View Full Version : Volari: Reviews

Nemesis11
03-11-2003, 12:05
Reviews:
http://www.pcwelt.de/news/hardware/35182/
(update 2ª review )http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.tecchannel.de%2Fhardw are%2F1271%2Findex.html&langpair=de%7Cen&hl=en&ie=UTF-8&oe=UTF-8&output=language_tools&prev=%2Flanguage_tools

Parece que o NDA é levantado hoje à tarde.

Raptor
03-11-2003, 12:22
Parece-me que a 1600x1200 isso é uma granda tristeza... :(

Rudzer
03-11-2003, 14:38
a ver se reviews completas aparecem...tamos mesmo a precisar de um 3º concorrente no mercado de gfx :(

Isto de andar a dar 450€+ por uma gráfica tem que acabar

Nemesis11
03-11-2003, 14:46
http://www.tecchannel.de/hardware/1271/images/0014169_PIC.gif

http://www.tecchannel.de/hardware/1271/images/0014168_PIC.gif

Nemesis11
03-11-2003, 14:49
http://www.tecchannel.de/hardware/1271/images/0014165_PIC.gif

Se o preço for baixo..............O que é dificil com 2 gpu's.

Rudzer
03-11-2003, 14:58
Acho que so se for na onda dos 300€ e mesmo assim tenho as minhas duvidas (a ver pessoal a dar tanto por uma gráfica sem qualidade dos drivers atestada, qualidade dos mesmos, suporte e bugfix's ,etc..)

Elrond
03-11-2003, 15:12
Uma GF4Ti n fica muito atras....

Uma R9500pro arranja-se por volta de 30cts nova e da baile nisso.....isto sem falar nas 9800se.

è pena, mas a n ser que façam milagres com os drivers q vierem ai, duvido que consigam durar mto tempo..

[]z

Morpheus
03-11-2003, 16:22
realmente ainda me parecem umas placas mto verdes para andarem já a dar palpites. Tlvz com drivers decentes aquilo ainda vá lá como deve de ser... sempre podem tentar contratar o ppl que ficou com o rabo de fora da antiga 3dFX para fazerem drivers ao que parece os meninos percebiam do negocio!

chight
03-11-2003, 16:44
"The site MaxPC has put up prices of the Club3D XGI Volari V8Ultra Duo 256Mo DDR2 VIVO model : the price given by MaxPC is 429 EUROS. That might seem a lot, but that price has to be compared with the Club3D ATI Radeon 9800Pro 256MB : 569 EUROS.

Note : D is supposed to stand for DUO. This would mean this is the most powerful Volari card and comes with DDR-II memory."

Eu não acho assim tão maus os resultados... Lá por que nao bate a concorrência não quer dizer que seja má. Aliás, a concorrência apresenta placas fruto de anos de afinação e "herança genética" enquanto que a volari é uma coisa de raiz... Acho que o mercado devia apoiar mais estes lançamentos, pq o seu sucesso leva ao investimento por parte da XGI, e consequentemente ao lançamento de gpu's sucessores mais poderosos ainda.

No final quem ganha somos nós, com a descida de preços :)

Crusher
03-11-2003, 18:12
Ora bem... eu acho que pelo hardware esta placa têm muito potêncial mas acho que os drivers ainda estão um pouco verdes...
É um pouco como aconteceu com a Radeon 8500 que de inicio foi muito ignorada por causa dos drivers mas com o tempo foi mostrando o que valia.

Estranho é a placa perder muito mais quando se aumenta a resolução em relação as ATI e Nvidia... algo me diz que as tecnologias para poupar processamento e bandwith sejam menos eficazes em relação ao LMA da Nvidia e ao HyperZ da ATI. Enfim para uma placa que têm 16 pipelines devia fazer bem mais.

Mesmo assim pode ser de drivers... é que fazer drivers para placas com duplo GPU já se provou que é complicado programar como foi o caso da ATI Rage Fury Maxx que ao passar do tempo a ATI parece que se viu obrigada a desactivar um dos GPUs para ser mais fácil escrever os drivers.

nothing
03-11-2003, 18:20
exacto,
parecem ser um típico caso de "Deixem-nas pousar", claro que se fôr áqueles preços então não tou a ver grande sucesso, agora se fosse a 300 euros, aí já seria bem bom. de qq maneira é esperar por melhores drivers (de pref. sem cheats ;) )

kanguru
03-11-2003, 21:57
isso vai pa ke preços?

Nemesis11
04-11-2003, 08:27
Originally posted by Crusher
Estranho é a placa perder muito mais quando se aumenta a resolução em relação as ATI e Nvidia... algo me diz que as tecnologias para poupar processamento e bandwith sejam menos eficazes em relação ao LMA da Nvidia e ao HyperZ da ATI. Enfim para uma placa que têm 16 pipelines devia fazer bem mais.

Não deve ser isso.
Bus de 128 bits......
Voodoo 5 5500?
Queria ver benches com AA e AF.

ptzs
04-11-2003, 11:01
Originally posted by Elrond
Uma GF4Ti n fica muito atras....

Uma R9500pro arranja-se por volta de 30cts nova e da baile nisso.....isto sem falar nas 9800se.

è pena, mas a n ser que façam milagres com os drivers q vierem ai, duvido que consigam durar mto tempo..

[]z

Dá baile no quê? estaremos a falar da mesma placa? Uma 9800se xega lá, mas uma 9500?

Enfim. Eu queria era ver as single gpu para comparar a ver se ter 2 gpu's rende ou não neste modelo.

Eu espero preços porreiros e drivers manhosas, mas sinceramente faço figas para que esta XGI tenha uma boa team de drivers e muita guita no banco.

Crusher
04-11-2003, 11:15
Os drivers actuais parece que ainda não dá para activar o AA e o AF. Embora no AA não se espera muito por usarem supersampling=lento.

"Não deve ser isso.
Bus de 128 bits......
"

Mas para além da largura de banda como tens mais píxeis no ecrã quando aumentas a resolução mais fill rate é necessário e os 16 pipelines deviam fazer o seu trabalho.

Ou as tantas apenas um GPU está a funcionar.:rolleyes:

greven
04-11-2003, 11:21
Acho que concorrência é sempre bem vinda, em todo o lado, mas especialmente neste sector, já que as gráficas ainda continuam super caras (eu dei 450 euros na altura pela minha 9700Pro!).

Não sei é se o pessoal irá aderir muito à volari, se o preço não compensar. É que, quem é fã ATI/Nvidia não estou a ver a mudar de chipset para uma Volari (sendo marca nova) sem ter compensação em termos de preço.

Mas a ver vamos...

E concordo com o Chigt, não acho os resultados sejam assim tão maus, tendo em conta que é um model feito de raiz. Olhem para a performance das últimas placas da Nvidia, não foram assim tão boas (tirando a última) tendo em conta que a Nvidia tem um passado de placas de video!

Nemesis11
04-11-2003, 11:22
Originally posted by Crusher
Os drivers actuais parece que ainda não dá para activar o AA e o AF. Embora no AA não se espera muito por usarem supersampling=lento.

tens razão, não me lembrei que era supersampling

[i]
"Não deve ser isso.
Bus de 128 bits......
"

Mas para além da largura de banda como tens mais píxeis no ecrã quando aumentas a resolução mais fill rate é necessário e os 16 pipelines deviam fazer o seu trabalho.

Ou as tantas apenas um GPU está a funcionar.:rolleyes: [/B]

Tenho a impressão que os 16 pipes não estão a ser "alimentados". Ou então temos aqui um nova Parhelia, que na teoria é muito boa, mas na pratica.....
Além disso, estou para ver os drivers. Espero que não haja "turbo modes". Quem gostou da Xabre vá ao regestry e mude o Turbo mode de 3 para 1 ( acho que era assim ). A performance fica bem má.

Edit: Roadmap

http://www.digit-life.com/news.html?97781#97781

Não sabia que ia haver um dx9.1........

ptzs
04-11-2003, 13:15
Pois, eu tambem não. Segundo algumas pessoas que supostamente conhecem a DX team não irá haver 9.1 mas sim uma especie de 9.0c, o sdk será actualizado mas dizem que será só mesmo isso até ao verão.

Eu desconfio, e prefiro acreditar num dx9.1 já no Q1 2004.

Korben_Dallas
04-11-2003, 14:20
Acho que para os gajos vingarem no mercado têm primeiro de se afirmar no mercado low end (e mid) tipo lançar algo ao preço de uma FX5200 mas bem melhor.

Não estou a ver alguém queimar logo 80 e tal contos em algo desconhecido.

O melhor caminho é mesmo de baixo para cima.

Nemesis11
04-11-2003, 14:34
Originally posted by Korben_Dallas
Acho que para os gajos vingarem no mercado têm primeiro de se afirmar no mercado low end (e mid) tipo lançar algo ao preço de uma FX5200 mas bem melhor.

Não estou a ver alguém queimar logo 80 e tal contos em algo desconhecido.

O melhor caminho é mesmo de baixo para cima.

Korbem. Eles têm uma gama de produtos de 6 modelos. Do mais low end que existe até esta Duo.

http://www.xgitech.com/products/products.htm

Korben_Dallas
05-11-2003, 13:03
Originally posted by Nemesis11
Korbem. Eles têm uma gama de produtos de 6 modelos. Do mais low end que existe até esta Duo.

http://www.xgitech.com/products/products.htm

Eu sei mas ainda não procurei benchs dos modelos low end nem sei preços... se tiverem links postem aqui.

Feiticeiro
05-11-2003, 14:24
Estamos a falar de estratégia de mercado. Será que eles querem de facto concorrer com a Nvidia e com a Ati? Parece que sim. É um mercado onde existem 2 marcas que dominam por completo. Para uma nova marca entrar nesse mercado com um relativo sucesso tem que apresentar vantagens, que necessariamente terá que passar pelo preço e pela qualidade. É uma nova marca, sem créditos, com preços algo elevados e a qualidade ao que parece é inferior à concorrência. Isso neste momento. Para terem alguma hipótese de mostrar trabalho terão que melhorar a qualidade e obviamente de início terão que ter preços mais reduzidos que a concorrência. Como não parece-me que eles estejam para aí virados, na minha opinião o sucesso será pouco provável.
Como o Korben disse, não estou a ver alguêm a dar 400 e tal euros por uma placa desconhecida.

SKATAN
05-11-2003, 19:46
o que dá guita é o low mas o que faz vender o low é o high :D ;)

e essa volari é muito verde ainda pra se poder comentar

Nemesis11
07-11-2003, 15:43
http://www20.tomshardware.com/graphic/20031107/index.html

Nemesis11
07-11-2003, 15:45
Os benchmarks estão demasiado maus.........
Pelo que percebi a board só vai sair dentro de 1 ou 2 meses.
Espero que melhore.

Acerca dos drivers ( que ainda são beta ):

The menus of our development driver made a pretty solid impression on us. As far as 3D operation is concerned, however, XGI's driver developers still have a lot of work ahead of them. FSAA and anisotropic filtering (max. 4x) were not yet enabled in this driver. The trilinear filter also needs some more work. While tests with Demirug's AFTester13a showed a clean, working trilinear filter, the driver defaulted to bilinear filtering in all of the games we tested. There also seem to be some problems with texture LOD, which resulted in washed-out, unfocused textures in 3DMark 2003. Our driver was unable to correctly display the scenes from our Aquamark 3 benchmark as well. The lighting is wrong and some of the textures once again looked washed-out

Zealot
07-11-2003, 16:49
Ena! Que 59x0 Ultra são aquelas?!?

[siLciR]
07-11-2003, 17:11
espero que melhore ate à saida.....

MEIA
07-11-2003, 17:16
Esses resultados estão um bocado baixos demais, para um topo de gama que irá custar mais de 400€ se não estou em erro.
Espero que melhor, mas para isso é que é preciso, literalmente um milagre para a placa ficar com uma perfomance igual às de topo da Ati ou Nvidia.

Rudzer
07-11-2003, 17:18
bem se a placa acabar por ter mesmo uma performance parecida com que o que foi mencionado não vão a lado nenhum...especialmente tendo em conta que é o melhor modelo que tem esta performance fraquita!

Draven
07-11-2003, 23:36
bem parece k akelas Geforces voltaram ao topo! =)

será k é desta k temos novamente a antiga nVidia de volta?