View Full Version : Terminal server _ VPN

david.m
30-01-2008, 19:33
boas!
tenho algumas dúvidas em relação às licenças de terminal server...
pretendo "logar-me" no server remotamente, as licenças sao diferentes se forem para uso interno ou externo? e em relaºao a custos alguem me sabe dizer alguma coisa?
a diferença de custos (se existir) justifica uma vpn?

já agora para o user se "logar" só tem que por o ip publuco certo?
no router tenho que fazer alguma alteraçao?

cumps.
Obrigado

Kain
30-01-2008, 22:41
Primeiro que tudo, se queres fazer uma VPN tens de ter um router que suporte VPNs ou ent fazer directamente no servidor.

Pessoalmente acho o fazer directamente no servidor uma péssima ideia porque implica que tenhas o servidor acessível do exterior.

Se for uma VPN a nivel do router apenas tens de configurar a VPN no router e já está.

Quanto a questão das CALs de TS, se for para entrar como administrador n tens de pagar nada pk o administrador n requer uma CAL de TS para se liga, se for um utilizador normal ai já requer uma e acho que andavam a volta de €100 (acho mas teria de confirmar) e é igual para interno ou externo, so muda o tipo de CAL (Utilizador ou Dispositivo) mas são ao mesmo preço.

Pedrini
27-03-2008, 00:40
Olá,
Vi este post e decidi espor o meu problema. Vou alugar um servidor dedicado num datacenter para trabalhar numa aplicação que vou instalar lá.
Somos 3 pessoas (exporadicamente em simultâneo). O Windows é o Server 2003 Std edition.
1 - Qual a vantagem (ou vantagens) dos terminal services face ao Remote Desktop (se forem só 2 como admin - pq se forem 3 acho k tem de ser por TS)?
2 - Se o Windows server 2003 std edition já tem a sua licença de terminal services?
3 - Nós temos de comprar as cal (5 no min), certo? Há divisão entre TS cal locais e remotas?
4 - A divisão que existe é entre p/utilizador ou p/máquina, certo?

Acho que isto das TS cal é só para mtas pessoas ao mesmo tempo e as empresas querem vender estas licenças.....estou com muitas duvidas!!!
Cpm
Pedrini