View Full Version : Retrocompatibilidade de regresso?

SiliconeSoul
14-02-2008, 00:14
Retrocompatibilidade de regresso?

A retrocompatibilidade poderá ser uma realidade nas PS3 de 40GB.

Falando à EGM, Eric Lempell, director da PlayStation Network, não colocou de parte a possibilidade da retrocompatibilidade vir a ser lançada para o modelo de 40GB, isto apesar de adiantar que, para já não, se encontra nos planos da empresa.

“Existem possibilidades, através de tecnologia e emulação de software, de isso vir a ser possível,” referiu Lempell.

Fonte (http://gameover.sapo.pt/article.html?id=37404)

psycho46
14-02-2008, 00:29
"retrocompatibilidade" isso é o k?

Tuaregue
14-02-2008, 00:35
"retrocompatibilidade" isso é o k?

poderes jogar jogos da ps2 e quem sabe da ps1 na ps3

kaib
14-02-2008, 00:37
Era 1 espectáculo que saisse 1 emulador ou coisa do género para se sacar da playstation store..., ainda queria jogar uns belos titulos da ps2 ^^

The Outsider
14-02-2008, 00:49
Isto não me cheira porque assim os que compraram a primeira versão de 40GB ficaram a perder...

kaib
14-02-2008, 00:51
Se fosse totalmente emulado por software todos poderiamos ter acesso á rectrocompatibilidade!
Mas cmo disseram duvido muito :S

The Outsider
14-02-2008, 00:54
Ainda acreditam na emulação por software? Continua a ser preciso o hardware sempre por isso acho que essa hipótese é muito improvável.

Kisai
14-02-2008, 00:55
é possível emular por software se não não existiam emuladores de PS2 para PC ... simples agora se a Sony quer fazer isso ? duvido muito ainda ganham dinheiro com a PS2 !

The Outsider
14-02-2008, 01:00
Mas a emulação que te referes é por ficheiros e não pelos próprios DVDs.

sotil
14-02-2008, 01:02
poderes jogar jogos da ps2 e quem sabe da ps1 na ps3

Sempre puderam e podem jogar jogos PS1 na PS3, modelo de 40Gb incluído.

Make.Love
14-02-2008, 01:02
Mas a emulação que te referes é por ficheiros e não pelos próprios DVDs.

entao e dvd´s nao têm ficheiros?

SuperRoto
14-02-2008, 01:09
eu penso ke se pode fazer por software tal como exemplo pa ps1 tens ou tinhas o BLEEM ke se tivesses o cd original metias e jogavas para a 2 axo ke tambem existe progs para tal para pc.. logo se eles kiserem fazer fazem
digo eu :P

jjmaia
14-02-2008, 01:11
Isto dava cá uma telenovela...

De qualquer forma, RC exclusivamente por software nunca será tão boa como por hardware. Mais vale comprar uma PS2, ao preço que está...

kaib
14-02-2008, 01:13
é possível emular por software se não não existiam emuladores de PS2 para PC ... simples agora se a Sony quer fazer isso ? duvido muito ainda ganham dinheiro com a PS2 !

É até mais uma razão para se esforçarem para fazerem uma emulação pois cada vez mais a ps2 vai fazendo parte do passado..., logo se ganharem dinheiro extra com o software da ps2 melhor ainda pois o pessoal teria que comprar os jogos originais para poder jogar na ps3 ;)
Mas prontos ñ tenho grande esperança ...

The Outsider
14-02-2008, 01:18
entao e dvd´s nao têm ficheiros?

Claro que sim mas o laser pra ler isso num dvd ps2 não é o mesmo de um comum senão jogavas isso em qualquer lado

jjmaia
14-02-2008, 01:21
Claro que sim mas o laser pra ler isso num dvd ps2 não é o mesmo de um comum senão jogavas isso em qualquer lado

??? Qualquer drive lê os DVD's da PS2, o resto do hardware é que não reconhece os ficheiros... (um PC até reconhece.)

kaib
14-02-2008, 01:42
??? Qualquer drive lê os DVD's da PS2, o resto do hardware é que não reconhece os ficheiros... (um PC até reconhece.)

O resto do software é que ñ reconhece os ficheiros querias tu dizer...!

jjmaia
14-02-2008, 01:52
O resto do software é que ñ reconhece os ficheiros querias tu dizer...!

Ups, sim :D

xpure
14-02-2008, 02:00
Bom eu continuo a dizer que melhor fonte de receita para a sony que conseguir a emulação de ps2 através de software mas sem suporte a discos fisicos.

Só com jogos descarragados da store, não existe possibilidade de jogar jogos através de dvd e toda a gente que quer jogar titulos de ps2 tem de comprar o jogo mesmo que já o possua.

Eu até aposto que antes do terceiro trimestre deste ano uma actualização de firmware já permititrá a ps3 correr jogos de ps2.

E com as ligações que existem hoje em dia que custa um download de 2gb ou menos isso é uma demo dum jogo de ps3.

Abraço

lohka_86
14-02-2008, 02:03
A emulação por software não deve ser impossível, o Cell deve ter poder suficiente para "simular" o hardware da PS2... O pior é fazer com que isso funcione.

Mk Pt
14-02-2008, 17:23
A emulação por software não deve ser impossível, o Cell deve ter poder suficiente para "simular" o hardware da PS2... O pior é fazer com que isso funcione.

o Cell nas Ps3 60 gb pal e em todas as 80 gb já emula o cpu da ps2, porque estas versões da Ps3 de hardware ps2 só têm a componente gráfica, enquanto as Ps3 60 do japão e America têm tanto o chip gráfico como o cpu da Ps2..

Deve ser possivel emular tudo por software, embora isto tenha que ser muito bem trabalhado para garantir compatibilização com todos os jogos..
Mas a Ps2 ainda vende aos milhões e não faz sentido a Sony estar a perder o lucro que ela dá, porque apesar de ser barata, dá lucro.... Com a Ps3 com RC a Sony perde clientes na Ps2 e a propria Ps3 poderá ganhar clientes mas não tantos como os que a Ps2 iriam garantir, devido ao custo inferior da Ps2.. E assim há mais pessoas a entrar no universo Playstation [2], que futuramente quando a Ps3 estiver a preços mais acessiveis e o suporte à Ps2 a nivel de jogos acabar vão mudar-se para Ps3..

Cá para mim a RC volta mas só daqui a uns tempos, talvez para 2009 quando sair uma Ps3 slim e a venda de Ps2 a nivel mundial seja pouca..

Limanima
14-02-2008, 18:03
Não tenho dúvidas que a RC um dia vai estar de volta.
Entretanto tenho uma PS3 de 60gb, vendo 1000 Euros.

Mk Pt
14-02-2008, 18:06
Não tenho dúvidas que a RC um dia vai estar de volta.
Entretanto tenho uma PS3 de 60gb, vendo 1000 Euros.
A mim se me derem 900 eu também vendo.. :P

Já dá para uma 40 gb, um g25 e mais qualquer coisa..

nemesis26
14-02-2008, 18:10
Sempre disse isto que pode sair um "virtual ps2" Usando Cell e RSX, emulador feito pela própria sony e bem optimizado funciona perfeitamente não como esses que anda ai pra pc.

Espera que a sony vai ficar atraz da Microsoft?

É uma grande aposta.

E o ken kutagari sempre deu a entender isso porque ele disse bem antes da ps3 sair "no futuro estarão os jogos disponíveis pela rede playstation assim acontece psone e ps3 jogos pra download amanha quem sabe ps2.

É muito provável.

Morais
14-02-2008, 18:15
Um bando de tipos com demasiado tempo livre, nada ligados à Sony, desenvolveu um emulador 60% funcional, para a Playstation 2, e digo 60% pois os 40% que faltam devem-se aos limites de hardware em relação à velocidade da emulação.

Isto sou apenas eu... mas acho que os tipos que desenvolveram a Playstation 2, tendo acesso tanto à arquitectura da PS3 como da sua antecessora, talvez. talvez tenham uma ideia de como converter a mesma de forma a dar uso ao Cell... mas isso sou apenas eu.

Ashler
16-02-2008, 19:48
Bastante bem vinda esta hipotese. É sempre bom ser dono de uma PS3 de 40Gb com acesso a GOW1,2 e todos os principais classicos da PS2. Especialmente pq nunca tive os originais, não me importava nada de os poder comprar com um valente desconto na PSN. Se a retrocompatibilidade desse para ler em formato CD/DVD originais de PS2, melhor, caso contrario, pode-se sempre fazer upgrade do HDD para um maior.

Bruno_Krau
16-02-2008, 20:01
São muito otarios, odeio o facto de a minha Ps3 não ter RC, assim até me compensavam.

blackout
17-02-2008, 15:40
Sonhar é bom não é? Pode ser que criem um aparelho externo que possibilite tal coisa uma vez que a 40GB não tem hardware para isso.

diabluazul
17-02-2008, 15:53
Sonhar é bom não é? Pode ser que criem um aparelho externo que possibilite tal coisa uma vez que a 40GB não tem hardware para isso.

Se puserem a ps3 de 40gb a ler jogos da ps3, será só po emulação de software, e isto é se puserem... que hoje em dia a ps2 ainda vende bem, por isso para já pelo menos acho que nem sequer vão pôr a hipotese de "ressuscitar" a retrocompatibilidade na ps3.

Marmitas
18-02-2008, 18:29
Mas segundo a Wikipedia a ps3 60GB PAL tabem le jogos ps2\1 via software.

Aenima_pt
18-02-2008, 18:41
Mas segundo a Wikipedia a ps3 60GB PAL tabem le jogos ps2\1 via software.
A PS3 de 60GB Europeia tem um chip que ajuda na emulação dos jogos ps2, a de 40GB já não tem esse chip.

Ansatsu
18-02-2008, 18:44
A PS3 tem mais que potencia suficiente para emular jogos PS2.

O problema está em criar o tal software. Pois eles têm de ver se compensa as despesas gastas na criação dele.

Almoinhas
18-02-2008, 19:13

Já foi feito. Chama-se Playstation 2. :D

Mk Pt
19-02-2008, 04:31
A PS3 de 60GB Europeia tem um chip que ajuda na emulação dos jogos ps2, a de 40GB já não tem esse chip.

A Ps3 60 gb PAL [e a 80 gb NTSC] têm embutido o chip gráfico da ps2 e o cell emula o cpu da ps2.. Já as 60 gb NTSC têm tanto o chip gráfico e também o cpu da ps2 e por isso apresentam um pouco mais de compatibilidade com os jogos ps2..

Mas claro que a Ps3 puderá emular totalmente por software a ps2, mas para fazer isso com resultados satisfatorios [por exemplo: as 60 gb PAL que têm o chip gráfico da ps2 não sao 100% compativeis...] é preciso investir um pouco na programação.. E visto que a Ps2 ainda vende aos milhoes não vejo a Sony a investir $ para tornar todas as Ps3 com Rc...

Tomekk
19-02-2008, 19:45
Já agora, para tirar as dúvidas, a PS3 40GB lê jogos de PS1. Os de PS2 é que não.

Existe possibilidade de criar um emulador 100% para a ps3? Existe, alias não à melhor entidade como a Sony que tem acesso a toda a informação do hardware da ps2 para um emulador decente.

Agora resta saber quanto dinheiro a sony está disposta a gastar para tornar isso uma realidade e também não podemos esquecer que a PS2 ainda vende.... Será que recompensa realmente?

Pessoalmente acho que num futuro é possível que venha a existir um emulador de ps2 para a ps3.

Aenima_pt
19-02-2008, 20:01
Convem não esquecer que não há nenhum software milagroso que meta todos os jogos da ps2 compatíveis, vejam o caso da X360 que emula os jogos da Xbox totalmente por software e passado 2 anos de investimentos na retrocompatibilidade ainda há muitos jogos que não são compatíveis. Quanto mais o tempo passa menos interesse tem a Sony em meter retrocompatibilidade, pois o que interessa é vender jogos novos da PS3 e não velhos da PS2. Eu não teria muitas esperanças em voltar a ver retrocompatibilidade com jogos ps2 na PS3, mas tudo é possível.

Hitman
19-02-2008, 20:28
Realmente... segundo os responsaveis nao esta previsto para ja... Qd estiver previsto ja se esta tudo a cagar pa retrocompatibilidade q os jogos ja tao todos demodés.....

xpure
24-02-2008, 05:23
Realmente... segundo os responsaveis nao esta previsto para ja... Qd estiver previsto ja se esta tudo a cagar pa retrocompatibilidade q os jogos ja tao todos demodés.....

Bom eu digo-vos da minha justiça.

Até parece que não conhecem a sony pelo amor de Deus rapazes aquilo é outra Ms.
S
egundo noticias como esta (http://www.dbtechno.com/gaming/2008/02/13/sony-hints-at-downloadable-ps2-games-on-ps3/) a sony está a fazer exactamente o que eu previ á uns meses atrás ou seja tira o rc da consola porque está quase a descobrir a mina de ouro(a emulação total de ps2 pela ps3) e mete os jogos á venda na pstore assim quem quer jogar jogos de ps2 independentemente de os ter ou não compra-os que bela maneira de fazer dinheiro...

E para os infiéis que dizem que isso só daqui a anos luz aposto com quem quiser que antes do final do ano temos os primeiros jogos de ps2 na Store.Isto mudará completamente a maneira de ver a Store acreditem acrescenta e muito á ps3.

Abraço

The WolfMan
24-02-2008, 17:52
Então eu tenho um jogo para a PS2 (em CD) e vou ter de o comprar para jogar na PS3. FOR GOD SAKE! Quando as vendas da ps2 cairem a pique, então um novo firmware terá RC... Seria o melhor para todos.

Morais
24-02-2008, 18:49
Não que, assim, eles não ganham nada com isso.

É-lhes muito mais vantajoso trabalhar dessa forma, também não vejo qual seja a surpresa.