View Full Version : Como gerem as vossas redes wireless?
aluminium23 30-01-2008, 21:31 O objectivo desta thread não é a resolução de problemas (pelo menos para já :) ), mas sim para dizer qual a forma que utilizamos para nos conectar-mos às "nossas" redes wireless.
Começo eu...
Network-Manager-Gnome, mas como nem sempre funciona, também utilizo o Wifi-Radar.
Confesso que nenhum destes é bom para redes encriptadas. Mas, pelo menos para já, tem servido.
uterrorista 30-01-2008, 21:37 http://img143.imageshack.us/img143/8563/wicdbe7.png
Wicd (http://wicd.sourceforge.net/).
Features
backwards compatible with standard *nix networking commands (iwconfig, ifconfig, etc)
wired networks
named network profiles
select between static IP addresses and DHCP on a per network basis
store different static IPs, gateways, subnet masks, DNS server addresses per network
wireless networks
automatically connect at boot - no user intervention required, even for encrypted networks
keeps network keys in root accesible only (600) files (unencrypted, however)
automatically selects between static IP addresses and DHCP on a per network basis
encryption (template based)
WPA 1/2
WEP
LEAP
TTLS
EAP
PEAP
automatically connects at resume from suspend
displays information about the networkScreenshots - here (http://wicd.sourceforge.net/screenshot.php).
Para quem quiser experimentar tenha atenção:
Great! I've installed Wicd. Now how do I run it?
Hit alt-F2 and type in “/opt/wicd/gui.py”. This is the main window, where you can adjust settings and connect to networks. It should also appear under Applications > Internet > Wicd in GNOME.
How can I get the tray icon to appear?
Hit alt-F2, and run “/opt/wicd/tray-edgy.py” (or /opt/wicd/tray.py if you’re using 1.3.0 or later). To get this icon to appear on login to your GUI environment:
* In GNOME, to get the tray icon to automatically appear at boot, go to System > Preferences > Sessions. In the “Startup Programs” tab, click the “New” button. Give it a name (”Wicd” works fine). For a command, enter “/opt/wicd/tray-edgy.py”.
* In KDE, run the following command from a terminal: “sudo ln -s /opt/wicd/tray-edgy.py ~/.kde/Autostart/tray-edgy.py”. Under either desktop environment, you can open the main window by right clicking the tray icon and choosing “Connect...” (or simply by left-clicking it if you are running version 1.2.8 or later).
* In XFCE (Xubuntu etc), run the Autostarted Applications tool (under Settings) and then Add entry for “WICD WiFi control” and then put “/opt/wicd/tray.py” as the command (1.3.x or later). (Tested with XFCE 4, reconnects on login).
eu uso o nm-applet 0.6.5 (network manager). por aqui tb nao gosta muito de redes privadas, principalmente quando ando a mudar sempre.
por isso tenho o SSID oculto e mac filter no router + mac filter na fonera....de onde me ligo por wireless.
Screenshots - here (http://wicd.sourceforge.net/screenshot.php).
Para quem quiser experimentar tenha atenção:
....
nao é que me tenha preocupado muito com isso mas ja que deste a dica vou aproveitar e fico a saber mais uma coisa.
vou ver se coloco o Oz e depois faço isso... assim que limpar este disco :D
uterrorista 30-01-2008, 21:47 Info actualizada... Adicionar icon ao Notification Area..
InforMed 30-01-2008, 22:40 +1 com Wicd! :p
iwconfig :)
Eu bem que tentei à pata... mas o wpa_supplicant não gosta de mim.
pacman -S netcfg2 resolveu o problema :009:. Está no testing repo para quem quiser experimentar.
Giro no router
Nos pcs, iwconfig
iwconfig normalmente. Network Manager em alguns casos.
iwconfig normalmente. Network Manager em alguns casos.
idem aspas :D :P
Network manager em Gnome, wifi-radar no resto.
wifi-radar / iwconfig
------
Network manager infelizmente não funciona :( , ele recusa-se ligar a rede
madskaddie 01-02-2008, 18:55 Command line all the way!
Tenho um script que me liga em casa (ou ao ist); Neste script utilizo: wpa_supplicant e dhclient; Como as conexoes wpa são complexas monitorizo as coisas via "wpa_cli stat";
Normalmente para "ver" as redes utilizo: "iwlist $IF scan" mas não despenso uma applet no desktop que me diga o sinal da rede a q estou ligado.
Gostava de usar as ferramentas do Debian (/etc/network/interfaces, ifup, ifdown) mas ainda não me dei ao trabalho de estudar e implementar.
No passado para gerir perfis usava uma ferramenta (curses) chamada netenv, mas aquilo mudou muito o modo como trabalhava e cansei-me de actualizar.
EDIT: Já me esquecia do "wavmon" que ultimamente também não tenho utilizado
rpnetwork 01-02-2008, 21:43 http://img143.imageshack.us/img143/8563/wicdbe7.png
Parece bem simples :D, Vou experimentar
Uso KNetworkManager, mais simples não há!
aluminium23 03-02-2008, 23:20 Decidi testar o Wicd e funciona muito bem, à excepção da eduroam. Tentei a ligação através de PEAP with TKIP, mas não obtia IP.
Alguém utiliza o Wicd para se ligar à rede eduroam?
Hipnoted 03-02-2008, 23:29 iwconfig :)
iwconfig ++;
no ubuntu uso aquele gui que vem por default (Penso ser o Network-Manager).
http://campusvirtual.uminho.pt/Default.aspx?tabid=8&pageid=65&lang=pt-PT
http://campusvirtual.uminho.pt/uploads/WiFi-eduroam-UMinho-Linux.pdf
dá uma vista de olhos aqui, penso que as configs sejam as mesmas, pois é suposto funcionar nas faculdades todas
em linux nunca configurei, mas no XP é preciso instalar o SecureW2 para fazer a autenticação
Decidi testar o Wicd e funciona muito bem, à excepção da eduroam. Tentei a ligação através de PEAP with TKIP, mas não obtia IP.
como eu!
mas eu com o network-manager tambem nao me conseguia ligar à rede eduroam nao sei porque só mesmo à e-UM que ainda continua lá mas com o wicd nem isso...
se alguem consguir que diga sff!
Decidi instalar o Wicd e estou maravilhado! Conectou-se à primeira ao router com WPA aqui de casa.. Não é nada normal, vamos la ver se isto se mantem assim ;)!
Decidi instalar o Wicd e estou maravilhado! Conectou-se à primeira ao router com WPA aqui de casa.. Não é nada normal, vamos la ver se isto se mantem assim ;)!
x2
5* o programa!
Voces não tem problemas com o WiCD?
Quando o testei da ultima vez, em Arch há uns meses atrás, dava problemas. Crashava a arrancar, não se dava muito bem com redes "hidden", o interface não era mt friendly e não curti a ideia de ficar instalado na /opt/ e não ter nenhum link na PATH.
Desde então que tenho usado o Wifi-Radar, apesar de este ser demasiado "manual" para o meu gosto. :(
aluminium23 16-02-2008, 22:36 Voces não tem problemas com o WiCD?
Quando o testei da ultima vez, em Arch há uns meses atrás, dava problemas. Crashava a arrancar, não se dava muito bem com redes "hidden", o interface não era mt friendly e não curti a ideia de ficar instalado na /opt/ e não ter nenhum link na PATH.
Desde então que tenho usado o Wifi-Radar, apesar de este ser demasiado "manual" para o meu gosto. :(
O único problema que tenho no Wicd é com a Eduroam, fora isso funciona muito bem.
uterrorista 18-02-2008, 22:22 O único problema que tenho no Wicd é com a Eduroam, fora isso funciona muito bem.
idem aspas.. :)
Dyn-o-mitE 19-02-2008, 01:21 Network Manager here. Em casa funciona as mil maravilhas com wpa2+tkip. Na eduroam borra-se todo e nao obtem ip mas isto ja nao é para este topico.
cumps
acho que uma votação é mesmo o que nós precisamos, lol :P
1) Network M...
2) Radar
3) Shell / Bash
4) ..........
o que acham?
addicted 18-03-2008, 22:05 O objectivo desta thread não é a resolução de problemas (pelo menos para já :) ), mas sim para dizer qual a forma que utilizamos para nos conectar-mos às "nossas" redes wireless.[...]
Bem sei que o objectivo deste tópico não é o de apresentar soluções para problemas mas parece-me relevante para o caso.
Desde que descobri o Wicd não quis outra coisa, infelizmente o problema da eduroam fez-me voltar para o network-manager. Mas como o network-manager nunca funcionou como pretendia, inclusive na eduroam, hoje decidi investigar um pouco, e para ser sincero, o problema é de fácil resolução.
Ora então para todos que querem usar eduroam+wicd aqui vai:
Na pasta "/opt/wicd/encryption/templates" existem ficheiros com as especificações de cada tipo de autenticação. O que fiz foi criar um novo ficheiro chamado "peap-tkip-pap" exactamente igual ao ficheiro "peap-tkip", exceptuando o parametro phase2 que ficou " phase2="auth=PAP" " (isto porque onde estudo, FEUP, phase2 autentication é PAP).
Após isto é necessário no mesmo directório adicionar a linha "peap-tkip-pap" no final do ficheiro active. Feito isto é só reiniciar a aplicação e escolher "peap-tkip-pap" na seleção de encriptação, em advanced settings.
Garanto que funciona na FEUP em Ubuntu Gutsy. No entanto esta solução é genérica, basta vocês saberem as definições dos vossos campus e criar um ficheiro com as configurações adequadas.
addicted que placa wireless tens? Alguém já conseguiu alguma vez aceder ao eduroam em linux com uma placa wireless intel 4965agn?
aluminium23 18-03-2008, 23:42 Bem sei que o objectivo deste tópico não é o de apresentar soluções para problemas mas parece-me relevante para o caso.
Desde que descobri o Wicd não quis outra coisa, infelizmente o problema da eduroam fez-me voltar para o network-manager. Mas como o network-manager nunca funcionou como pretendia, inclusive na eduroam, hoje decidi investigar um pouco, e para ser sincero, o problema é de fácil resolução.
Ora então para todos que querem usar eduroam+wicd aqui vai:
Na pasta "/opt/wicd/encryption/templates" existem ficheiros com as especificações de cada tipo de autenticação. O que fiz foi criar um novo ficheiro chamado "peap-tkip-pap" exactamente igual ao ficheiro "peap-tkip", exceptuando o parametro phase2 que ficou " phase2="auth=PAP" " (isto porque onde estudo, FEUP, phase2 autentication é PAP).
Após isto é necessário no mesmo directório adicionar a linha "peap-tkip-pap" no final do ficheiro active. Feito isto é só reiniciar a aplicação e escolher "peap-tkip-pap" na seleção de encriptação, em advanced settings.
Garanto que funciona na FEUP em Ubuntu Gutsy. No entanto esta solução é genérica, basta vocês saberem as definições dos vossos campus e criar um ficheiro com as configurações adequadas.
Sim, é uma informação bastante útil, visto a quantidade de gente que utiliza a eduroam e tem este problema em Gnu/Linux. Eu próprio passei a utilizar o Wicd, mas em casa, porque na escola, ligava por cabo, para não ter problemas.
Alguém aqui ja testou quão comilão o wicd é? Principalmente o Wicdgui?
Eu tenho o gkrellm sempre ligado e lembro-me que o wicd comia demasiado processador e estava constantemente a fazer forks... wonder why :S
addicted 19-03-2008, 00:20 addicted que placa wireless tens? Alguém já conseguiu alguma vez aceder ao eduroam em linux com uma placa wireless intel 4965agn?
O meu portátil tem uma Intel PRO/Wireless LAN 2200
Alguém aqui ja testou quão comilão o wicd é? Principalmente o Wicdgui?
Eu tenho o gkrellm sempre ligado e lembro-me que o wicd comia demasiado processador e estava constantemente a fazer forks... wonder why :S
Nunca notei nada disso, mas vou ficar atento
O meu portátil tem uma Intel PRO/Wireless LAN 2200
Pois, o problema é que nunca li alguém que conseguisse usar eap com a 4965agn a não ser usando os netdiswrapper.
lolikapuxa 19-03-2008, 01:36 Pois, o problema é que nunca li alguém que conseguisse usar eap com a 4965agn a não ser usando os netdiswrapper.
eu tenho essa placa e consigo ligar ao eduroam com as drivers da intel (iwlwifi)
eu tenho essa placa e consigo ligar ao eduroam com as drivers da intel (iwlwifi)
Que programas usas (wicd, network-manager, "à mão", etc), distribuição, versão kernel, e versão do iwlwifi? sff
lolikapuxa 22-03-2008, 19:07 com o iwlwifi já a funcionar (na minha rede de casa dava) ,foi só seguir os passos aqui
http://caos.di.uminho.pt/~ulisses/blog/2007/11/09/configurar-eduroam-wpa_supplicant/
no meu caso, depois de copiar e alterar os ficheiros , fazia
iwconfig wlan0 essid eduroam enc open
wpa_supplicant -Dwext -i wlan0 -c /etc/wpa_supplicant/wpa_supplicant.conf
depois de seres autenticado
dhclient wlan0
as vezes não dá para conseguir o ip, tens que tentar varias vezes.
eu com a minha placa tb n m consigo ligar À eduroam no ubuntu, só em windows ou à e-UM que ainda anda pela UM escondida.. n sei porque...
a minha placa é uma 2800BG
lolikapuxa 22-03-2008, 19:56 eu com a minha placa tb n m consigo ligar À eduroam no ubuntu, só em windows ou à e-UM que ainda anda pela UM escondida.. n sei porque...
a minha placa é uma 2800BG
passa pelo cesium que eles ajudam-te!
DarkVenger 26-03-2008, 00:09 Já alguém reparou nos consumos de memória e cpu, como referido pelo Vudu??
Eu posso fazer um testezito e mostrar os resultados.
aluminium23 26-03-2008, 11:57 Por acaso nunca reparei, mas não me parece que utilize muitos recursos. Pelo menos tenho essa impressão.
Quando puder também faço um teste.
arconada 27-03-2008, 01:05 Decidi testar o Wicd e funciona muito bem, à excepção da eduroam. Tentei a ligação através de PEAP with TKIP, mas não obtia IP.
Aqui a eduroam é TTLS e TKIP... ja experimentaste assim? eu costumo utilizar o que vem ja com o ubuntu (não sei o nome... ) mas nao curto o facto de cada vez que quero ligar a uma rede ter de configurar as encriptações e cifras e ficheiro de chave do CA e o camandro... o Wcid resolve esse problema?
aluminium23 27-03-2008, 09:51 Aqui a eduroam é TTLS e TKIP... ja experimentaste assim? eu costumo utilizar o que vem ja com o ubuntu (não sei o nome... ) mas nao curto o facto de cada vez que quero ligar a uma rede ter de configurar as encriptações e cifras e ficheiro de chave do CA e o camandro... o Wcid resolve esse problema?
O que vem com o Ubuntu é o Network Manager Gnome, e funciona com a Eduroam, embora não sejas sempre.
Não tenho ido para a Universidade com o portátil, de maneira que nunca mais testei. :)
addicted (http://www.techzonept.com/member.php?u=5894) obrigado pela dica!
Para por a funcionar no IST (eduroam com TTLS) também tive que alterar algumas coisas.
Fui à pasta "/opt/wicd/encryption/templates" e criei o ficheiro "peap-tkip-ist" com algumas alterações:
name = PEAP with TKIP (IST)
author = Fralaltro
version = 1
require identity *Identity password *Password ca_cert *Path_to_CA_Cert
-----
network={
ssid="$_ESSID"
scan_ssid=$_SCAN
proto=WPA
key_mgmt=WPA-EAP
pairwise=TKIP
group=TKIP
eap=TTLS
identity="$_IDENTITY"
password="$_PASSWORD"
ca_cert="$_CA_CERT"
phase2="auth=PAP"
}depois adicionei a palavra "peap-tkip-ist" ao ficheiro active.
Agora não preciso de andar a configurar cada vez que mudo de rede (casa -> fac -> casa), é só chegar a casa/fac e ligar o portátil já com net.
wicd 5* :001:
AndreAPL 30-03-2008, 11:30 aqui não é secção de dúvidas. E existe já 1 tópico relativo a redes e-u/eduroam...
DarkVenger 07-04-2008, 16:23 Então e o consumo de recursos?:016:
Quem tiver e poder dar a sua opinião, eu agradeço :D
Cool_Deamon 08-04-2008, 21:52 Bem uso o Linux Mint e o programa Network-manager do Gnome, aqui por casa quando a ligação wireless cai é complicado voltar a ligar mas tasse bem, o pior é que cada vez que vou para a univ tenho de fazer novo perfil, nunca me grava o eduroam.
Se alguém souber maneira :s
DarkVenger 18-04-2008, 22:45 Bem lá troquei o NM pelo Wicd, pois isto com perfis é que rula :001:
Apenas considero chato ele apresentar as redes não por SSID mas sim por AcessPoint, aquilo na faculdade é a loucura lol
dyabolic 01-05-2008, 22:45 podiam fazer uma votaçao para ver qual o programa mais usado plos users para gerir ligaçoes...
eu gostei do wicd, contudo dá-me alguns problemas, por vezes crasha....e parece-me ser algo pesado, como ja foi referido no topico, consome mtos recursos....daí a voltar para o network manager.....no que toca a configuraçao de redes é que continua a gostar mais de windows, mas so nessa parte....mesmo assim nao é isso que me leva a voltar para windows, tou muito satisfeito com ubuntu e nao tenciono voltar para windows, gosto de aprender cenas novas, e em linux aprendesse muito porque pricipalmente quem muda radicalmente de windows para linux deparasse com muitos problemas e se realmente quer ficar com linux tem que procurar maneira de os resolver, e gosto disso....posso dizer que desde que tou em ubuntu tem passado mais horas do que o habitual no PC a resolver problemas e a maior parte ja resolvi, a parte de redes é que complica mais....como aceder de 1 PC windows a 1 linux que ainda nao consegui, ja linux-windows consigo plo programa smb4k, o que eu ainda ando à cabeçada é para partilhar a ligaçao à net no ubuntu para PC windows....coisa que ja tentei de tudo, ja segui tutoriais, fiz tudo direito mas nada.....so nisso é que espero que desenvolvam 1a aplicaçao para partilhar a ligaçao à net de forma simples e eficaz como era em windows.....de resto nao tenho nada a apontar a linux....quanto a estabilidade nao ha melhor....tava xeio de em windows passado uns meses e às vezes semanas ter que tar a formatar a maquina por causa de virus, ou conflitos de software, ou drivers.....enfim, windows muito instavel mesmo....
PS:. desculpem o offtopic!...
cumps!!
podiam fazer uma votaçao para ver qual o programa mais usado plos users para gerir ligaçoes...
eu gostei do wicd, contudo dá-me alguns problemas, por vezes crasha....e parece-me ser algo pesado, como ja foi referido no topico, consome mtos recursos....daí a voltar para o network manager.....no que toca a configuraçao de redes é que continua a gostar mais de windows, mas so nessa parte....mesmo assim nao é isso que me leva a voltar para windows, tou muito satisfeito com ubuntu e nao tenciono voltar para windows, gosto de aprender cenas novas, e em linux aprendesse muito porque pricipalmente quem muda radicalmente de windows para linux deparasse com muitos problemas e se realmente quer ficar com linux tem que procurar maneira de os resolver, e gosto disso....posso dizer que desde que tou em ubuntu tem passado mais horas do que o habitual no PC a resolver problemas e a maior parte ja resolvi, a parte de redes é que complica mais....como aceder de 1 PC windows a 1 linux que ainda nao consegui, ja linux-windows consigo plo programa smb4k, o que eu ainda ando à cabeçada é para partilhar a ligaçao à net no ubuntu para PC windows....coisa que ja tentei de tudo, ja segui tutoriais, fiz tudo direito mas nada.....so nisso é que espero que desenvolvam 1a aplicaçao para partilhar a ligaçao à net de forma simples e eficaz como era em windows.....de resto nao tenho nada a apontar a linux....quanto a estabilidade nao ha melhor....tava xeio de em windows passado uns meses e às vezes semanas ter que tar a formatar a maquina por causa de virus, ou conflitos de software, ou drivers.....enfim, windows muito instavel mesmo....
PS:. desculpem o offtopic!...
cumps!!
pois, já o tinha pedido a muito tempo (página 1)
mas pelos vistos ninguém quere :(
aluminium23 02-05-2008, 22:33 Mas qualquer pessoa pode fazer uma poll. Não entendo o porquê de estarem a pedir aos outros.
E qual é o interesse da pool, não sabem decidir por voces? Tem de ir atrás das "massas"?
Dyn-o-mitE 04-05-2008, 20:38 Na minha experiencia raramente um programa que faça o mesmo que o que vem com a distro é melhor. Experimentei o wicd porque andava com uns problemas na rede eduroam da faculdade e ha pessoas que conseguem ligar-se com o wicd. Eu nao consegui.
Ha uns dias voltei a por o network manager e consigo ligar-me a primeira na eduroam "sse" nao tiver a iniciar no arranque, ou seja, tirei das Sessões o nm-applet e criei um atalho no desktop.
Resumo: mantenham o NM.
cumps
|
|