View Full Version : Linux para começar...
Boas ppl [ ]
Bem decidi aventurar-me e instalei o RH9 o guia ajudou mt! Sou noob nisto mas por algum sitio se tem de começar...
Ta td a funkar :D
peter alien 02-02-2004, 16:07 Tirem-me apenas uma dúvida, por agora hehe...!
Afinal qual são as verdadeiras diferenças entre o SUSE, RED HAT e o Mandrake ?
É que eu gostaria de me debruçar apenas sobre uma edição do Linux.
Tenho alguma prática com o RH v8, por isso digam-me qual é a edição que valerá mais a pena aprofundar.
P.S.:
Por norma ouço dizer que a Mandrake é a melhor.
Não preciso de uma versão muito técnica, porque eu não tenho muito tempo para me dedicar a ela.
FabioCannavaro 15-02-2004, 22:09 Originally posted by peter alien
Tirem-me apenas uma dúvida, por agora hehe...!
Afinal qual são as verdadeiras diferenças entre o SUSE, RED HAT e o Mandrake ?
É que eu gostaria de me debruçar apenas sobre uma edição do Linux.
Tenho alguma prática com o RH v8, por isso digam-me qual é a edição que valerá mais a pena aprofundar.
P.S.:
Por norma ouço dizer que a Mandrake é a melhor.
Não preciso de uma versão muito técnica, porque eu não tenho muito tempo para me dedicar a ela.
o Mandrake 9.2 O melhor Sem duvida Alguma, agora em termos de software adicional o Suse 9.0 Pro tem mais algumas coisas, o red hat 9.0 foi o pior S.O Based Unix que alguma vez já vi.. só ganha em aspecto mais nada.. (A instalação muito é leet, vai parecendo porreiro até trabalharmos nele...)
Em modo de trabalho, desenvolvimento , etc.. o Mandrake 9.2 é o melhor.
peter alien 15-02-2004, 22:41 Eu estava realmente indeciso entre o RedHat (já trabalhei com a versão 8) e o Mandrake.
Obrigadão default :)
Já agora conheces alguns mirrors onde o possa descarregar ?
Ragnarok 15-02-2004, 23:11 peter alien: http://www.linuxiso.org/distro.php?distro=29
peter alien 15-02-2004, 23:19 RaGnAr0k, Obrigadão :001: :001: :001:
Ragnarok 15-02-2004, 23:21 No prob. :)
FabioCannavaro 16-02-2004, 00:28 Era mesmo esse link que te ia dar :) , foi de onde fiz download.
Cumps.
Só um pequeno detalhe...
A SUSE é sem dúvida nenhuma a melhor distro que já alguma vez existiu... E isto de quem já alguma vez trabalhou com as 3, Suse, Mandrake e Red Hat.
A maior parte das pessoas diz mal da Suse porque não teve para a pagar e portanto nunca usou, e como tal diz mal.
Pessoalmente, uso Gentoo, mas está a outro nível.
FabioCannavaro 16-02-2004, 05:20 tafinho, Entre os 2 melhores o Suse e Mandrake, tb já recai preferencias pessoais na escolha do melhor distro
Na minha opinião e o Mandrake mas o Suse tb é de mt bom nivel.
Cumps.
FabioCannavaro 16-02-2004, 15:58 um comando que pode ajudar mt pessoas...
Para ver ficheiros das outras partições!
mount -t auto /dev/hdX /pasta montar drive
o X é a partição que queremos montar
Comandos
./configure
configure
make
make install
São muito usados para fazer correr os programas
Peçam ajuda ! :P assim se todos partilharem o seu conhecimento só ganha quem trabalha em Linux :] e quem quer aprender
Cumps.
Originally posted by Tafinho
Só um pequeno detalhe...
A SUSE é sem dúvida nenhuma a melhor distro que já alguma vez existiu... E isto de quem já alguma vez trabalhou com as 3, Suse, Mandrake e Red Hat.
A maior parte das pessoas diz mal da Suse porque não teve para a pagar e portanto nunca usou, e como tal diz mal.
Pessoalmente, uso Gentoo, mas está a outro nível.
Excelente informação para mim. Questionei-me se não deveria mudar para Gentoo e começar tudo a partir daí.
Mas o Gentoo está de facto a outro nível e portanto acho que como tudo precisamos de uma fase de aprendizagem.
O preço do SUSE tb não é nada do outro mundo e pelos manuais que trás acho que para quem começa é uma excelente opção.
Para quem ainda não viu, ou sabe o SUSE vem em DVD e em 5 CDs. 4,5GB é obra. Além disso tem coisas que funcionam exactamente igual (em termos gráficos) tal como o Windos XP. Incluindo algumas teclhas de atalho são exactamente as mesmas:)
Se um aprediz pode recomendar tb recomendo o SUSE :P
Originally posted by default
tafinho, Entre os 2 melhores o Suse e Mandrake, tb já recai preferencias pessoais na escolha do melhor distro
Simples, quais foram as últimas versões de ambas as distros que usaste?
Tafinho:
Diz-me uma coisa. Utilizas só Linux no teu dia a dia.
Fazes tudo em Linux?
Programas para rippar dvds? Há alguma coisa que seja muito simples de trabalhar. Tivo DVDshrink por exemplo:D
FabioCannavaro 16-02-2004, 20:17 Originally posted by Tafinho
Simples, quais foram as últimas versões de ambas as distros que usaste?
mandrake 9.2 , suse 9.0 pro, red hat 9.0, Fedora e Knoppix 3.3
peter alien 16-02-2004, 22:09 Parece que vou mesmo dar o salto do RedHat para o Mandrake.
Então cá vai: :001:
--------------------->----------------
|................................................. ...|
|................................................. ...|
Chapéuzinho Vermelho v8 .... Mandrakas v9.2 , já está :D
Originally posted by Metro
Tafinho:
Diz-me uma coisa. Utilizas só Linux no teu dia a dia.
Fazes tudo em Linux?
Tás a ver algum Windoze na minha sig...?
Não costumo rippar DVDs...
Mas uma pesquisa rápida deu :
dvdbackup + wine/dvdshrink
Nemesis11 17-02-2004, 00:50 Quanto às distros. Uso o Suse 9 como desktop "secundario". Está muito bom. Acho que não tive 1 unico problema.
Tenho tb instalado o White box (RHEL 3) e apesar de ser virado para o mercado server, é mais um all in one.
O Mdk 9.2 nunca o instalei, mas só ouvi problemas. Aquele caso com os LG, etc. Se não me engano os membros do clube até tiveram direito a uma segunda release com os bugfixs. Instalei o cooker com Kernel 2.6 e apesar dos bugs e do desktop gay (nem perguntem) estava extremamente rapido.
DeadHeart 22-02-2004, 18:38 Gentoo e giro mas tive uns probs quando tentei instalar alguns programas a partir das sources pois sao varias as directorias que se encontram com nomes diferentes ou em locais fora do habitual. De qualquer das formas gostei bastante do Gentoo. Desde entao so uso Slackware e ja la vao uns anos. Gotta love Slack :)
Para comecar, e ao contrario do Andromeda, penso que e melhor e mesmo rh ou mdk, mas e so uma opiniao :)
Boas..
Tive esta tarde a instalar o Suse 9. Utilizei o VMware para instalar o linux numa drive virtual, o problema é que agora não consigo aceder ao resto do disco, já tentei usar o comando mount mas dá sempre erro..
Isto será por estar a correr através de uma drive virtual criada pelo VMware??
Por agora resolvi o problema, acedo ao disco do comp através da rede.. como o linux e o windows tem um IP diferente consigo aceder ás partilhas que tiver no comp.. Mas gostava de saber se era possivel aceder aos discos de outra maneira..
Obrigado...
FabioCannavaro 24-02-2004, 22:58 já fizes-te
mount -t type dev/hda1 /dir
type = fat , ntsf etc..
hda1 por ex se kiseres aceder a particao do windows tens que definir onde está
/dir onde queres montar
Mas consegues aceder ao windows por konsole$root ?
Boas...
Sim já fiz isso o erro que me dá é:
fs type fat not supported by kernel
Só consigo aceder á partição do windows através da rede... através da rede..
basta-me ir ao konqueror e colocar smb://ajv/
Originally posted by AJV
Boas...
Sim já fiz isso o erro que me dá é:
fs type fat not supported by kernel
Só consigo aceder á partição do windows através da rede... através da rede..
basta-me ir ao konqueror e colocar smb://ajv/
recompila o kernel com suporte para fat
recompila o kernel com suporte para fat
OK...
Eu sou bastante newbie em linux...
Como é que iso se faz..
Possivelmente para quem está a começar como é o teu caso (e o meu) eu reinstalava o SuSE. A mim nunca me aconteceu o que descreves. Funciona tudo às mil maravilhas. Consigo ver todas as partições e copiar se quiser conteudo das outras pastas para dentro do SuSE. Eu ia por ai. Depois de teres uma instalação boa copiava a pasta para outro sítio e brincava à vontade com o SuSE
Se fizeres asneira apagas essa instalação e copias a pasta anterior e ficas com a instalação fresquinha novamente. Esse é o encanto do VMware.
Compilar kernel acho que não é para nós...ainda.
boas..
Sim compilar o kernel deve seu bocado complicado para quem está a começar....
Reinstalar o Suse é uma opção.. mas esta já é a segunda instalação... pois na primeira já acontecia a mesma coisa...
Só para esclarecer ma duvida.. no vmware quando iniciamos a instalação de um novo sistema operativo deixa-se tudo como está por defeito, é que reparei se fizermos através do custom existe lá uma opção acerca do disco.. se queremos usar um novo ficheiro virtual, um já existente ou usar mesmo o disco fisico fazendo uma partição para o linux...
Peterwolf 25-02-2004, 01:08 aproveitando a embalagem... no mdk9.2 em k sitio é k ta o kernel? tenho aqui as drivers da placa wifi e pra instalar tenho k saber isso.
tks in advance! [[[]]]
Originally posted by AJV
OK...
Eu sou bastante newbie em linux...
Como é que iso se faz..
hum...então aconselhava-te a ler um tutorial para não fazeres m**** :)
procura no linux documentation project (www.ldp.org se nao estou em erro) que rapidamente percebes...depois de recompilares um kernel umas quantas vezes vais ver que não tem nada de especial :)
Originally posted by Peterwolf
aproveitando a embalagem... no mdk9.2 em k sitio é k ta o kernel? tenho aqui as drivers da placa wifi e pra instalar tenho k saber isso.
tks in advance! [[[]]]
/usr/src/linux... deve ser um symlink para o kernel que em si deve estar em /usr/src/versao_do_kernel
Nemesis11 25-02-2004, 01:58 Originally posted by AJV
boas..
Sim compilar o kernel deve seu bocado complicado para quem está a começar....
Reinstalar o Suse é uma opção.. mas esta já é a segunda instalação... pois na primeira já acontecia a mesma coisa...
Só para esclarecer ma duvida.. no vmware quando iniciamos a instalação de um novo sistema operativo deixa-se tudo como está por defeito, é que reparei se fizermos através do custom existe lá uma opção acerca do disco.. se queremos usar um novo ficheiro virtual, um já existente ou usar mesmo o disco fisico fazendo uma partição para o linux...
Oi, Eu uso o Suse 9 em cima do Vmware. Que versão do Vm tens?
Se for a 4, quando fazes a Vm vai sempre pelo custom e escolhe "create a new.....". Escolhes o espaço em disco, etc e depois no advanced do disco podes escolher entre ide e scsi. No meu caso tenho scsi, mas sei que há distros que não funcionam com scsi no Vmware (não é o caso do Suse).
Já agora, instalas-te o vmtools no fim da instalação do Suse?
Boas...
Obrigado nemesis11... o meu erro deve ser que eu fiz sempre a instalação através do typical..
Amanha experimento a fazer através do cutom, e a usar o espaço em disco..
O vmware é a versão 4.. e sim instalei o VMware tools...
hellos,
instalei o redhat9 seguindo o guia feito pelo chight. ao reiniciar, depois de escolher se quero arrancar com xp ou com linux, escolhendo o linux, ele faz-me uma data de verificações até que me pede para inserir um "localhost login" e uma password e falha na verificação do eth0 .. o que é suposto inserir no localhost login ? eu escrevo qq coisa e depois na password nao consigo escrever nada, carrego enter e ele diz-me login invalido ou pw invalida. a meio das verificaçoes aparece algo como " carregue em i para ir para o modo interface " mas e tao rapido que nem da pa carregar.
outra coisa, no grub fikei com o windows xp e dois linux's, sendo a unica diferença entre eles o nome, um tem um "-up" acrescentado ao nome. se alguem puder dar uma ajudita agradecia :)
Originally posted by Tribal
hellos,
instalei o redhat9 seguindo o guia feito pelo chight. ao reiniciar, depois de escolher se quero arrancar com xp ou com linux, escolhendo o linux, ele faz-me uma data de verificações até que me pede para inserir um "localhost login" e uma password e falha na verificação do eth0 .. o que é suposto inserir no localhost login ? eu escrevo qq coisa e depois na password nao consigo escrever nada, carrego enter e ele diz-me login invalido ou pw invalida. a meio das verificaçoes aparece algo como " carregue em i para ir para o modo interface " mas e tao rapido que nem da pa carregar.
outra coisa, no grub fikei com o windows xp e dois linux's, sendo a unica diferença entre eles o nome, um tem um "-up" acrescentado ao nome. se alguem puder dar uma ajudita agradecia :)
O etho é a ligação à rede, ou à net. É um desses. Penso que os teus problemas estão todos relacionados com a rede.
Mas eu percebo muito pouco disto.
apos uma segunda tentativa, reparei que o redhat nao detecta a minha placa gráfica. na parte em ke ele supostamente detecta a placa grafica e o monitor, placa que detecta é VESA ( generic ) e escolhendo manualmente, tambem nao está la a minha placa. é uma 9800 pro, ele fica-se pela 9700 pro. os problemas poderão estar relacionados com isto talvez ? acho que vou tentar o suse ou slackware. alguem sabe uns mirrors pts para os tirar ?
ftps nacionais:)
http://darkstar.ist.utl.pt/
ftp://ftp.cprm.net/pub/
O Suse arranja-se naquela cena da mula:)
FabioCannavaro 08-03-2004, 00:52 Originally posted by Tribal
hellos,
eth0 é a 1º placa ethernet
se tivesses mais uma iria-se chamar eth1
localhost = é o nome da tua maquina depois podes alterar nas configurações de rede.
O que tu nao deves ter criado foi um utilizador, entra em root..
Login: root
password: tua password
depois vai a administração de users e adiciona um.
Depois entra com esse Login , nao convem estar em root.
O eth pode falhar mas mt das vezes nao tem qq problema no funcionamento, mas se tiveres faz o wirzard e ve se ele te csg ir buscar o ip
Penso que eram estas as tuas duvidas dp diz ai qq coisa.
Cumps.
Espera-se um tutorial de como compilar o kernel.
Segui um muito porreiro (http://www.digitalhermit.com/~kwan/kernel.html) para migrar de 2.4 para 2.6, consegui ir fazendo tudo como ele dizia.. até rebootar. O problema deve estar com os módulos, escolhi na configuração para não instalar tudo directamente no kernel (apenas o necessário), mas agora não sei como os activar, então o gajo não reconhece placa de rede, placa de som, dispositivos usb, nada de nada.
Um bocado depois consegui resolver alguns problemas com a ajuda doutro tutorial (http://thomer.com/linux/migrate-to-2.6.html), mas ainda continuo sem placa de rede (e se fosse só isso.. :(), e portanto sem acesso à net no linux.
Algum dos gurus me (nos?) pode dar umas dicas sobre isto?
Espera-se um tutorial de como compilar o kernel.
Segui um muito porreiro (http://www.digitalhermit.com/~kwan/kernel.html) para migrar de 2.4 para 2.6, consegui ir fazendo tudo como ele dizia.. até rebootar. O problema deve estar com os módulos, escolhi na configuração para não instalar tudo directamente no kernel (apenas o necessário), mas agora não sei como os activar, então o gajo não reconhece placa de rede, placa de som, dispositivos usb, nada de nada.
Um bocado depois consegui resolver alguns problemas com a ajuda doutro tutorial (http://thomer.com/linux/migrate-to-2.6.html), mas ainda continuo sem placa de rede (e se fosse só isso.. :(), e portanto sem acesso à net no linux.
Algum dos gurus me (nos?) pode dar umas dicas sobre isto?
Partindo do principio que deixaste isso activado como modulos...
modprobe modulo_do_q_queres
Já tentei fazer isso, mas não sei o nome exacto dos módulos :confused: Há alguma lista com os módulos por instalar?
E tudo o que está no /etc/modprobe.conf são módulos já instalados?
Desde já obrigado.
Já tentei fazer isso, mas não sei o nome exacto dos módulos :confused: Há alguma lista com os módulos por instalar?
E tudo o que está no /etc/modprobe.conf são módulos já instalados?
Desde já obrigado.
Procura no google o nome do(s) modulo(s) que queres. Não deves ter problemas.
Depois de recompilar 4 ou 5 vezes o kernel, lá consegui pôr isto tudo a funcionar (só me falta pôr som - a lib ALSA não reconhece a minha placa de som, não sei porquê). Thanks pela ajuda :)
Depois de recompilar 4 ou 5 vezes o kernel, lá consegui pôr isto tudo a funcionar (só me falta pôr som - a lib ALSA não reconhece a minha placa de som, não sei porquê). Thanks pela ajuda :)
se tás com o kernel 2.6.22 e tens por acaso uma soundblaster live! o meu conselho é que mudes de kernel :D ha um ziliao de pessoas no mundo com esse problema
p.s- mas nao é prob. de nao reconhecer a placa...
FabioCannavaro 06-04-2004, 20:38 se tás com o kernel 2.6.22 e tens por acaso uma soundblaster live! o meu conselho é que mudes de kernel :D ha um ziliao de pessoas no mundo com esse problema
p.s- mas nao é prob. de nao reconhecer a placa...
tb tinha problemas com a live , bastou instalar os drivers da audidy e tá a 100 %
É estranho o problema, pois se fizer /proc/asound/cards ele reconhece a placa de som (Ensoniq 1371), mas não consigo pôr nada a dar som. Já re-instalei o alsa-lib e o alsa-utils, mas ainda não consegui fazer nada de jeito com isto. Mas ao menos já reconhece a placa de rede, menos mal :)
É estranho o problema, pois se fizer /proc/asound/cards ele reconhece a placa de som (Ensoniq 1371), mas não consigo pôr nada a dar som. Já re-instalei o alsa-lib e o alsa-utils, mas ainda não consegui fazer nada de jeito com isto. Mas ao menos já reconhece a placa de rede, menos mal :)
Falta-te o alsa-tools
para ligares o mixer que deve estar em mute.
iJFerreira 07-04-2004, 02:22 se seguissem os guias do Gentoo não se esqueceriam destes pormenores. :D
NeoToPower 26-01-2005, 19:27 Bem..... vou mandar-me pra uma instalação do mdk10.1 num sistema em raid 0 ( 2x80gb ide) logo há alguma coisa que eu deva saber antes tendo em conta que vai ser partilhado com uma instalação do winxp?
Slowmottion 20-02-2005, 16:54 Boas, onde está o tutorial?
este link não funca...
http://www.techzonept.com/guias/redhat9/ (http://)
Obrigado
Slowmottion 21-02-2005, 00:26 Instalei o Mandrak 10.1
depois de me logar, como passo para interface gráfico?
heeeelp....
Obrigado
Instalei o Mandrak 10.1
depois de me logar, como passo para interface gráfico?
heeeelp....
Obrigado
Se fores parar a uma shell, escreve startx
Experimenta fazer startx , deve funcionar.
Slowmottion 21-02-2005, 11:10 obrigado.
execve failed for /etc/x11/x (erro 2)
O que isto quer dizer?
Não me detecta a gráfica?
É uma ATI Radeon 9600 de um portátil ACER Aspire 1500
Já agora, só tenho 3 CD's, o 4º não sei onde ir buscar. Será disso?
Alguma dica?
EDIT: Pelo que estou a perceber, não passa a modo gráfico por não ter a gráfica configurada.
Faço "startx" e fico com o ecrã preto...
Já instalei isto 4 vezes, de cada vez tento uma configuração gráfica diferente...mas mesmo assim não consigo
Assim sendo, não sei como fazer...se me poderem ajudar, agradeço
Slowmottion 21-02-2005, 19:24 Bem...
Eu já não mexia em Linux há uns anos...4 ou 5 ...
Isto está espectacular.
Já agora, deixo aqui um link para a configuração da gráfica ATI
http://www.rage3d.com/content/articles/atilinuxhowto/Linux_ATI.html (http://)
E da placa Wireless do meu portátil
http://www.hpl.hp.com/personal/Jean_Tourrilhes/Linux/Tools.html (http://)
Obrigado pelas ajudas
Se tiverem problemas então penso que o melhor ŕ iniciarem uma thread nova com uma breve descrição do problema no titulo. Não continuem com a thread. Acho mais confortavel de ler.
Um conselho da experiência: Se tiverem portáteis aspire, metam ubuntu que identifica tudo à primeira.:)
Slowmottion 22-02-2005, 15:35 ubuntu .... Explica lá isso ... Estou com o Mandrake 10.1
Acer ASPIRE 1500 (AMD 64)
Isso é um Sistema Operativo como o Mandrake?
Tem ambiente gráfico?
Se sim, posso testar o 64bit
http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu/warty/ (http://)
ubuntu .... Explica lá isso ... Estou com o Mandrake 10.1
Acer ASPIRE 1500 (AMD 64)
Isso é um Sistema Operativo como o Mandrake?
Tem ambiente gráfico?
Se sim, posso testar o 64bit
http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu/warty/ (http://)
O Ubuntu trás por predefinição o Gnome.
Vê esta thread: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=46098
E tens esta que fala do Ubuntu.
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=43325
Os updates são muito faceis de fazer.
Se ele instalar bem nesse portatil provavelmente vais gostar da distro.
Podes instalar a versão 64 bits:)
Dá uma vista de olhos na
Slowmottion 23-02-2005, 13:53 Obrigadão.
Já saquei e vou testar.
Vamos ver se tenho suporte para wireless...isso é que me interessa.
|
|