente 100-400mm. E se pegares na Sigma 18-200mm, vais ver que a qualidade é muito pior que a da Canon 100-400mm.
Também tens lentes zoom com focais curtas e má qualidade de imagem, como é o caso da Canon 18-55.
E já agora, zoom 6x é mais que suficiente (G9). Acima disso é para perder mesmo muita qualidade (em compactas/bridges).
Um zoom acima de 6x também é perder muita qualidade em SLRs, a menos que tenhas uma lente extremamente boa, mas por norma lentes extremamente boas, nem zoom têm, são fixas (as chamadas "prime").
A lente da G9 é uma 35-210mm de muito boa qualidade, e com mais ou menos zoom, nenhuma outra compacta tem a mesma qualidade de imagem.
pedroseixas 08-04-2008, 15:01 Assim, sendo mantenho indeciso entre a canon s5 IS, Fuji 6500fd(onde encontrar?), e entaõ a pan FZ8.
Se fores do Porto noutro topico disseram que ha na worten do via catarina uma s6500 a 250 euros.
Se nao te importares com o tamanho acho a melhor solucao
pedroseixas 08-04-2008, 15:06 Assim, sendo mantenho indeciso entre a canon s5 IS, Fuji 6500fd(onde encontrar?), e entaõ a pan FZ8.
Se fores do Porto noutro topico disseram que ha na worten do via catarina a s6500 a 250 euros.
Se nao te importares com o tamanho acho a melhor solucao
Nem+Nem- 08-04-2008, 16:12 Se não fores do Porto e não puderes apanhar a s6500 fd, a decisão entre a FZ8 e a Canon S5 IS não deverá ser muito difícil. A FZ8 tem uma lente boa (LEICA DC-VARIO ELMAR) e tem RAW. A Canon é boazinha mas é bem mais cara e não tem RAW. No meu caso pessoal que gosto de PP e especialmente do RAW era a FZ8. É uma máquina relativamente pequena e com óptima qualidade. Tudo o que se fala para aí do ISO é uma grande treta. Há formas de contornar e o MEGA OIS da Panasonic é muito poderoso. A s6500 fd não tem IS (estabilizador óptico) e mesmo que subas o ISO, se houver pouca luz ías necessitar de tripé na mesma. Depois a qualidade da lente da fuji deixa a desejar (aberrações cromáticas/corner softness). Estive indeciso entre essa e a FZ50 e todos me aconselharam a FZ50. Partindo do princípio que a FZ8 foi considerada melhor em qualidade de imagem que a FZ18, e tendo todas elas muita semelhança na lente (apesar da lente da FZ50 ser um pouco melhor), parece-me que a FZ8 é uma melhor escolha. Penso que a s6500 fd ganha em macro. Fiquei com essa ideia, mas tería de ver isso melhor.
Isto é a minha opinião. Outros dirão de sua justiça e podem-te ajudar melhor do que eu nessa decisão.
Acho que ele se estava a referir ao Venus Engine. Nesse caso fica mesmo muito mal, se não usares RAW. O Venus III vai retirar muita nitidez em jpeg e as fotos mais parecem uma pintura porque há zonas que ficam repletas de artefactos. lol. O ruído a ISO 400 deve ser eliminado por software e não pelo Venus Engine. Mas não era eu que usava ISO 400 em nenhuma Panasonic :D
pois claro, nem eu...;)
a minha mulher tem uma fz18, a qual no ultimo mês tenho experimentado sem descanso...
bom, os resultados não são muito animadores... mas eu não lhe digo, está claro...;)... tinha logo uma revolução em casa e quanto mais não seja, ainda exigia a minha 350D em troca...:eek::eek:
Resumindo, a FZ18 até se pode considerar engraçada para o utilizador que se fica pela apreciação da foto no tamanho de impressão... todos os defeitos produzidos pelo processamento da própria, só são realmente evidentes quando "zoomamos" a imagem acima de 100%... (e todos os defeitos são perfeitamente visiveis mesmo a ISO 100...!!:eek:, quanto mais a 400...)
mas para quem não liga a estes pormenores, o produto final, até se torna aceitável...
Ao fim e ao cabo, acabamos como em tudo o que é tecnologia, seja som, imagem etc... uma boa compra depende sempre do grau de exigência do próprio consumidor...
eu adoro a minha 350D... a minha mulher acha-a um "trambolho" abominável com lentes tão grandes, que só se conseguem carregar num carrinho do continente... (o que eu aturo...:D)...
eu, não gosto das imagens da FZ18... ela diz que eu vejo mal... hehe...
a minha filha tem uma sony cybershot p43... a minha primeira digital... e não a troca por nada...!!
enfim... pelo menos, estamos todos contentes... e realmente, há produtos para todos os gostos... é o que nos safa...;)
Rui Marto 08-04-2008, 16:57 Tudo o que se fala para aí do ISO é uma grande treta. Há formas de contornar e o MEGA OIS da Panasonic é muito poderoso.
Tudo, não é bem assim. As fotos das Panasonic são mesmo muito más em ISO400 e acima. E as formas que há para contornar nem sempre são viáveis.
Nem+Nem- 08-04-2008, 19:21 Eu estava-me a referir só às compactas/bridges. Os ISOS brutais das SLRs ajudam, claro :)
Bom, se a Panasonic FZ50 é capaz DISTO (ver a galeria toda do artista): http://www.flickr.com/photos/frizztext/2382638142/ :drooling: e DISTO: http://panasonic.com.au/products/information.cfm?detailsID=408&contextID=6 :drooling: suponho que a Panasonic FZ8 seja capaz de *aproximado* :drooling::drooling::drooling:
ISOS? Sem fotógrafo não há ISO que valha (nem máquina seja ela qual for). Mas uma coisa é certa: a s6500 fd não faz isto :p
|
|