View Full Version : Estudo - as consolas que os japoneses têm
Yggdrasil 08-02-2008, 14:53 Hoje no Kotaku foram publicados os resultados de um estudo feito em Outubro passado no Japão sobre as consolas que o público tem. Entraram no estudo 1000 pessoas, metade homens, metade mulheres. As faixas etárias foram também divididas entre 250 adolescentes, 250 na casa dos 20, 250 na casa dos 30 e 250 na casa dos 40. Os resultados são estes:
Geral:
1. PlayStation 2: 62.3%
2. Nintendo DS: 55.4%
3. Super Famicom: 42.5%
4. PlayStation: 37.5%
5. Game Boy: 34.3%
6. Game Boy Advance: 31.8%
7. Famicom: 28.3%
8. NINTENDO64: 25.4%
9. PSP: 17%
10. Wii: 16.4%
Mulheres:
1. Nintendo DS: 62%
2. PlayStation 2: 58.5%
3. Super Famicom: 40.3%
4. Game Boy: 36.4%
5. PlayStation: 36.2%
Homens:
1. PlayStation 2: 65.7%
2. Nintendo DS: 49.3%
3. Super Famicom: 44.5%
4. PlayStation: 38.8%
5. Game Boy: 32.3%
Adolescentes:
1. PlayStation 2: 64.1%
2. Nintendo DS: 55.8%
3. Game Boy: 51.1%
20s:
1. PlayStation 2: 70.2%
2. Nintendo DS: 56.9%
3. Super Famicom: 42.7%
30s:
1. PlayStation 2: 60%
2. Nintendo DS: 51.1%
3. Super Famicom: 39.1%
40s:
1. Nintendo DS: 58.1%
2. PlayStation 2: 54.4%
3. Super Famicom: 42.8%
Conclusões:
- DS está-se a tornar num fenómeno universal no Japão, depois de a PS2 ter sido popular junto de quase toda a gente
- os japoneses não esquecem as consolas de outras gerações, com o Super Famicom (SNES) a conseguir um grande lugar em quase todos os grupos, apesar de não receber jogos novos há quase 10 anos e de não se fabricar desde 2003
- onde pára a SEGA?! Entre as consolas que mais se encontram no estudo, nenhuma consola da SEGA atingiu um lugar de destaque; eu esperava que, no mínimo, a Dreamcast tivesse atingido uma posição razoável
- Microsoft nem vê-la...
Fonte: http://kotaku.com/354135/but-what-consoles-does-japan-actually-own
Microsoft nem vê-la mesmo... Mas é incrível a SNES ainda estar muito presente :D
Yggdrasil 08-02-2008, 15:01 Mas é incrível a SNES ainda estar muito presente :D
Chama-se bom gosto :beerchug: mas a falta de consolas da SEGA surpreendeu-me, e muito!
consolas de ultima geração nem velas
É um estudo interessante como outro qualquer. Mostra a tendência do mercado.
De resto não tem qualquer relevância para mim. O mercado de massas japonês consiste em produtos que não me interessam para nada.
Uma "sondagem" de 1000 pessoas, ainda por cima divididas em 250 por cada faixa etária, num universo de quase 130 milhões de pessoas, não significa (quase) nada.
Na minha opinião não é suficientemente representativo.
Cumps :)
Se a amostra for bem escolhida já dá para qualquer coisa. Mas só o facto de ser 50/50 no sexo e aquelas separações por idade já indicia que não foi.
jonas_psp 08-02-2008, 15:10 consolas de ultima geração nem velas
Nao sei se Nintendo Wii te diz alguma coisa.
Korben_Dallas 08-02-2008, 15:15 Se a amostra for bem escolhida já dá para qualquer coisa. Mas só o facto de ser 50/50 no sexo e aquelas separações por idade já indicia que não foi.
Sim, para ser uma amostra válida a percentagem de mulheres / adolescentes / quarentões tinha de reflectir a do país.
Só essa divisão já me faz pensar que o estudo não tem nada de rigoroso... e tinham de ver vários estratos sociais, regiões, etc etc.
E se a votação é as consolas que cada um tem... quantos não deitaram fora as consolas antigas ou venderam?
Enfim, isso nem devia ser chamado um "estudo". A ausência da XBOX é mais que esperada, mas a da SEGA é incompreensível.
Yggdrasil 08-02-2008, 15:17 Uma "sondagem" de 1000 pessoas, ainda por cima divididas em 250 por cada faixa etária, num universo de quase 130 milhões de pessoas, não significa (quase) nada.
Na minha opinião não é suficientemente representativo.
Ninguém diz que ele é científico, é apenas um estudo ad-hoc. Por exemplo, eles também não referem onde é que foi feito, e julgo que os resultados serão muito diferentes se tiver sido feito em Tóquio ou numa comunidade rural. E as sondagens, por norma, costumam ter um universo na casa das 1000 pessoas - achas que quando é realizada uma sondagem, são feitos inquéritos a 50 000 ou a 100 000 pessoas? Isso demorava uma eternidade.
O que este estudo demonstra parcialmente é que os japoneses sabem valorizar consolas de outras gerações, olhando para as posições de destaque do Super Famicom, do Game Boy e da PS1. Até a N64 e o Famicom aparecem numa posição favorável.
Sim, para ser uma amostra válida a percentagem de mulheres / adolescentes / quarentões tinha de reflectir a do país.
Só essa divisão já me faz pensar que o estudo não tem nada de rigoroso... têm de ver vários estratos sociais, etc etc.
E se a votação é as consolas que cada um tem... quantos não deitaram fora as consolas antigas ou venderam?
Enfim, isso nem devia ser chamado um "estudo". A ausência da XBOX é mais que esperada, mas a da SEGA é incompreensível.
Sim, escolher a amostra é a ciência toda dum estudo estatístico.
O resto é só trabalho de sapa.
andre__pereira 08-02-2008, 15:19 É um estudo interessante como outro qualquer. Mostra a tendência do mercado.
De resto não tem qualquer relevância para mim. O mercado de massas japonês consiste em produtos que não me interessam para nada.
Exactamente.
E as sondagens, por norma, costumam ter um universo na casa das 1000 pessoas - achas que quando é realizada uma sondagem, são feitos inquéritos a 50 000 ou a 100 000 pessoas? Isso demorava uma eternidade.
Numa população de 130 milhões de pessoas, fazer uma sondagem a 1000 não representa grande coisa. A amostra é demasiado pequena para cobrir suficientemente as diversidades de regiões, hábitos e até de culturas de um país como o japão.
Seria como em Portugal pegar em 100 pessoas, dividi-las em 4 grupos de 25, e fazer uma sondagem sobre que marca de café é que preferem. Nunca representaria nada em relação aos outros 9.99 milhões de portugueses.
Mas enfim, é apenas a minha opinião.
Be Cool :)
Chama-se bom gosto :beerchug: mas a falta de consolas da SEGA surpreendeu-me, e muito!
:D
Também fiquei surpreendido pela falta da Sega, principalmente Dreamcast. Até tem a sua lógica, por melhor que seja, vendeu pouco...
Pergunto-me é: Pra quando uma consola europeia?
Pergunto-me é: Pra quando uma consola europeia?
Pois eu pergunto: para quê uma consola europeia?
Yggdrasil 08-02-2008, 15:34 Já existiu - http://www.philipscdi.com/hardware.htm - e fracassou, tentava fazer tudo e não conseguia cumprir quase nada.
Em termos de propriedade intelectual de hardware as 3 consolas são praticamente todas americanas...
Fazer uma consola europeia com mais um processador da IBM e uma variante qualquer ATI ou nVidia não sei se acrescentava grande coisa.
Korben_Dallas 08-02-2008, 15:37 Prefiro developers europeus do que fabricantes de consolas europeus :D
A CD-i deve ter sido a maior parvoíce em termos de consolas que alguma vez vi, e estou a por a Atari 5200 no mesmo prato!
Nao sei se Nintendo Wii te diz alguma coisa.
lol não reparei que estava ai a Wii =p
Tava a falar duma consola que pudesse competir com as três grandes, de nós para nós, temos developers de extrema qualidade aqui na europa, bem que podiam haver fabricantes de consolas, ficava mais barata, saiam primeiro cá os jogos e tudo, não nos podemos apoiar em fracassos do passado, nessa altura era complicado competir com as consolas japonesas, hoje em dia penso que era mais facil competir.
VioletFluid 08-02-2008, 15:45 Pois eu pergunto: para quê uma consola europeia?
Para se jogar bons jogos sem incluir Mario ou Zelda no nome. :002:
definitivamente o estudo apesar de interessante, parece-me mal planeado, para além da amostra nao ser representativa o suficiente para se retirar qualquer conclusão dos resultados obtidos...a nintendo nao é surpresa nenhuma bem como a PS2 mas a falta de uma consola da SEGA nao é normal...
I_Eat_All 08-02-2008, 16:02 definitivamente o estudo apesar de interessante, parece-me mal planeado, para além da amostra nao ser representativa o suficiente para se retirar qualquer conclusão dos resultados obtidos...a nintendo nao é surpresa nenhuma bem como a PS2 mas a falta de uma consola da SEGA nao é normal...Dito isto, a Dreamcast não tinha hipóteses de aparecer, quanto muito a Mega Drive ou a Saturn; dado que a Saturn, por exemplo vendeu mais ou menos o mesmo total de consolas que a Dreamcast, mas enquanto que a Dreamcast as vendeu ao longo do mundo... A Saturn na América... caput, e na Europa vendeu no inicio e depois teve guerrinhas das trincheiras (enquanto que vendia bastante bem no Japão durante todo o ciclo, até à Sega a "matar")
Por acaso é bastante normal, podes pensar o contrario devido à influencia que a marca teve em Portugal até ao final dos anos 90 mas a verdade é que as consolas da Sega sempre ficaram muito atras das Nintendo, especialmente no Japão onde, penso, a diferença ser maior do que o dobro.
Olhando para o catalogo de jogos da Super Famicom e da Mega Drive, por exemplo, dá para compreender perfeitamente tal razão.
I_Eat_All 08-02-2008, 16:15 Por acaso é bastante normal, podes pensar o contrario devido à influencia que a marca teve em Portugal até ao final dos anos 90 mas a verdade é que as consolas da Sega sempre ficaram muito atras das Nintendo, especialmente no Japão onde, penso, a diferença ser maior do que o dobro.
Olhando para o catalogo de jogos da Super Famicom e da Mega Drive, por exemplo, dá para compreender perfeitamente tal razão.Olha que no Japão a N64 ia atrás, e só empatou (creio) porque a Saturn morreu uns aninhos antes... Mas a N64 aparece na lista, e a Saturn não.
De acordo com a Wikipedia, foram lançados 9.5 milhões de Sega Saturns (ou será Segas Saturn?) e 32 milhões de Nintendos 64 (ou será Nintendo 64s?).
Mas acredito que a Saturn tenha tido um bom impulso, é verdade que o seu catalogo de jogos NTSC-J é extremamente superior ao NTSC, fruto da mentalidade retrograda da Sega Americana (aquelas bestas haveriam de morrer à base da somodia de uma tribo Etopiana) em que os jogos dos Amarelos não serviam para o mercado Americano e lá tivemos sorte de levar com o Dragon Ball Z: Legends e foi a versão Francesa!
I_Eat_All 08-02-2008, 16:36 De acordo com a Wikipedia, foram lançados 9.5 milhões de Sega Saturns (ou será Segas Saturn?) e 32 milhões de Nintendos 64 (ou será Nintendo 64s?).
Mas acredito que a Saturn tenha tido um bom impulso, é verdade que o seu catalogo de jogos NTSC-J é extremamente superior ao NTSC, fruto da mentalidade retrograda da Sega Americana (aquelas bestas haveriam de morrer à base da somodia de uma tribo Etopiana) em que os jogos dos Amarelos não serviam para o mercado Americano e lá tivemos sorte de levar com o Dragon Ball Z: Legends e foi a versão Francesa!Mas estamos a falar de vendas Japonesas.
A N64 vendeu mais na América que no Japão por exemplo. Já a Saturn... vendeu quase nada na América, pouco na Europa... e imenso no Japão. Já vi contas de final de geração, em que a N64 e Saturn estão praticamente empatadas... Mas Saturn acabou prematuramente, enquanto que a N64 durou e durou até à GC sair. (ou seja, quando a Saturn se retirou a N64 estava, e muito, atrás)
A consola enquanto teve no mercado... dava cabazadas à N64 no Japão. Sinceramente, surpreende-me que a N64 apareça à frente da Saturn por lá.
Realmente é pena a quantidade de jogos que saem no Japão que não saem nos USA e na Europa.
Felizmente essa situação está a mudar, mas por outro lado a qualidade dos jogos também está a decrescer... :(
I_Eat_All 08-02-2008, 16:48 Realmente é pena a quantidade de jogos que saem no Japão que não saem nos USA e na Europa.
Felizmente essa situação está a mudar, mas por outro lado a qualidade dos jogos também está a decrescer... :(Especialmente evidente na Saturn, onde o Bernie Stolar juntamente com os CEO's Japoneses da Sega decidiram que "os ocidentais não querem jogos "tipo Japonês" (RPG's incluidos).
Isso, decidiram eles, em plena geração decidida em grande parte por um: o FF7, que inclusivé no Japão marcou o inicio do dominio da Playstation.
E assim perdemos pérolas como o Shining Force III, o Grandia (que mais tarde foi capado para correr na PSone), Princess Crown os Sakura Taisens... Enfim.
Nem quero falar no Xenogears, Xenogears III, Chrono Crusade e Chrono Trigger -_-
I_Eat_All 08-02-2008, 17:01 Nem quero falar no Xenogears, Xenogears III, Chrono Crusade e Chrono Trigger -_-Esses ou menos sairam na América (numa língua que eu entendo)... E não foram por culpa da Sega, nem de nenhuma first party.
De resto a Square-Enix continua a ter os atrasos que tem, mas de forma geral vão cumprindo; pior é a Bandai Namco, que sinceramente, parece que ainda estão nas middle ages no que toca a decisões de mercado para os RPG's; quase que boicotam o mercado Europeu, já para não falar da irregularidade no mercado Americano.
Evil_Tidus 08-02-2008, 19:11 Nem quero falar no Xenogears, Xenogears III, Chrono Crusade e Chrono Trigger -_-
não queres dizer xenogears, xenosaga I e Xenosaga III?
Bruno_Krau 08-02-2008, 21:43 Who cares?!:confused:
Não percebo este "Fetish" por Japoneses em todo o lado, no Japão isto, no Japão e aquilo.
Porque o Japão?!
Damn you Japanesewannabe's...
Porque é que nunca é Angola, EUA, Espanha, Alemanha.
Voces se calhar vao dizer por serem eles a fazerem muitas consolas e jogos e não sei que mas não é razao para mim.
Sem o Japão certamente não terias o mercado de consolas que tens hoje (Playstation, Sega e Nintendo), não terias alguns dos melhores jogos, e muito menos, não terias J-RPG's.
Nem anime... :'(
Se és Xenófobo, isso é lá contigo.
Anoni Mus 08-02-2008, 21:54 Japão é o mercado mais importante do mundo no "mundo" das consolas.
Master_Link 08-02-2008, 22:04 As software houses japonesas é que sustêm o mercado...
Bruno_Krau 08-02-2008, 22:13 Hmm ok.
Não não sou Xeno nem Racista, estava so curioso.
Há pessoal aqui que so quer coisas Japas, JRPGS, Animes e maluquices dessas, falam tão bem do Japão, valha-me deus, não queiram voces morar la, sei do que falo.
Anoni Mus 08-02-2008, 22:17 Hmm ok.
Há pessoal aqui que so quer coisas Japas, JRPGS, Animes e maluquices dessas, falam tão bem do Japão, valha-me deus, não queiram voces morar la, sei do que falo.
Adoro "objectos" japoneses, mas n me imagino a lá morar. Adoro jogos japoneses, adoro anime, adoro a lingua, adoro as casas onde se ve nos animes. :)
Hmm ok.
Por acaso é um dos países que planeio visitar e morar lá não está out of the picture :D
E não é daquelas pancas por gostar de anime, a cultura Japonesa é algo que aprecio à coisa de 10 anos, e, se tudo correr bem, para o ano, vou entrar num curso de Japonês, não faço intenções de ir ao Japão a falar Inglês...
Bruno_Krau 08-02-2008, 22:23 O Japão esta a perder a pureza que teve em tempos, não gosto do Japão dos tempos de hoje, a tradição já era, Japão moderno gira á volta de Tecnologias, publicidade exagerado em tudo o quanto é buraco e invasão das "ameriquices" dos EUA, não gosto do Japão moderno, poucas partes do País ainda são virgens, mas não por muito tempo aposto.
Tambem gosto de muita coisa, gosto das tradições, das artes marcias, da cultura, das pessoas e especialmente da comida, adoro Ramen!:D
Edit: Morais, aprender Japonês demora anos e anos, é uma lingua muito complicada, os estudantes de la que o digam...
Não faço intenções de aprender, pelo menos o Kanji, em 10 lições rápidas.
Planeio entrar num curso livre da Faculdade de Letras que tem a duração de um ano para ter umas bases, depois, a partir dai decido se quero aprofundar os conhecimentos ou não.
E, mesmo em termos de viver nem sequer é por Tokio que tenho uma panca, é mesmo pelas zonas mais calmas :)
Em qualquer dos casos, conhecer a língua de uma potencia económica mundial não me parece que seja tempo desperdiçado :D
Bruno_Krau 08-02-2008, 22:37 Fazes bem, Tokyo é horrivel, um inferno mesmo, pelo menos para mim, odeio pessoas aos montes, carros, transito edificios grandes, eu já me sinto mal em Lisboa quanto mais em Tokyo, fico inquieto e as vezes nervoso, prefiro sitios calmos, isolados e passivos.
Mas fazes bem em aprender a lingua deles, boa sorte, não desistas.;)
Yggdrasil 09-02-2008, 01:03 Who cares?!:confused:
Não percebo este "Fetish" por Japoneses em todo o lado, no Japão isto, no Japão e aquilo.
Porque o Japão?!
Damn you Japanesewannabe's...
Porque é que nunca é Angola, EUA, Espanha, Alemanha.
Voces se calhar vao dizer por serem eles a fazerem muitas consolas e jogos e não sei que mas não é razao para mim.
Ok, a minha explicação para ter colocado aqui esta notícia é simples:
- até agora, quase todos os fabricantes de consolas que tiveram um grande impacto na indústria são japoneses, excepções feitas para a Atari e para a Microsoft - ainda se poderia, eventualmente, dizer a Philips, mas o CD-i não foi de forma alguma uma linha influente de consolas - e quando falamos do mercado de jogos de vídeo e de marcas de peso, lembramo-nos sobretudo da Nintendo, da SEGA (em particular no início dos anos 90) e da Sony, todas elas japonesas
- muitos dos jogos de maior êxito comercial a nível mundial são produzidos por estúdios japoneses - Mario, Zelda, Gran Turismo, Pro Evolution Soccer, Street Fighter, Mega Man, Final Fantasy, Metal Gear, etc
- os jogos de vídeo, além de serem obras de arte (e onde existem obras muito boas e obras que não valem o plástico onde são gravadas, tal como acontece no cinema e na música) são também fenómenos de cultura pop, uma vez que estão presentes em imensos lares no mundo desenvolvido (uma vez que os países em desenvolvimento representam uma parte minúscula do mercado)
- o mercado japonês é o segundo maior mercado de jogos do Mundo - o primeiro é o dos EUA e o terceiro é o mercado britânico - e onde existem fenómenos muito próprios mas que ainda assim influenciam, umas vezes mais que outras, as nossas vivências como jogadores
Queres exemplos?
- se uma consola é um sucesso enorme no Japão, isso atrai as atenções de produtoras japonesas (e algumas ocidentais), são lançados mais jogos no país e existe uma maior probabilidade de esses jogos virem a ser lançados no ocidente --> é o caso dos RPGs japoneses, que durante anos eram muito pouco conhecidos no ocidente (sobretudo na Europa) mas que ganharam uma maior dimensão a partir do sucesso do Final Fantasy VII, uma vez que, infelizmente, os primeiros seis jogos da série Final Fantasy nunca saíram na Europa (e só três saíram nos EUA)
Pode não parecer à primeira, mas muitas das coisas que vemos acontecer na indústria dos jogos têm origem no Japão, mesmo que não estejamos a falar de jogos japoneses. Por exemplo, no início da década de 90 houve uma enorme rivalidade entre a SEGA e a Nintendo por causa do mercado de 16-bits, essa rivalidade foi acentuada no ocidente, não tanto no Japão - foi na Europa e, sobretudo, nos EUA que houve enormes discussões e práticas empresariais sujas a propósito de duas consolas - SNES e Mega Drive - que eram fabricadas por uma empresa de Quioto e uma de Tóquio; lembrem-se também que foi nestas duas consolas que a americana EA consagrou a sua linha de jogos de desporto, com as séries FIFA, NBA Live e outras...por causa de duas consolas japonesas, projectadas por japoneses e lançadas por duas empresas japonesas
Porque é que se eu abro um tópico onde coloco os resultados de uma sondagem feita a 1000 japoneses sobre quais as consolas que eles têm, sou incluído no grupo de "japanese wannabes"? Porque não posso eu, como jogador, ter interesse pelo que acontece na indústria de jogos japonesa e pela forma como os japoneses fazem as suas opções? Se eu coloco este tópico aqui, isso significa imediatamente que não me interessa o resto do Mundo?
Quando na América do Norte e na Europa tivermos um mercado de jogos tão desenvolvido e tão organizado como acontece no Japão, em que é possível saber com exactidão quantas consolas e quantos jogos foram vendidos na semana X e em que se fazem sondagens e estudos de opinião sobre jogos, eu também terei todo o interesse em saber os resultados. Infelizmente, na Europa a indústria dos jogos ainda é atirada para o canto como se de uma filha bastarda do entretenimento se tratasse, nesse aspecto devemos dar mérito aos japoneses por verem os jogos de vídeo como uma coisa perfeitamente natural do dia-a-dia - afinal, se a SEGA e a Nintendo não tivessem tomado as decisões que nós conhecemos na década de 80, é possível que hoje não estivéssemos a jogar coisa nenhuma.
Tá esclarecido?
Evil_Tidus 09-02-2008, 01:29 da maneira como escreveste isso ate parece que te insultaram mesmo à serio
em relação ao topico realmente é estranho o facto da Sega não la estar mas tambem a Sega destacou-se mais no mercado europeu dai a hipótese de a Nintendo ter a N64 à frente de qualquer consola Sega não me surpreenda tanto
Yggdrasil 09-02-2008, 01:40 da maneira como escreveste isso ate parece que te insultaram mesmo à serio
Eu coloquei um tópico com uma notícia vinda do Japão relacionada com jogos, o Bruno_Krau deduziu que era irrelevante e que, aparentemente, se o fiz foi por "Japan fetish" e eu expliquei porque razão não é.
A Mega Drive não foi nenhum sucesso no Japão, mas a Saturn e a Dreamcast já tiveram uma prestação melhor. Acho um pouco...preocupante...a Wii (que ainda não tem 15 meses de mercado) já estar mais presente que qualquer consola da SEGA.
Rom Hacker 09-02-2008, 01:49 Adolescentes:
3. Game Boy: 51.1%...
Matematicamente impossivel._.
Se a percentagem de 100% tem de ser dividida por 3 ,como é possivel dar para cima de 100?
Ou seja,de 100% pessoas do Japão,171% têem consolas...
Fake isso :/
I_Eat_All 09-02-2008, 01:50 Adolescentes:
3. Game Boy: 51.1%...
Matematicamente impossivel._.
Se a percentagem de 100% tem de ser dividida por 3 ,como é possivel dar para cima de 100?
Ou seja,de 100% pessoas do Japão,171% têem consolas...
Fake isso :/Não, simplesmente quer dizer que têm mais do que uma consola; eles no formulario perguntam às pessoas que consolas têm, basicamente... e algumas têm mais que uma.
Rom Hacker 09-02-2008, 01:53 Não, simplesmente quer dizer que têm mais do que uma consola; eles no formulario perguntam às pessoas que consolas têm, basicamente... e algumas têm mais que uma.
Ahhh,ok ._.
Estranho-
Bruno_Krau 09-02-2008, 01:54 Ok, a minha explicação para ter colocado aqui esta notícia é simples:
- até agora, quase todos os fabricantes de consolas que tiveram um grande impacto na indústria são japoneses, excepções feitas para a Atari e para a Microsoft - ainda se poderia, eventualmente, dizer a Philips, mas o CD-i não foi de forma alguma uma linha influente de consolas - e quando falamos do mercado de jogos de vídeo e de marcas de peso, lembramo-nos sobretudo da Nintendo, da SEGA (em particular no início dos anos 90) e da Sony, todas elas japonesas
- muitos dos jogos de maior êxito comercial a nível mundial são produzidos por estúdios japoneses - Mario, Zelda, Gran Turismo, Pro Evolution Soccer, Street Fighter, Mega Man, Final Fantasy, Metal Gear, etc
- os jogos de vídeo, além de serem obras de arte (e onde existem obras muito boas e obras que não valem o plástico onde são gravadas, tal como acontece no cinema e na música) são também fenómenos de cultura pop, uma vez que estão presentes em imensos lares no mundo desenvolvido (uma vez que os países em desenvolvimento representam uma parte minúscula do mercado)
- o mercado japonês é o segundo maior mercado de jogos do Mundo - o primeiro é o dos EUA e o terceiro é o mercado britânico - e onde existem fenómenos muito próprios mas que ainda assim influenciam, umas vezes mais que outras, as nossas vivências como jogadores
Queres exemplos?
- se uma consola é um sucesso enorme no Japão, isso atrai as atenções de produtoras japonesas (e algumas ocidentais), são lançados mais jogos no país e existe uma maior probabilidade de esses jogos virem a ser lançados no ocidente --> é o caso dos RPGs japoneses, que durante anos eram muito pouco conhecidos no ocidente (sobretudo na Europa) mas que ganharam uma maior dimensão a partir do sucesso do Final Fantasy VII, uma vez que, infelizmente, os primeiros seis jogos da série Final Fantasy nunca saíram na Europa (e só três saíram nos EUA)
Pode não parecer à primeira, mas muitas das coisas que vemos acontecer na indústria dos jogos têm origem no Japão, mesmo que não estejamos a falar de jogos japoneses. Por exemplo, no início da década de 90 houve uma enorme rivalidade entre a SEGA e a Nintendo por causa do mercado de 16-bits, essa rivalidade foi acentuada no ocidente, não tanto no Japão - foi na Europa e, sobretudo, nos EUA que houve enormes discussões e práticas empresariais sujas a propósito de duas consolas - SNES e Mega Drive - que eram fabricadas por uma empresa de Quioto e uma de Tóquio; lembrem-se também que foi nestas duas consolas que a americana EA consagrou a sua linha de jogos de desporto, com as séries FIFA, NBA Live e outras...por causa de duas consolas japonesas, projectadas por japoneses e lançadas por duas empresas japonesas
Porque é que se eu abro um tópico onde coloco os resultados de uma sondagem feita a 1000 japoneses sobre quais as consolas que eles têm, sou incluído no grupo de "japanese wannabes"? Porque não posso eu, como jogador, ter interesse pelo que acontece na indústria de jogos japonesa e pela forma como os japoneses fazem as suas opções? Se eu coloco este tópico aqui, isso significa imediatamente que não me interessa o resto do Mundo?
Quando na América do Norte e na Europa tivermos um mercado de jogos tão desenvolvido e tão organizado como acontece no Japão, em que é possível saber com exactidão quantas consolas e quantos jogos foram vendidos na semana X e em que se fazem sondagens e estudos de opinião sobre jogos, eu também terei todo o interesse em saber os resultados. Infelizmente, na Europa a indústria dos jogos ainda é atirada para o canto como se de uma filha bastarda do entretenimento se tratasse, nesse aspecto devemos dar mérito aos japoneses por verem os jogos de vídeo como uma coisa perfeitamente natural do dia-a-dia - afinal, se a SEGA e a Nintendo não tivessem tomado as decisões que nós conhecemos na década de 80, é possível que hoje não estivéssemos a jogar coisa nenhuma.
Tá esclarecido?
O.o
Wtf, Jesus Chirst.
Não era necessario perder tanto tempo a fazer esse bruto Post, não conseguias resumir isso em 2 frases?!
Eu conseguia!:D
Mas obrigado na mesma, mais que esclarecido eu estar, a ti eu agradecer.:D:D
Yggdrasil 09-02-2008, 02:13 não conseguias resumir isso em 2 frases?!
Não :(
Mas assim já fica explicado para todas as (possíveis) objecções :D
M@nS1nH0 09-02-2008, 02:16 Fazes bem, Tokyo é horrivel, um inferno mesmo, pelo menos para mim, odeio pessoas aos montes, carros, transito edificios grandes, eu já me sinto mal em Lisboa quanto mais em Tokyo, fico inquieto e as vezes nervoso, prefiro sitios calmos, isolados e passivos.
Mas fazes bem em aprender a lingua deles, boa sorte, não desistas.;)
Preferes sítios calmos?
Então vem aqui para os Antões, ou a Moita do Boi, ou as Espinheiras... Mais calmo do que estas aldeias é dificil =D
Só se fores para aquelas isoladas que nem electrecidade têm... Eu ao menos, tenho electrecidade =)
Ah e internet! LOL
Sinceramente tenho pena de o Japão já não ser como se vê em animes, por exemplo, onde há suburbios enormes com ruas praticamente desertas.
Mas mesmo assim, não me incomoda o facto de se tar a tornar num gigante dos semi-condutores, até que é um área de interesse, e cidades movimentadas não me incomodam, desde que tenha um quarto bem isolado de som.
Err, o topico era sobre o quê mesmo? AH! Também acho estranho não estar aí NENHUMA SEGA. Será que os japoneses cometeram uma eutanásia geral das suas consolas depois da era Dreamcast? O que é que aconteceu ao Sega Saturn Shiro?
Hmm ok.
Anime = maluquices? E dizes tu que sabes do que falas...
É verdade que eles têm lá muitas parvoices, mas também têm muita cultura. Tomara muitos ter a capacidade de criar a história de muitos animes e de muitos jogos, sem falar nas OST', arte, etc...
Ahhh,ok ._.
Estranho-
Ah, tens 13 anos... Quando chegares ao secundário e deres estatística já ficas a perceber :)
Fazes bem, Tokyo é horrivel, um inferno mesmo, pelo menos para mim, odeio pessoas aos montes, carros, transito edificios grandes, eu já me sinto mal em Lisboa quanto mais em Tokyo, fico inquieto e as vezes nervoso, prefiro sitios calmos, isolados e passivos.
Mais uma vez dizes que percebes, mas não sabes do que falas.
Tokyo pode ser uma cidade apinhada de gente, mas se há coisa que essa cidade tem que Lisboa e NY não têm é organização.
Alem disso Japão não é só metropeles...
O que é que aconteceu ao Sega Saturn Shiro?
http://www.youtube.com/watch?v=joNwYPdEBTc :D
Tomara muitos ter a capacidade de criar a história de muitos animes e de muitos jogos, sem falar nas OST', arte, etc...
Ouvi dizer que o Deathnote até vai ser adaptado para série. Quero ver se rivaliza com Dexter's, Prison Break's e afins...
Ouvi dizer que o Deathnote até vai ser adaptado para série. Quero ver se rivaliza com Dexter's, Prison Break's e afins...
Anime completamente diferente de séries...
M@nS1nH0 09-02-2008, 02:42 Olha aqui com legendas em inglês... =P
http://www.youtube.com/watch?v=0qhQ_JFJlZQ&feature=related
Não conhecia esta pub, tenho pena de nunca ter jogado na Sega Saturn e se bem me lembro, só conhecia 1 pessoa que a tinha. Na altura tava cheio de curiosidade para ver o Dragon Ball... mas... nunca joguei =(
Eu já vi dois filmes live action do Death Note.
Acho que foram bem feitos, a parte interessante é terem alterado a storyline de forma a ser bastante diferente, acho que foi bem conseguido.
Outro live action que devo dar uma olhadela que não é propriamente live action pois a anime foi baseada, em parte, nele, é o Great Teacher Onizuka :D
Sailor Moon também teve direito a live action, e, mais uma vez, a historia é bastante diferente da anime, interessante mas diferente, nem vou falar no pormenor de miúdas Japonesas em fatinhos de marinheiro à pancadaria mas, caramba... a personagem principal só fica loira quando se transforma... e a peruca é mesmo foleira :(
I_Eat_All 09-02-2008, 02:52 Sailor Moon também teve direito a live action, e, mais uma vez, a historia é bastante diferente da anime, interessante mas diferente, nem vou falar no pormenor de miúdas Japonesas em fatinhos de marinheiro à pancadaria mas, caramba... a personagem principal só fica loira quando se transforma... e a peruca é mesmo foleira :(http://img340.imageshack.us/img340/4157/sailormoonqg7.gif
Tá visto que isto se tornou na thread dos offtopic sem nexo...
Yggdrasil 09-02-2008, 02:54 Eh pá, implicam sempre com os meus tópicos :-D ainda vai ser encerrado sem que eu tivesse feito nada de mal :D
M@nS1nH0 09-02-2008, 02:55 Vejam este documentário sobre o Segata Sanshiro!
http://www.youtube.com/watch?v=o3lCF8O2N50&NR=1
Excelente! Pena não fazerem publicidades como estas pá... xD
Bruno_Krau 09-02-2008, 11:04 Anime = maluquices? E dizes tu que sabes do que falas...
É verdade que eles têm lá muitas parvoices, mas também têm muita cultura. Tomara muitos ter a capacidade de criar a história de muitos animes e de muitos jogos, sem falar nas OST', arte, etc...
Mais uma vez dizes que percebes, mas não sabes do que falas.
Tokyo pode ser uma cidade apinhada de gente, mas se há coisa que essa cidade tem que Lisboa e NY não têm é organização.
Alem disso Japão não é só metropeles...
http://www.youtube.com/watch?v=joNwYPdEBTc :D
JJmaia, tas te a picar para nada, eu vejo Anime e jogo Jrpgs, vi Death Note e vi tambem os filmes, sei mais sobre Death Note do que qualquer outro aqui no Forum, alguns gosto mas há outros que são uma parvoice pegada.
Não disse que aquilo era maluquices, mas o Japão tem muitas maluquices, tenho familiares a morar la e são consumidos por um mundo de publicidade exagerada, televisao desparatada e fantasia até dizer chega.
E eu disse que tinha cultura, sim, disse, vai mas é ler os meus Posts antes de mandares essas postas de pescada.
E por tu gostares do Lixo que é Tokyo eu tambem tenho de gostar?!Falei por mim amigo.
Falas da organização, pois, e eu é que não sei do que falo, tens noção da quantidade de acidentes e atopelamentos que la há?!Já para não falar dos suicidios.
Prefiro os sitios calmos do Japão os que eu disse que ainda são "virgens" e mantêm a tradição, que é onde vou quando for dar la um saltinho.
lolz, isso do Segata, já vi há anos...
Ps: Os Live Action do DN não valem nada, preferia em Anime com animação da cara do que aquilo, um lingrinhas com dentes defeitosos a fazer de Light, e a não cumpre a serie, nem o N aparece, que é o mais fixe da serie toda
Sabes ao menos a que se devem os suicídios?
I_Eat_All 09-02-2008, 14:58 Não percebo este "Fetish" por Japoneses em todo o lado, no Japão isto, no Japão e aquilo.
Porque o Japão?!
Damn you Japanesewannabe's...Há pessoal aqui que so quer coisas Japas, JRPGS, Animes e maluquices dessas, falam tão bem do Japão, valha-me deus.gosto das tradições, das artes marcias, da cultura, das pessoas e especialmente da comidaeu vejo Anime e jogo Jrpgs, vi Death Note e vi tambem os filmes, sei mais sobre Death Note do que qualquer outro aqui no Forum.Erm... viva a coerencia? :rolleyes:
De resto dizeres que sabes mais que todos os restantes, não te estás a sobrevalorizar um pouco? sabes lá o que nós sabemos ou deixamos de saber, a diferença é que não precisamos de desviar threads de sondagens em terreno Japonês para falsas questões do foro opinativo de cada um e do "gosto/não gosto deles", ou de provar/afirmar que sabemos mais que o próximo; quando o que interessa para esta thread (e estava a ser discutido antes de chegares) é que consolas eles têm, segundo uma sondagem.
Desculpa, mas parece que queres atenção ou mérito de alguma espécie, por um lado entras à rambo, por outro ainda te contradizes ao aparentemente quereres mérito por "supostamente" saberes mais que nós ou whatever; quem te diz que nunca fomos a Tokyo ou não sabemos do que estamos a falar para sermos "elucidados"? (e offtopic, no less) simplesmente não temos de nos andar a pavonear em offtopics numa thread de jogos; e para que fique claro para a questão inicial, ninguém aqui estava sequer remotamente a sugerir que queria ser, erm... Japonês; antes de tu retirares isso sabe-se lá de onde, that is.
Peço desculpa por poder estar a ser um bocado bruto, mas é tudo o que retirei desta discussão; e tenho pena de não poder dizer que foi algo de jeito.
Bruno_Krau 09-02-2008, 17:51 Não vou descutir mais isto, tenho mais que fazer, isto não me leva a lado nenhum, nem a mim nem a voces, cada um sabe o que sabe e acredita no que quer acreditar, eu, voces e todagente!
Paz!
Xiu a pedido do jjmaia :(
Shiuuu, não era para ti :D
sei mais sobre Death Note do que qualquer outro aqui no forum.
E eu sou mais inteligente do qualquer pessoa no forum. E não ousem contrariar-me que senão fico de trombas.
Acreditem que o meu beicinho é mais assustador que essas imagens do Sailor Moon :P
Bruno_Krau 09-02-2008, 22:06 0.o
Eu sou Death Note junky, disse aquilo porque num Forum de Informatica nem todagente anda a ver Anime, talvez 10 ou 15%, se calhar nem isso, como Death Note é de longe o meu Anime favorito disse aquilo, sei tudo sobre aquilo, nomes, personagens, lugares, episodios, dialogos e muito mais logo senti-me á vontade para dizer aquilo.
Bruno_Krau 10-02-2008, 01:14 E como tu há muitos...
Aqui não, acho eu...
Mas caga nisso, é uma serie que já vi, é passado, nem sei para que tanto barulho por causa disso.
Paz!:D
Aqui não, acho eu...
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=127551 :rolleyes:
Ainda estou à espera da tua resposta à pergunta que te fiz.
É pá calma rapaz, vocês levam esta coisa da "intr4w3b" demasiado a sério.
o amiga cd32 não era uma consola europeia?
o amiga cd32 não era uma consola europeia?
A Commodore era Norte-Americana.
pera lá, a Sega não é/era americana? não tinham começado no hawaii?
pera lá, a Sega não é/era americana? não tinham começado no hawaii?
Errado, a SEGA começou o negócio dos jogos nas arcades do Japão. Antes disso era uma empresa de não sei quê...
Morpheus 11-02-2008, 03:18 ... a amostra é tendenciosa só por isso dá para ver que é mais um daqueles estudos para encher chouriços ... tal e qual os estudos do aeroporto...
|
|