View Full Version : O que acontece às retomas?

doomsday
15-01-2008, 00:05
Boas,

Quando compramos um telemóvel novo, dão sempre (ou quase sempre?) um desconto pela retoma.

Porquê? Qual é o interesse em telemóveis antigos?

São recondicionados (refurbished)? Onde se vendem estes telemóveis? É que nunca os vi à venda, e acho que não devem ter grande sucesso no nosso país.

Estou-me a esquecer de alguma coisa de certeza, ou então ando muito distraído.

Satisfaçam-me lá esta curiosidade. :P

jjmaia
15-01-2008, 00:06
Acho que normalmente são desmantelados, e aproveitam as peças boas.

peters_b
15-01-2008, 00:12
Sempre pensei que era para reciclar ou como o jjmaia disse par aproveitarem algumas pessas para quando surgir um estragado e já não existam pesas disponiveis. Mas aposto mais na reciclagem.

cumps

OnTheNet
15-01-2008, 00:17
reciclagem ? nao, eles exigem que o tlm esteja funcional.
talvez vá para tlms de substituição, ou entao seja vendidos em lotes la para fora, pqe muitas vzes, vêem-se tlms À venda usados, mas que o miolo é novo, que foram re-acondicionados

canhoto10
15-01-2008, 01:11
reciclagem ? nao, eles exigem que o tlm esteja funcional.
talvez vá para tlms de substituição, ou entao seja vendidos em lotes la para fora, pqe muitas vzes, vêem-se tlms À venda usados, mas que o miolo é novo, que foram re-acondicionados

nem por isso. ha muitas lojas que nem sequer o ligam para ver se ele esta bom. aceitam o telemovel e pronto.

doomsday
15-01-2008, 01:55
E já viram lojas a vender estes telemóveis recondicionados?

touge_master
15-01-2008, 02:07
muitas lojas aceitam e depois sao usados pelas operadoras como telemoveis de substituiçao, ou para os funcionarios.

teckmedi@
15-01-2008, 07:56
Acho que são exportadas pa CHINA para aproveitarem as peças no fabrico de CECT"S

:lol::lol:

teckmedi@
15-01-2008, 07:58
muitas lojas aceitam e depois sao usados pelas operadoras como telemoveis de substituiçao, ou para os funcionarios.

No Way bem pelo que vejo as retomas são sempre de telem que se ligam a mt custo e que estã em mtmt mau estado

zepedro88
15-01-2008, 08:14
No Way bem pelo que vejo as retomas são sempre de telem que se ligam a mt custo e que estã em mtmt mau estado
normalmente verificam se o telemovel liga apenas

caraguatatuba
15-01-2008, 08:51
Países em desenvolvimento para telemóveis funcionais, e para reciclagem/reutilização das peças em outros lados?
Havia uma phone house nas amoreiras que vendia esses telemóveis usados e com garantia

GOE
15-01-2008, 08:52
A pouco tempo comprei um telemóvel e dei outro para troca que nem funcionava, não verificaram rigorosamente nada... :rolleyes:

brother9
15-01-2008, 10:21
Alguém sabe lojas cá em PT que vendam estes telemóveis de retomas a preços simpáticos, tipo 5 euros ? :lol:

Ou então que alternativas dão para comprar um telemóvel o mais barato possível. Só preciso de chamadas e sms. E pode estar bloqueado a qualquer rede.

:002:

peters_b
15-01-2008, 11:23
Não acredito que vendam esses telemoveis em portugal. Para exportação para paises em desenvolvimento,acredito mais ou telemoveis de substituição. Mas continuo a achar a reciclagem o final mais provavel,sao capaz de ganhar mais do que por a venda esses telemoveis noutros paises ou ate mesmo em portugal.
Eu dei para a troca um Nokia 6150 k tinha um problema qualquer,acho que n dava som, e com um carregador que não funcionava ou melhor funcionava conforme as posições do fio e aceitaram na boa,como o viram a ligar,tava tudo bem.

Alguem que saiba mesmo o que acontece a estes telemoveis que venha aqui dizer qualquer coisa.

cumps

RavenMaster
15-01-2008, 11:28
a Phone House vende telemóveis refurbished/retomados
nunca viram uma secção de usados com X tempo de garantia ? eles geralmente estão em cartões verdes só com carregador ou às vezes com caixa e tudo

a maior parte vai para fora segundo me disseram há tempos

pointless
15-01-2008, 11:33
hmm..retomas:
1. Refurbished e vendidos para outros países (geralmente Dubai, Índia, etc..) --> MUITO IMPORTANTE;
2. Refurbished e tornam-se telefones de empréstimo a clientes;
3. Tornam-se scrap units (a marca "limpa" os telefones antigos, dando uma imagem de maior dinamismo) --> MUITO IMPORTANTE;
4. Uso interno das lojas (lol é mais frequente do que imaginam:p)

EDIT:
ahh...claro...e refurbished e vendidos como usados em Portugal, se bem que esta modalidade é pouco frequente...

bafragoso
15-01-2008, 11:50
eu aposto na redução de impostos...

algures na lei dos operadores (ou dos fabricantes de material) devem haver benefícios fiscais para quem recicle materiais dos telemóveis.

Estes benefícios foram introduzidos em grande parte dos produtos devido ao junk que se cria e ao consequente aumento da poluição (especialmente das baterias).

se eles não dessem vantagens ao consumidor em entregar aparelhos que cairão em desuso, acabaria tudo muito certamente nas lixeiras municipais, juntamente com outros lixos.

PS. Um telemóvel dado para retoma não precisa de funcionar. Já dei um com o visor partido e com a slot do sim estragada... aceitaram na boa!

touge_master
15-01-2008, 11:56

algures na lei dos operadores (ou dos fabricantes de material) devem haver benefícios fiscais para quem recicle materiais dos telemóveis.

Estes benefícios foram introduzidos em grande parte dos produtos devido ao junk que se cria e ao consequente aumento da poluição (especialmente das baterias).

se eles não dessem vantagens ao consumidor em entregar aparelhos que cairão em desuso, acabaria tudo muito certamente nas lixeiras municipais, juntamente com outros lixos.

PS. Um telemóvel dado para retoma não precisa de funcionar. Já dei um com o visor partido e com a slot do sim estragada... aceitaram na boa!

depende da loja, na ensitel tem que funcionar

brother9
15-01-2008, 12:03
nunca viram uma secção de usados com X tempo de garantia ? eles geralmente estão em cartões verdes só com carregador ou às vezes com caixa e tudo

Sabes se é em todas as phone house?

Que preços viste?

LUIGI_BIG_BOSS
15-01-2008, 12:04
Sabes se é em todas as phone house?

Que preços viste?

Sei que a do Campera no Carregado e na do Freeport Alcochete tem esses telemoveis

CoradiX
15-01-2008, 12:06
Boas,

Normalmente as retomas vão para reciclar, quando o telefone é porreiro e só tem um defeitozinho normalmente ficam para as pessoas da loja.

Cumpz

CoradiX

teckmedi@
15-01-2008, 13:10

Nesse caso como se explica os telemoveis da phonehouse em 2ªmão virem com manual e cds .
Penso que a retoma não passa de um incentivo para o consumidor habitual comprar um telemóvel novo.Sendo o destino final das retomas empresas de reciclagem de lixo electrónico
Simple

brother9
15-01-2008, 15:11
Sei que a do Campera no Carregado e na do Freeport Alcochete tem esses telemoveis

Desculpa estar a ser chato mas lembras-te de algum preço?

Valia a pena ou é preferível comprar um novo dos mais baratinhos?

Já agora quais são os telélés mais baratos do mercado?

basofe
15-01-2008, 15:19
^^ ontem vi um alcatel em saldo a 16euros!nao me lembro é em que marca era..

RavenMaster
15-01-2008, 15:29
Nesse caso como se explica os telemoveis da phonehouse em 2ªmão virem com manual e cds .
Penso que a retoma não passa de um incentivo para o consumidor habitual comprar um telemóvel novo.Sendo o destino final das retomas empresas de reciclagem de lixo electrónico
Simple
São aquelas pessoas que entregam o telefone completo e/ou devolvem porque não gostam e trocam por outro ;)
Eu por exemplo tenho caixas de manuais em casa de coisas que se calhar têm uns 3 ou 4 anos.
São hábitos.

brother9
15-01-2008, 16:29
^^ ontem vi um alcatel em saldo a 16euros!nao me lembro é em que marca era..

Se te lembrares avisa!

:007:

doomsday
16-01-2008, 02:59
Fica atento a este sub-fórum, para saberes as novidades fresquinhas! A optimus está a preparar qualquer coisa.

Também já vi usados com garantia na Phone House. Não prestei atenção aos preços :mad:

QVIKSILVER
16-01-2008, 11:08
os telefones usados da phone house sao telefones que eram de clientes e foram para reparar e na altura ou devolveram o dinheiro ao cliente ou trocaram por outro.

as retomas de 10€ euros iam todos (phone house) para Inglaterra, onde sao desmatelados e reciclados...

doomsday
16-01-2008, 11:38
os telefones usados da phone house sao telefones que eram de clientes e foram para reparar e na altura ou devolveram o dinheiro ao cliente ou trocaram por outro.

Para ajudar o brother9 sabes se os preços dos usados costumam ser bons, ou está tudo inflacionado?

QVIKSILVER
16-01-2008, 11:51
eles tinham uma maneira de calcular, que ja nao me lembro qual era, ja nao trabalho com eles, mas julgo que esses teles que muitos acabam por ser equipamentos novos porque nao tinha arranjo e a marca deu 1 novo, eles customavam ter um desconto de +/-20/30% em comparação ao mesmo modelo comprado novo.

mas isso foi a algum tempo nao sei se ainda é assim.

fredesilva13
16-01-2008, 12:35
brother9 (http://www.techzonept.com/member.php?u=84932)
um bom telemovel para isso e um vodafone que esta a 34,91€
https://loja.vodafone.pt/homephone/Detalhe+Equipamento.htm?ProductId=67447&ChannelID=1
e pekeno,leve e muito facil escrever sms nele

Zed_Blade
16-01-2008, 22:57
Tanto quanto fui informado pela minha chefia, numa altura que trabalhava numa loja que aceitava retomas (e tinham que estar todas a funcionar) grande parte dos telemoveis eram para abater (reciclar) mas havia muitos que eram aproveitados para missões da cruz vermelha e humanitárias.

Ser era mesma, não sei mas isto foi o que me disseram a mim.

morgoph
17-01-2008, 12:09

pelo que lí á alguns meses numa revista é mesmo isso que se passa.
além dos beneficios, penso que quem não fizer a retoma tem mesmo coimas.
este exemplo:
uma loja de electrodomésticos tb tem de recolher o frigorifico do cliente se este comprar um novo...

Marusha
17-01-2008, 12:32
Estão a ver os Nokla? Eu acho é que as peças são todas recicladas nos telemóveis para o "Mercado da China". Compramos equipamentos novos, com material (interno claro) usado. Talvez seja por isso que muitos dão o pifo... :mad:

netx2007
17-01-2008, 15:58
Comprem os vossos telemóveis pelas lojas virtuais dos 3 operadores....

Não têm que dar telemóvel em troca e é feito à mesma o desconto dos 10 Euros!

E não estejam a dar telemóveis a quem vos pediu dinheiro por eles quando foram à loja para comprá-lo.

azzancha
18-01-2008, 02:18
Desculpa estar a ser chato mas lembras-te de algum preço?

Valia a pena ou é preferível comprar um novo dos mais baratinhos?

Já agora quais são os telélés mais baratos do mercado?

Boas , não vale a pena ires comprar usados na phone house , eles pedem muito dinheiro por um usado tipo um nokia 6630 100€ , consegues isso muito mais barato em forums da especialidade.
É uma questão de pesquisares.

Um abraço

Jammin @
18-01-2008, 14:03
depende da loja, na ensitel tem que funcionar

Eu comprei 1 6688 na ensitel no natal e não verificaram a retoma...

Pedrocas
19-08-2008, 23:55
Recupero este tópico porque tenho algumas questões sobre retomas.

1- As lojas ganham alguma coisa com as retomas dos telemóveis, ou aqueles 10 euros de desconto já estão contabilizados no valor do telemóvel novo? As lojas acabam mesmo por descontar 10 euros nos telemóveis, ou estes têm o preço inflaccionado em 10 euros já a contar com a retoma?

2- Porque é que não é possivel dar mais do que 1 telemóvel de retoma na compra de apenas 1 telemóvel? Se as lojas não perdem dinheiro com os descontos dados na retoma, fazê-lo com vários telemóveis não ia ser mais benéfico quer para o cliente, quer para o meio ambiente?

anfetamina
20-08-2008, 01:08
Recupero este tópico porque tenho algumas questões sobre retomas.

2- Porque é que não é possivel dar mais do que 1 telemóvel de retoma na compra de apenas 1 telemóvel? Se as lojas não perdem dinheiro com os descontos dados na retoma, fazê-lo com vários telemóveis não ia ser mais benéfico quer para o cliente, quer para o meio ambiente?

Boas, penso que a ensitel permite dar mais que um telemovel para retoma..

Cmps

Vigiminho
20-08-2008, 01:51
Troquei varias vezes dando retomas num agente, que costuma ter tambem usados para venda. Um dia passei por lá a perguntar por usados (pechinchas...), e ele mostrou-me um moto v1050, um se v800, um moto c118, um v3x, um f3... Tudo certo, nao fosse o factos destes aparatos terem sidos meus, e terem sido as retomas! Aì está um dos destinos... A revenda.

Vigiminho
21-08-2008, 00:35
Por exemplo, comprei para o meu filho um sharp gx 25, impecavel, por 25€, num agente... Unlocked, com bateria nova... Ninguem me tira da ideia ser uma retoma... Eu tambem ja entreguei telemoveis em bom estado, por isso... E em todos os casos a factura nunca menciona a retoma...

basshunter
21-08-2008, 13:44
"O fenómeno que dá pelo nome de «urban mining» consiste em procurar irídio e ouro dentro de velhos aparelhos electrónicos está a proliferar no Japão, escreve o jornal italiano Corriere della Sera. Esta actividade poderá tornar-se altamente produtiva tendo em conta a tendência para o aumento do preço dos metais preciosos.

O ouro e os metais preciosos são fundidos e revendidos sobre forma de barras e jóias ou utilizadas para os circuitos dos telemóveis, visto que são melhores condutores de que o cobre. Os outros materiais recuperados são reutilizados em novos produtos electrónicos. «Há metais mais ou menos preciosos, nós pretendemos reciclar o mais possível», explicou Tadahiko Sekigawa, presidente da Eco-System Recycling.

Segundo o estudo da Yokohama Metal Co Ltd, uma outra empresa de reciclagem, de uma tonelada de minerais em bruto obtêm-se apenas, em média, cinco gramas de ouro, enquanto de uma tonelada de telemóveis se obtêm 150 gramas ou mais. Na mesma quantidade há também 100 kg de cobre e 3 kg de prata.

A reciclagem electrónica é importante para o Japão que tem escassos recursos naturais com que alimentar a sua indústria de electrónica de centenas de milhões de dólares, mas dezenas de milhões de telemóveis velhos e outros aparelhos que todos os anos são deitados ao lixo.

«Para alguns trata-se apenas de uma montanha de lixo, mas para outros é uma mina de ouro», disse Nozumu Yamanaka, director do centro de reciclagem da Eco-Systems onde são tratadas toneladas de telemóveis. Na central de Honjo, a 80 km de Tóquio, os despojos electrónicos e industriais são inicialmente desmontados à mão e depois imersos em dissolventes químicos para eliminar os materiais não utilizáveis, o metal restante é depois refinado.

A Eco-Systems produz em média cerca de 200 a 300 kg de barras de ouro por mês, com um grau de pureza de 99,9%, a um valor que oscila entre os 5,9 e os 8,8 milhões de euros. Apesar do crescente interesse pelo ambiente e a reciclagem, o sector tem dificuldades em obter o número necessário de telemóveis para abastecer as suas centrais. Os 128 milhões de habitantes do Japão usam, em média, o telemóvel durante dois anos e oito meses, mas apenas 10 a 20% são reciclados por ano.

Pois é, aquilo que é simplesmente lixo para uns poderá efectivamente ser minas de ouro para outros. Não há dúvida nenhuma que estamos sempre aprendendo algo novo todos os dias."

cumps

basshunter
21-08-2008, 15:21
já estou arrependido de todas as retomas k fiz:mad:

asturmas
21-08-2008, 15:28
Nunca fiz nenhuma.. comprem online!

jo_Ny
21-08-2008, 19:55
já estou arrependido de todas as retomas k fiz:mad:

basshunter isso tenho ideia que se aplica mais aos telemoveis muito velhos ou avariados ou que já não dão para revender. Em Portugal ha duas ou tres empresas que se dedicam a isso (gestao de stocks para exportação) mas é um mercado onde ha muita concorrencia e convem não se saber muito sobre ele.

Nunca fiz nenhuma.. comprem online!

Exacto, boa dica!

andyy
21-08-2008, 19:59
ainda pensei em deixar lá o meu 3310 amarelo, mas preferi ficar com ele e assim comprar pela net :D

]-JP-[
22-08-2008, 02:41
Boas!

Se derem uma vista de olhos pelo telemoveis.com, poderam ver aonde vão parar grande parte das retomas...

Eu já fiz um negócio, dentro de uma loja da vodafone. Uma senhora queria comprar um tlm de 59€ e ia dar para retoma um nokia 8310 impecável, chamei-a à parte e ofereci-lhe 15€ por ele... Isto nas barbas do funcionário.
Outra: Costuma haver umas promoções na worten e tive a oportunidade de assistir a uma discussão (ligeira) entre dois emp. a ver qual é que ia ficar com uns tlm de retomas...
Acreditem, as retomas são o garante de muitas lojas de telemóveis... É vê-los a chegar e logo a seguir para a montra.