View Full Version : OpenOffice 3

esquiso
29-01-2008, 00:04
OpenOffice 3 has PDF import, native Aqua UI, and Tara Reid (http://blog.gobanquet.com/index.php/openoffice-3-has-pdf-import-native-aqua-ui-tara-reid/)

There’s been quite a bit of buzz recently after it was announced that OpenOffice 3 was due in September. It seems, however, most people still aren’t aware of what’s in store.
We love OpenOffice.org, hereby referred to as OpenOffice like normal people do. We like the fact it does pretty much everything we need for free, we like the out-of-the box PDF and Flash support, its better-than-Word ability to work with large documents, and the joys of using a standard file format that’s actually, you know, a standard.
But the Openpoffice.org website is a rather scary place. We managed to find this conference presentation (http://marketing.openoffice.org/ooocon2007/programme/wednesday_186.pdf) lurking in the shadows before running away in fear of mid 90’s web design. Here’s the best bits:

Native Mac OS X Aqua version

The Mac finally gets a native OpenOffice. This has been going on for a while - you can already download the native OS X OpenOffice 2.3 beta (http://porting.openoffice.org/mac/download/aqua.html), but this time it’s official.
Sure, NeoOffice already does this, but OpenOffice 3 for Mac is new code that will be released and updated at the same time as the Windows and Linux versions. Speaking of Windows, Vista users also get some kind of unspecified ‘integration’ for 3.0.

New PIM

We love ours Pimms with ginger ale, lemonade, citrus fruit, cumcumber and ice. OpenOffice 3 has a different recipe:

Email
Calendaring with meeting invites and free/busy publishing
Task management
Server connectivity to CalDAV servers, Google Calendar and Sun Calendar Server, as well as the obligatory iCal support. Alas, no mention of Zimbra.
Specifically touted by OpenOffice developers as an ‘Outlook replacement’ Support for Everything

Remember showing your mates the Flash export in OpenOffice 2 Impress? Well drag them round again, as OpenOffice 3 takes it a step further.

PDF files can be imported into Draw and edited with all their layout intact. Yum.
The whole Openoffice suite can save ‘hybrid’ PDF documents that can be viewed as PDFs or edited as OpenDocument files.
Edit wikis directly from OpenOffice without learning Yet Another Needless Wiki Markup Format.
WordPress and Movabletype blogs can be edited too.
Support for MS Office 2007 XML. Microsoft confusingly calls this ‘Office Open XML’. We call it Stop Naming Your Unstable Undocumented Shitty Format To Sound Like Ours Thanks.
Math fetishists can enjoy enhanced Latex support. Extension Manager

Openoffice 3 will have simple Firefox-like extensions. There’s a wide variety of existing OpenOffice extensions (http://extensions.services.openoffice.org/) already available:

Fax support (both send and receive)
Google docs integration
Remote control for presentations via your bluetooth remote
Version control with Subversion
Voice commentaries for presentations Reports

Beancounters and thier minions can now make pretty documents from databases using Base’s new reporting engine.

Tara Reid

This release marks the appearance of Tara Reid in OpenOffice. Witnesses report the anorexic booze hound stumbled into OOs build system by accident, and will now live inside OpenOffice translating documents into a language only spoken when you’ve drunk 8 bottles of vodka.
Unfortunately in current betas, when this feature is enabled, OpenOffice smells vaguely of pee.
So that’s it for OpenOffice 3. Betas are arriving in the next few months, and the final should be done by September.
What else would we like to see?

Well, like a lot of Open Source projects, a decent website for people to see and download the damn software, and not look at pictures of skanky pidgeons.
You may have noticed that OpenOffice’s own templates are, well, crap. There’s a big market for Office templates out there, which inevitably work just fine in OpenOffice too. Most of these companies would be happy to Open Source a template or two for inclusion in OpenOffice in exchange for a link back to their websites as the template author. OpenOffice gets some decent templates, and

A parte da Tara Reid assusta-me. Estes easter eggs são lixados.

LnxSlck
29-01-2008, 14:53
Tara Reid ? :redface:

ruimoura
29-01-2008, 15:03
Náice, nativo para osx :D

iGama
29-01-2008, 15:26
Sim, já era sem tempo para a malta de Mac.

Mas esta versão promete uma melhorias bem necessárias :)

hellaxe
29-01-2008, 15:40
Vou experimentar.

LuCk
29-01-2008, 15:58
Muito bom :)

nulio
29-01-2008, 16:33
Hmm versão final só para Setembro :( mas boa notícia :D

iGama
29-01-2008, 16:43
Agora em Março vai sair o 2.4 que vai ser o último lançamento antes do 3.0. :)

madskaddie
29-01-2008, 17:56
Tara Reid ? :redface: Reid não é a cena contra insectos?? Deduzo que agora traga um monte de bugs (que em setembro vêm corrigidos...)

esquiso
29-01-2008, 18:00
Reid não é a cena contra insectos?? Deduzo que agora traga um monte de bugs (que em setembro vêm corrigidos...)

Não, isso é Raid (http://en.wikipedia.org/wiki/Raid_%28insecticide%29)
Provavelmente é uma piada de quem escreveu o artigo :)

ruimoura
29-01-2008, 18:43
Não, isso é Raid (http://en.wikipedia.org/wiki/Raid_%28insecticide%29)
Provavelmente é uma piada de quem escreveu o artigo :)

Mas será que ninguém sabe quem é a boazona? OMFG ... É obviamente uma piada :D

esquiso
29-01-2008, 18:47
Claro que era uma piada de quem escreveu o artigo. Resta saber se a piada já veio dos devs do OOo :)
Já agora, pedia-vos que não entrassem por caminhos mais dúbios ;)

petersaints
29-01-2008, 18:48
Cá espero pelo 3.0 ;) A ver se é desta que mando o MS Office dar uma volta ao bilhar grande :P Claro que o Writer é a aplicação mais polida, seguida do Calc que ainda está um pouco atrás do Excel, mas uma que eu adorava de ver melhorada era o Impress. Era lindo ver o Impress com efeitos tipo Apple Keynote ;)

slack_guy
29-01-2008, 23:00
Era lindo ver o Impress com efeitos tipo Apple Keynote
O Keynote faz parte de algum pacote office da apple?

Pessoalmente, espero que o OpenOffice não venha a ser mais um pacote office cheio de coisas úteis a ninguém. Ou então arranjam um instalador que permita seleccionar apenas o que se quer. É que já vai com 358 Mb (pelo menos aqui na minha box). Não acredito que para escrever um documento normalíssimo precise de um programa que ocupe tanto espaço. Actualmente, já é um programa 'inchado'; espero que não rebente.

timber
29-01-2008, 23:09
Faz parte do iWorks mas é o único produto com nível do pacote.

Os tipos do OpenOffice deviam fazer um exercício semelhante ao que a Microsoft fez. No trabalho mudaram tudo para o Office 2007 e sinceramente a interface estilo 2003 que o OpenOffice copia já me parece muito troglodita.

Nomearod
30-01-2008, 14:36
Se quiserem ver uma amostra do poder do Keynote

http://www.youtube.com/watch?v=nhjMZWTAx2Q

É um pouco offtopic mas serve para verem a "concorrência" e para verem onde eu queria chegar por dizer que o Impress devia ficar parecido com o Keynote na capacidade de efeitos. Ganhavam logo o mercado das pitas que adoram efeitos até enjoar :P Eu gosto de um bom efeito aqui e ali mas só só efeitos enjoa também e os do Powerpoint 2007 não estão maus mas falta-lhe aquela classe Apple.

EDIT: Porque é tópico está no GNU/Linux & *nix World (http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=98) se isto é multi-plataforma? Acho que precisávamos de uma secção geral de software para software multi-plataforma.

Gostava especialmente de uma mudança drástica ao nível visual. Algo semelhante ao MS Office 2007.

Ao nível de funções faz tudo o que preciso mas o MS Office 2k7 está mesmo muito bom neste campo.

Gostava especialmente de uma mudança drástica ao nível visual. Algo semelhante ao MS Office 2007.

Ao nível de funções faz tudo o que preciso mas o MS Office 2k7 está mesmo muito bom neste campo.

Também gostava :P Mas a IBM já tem algum semelhante o Lotus Symphony

http://symphony.lotus.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Lotus_Symphony

m00s
30-01-2008, 16:37
epá...eu só nao quero é algo parecido ao office 2007! ...por favor, detesto aquilo!

petersaints
30-01-2008, 17:03
epá...eu só nao quero é algo parecido ao office 2007! ...por favor, detesto aquilo!

Já agora porquê? Eu também a primeira vez que usei aquilo passei-me mas depois de usar umas semanas voltava a usar o 2003 noutros PCs e já não era capaz porque no 2007 as funções estão todas acessíveis à distância de 1 a 2 cliques e no 2003 tinha que andar a dar muito mais voltas para chegar ao mesmo. É uma questão de hábito mas acho que a interface do Office 2007 foi das poucas coisas realmente bem feitas que a Microsoft fez nos últimos 5 anos.

gansolfm
30-01-2008, 19:24

É um pouco offtopic mas serve para verem a "concorrência" e para verem onde eu queria chegar por dizer que o Impress devia ficar parecido com o Keynote na capacidade de efeitos. Ganhavam logo o mercado das pitas que adoram efeitos até enjoar :P Eu gosto de um bom efeito aqui e ali mas só só efeitos enjoa também e os do Powerpoint 2007 não estão maus mas falta-lhe aquela classe Apple.

EDIT: Porque é tópico está no GNU/Linux & *nix World (http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=98) se isto é multi-plataforma? Acho que precisávamos de uma secção geral de software para software multi-plataforma.

Vendo o video não vi nada que o powerpoint não faça..

petersaints
30-01-2008, 19:25
Vendo o video não vi nada que o powerpoint não faça..

Vistes os efeitos nos gráficos? E te transições? Os efeitos de texto que estão no inicio não são assim tão impressionates o resto é que é.

gansolfm
30-01-2008, 19:31
Vistes os efeitos nos gráficos? E te transições? Os efeitos de texto que estão no inicio não são assim tão impressionates o resto é que é.

Vi, mas numa apresentação minimamente profissional não usas aquilo, por isso não entendi o teu comentário da "classe" do keynote.

petersaints
30-01-2008, 19:58
Vi, mas numa apresentação minimamente profissional não usas aquilo, por isso não entendi o teu comentário da "classe" do keynote.

Claro que não se usa!! Pelo menos boia parte deles, tirando um ou outro que lá vi que podem ajudar de forma a ilutrar melhor a comportamento de um gráfico. A classe é no sentido dos efeitos serem muito smooth e Mac OS X style :P Eles fazem aquilo em OpenGL salvo erro.

pedrolavos
31-01-2008, 10:03
Já agora porquê? Eu também a primeira vez que usei aquilo passei-me mas depois de usar umas semanas voltava a usar o 2003 noutros PCs e já não era capaz porque no 2007 as funções estão todas acessíveis à distância de 1 a 2 cliques e no 2003 tinha que andar a dar muito mais voltas para chegar ao mesmo. É uma questão de hábito mas acho que a interface do Office 2007 foi das poucas coisas realmente bem feitas que a Microsoft fez nos últimos 5 anos.

Não podia estar mais de acordo... A microsoft enovou mesmo!!! Tb estranhei mas rapidamente vi q era muito melhor tanto para alguem q tinha uma certa facilidade em trabalhar com o Office (como eu) como os q percebem puco daquilo e q teem a vida muito mais facilitada.

Romani48
31-01-2008, 20:07

Porque isto é software opensource (GNU)
quanto ao nivel visual também gostava de algo semelhante! e a nivel de opções e soluções para dar aquele toque aos nossos trabalhos também...

Mas please! mais velocidade!!

... Foi a melhor coisa da MS neste ultimo ano... acho que esta nova interface é tudo o que sempre se quis! e para quem não se entende com aquilo é porque ainda não perdeu tempo a explorar aquilo! Anyway, há plugins para por com a interface 2003 like..
Claro que não se usa!! Pelo menos boia parte deles, tirando um ou outro que lá vi que podem ajudar de forma a ilutrar melhor a comportamento de um gráfico. A classe é no sentido dos efeitos serem muito smooth e Mac OS X style :P Eles fazem aquilo em OpenGL salvo erro.
bah.. só algumas transições é que ainda não vi no PowerPoint.. de resto nada que não se arranje com plugins :p

petersaints
31-01-2008, 20:17
Porque isto é software opensource (GNU)
quanto ao nivel visual também gostava de algo semelhante! e a nivel de opções e soluções para dar aquele toque aos nossos trabalhos também...

Mas please! mais velocidade!!

... Foi a melhor coisa da MS neste ultimo ano... acho que esta nova interface é tudo o que sempre se quis! e para quem não se entende com aquilo é porque ainda não perdeu tempo a explorar aquilo! Anyway, há plugins para por com a interface 2003 like..

bah.. só algumas transições é que ainda não vi no PowerPoint.. de resto nada que não se arranje com plugins :p

Sim mais velocidade era bom mas em multi-plataforma não é fácil optimizar.

Sim o PP2007 já tá melhor em efeitos mas o Keynote ainda bate :P

vjoe
09-07-2008, 21:44
OpenOffice.org 3.0: What to Expect? (http://hehe2.net/linux-general/openofficeorg-30-what-to-expect/)

Around 3 month ago OpenOffice.org released its 2.4 boasting quite an impressive arsenal of advancements. However if you thought 2.4 was major release, then you have seen nothing! Come September, OpenOffice.org will release it’s 3.0 version! That must be quite a big jump! The upcoming 3.0 version is widely regarded as an important milestone in the project’s development. Here are some of the advancements I am most excited about:

Writer

With version 3.0 Writer comes with a plethora of interesting advancements. You will have the option of different views, either single page, multiple pages side by side, and book view. A zoom slider has been added on the bottom right corner of the screen, which is admitingly something we saw in Office 2007 first, but definitely a welcomed feature.

Slick new notes feature that lets you add colored notes and comments on the margins instead of the old inefficient notes method, which I never used!

Changing language spell check is now easily available in the menu, very handy for multi-language documents. Someone like me needs such flexibility with English/Arabic documents I alway have.

Mac OS X Support

Remember once a friend was complaining about Arabic integration in MS Office on his Mac (or lack of it), so I suggested OpenOffice.org. Little did I know that there were other packages that we needed to install (X11 and whatnot). We had to jump through a lot of hoops to get it working. With OpenOffice.org 3.0 this is not an issue anymore, OpenOffice will natively support Mac OSX!

Microsoft Office 2007 Import Filters

I used so simply loath recieving a document ending with x (docx, pptx, xlsx)! What a retarded extention, it sends shivers down your spine. Well not anymore, with OpenOffice 3.0 you can directly import them and start editing away! Although, up to now the importation is not perfect, but we know who to blame over there (read thousands among thousands of ambigous documentation)

New Theme in Calc

Now we get a much more polished glass theme and translucency!

Presenter Different Screens

This always seemed logical to me, am not sure if is available in Office or not, but it’s great to see in OpenOffice 3.0. Basically in presenter you get to see a different screen than what’s on the projector. You get preview of the next slide, elapsed time, notes and comments.

Native Tables in Impress

Tables has been OpenOffices’s Achilles heal when compared to Microsoft Powerpoint. One had to resort to clumsy drawing of the tables! Not anymore!

Import PDF

Although still not implemented in the beta version I installed, this feature is expected to be up and running in the final release come September.

São muito interessantes as novidades. :)

setekh
09-07-2008, 21:48
É porreiro ver o OO a avançar :)

O Writer está perfeitamente funcional, e permite substituir o MS Word sem problemas, IMO. São o Calc e o Impress que têm que ser melhorados. Não me parece que seja já na 3.0 que esse problema fique resolvido, no entanto.

muddymind
09-07-2008, 21:53
Para quem quiser pode sacar a última beta aqui (ftp://neacm.fe.up.pt/pub/openoffice/extended/developer/DEV300_m23/OOo-Dev_DEV300_m23_Win32Intel_install_en-US.exe). (tráfego nacional)

Sandman
09-07-2008, 22:50
Presenter Different Screens

This always seemed logical to me, am not sure if is available in Office or not, but it’s great to see in OpenOffice 3.0. Basically in presenter you get to see a different screen than what’s on the projector. You get preview of the next slide, elapsed time, notes and comments.

Nice. Era bom era que fosse fácil usar dual-screen em Linux.

hasta.g5
10-07-2008, 16:27
Nice. Era bom era que fosse fácil usar dual-screen em Linux.

Comigo, com os últimos drivers oficiais da nVidia instalados, foi tão fácil como no windows.

Edit: Sorry, offtopic.

yosephfava
10-07-2008, 22:43
Boas, uma vez que raramente uso OO/Office, queria saber só uma pequena coisa, o OO tem total compatibilidade com os documentos do Office ?

Só não pesquisei porque tive um "pequeno" incidente com o monitor e só tenho uma pequena porção vísivel (inferior ao menu do windows..). What can i say ? sh*t happens :s

petersaints
10-07-2008, 23:19
Boas, uma vez que raramente uso OO/Office, queria saber só uma pequena coisa, o OO tem total compatibilidade com os documentos do Office ?

Só não pesquisei porque tive um "pequeno" incidente com o monitor e só tenho uma pequena porção vísivel (inferior ao menu do windows..). What can i say ? sh*t happens :s

Com documentos Office 97-2003 (.doc, .xls, .ppt, etc) a compatibilidade é muito boa (quase total), mas por vezes no caso do Word pode ficar a formatação um pouco "marada".

Para ficheiros Office 2007 (.docx, .xlsx, .pptx, etc) na versão actual estável (2.4.1) não há suporte oficial. Há no entanto plugins para os converter para o formato adequado.

Na versão 3 já se espera haver suporte para Office 97-2003 + Office 2007 ;)

hellaxe
11-07-2008, 11:32
Já abri uma série de documentos do MS Office 2007 com o 2.4 e não tive problemas de maior.

iGama
11-07-2008, 14:03
Pois também não percebi essa. Eu também consigo abrir com o 2.4 ficheiros OOXML

hasta.g5
11-07-2008, 21:18
Abrir consegue-se, não creio é que fiquem com a formatação correcta. Os que abri também não necessitavam de qualquer tipo de formatação em especial, nem sequer estava preocupado com isso, de maneira que nunca comparei.

neonl
11-07-2008, 22:00
Abrir consegue-se, não creio é que fiquem com a formatação correcta. Os que abri também não necessitavam de qualquer tipo de formatação em especial, nem sequer estava preocupado com isso, de maneira que nunca comparei.

Em princípio devem mesmo ficar com a formatação correcta. Isto no 2.4 (se não ficam é porque há alguma questão de maior). Ou então alguma tag de formatação mesmo muito estranha.

AndreAPL
11-07-2008, 22:12
Eu tive trabalho feitos no OO 2.4 e quando enviei para colegas no formato .doc (2000-2003), abre e lá se vão as formatações... Já ao contrário muito raramente tinha problemas.

JTorres
11-07-2008, 23:55
Eu tive trabalho feitos no OO 2.4 e quando enviei para colegas no formato .doc (2000-2003), abre e lá se vão as formatações... Já ao contrário muito raramente tinha problemas.

Eu tambem já tive problemas do genero, principalmente quando é pra enviar aos colegas do grupo de trabalho, mas quando é pra entregar aos stores exporto pra PDF.

Era porreiro que nao houvesse problemas ao passar para formatos do office pk há aqueles que tem medo de software livre...... são manias!:lol: Para nao falar de outros, que mal sabem ligar o pc e dizem que software livre é uma grande treta.....