Boas. Finalmente migrei para o, Ubuntu, embora tenhoa de correr o XP em VM devido ao Primavera Executive. Contudo, como sou um newbie em Linux, gostaria de saber como é possivel colocar no arranque do Ubuntu algo (tipo script) que me faça isto:
- chmod 777 /dev/vboxdrv
- para aceder ao disco D, tenho sempre que inicio a sessão meter a password de root. Queria evitar isto.
Obrigado desde já
uterrorista
07-02-2008, 10:55
fazendo apenas uma vez:
chmod -R 777 /dev/vboxdrv não te soluciona o problema para sempre??
--------------------------
$ man chmod :
(...)OPTIONS
-R, --recursive
change files and directories recursively
(...)
Salvador_
07-02-2008, 17:52
Boas. Finalmente migrei para o, Ubuntu, embora tenhoa de correr o XP em VM devido ao Primavera Executive. Contudo, como sou um newbie em Linux, gostaria de saber como é possivel colocar no arranque do Ubuntu algo (tipo script) que me faça isto:
- chmod 777 /dev/vboxdrv
- para aceder ao disco D, tenho sempre que inicio a sessão meter a password de root. Queria evitar isto.
Obrigado desde já
tens no site do guia ubuntuPT todas as respostas... por acaso na minha instalacao do ubuntu n tive q fazer nada... por alguma razao ele montame tudo automaticamente nem preciso de clicar nas drives para montar e ele fez isto out of the box...qnd antes nem fazia... mas a tua resposta esta no guia ubuntu "montar automaticamente no boot" tens la os passos
ja agora deixame perguntar te relativamente a uma maquina virtual XP dentro do linux, perdes mta perfomance enquanto tas a usar ? pelo q sei a maquina virtual eh "dividires" os teus recursos fisicos...right ? sendo assim notas quebras de perfomance ?
Não noto grande quebra de perfonance. O portatil é um Dell com 2Ghz de RAM, Intel Core 2 Duo 2.0Ghz e uso o Virtualbox.
scriptKid
07-02-2008, 22:07
Não uso Ubuntu, mas em Red Hat o mount das partições é controlado através do ficheiro
/etc/fstab
Abre este ficheiro, procura por uma linha com
/dev/vboxdrv
e na ultima coluna ( lista de argumentos), verifica se tens "users". Esta opção permite que
utilizadores não root possam montar e desmontar as partições.
Se isto não resultar ou precisares mesmo de por um script no boot, tens de brincar com init.
O primeiro resultado do google para "rc.local ubuntu"
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=7762