View Full Version : Inicio em watercooling

VTS
28-02-2008, 15:53
Boas

Estou a pensar em adquirir o meu 1º sistema de watercooling o sistema e este

Bomba aquapc aquastream
Bloco revoltec xfreezer
Radiador nexxxos 120
Reservatorio acopolado a bomba
Conectores speedfit

Que acham deste sistema e bom? Alguem me sabe dizer quais os cuidados que se deve ter com este tipo de sistema de quanto em quanto tempo e preciso fazer a manutenção e que tipo de configuração deve ter, estava a pensar em meter reservatorio>bomba>bloco cpu>radiador e novamente reservatorio se alguem me pude se dar umas dicas agradecia, ja agora como se sangra este tipo de sistema?

Abraço

aeLED
28-02-2008, 22:19
Boas,

Estou tambem a iniciar em WC, mas uma coisa que reparei e acho que tens mal é a configuração, vou meter a minha em:

reservatorio>bomba>radiador>bloco e porque?

a agua passa pelo radiador, arrefece e vai logo pro bloco, nao para o reservatorio à espera que a bomba mande, iria perder temperatura...nao?

Cumpx

hgserv
28-02-2008, 22:30
neste caso como ele vai arrefecer só o CPU é indeferente a ordem dos componentes embora seja mais aconselhavel colocar o cpu a seguir ao radiador..... neste caso Bomba---radiador-----cpu-----reservatorio

VTS
29-02-2008, 12:57
Mas porque que o radiador tem que ficar antes do cpu? Quando a bomba envia agua para o bloco do cpu vai agua fria e quando sai do bloco do cpu sai quente passa pelo radiador e sai novamente fria ate ao reservatorio ou a agua no reservatorio aquece?

Abraço

rav3n
29-02-2008, 13:35
no reservatorio a agua pode é arrefecer
dependendo do material ele pode dissipar algum calor

VTS
01-03-2008, 01:57
entao não estou a ver a logica de o radiador ficar antes do bloco, o reservatorio acho que é em acrilico ainda deve arrefecer um bocado

Abraço

_Rock_
01-03-2008, 14:10
entao não estou a ver a logica de o radiador ficar antes do bloco, o reservatorio acho que é em acrilico ainda deve arrefecer um bocado

Abraço
Posso te dizer que a posição do radiador num circuito tão pequeno é quase irrelevante, não vais notar diferença de temperaturas se meteres o radiador antes ou depois do bloco. ;)

Um abraço,

_Rock_

rav3n
07-03-2008, 03:32
neste caso como ele vai arrefecer só o CPU é indeferente a ordem dos componentes embora seja mais aconselhavel colocar o cpu a seguir ao radiador..... neste caso Bomba---radiador-----cpu-----reservatorio

onde é que encaixo um bloco para vga neste esquema? a seguir ao cpu?

VTS
08-03-2008, 04:12
bomba>bloco vga>bloco cpu>radiador>reservatorio>bomba

rav3n
08-03-2008, 05:33
como a vga é mais quente que o processador deveria ficar a seguir, nao?

MinisterOfSound
08-03-2008, 12:06
Boas,

O radiador deveria ficar entre os dois blocos e preferencialmente ligado primeiro ao CPU, seguidamente ao radiador e depois á VGA. Os CPU's aquecem sempre menos do que as VGA's portanto tar a colocar a VGA antes tirava os beneficios todos do WC no CPU.

Cumps.

rav3n
08-03-2008, 15:14
pois, é como eu estava a pensar
para já devo ficar só com um de 360, mais tarde compro um de 120 para ficar antes da vga

rav3n
13-03-2008, 21:43
amanha tenho tempo, devo montar o sistema, mas ainda tenho umas duvidas

andei a pesquisar e vi que há quem use backplate para montar o bloco do cpu(Apogee GT). uns dizem que que a board dobra ligeiramente, outros dizem que nao notam nada. Tenho uma retençao para 775 da TR, vale a pena usa-la?

as entradas/saidas no radiador e blocos sao indiferentes? nos manuais nao referem nada, uso como der mais jeito e favorecer o fluxo, ou sao fixas?

conectores pneumaticos: ja sei como se apertam na rosca(vi no manual do bloco da vga), mas nao sei como se deve apertar a parte que segura o tubo. aperto até vir que está bem fixo?

penso que seja tudo
como é a minha 1ª montagem vou experimentar tudo fora da caixa, só depois é que instalo
o feser nao é condutor, mas prefiro nao arriscar

jfbbms
13-03-2008, 21:48
amanha tenho tempo, devo montar o sistema, mas ainda tenho umas duvidas

andei a pesquisar e vi que há quem use backplate para montar o bloco do cpu(Apogee GT). uns dizem que que a board dobra ligeiramente, outros dizem que nao notam nada. Tenho uma retençao para 775 da TR, vale a pena usa-la?

as entradas/saidas no radiador e blocos sao indiferentes? nos manuais nao referem nada, uso como der mais jeito e favorecer o fluxo, ou sao fixas?

conectores pneumaticos: ja sei como se apertam na rosca(vi no manual do bloco da vga), mas nao sei como se deve apertar a parte que segura o tubo. aperto até vir que está bem fixo?

penso que seja tudo
como é a minha 1ª montagem vou experimentar tudo fora da caixa, só depois é que instalo
o feser nao é condutor, mas prefiro nao arriscar
ola

podes utilizar sim a backplate do 775 no bloco, no entanto, nao é preciso apertar a " toda a força " o apogee gt.

As entradas e saidas do radiador são indiferentes, é o que te der mais jeito
No bloco de água , alguns tem indicação da entrada e saida o que é importante respeitar. Por norma coloco a entrada de água no de cima e saida em baixo.

Os pneumaticos, apertas com a mao os conectores até ao fim que possas.
Podes usar chave se quiseres apertar mais , no entanto em acrilicos tens de ter cuidado para nao rachares as roscas.

De resto, Wc rocks :)

rav3n
13-03-2008, 22:04
obrigado pela resposta rapida
tive a confirmar e no manual do bloco do cpu diz que a ordem de ligaçao é indiferente, desde que respeite o fluxo

rav3n
18-03-2008, 01:17
mais uma coisa
vale a pena enxer completamente o reservatorio , ou é desperdicio?

supostamente uma maior coluna ajuda a bomba e permite uma maior pressao ou caudal de descarga
ou devido às dimensoes do sistema bomba/reservatorio isso é desprezavel?

a bomba é uma laing 10W com um reservatorio de acrilico(o mais alto) acoplado em cima, por isso pergunto

se o reservatorio fosse separado nem punha a questao

Tiramilho
23-03-2008, 15:47
Vou agora adquirir vário material, incluindo a MB Asus Striker II Extreme. Vou tambem por WC, 1ª vez. Tenho algumas dúvidas:

1ª - Comprar caixa com LCS incluido ou comprar separadamente?

2ª - Qual a sequência usar? Northbidge - Cpu - Grafica ??? Ou outra?

Obrigado malta

jfbbms
23-03-2008, 15:54
comrpa caixa sem lcs , tens mais liberdade de escolha nos componentes alem de qeu caixa com lcs quase sempre são uma treta ( para quem inicia-se nao é mau mas quem quer uma coisa boa, deixa a desejar ).

Podes utilizar cpu, chipset , grafica por exemplo.

technon
23-03-2008, 16:03
O ideal seria mesmo bomba > radiador1 > cpu > chipset > radiador2 > grafica > reservatorio

cumps

aeLED
23-03-2008, 16:40
Exacto, a sugestão do technon (http://www.techzonept.com/member.php?u=51721) seria a melhor, é como vou fazer na minha, o cpu convem estar sempre sepadara da grafica,ou seja, cpu>radiador>grafica, pois o cpu aquece bastante durante algum tempo e depois entar a mandar essa mesma temp para a grafica que ainda vai aquecer muito mais nao é boa ideia, ideia é aquece>arrefece>aquece... já agora uma subduvida que tambem pod esclarecer o autor do topico, os radiadores black ice ou ice qq coisa, tem uma diferença assim muito grande a nivel de arrefecimento?

Cumprimentos

Tiramilho
23-03-2008, 20:50
Já agora.

Alguém me sabe dizer se o northbridge da Asus Striker II Extreme, tem necessariamente de ser refrigerado???

Ele tem lá o bloco para WC. Mas será mesmo necessário?

Esta questão levanta-se porque tou a pensar numa 1ª fase meter air coling e mais tarde water colling.

jfbbms
24-03-2008, 11:43
Já agora.

Alguém me sabe dizer se o northbridge da Asus Striker II Extreme, tem necessariamente de ser refrigerado???

Ele tem lá o bloco para WC. Mas será mesmo necessário?

Esta questão levanta-se porque tou a pensar numa 1ª fase meter air coling e mais tarde water colling.

nao é necessario, podes depois ligares lá os tubos do wc :)

Rafa aka Dia'Z
26-03-2008, 12:34
Bom dia, sou o Rafael Dias sou um fanatico por Modding! Tenho um grande Pc td do melhor :D, qria curtar a caixa e caraças (depois quando tiver pronta mando foto, mas vai ficar excelente :D) mas primeiro qria meter watercooling e gostava de saber onde e mais barato e melhor! eu qria meter blocos em tudo, DISCO, RAM, PROCESSADOR, GRAFICA, TBM DA PA POR NA FONTE DE ALIMENTACAO ? E NA MOTHER BOARD? A MINHA GRAFICA e uma NVIDIA 8800gt tem 6 parafusos pelo k percebi um bloco so ocupa 3 no outro posso meter um cooler ? a minha caixa e uma NOX EXTREME no e muito gira mas s voces m ajudarem o mais rapido possivel :D a minha caixa vai ganhar tds os concursos de Mooding das XL PARTYS (lans).

atentamente Rafael martins DIas

Marco André
27-03-2008, 01:55
Boas Rafael,

Edit: Não quero ferir susceptibilidades :)

_Rock_
27-03-2008, 02:25
Exacto, a sugestão do technon (http://www.techzonept.com/member.php?u=51721) seria a melhor, é como vou fazer na minha, o cpu convem estar sempre sepadara da grafica,ou seja, cpu>radiador>grafica, pois o cpu aquece bastante durante algum tempo e depois entar a mandar essa mesma temp para a grafica que ainda vai aquecer muito mais nao é boa ideia, ideia é aquece>arrefece>aquece... já agora uma subduvida que tambem pod esclarecer o autor do topico, os radiadores black ice ou ice qq coisa, tem uma diferença assim muito grande a nivel de arrefecimento?

Cumprimentos
Não necessariamente, a ordem de como metes os radiadores é um bocado indiferente. No final não faz diferença quase nenhuma. ;)

Um abraço,

_Rock_

Rom Hacker
27-03-2008, 03:10
Boas,
Falem com o Patuga da ColdZero que ele resolve-vos a dúvida,e aconselha-vos o ,melhor material para o efeito.
Cumps

g_card
27-03-2008, 08:56
Boas,
Falem com o Patuga da ColdZero que ele resolve-vos a dúvida,e aconselha-vos o ,melhor material para o efeito.
Cumps
ora nem mais!!!
para não falar que os preços sao um espectaculares!

cumps

Rafa aka Dia'Z
27-03-2008, 09:55
Boas PPl
Boas marco andre

Fixe vou-te adecionar hoje no msn .
Só uma pergunta a minha caixa e uma nox xtreme, nao sei se cabele la td ! :s

A ColdZero tem algum material barato mas com o site que eles teem :S ...! Devem meter o site mais chamativo!

Eu cria meter o meu sistema assim bomba>radiador>CPU>reservatorio pelo q percebi e melhor!

_Rock_
27-03-2008, 12:42
Boas PPl
Boas marco andre

Fixe vou-te adecionar hoje no msn .
Só uma pergunta a minha caixa e uma nox xtreme, nao sei se cabele la td ! :s

A ColdZero tem algum material barato mas com o site que eles teem :S ...! Devem meter o site mais chamativo!

Eu cria meter o meu sistema assim bomba>radiador>CPU>reservatorio pelo q percebi e melhor!
Boas,

podes meter assim o circuito como dizes. ;)

Quanto ao site da ColdZero, eu gosto..:p Qualquer das maneiras, não hesites em falar com o Patuga. :cool:

Caber cabe, nem que metas o radiador preso à fan de trás fora da caixa..:D

Um abraço,

_Rock_

Rafa aka Dia'Z
27-03-2008, 14:05
LOL

Tive aqui a ver e descobri uma melhor bomba>radiador>cpu>radiador>reservatorio e bem melhor!! :) pq a agua vai tar sempre a msm temperatura lol sempre fresquinha !
mas tem e o patuga? como posso falar com ele?!:S

rock pois posso meter mas qem fura a caixa e qem faz essas cenas? eu? nao sei fazer nd disso nem tenho material xD!

O Patuga pudia dar-me patrocinio lol jogo CS 1.6 e tenho um clan muito bom e vou a lans Partys! :D

[] abraço! :lol:

_Rock_
27-03-2008, 16:08
LOL

Tive aqui a ver e descobri uma melhor bomba>radiador>cpu>radiador>reservatorio e bem melhor!! :) pq a agua vai tar sempre a msm temperatura lol sempre fresquinha !
mas tem e o patuga? como posso falar com ele?!:S

rock pois posso meter mas qem fura a caixa e qem faz essas cenas? eu? nao sei fazer nd disso nem tenho material xD!

O Patuga pudia dar-me patrocinio lol jogo CS 1.6 e tenho um clan muito bom e vou a lans Partys! :D

[] abraço! :lol:
Posso te pedir uma coisa? Não escrevas assim, não coloques o texto para a direita, escreve normalmente como todos, é que é difícil ler assim...:p

Já disse e torno a dizer, é indiferente a posição do radiador num circuito tão pequeno, no final não faz quase diferença nenhuma. Podes perguntar ao Patuga. ;)

Para falares com o Patuga tens o msn dele: ricardo.gomes[at]coldzero.pt

Quanto ao furar a caixa, não é preciso, tens isto (http://www.coldzero.pt/coldzero/Produto.asp?Familia=&Artigo=2127). Serve para segurar o radiador na grelha da fan atrás da caixa (ou noutro sítio, mas é o mais normal colocar atrás...:p)

Um abraço,

_Rock_

Rafa aka Dia'Z
27-03-2008, 17:10
oi

lol ok ! eu adeciono hj a' noite ! e obrigado por tudo!!! :D

.... DIA' Z

rav3n
30-04-2008, 21:32
o meu circuito actualmente está assim
bomba > radiador360 > cpu > radiador120 > grafica > reservatorio

tenho blocos para chipset e mosfets, estava a pensar em por o esquema assim
bomba > radiador360 > cpu > chip7 > mosfets "cima" > mosfets "esquerda" > radiador120 > grafica > reservatorio

cima e esquerda referem-se à posiçao dos mosfets em relaçao ao cpu, sendo que os da esquerda sao os mais quentes

está bom assim ou mudo algo?

a bomba nao é problema, aguenta bem com esses acidentes todos