View Full Version : Linux para começar...
Korben_Dallas
17-10-2003, 03:33
Ois ppl
Esta semana vou arranjar aqui um P1 166 e tava a pensar instalar uma versão de Linux para finalmente poder começar a mexer nesta cena sem medo de estragar :D
Recomendam-me qq coisa assim tipo só linha de commandos ou com um GUI mt light para começar.
Listas de comandos tb se agradece :P
Thanks
Andr0m3da
17-10-2003, 11:10
eu recomendava uma instalação "magrinha" de slackware.
qd conseguires fazer alguma coisa de jeito, ja vais trabalhar a vontade em qq outra distribuição :D
os comandos básicos metem-se depois de instalares isso, ok? hehe
vamos lá ver o q mais pessoal sugere, qd optares meto aqui alguns comandos q vais precisar.
um abraço
da um saltinho aqui,
http://www.distrowatch.com/
de uma forma mais séria, secalhar recomandava-te Mandrake para começar, RedHat n recomendo de forma alguma, mas isso já vem de trás, é personal hehe.
essa ideia dos comandos basicos é mto fix pode ser q seja da maneira q começo a brincar um coto com isso.
Tenho em casa o red hat 9 e o madrake 9
Andr0m3da
17-10-2003, 11:43
aprender por aprender, n vejo um único motivo que justifique teres a versão mais recente.
secalhar vejo mais motivos para o contrario, sacar a mais antiga que encontrares :D
menos ferramentas, menos config's automaticas, menos "plug'n play"...
ojdr2001
17-10-2003, 12:17
Boas,
O Linux para mim, tal como para muitos users deste fórum, é um bicho de 7 cabeças:P . Gostaria imenso de começar a explorar este SO e realmente ver as suas potencialidades. Simplesmente não sei por onde começar.
Lanço um desafio: que tal os expert em Linux fazerem um tutorialzito de como se iniciar em Linux, começando exactamente pelo Capítulo I: Que Linux instalar, como instalar e quais os requesitos necessários?
Cumps
nao sei pq mas...
Concordo plenamente ctg ojdr2001
Requisitos mínimos...
386
4MB ram
20 MB disco...
Não era uma piada...
Mas para se ter um bom desktop
Pentium 100
32 MB RAM
1.5 GB disco
Começa por sacar o Mandrake e conhecer bem o hardware que tens
ojdr2001
17-10-2003, 13:00
Tafinho, obrigado mas espero que o que indicaste seja apenas o prólogo do teu tutorial:D :D :D :D :D
Já agora: onde sacar o mandrake?
Offtopic: o nome de mandrake traz-me boas recordações. Era um dos meus heróis de BD preferidos quando era muito jovem....
Desculpem lá, mas aproveitando esta de linux e para não abir outra thread, fica aqui uma questão:
Eu tenho o XP e o RedHat9 instalados. Obviamente tenho um boot loader para escolher o SO. A questão é a seguinte. Eu quero reinstalar o XP, formatando se calhar a partição onde este se encontra.
Como é que faço depois para voltar a ter o LILO sem ter que instalar o Linux de novo?
Thx!
Andr0m3da
17-10-2003, 13:46
so tens q garantir que tens uma diskete de arranque ou um cd de arranque é o mais civilizado hj em dia :)
e depois arrancas o linux pelo CD e instalas novamente o LILO
n tou com os comandos de cor e estou rodeado de win2kserver agora, por isso faz na consola.
"man lilo"
um abraço.
eu aceitava o desafio na boa, mas ando com uma media de horas de trabalho de 16 nas ultimas duas semanas, tafinho a meias? ou aceitas tu isso?
...andromeda, pq nao curtes o redhat ?
ojdr2001... nao há nada mais simples:
ftp://ftp.telepac.pt/pub/redhat/redhat/linux/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc1.iso
ftp://ftp.telepac.pt/pub/redhat/redhat/linux/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc2.iso
ftp://ftp.telepac.pt/pub/redhat/redhat/linux/9/en/iso/i386/shrike-i386-disc3.iso
Gravas 3 cds, arrancas com o primeiro e tens uma instalação muy facil ao jeito do windows xp, tens k ter é atenção apenas a criar as partições. Arranja uns 3Gb livres, e depois qd chegar a parte das partições dizes "Manually with Disk Druid" e crias uma partição swap com o tamanho da tua memoria, e outra ext3 com o resto. Nesta ultima no mount point metes / . Nas partições windows em FAT que queiras aceder via linux no mount metes por exemplo /discowin . Prossegues a instalação, deixas ele instalar-te o grub que te vai permitir escolher o SO no boot do PC, fazes a instalação de workstation e ta a andar de mota.
Acho que mt do pessoal adepto do linux nao anda a gostar mt das versões recentes do linux uma vez que cada vez se aproximam mais ao windows ( finalmente descobriram a polvora... ) e nao gostam de aceitar que agora é tudo mais facil e que pessoal sem mts conhecimentos possa utilizar linux, e acabam sempre por preferir instalações xpto's que veneram pq sao mt dificeis de instalar, ou pq tens k recompilar o kernel ao jeito do teu cpu ou pq isto e akilo... No fundo acho que o linux se tornou um refúgio daqueles que queriam ser diferentes mas que ao longo do tempo as empresas que fazem as distribuições acabam por desfazer esse mito fazendo as distros mais desktop user's like.
É claro que tens distribuições que nao sao para uso a nivel de um user de desktop, mas nao tens interesse nenhum nisso por enquanto. No redhat podes à vontade usar o gcc para compilar assembly e gnu c, podes explorar java, tcl, etc etc etc etc etc.
Acredita, o redhat 9 é MESMO fácil de instalar, e depois é MESMO fácil de usar.
Depois de instalares o redhat, quando sacares programas que queiras instalar é só fazeres:
$ rpm -ivh nome.rpm
ele instala-te a package.
se sacares programas em .tar ou .tar.gz fazes
$ tar -xvf nome.tar ou tar -zxvf nome.tar.gz respectivamente, entras na directoria que ele te queria e lês o INSTALL que tem os passos que tens de seguir.. ( make , etc... )
Atenção quando defines a password na instalação, o administrador tem o username root.
Andr0m3da
17-10-2003, 14:11
uns stress's com umas versoes antigas, e uma aposta perdida qd decidi "sonhar" q essa versão antiga vinha minimamente segura.
Cada vez q me lembro do meu colega a dizer..."logo tu q só usas Slackware, fazer uma aposta com a segurança do RH ...." e aquele sorriso heheheh, sacana.
por essas alturas andava a instalar um pequeno mail server com outro igual a copiar o disco do primeiro para "prevenir" isto para aí em 97/98 uma coisa assim do genero.
portanto, daí para a frente RH vai prá borda do prato.
mas depois um pouco mais a sério, n gostei mto de uma ou duas versoes lançadas depois disso, daí para a frente nunca mais mexi.
gayzada por gayzada prefiro o Mandrake sem dúvida, para trabalhar mantenho o Slackware.
Originally posted by greven
Desculpem lá, mas aproveitando esta de linux e para não abir outra thread, fica aqui uma questão:
Eu tenho o XP e o RedHat9 instalados. Obviamente tenho um boot loader para escolher o SO. A questão é a seguinte. Eu quero reinstalar o XP, formatando se calhar a partição onde este se encontra.
Como é que faço depois para voltar a ter o LILO sem ter que instalar o Linux de novo?
Thx!
Ok, thx. Eu também cheguei à parte da diskete de arranque, o prob é se depois não sei instalar aquilo a partir do linux, mas isso logo se ve. Thx !
Andr0m3da
17-10-2003, 14:20
chight,
por acaso optimizas o comportamento da maquina caso tenhas pouca memoria, usando uma swap com o dobro da tua memoria.
mas porque complicar, n é?
alem disso, o RH é facil de instalar, e depois? alguem disse o contrario?
para aprender, o mais facil, achas o mais adequado? eu nao, mas eu ca tenho uns fusiveis queimados :D
Acho que mt do pessoal adepto do linux nao anda a gostar mt das versões recentes do linux uma vez que cada vez se aproximam mais ao windows ( finalmente descobriram a polvora... ) e nao gostam de aceitar que agora é tudo mais facil e que pessoal sem mts conhecimentos possa utilizar linux, e acabam sempre por preferir instalações xpto's que veneram pq sao mt dificeis e pq tens k recompilar o kernel ao jeito do teu cpu ou pq isto e akilo ou pk blablabla.
n gosto das ultimas versoes de linux n pq estao a ganhar um aspecto "a la windows" mas por aquilo q estao a perder...
a historia de recompilar o kernel, epah ainda bem que já n é preciso faze-lo na altura do install, td melhora, mas ainda bem q ainda é possivel optimizar o kernel da maquina, ainda bem q ainda n é windows.
sabes pq prefiro Slackware?
a diferença entre cada distro, está apenas na quantidades de packages q trás, o cuidado na sua selação e o nivel de "automação" inserido.
eu pq prefiro controlar a situação ao maximo, dou o previlegio a uma distro que n faça tudo por mim, apenas isso, sei onde mexo e que apenas eu mexo.
estou habituado a ir directo ao file de config do modo grafico e alterar a resoluçao default, agora com ferramentas que o fazem, começam a prestar atenção a varios ficheiros e um gajo perde-se.
apenas isso.
bem ppl e q tal fazermos um tutorial interactivo, tipo iamos definindo umas coisas para fazer e os "experts" davam um tempo limite ( tipo 2 dias para cada tarefa ) e o ppl q vai tentar ambientar-se ia colocando duvidas... q dizem??
Andr0m3da
17-10-2003, 14:23
Ok, thx. Eu também cheguei à parte da diskete de arranque, o prob é se depois não sei instalar aquilo a partir do linux, mas isso logo se ve. Thx !
relax,
ainda com o windows a bombar fazes um ensaio.
arrancas pela floppy para ver se a floppy bomba.
depois na consola fazes "man lilo"
mas se bem me lembro instalar o lilo é mesmo só "LILO" talvez precises de "LILO -R"
mas só mesmo em casa q de cor n me lembro.
ojdr2001
17-10-2003, 14:53
Thx a todos pelas dicas. Só peço um favor: mantenham uma linguagem técnica e um nível acessíveis aos que, como eu, não percebem nada disto.
Cumps
Andr0m3da
17-10-2003, 15:07
Originally posted by ojdr2001
Thx a todos pelas dicas. Só peço um favor: mantenham uma linguagem técnica e um nível acessíveis aos que, como eu, não percebem nada disto.
Cumps
be cool, eu ca n gosto de termos tecnicos mesmo :D
offtopic: hj tou numa de "relax" "be cool" e afins, é o truque para manter a calma qd o work aperta hehehe
hj se sair a horas vou apanhar uma das valentes q é para aliviar o stress :D
Originally posted by Andr0m3da
be cool, eu ca n gosto de termos tecnicos mesmo :D
offtopic: hj tou numa de "relax" "be cool" e afins, é o truque para manter a calma qd o work aperta hehehe
hj se sair a horas vou apanhar uma das valentes q é para aliviar o stress :D
Se precisares de ajuda para apanhares uma diz :p
Originally posted by Andr0m3da
relax,
ainda com o windows a bombar fazes um ensaio.
arrancas pela floppy para ver se a floppy bomba.
depois na consola fazes "man lilo"
mas se bem me lembro instalar o lilo é mesmo só "LILO" talvez precises de "LILO -R"
mas só mesmo em casa q de cor n me lembro.
Obrigado! É verdade, nunca tinha reparado que já és moderador! Anyway, thx for the tips!
Andr0m3da
17-10-2003, 15:38
fui promovido mto recentemente, e foi so depois de passar um cheque, lololololol
SoundSurfer
17-10-2003, 16:47
Epá.. eu tb domino pouco o linux.. tenho o Mandrake, é quase só instalar "à lá" windows, usar o gcc ou o Eclipse e pouco mais...
Da minha experiencia, penso que o bootloader "GRUB" é mais simples de usar e de recuperar que o LILO... penso que para que esta a começar é melhor...
Pelo ritmo que leva este thread percebe-se claramente que à uma enorme vontade de muitos users se iniciarem no Linux.
Eu já fiz algumas tentativas mas até agora só consegui usar o Knoppix a partir do CD.
Comprei à bastante tempo o Suse 7.0. Li muito e nunca fui capaz de o intalar.
No entanto tenho acompanhado a suse e vai sair uma nova versão dia 24 de Outubro. Esta versão pode ser instalado em discos formatados em NTFS. Pessoalmente não me importo de comprar essa distribuição. Acho um pouco confiuso tantas versões e outras tantas opiniões diferentes dos vários users. É um pouco como os clubes de futebol:)
Uma coisa que me preocupa (pelo meu completo desconhecimento) é se algo correr mal na instalação como é que formato o disco. Uma das coisas que uma vez me aconteceu foi ficar sem linux e não consegui formatar mais aquele disco:sad:
Gostava de colocar as seguintes questões:
1º É prudente ter no mesmo disco Windows e Linux. Tendo necessariamente que a instalação do Linux ser feita depois do Windows. Ou será melhor ter um disco para windows e outro para Linux. Se tiver que reinstalar algum deles vou ter problemas em arrancar com o outro depois? Isto não previne a possiblidade de haver problemas?
2º O disco deve estar formatado como. Em Fat 32? NTFS?
3º Estou a descarregar o redhat dos links que o chight colocou e aquilo está com extensão.rar. Tenho que descompactar ou apenas gravar tal como está para um CD?
Como já tenho o windows no disco o que faço para instalar? Tenho este disco particionado em 2 sendo que o C é o wind e o D tenho documentos. Basta apagar os dados e instalar o Linux nesta partição. A partição está em NTFS. O Red Hat 9.0 instala?
Sugestões:
1º Colocar um sticky com os servidores nacionais onde se pode ir buscar as imagens iso das diferentes distribuições e respectivas versões como o chight colocou numa das suas respostas.
2º Construir um FAQ com as questões que aqui se vão colocando divididas por temas.
Olha só para responder a algumas das tuas questões (as que sei!). Tens por exemplo em http://joel.ist.utl.pt (servidor do IST) várias distribuições de linux. Ou aqui por exemplo ftp://ftp.cprm.net/pub/ .
Quanto a instalar no mesmo disco do windows acho que não tens problema nenhum. Eu por acaso tenho noutro disco, mas nem está a ocupar a totalidade do disco, o restante é para ficheiros e está formatada em NTFS. Para instalares na mesmo disco do windows, podes por exemplo (os linuxgurus daqui, podem-te explicar melhores métodos, este é somente o que eu utilizo), utilizar o Partition Magic e deixa espaço livro no final do disco em questão. Depois qundo instalas o Linux é só escolheres aquela porção de espaço livre e voila!
Obrigado greven:
Estou a explorar este site http://www.linux-tutorial.info/
O que é que significa a parte dos 1024 cilindros do disco. O Linux tem que ficar instalado no início do disco? Não posso instalar na segunda partição? Continuo a tentar aprender.
Andr0m3da
17-10-2003, 19:35
a questao dos 1024 cilindros n é importante, ou ja deixou de ser.
no LILO tens um parametro que se inicializa de uma simples forma é escrever "LBA32" numa das primeiras linhas do ficheiro de config.
a questao do cilindro 1024 era que a bootable partition n podia estar alem deste cilindro.
quando os discos grandes começaram a surgir o que o pessoal tipicamente fazia era criar uma mini particao no inicio do disco, onde ficava o lilo apenas (ou seria tb o kernel? acho q nao) e depois ter o resto do sistema la para cascos de rolha.
agora isso ja n acontece e para o mostrar (hj vou sair mas eu meto isso aqui), posso tirar uma pic com o partition magic onde verao q tenho o linux no fim do meu disco de 40G.
quanto a ter o linux no mesmo disco que o windows, só se estiverem em partiçoes diferentes.
É possivel ter na mesma partição, mas isso eu nem para 2 versoes diferentes do windows faço. É simplesmente má practica.
Todos podemos andar de janela aberta a 300KM/h mas n é mto boa ideia.
Simplesmente nem tudo se deve fazer só pq se pode.
Metro,
qt a distros, é verdade o que disseste a mim tb me faz confusão haver tantas, principalmente qd tinha paciencia para as experimentar.
A Suse, das q experimentei é a q menos tempos usei, e por isso conheço pior, mas vejo-a como uma distruibuiçao mto boa, apenas o pormenor de se ter de pagar aquele pedaço
É talvez a distro mais virada para o mercado empresarial, ou "pagante" chamemos-lhe assim.
Qaunto a problemas com a re-instalação de algum sistema operativo, só existe num sentido.
Caso re-instales o Linux, o lilo vai-te sempre continuar a chamar o Windows e mm que nao o faça, são meia duzia de linhas de codigo a acrescentar no ficheiro de config.
Caso re-instales o Windows, aí esse simpatico e inteligente sistema operativo, vai sobrepor o seu bootloader, no boot sector, independentemente do que lá esteja e portanto ficas sem poder aceder ao Linux.
Eu cm uso Slackware, o CD é bootable e dá para apontar para o kernel que tenho no meu disco e tá a bombar, depois é só instalar o LILO.
o Linux é um sistema q convive pacificamente com outros SO's.
Podes instalar na partiçã NTFS, mas eu aconselhava a seguires os passos q o chight indicou la mais para cima. usa esse espaço para uma partição SWAP e para os dados. o disk druid faz-te isso a rir e sem stress's
desculpem la a desorganização na escrita mas estou ainda a bulir a dei só um saltinho aqui á pressa
Obrigado Andr0m3da.
Refres-te a esta parte:
"Gravas 3 cds, arrancas com o primeiro e tens uma instalação muy facil ao jeito do windows xp, tens k ter é atenção apenas a criar as partições. Arranja uns 3Gb livres, e depois qd chegar a parte das partições dizes "Manually with Disk Druid" e crias uma partição swap com o tamanho da tua memoria, e outra ext3 com o resto. Nesta ultima no mount point metes / . Nas partições windows em FAT que queiras aceder via linux no mount metes por exemplo /discowin . Prossegues a instalação, deixas ele instalar-te o grub que te vai permitir escolher o SO no boot do PC, fazes a instalação de workstation e ta a andar de mota."
A memória a que aqui se refere è a memória ram? Como tenho 512MB devo fazer um ficheiro swap 512MB e o resto ext3. Certo?
Quanto aos cd´s do redhat copio tal como o ficheiro vem ou tenho que descompactar?
Acho que vai ser desta. Ou vai ou racha.:D
Andr0m3da
17-10-2003, 20:08
a SWAP para trabalho "á homem" deveria ser o dobro da mem ram, para tudo e mais alguma coisa, a SWAP do mesmo tamanho da ram chega.
eu para o uso "caseiro", e se tivesse 512de ram, punha uns 256MB de SWAP.
mas se tencionares meter jogos e isso tudo em cima, segue para os 512MB de SWAP.
qt a gravares os cd's, n faço ideia como vem os ficheiros q sacaste, mas ou estao em ISO, ou noutro formato de gravação, ou então zippados e com ISO la dentro.
um abraço
Só vi hj a thread e axo bom, pk tb gostava de entrar mais fundo no Linux! :)
Metro a partição Swap é utilizada para a memória virtual do sistema, tipo tens 512MB ram física no pc, se kriares uma partição Swap 512MB para o Linux, a tua memória virtual da mákina vai ser 1024MB! Simples não é! ;)
Quando estiveres a utilizar o espaço Swap, o Linux move as páginas nao usadas de fora da memória para o disco, permitindo que executes as aplicações de uma só vez no sistema. Mas nem sempre, pk o espaço Swap é lento, não há reposição para a Ram real. Mas existem aplicações que requerem grande kuantidade de memória, logo necessitam de contar com o espaço Swap se não tiver Ram.
Eu já usei em tempos o Mandrake e emulava o windows no VMware (Pc Virtual numa janela no KDE) mas começei a apanhar o viçio do 3dmark e afins, lá voltei para o win... :rolleyes:
Nessa altura k usava linux smp criei a partição Swap com os mesmos MB da ram, por exemplo já tive 64mb de ram á uns anos, logo usava o Swap de 64MB, ou seja 128MB de memoria virtual! ;)
É dificil uma makina "caseira" xegar a utilizar 512MB, ptt xegam!
Ou seja se fizerem uma partição Swap mto grande, é um desperdiçio, pk o espaço restante não será nunca utilizado em klker situação e podem aproveitar exe espaço para a partição principal (linux native) ;)
Kuanto aos cds se estiverem com a extensao *.ISO gravas com o nero axim como está, escolhes "Burn a image file" e abres exe fixeiro .ISO ;)
No k puder ajudar contem cmg, e como óbvio tb keria aprender umas coisitas, tipo sobre servidores e redes ;) :D
Ah lembrei-me de uma coisa, existem 2 programas para o windows k sao pc's virtuais, ou seja voces escolhem os MB de ram HD etc ;)
Um deles é o VMware k tem a versao para Linux e Windows e o Virtual PC para o win! :)
Para kem se está a iniciar pode arranjar estes programas e kriar um pc virtual no windows com o Linux a correr ;)
Assim escusam de Dual boot´s etc ;)
é só abrir o programa e clickar 2vezes no SO e ele arranka o Linux ;)
JuSt_Me_AnD_yOu
17-10-2003, 20:54
para ajudar =)
LinuxPT (http://www.linux-portugal.org)
para ajuda no momento #linuxpt
com ppl nice e sempre disposto ajudar =)
continuem o bom trabalho :)
Originally posted by Metro
.
Eu já fiz algumas tentativas mas até agora só consegui usar o Knoppix a partir do CD.
Comprei à bastante tempo o Suse 7.0. Li muito e nunca fui capaz de o intalar.
Explica-me como conseguiste instalar o Knoppix mas não conseguiste instalar o Suse...?
Desde o 6.0 que o Suse é a Distro mais fiável e fácil de instalar... e também a mais cara :)
Quanto a bootloaders...
Larguem o Lilo aquilo já deu o que tinha a dar.
Usem o GRUB.
Já agora, se querem aprender muito à custa de umas cebeçadas usem Gentoo
Tafinho o Knopix nao é preciso instalar, basta meter na bios boot por cd-rom e meter o cd, ele detecta o hardware todo e auto-configura-se sem ser necessário um HD, basta ter cd-rom ;)
Suse é mto fixe, tenho aki a versao 7.2 original, k trás 7cd's e 1dvd :)
Pena os manuais estarem em alemão :(
Originally posted by Lasac
Tafinho o Knopix nao é preciso instalar, basta meter na bios boot por cd-rom e meter o cd, ele detecta o hardware todo e auto-configura-se sem ser necessário um HD, basta ter cd-rom ;)
Assim como o liveCD do Gentoo e do Suse...
iJFerreira
17-10-2003, 22:15
O Suse é grandito. Tenho a versão 8.2 e são 2 DVD's
O Lasac já respondeu.
Tafinho:
O problema é esse. O Linux tem tantas opções e tantas distribuições que quem quer começar fica completamente perdido. Estou a descarregar o Red Hat. Vou tentar o Red Hat para já. Vamos ver o que acontece. Vou instalar no portátil. Não há nada que possa estragar lá.
Originally posted by iJFerreira
O Suse é grandito. Tenho a versão 8.2 e são 2 DVD's
Eu muito provavelmente vou comprar o 9 que vai sair na próxima semana. Se a minha experiência com o Red Hat resultar vou mesmo mudar para Linux. 80% Linux e 20% Windows.
ojdr2001
17-10-2003, 22:33
Depois de ler isto tudo ainda mais confuso fiquei. Devo ser burro pra caraças. Tenho de arranjar outra thread para iniciantes porque esta, tal como receava, está a andar depressa demais...e sem método:confused:
Andr0m3da
17-10-2003, 22:40
Depois de ler isto tudo ainda mais confuso fiquei. Devo ser burro pra caraças. Tenho de arranjar outra thread para iniciantes porque esta, tal como receava, está a andar depressa demais...e sem método:confused:
tens uma certa razão. mas tem calma, os passos de instalação q deram ao inicio continuam lá, instala a maquina e depois dá uma apitadela.
Diz-nos kual a parte k nao percebeste k nos explicamos! ;)
Edit:
Alguém sabe de algum site k tenha versões antigas do linux, tipo já usei o RH5.1 e akilo dava uma pika do caneco configurar o hardware todo manualmente, criar partições do linux manualmente, compilar a kernel manulmente, configurar o x-window, etc tudo manualmente :)
É para meter num pc k tem apenas 240MB de HD ;)
eu por acaso esta semana numa limpeza de cds ca em casa despachei-me de versoes do red hat 5.2 e 6.x
Vou instalar amanha a noite ( e qndo vou ter tempo livre ( e espaço livre no disco) ) o red hat 9 ou o mandrake 9, fico a espera de conselhos dos "experts" e depois entao se sempre for para ir para a frente começamos este mini-tutorial interactivo...
e agora vou e pa cama q isto de andar a acordar cedo anda a dar cabo de mim...
see ya e é de lembrar que espero respostas...
Se a minha experiência com o Red Hat resultar vou mesmo mudar para Linux. 80% Linux e 20% Windows.
Boa sorte...
Quando não souberes da versão para Linux de algum programa em Windoze avisa..
Ainda me falta achar um substituto para o Flash...
Originally posted by Tafinho
Boa sorte...
Quando não souberes da versão para Linux de algum programa em Windoze avisa..
Ainda me falta achar um substituto para o Flash...
Obrigado. Acho que vou precisar:)
Vê se algum destes serve para o que queres:
Flash playing e flash ceating está nesta lista. Vê se serve. Eu não percebo nada nem nunca os utilizei como sabes.
http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/
Era giro ter conseguido ajudar um guru do Linux. Seria a segunda vez. A primeira vez foi ter respondido a uma dúvida do Opp:)
Obrigado. Acho que vou precisar:)
Vê se algum destes serve para o que queres:
Flash playing e flash ceating está nesta lista. Vê se serve. Eu não percebo nada nem nunca os utilizei como sabes.
http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/
Era giro ter conseguido ajudar um guru do Linux. Seria a segunda vez. A primeira vez foi ter respondido a uma dúvida do Opp:)
O de flash playing é apenas uma versão open source do player...
Eu preciso é do builder... existe o Ming, mas é em modo de texto...
De qq forma foi uma boa tentativa ;)
Eu tenho as minhas partições configuradas assim.
Não deixei muito espaço para o linux, pq 10 GB é suficiente para mim, pois não instalo muita coisa (e também ainda não consegui por net nakilo, tenho ADSL da Oni, com modem USB Alcatel Speedtouch e para noobs like me no linux aquilo é algo complicado. Porque até agora também ainda não encontrei um tutorial que fosse fácil e claro! Azar).
Estou a fazer um tutorial catita com imagens para aqueles que pretendem instalar o RedHat v9.0 pela primeira vez, numa máquina com windows. Por isso depois guias-te por lá.
Greven essa partição está perfeita, até te sobra espaço!
Já vi servidores por aí só com 4GB e com bases de dados e mysql servers ;)
btw, tafinho porque nao emulas o flash no wine?
já tentas-te e nao deu?
senao instala o vmware e corres um win98 virtual só para trabalhares no flash ;)
Bem, já sakei o RH9 e o Mandrake 9.1 dos mirrors da bragatel (não conta para o download :D) e agora vou sacar o gentoo, depois vou ver qual gosto mais :D
Pq n funca...
ojdr2001
18-10-2003, 13:50
Originally posted by chight
Estou a fazer um tutorial catita com imagens para aqueles que pretendem instalar o RedHat v9.0 pela primeira vez, numa máquina com windows. Por isso depois guias-te por lá.
chight, como já te disse antes... you're the man!
vou aguardar pelo teu tutorial
um abraço
off topic: estou pela 1ª vez a consultar o forum e a postar através da tv interactiva. Até que não funciona nada mal
Weee.... primeiro post com o red hat 9 :)
o único problema que tive foi no início, na instalação escolhi o idioma de instalação como português e deu erro... em inglês foi sempre a rular :)
Agora vou instalar o Mandrake :D
(Hummm... a caixa para escrever o post é tão pequenina :D)
P.S. - Desculpem a qualidade da imagem, mas foi a primeira fez que trabalhei com o GIMP :D Mas dá para ver o que interessa :)
Weeee!!!! E cá estou eu a postar a partir do mandrake :)
Na instalação, entre o Mandrake e o Red Hat, O Mandrake era muito lento a fazer o que eu lhe pedia... em contrapartida a instalação dos pacotes foi mais rápida (escolhi instalar tudo em ambos)
O aspecto gráfico de ambos é fabuloso, estou agora com o GNOME e é muito joly :)
O Mandrake até a minha placa de TV descobriu :) (no Red Hat não reparei :sad: )
A instalação de ambos, pelo menos no aspecto gráfico, é muito fácil mesmo (já tinha instalado várias versões do linux em modo texto/gráfico e também não tinham nada de extraordinariamente difícil :p)
Bem agora vou fazer um fresh installl do xp e depois vou-me divertir com isto... porque a questão impões-se... Install OK - E agora, o que é que eu faço com isto? :D
Edit: não ponho aqui um print screen porque não sei como se faz :D
Já estou na fila para ver esse tutorial. É mesmo isso que estou a precisar. Já fui buscar o Red hat no link que colocas-te.:)
Edit: Acabei de gravar o Red Hat em Cds. Gravei tal e qual como se recebe. Não descompactei. O primeiro arrancou muito bem. O vermelho é lindo:D
Boas...
Ao ver este post tambem tive vontade de instalar o linux...
instalei o mandrake 9.1... e a instalacao correu muito bem... bastante facil e muito rapida em comparacao com a do windows foi metade do tempo...
Agora estou com um problema o modem que eu tenho no comp que é um topcom xplorer 100, é considerado um winmodem. e segundo o que eu sei não é compativel com linux. Podiam-me dizer a marca de um modem compativel com linux e windows e que fosse interno??
O outro problema, configurei a rede entre dois comps, um com linux e outro com Win XP PRo, no comp com linux consigo aceder ás partilhas do com com WIN, menos á partinha C$. Mas no comp com o WIN não consigo aceder ao comp com linux.. têm que se ter alguma configuração especial???
Originally posted by AJV
O outro problema, configurei a rede entre dois comps, um com linux e outro com Win XP PRo, no comp com linux consigo aceder ás partilhas do com com WIN, menos á partinha C$. Mas no comp com o WIN não consigo aceder ao comp com linux.. têm que se ter alguma configuração especial???
Tens que instalar o samba no linux e configura-lo
Se não tiveres interface gráfico para isso, o ficheiro que procuras é o smb.conf , algures para os lados do /etc/smb/smb.conf
Greven essa partição está perfeita, até te sobra espaço!
Já vi servidores por aí só com 4GB e com bases de dados e mysql servers ;)
já tentas-te e nao deu?
senao instala o vmware e corres um win98 virtual só para trabalhares no flash ;)
Fixe.
Agora o que eu curtia mesmo era poder postar do linux. Mas já li montes de tutorials e ainda não percebi como configurar a net (ADSL) no Linux. Com cabo é mais fácil no linux. Os tutorials que li, não era do meu modem e eram algo confusos, ainda por cima, os ficheiro que tinha que sacar eram os quantos e a havia sempre algum que estava down.
Há para aí alguem com Modem ADSL Speedtouch USB no linux e pos isso a funcar?
Hasta!
Se kiserem tenho um pdf de "Teach yourself linux in 24 hours!" :D A sério, tenho! É bem porreiro para quem está a começar.
Ja tenho o Red Hat 9 instado...
Tou neste momento a sacar os drivers para a grafica ( 9600Pro ) precisei de ir ao IRC perguntar como sabia a versao do Xfree q tinha instalada... ( o comando é: X -version )
Agora so precisava de sabe era como montava os discos q tenho em NTFS para poder aceder neles pelo linux...
Espero respostas...
PS: para tirar PrintScreens basta carregar na tecla... ele detecta logo o PrintScreen... ta fixe...
Originally posted by |BAS|
Agora so precisava de sabe era como montava os discos q tenho em NTFS para poder aceder neles pelo linux...
Boa questão. É que anteriormente, quando tinha o Mandrake 7 e o 8 instalados, tinha os discos em FAT32, agora estão em NTFS e não consigo aceder aos ditos cujos. Como se faz isso? É possível?
Hasta....
Boa questão. É que anteriormente, quando tinha o Mandrake 7 e o 8 instalados, tinha os discos em FAT32, agora estão em NTFS e não consigo aceder aos ditos cujos. Como se faz isso? É possível?
Hasta....
Pelo menos o Red Hat 9 ainda não consegue ver as partições em NTFS, so Fat 32. O SUSE 9 que vai sair a 24 deste mês sei que já dá para aceder a partições NTFS.
Adivinhem porque é que estava a pensar no suse 9. O problema é que eles não permitem sacar iso dos cd's. Só dá para instalar via rede. Se tivesse trafego ilimitado...
e possivel so q tens de instalar uma cena q ta em http://linux-ntfs.sourceforge.net/
so q inda n consegui... dame um erro estupido...
E os drivers da ati num consegui instala-los :(
e possivel so q tens de instalar uma cena q ta em http://linux-ntfs.sourceforge.net/
so q inda n consegui... dame um erro estupido...
E os drivers da ati num consegui instala-los :(
Tens netcabo? Se sim tens o modem da Motorola. Precisava de saber se esse modem será compatível. Não está listado no site da redhat como compatível.
Isso dos drivers da ATI está-me a preocupar!
sorry 56k here
ps: ja consegui ver os discos em NTFS :D tive de instalar o rpm para AMD :D
mas ao instalar os drivers da ATI fico sem X :(
tenho de saber como configurar novamente akilo :(
Ponto 1. não escrevam em ntfs, nem sequer metam isso com permissões de escrita
Ponto 2. ADSL how-to : http://urban.homelinux.org/
Ponto 2. ADSL how-to : http://urban.homelinux.org/
Em relação a ADSL em Linux, a maneira mais fácil é comprar um modem... ethernet! Mas como esses não são para todos os bolsos, o mais que eu posso dizer é que tentei ligar-me com um SpeedTouch USB da Alcatel (ou Thomson), e os resultados não foram nada animadores (queimei-o).
F*ck! Acho que prefiro ficar sem net no linux por uns tempos...
F*ck! Acho que prefiro ficar sem net no linux por uns tempos...
Tem calma, tá...?
Lê o resto daquilo que está lá escrito...
Ele de facto queimou o 1º modem ADSL que teve, mas não teve nada a haver com o linux...
Tava a instalar aquilo, o pai queria o PC, fez reboot, e quando ligou o modem estava morto...
Só para veres como é complicado instalar o modem em Linux, o site que te disse está a correr com esse mesmo modem ;)
Bem já fiz o guia para aqueles que querem instalar o redhat9. Não ando com mt tempo por isso pode haver umas frases que nao façam mt sentido lol ou alguns erros, e não optimizei a página, está cheia de imagens.... mas acho q serve perfeitamente para começar.
Entretanto seria interessante fazer um guia mais virado para a utilização do linux no dia a dia, como fazer X ou Y, como administrar a máquina, gerir users, configurar serviços, etc etc Mas isso há malta com mais competência que eu para o fazer.
Bem, quem quiser acrescentar alguma coisa, ou fazer correcções k me mande um mail k eu acrescento o k for preciso.
http://www.techzonept.com/guias/redhat9/
Chight penso q sei de algo para melhorar o teu guia...
Pelo q tive a ler no help do install do red hat e possivel fazer screenshost ao install screen, isto é bom pois melhora um pouco o guia em termos de "aspecto"
se n tiveres tempo suficiente diz que eu logo a noite vou tentar instalar o linux no portatil e aproveito e tiro os printscreens e mando-te para o mail...
PS: se alguem souber como instalar os drivers da ATI no linux agradecia...
Tem calma, tá...?
Lê o resto daquilo que está lá escrito...
Ele de facto queimou o 1º modem ADSL que teve, mas não teve nada a haver com o linux...
Tava a instalar aquilo, o pai queria o PC, fez reboot, e quando ligou o modem estava morto...
Só para veres como é complicado instalar o modem em Linux, o site que te disse está a correr com esse mesmo modem ;)
LOL! Ya, eu li tafinho. Li que o site está a correr com um modem desses. Mas não li foi porque é que ele tinha queimado o modem! Ah! :D Então vou ver isso.
Então esclarece-me uma cena Tafinho. Ele lá diz para instalar-mos os drivers do modem (mas ele referes-se ao santi da Siemens, o meu é o Alcatel), certo?
PS: se alguem souber como instalar os drivers da ATI no linux agradecia...
Eu não tive que instalar drivers nenhuns. A placa funciona e como não pretendo correr o DirectX tão cedo :D...
se n tiveres tempo suficiente diz que eu logo a noite vou tentar instalar o linux no portatil e aproveito e tiro os printscreens e mando-te para o mail...
Se puderes fazer isso era porreiro, dps eu substituo as imagens. Se quiseres acrescentar alguma coisa tás a vontade :)
entao ou hj a noite ou amanha de manha mando-te os printscreens para o mail...
Não kero acrescentar nada pq sinceramente n sei o que acrescentar... so instalei o red hat 3 vezes ontem >( (malditos drivers da ATI) mas ao menos ja sei por o Xfree de volta as origens :D
Meus amigos.
Primeiro post para os verdadeiros obreiros desta mudança.
É verdade. Red Hat 9 instalado. Dual boot a funcionar. Tenho isto no protátil. Para já com uma resolução manhosa. Não reconheceu o monitor pelo que fiz next no que o red hat descobriu como sendo o monitor.
O tutorial do chight foi muito, muito útil. Tive dificuldade com as partições. Não consegui fazer manual conforme está no tutorial porque tinha arranjado uma partição em ext2. Tenho o partition magic 7 e só consegui fazer isso. Como aquilo já é partição de partição dava-me erro. De resto muito intuitivo e muito simples. Estou com o modem da netcaboligado directamente ao portátil pelo que não configurei o router.
Agora a fazer os updates.
Thanks a todos:)
tava a pesquisar pela net por drivers ( sim... a minha luta contra os drivers da ATI continua... ) e encontrei algo que me pareceu bastante interessante.
Trata-se simplesmente de um novo desktop para linux o XPde que é "simplesmente" igual ao windows xp senao vejam:
aki (http://www.xpde.com)
vou tentar instalar logo a noite para ver como é...
amanha dou noticias...
Parece que já estou a precisar de ajuda. Não consigo alterar a resolução do ecrã. Tenho 800x600 e queria alterar para 1024x768. O problema parece ser o monitor. Ele ão detecta como omprobed monitor. E não consigo perceber como é que faço para ele aceitar TFT ou outra coisa qualquer. Tenho o Red hat instalado num portatil asus L8400C.
Se me puderem ajudar.
Edit: Já está. Tm que se clicar na seta do lado esquerdo para abrir a janela e escolher uma variedade de monitores.
I'm running:D
Vai ao terminal ( Start (lol) -> System Tools -> Terminal ), e faz setup.
Depois vai ao video settings ( axo k é assim ) e qd chegar a parte do monitor escolhe o Generic Laptop Display 1024x768.
Penso que tb dá para mudar isto através do GUI, mas agora não me lembro :|
Já consegui. Obrigado pela ajuda e pelo excelente tutorial.
...pelo excelente tutorial.
isso tb já é exagerar... :)
LOL! Ya, eu li tafinho. Li que o site está a correr com um modem desses. Mas não li foi porque é que ele tinha queimado o modem! Ah! :D Então vou ver isso.
Então esclarece-me uma cena Tafinho. Ele lá diz para instalar-mos os drivers do modem (mas ele referes-se ao santi da Siemens, o meu é o Alcatel), certo?
Certo, o que procuras está aqui (http://speedtouch.sourceforge.net/) e está bem mais desenvolvido que o da Siemens
Certo, o que procuras está aqui (http://speedtouch.sourceforge.net/) e está bem mais desenvolvido que o da Siemens
Cool! Thx! Mim vai fazer um teste à Uni, qnd vier mim experimentar isso! Thx again Tafinho!
Tens netcabo? Se sim tens o modem da Motorola. Precisava de saber se esse modem será compatível. Não está listado no site da redhat como compatível.
Isso dos drivers da ATI está-me a preocupar!
Ois, tenho Bragatel, com um modem motorola ligado por ethwernet e funciona tudo ok tanto no red hat 9 como no mandrake 9.1
Entretanto seria interessante fazer um guia mais virado para a utilização do linux no dia a dia, como fazer X ou Y, como administrar a máquina, gerir users, configurar serviços, etc etc Mas isso há malta com mais competência que eu para o fazer.
Congrats chight, tá fixolas o guia :) Só falta alterar o título da página do guia :-D
Agora um guia de como utilizar o linux, shell, serviços, administração da máquina, apps, etc é que era um must have!!! É isso que me faz falta e certamente a muitos users :)
Originally posted by Chip
[B]Congrats chight, tá fixolas o guia :) Só falta alterar o título da página do guia :-D
Este gajo nao deixa mm passar nada... Um dia qd precisar de alguem pa testar software contrato-te pah! :)
ora vamos la fazer uma pergunta...
A situação é a seguinte, fiz o automount de um disco no /etc/fstab
(o disco ta em FAT32 )
so que agora tenho um problema, com o meu user nao consigo escrever la, apenas com root... alguem me pode dizer o comando para dar permissoes??? obrigado :D
ora vamos la fazer uma pergunta...
A situação é a seguinte, fiz o automount de um disco no /etc/fstab
(o disco ta em FAT32 )
so que agora tenho um problema, com o meu user nao consigo escrever la, apenas com root... alguem me pode dizer o comando para dar permissoes??? obrigado :D
as opções são : defaults,umask=000
Se não fosse pelo kernell, não queria o Linux pra nada...
kazuza e dessa imagem devemos concluir que.... :p
No XP faço poderia fazer tudo o que fazes no Linux, se não fosse o kernell...
Originally posted by kazuza
No XP faço poderia fazer tudo o que fazes no Linux, se não fosse o kernell...
o kernel é O Sistema operativo...
O LINUX é o kernel...
o resto chama-se GNU/LINUX
vai a um dicionário de alemão à procura da palavra kernel
ojdr2001
22-10-2003, 12:25
Uma pergunta básica:
quando crio e formato uma partição para instalar o red hat 9.0 - estou a usar o partition magic 7.0 - faço-o como fat ou como swap2? como primary ou logical?
Desculpem as perguntas básicas mas para mim linux é como entrar agora para a pré-primária:)
Uma pergunta básica:
quando crio e formato uma partição para instalar o red hat 9.0 - estou a usar o partition magic 7.0 - faço-o como fat ou como swap2? como primary ou logical?
Desculpem as perguntas básicas mas para mim linux é como entrar agora para a pré-primária:)
Eu também usei o Partiton Magic 7. O formato do Red Hat 9.0 é Ext3. O mais parecido no PM7 é Ext2. Eu criei a partição em Ext2. Depois quando estás a instalar o Red Hat ele vai pedir para criar uma partição swap (que como está no tutorial deve ser igual ou o dobro da memória ram) apesar de dizer que não é absolutamente necessário. O que eu fiz foi da partição ext2 criar uma partição swap de 512MB (instalei no portátil onde tenho 256MB RAM) e depois converti a partição ext2 para ext3. O ideal era o Partiton Magic 8 que penso que já deve dar para fazer a partição ext3.
Resumindo:
Partition Magic: Criar uma partição Ext2.
Na instalação converter criar uma partição swap e converter para ext3.
Penso que não haverá nenhuma vantagem em criar a partição swap no PM. Mas os gurus que se pronunciem. Eu só quis dar uma ajuda rápida:)
ojdr2001
22-10-2003, 12:46
Obrigado Metro. O erro foi meu.
Onde disse swap2 queria dizer Ext2 :confused:
A partição é logical, certo?
Uma pergunta básica:
Não formatas para nenhuma no partition magic, deixa-a vazia.
depois no Red hat crias 3 : uma de swap, uma em reiserFS ou ext3 para a / e uma em ext3 ou ext2 para a /boot
Vê no help do Partition Magic. Não me lembro do que escolhi. Mas sei que vi qualquer coisa no help que ajudou.
ojdr2001
22-10-2003, 13:01
Obrigado aos dois, Metro e Tafinho, pelas dicas. Logo já vou tentar instalar o RH
Não formatas para nenhuma no partition magic, deixa-a vazia.
depois no Red hat crias 3 : uma de swap, uma em reiserFS ou ext3 para a / e uma em ext3 ou ext2 para a /boot
Tafinho:
Isso funciona se tiveres a usar um disco que ainda não tenha partições. Mas quando tens uma partição já feita em NTFS tens que fazer alguma coisa antes. Certo? Não podes ir metendo o Red hat para instalar na partição em NTFS. Ou estou enganado.
Já agora:
Tenho o firewall enabled no Red Hat. Então e antivirus. Aquilo não precisa de ter mais nada. Desde que apanhei o Blaster mal me liguei à net numa máquina acabada de instalar o Windows fiquei um bocado mais paranóico:)
Não consigo instalar o flash no Linux. Não consigo ver algumas animações em algumas páginas. É a única queixa que tenho para já:)
Tafinho:
Isso funciona se tiveres a usar um disco que ainda não tenha partições. Mas quando tens uma partição já feita em NTFS tens que fazer alguma coisa antes. Certo?
Certo, tens de reduzir o tamanho da NTFS, mas ao restante simplesmente deixa-a vazia, não formatada
Já agora:
Tenho o firewall enabled no Red Hat. Então e antivirus. Aquilo não precisa de ter mais nada. Desde que apanhei o Blaster mal me liguei à net numa máquina acabada de instalar o Windows fiquei um bocado mais paranóico:)
Não consigo instalar o flash no Linux. Não consigo ver algumas animações em algumas páginas. É a única queixa que tenho para já:)
Tenta correr o Blaster ou qq outro virus em Linux... quando conseguires pago-te uma garrafa de champanhe inteira...
Há muito poucos virus para Linux, cerca de 1000 e nunca nenhum deles passou de um proof of concept
Quanto ao flash, tens de usar o Mozilla porque o Konqueror não suporta flash, se for o conqueror que estás a usar. ( o opera também suporta flash)
ojdr2001
22-10-2003, 14:01
Eu vou criar uma partição para o RH a partir de uma partição existente em NFTS. Com o PM7 basta criá-la e não é preciso formatar. É isso?
Penso que sim, desde que ela fique fazia...
Quanto ao flash, tens de usar o Mozilla porque o Konqueror não suporta flash, se for o conqueror que estás a usar. ( o opera também suporta flash)
Estou a usar o Mozilla. E mesmo assim tenho esse problema.
Uma garrafa de champanhe? Já percebi. Já percebi:D
Estou a usar o Mozilla. E mesmo assim tenho esse problema.
vais ao site da macromedia, sacas o plugin... fechas TODO o mozilla e voltas a abrir e voila...
iJFerreira
22-10-2003, 14:28
Os que usam RED HAT deveriam ser banidos
deste fórum. :D
O Suse é melhor e é Europeu.
ojdr2001
22-10-2003, 15:28
Pois se fizesses um tutorial e postasses aqui se calhar seguiriamos a tua sugestão e já não seriamos banidos
:D :D
Como o ojdr2001 já disse faz um tutorial. Já agora vamos esperar que saia o 9.0 o que é suposto acontecer no dia 24.
Já agora quando souberes onde se pode descarregar o suse 9.0 avisa.
Pergunta:
Se tiver um disco só para o Linux e outro só para o Windows não vou precisar de ter nenhum bootloader. Basta alterar na bios qual é o disco de boot. Gostava de saber se esta não seria a melhor forma de ter os dois sistemas operativos no mesmo PC. Se preciso de reinstalar algum deles para quem não percebe nada do assunto deve ser difícil desembrulhar a parte do arranque. A outra vantagem é que o disco do Linux poderia servir para ir experimentando as várias distribuições até encontrar a que mais gostasse e fosse mais compatível com o hardware que tenho. Será esta uma boa ideia?
Nemesis11
22-10-2003, 17:24
Quanto ao Suse:
- O 8.2 está excelente. São 5 cd's com muita coisa à escolha. Tutorial de instalação não sei se é preciso porque é dos mais faceis de instalar. Mais facil acho que só o Lindows 4.0.
Tive o 8.2 uns tempos instalado num PII e estava excelente. Depois saiu para dar lugar ao Clarkconnect.
- O 9.0 parece que tb deve ser muito bom. Por exemplo vai detectar alguns winmodems na instalação, o que acho que é a 1ª vez num linux ( posso estar enganado ).
Originally posted by Nemesis11
Quanto ao Suse:
- O 8.2 está excelente. São 5 cd's com muita coisa à escolha. Tutorial de instalação não sei se é preciso porque é dos mais faceis de instalar. Mais facil acho que só o Lindows 4.0.
Tive o 8.2 uns tempos instalado num PII e estava excelente. Depois saiu para dar lugar ao Clarkconnect.
- O 9.0 parece que tb deve ser muito bom. Por exemplo vai detectar alguns winmodems na instalação, o que acho que é a 1ª vez num linux ( posso estar enganado ).
Já não nos cruzavamos por aqui à algum tempo. O SUSE 8.2 não suporta o controlador RAID da minha motherboard. Espero que isso já esteja solucionado com o 9.0. Eu também tenho alguma simpatia pela suse pelo que gostava de tentar.
Alguma dica em relação ao meu post anterior.
Clarkconnect? Não sei o que é:confused:
Editado: Já descobri.
ClarkConnect is a software package that transforms standard PC hardware into a dedicated broadband gateway and easy-to-use server. The software is a great solution for businesses, organizations, home offices, and networked homes.
ojdr2001
22-10-2003, 18:44
Só dúvidas:confused:
O Partition Magic não me deixa criar uma nova partição no disco. Eu tenho os discos em raid 0 com uns Raptor sata. Será por isso?
Como ultrapasso isto?
2- O RH 9.0 suporta Raid 0? Se sim não é preciso um driver para Linux no início da intalação à semelhança do windows?
Também gostei sempre muito do suse :) embora só use raramente linux, e para ver como é que aquilo é :D
Em relação aos boot loaders, eu prefiro usar uma diskette de arranque, assim quando quiser arrancar para o linux é só botar a diskette :)
Este gajo nao deixa mm passar nada... Um dia qd precisar de alguem pa testar software contrato-te pah! :)
:D
Tens uma thread à espera na "outra zona" :D
O Partition Magic não me deixa criar uma nova partição no disco. Eu tenho os discos em raid 0 com uns Raptor sata. Será por isso?
Como ultrapasso isto?
2- O RH 9.0 suporta Raid 0? Se sim não é preciso um driver para Linux no início da intalação à semelhança do windows?
Eu percebo pouco de RAID mas parece-me pelo principio do raid que depois de criado não se pode fazer partições. Na mesma linha de pensamento seria possível fazer RAID entre dois discos com dimensões físicas diferentes desde que se coloca-se em Raid partições do mesmo tamanho dos dois discos. O RedHat deve poder suportar RAID mas com partições num formato que reconhece. Agora o NTFS para o linux são batatas.
Para experimentar o Red Hat penso que seria melhor começar por um disco sem estar em RAID.
Continuo sem resposta à minha dúvida sobre um disco para cada SO. Teoricamente parece-me fantástico. E agora discos é o que não me falta:D
Como ultrapasso isto?
Qual é o controlador ?????????
O suporte para RAID com controladores baratos não é nada famoso ( leia-se inexistente ou em versão alpha...)
Agora, se têm raid SCSI as coisas mudam radicamente de figura...
Eu percebo pouco de RAID mas parece-me pelo principio do raid que depois de criado não se pode fazer partições. Na mesma linha de pensamento seria possível fazer RAID entre dois discos com dimensões físicas diferentes desde que se coloca-se em Raid partições do mesmo tamanho dos dois discos. O RedHat deve poder suportar RAID mas com partições num formato que reconhece. Agora o NTFS para o linux são batatas.
Para experimentar o Red Hat penso que seria melhor começar por um disco sem estar em RAID.
Continuo sem resposta à minha dúvida sobre um disco para cada SO. Teoricamente parece-me fantástico. E agora discos é o que não me falta:D
1. O raid é feito a um nível inferior ao das partições e como tal é independente das partições que lá metes, excepto se for RAID por software.
2. Tu podes fazer RAID com discos de tamanhos diferentes, simplesmente fazes com o tamanho do menor.
3. O suporte de RAID no RH é escasso com controladoras baratas... Lê o meu post anterior.
4. o que tu disseste funciona, mas não tem nenhuma vantagem. Dá muito mais trabalho desligar o disco na bios. Mais vale teres uma diskette de arranque.
Se tiverem mais dúvidas apitem.
ojdr2001
22-10-2003, 22:55
Tafinho, o controlador é o da intel nativo no ICH5R da ASUS P4C800 E DL
Safo-me ou não?
O problema é que não consigo criar a partição com o partition magic 7.0. No último passo diz-me que não é possível:confused: :confused:
Tafinho, o controlador é o da intel nativo no ICH5R da ASUS P4C800 E DL
Safo-me ou não?
Numa palavra : Não
Esse controlador é por software (salvo o erro)
EDIT:
Pelo que tive a ler, chega-se a 3 conclusões:
O suporte para RAID existe e funciona.
O suporte para a placa ethernet e RAID0 funcionam
O suporte para o som on-board dá alguns problemas de vez em quando.
E mais alguns problemas que podem acontecer.
Essencialmente, não sei se o kernel que o RH traz é suficientemente recente.
Lê isto (http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=96698&highlight=ich5r&sid=67afdfcfc93d3c2a530f82bc97a07a4c) e isto (http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=72521&highlight=ich5r&sid=67afdfcfc93d3c2a530f82bc97a07a4c) e se tiveres mesmo decidido lê isto (http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=68706)
claro que também tens a opção de usares Gentoo, mas isso dá mais trabalho...
ojdr2001
22-10-2003, 23:47
Os meus agradecimentos pelos esclarecimentos
4. o que tu disseste funciona, mas não tem nenhuma vantagem. Dá muito mais trabalho desligar o disco na bios. Mais vale teres uma diskette de arranque.
Se tiverem mais dúvidas apitem.
Tafinho:
As opções então são: Disquete de arranque ou BIOS.
BIOS: Não se trata de desligar nenhum disco na bios a questão é ter o XP num disco e o RH noutro disco para mudar é ir à BIOS e alterar qual o disco que faz boot.
Disquete: quando instalei o RH não me lembro onde é que tinha a hipótese de fazer isso. Se fizer arranque com a disquete a BIOS tem que estar configurada para arrancar primeiro pela disquete. Certo? E depois arranca o disco que tem o Linux. Certo? Não consigo ver nem alterar o que está no disco do XP?
Se por algum motivo tiver que reinstalar algum SO não vou ter nenhum problema? Não me agrada a ideia de ter boot loader. Cahmem-me complicado.
Precisava de saber isto para tomar algumas decisões. Tenho 2 sata 80 GB, um com 2MB cache e outro 8 MB cache + sata 120GB + ide 40 GB com duas partições de 20 GB à espera:004:
BIOS: Não se trata de desligar nenhum disco na bios a questão é ter o XP num disco e o RH noutro disco para mudar é ir à BIOS e alterar qual o disco que faz boot.
Disquete: quando instalei o RH não me lembro onde é que tinha a hipótese de fazer isso. Se fizer arranque com a disquete a BIOS tem que estar configurada para arrancar primeiro pela disquete. Certo? E depois arranca o disco que tem o Linux. Certo? Não consigo ver nem alterar o que está no disco do XP?
Se por algum motivo tiver que reinstalar algum SO não vou ter nenhum problema? Não me agrada a ideia de ter boot loader. Chamem-me complicado.
1. dá o mesmo trabalho...
2. A BIOS deve estar configurada para fazer sempre isso, todas estão ( ou deviam estar ). A diskette é que tem o boot laoder e a respectiva configuração, e ficas com os 2 discos acessíveis.
3. Se tiveres o boot loader na MBR não convem simplesmente apagar as partições de Linux, embora caso o faças basta reconstruir a MBR com o cd do windoze.
Se o boot loader tiver na diskette não tens qq problema
1. dá o mesmo trabalho...
2. A BIOS deve estar configurada para fazer sempre isso, todas estão ( ou deviam estar ). A diskette é que tem o boot laoder e a respectiva configuração, e ficas com os 2 discos acessíveis.
3. Se tiveres o boot loader na MBR não convem simplesmente apagar as partições de Linux, embora caso o faças basta reconstruir a MBR com o cd do windoze.
Se o boot loader tiver na diskette não tens qq problema
Não sei como agradecer. Obrigado:)
Como é que crio a disquete?
Não sei como agradecer. Obrigado:)
Como é que crio a disquete?
EM RH? não faço a mínima ideia ... :D
Mas deve haver alguma documentação no site da Red Hat sobre isso.
Ou alguém que a use que nos possa esclarecer.
Não sei se já agradeci:)
Eu vou ver se encontro.
Encontrei uns screenshots do suse 9.0 e é só para partilhar com quem quiser ver. Eu gostei.
http://www.linuxiso.org/forums/viewtopic.php?t=11496
Moon_Spirit
23-10-2003, 11:15
Bem... até eu que sou um "leigo" em linux fiquei com vontade de mexer naquilo, só mexi em modo terminal e mto pouco no grafismo, já para aí há uns 3 anitos, resumindo já nao pesco nada daquilo...
...por isso como tenho ali uma máquina parada(um pentiuzinho da pré-história) pergunto se alguém sabe de alguma versão antiga de linux para pôr lá com estas características 16 ou 32 RAM já nem sei a 133Mhz... ou será que me aconselham a por freebsd ou algo do género???
Nemesis11
23-10-2003, 11:30
Bem, vou ser chato ( pq acho que já repeti isto umas vezes ), mas paciencia.
Para quem não se quer chatear com suporte no linux ( Raid, partições, boot, etc etc ), experimente vmware ou Virtual PC ( que foi comprado pela microsoft ). Só convem ter Ram disponivel ( uma das razões de ter 2GB ), mas só tendo uma vm a correr não é preciso tanto.
Não têm que se preocupar com suportes, partições, etc. A unica "chatice" é no caso do vmware instalar os drivers do Vmware no fim da instalação ( até pode não se instalar ).
Quando se quer experimentar outro SO é só criar outra Vm. E para "desinstalar" ainda é mais fácil, é apagar os ficheiros.
Fica a sugestão. :)
Bem, vou ser chato ( pq acho que já repeti isto umas vezes ), mas paciencia.
Para quem não se quer chatear com suporte no linux ( Raid, partições, boot, etc etc ), experimente vmware ou Virtual PC ( que foi comprado pela microsoft ). Só convem ter Ram disponivel ( uma das razões de ter 2GB ), mas só tendo uma vm a correr não é preciso tanto.
Não têm que se preocupar com suportes, partições, etc. A unica "chatice" é no caso do vmware instalar os drivers do Vmware no fim da instalação ( até pode não se instalar ).
Quando se quer experimentar outro SO é só criar outra Vm. E para "desinstalar" ainda é mais fácil, é apagar os ficheiros.
Fica a sugestão. :)
Isso parece ser interessante. Tens algum link útil ou podes explicar melhor como se faz. Nunca tinha ouvido falar disso.
Thanks
Ah lembrei-me de uma coisa, existem 2 programas para o windows k sao pc's virtuais, ou seja voces escolhem os MB de ram HD etc ;)
Um deles é o VMware k tem a versao para Linux e Windows e o Virtual PC para o win! :)
Para kem se está a iniciar pode arranjar estes programas e kriar um pc virtual no windows com o Linux a correr ;)
Assim escusam de Dual boot´s etc ;)
é só abrir o programa e clickar 2vezes no SO e ele arranka o Linux ;)
Metro nao ouviste falar pk nao leste os posts todos, repeti varias vezes o uso do vmware! :P
VirtualPC: www.connectix.com
WMware: www.vmware.com
isto funciona tal e kual um pc, mas numa janela do windows comum, podes ir á bios e tudo!
Ultimamente tenho usado o Virtual PC 5.2, axo mais rápido k o VMware! ;)
Há por aí algum buraco para me enfiar.:sad: :sad: :sad:
Eu já li e reli os posts todos mas pelos vistos estava a dormir.
Obrigado Lasac.
Metro não é preciso ir tao longe! :P
Acontece... ;)
btw aki vao umas pics do virtual pc:
ao clickarmos no icon do virtual pc ele abre esta pekena janela (ver img mais abaixo), dps é so clickar no pc virtual k desejam executar e ja está!
é só esperar k ele arranke e pronto, se kiserem executálo em full screen basta clickar no ALT direito e Enter ou a mesma combinação de teclas para "windowed mode" ;)
caso keiram fazer algo na makina principal (background) clickam no ALT direito k ele muda do virtual para o principal! :)
btw, o vmware tem a bios tal e kual a das boards Asus (bios award) mto engraçado!
:)
ojdr2001
23-10-2003, 12:24
Lasac, thanks. Será que tenho o meu problema resolvido?
Para criar uma vm sob o winxp para correr linux posso usar o VirtualPC? Pode-se instalar em qualquer partição existente em raid 0?
Cumps
Lasac:
É este o link para descarregar o VirtualPC
http://www.microsoft.com/windowsxp/virtualpc/downloads/trial.asp
Isto é uma versão trial que deixa de funcionar passados 45 dias? Onde está a full version.
Vou experimentar isto de certeza:D
Full Version é para comprar e as regras forum sao clarissimas kuanto a ixo! ;)
Nemesis11
23-10-2003, 12:46
Lasac, thanks. Será que tenho o meu problema resolvido?
Para criar uma vm sob o winxp para correr linux posso usar o VirtualPC?
Podes, pelo menos por enquanto. A Microsoft pode mudar de ideias numa futura versão.
Pode-se instalar em qualquer partição existente em raid 0?
Sim. Tenho Varias Vms a correr numa configuração muito parecida com a tua. Nos dois casos ele cria um disco virtual, que podes dar o espaço que quizeres. Tudo o que tem a haver com a Vm fica em ficheiros. Queres-te livar do SO, apagas os ficheiros :).
É muito bom ter varias Vms a correr em rede, cada um com a sua função, etc etc....
A pergunta era mesmo a sério. No entanto, já vi que o Virtual PC foi comprado pela Microsoft que vai lançar uma nova versão que se chama Microsoft Virtual PC 2004. Suponho que neste momento não haja mesmo uma versão full para comprar, visto a connectic ter perdido os direitos do produto a 18 de Agosto.
Voltando às questões. O link que enviei é o link correcto. Certo?
Nemesis11:
Não tinha visto o teu post:
Mas no linux a partição corre em ext3. No virtual PC não é formatada a partição? Continua a ser NTFS? Quando não se quiserapaga-se os ficheiros e pronto volta tudo atrás? O nome parec mesmo adequado. Virtual:D
eheh ja responderam na minha vez :)
Metro o hd do pc virtual é um fixeiro *.vhd k fika no teu disco!
Por exemplo se instalares 1GB de software no pc virtual exe ficheiro vai-te ocupar 1gb no disco!
e smp k formatarem o OS principal, basta guardar o fixeiro *.vhd (virtual hard drive) e é só instalar o virtual pc no novo OS e defenir exe fixeiro como hd e pronto, definições salvas etc! :)
como dixe noutro post, já usei linux puro e duro com o vmware versao linux a emular o xp ;)
só k a mania dos 3d marks etc levou-me a mudar para windows e emular o linux :rolleyes:
aki vai uma pic dos 2 hd's virtuais no meu hd:
eheh ja responderam na minha vez :)
Metro o hd do pc virtual é um fixeiro *.vhd k fika no teu disco!
Por exemplo se instalares 1GB de software no pc virtual exe ficheiro vai-te ocupar 1gb no disco!
e smp k formatarem o OS principal, basta guardar o fixeiro *.vhd (virtual hard drive) e é só instalar o virtual pc no novo OS e defenir exe fixeiro como hd e pronto, definições salvas etc! :)
como dixe noutro post, já usei linux puro e duro com o vmware versao linux a emular o xp ;)
só k a mania dos 3d marks etc levou-me a mudar para windows e emular o linux :rolleyes:
I'm impressed. O que é que eu andei a fazer este tempo todo. Anadava eu aqui preocupado em arranjar mais um PC para ter só Linux quando isto me resolve completamente o problema.
O que é feito do Virtual PC para Linux. Deixou de existir com a compra do Virtual PC pela microsoft?
Era bom k toda a gente usasse isto pelo menos enkuanto nao se adapta bem ao linux, axim nao correm o risco de estragar a partiçao do windows na instalação do linux!
kem nao se adaptar/gostar, smp pode eliminar os fixeiros do hd virtual e desinstalar o virtual pc, sem continuar com o boot do lilo etc ;)
basta copiar akeles dois fixeiros da img para um local seguro e formatar o windows, dps volto a colocar os fixeiros e continuo a ter o linux operacional!:D
axo k axim é mais fácil de entender!
Nemesis11
23-10-2003, 13:10
A pergunta era mesmo a sério. No entanto, já vi que o Virtual PC foi comprado pela Microsoft que vai lançar uma nova versão que se chama Microsoft Virtual PC 2004. Suponho que neste momento não haja mesmo uma versão full para comprar, visto a connectic ter perdido os direitos do produto a 18 de Agosto.
Voltando às questões. O link que enviei é o link correcto. Certo?
Nemesis11:
Não tinha visto o teu post:
Mas no linux a partição corre em ext3. No virtual PC não é formatada a partição? Continua a ser NTFS? Quando não se quiserapaga-se os ficheiros e pronto volta tudo atrás? O nome parec mesmo adequado. Virtual:D
O VirtualPC não conheço muito bem, mas vou falar do Vmware.
O disco da Vm não é fisico. Está a correr em cima do Vmware.
Vê isto como um emulador. Se conheceres o Mame, estás a jogar o Street fighter, mas não tens a máquina arcade. Estás a emular a máquina Arcade. O Vmware emula um computador. Não sei se isto é a melhor explicação, mas foi o que me lembrei.
O VirtualPC deve ser a mesma coisa ( só o utilizei uma vez com o Lindows ).
I'm impressed. O que é que eu andei a fazer este tempo todo. Anadava eu aqui preocupado em arranjar mais um PC para ter só Linux quando isto me resolve completamente o problema.
O que é feito do Virtual PC para Linux. Deixou de existir com a compra do Virtual PC pela microsoft?
Virtual PC para linux axo k nunca existiu, apenas o vmware é k tem ambos!
Existem tb outros programas para linux, mas nao sao tao porreiros como o vmware!
para windows continuo a gostar mais do virtual pc.
Por exemplo mobos intel e amd:
Asus para p4 é excelente!
Para amd é ultrapassada pela Abit!
isto é como o vmware e virtual pc:
vmware para linux é o melhor!
para windows é ultrapassado pelo virtual pc!
Vê isto como um emulador. Se conheceres o Mame, estás a jogar o Street fighter, mas não tens a máquina arcade. Estás a emular a máquina Arcade. O Vmware emula um computador. Não sei se isto é a melhor explicação, mas foi o que me lembrei.
Mais claro não podia ser.
O Lasac disse que o Virtual PC parece ser mais rápido do que o VMware. Já agora gostava de saber a tua opinião sobre o VMware.
Exactamente!
o virtual pc é como se fosse um emulador, e exes fixeiros *.vhd k têm o OS (somos nos k instalamos o k kisermos) sao os roms!
tnks pela ajuda Nemesis11 taba para aki a tentar explicar, mas nao me lembrei dexa dos emu's e roms! ;)
Nemesis11
23-10-2003, 13:17
Já agora, um pouco OT, Lasac, não tiveste problemas com o rato no Lindows a correr no VirtualPC?
Neps tá td ok!
tá ligado por USB, mas o virtual pc tá a emular numa porta ps/2 ;)
btw vou para a escola já tá na hora... :rolleyes:
cyas :)
ojdr2001
23-10-2003, 20:24
Eh pah, sou mesmo básico nestas m*rdas. Instalei o virtual pc td bem. (uma questão: por defeito na instalação o programa aconselha 64 MB de ram. É suficiente ou aumentamos? Eu no sistema tenho 2x256).
A verdadeira questão é outra. Gravei os 3 cd do RH 9 mas agora o cd 1 não arranca em boot. Se calhar gravei mal. Como faço para gravar o cd 1 para ele fazer boot a partir do ficheiro que descarreguei? Tenho o Nero 6.
Ajudas a este miserável, são bem vindas.:confused: :confused: :confused: :confused:
Eh pah, sou mesmo básico nestas m*rdas. Instalei o virtual pc td bem. (uma questão: por defeito na instalação o programa aconselha 64 MB de ram. É suficiente ou aumentamos? Eu no sistema tenho 2x256).
A verdadeira questão é outra. Gravei os 3 cd do RH 9 mas agora o cd 1 não arranca em boot. Se calhar gravei mal. Como faço para gravar o cd 1 para ele fazer boot a partir do ficheiro que descarreguei? Tenho o Nero 6.
Ajudas a este miserável, são bem vindas.:confused: :confused: :confused: :confused:
Os dois fazemos um lindo para. Somos muito entendidos nestas andanças. :)
O virtual pc não sei ajudar. No entanto nos CD's tens que gravar como iso. Eu no 5.5 vou para o interface mais detalhado e depois seleciono fazer nova compilação. Dá as várias opções CD-rom iso; Audio CD etc. Escolho a primeira e depois Não altero nada. Confirma que tens selecionado para finalizar o CD.
Quando achares que tens os três cd's bem arrancas a partir do 1º cd e se não arrancar é porque o CD não está correctamente gravado. Depois antes de começares a instalação testas os CD's como está no tutorial do cnight. Se os três cd's passarem temos Red Hat à vista. Hoje já estraguei dois cd's portanto não estás sozinho:)
Esse facto é devido a que as iso's não podem ser gravadas num dos modos, agora não sei se é TAO ou DAO. É que o Nero pergunta-vos se querem em TAO ou DAO, e numa delas sei que não funciona.
Eu há uns tempos gravei os 3 cds mal, e depois voltei a gravar o primeiro no outro modo, e funcionou, e dps gravei os restantes.
Tentem googlar a questão...
Eu meto smp 256mb para cada pc (tb tenho 2x256mb), e claro nunca meto + k 1 a trabalhar!
kuanto ao cd, pk nao instalas apartir dos isos no hd!?
tb dá! ;)
Fazes axim:
1-fazes start up ao pc virtual k crias-te.
2-vais em cima na barra menu no separador "CD" e escolhes "capture image..."
3-escolhes a img do cd1 do redhat e fazes "Ok"
4-vai a "PC" e faz reset.
agora o emulador arranka o iso como se tivesse na drive de cd's! :)
na instalação kuando te pedir o cd 2 e o cd3 vais novamente a "CD" e escolhes "Release *.iso", dps fazes "Capture image..." e escolhes o cd k ele te pede, agora fazes ok na msg do linux a pedir outro cd e pronto! :)
este programa é um mto fixe, faz tudo e mais alguma coisa! :)
ojdr2001
23-10-2003, 23:39
Ora boas, cá tou eu novamente encravado:die: :die:
No virtual pc fiz a vd numa das partições do raid 0. Tudo bem !
1ª questão: como atribuo MB livres para esta drive? ou ela vai "enchendo" automaticamente? é que nas propriedades vejo que a vd só tem trinta e tal KB. Para mem segui a recomendação do programa e coloquei apenas 64 MB. Chega?
O pior:
Finalmente arranquei com a instalação do RH, testei os 3 cd's tudo ok. Só que seguindo o tutorial do chight quando chego ao disk druid só me aparece um disco ide que eu tenho instalado. Não me aparece as partições do raid e foi numa delas que instalei a vd. E agora? estou completamente à nora. Help please
Cumps
Lasac vem depressa, salva-me:D :D
A drive virtual vai-se enxendo automaticamente! ;)
kuanto ás partiçoes, nao precisas de configurar raid, pk ele tá com um disco virtual como ide e nao raid, basta veres na bios dexe pc virtual! ;) (DEL no 1º ecrã)
kuanto á ram, se vais usar so um pc virtual de cada vez podes aumentar no máximo até 300 e tal de ram, eu aconselho 256mb, é o k costumo usar e nunca tive falta de ram ;)
Ah, cria uma swap de 300mb, pk podes um dia kerer aumentar a swap( se meteres mais ram na makina principal) e axim escusas de formatar o linux para teres mais mem virtual! ;)
Btw axim safaste melhor com o virtual pc, pk vais lendo o toturial e instalando ao mesmo tempo! ;)
Descobri isto:
http://support.microsoft.com/default.aspx?kbid=824669&product=vpcwin
http://support.microsoft.com/default.aspx?kbid=824513&product=vpcwin
Vê se isto ajuda.
ojdr2001
24-10-2003, 00:12
Eh pah está tudo numa boa. Segui o conselho do Lasac ( um santo:D ) e estou a instalar via image do iso no hdd. Perfeito. Vou a meio hehe
Lasac dá para mudar os megas de RAM na vd sem reinstalar o virtual PC?
Obrigado a todos mais uma vez
Não se vão embora pois ainda me vou encravar mais vezes:D :D :D
vais ao pc virtual (tem de estar desligado) e clickas com o botao direito e escolhes "settings" dps abre uma janela pekena e vais a "memory" e selecçionas, e do lado direto ou metes no check-box os mb k pretendes ter ou deslocas a barra de baixo! ;)
A minha noite vai ser longa só não ajudo se não puder. Vai haver uma altura na instalação em que parece que encravou porque parece que não se mexe mas é mesmo assim (pode ser que ao estares a instalar a partir do disco seja mais rápido) Mas é um bocado demorado. Mas o vermelho do Red Hat é liiiiiiiiindo. Fico à espera dos resultados.:) :)
ojdr2001
24-10-2003, 00:36
Bem pessoal vou ter de acabar por hoje. Já é tarde. Tive de interromper pois como tinha só 64 MB de ram no virtual pc o red hat não gostou. Tenho de aumentar a memória mas agora só amanhã.
De qualquer modo e graças à V/ ajuda acho que já consigo ir até ao fim sozinho.
Amanhã dou notícias sobre o meu sucesso/insucesso
Um abraço a todos
Uma dúvida Lasac: quando alocamos ram ao virtual pc perdemo-la no pc real? ou seja se eu atribuir 256 mb ao VPC só fico com 256 quando corro o windows?
Bem para facilitar vamos usar a linguagem do virtual pc:
pc virtual -> Ghost
pc principal -> Background
ao meteres o ghost com 256mb, todas as vezes k ligares o ghost, o background vai partilhar 256mb ram fisica para o ghost, e aí fikas só com 256mb de ram para "gastar" no background.
Axim k desligares o ghost, o background volta a ter os 256mb fisicos para "gastar"! ;)
ojdr2001
24-10-2003, 01:13
Lasac isso ainda é melhor:) :) :) :)
Nota: Levei esta thread a sticky pois acho que é uma excelente thread para iniciantes em Linux
ok fizeste bem, pk neste topico para além do excelente toturial do chight, tem ainda mta info util! ;)
Já tás a "trabalhar" em linux?
Nemesis11
24-10-2003, 12:36
Um pouco OT:
Quando disse que a Microsoft podia tirar o suporte para linux numa futura versão do Virtual PC ( pelo menos oficialmente ), fica aqui um screenshot da beta do 2004 :
Quanto a quem está a usar o Virtual PC ou o Vmware, boa sorte :). Algum problema postem aqui.
Entao basta selecçionar "Other" k tb deve dar! ;)
Logo com mais tempo testo o knopix (live cd) num ghost novo com "Other"! :)
Nemesis11
24-10-2003, 13:09
Entao basta selecçionar "Other" k tb deve dar! ;)
Logo com mais tempo testo o knopix (live cd) num ghost novo com "Other"! :)
Tens a beta do 2004 :) ? É que este other pode não ser o mesmo do other do 5.2.
É que há um rumor que esse other pode não dar para linux ( do genero de bloquea-lo para linux ). O Other pode ser para o win 3.1 etc. Espero que não e acho que MS não vai fazer isso.
Entao nesse caso nem vale a pena experimentar!
kuando ele sair veremos, senao mantenho esta versao! :P
dá para tudo k kero, e caso as versoes futuras exijam mais, mudo para vmware! ;)
ojdr2001
24-10-2003, 22:53
Bem pessoal finalmente despi a pele de burro e praticamente acabei a instalação do RH:) . Isto do pc virtual é mesmo um achado. Pena ser trial.....
Restam-me 2 problemas. Um para terminar a instalação e outro de funcionamento.
1º - O RH não tem suporte para a radeon 9800 pro (só vejo para a 9700 pro). Como faço?
2º - Para ligar á internet segui os passos do tutorial do chight mas tenho um problema. Eu tenho netcabo e 4 pc's ligados a um router. Este router só tem possibilidade de ligar um máximo de 4pcs logo penso que 4 ip's. Não tenho por isso ip disponível para atribuir ao virtual pc com o linux.
Há alguma outra forma de me ligar á netcabo via este router?
Obrigado pela ajuda mais uma vez.
A janela do Virtual PC aguarda por resposta à 1ª questão:D :D :D
ojdr, ve a pm k te enviei!
ojdr2001
24-10-2003, 23:49
Lasac, PM respondida
ojdr2001
25-10-2003, 00:07
Como ninguém respondia, arrisquei e fiz o seguinte:
Para a gráfica escolhi a opção ATI AGP e seleccionei 128 mb de mem.
Em monitor seleccionei monitor 1280x1024 60 Hz. Tenho um LCD da LG.
Resultado:
No final do arranque do linux aparece uma janela enorme rectangular muito maior que o espaço útil do monitor. O que aparece no ecran é ilegível não tem qualquer definição.
Como posso resolver?
Lasac, fiz o que me disseste mas este problema não é do virtual pc é das configs do próprio linux, acho eu. (grafica + monitor)
Durante o arranque e quando esta a testar está tudo ok excepto a rede que é o problema que mencionei atrás: mesmo ip que o windows.
Já metes-te a janela do virtual pc em full screen?
Se ainda nao meteste, basta clickar em ALT direito + ENTER e para sair para "windowed mode" sao as mesmas teclas!
ojdr2001
25-10-2003, 01:19
Sim está em full. O problema subsiste. Devo ter que instalar suporte para a 9800 pro e alterar a resolução mas não sei fazê-lo.
Não consigo aceder a nada no ecran porque este está completamente ilegível e distorcido. A fazer terá de ser tipo linha de comandos (se tal é possível) e isso é que não vou lá sem ajuda.
Cumps
Moon_Spirit
25-10-2003, 12:46
Originally posted by Moon_Spirit
Bem... até eu que sou um "leigo" em linux fiquei com vontade de mexer naquilo, só mexi em modo terminal e mto pouco no grafismo, já para aí há uns 3 anitos, resumindo já nao pesco nada daquilo...
...por isso como tenho ali uma máquina parada(um pentiuzinho da pré-história) pergunto se alguém sabe de alguma versão antiga de linux para pôr lá com estas características 16 ou 32 RAM já nem sei a 133Mhz... ou será que me aconselham a por freebsd ou algo do género???
Aceitam-se sugestões :rolleyes:
Sim está em full. O problema subsiste. Devo ter que instalar suporte para a 9800 pro e alterar a resolução mas não sei fazê-lo.
Não consigo aceder a nada no ecran porque este está completamente ilegível e distorcido. A fazer terá de ser tipo linha de comandos (se tal é possível) e isso é que não vou lá sem ajuda.
Cumps
sorry, so pude responder agora... :rolleyes:
Se conseguires entrar na consola (Konsole) no menu iniciar é tipo linha de comandos do windows...
Ou usas o comando xf86config (o k uso no mandrake), ou Xconfigurator (redhat?)
ou o novo XFree86 -configure, penso que este ultimo é o aconselhavel!
Boa Sorte! ;)
ojdr2001
27-10-2003, 23:16
Como não fui bem sucedido à 1ª vou reinstalar o RH 9 usando o virtual pc. Três dúvidas:
1ª - Quando chega a altura de instalar o suporte para a gráfica, na lista disponível não aparece suporte para a radeon 9800 pro que é a minha. Que escolho?
2ª - No monitor a mesma coisa. Que resolução escolher?
3ª - Mais complicada, penso eu: tenho netcabo e um router que a partilha por 4 pc's. Este é o nº máximo de pc's que o router suporta em simultâneo. Significa que os 4 ip's estão atribuídos. Na altura de configurar a rede no RH que ip coloco? Será que há alguma forma de automaticamente o windows ceder o ip ao RH e vice-versa consoante o SO que estamos a utilizar?
Obrigado pela ajuda
1- Eu tb nao tenho suporte para Radeon9500np no mandrake 8.1 e escolhi a Ati Radeon (Generic) e 128MB e está a trabalhar bem! ;)
2- Eu escolho smp 1024x768 83Hz
3- certifica-te k tens nas opções do ghost em "Networking", o "Shared Networking (NAT)" activo em vez do "Virtual Switch" k ás vezes é exe k está activo como default kuando criamos um ghost!
boa sorte nixo! ;)
Um link que pode tornar-se útil principalmente para navegar na net. Os plugg-ins mais frequentes para o Linux e não só.
Estou a gostar muito do mozilla como browser (mesmo no windows
http://plugindoc.mozdev.org/
BlueBird
30-10-2003, 23:34
Tenho ka em casa um pc mais velhote a faxer d servidor d algumas coisas entre elas a partilha da ligação da net. Actualmente ta a funcar como kero com o XP, ms como até gosto d experimentar coisas novas instalei o RH9 (tou à espera k saia o MK 9.2 ISO para experimentar tb) e n consigo partilhar a ligação da net, ja experimentei umas poucas de coisas ms nd, consigo pingar e tal ms net é k n tem, penso k tenha a ver com serviços d routing... Gostava k algum m podesse dar uma ajudinha. :)
Conseguiste pingar máquinas da tua rede?
E URL's? Não é IP's...
Tenta pingar, por exemplo, www.symantec.com e vê o que te dá.
BlueBird
31-10-2003, 08:56
Tipo no "servidor" (o k tem linux) consigo aceder à net e pingar os outros pcs da rede, dos outros pcs da rede tb consigo pingar o "servidor", ms so o servidor, para além disso ja n dá e aceder à net apartir dos "clientes" n da... o k keria dixer é k eles estao a ligados ms o linux n esta a partilhar a net k é isso k eu kero k alguem m ajude.
Não tens a IPtables a funcionar ou configurado...
BlueBird
31-10-2003, 11:28
isso n sei... ms isso partilha a net por outros pcs na rede? Eu estou com ips fixos... (s é k isso intressa).
PS: me ser mui noob nestas andaças...
O Iptables é o que te permite partilhar a rede...
De certeza que o RH tem alguma ferramenta para configurar isso... já os mandrakes antigos tinham...
Qual é o erro que te dá quando tentas pingar um endereço?
Cá para mim não configuraste foi o DNS...
BlueBird
31-10-2003, 17:27
Configurei da msm maneira d kando tinha o Internet Connection Sharing do windows... Gateway e DNS = ao ip do pc k partilha a connecção.
ojdr2001
31-10-2003, 19:59
Como entro na consola do RH 9?
Obrigado
BlueBird
31-10-2003, 20:10
Como entro na consola do RH 9?
Obrigado
Tens consolas dentro do x-windows(procura no menu "iniciar") e tens mais 6 postos/consolas Alt+Crtl+1-6... axo eu
Nemesis11
31-10-2003, 20:16
Originally posted by BlueBird
Tens consolas dentro do x-windows(procura no menu "iniciar") e tens mais 6 postos/consolas Alt+Crtl+1-6... axo eu
Ele vê aquilo tudo distorcido :).
Não me recordo bem, mas no Red Hat, no boot não há a opção só de linha de comandos?
ojdr2001
31-10-2003, 20:30
Ele vê aquilo tudo distorcido :).
Não me recordo bem, mas no Red Hat, no boot não há a opção só de linha de comandos?
É isso mesmo não vejo puto....:005:
Nemesis11
31-10-2003, 21:23
É isso mesmo não vejo puto....:005:
Ojdr2001, Eu não tenho grande experiencia do Virtual PC, mas teres ou não um 9800, não devia interessar para este caso.
Se isso for como o Vmware, a grafica é uma gráfica virtual ( Vm qq coisa ), que tem os seus proprios drivers.
Não te devia estar a acontecer isso.
BlueBird
31-10-2003, 23:14
realmente dava jeito apenas linhas d commandos pk para instalar os drivers da grafika n posso ter x-window ligado...
edit: no rh9 komo monto as partições do windows (NTFS)?
Ojdr2001, Eu não tenho grande experiencia do Virtual PC, mas teres ou não um 9800, não devia interessar para este caso.
Se isso for como o Vmware, a grafica é uma gráfica virtual ( Vm qq coisa ), que tem os seus proprios drivers.
Não te devia estar a acontecer isso.
E k placa escolhes no setup do linux (se usares) para o vmware?
com o vmware nao consigo meter o modo grafiko a trabalhar :(
começei a ter problemas com o virtual pc a nivel de rede, pk apartir de um momento deixei de conseguir entrar na net e nos fixeiros partilhados entre os 2 pc's fisicos e o ghost :(
kuanto a ixo o vmware parece mto porreiro, kriou umas placas de rede virtuais etc :)
outra cena, após a instalação do vmware o som no meu pc fikou com mta má kualidade, tanto no ghost como no backgroud! :(
experimentei desinstalar para ter a certeza k era o vmware k estava a "atrofiar" o som e voltou tudo ao normal, som "limpinho" como dantes! :puke:
tou a usar o som onboard da epox 8k5a2+...:rolleyes:
Nemesis11
03-11-2003, 08:56
E k placa escolhes no setup do linux (se usares) para o vmware?
com o vmware nao consigo meter o modo grafiko a trabalhar :(
começei a ter problemas com o virtual pc a nivel de rede, pk apartir de um momento deixei de conseguir entrar na net e nos fixeiros partilhados entre os 2 pc's fisicos e o ghost :(
kuanto a ixo o vmware parece mto porreiro, kriou umas placas de rede virtuais etc :)
outra cena, após a instalação do vmware o som no meu pc fikou com mta má kualidade, tanto no ghost como no backgroud! :(
experimentei desinstalar para ter a certeza k era o vmware k estava a "atrofiar" o som e voltou tudo ao normal, som "limpinho" como dantes! :puke:
tou a usar o som onboard da epox 8k5a2+...:rolleyes:
O Vmware tem uma gráfica virtual. No fim de instalares o windows instalas o vmtools onde tens os drivers para a grafica e o rato ( penso que é só estes dois ).
No linux é a mesma coisa, mas se não me engano no setup já tens lá os drivers para a gráfica ( procura na configuração da grafica por vm.......... ).
Quanto ao som, tenho uma Live. Não me lembro de ter problemas. Experimenta instalar o vmtools no SO virtual a ver se resolve.
Nemesis11
03-11-2003, 12:37
Quanto ao Vitual PC 2004:
Eu não disse.......
Microsoft Stops Supporting Officially Alternative OSes with Virtual PC
http://www.osnews.com/comment.php?news_id=5008
http://www.eweek.com/article2/0,4149,1370335,00.asp
FabioCannavaro
03-11-2003, 19:29
bem tou no mandrake 8.1, sei que ah a 9 mas para o que quero a 8.1 chega perfeitamente.
e' possivel fazer o upgrade para o KDE 3.1.1 ?
queria um theme melhor alguem sabe sites do genero ?
http://images.mandrakesoft.com/img/screenshots/mdk91-scr1.jpg
Mantendo este tópico estou a precisar de ajuda para instalar o suse 9.0 no PC que tenho na assinatura. Não consigo chegar ao ecrá do Yast (utilitário de instalação do suse) corre uma serie de linhas de comando, identifica uma carrada de coisas e depois fica-se em:
hde: attached ide-disk driver
Depois nem para trás nem para a frente.
Instalei no portátil e não foi difícil. Abri esta thread aqui
http://www.techzonept.com/showthread.php?s=&threadid=25162
Respondam-me onde acharem melhor.
Estou a precisa da ajuda dos experts em Linux:)
Nemesis11
04-11-2003, 17:42
Mantendo este tópico estou a precisar de ajuda para instalar o suse 9.0 no PC que tenho na assinatura. Não consigo chegar ao ecrá do Yast (utilitário de instalação do suse) corre uma serie de linhas de comando, identifica uma carrada de coisas e depois fica-se em:
hde: attached ide-disk driver
Depois nem para trás nem para a frente.
Instalei no portátil e não foi difícil. Abri esta thread aqui
http://www.techzonept.com/showthread.php?s=&threadid=25162
Respondam-me onde acharem melhor.
Estou a precisa da ajuda dos experts em Linux:)
Qual é a controladora?
Só vi isto e o freeze foi na instalação:
http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?s=&threadid=111048
Well I fixed it, I just went into the bios and changed the IDE mode to Compatibility instead of Enhanced mode and I've got SuSe 9.0 installed and working now.
Experimenta.
Nemesis11 for President:D :D :D
Caro Nemesis11 mais uma vez acertas-te.
Thanks.
Ja sabem. Se tiverem uma P4C800 o sistem information na bios tem que estar em Compatible Mode.
Nemesis11
04-11-2003, 18:53
Nemesis11 for President:D :D :D
Caro Nemesis11 mais uma vez acertas-te.
Thanks.
Ja sabem. Se tiverem uma P4C800 o sistem information na bios tem que estar em Compatible Mode.
Nahhhhhhhhh
Agradece ao gajo que descobriu e ao search do linuxquestions. :)
Apos intensa luta tenho uma desgraçattp://portal.suse.com/sdb/en/1999/07/apm.html completa no PC.
Decidi que queria ficar com dual boot.
No disco do windows XP criei uma partiçao swap de 1GB e 30GB em ext3 com o Partition magic (o kazuza se ler isto mata-me.
A instalaç~ao aqui n~ao levanta qualquer problema identifica tudo e escolhe o swap e a partiçao ext3. Quase no final da instalaçao v^em os problemas. Identifica a minha grafica (9700 Pro) como 8500 posso alterar para 9700 nao tem a 9700 Pro. O monitor ´e um Samsung SyncMaster 900NF. Posso selecionar mas diz que n~ao identifica este monitor. Quando faço o teste final aparece-me um erro:
(ww)Open APM failed (/dev/apm_bios) (No such device)
(EE)No devices detected
Quando reinicio o computador depois de n~ao saber configurar mais nada0:)
Bloqueia mesmo antes do ecra inicial. Quando passo para modo comandos aparece:
linux login:
meto o meu user depois pede a passoword e a seguir
user@linux:~>
depois n~ao sei o que fazer
Escusado ser´a dizer que estou a precisar de ajuda antes de deitar isto tudo a baixo.
Wiiiiiiiiiindows. Volta que estas perdoado.
Btw o RedHat foi mais facil!
Quando faço o teste final aparece-me um erro:
(ww)Open APM failed (/dev/apm_bios) (No such device)
(EE)No devices detected
Isso só quer dizer que ele não encontrou uma combinação de grafica+monitor que funcione na conf.
tenta instalar como se tivesses a 8500 e um monitor generico. Depois instalas os updates do Suse e aí sim é que metes a tua grafica e o teu monitor.
Isso só quer dizer que ele não encontrou uma combinação de grafica+monitor que funcione na conf.
tenta instalar como se tivesses a 8500 e um monitor generico. Depois instalas os updates do Suse e aí sim é que metes a tua grafica e o teu monitor.
Tafinho:
O problema é que agora não consigo entrar no suse novamente. Fico mesmo antes do ecrã inicial