View Full Version : Raptor 74GB Vs Raptor 36GB
Nemesis11 31-10-2003, 13:35 http://www.storagereview.com/php/benchmark/compare_rtg_2001.php?typeID=10&testbedID=3&osID=4&raidconfigID=1&numDrives=1&devID_0=253&devID_1=249&devCnt=2
WB99 Disk/Read Transfer Rate - Begin
R74 - 72.2 MB/sec
R36 - 57.4 MB/sec
WB99 Disk/Read Transfer Rate - End
R74 - 54.1 MB/sec
R36 - 37.5 MB/sec
Idle Noise
R74 - 40.7 dB/A@0.7"
R36 - 43.1 dB/A@0.7"
Mais rápido e menos barulhento... Maravilha... Mas mesmo assim 40 Dbs ainda é algum noise...
Morpheus 31-10-2003, 16:54 bem esse disco vai lá vai se os scsi são umas bestas estes não lhe ficam mto atrás realmente qq dia vou perder amor ao dinheiro e compro 2 bichos desses!
Originally posted by JoaoVr
Mais rápido e menos barulhento... Maravilha... Mas mesmo assim 40 Dbs ainda é algum noise...
por acaso os 40 Dbs nao sao em full??? se eh em full nao ta mau.. ja k kd tas nu pc o disko nao ta smp a rodar em full :D
Darl_Al_Capone 01-11-2003, 00:25 pelo menus parecem melhures :D
2x 76gb em raid 0 parece-me bem...:D :D
Eskeceram-se foi de fazer a comparaçao de preços...
Esperemos q tb tenham melhorado nesse aspecto..
[]z
Originally posted by Elrond
Eskeceram-se foi de fazer a comparaçao de preços...
Esperemos q tb tenham melhorado nesse aspecto..
[]z
cof cof..
nao sepode ter tudo... preços? hum cheira-me que nao vao vir muito mais baixos.
abraço
[BIOHAZARD] 01-11-2003, 21:59 Os scsi de 15000rpm fazem uma media de kts mb/s?
Enquanto so ouver os raptor a 10k rpm a nivel de discos Sata, os preços nao devem baixar muito.
É preciso concorrencia
FELiYCORA 02-11-2003, 01:13 Originally posted by XiMaBaRa
por acaso os 40 Dbs nao sao em full??? se eh em full nao ta mau.. ja k kd tas nu pc o disko nao ta smp a rodar em full :D
nao sao msm em IDLE... dass!!!
qnd o noise baixar para menos de 30db, houver discos com mais de 100GB e preços estiverem acessiveis, ai sim os raptors serao perfeitos... pa mim!
realmente... que abuso de barulho, ja agora aquelas "esponjas" ke ha pa diminuir o barulho resultam? ou nem por isso? e como as uso?
[BIOHAZARD] 02-11-2003, 12:17 eu uso o tapete que corta som da akasa....meti no metal da caixa em redor do disco, mas como tenho uma caixinha com ventoiinhas na frente nao tapa muito...mas se fexarem tudo resulta! o problema é o calor gerado pelo disco..
A ideia que tinha era envolver o disco em esferovite, numa camadabem larga! e so deixava uns buracos para as ligaçoes e para os tubos de wc, o problema é que com o chiller nao dá geito por o disco em wc :confused:
43.1db é 1 abuso do carai
FDX... ataum a copiar files ixo debe xegar aos 50db...
kd comprar algum disko debo ir pos Seagate k por enkuanto sao silenciosos:D
[BIOHAZARD] 02-11-2003, 15:20 Lol! 50db é +/- o k fazem as deltas de 60mm e 8000rpm!! (axo k fazem 1 pouco mais de 50db)
É 1 abuso total! eu mm k tivesse guito nao comprava 1 disco desses pk do barulho..
Originally posted by kanguru
realmente... que abuso de barulho, ja agora aquelas "esponjas" ke ha pa diminuir o barulho resultam? ou nem por isso? e como as uso?
tudo bem isolado com neoprene :D
Eu tive uns em Raid 0 e o que irrita é o barulho que fazem constantemente. Não é o barulho qunado se está a escrever no disco. É o barulho dos pratos a girar. Depois é a frequência do som. É mais irritante que as ventoinhas.
A questão que levantaram sobre a caixa é muito pertinente. Realmente as caixas que Têm ventoinhas à frente do disco vão sempre deixar ouvir muito desse som por mais neoprene que usem. Mas tb com o calor que produzem estes discos é boa ideia ter umas ventoinhas a fazer mexer o ar dentro da caixa porque senão passado uma hora não sei que temperatura é que teram dentro da caixa.
Esta é só a minha opinião:)
Nemesis11 13-11-2003, 16:20 The single-user performance delivered by this WD740GD engineering sample ranks among the most impressive we have yet measured. Further, the new Raptor's noise floors when both idle and seeking compete with those of the quietest 7200 RPM ATA drives. The lack of command queuing, however, causes WD's drive to stumble a bit in multi-user scenarios when contrasted with SCSI units. Remember, however, that the manufacturer's press release and literature has explicitly referred to the advantages that queuing will deliver- we'd be surprised if the feature did not make its way into the shipping product.
Western Digital indicates that the drive's anticipated street price will be about $300
http://www.storagereview.com/articles/200311/20031111WD740GD_sp.html
http://www.storagereview.com/benchimages/WD740GD_str.png
umas aquadrives dão conta do assunto, os meus 2 de 36gb nem os noto (1 deles, pq o outro na tem aquadrive...esgotou :( )
Olha podias dizer como ponho os meus 2 raptors em raid?
É na bios da board?
Mirror ou Stripping?
Quero duplicar a velocidade.
Depois tenho que pôr drivers?
E ao instalar o Windows, como faço, o usual?
[[]]
Originally posted by Neo
Olha podias dizer como ponho os meus 2 raptors em raid?
É na bios da board?
Mirror ou Stripping?
Quero duplicar a velocidade.
Depois tenho que pôr drivers?
E ao instalar o Windows, como faço, o usual?
[[]]
Que board tens? Se for a P4C800 Deluxe avisa:D
Nope, igual, mas p4p800 :D .
Help!!!
Cheers :)
Originally posted by Neo
Nope, igual, mas p4p800 :D .
Help!!!
Cheers :)
Ligas os discos aos SATA, inicias a partir do CD do XP. Tens que ficar atento à parte inferior do ecrã, logo no início aparece clique em F6 se quiser instalar um controlador RAID ou SCSI(algo deste género:D ) De seguida ele vai te pedir para instalares. Previamente tens que ter ido ao site da asus buscar os drivers. Fazes o download e de seguida tens que mete-los na disquete. Lês o read me que eles trazem que encontras a explicação de como se faz.
Metes a tal disquete e ele copia-te o controlador. De seguida vai perguntar-te se tens mais algum controlador para instalar. Depois é só continuar. O XP pergunta-te o que queres fazer.
Recomendo que não tenhas nenhum disco IDE ligado (pelo menos eu tive uns problemas). Se tiveres algum ligas o disco depois de teres o XP instalado.
Não te podes esquecer de selecionar na BIOS quais são os discos que queres a fazer boot. Quando metes um IDE pelo menos a P4C800 quer sempre fazer boot a partir dele.
Outra coisa. Antes de começares a instalar o XP tens que ter o Controlador Enabled e configurado para RAID
Boa sorte:)
Editado: Na minha board são os Promise FastTrak 378 RAID
Mind-Twist 26-11-2003, 11:48 como o mjro disse esses discos na aquadrive com isolamento de neoprene ficam silmpesmente espetaculares :P
|Nikeboy| 26-11-2003, 12:18 Yah mas tipo um HDD destes R74 não é propriamente barato... + uma Aquadrive 80/90€ não sei se valera ap ena ou se simplesmente por 2 HDD SATA 8Mb buffer em raid... sai mais barato...e temos + espaço... a meu ver va eu não sou rico... Comprei um Seagate Sata 8MB buffer e tou muito contente posto aki uma pic do result para verem...
PS- kem tiver o R74/36 se não se importar de por aki estes mm benchs para compararmos... se valera a pena a guita extra...
|Nikeboy| 26-11-2003, 12:23 HDD Tach 2.70:
SilveRRIng 26-11-2003, 12:39 Nikeboy,
Se leres a preview do novo Raptor vais ver que eles dão especial ênfase ao facto de se assumir q os resultados de Transfer Rate são a melhor forma de julgar a performance de um disco, o que não corresponde à verdade (está a meio da review, em negrito). De facto, se assim fosse os mais recentes discos da Maxtor seriam mais rápidos q o WD360, quando em "real world performance" é quase o dobro (palavras deles). Programas como o Sandra, q recorrem ao Sequential Read e Write, são um exemplo desta questão.
No entanto, concordo com a tua sugestão de compararmos valores, com alguns programas mais fidedignos. Ontem comprei dois Seagate 80GB 7200.7 2Mb Cache, que puz em Raid 0 numa Highpoint 372 (solução barata e silenciosa). Vou postar aqui resultados para tirarmos mais uma ideia do que se pode esperar de um sistema Raid barato, de um SATA single e estes "topo-de-gama"e compará-los.
Nemesis11 26-11-2003, 12:45 Amanha posso postar os resultados dos raptors em Raid 0 (ich5r), dos ibm/hitachi em raid 0 (Sil3112a) e de um iomega externo ( usb2 ).
Aquele sandra é o 2004, certo?
Mesmo assim, não acredito que os benchmarks digam tudo.
|Nikeboy| 26-11-2003, 16:17 Sim é o Sandra 2004, não sei eu procurei discos bons li muita coisa optei por um Seagate SATA 7200.7 firmware version 1.03 o + actual andam ai os 1.00/1/2 ainda... de Silencioso o SATA não tem nada mas mm assim faz menos baskeiro ke o Maxtor e em performence é os benchs ke postei não sei se PCmark2004 servira para algo visto ke da um Score overall... mas tenho 5726pts.
Eu com dois seagate em Raid0. Um 7200.7 com 8MB de cache e um de 2MB de cache:confused:
Tenho 42263kB/s
Não é muito melhor que o Nikeboy.
|Nikeboy| 27-11-2003, 01:42 Metro mas são SATA não devem ser isso é IDE Raid né? Imagian 2 iguais ao meu em RAID 0 2º uam review ke vi se encontrar meto aki o link, 2 SATA Seagate 8mb buffer destes 1.03 fazem 51200 de sandra 2004... ve la...
Originally posted by |Nikeboy|
Metro mas são SATA não devem ser isso é IDE Raid né? Imagian 2 iguais ao meu em RAID 0 2º uam review ke vi se encontrar meto aki o link, 2 SATA Seagate 8mb buffer destes 1.03 fazem 51200 de sandra 2004... ve la...
É uma confusão ler os teus posts. Tenho muita dificuldade em perceber o q excrevs.:D
Tenho dois SATA da Seagate em RAID 0. Infelizmente não são os dois 7200.7. Um é 7200.7 Firmware 3.05 e o outro é um Barracuda V só com 2MB de cache.
O meu score foi feito após desfragmentar os discos e reiniciar. Com tudo lo que costuma estar a funcionar ligado. O que me interessa são os scores em utilização no dia a dia e não andar em afinações. Tenho pena de não ter os scores dos Raptor que tive para comparar. Mas independentemente disso eu simplesmente não suportava o barulho deles, portanto não havia performance que lhes vale-se. Mas isso sou eu. Outros pensaram diferente.
|Nikeboy| 27-11-2003, 01:59 Yaps la isso tens razao os meus Scores tb são do dia a dia os ke postei aki =) axu ke não se pode entrar tb em muitas afinaçoes po hdd hehehe
Pessoal, já há preço desse á vista? Ou menos a ver se o de 36Gb desce um pouco o preço..
Mind-Twist 27-11-2003, 15:52 ja desceu tao a 28cts cada um :P
Já é um começo 140€ já é menos 10€ mas ainda é MUITO....
2xwd 80GB SE 8mb raid 0
http://facies.no.sapo.pt/2x800jb%20fat32%2020gb.jpg
Originally posted by Facies
2xwd 80GB SE 8mb raid 0
http://facies.no.sapo.pt/2x800jb%20fat32%2020gb.jpg
?
|Nikeboy| 28-11-2003, 02:38 Bastante bom feicies mas o temp ode acesso é o mm ke o meu 7ms =) mas ta ai uns bons HDD eu se me der na telha meto outro igual ao meu a ver onde isto vai =)
men é Facies..
repete 500x vezes facies
:)
ehhe
pah tenho os discos com raid 0 16/16 , ha ppl que uas 32/16 ou 32/32.. ams 16/16 é onde obtenho melhor perfomance
e depois divido:
20gb S.O. , 80 gb jogos , 60gb progs
o outro raid , tenho 2x 2x80gb raid 0 , estao tb dividido assim
|Nikeboy| 28-11-2003, 12:16 Facies Facies Facies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies FaciesFacies
Pronto ja esta desculpa :( ja cumpri o meu castigo lol
SilveRRIng 28-11-2003, 12:25 Esses benchs com o Sandra induzem em erro. Devias ter usado qualquer mais fidedigna. O Sandra não é de fiar.
|Nikeboy| 28-11-2003, 13:50 Tb usei o HDtach 2.70 ke é mt bom!
SilveRRIng 28-11-2003, 14:43 Pois, penso que esse bench é mais adequado para se ter uma melhor ideia do comportamento em utilização. Se bem que, como diz o Nemesis, ficam sempre aquém da realidade, mas sempre é melhor que nada. :)
sei uma k nunca falha...
manualmente :P
tipo... um filme de 700mb copiar para o outro disco e contrar o tempo... LOOLOL:D:D:D
Ok... expliquem-me uma cena... porque é que esses discos têm tão pouca capacidade? Os raptors, são só para por em RAID?
Existem discos SATA de 120GBs, então esses não dá para RAID é isso?
Hasta
Nemesis11 28-11-2003, 19:00 Todos os discos dão para meter em Raid.
Os raptors têm tão pouca capacidade pq foram os primeiros 10000rpms e só têm um "disco" enquanto os de grande capacidade têm 2, 3, 4, etc.....
Originally posted by Nemesis11
Todos os discos dão para meter em Raid.
Os raptors têm tão pouca capacidade pq foram os primeiros 10000rpms e só têm um "disco" enquanto os de grande capacidade têm 2, 3, 4, etc.....
Humm... capreendo agora! E por serem de 10000rpm têm assim uma diferença de desempenho notória?
Nemesis11 28-11-2003, 22:25 estava-me a faltar a palavara, mas fica aqui a correcção:
Os Raptors só têm um prato, enquanto os de grande capacidade têm varios.
Penso que o maior "prato" no mercado está em 80 GB.
Originally posted by greven
Humm... capreendo agora! E por serem de 10000rpm têm assim uma diferença de desempenho notória?
greven:
Neste site tens todos os comparativos necessários
http://www.storagereview.com/
Originally posted by Metro
greven:
Neste site tens todos os comparativos necessários
http://www.storagereview.com/
Thx pelo link Metro, vou checkar isso. H_a_s_t_a
Nemesis11 03-12-2003, 10:17 Os meus resultados no Sandra ( para comparar com os Seagates Do |Nikeboy| )
Raptor Raid 0 (ICH5R)--> 51677 KB/s
Ibm/ Hitach 180GB Raid 0 (Sil 3212a) --> 48864 KB/s
Iomega 80 GB Usb2 --> 21775 KB/s
|Nikeboy| 03-12-2003, 12:27 Nemesis muito nom mm esses Scores mas eu não tenho Seagates tenho apenas 1 Segate hehehe com 35770pts :)
Tu notas alguma diferença kuando mexes nos raptor? ou nos outros ke tens em raid de 48k para 51k não me parece muita diferença mas posso tar enganado kem tem a experiencia é ke pode falar hehehe.
Nemesis11 03-12-2003, 12:45 Originally posted by |Nikeboy|
Nemesis muito nom mm esses Scores mas eu não tenho Seagates tenho apenas 1 Segate hehehe com 35770pts :)
Tu notas alguma diferença kuando mexes nos raptor? ou nos outros ke tens em raid de 48k para 51k não me parece muita diferença mas posso tar enganado kem tem a experiencia é ke pode falar hehehe.
Ok, tinha percebido que eram 2.
Acho que o Sandra não diz muita coisa. É bom para ter uma ideia, mas por exemplo vês o Facies com 2xwd 80GB SE 8mb raid 0 a ter 57000. Não sei como estavam estes, mas os meus não levam um defrag à muito tempo.
Depende da utilização que lhe deres. Em certas coisas noto diferença entre o Raptors e os Ibm ( se tiveres a fazer grande utilização dos discos ), mas nas coisas comuns, não, a diferença não é muita.
Engraçado é copiar coisas de Raid para o outro.............isso sim é velocidade.
O valor do Usb deve ser +/- correcto. Estive a cronometrar e copio um file de 700MB em 35 segundos certos ( e 20MB*35= 700 ).
EDIT: Um quote da storage review que ajuda a perceber certas coisas.:
This said, we must take one more moment to emphasize that sequential transfer rates are not important in most single-user and multi-user scenarios. While interesting from an academic standpoint, overuse of such "benchmarks" as SiSoft Sandra, HDTach, and ATTO PowerTools has contributed to an unwarranted fixation on transfer rates. Consider, for example, the Maxtor DiamondMax Plus 8 (not shown). The manufacturer makes no pretense as to the drive's market- the most entry-level of machines. This offering, however, delivers an outer-zone transfer rate (which is more or less the -only- thing ATTO and Sandra measure!) of 60.1 MB/sec. Those who erroneously depend on benchmarks such as these would thus draw the conclusion that the DiamondMax Plus 8 is a "faster" choice than the original Raptor, a drive which tops out at 57.4 MB/sec. In reality, the Raptor is twice as fast in typical real-world cases. Do not rely on transfer rates to judge a drive's performance.
Oi, boas pessoal!
No HD Tach 2.7 tenho os seguintes resultados:
Raid 2 x 36.7GB Raptors
- Random Access Time - 8,9 ms
- Read Burst Speed - 171,9 MB/s
- Read Speed - Maximum 119.7 MB/s - Minimum - 33.3 MB/s
- Avarage 60 MB/s.
Tenho o Print Screen, se alguem quizer confirmar.
Infelizmente não posso postar aqui no forum.
Mas , posso mandar por e-mail.
Já repeti o teste várias vezes, quase sempre são resultados semelhantes, ás vezes mais altos, outras vezes mais baixos.
Que acham deste score :) ?
[[]]
Tive a cronometar agora, e consegui fazer uma tranferencia de 700MB do meu Raid Raptors para um Maxtor 120Gb 8MB em 25 segundos.Em sentido inverso, passei do meu Maxtor para o meu Raid o mesmo ficheiro em metade do tempo, ou seja 12,5 segundos.
Correndo algumas, aplicações ao mesmo tempo, GrabIt, Browser, Anti- Virus, Firewall, Winamp, Pinacle Tv, etc...
Que tal?
[[]]
Nemesis11 07-12-2003, 16:21 Eles já "andem" aí :D
http://www.newegg.com/app/ViewProductDesc.asp?description=22-144-160&catalog=14&manufactory=BROWSE&depa=0
Praetorian 07-12-2003, 16:32 Originally posted by Nemesis11
Eles já "andem" aí :D
http://www.newegg.com/app/ViewProductDesc.asp?description=22-144-160&catalog=14&manufactory=BROWSE&depa=0
O preço até nem está mau de todo. No entanto, apenas 1 ano de garantia? Será por ser uma versão "oem"? :rolleyes:
Nemesis11 07-12-2003, 16:33 Originally posted by Praetorian
O preço até nem está mau de todo. No entanto, apenas 1 ano de garania? Será por ser uma versão "oem"? :rolleyes:
É erro, a WD dá 5 anos ( tal como o Raptor anterior ).
Edit:
Yep, só pode ser erro.
http://support.wdc.com/warranty/policy.asp
5 anos tanto para Retail como para Oem.
Possa acabei de comprar 2 destes bixos de 36,7 GB por 50 contos, e já andam aí os de 74 GB :eek: .
Possa para pôr 2 desses de 74 GB em raid, 120 contos é demais.
Compensa mais comprar dois destes e pôr em raid, do que que comprar um de 74 GB dos novos.
Bem, mas existe malucos para tudo.
A mim já me chamaram de doido por ter adquirido estes dois
:P .
Eu estou super satisfeito com eles.
Cheers
[[]]
P4rthen0n 07-12-2003, 20:49 Mas sera k um de 74Gb faz menos barulho k dois de 36Gb???:rolleyes:
NeoToPower 07-12-2003, 21:46 Neo, sem ofensa, mas eu pegava nesses 250€ e comprava 2x 120gb da seagate 7200rpm SATA e colocava-os em raid 0!
Podia ñ bater esses em performance mas abafava-os no silencio e na capacidade! E alem disso, em performance nem ficavam muito atraz.
Just my opinion.
sou da mesma opiniao do NeoToPower ... tenho 1 de 80gb da seagate e bai rulando benhe :P e na faz barulho kuase nenhum
NeoToPower 07-12-2003, 22:18 Olha, eu tenho 2 de 80 e são um mimo! Só os oiço agora pk tenho a caixa aberta e estou a desfragmentar o disco.
Nemesis11 08-12-2003, 11:03 Quanto aos raptors, há quem se sinta incomodado com o barulho e há quem não se sinta.
Eu não tenho qq razão de queixa. Agora até estou com a caixa aberta e não tenho qq problema.
Quanto ao barulho destes 74 GB, já leram a preview da storagereview?
Though it features two platters and a 10,000 RPM spindle speed, WD's first exclusively fluid dynamic bearing- based drive delivers noise floors every bit as competitive as Seagate's Barracuda ATA series. That's pretty darn quiet!
Despite the powerful actuator necessary to deliver sub-9ms access times, the WD740GD's seek noises remain impressively muted. Even with a full random seek test running, the Raptor's noise weighs in as only slightly audible over our testbed's Antec PP412X power supply and retail P4 heatsink fan.
Idle noise:
Raptor 74 - 40.7 Db
Deskstar 7K250 - 41.5 Db
Maxtor Maxline - 43.8 Db
WD Caviar WD2500JD - 46.1 Db
FDB motors - though quiet from an emitted sound-pressure perspective, the original Raptor emitted a slight high-pitch idle whine that could irritate sensitive ears. WD has been on the slow side when it comes to migrating to fluid bearing motors when compared to other manufacturers. Fortunately, the new Raptor uses quieter and ostensibly more reliable FDB motors.
Nemesis11 16-12-2003, 10:28 http://www.gamepc.com/labs/print_content.asp?id=raptor74
http://www.gamepc.com/images/labs/rev-raptor74-frontpageSM.jpg
http://www.gamepc.com/images/labs/rev-raptor74-raid0scaleattowrite.jpg
http://www.gamepc.com/images/labs/rev-raptor74-pciscalingattowrite.jpg
6 Raptors 740 em Raid 0.........lol
Pci 64 bit rulez......
6 raptors em RAID-0...
A probabilidade de perderem todos os dados que estão nesses discos em 6 meses aproxima-se dos 100%...
Dutchman.Pt 16-12-2003, 12:10 Nice...
But Too much speed will kill ya!
(pq Tafinho??)
Em Raid 0 se um disco se lixa a probabilidade de ir tudo à vida é de 100%. Quantos mais discos temos maior a probabilidade de um avariar.
Parece que estes Raptor são mesmo muito bons. Hummmmm
Não se tem ouvido falar acerca da evolução dos SATA. Como é que isso estás. Alguém tem lido alguma coisa.
Quanto mais cedo melhor:D
Os discos parecem-me mesmo o elo mais fraco nos PC actuais.
Nemesis11 16-12-2003, 12:32 Eu só digo uma coisa. Se isto não fosse só um teste, ter 6 discos em Raid 0 é só para malucos.
Mas aquela performance de 6 discos + controldora pci 64 bit, faz sorrir qq um.
São 415 GB com 182 MB/s de write speed e 200MB/s de read.....
Quanto ao Sata. Estes Raptors ainda não são "realmente" Sata.
P.S. - Ram? Quem é que precisa de ram? Swap em 6 raptors raid 0 rula :D
Originally posted by Dutchman.Pt
Nice...
But Too much speed will kill ya!
(pq Tafinho??)
Não é de 100%, mas mais perto dos 50%...
O MBTF dos raptors ronda os 3 anos... Isto é, há 50% de probabilidade de de eles terem uma falha ( catastrófica ou não) ao fim de 3 anos.
Se tens 6 deles, e basta que um falhe para o array falhar, em 6 meses tens 50% de probabilidades de perderes todos os dados.
SilveRRIng 16-12-2003, 12:55 Originally posted by Tafinho
Não é de 100%, mas mais perto dos 50%...
O MBTF dos raptors ronda os 3 anos... Isto é, há 50% de probabilidade de de eles terem uma falha ( catastrófica ou não) ao fim de 3 anos.
Se tens 6 deles, e basta que um falhe para o array falhar, em 6 meses tens 50% de probabilidades de perderes todos os dados.
Quem tem dinheiro para 6 Raptors também tem para um sistema de backup decente. RAID 0 com 6 discos parec-me mais uma curiosidade do que algo prático, caso contrário só RAID 5 ou 50, para fazer algum sentido.
P4rthen0n 16-12-2003, 23:20 Eu nem ligo aos resultados cdos tais 6 Raptor's em RAID 0.
Se ja 3 nao ligo muito...:rolleyes:
Mas eh como o Nemesis diz, o write speed dos 6 eh de segurar no queixo hehe
Chessmaster 19-12-2003, 17:45 A mim sempre me fez muita confusão o pessoal que investe dinheiro no topo da linha IDE, epá, se têm dinheiro invistam em SCSI, a longo prazo é sempre muito mais vantajoso.
a minha última aquisição tem quase 3 anos e já na altura não era nada de especial e ainda hoje tem valores muito bons em comparação com as drives IDE actuais.
estive dois anos para conseguir vender a minha Acceleraid que ninguem a queria por 80€ (nova tinha-me custado 350...) e a maioria das respostas que recebi na altura foi para perguntar para que servia o RAID e se a controladora funcionava com uma só drive... enfim.
ah! e se chateia muito o barulho puxam um cabo externo LVD e montam o array no armário :-)
Tb tenho discos SCSI mas sempre foi uma tecnologia pouco famosa, a reputação de ser caro sempre a precedeu. Alem de que aos olhos do comum dos mortais sempre pareceu uma coisa de manejo complicado.
Embora, comparando com estes Raptors muitas vezes ligados a uma bosta duma Nforce, ter discos SCSI não parece assim tanto fora de orçamento, isto claro para os que compraram Raptors em raid-0.
Olá,
Tenho dois Raptors de 36g em raid 0, e não ouço patavina, ao contrário do que muitos de vocês dizem.
O barulho das ventoinhas abafa completamente o barulho dos raptors, tenho noiseblockers. Para além disso juntei-lhes os dissipadores para discos da revoltec, e estão um mimo.
Quanto á qualidade dos discos, é simplesmente excelente, e acho que quem quer maquinas com performance, a escolha é mesmo essa. Quanto aos seagate, não conheço, mas se querem saber, é uma melhor aposta os "Western Digital Serial ATA 150 - 120 Gb 7,200 Rpm 8 Mb Buffer", por 130 Euros.
http://www.nainformatica.com/discos_duros_sata.htm
Nunca fui muito com seagate, nunca foram bons em performance, sempre foram discos de baixo preço, e qualidade "razoavel".
Um grande abraço.
Tenho dois Raptors de 36g em raid 0, e não ouço patavina,
O barulho das ventoinhas abafa completamente o barulho dos raptors
Pelas minhas contas tens 7 fans na caixa mais a do cpu, mais a da gráfica, mais 2 da fonte em princípio. Não me esqueci de nenhuma acho.
Eu tenho a da fonte a 1500rpm mais 2 de 80mm a 5V e uma de 120mm a 5V.
Quanto aos seagate, não conheço, mas se querem saber, é uma melhor aposta os "Western Digital Serial ATA 150
Se não conheces como sabes que é melhor.
Eu tive uns Raptor. Troquei porque o barulho era demasiado para o meu gosto. A performance era de facto excelente. Mas era a um preço demasiado alto para mim. Os seagate não são perfeitos mas vão dando conta do recado.
Metro, espero não estar a ser insolente.
Mas, penso que realmente tiveste muito azar.
Os meus 2 raptors nem chiam, nem piam.
E posso te dizer que sei bem o que é Seagate, não valem um c....
Agora em termos de silêncio são fantásticos.A César o que é de César. :P
[][]
Originally posted by Neo
Metro, espero não estar a ser insolente.
Mas, penso que realmente tiveste muito azar.
Os meus 2 raptors nem chiam, nem piam.
E posso te dizer que sei bem o que é Seagate, não valem um c....
Agora em termos de silêncio são fantásticos.A César o que é de César. :P
[][]
Seguramente tive azar. Aliás comprei num sítio onde estão habituados a scsi e confirmaram que de facto faziam muito barulho. Não era só a minha opinião.
Eu não tenho razão de queixa dos seagate. Principalmente dos 7200.7 com 8MB cache.
Mas deixa-os poisar.. Um dia destes ainda volto à carga nem que tenha que comprar duas aquadrive para não os ouvir:D :D
Fiquei com óptima recordação da siua performance.
Nemesis11 30-12-2003, 00:13 Isto já foi discutido aqui no forum. Há pessoas que os acham barulhentos e há outras que não acham. Eu por exemplo não os acho barulhentos e continuo a dizer que os Hitachi fazem mais barulho.
Para haver opiniões tão diversas, ou as pessoas têm noções de barulho diferentes ou há diferentes versões do Raptor. Eu não sei, mas no meu caso não tenho qq queixa.
Nemesis11 28-01-2004, 23:15 http://www.storagereview.com/articles/200401/20040126WD740GD_sp.html
At idle, the Raptor WD740GD turns in an objectively-measured sound pressure of 42.3 dB/A from a distance of 18 millimeters, a 1.6 dB/A increase over the noise generated by the pre-release sample. This discrepancy, however, stands as yet another example of the perils one faces when judging a drive's noise profile based on a single number. Subjectively speaking, the WD740GD's idle noise remains virtually identical to the beta drive's- that is, whisper quiet. The Raptor competes with 7200 RPM and even 5400 RPM drives as one of the quietest drives ever.
Overall, for non-server use, Western Digital's Raptor WD740GD is the fastest single hard disk one can buy regardless of spindle speed, interface, or price. The fact that it is so quiet, runs much cooler, and remains significantly less expensive than its SCSI counterparts is simply icing on the cake. Make no mistake about it- the Raptor WD740GD is the drive for power users, period.
Espetáculo de discos... qual será mesmo o preço? Talvez me aventure num! :D
Não fossem eles terem o meu nome! :D
Archangel 29-01-2004, 01:33 Originally posted by Raptor
Espetáculo de discos... qual será mesmo o preço? Talvez me aventure num! :D
Não fossem eles terem o meu nome! :D
Não querendo ofender ninguem aqui no forum mas duvido que exista alguém louco o suficiente para dispensar €294.00 por um Raptor. Dois então nem se fala... €588.00!! E esse foi o preço mais barato que conseguí encontrar aqui em Portugal. Mas para aqueles que são viciados em 3DMarks, até pode ser que consigam expremer mais uns 20, 25 3DMarks com o uso destes discos. :P
Chessmaster 29-01-2004, 01:57 Por esse preço compras tu 4 drives;
ficas com 4x mais espaço e 2x mais performance se as montares num array em stripping.
realmente é excelente...
a storagereview devia fazer uma errata: onde se lê "power users" deve ler-se "parvinhos".
Parvinhos porquê?
Só compra quem quer e pode!
Além disso, sempre são os melhores discos do mercado non-SCSI!
Archangel 29-01-2004, 11:39 Originally posted by Raptor
Parvinhos porquê?
Pois, lá isso é verdade, não tinha olhado a coisa a partir dessa perspectiva. :P E para aqueles que podem, e pegando no que o Chessmaster escreveu, em vez de usarmos 4 discos "convencionais", usamos 4 Raptor dos novos. Quem me dera eu poder... :D E aqueles tempos de acesso são um mimo.. :)
P4rthen0n 29-01-2004, 16:20 Raptors em stripping? Ficam potentissimos mas e se um falhar? ;)
Originally posted by P4rthen0n
Raptors em stripping? Ficam potentissimos mas e se um falhar? ;)
Acontece a qualquer um!!!
Nemesis11 29-01-2004, 16:40 Uma Radeon 9800XT tb custa 500€ e uma 9200 ainda deve dar para quase tudo......
Um dual PII tb deve dar para quase tudo.
Com 4 drives, perdes espaço(na caixa), ganhas barulho e corres um maior risco ( em 4, uma falhar ). Claro, há Raid5, mas quanto é que custa uma controladora Raid 5 (IDE ou Sata)?
Lá está, só compra quem quer.
P4rthen0n 29-01-2004, 16:40 Originally posted by Raptor
Acontece a qualquer um!!! Claro, so as probabilidades eh k mudam...:rolleyes:
Nemesis11 29-01-2004, 16:41 Originally posted by P4rthen0n
Claro, so as probabilidades eh k mudam...
Quantos Raptors viste falhar até agora?
E pelo menos nos Raptors tens 5 anos de garantia, ao contrario de muitos que só têm 1.
According to filtered and analyzed data collected from participating StorageReview.com readers, the Western Digital Raptor WD740GD 's predecessor ( Western Digital Raptor WD360GD ) is more reliable than 26% of the other drives in the survey that meet a certain minimum floor of participation.
P4rthen0n 29-01-2004, 16:46 Originally posted by Nemesis11
Quantos Raptors viste falhar até agora?
E pelo menos nos Raptors tens 5 anos de garantia, ao contrario de muitos que só têm 1. Da-lhes tempo. Uma coisa tao nova nao nos permite fazer uma estatistica mais precisa como por exemplo fazes da gama JB da WD ou Barracuda x. Eh so dar tempo.
E ja agora, ao contrario de alguns, eu nao pretendo fazer formats regulares, dai valorizar o armazenamento a longo prazo!
EDIT: by Nemesis11
According to filtered and analyzed data collected from participating StorageReview.com readers, the Western Digital Raptor WD740GD 's predecessor ( Western Digital Raptor WD360GD ) is more reliable than 26% of the other drives in the survey that meet a certain minimum floor of participation. Espero k seja a realidade tambem
Nemesis11 29-01-2004, 16:58 Originally posted by P4rthen0n
Da-lhes tempo. Uma coisa tao nova nao nos permite fazer uma estatistica mais precisa como por exemplo fazes da gama JB da WD ou Barracuda x. Eh so dar tempo.
Concordo, só daqui a uns tempos é que se pode confirmar se não há bronca.
Mas o facto do plano original ser para vende-los no mercado empresarial e os 5 anos de garantia, dão alguma esperança.
Se houver bronca quem sofre é a WD, com o cumprimento das garantias.
Originally posted by P4rthen0n
E ja agora, ao contrario de alguns, eu nao pretendo fazer formats regulares, dai valorizar o armazenamento a longo prazo!
Nem eu. Por isso convem ter outro(s) disco(s). Ter os Raptors sozinhos é um bocado mau (especialmente os de 36 GB).
Cada um é que tem que ver o que é melhor para si, mas eu quero ver quando estes Raptors tiverem a metade do preço se não vão vender muito.
P4rthen0n 29-01-2004, 17:01 Originally posted by Nemesis11
Cada um é que tem que ver o que é melhor para si, mas eu quero ver quando estes Raptors tiverem a metade do preço se não vão vender muito. Pessoalmente gostava de ter um Raptor mas nao pra raid, mesmo tendo 2,3,4...
Chessmaster 29-01-2004, 19:27 Originally posted by Raptor
Parvinhos porquê?
Raptor,
se não encontras melhor lugar onde aplicar o teu $$$ ou tens falta de imaginação ou a expressão utilizada por mim assenta-te como uma luva.
mas tens toda a razão só enfia o carapuço quem quer ou, como tu dizes, quem pode.
quando tu dizes que são os melhores referes-te a quê? performance? é essa a bitola pela qual avalias qualidade?
para mim é um insulto á minha inteligência que alguém com tamanha capacidade financeira esteja sequer a discutir as inovações no mercado IDE, mas enfim... o SCSI é que é caro não?
Originally posted by Chessmaster
Raptor,
se não encontras melhor lugar onde aplicar o teu $$$ ou tens falta de imaginação ou a expressão utilizada por mim assenta-te como uma luva.
mas tens toda a razão só enfia o carapuço quem quer ou, como tu dizes, quem pode.
quando tu dizes que são os melhores referes-te a quê? performance? é essa a bitola pela qual avalias qualidade?
para mim é um insulto á minha inteligência que alguém com tamanha capacidade financeira esteja sequer a discutir as inovações no mercado IDE, mas enfim... o SCSI é que é caro não?
Tem calma rapaz, senão daqui a pouco atiço-te o Soundlover!http://www.smilies.okipages.com/s/contrib/icw/008.gif
Quem disse que eu ia comprar?
Apenas disse que se tivesse dinheiro, compraria, porque a meu ver, estes Raptor novos resolvem de certo modo os problemas dos primeiros, são maiorzitos! :)
Sou um utilizador normal, quero comprar o melhor disco no mercado, chegar a casa, ligar o cabo sata, o cabo de power e toca a instalar o windows!!!
Quanto à questão de qualidade, que eu saiba os WD Raptor sempre foram excelentes discos, e é muito baixa a taxa de avarias, ao contrário dos restantes modelos da WD, talvez devido ao que representam, Topo de gama, a escolha de componentes tenha sido mais cuidada.
Além disso, acho piada fazeres referência as capacidades financeiras, por causa do preço dos Raptor... é que 290€ custa um Raptor destes novos, quanto custa um disco SCSI de 15.000rpm com a mesma capacidade, isto sem contar com a controladora?
Não te esqueças que estes discos foram feitos essencialmente como demonstração do potencial tecnológico da WD, tal como os P4EE o são, só que neste caso, poderão até vender bem, porque para utilizadores domésticos são simplesmente os melhores discos no mercado, nonSCSI, chegando a ser melhores que muitos, senão quase todos os SCSI!!!
Claro que não se pode ter as funcionalidades que a tecnologia SCSI tem, é obvio, mas com o tempo irão aparecer controladoras que suportarão o SATA e irão permitir tais funcionalidades.
Mas pronto, EU recomendo estes novos Raptor PARA QUEM PODE!!! Se tu não recomendas e achas que por eu estar a recomendar é o mesmo que estar a chamar-te de estupido, então que o sejas!
Chessmaster 29-01-2004, 20:12 Tem graça,
quando eu digo que compro + e melhor pelo mesmo preço tu dizes que só "compra que quer e pode" e quando te digo que alguém sem limite de orçamento tem uma alternativa melhor tu dizes que é muito cara.
enfim... viva a racionalidade
Mais e melhor pelo mesmo preço? Da la um exemplo ....
Nemesis11 29-01-2004, 20:27 Chessmaster,
São escolhas. Não podes é chamar "parvinho" a quem compra Raptors.
Lembra-te tb que este é o preço de lançamento dos discos e isso aumenta o preço. Eu tb me lembro de ver uns barracuda scsi 180 GB(se não me engano) por 2000 dolares (no lançamento).
No meu caso, só sei que pelo dinheiro que dei pelos raptors, não arranjava nada scsi ao mesmo nivel.
Edit: Já agora, os tais barracuda ( http://www.storagereview.com/articles/200104/20010426ST1181677LWV_sp.html ). Aquilo era o preço na altura, qd sairam e qd 180 GB era uma coisa de outro mundo.
Tem graça,
quando eu digo que compro + e melhor pelo mesmo preço tu dizes que só "compra que quer e pode" e quando te digo que alguém sem limite de orçamento tem uma alternativa melhor tu dizes que é muito cara.
enfim... viva a racionalidade
Dá lá exemplos!!!
Quando eu digo orçamento sem limite, refiro-me a utilizadores domésticos, mercado para o qual estes discos estão direcionados!
Vais-me dizer que um Maxtor Atlas 15k de 73GB, que é o único disco que bateu quase sempre o Raptor WD740GD nos testes é melhor alternativa para um utilizador doméstico... É que caso não tenhas visto na review, este disco equipara-se a discos SCSI de 15k rpm, discos estes que por norma custam 600$, ao contrário dos 249$ que cada Raptor custa.
Lá por se ter orçamento ilimitado, não significa que se seja estupido ao ponto de despejar 600$ por 80GB e ainda uma pipa de massa numa controladora decente!
Chessmaster 29-01-2004, 21:14 Originally posted by Raptor
Vais-me dizer que um Maxtor Atlas 15k de 73GB, que é o único disco que bateu quase sempre o Raptor WD740GD nos testes é melhor alternativa para um utilizador doméstico...
certo, mas estás a ter uma visão minimalista da interface SCSI não? SCSI é também versatilidade, fiabilidade, compatibilidade, etc; isso também tem preço.
Lá por se ter orçamento ilimitado, não significa que se seja estupido ao ponto de despejar 600$ por 80GB e ainda uma pipa de massa numa controladora decente! [/B]
a única diferença entre a minha opinião e a tua é que os 600$ para ti são os 290€ para mim.
em relação aos testes da storagereview que acompanho á alguns anos tenho a dizer que sempre fui muito critico da forma como testam os discos.
ATT: isto não tira em nada o mérito dos Raptors, provavelmente são excelentes drives; mas que price wise não são grande coisa isso é um facto.
certo, mas estás a ter uma visão minimalista da interface SCSI não? SCSI é também versatilidade, fiabilidade, compatibilidade, etc; isso também tem preço.
ATT: isto não tira em nada o mérito dos Raptors, provavelmente são excelentes drives; mas que price wise não são grande coisa isso é um facto.
Nisso estamos de acordo, mas temos que ter em conta a finalidade dos mesmos, que é para utilizadores domésticos que simplesmente querem o melhor, para... o que um utilizador doméstico faz?!!?!?!?!?!?! :D
Eu se tivesse orçamento illimitado mt provavelmente compraria um Maxtor Atlas 15k pelo gozo de ter algo diferente, e Muito bom!
Chessmaster 29-01-2004, 21:26 Contra mim falo que á uns anos vendi o carro para comprar o array SCSI... é por nessa altura ter sido eu o "parvinho" que hoje falo.
se fosse hoje tinha comprado um disco baratuxo e doado o resto á Unicef ou á Cruz vermelha.
Contra mim falo que á uns anos vendi o carro para comprar o array SCSI... é por nessa altura ter sido eu o "parvinho" que hoje falo.
Auch... 8o
Que carro era, só por curiosidade?
Chessmaster 29-01-2004, 22:03 Originally posted by Raptor
Auch... 8o
Que carro era, só por curiosidade?
Era um 127 muito antigo, o meu 1º carro... aquilo tinha a inspecção feita e mecanicamente estava impecável.
á 5 anos deram-me 90cts por ele
o material mandei vir de fora, 4 cheethas 18xl 39204lw (?) qq coisa do género, e uma Acceleraid 250 da Mylex, cabos, etc.
Um 127 não se vende man... :sad:
Merecias que te atiçasse o Soundlover só por causa disso... http://www.smilies.okipages.com/s/contrib/icw/008.gif
Originally posted by Raptor
Um 127 não se vende man... :sad:
Merecias que te atiçasse o Soundlover só por causa disso... http://www.smilies.okipages.com/s/contrib/icw/008.gif
Daki a bokado aparece ai o Tecno a dizer k um 127 ficaria altamente todo kittado :D
Originally posted by Raptor
É que caso não tenhas visto na review, este disco equipara-se a discos SCSI de 15k rpm, discos estes que por norma custam 600$,
Não querias dizer 10K rpm...
É que os 15RPM são uma liga à parte...
Originally posted by Tafinho
Não querias dizer 10K rpm...
É que os 15RPM são uma liga à parte...
Apenas estou a fazer "quote" ao que os especialistas disseram:
Western Digital's newest entry shatters previous records by even more astonishing margins. In addition to leaving all other 10k RPM SCSI drives in the dust, the WD740GD approaches the performance of the 15k RPM Fujitsu MAS3735 and Maxtor Atlas 15k in the Office and Gaming DriveMarks. Further, it handily bests the two powerhouses in the High-End and Bootup DriveMarks.
iJFerreira 29-01-2004, 23:44 Há por aí tanto especialista da treta.
Chessmaster 30-01-2004, 00:26 Originally posted by iJFerreira
Há por aí tanto especialista da treta.
Sim, e esses tipos da storagereview...
sabendo do bug do WinXP c\ as drives SCSI porque insitem eles em utilizar um SO doméstico para testar drives optimizadas para ambientes Server?
onde está escrito que eles activam a cache do discos SCSI que de fábrica vem desactivada? que modificações fazem eles a nível do firmware quando as testam?
não seria interessante testarem tambem a capacidade multitarefa das drives?
eu também tenho discos IDE mas aquilo quando estou a fazer um scanning ou o simples hashing de um ficheiro o computador literalmente "para".
aliás, o meu disco IDE que faz 50mb/s sequenciais nem 3mb/s faz aleatórios sobretudo quando está bastante fragmentado... não há burnproof que aguente, coasters é á dúzia.
isto de pensar nos discos em situações ideais é engraçado... como se não existisse drives de CDROM, CDRW, DVDRW, Scanners, webcam, etc a "comerem" ciclos de processamento.
In addition to leaving all other 10k RPM SCSI drives in the dust,
Não foi isso que eu vi na review do storagereview.
Nemesis11 30-01-2004, 01:28 Overall, for non-server use, Western......
|
|