View Full Version : Caixa Mágica 12
AndreAPL 05-02-2008, 14:11 E já saiu a nova versão do Caixa Mágica. Desenvolvido em Portugal, agora baseado em Mandriva (vs SuSE nos anteriores), esta distribução trás novas novidades, e o já habitual suporte a hardware comum em território nacional, como modems usb, placas 3G, entre outros. Apenas disponível para o grande público, a versao (final) para download, a 14 de Fevereiro.
Já lançado a versão pro, no projecto e-escolas.
http://www2.caixamagica.pt/images/menutopo/menuta02.gif
Caixa Mágica 12
Foi lançada a nova versão de Caixa Mágica (http://www.caixamagica.pt/CM12/), a 12.
Esta é a primeira versão cuja base é comum com Mandriva e que incluí importantes funcionalidades:
-Acesso 3G (placas ZTE, Option, Huawei,...)
-Cartão do Cidadao
-Ambiente Desktop com efeitos 3D
-Novo motor de detecção de hardware
-OpenOffice 2.3.1 em português
-Novo software Servidor
-Screensaver com imagens de Portugal submetidas pelos utilizadores
Esta nova versão da Caixa Mágica (12) tem uma base totalmente nova, baseada em Mandriva 2008. Assim, tanto a nível de instaladores, como configuradores e na utilização do sistema haverá uma alteração bastante grande em relação a versões anteriores.
Esta versão tem assim muitas mais opções a nível de instalação e configuração, suportando um muito maior número de dispositivos de hardware. Se a sua placa gráfica tiver suporte 3D em Linux pode usar o centro de controlo para activar os efeitos 3D (compiz-fusion) de uma forma muito fácil.
O seguinte software em português é incluído:
Kernel do Linux 2.6.22
OpenOffice.org 2.3.1:
folha de cálculo
processamento de texto
desenho vectorial, ...
Xorg 7.2.0 (servidor de X-Windows)
KDE 3.5.7 (ambiente gráfico)
Gnome 2.20 (ambiente gráfico)
Synaptic (gestor de pacotes)
Centro de Controlo Caixa Mágica (configurador gráfico)
Gimp 2.4.3
entre outros...Página Oficial (http://www.caixamagica.pt/CM12/)
Download (ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso)
Comunidade (http://comunidade.caixamagica.pt/)
Russoila 05-02-2008, 18:10 Tou curioso com esta nova versão do Caixa Mágica, já que é numa base totalmente diferente quero ver o que saiu dali
firedrops 05-02-2008, 18:38 espero ficar agradavelmente surpreendido :)
Paulo Truta 05-02-2008, 18:40 same for me... não gostava muito das edições anteriores da caixa mágica, e por isso fiquei-me pelo ubuntu...
A ver vamos se é desta que mudo para caixa mágica...
Cumps;)
Russoila 05-02-2008, 19:54 Epah eu nunca gostei... começa logo por foi aquele que me tentaram "impingir" na faculdade como a melhor coisa do mundo, quando aquilo n era nada do outro mundo,apenas uma cópia do suse.Vamos lá ver se neste trás melhorias siginificativas
Continuam sem rumo definido, primeiro Suse agora Mandriva, no futuro Ubuntu talvez. É por isso que na minha escola, foi removido o Caixote Trágico e substituido por soluções Xubuntu e Archlinux
petersaints 05-02-2008, 21:45 Pois o que chateia no Caixote Trágico é que eles esfolam-se todos a lançar uma versão mas depois updates ou novas versões está quieto. Não sei exactamente qual é release cycle mas é bem mais que 1 ano penso eu.
firedrops 06-02-2008, 01:56 talvez com os portateis e-escolas ganhem novo alento.
tem os seus pontos fortes, apoia software nacional blahblah, suporta hardware out-of-the-box como por exemplo os tão usados em portugal modems USB, mas não compensa a dispersão da userbase através de um fork duma distro pre-existente (neste caso Mandriva) que oferece maior versatilidade em updates e no software em geral.
a verdade é que a variedade em GNU/Linux é o que faz o sistema maravilhoso como é, mas até ver os processos de massificação fazem-se por convergência e não dispersão (cf. o crescimento monolítico de Ubuntu face as outras distros...)
Para soluções nacionais, há o Alinex que é bem mais viável do que o Caixote.
Embora alguns discordem creio que o apt e afins com deb's são bem melhores que a solução de rpm's.
Este ainda não testei (nem sei quando terei tempo) mas a mudança para mandriva:sad:
Creio que estavam melhores com o Suse. Mas isto sou eu a pensar.
De qualquer das formas: Boa sorte para eles.
Russoila 07-02-2008, 12:57 Pois na minha opinião para trocarem bem que podiam ter ficado Debian based pois tb sou
"apt-get dependente".
Mas em relação à troca para mandriva não posso falar pois só utilizei dois dias pro VM que não da para ter uma grande ideia
madskaddie 07-02-2008, 13:10 Atenção que a CM utiliza uma solução apt-rpm desenvolvida (em parte) por eles... portanto, se funcionar bem "apt-get -odependencia" deixa de ser argumento...
Russoila 07-02-2008, 19:27 XLucas ou lá como se chamava?
Era interessante mas não me cheira que chegue aos calcanhares do apt-get,mas só experimentando
madskaddie 08-02-2008, 00:27 XLucas era ou painel de controlo ou o instalador (sendo xlicas o outro). São coisas distintas... se percebi bem, agora para instalres qq coisa fazes apt-get install pacote.
firedrops 08-02-2008, 00:31 o problema não está no gestor de pacotes usados a meu ver. isso acaba por ser mais ou menos redundante. a questão está nos escassos repositórios específicos para esta distro que limitam a escolha de software. nas versões anteriores podias usar pacotes de SuSe que a compatibilidade era relativamente alta (embora frequentemente desse problemas); nesta nova versão, desconheço o grau de compatibilidade com pacotes para mandriva e se é inclusivé possivel usar esses repositórios. se assim for e se a compatibilidade for assegurada, ganhou uns valentes pontos na minha opinião pessoal :D
petersaints 11-02-2008, 23:45 Pois é no dia dos namorados já podemos ver a CM12 :P LoL Já agora vou experimentar :P
A que horas será feita a release? Não vou deixar o meu gentoo, mas fiquei curioso com a mudança para mandriva!
firedrops 14-02-2008, 14:00 e já saiu :P
ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso/
é triste não haver uma versão em cd
petersaints 14-02-2008, 14:25 Apesar de ser baseado em Mandriva usa repositórios próprios não é? É que daqui a uns meses deve ser uma das distros mais desactualizadas que anda por aí.
firedrops 14-02-2008, 14:41 depende, se houver compatibilidade binária com Mandriva não deve ser muito complicado ter uns repositórios actualizados.
mas alguém com mais conhecimentos que eu pode elucidadar este ponto, porque até o próprio conceito de compatibilidade binária é vago para mim :P mas penso que podes instalar qualquer pacote e inclusivé usar um repositório de mandriva que funcionará sem problemas.
m4r10_PL 21-02-2008, 05:54 bem nao ta mal, mas aquilo é o mesmo que usar mandriva .. sinceramente.. so é bom pk tem la as cenas ja pa placa de banda larga movel das operadores e os modems dos isp's ja prontos a usar!
m4r10_PL 25-02-2008, 01:54 nao.. é uma distro normal como as outras...
Sinceramente, não consigo compreender porque é que as pessoas em fóruns e afins se mostram tão caixofóbicas.
É verdade que também tive a minha quota parte de experiências negativas anteriormente com esta distribuição, nomeadamente a incapacidade de a instalar, mas acho que essas peripécias nunca justificam a verdadeira anti-campanha que se tem verificado.
Acabei de instalar a versão 12 e posso dizer que estou mesmo muito bem impressionado. O sistema é muito funcional, e ainda mais rápido. Nota-se que o trabalho dos engenheiros por trás desta distribuição foi bem orientado, e levado a bom porto. Porque o que faz uma distribuição linux boa, não a capacidade de "fazer alguma coisa", é fazer e pronto. Em qualquer distribuição (Ubuntu, opensuse etc) eu posso pôr um modem 3g a funcionar, só que não ponho (ou ponho de forma deficiente) porque tanto posso não ser capaz de fazer o twiking necessário como simplesmente porque me apetece gastar tempo com coisas mais importantes. E é nisto que a caixa mágica é forte: aquilo que interessa (nomeadamente aos utilizadores portugueses) simplesmente funciona. Referi os modems 3g, mas posso referir tantas outras coisas: o compiz-fusion (que com um clique consegui por a funcionar como nunca tinha posto - aka sem problemas de maior - noutra distribuição; o amsn, que já vem com uma versão svn compilada com o tcl/tk 8.5 ou seja, já tem o melhor aspecto disponível para o programa e o maior número de funcionalidades para quem migra do WLM (já que estamos num país em que isto do linux ainda é maioritariamente uma aventura de utilizadores de windows); sei lá, e em pormenores tão simples mas que fazem toda a diferença, como já vir com o plugin do mplayer para o firefox completamente optimizado (nunca o tive a funcionar tão bem noutra distribuição) o flash, skype, java e múltiplos codecs, etc etc etc, tudo já instalado, fazendo-a uma distribuição perfeitamente funcional.
Volto a dizer que não compreendo porque é que o pessoal se mostra tão crítico a esta distribuição. Parece-me um esforço perfeitamente válido e que merece todo o nosso apoio, e não aquela atitude do bota-abaixo, que não faz sentido nenhum e é completamente contra o espírito do open-source do contributo da comunidade (escusado será dizer que está nas mãos de todos nós fazer com que tenhamos uma distribuição de ambição nacional competente).
Cumprimentos
Também concordo que o pessoal por vezes exagera um pouco, até muitos sem real conhecimento de causa... A verdade é que o Caixa Mágica devido aos seus erros do passado deixou muita gente de pé atrás :/
É lógico para mim que esta nova versão possa estar muito melhor que as anteriores a verificar-se o que aqui já foi dito, sendo o mesmo uma cópia do Mandriva tem tudo para ser estável e maduro... Na minha opinião só peca por acrescentar pouco ao mesmo, é pena :(
Eu falo por mim, tentei instalar Caixa Mágica algumas vezes (algumas versões), acho que a última que me fez desistir, foi a versão 8, muitos erros, muitas das vezes nem se quer instalava, ou não arrancava, e depois, nada de novo, uma cópia disto, agora outra cópia daquilo, que pouco traz de novo.
Tinham mais valor se apostassem em algo novo, e de raiz, é por isso que o Alinex (apesar de ser uma versão do Debian) está a ter mais aceitação nas escolas do que o Caixa Mágica.
petersaints 27-02-2008, 23:02 Eu falo por mim, tentei instalar Caixa Mágica algumas vezes (algumas versões), acho que a última que me fez desistir, foi a versão 8, muitos erros, muitas das vezes nem se quer instalava, ou não arrancava, e depois, nada de novo, uma cópia disto, agora outra cópia daquilo, que pouco traz de novo.
Tinham mais valor se apostassem em algo novo, e de raiz, é por isso que o Alinex (apesar de ser uma versão do Debian) está a ter mais aceitação nas escolas do que o Caixa Mágica.
Eu pelo menos até à 10 também nunca consegui por aquilo a funcionar correctamente, pelo menos no meu PC.
A 11 e 12 já não sei :P
Por acaso falei com o amigo El_UnO há uns dias, e quase que me convenceu a tentar experimentar esta nova versão. Quase, pois:
Problemas conhecidos:
(...)
Outras distribuições de linux não são detectadas e não é colocadoa uma entrada no gestor de arranque para elas;
O DVD não está automaticamente adicionado como repositório no "Synaptic", é preciso marcar à mão os repositórios do tipo "file:///" que já lá estão, garantir que o DVD está montado e no ecrã principal carregar em "Recarregar";
in Leia-me (http://darkstar.ist.utl.pt/caixamagica/12/oficial/iso/leia-me.html)
Mas que raio?
Não detecta outras distros?
E o DVD não está como repositório? É que com a qualidade de internet que há nas escolas (ou que havia pelo menos até ao ano passado, na minha), devemos ir muito longe a fazer download dos pacotes pela internet...
É por isso que na minha escola, está com Archlinux nos Desktops e Alinex nos portateis
ElvioNeto 11-03-2008, 20:55 nao se esqueçam que esta distro iniciou muita gente no mundo do linux!
é claro que pode nao estar ao nivel das de topo mas é sempre uma mais valia para que nao percebe nada de linux
lembro-me que foi das primeiras distros que instalava os modems adsl tugas todos
os repositorios da comunidade (que sao grandes) teem tudo actualizado e pronto a ser instalado
em tempos em que os codecs ou dvdripers ,drivers etc e outras coisas eram taboo nas mais famosas distros o caixa magica ja tinha tudo!
basta activarem os repositorios da comunidade no synaptic e vao encontrar programas ja compilados que nao existem nas mais famosas distros ( ate o btuga me lembro de ver la )
nao uso o caixa magica a muitos anos , mas aconselho como sempre a quem nunca usou linux
4GB por download?? E onde é que eu gravo isso? Como? Não tenho gravador de DVDs... :S LOL
Será que vai haver uma versão para CDs normais? :P
petersaints 17-03-2008, 13:26 4GB por download?? E onde é que eu gravo isso? Como? Não tenho gravador de DVDs... :S LOL
Será que vai haver uma versão para CDs normais? :P
Não me parece. Hoje em dia já se assume que toda a gente tem gravador de DVDs.
CesarLuc 17-03-2008, 13:38 Que feedback podem dar acerca do live cd do caixa mágica? alguém já utilizou?
É que estou a pensar usar só para uma ideia de como funciona o linux.
Não me parece. Hoje em dia já se assume que toda a gente tem gravador de DVDs.
Pois, ou seja, fico sem a CM12... :P
Ou então instalo a 11 :S
Não, prefiro ficar como estou, com o Ubuntu. :D
Que feedback podem dar acerca do live cd do caixa mágica? alguém já utilizou?
É que estou a pensar usar só para uma ideia de como funciona o linux.
LiveCD?? Para que versão?
CesarLuc 17-03-2008, 14:11 LiveCD?? Para que versão?
Caixa Mágica 11 Live CD (32 bits)
Caixa Mágica 11 Live CD (32 bits)
Sim, já experimentei e está bom, mas não é a versão mais recente... :(
EU agora queria era uma versão CD com a CM12. :P
Só uma perguntinha:
#traetk: Vais mesmo usar a CM11? Ou queres apenas experimentar o LiveCD?
Korben_Dallas 17-03-2008, 15:22 Alguém arranja o checksum md5 da Caixa Magica 12 DVD 32-bit?
Alguém arranja o checksum md5 da Caixa Magica 12 DVD 32-bit?
http://darkstar.ist.utl.pt/caixamagica/12/oficial/iso/CM12_32_final_dvd.md5
Korben_Dallas 17-03-2008, 15:24 Thanks ;)
CesarLuc 18-03-2008, 08:42 Só uma perguntinha:
#traetk: Vais mesmo usar a CM11? Ou queres apenas experimentar o LiveCD?
Quero experimentar, uma vez que só ouço maravilhas dele. Se gostar e vir que corresponde às minhas necessidades (não sou um utilizador muito exigente), mudo permanentemente para um linux.
Mas porquê?
Quero experimentar, uma vez que só ouço maravilhas dele. Se gostar e vir que corresponde às minhas necessidades (não sou um utilizador muito exigente), mudo permanentemente para um linux.
Mas porquê?
Sim, mudar para Linux é uma boa opção, mas mudar para Caixa Mágica 11, já nem tanto, até porque já é uma versão desactualizada. Para isso experimenta Ubuntu, que é fácil para te habituares ao novo OS, ou instala logo a Caixa Mágica 12.
CesarLuc 18-03-2008, 18:46 O Ubuntu é uma versão do linux "melhor" não é?
Desculpa a nobisse.
Não, é uma versão do GNU/Linux orientada para um publico que pouco ou nada percebe disto.
CesarLuc 18-03-2008, 19:17 Não, é uma versão do GNU/Linux orientada para um publico que pouco ou nada percebe disto.
É o ideal para mim então.
Estou a pensar instala Ubuntu na seguinte máquina:
Procesador: P. IV 2.0 Ghz
Ram: 512mb
Disco: 40 Gb (actualmente com 2 partições)
SO: XP pro.
Acham que a máquina aguenta com os dois SO? Tenho de fazer uma nova partição para o Ubuntu, devo apagar a 2ª partição que já existe no disco?
Obrigado.
Sim,a máquina aguenta perfeitamente.
Quanto à partição...não usas essa partição para guardar os dados ou qualquer coisa,pois não?
Mas de qualquer maneira, não é preciso apagares,se quiseres podes redimensionar...
CesarLuc 18-03-2008, 20:16 Sim,a máquina aguenta perfeitamente.
Quanto à partição...não usas essa partição para guardar os dados ou qualquer coisa,pois não?
Não, essa partição está Cheiínha de pó. lol. Se usa-se teria algum problema?
Bem o que estou a pensar fazer é:
Por a partição básica com 25gb, ficando a 2ª já existente com 5gb e criarei uma 3ª de 10 Gb para correr o Ubuntu.
Disse alguma asneira?
Cumps.
Não, essa partição está Cheiínha de pó. lol. Se usa-se teria algum problema?
Bem o que estou a pensar fazer é:
Por a partição básica com 25gb, ficando a 2ª já existente com 5gb e criarei uma 3ª de 10 Gb para correr o Ubuntu.
Disse alguma asneira?
Cumps.
Hum, parece-me bem. Não detectei nenhuma asneira. :P
Quanto ao espaço do disco e número de partições, isso tens que se tu a ver. :P
Fala-se muito no linux, eu tambem gostava de usar mas, até agora ainda não consegui encontrar uma versão que me permita ter ligação á internet, nem o caixa magica 12 (o 11 não instala), gostei do Ubuntu mas tambem não dá. Tenho uma ligação por USB com modem sem marca, será que alguem me consegue ajudar?
Qual é exactamente o modem? Veio com o kit de algum ISP? Alguma indicação deves conseguir obter, modelo, alguma referencia que tenha escrito. Sem saber mesmo nada é complicado porque nem tens por onde começar para tentar por isso a funcionar.
cumps,
Carlos
Dúvidas não é aqui.
E usem o search antes de perguntar algo.
|
|