View Full Version : Sigma DP1

grandenaboverde
03-02-2008, 18:35
A Sigma DP1 foi revelada pela primeira vez o ano passado na PMA 2007, uma compacta com um sensor APS-C Foveon X3 de 14MP (o mesmo da SD14) e uma objectiva de distância focal fixa 28mm f/4. Possui um LCD de 2,5", sapata para flash externo e um viewfinder externo.

http://img136.imageshack.us/img136/9994/dp101001zb5.jpg http://img136.imageshack.us/img136/3350/dp103001wh2.jpg

Com o seu lançamento marcado para a primavera deste ano, claro que a máquina deu nas vistas na PMA 2008.

Podem ver aqui (http://www.dpreview.com/news/0802/08020301sigmadp1gallery.asp) algumas fotos desta câmara.

:)

Koncaman
03-02-2008, 18:51
Demorou taaaaannntttooooo tempo...
A maquina continua a ser interessante, é certo que interessa so a algumas pessoas (a mim interessa bastante), mas o preço vai ter que ser minimamente razoavel (e por razoavel eu digo <400€ coisa que eu duvido muito que ela custe à saida, apontava mais para os 600€), para conseguirem vender alguma coisa.

Os samples falam por si... a nitidez é bastante apreciavel para uma maquina deste tamanho... e o desempenho a ISO800 é exemplar. infelizmente ficaram-se pelo ISO800 nos samples :(

adolfo dias
03-02-2008, 18:51
compacta com focal fixa?
alguem me explique como é que isso vai ter sucesso...

timber
03-02-2008, 18:58
Costumava haver um público fiel para este tipo de máquinas

Pessoal que comprava câmaras como a Ricoh GR e outras afins. Se bem que a lente costumava ser f2.8

Esta no entanto pode ajudar com a sensibilidade mais alta do digital

Enfim nunca terá muitos adeptos mas também não tem concorrência

Koncaman
03-02-2008, 18:58
compacta com focal fixa?

simples... não vai ter sucesso.
nem pretende ter. assim como a ricoh GR digital não tem. são maquinas para um mercado muito especifico, e para showcase...

no entanto, não deixa de ser one of a kind, e um produto bastante apetecivel para algumas pessoas.

grandenaboverde
03-02-2008, 19:03
compacta com focal fixa?
pergunta aos donos da Ricoh GR Digital (http://www.flickr.com/cameras/ricoh/gr_digital/). :)
o mercado destas câmaras não é o utilizador normal, nem o mercado português.

#edit#

lol, 3 respostas a dizer o mesmo. :)

timber
03-02-2008, 19:04
A Ricoh Digital GR é uma fraude em muitos aspectos relativamente à Ricoh GR e a essa classe de máquinas (as compactas de lente fixa de alta qualidade)

É natural que muita gente não a grame.

Koncaman
03-02-2008, 19:09
A Ricoh Digital GR é uma fraude em muitos aspectos relativamente à Ricoh GR e a essa classe de máquinas (as compactas de lente fixa de alta qualidade)

É natural que muita gente não a grame.

de facto.
o sensor é fraquito (deve ser um matsuhita)
e a lente não é beeeemmmm fixa, dado que é telescopica, apesar de não ter zoom...
e a ricoh está brutalmente cara para a tecnologia que (não) tem

Mas esta sigma está num campeonato à parte, em termos de qualidade, nem é comparavel.
são comparaveis pelo facto de serem de focal fixa.

destr0yer
03-02-2008, 20:32
A lente peca é por não ser F 2.8 ou mesmo F 2.0, combinado com o sensor, daria uma maquina brutal para "noitadas" :D

temos que ver que tem um sensor grande e um zoom seria uma lente "monstruosa"... Se bem que acho que um zoom de 3x era praticável.

enfim, só se vier barata, como disse o konca, entre 300 a 400 max. Senão entra no reino das reflex que mete esta maquina a um canto, menos no tamanho. Até uma 18-55 tem melhor "performance" nos 28 mm (F 3,5)

Koncaman
03-02-2008, 20:39
não necessariamente...
a lente desta DP1 é bastante simples (como é habitual em primes), e tem poucos elementos, o que pode tornar este F4 um F4 bastante luminoso, em conjugação com um sensor deste tamanho (sensor grande = maior sensibilidade), e com boa performance em toda a gama de ISOs disponivel, acredito que o F4 não se torne uma limitação.

mas era quase impossivel exigir mais de uma lente deste tamanho, para um sensor deste tamanho.
um zoom de 3x tornavam-na demasiado grande, e com partes moveis... o zoom digital ha de servir para qualquer coisa, em ultima analise...

adolfo dias
03-02-2008, 20:59
eu até percebo que seja uma boa máquina e com uma boa qualidade final, mas isto basicamente só deve servir prai pra 5% de fotografia que se possa fazer, tipo estudio...

Rui Marto
03-02-2008, 22:46
Estúdio? Com uma lente de 28? E abertura de F/4? Penso que seja totalmente a máquina errada para isso.

Acho que a máquina é destinada a fotojornalismo e foto de rua, malta que habitualmente usa RFs como a M8. Mas mesmo para isso, acho que um ISO800 e F/4 algo limitador.

Quanto ao zoom, não me parece que tenha sido pelo tamanho. Já no tempo dos 35mm havia máquinas compactas com zoom.

timber
03-02-2008, 23:17
não necessariamente...
a lente desta DP1 é bastante simples (como é habitual em primes), e tem poucos elementos, o que pode tornar este F4 um F4 bastante luminoso, em conjugação com um sensor deste tamanho (sensor grande = maior sensibilidade), e com boa performance em toda a gama de ISOs disponivel, acredito que o F4 não se torne uma limitação.

mas era quase impossivel exigir mais de uma lente deste tamanho, para um sensor deste tamanho.
um zoom de 3x tornavam-na demasiado grande, e com partes moveis... o zoom digital ha de servir para qualquer coisa, em ultima analise...
Um F4 é sempre um F4. Não interessa como é a lente. Aliás essa é a beleza do sistema f/stops

Mas de resto concordo

Koncaman
03-02-2008, 23:26
Um F4 é sempre um F4. Não interessa como é a lente. Aliás essa é a beleza do sistema f/stops

Mas de resto concordo

sim, F4 é F4... mas tendo menos refracções no processo (menos vidro), ha de beneficiar de alguma forma a quantidade de luz a chegar ao senssor...

michael c
03-02-2008, 23:33
Muito sinceramente não vejo grande utilidade numa máquina destas...acho que não tem concorrência porque simplesmente não tem mercado, ou se tem deve ser mesmo muito limitado.

Alguem me podia dizer a quem poderá interessar uma máquina destas?

Koncaman
03-02-2008, 23:43
Muito sinceramente não vejo grande utilidade numa máquina destas...acho que não tem concorrência porque simplesmente não tem mercado, ou se tem deve ser mesmo muito limitado.

Alguem me podia dizer a quem poderá interessar uma máquina destas?

qualquer pessoa que queira tirar fotografias com a maxima qualidade possivel. para fotografia de proximidade, para paisagens, para arquitectura (afinal de contas 28mm ainda é algum wide angle), para documentar alguma coisa...
para fotografar pessoas, por exemplo, uma maquina destas é algo bastante interessante. normalmente podes sempre aproximar-te mais um bocado, ou arranjar enquadramentos melhores...
se quiseres point&shot, usas o zoom digital, ou aproximas-te do objecto, ou fazes um crop posteriormente...
no entanto, tens quase sempre a garantia que independentemente das circunstancias, a foto vai sair com boa qualidade.

para fotografar jantaradas com amigos, por exemplo... poder usar ISO800 sem qualquer problema, e ter um wide angle de 28mm, é algo que me parece bastante util para fotografias do grupo inteiro, ou para fotografar quem está à tua frente... se queres fotografar quem está mais longe vais la tirar a foto... ou então, alguém a tira la mais à frente, dado que nestes jantares é frequente as maquinas irem passando de mão em mão :P

Se algum dia puder, comprar uma compacta (e a comprar quero que sejam uma coisa como deve ser), gostava muito que fosse uma coisa destas.

dêm-me a escolher entre isto e uma Poershot G9 e eu escolho esta sem duvida alguma. (mas eu sei que a maior parte do pessoal escolheria a G9)

michael c
03-02-2008, 23:57
qualquer pessoa que queira tirar fotografias com a maxima qualidade possivel. para fotografia de proximidade, para paisagens, para arquitectura (afinal de contas 28mm ainda é algum wide angle), para documentar alguma coisa...
para fotografar pessoas, por exemplo, uma maquina destas é algo bastante interessante. normalmente podes sempre aproximar-te mais um bocado, ou arranjar enquadramentos melhores...
se quiseres point&shot, usas o zoom digital, ou aproximas-te do objecto, ou fazes um crop posteriormente...
no entanto, tens quase sempre a garantia que independentemente das circunstancias, a foto vai sair com boa qualidade.

para fotografar jantaradas com amigos, por exemplo... poder usar ISO800 sem qualquer problema, e ter um wide angle de 28mm, é algo que me parece bastante util para fotografias do grupo inteiro, ou para fotografar quem está à tua frente... se queres fotografar quem está mais longe vais la tirar a foto... ou então, alguém a tira la mais à frente, dado que nestes jantares é frequente as maquinas irem passando de mão em mão :P

Se algum dia puder, comprar uma compacta (e a comprar quero que sejam uma coisa como deve ser), gostava muito que fosse uma coisa destas.

dêm-me a escolher entre isto e uma Poershot G9 e eu escolho esta sem duvida alguma. (mas eu sei que a maior parte do pessoal escolheria a G9)

Não ponho em causa a qualidade das fotografias em si que devem realmente ser muito boas (14 MP usando uma prime de 28mm) mas se realmente custar ~600€ vai ser dificil ter mercado, por metade já compras uma compacta que tira umas fotos razoáveis para os fins que mencionaste. De facto não vai ser com a tal qualidade que esta deve ter, mas um utilizador que necessite de uma compacta dificilmente vai ter necessidade de uma máquina com o output de qualidade desta. Por 600€ compras uma SLR, se bem que percebo que aqui a palavras chave são "compacta" e "qualidade".

Mas lá está, até percebo que para alguns utilizadores tenha alguma utilidade. Mas o que é de facto é que tendo em conta o rácio preço/qualidade/versatilidade parecem-me haver propostas no mercado bem mais interessantes.

Cumps

Rui Marto
04-02-2008, 00:07
Eu escolheria a G9, mas a G9 não tem muito a ver com esta máquina. Em situações diferentes, cada uma se iria safar melhor que a outra.

Isto para mim é uma máquina de fotojornalismo e afins. Compacta, discreta, provavelmente silenciosa e rápida também, excelente imagem e sem grandes complicações.

Koncaman
04-02-2008, 00:13
Não ponho em causa a qualidade das fotografias em si que devem realmente ser muito boas (14 MP usando uma prime de 28mm) mas se realmente custar ~600€ vai ser dificil ter mercado, por metade já compras uma compacta que tira umas fotos razoáveis para os fins que mencionaste. De facto não vai ser com a tal qualidade que esta deve ter, mas um utilizador que necessite de uma compacta dificilmente vai ter necessidade de uma máquina com o output de qualidade desta. Por 600€ compras uma SLR, se bem que percebo que aqui a palavras chave são "compacta" e "qualidade".

Mas lá está, até percebo que para alguns utilizadores tenha alguma utilidade. Mas o que é de facto é que tendo em conta o rácio preço/qualidade/versatilidade parecem-me haver propostas no mercado bem mais interessantes.

Cumps

Mas atenção... eu não dava 600€ por esta maquina, a não ser que andasse a cagar dinheiro, e ja não tivesse onde o por... mas se calhar por 400€ eu ate era capaz de pensar no caso, se os tivesse, e se os quizesse gastar numa maquina fotografica compacta.
mas entre dar 400€ por uma G9 e 400€ por uma DP1, eu dava-os pela DP1.

Mas sim, é um mercado muito especfico que se sentirá seduzido por esta maquina... e ao preço a que eu presumo que ela venha à partida, ainda mais especifico será.

michael c
04-02-2008, 00:19
Mas sim, é um mercado muito especfico que se sentirá seduzido por esta maquina... e ao preço a que eu presumo que ela venha à partida, ainda mais especifico será.

Se de facto viesse a 400€ era de pensar nisso. Uma máquina de 14MP com a nitidez que se vê nas sample fotos do link do naboverde era de facto um negócio a pensar. Mas é como tu dizes, tem um mercado muito especifico e ao preço que deve vir ainda mais especifico se vai tornar. É pena que não consigam encontrar um equilibrio entre qualidade e preço nesta máquina porque se tivesse um preço competitivo a história seria outra. Talvez a Sigma faça questão de ser elitista neste modelo:002:

Cumps

Rui Marto
04-02-2008, 00:25
Não é uma questão de ser elitista. O mercado desta máquina quer é lentes primes e o máximo de qualidade. Não é de todo uma máquina para as "massas" nem que custasse 100€.
E os 14Mp deste sensor não dá imagens de 14Mp, mas sim de cerca de 5Mp. Tem a ver com a tecnologia usada.

michael c
04-02-2008, 00:45
Não é uma questão de ser elitista. O mercado desta máquina quer é lentes primes e o máximo de qualidade.

Quando disse elitista pus um smile, já percebi que tem um "target" muito bem definido, não é elitismo, são opções da marca atendendo aos estimulos provenientes do mercado.

Mas deixaste-me curioso, como é que uma máquina que anuncia um output de 14MP tem na realidade 5MP? Se me quiseres explicar isto agradecia, gosto de aprender:x2:

Cumps

Rui Marto
04-02-2008, 01:15
Porque esses 14Mp estão distribuidos por 3 layers do sensor, cada layer funciona como um channel e capta só uma cor. A imagem final é o resultado das 3 layers juntas, por isso tem os mesmos MP que cada uma delas, e não a soma. :)

Koncaman
04-02-2008, 01:22
a nivel de rsolução pixel por pixel, estes 5MP acabam por ser comparaveis a sensores bayer normais de 10 ou 12mp, que recorrem a interpolações...

isto é um bocado discutivel, mas o Foveon X3 é um sensor e peras... mas também é substancialmente mais caro que o normal, a produção é reduzida (porque essencialmente são 3 sensores de 14/3MP sobrepostos), e é partilhada por outras maquinas da sigma...
esta DP1 foi uma maquina que viu a luz do dia com alguma dificuldade... foram uma serie de adiamentos, e eu ate ja estava mentalizado que ela nem ia sair... mas, sendo a primeira, ou talvez até a unica, durante muito tempo, maquina compacta, com lente fixa, e sensor APS-c, é normal que existam algumas dificuldades associadas a fazer algo novo...

A respeito do sensor, check: http://en.wikipedia.org/wiki/Foveon_X3

Rui Marto
04-02-2008, 01:43
Sim, porque no fundo os outros sensores (CMOS e CCD) acabam por ter 14Mp numa só layer, mas estão agrupados em 4 e cada um só capta uma cor na mesma (há dois para verde, um vermelho e um azul).

destr0yer
04-02-2008, 02:35
Exacto, por isso que vir uma foto de um CCD normal a 100%, a imagem parece "estoirada", visto que os pixels são calculados por "médias".

Esta maquina deve dar crops a 100% com um detalhe MUITO BOM. Se calhar, até faz uma ampliação de 2x (por software em pos-processamento) sem perder definição.

e vendo pelos samples a 100%, nota-se que não há o tal efeito "estoirado" de outras maquinas ;) As fotos podem ser usadas a 100% como wallpaper e fica bonito. fazer um crop a 100% de uma foto vinda de um CCD e meter a 100% não fica lá "bonito" :(

michael c
04-02-2008, 12:08
Ok. Obrigado pessoal, sempre a aprender ;)

Parece que afinal a máquina até vale mais do que se imagina à 1ª vista, eheh.

Cumps

Koncaman
04-02-2008, 12:08
Sim, porque no fundo os outros sensores (CMOS e CCD) acabam por ter 14Mp numa só layer, mas estão agrupados em 4 e cada um só capta uma cor na mesma (há dois para verde, um vermelho e um azul).

O Foveon também é CMOS... mas eu percebo o que tu queres dizer.
os sensores de 1 layer, mais comuns, são sensores com um filtro Bayer, e habitualmente têm esse nome.

Rui Marto
04-02-2008, 19:01
Já tinhas dito o nome lá atrás... É do cansaço. :)

mundano
16-02-2008, 02:45
Já há preços para esta máquina... Sentem-se para não cairem...

Os preços recomendados são:

USA - 1000 USD
GB - 600 GBP
UE - 900 Euros.

Como estes são os preços recomendados pela marca, é natural que apareçam nas lojas ligeiramente mais baratas, mas nunca será muito..

Enfim... Por muitos argumentos que a máquina tenha, não deixa de ser um preço absurdamente alto para uma compacta..

Sem sair da própria marca, por este preço compra-se a Sigma SD14 + Sigma 18-200 OS...

Rui Marto
16-02-2008, 03:38
São máquinas diferentes, mas concordo contigo. É um preço absurdamente alto para aquilo que é.

Koncaman
16-02-2008, 13:10
neste momento, o numero de potenciais clientes deve ter caido para 1% dos interessados.

Anyway... é o preço, da exclusividade, e da completa inexistencia de concorrencia.
Ha de ser mais barata.

A SD14 não é propriamente uma solução concorrente.

destr0yer
17-02-2008, 01:40
900 € por isto, fdz...

Com jeitinho, levas uma G9 + d40 kit (Meti a G9, por ser uma compacta de topo)

Ou uma d40 + umas 2 ou 3 lentes já jeitosas. Tipo 18-70 + 55-200 VR e talvez uma 50 f 1.8

timber
17-02-2008, 01:44
Ou então compras um Pentax com um lente limited em panqueca e ficas com um conjunto muito pequeno e muito prático que acaba por fazer quase o mesmo que esta DP1 se propõe

grandenaboverde
02-03-2008, 18:32
» http://www.popphoto.com/cameras/5156/first-look-sigma-dp1.html

galeria de imagens (com crops) a vários ISO.

computador000
02-03-2008, 18:53
» http://www.popphoto.com/cameras/5156/first-look-sigma-dp1.html

galeria de imagens (com crops) a vários ISO. Os crops não me parecem nada de diferente de qualquer outra máquina que tenha uma qualidade minima.

destr0yer
20-05-2008, 23:24
dpreview review! (http://www.dpreview.com/reviews/sigmadp1)