View Full Version : Belkin, Asus, Netcabo e três dias de dor de cabeça
Sofiushka 12-01-2008, 19:40 Boas
Há poucos dias comprei um router Belkin G+ MIMO, e tentei configurar uma rede wireless cá para casa. Está ligado ao novo modem Thomson digital broadband da Netcabo, e ao pc de secretária, do qual, aliás, estou a escrever esta mensagem.
O problema pôs-se ao tentar aceder à rede a partir do meu Portátil, um Asus A6000, cuja placa wireless é uma 802.11g. Depois de alguns conflitos entre o management software da placa e o windows, lá consegui com que fosse detectada a rede e o portátil se ligasse à mesma.
O problema é que, apesar de ligado à rede, não liga à internet propriamente dita. O sinal de ligação é excelente, a velocidade varia entre os 36 e os 54 Mbps, só que não são enviados nem recebidos pacotes.
Já tentei várias alternativas: atribuí IPs e Gateways manualmente, introduzi o MAC address do portatil no filtro de acessos do router, já tirei filtros de acessos, já abri e fechei o acesso à ligação, e ainda assim o resultado é o mesmo.
Alguma alma caridosa poderá ajudar-me?
Code_Red 13-01-2008, 14:07 Sem IP's fixos faz o seguinte despiste:
Iniciar > Executar e digitas cmd clicar em Enter
Na janela de fundo preto ipconfig se tiveres ip diferente de 169 faz
ping IP_DO_GATEWAY (ex: ping 192.168.1.1)
ping 212.113.161.226
ping www.sapo.pt
Telnet www.sapo.pt 80
e coloca aqui para verificar onde está o problema.
Sofiushka 13-01-2008, 17:30 Deixando-o obter automaticamente um endereço IP:
Adaptador ethernet Ligação de rede sem fios 5:
Sufixo DNS específico da ligação. :
Endereço IP . . . . . . . . . . . : 0.0.0.0
Máscara de sub-rede . . . . . . . : 0.0.0.0
Gateway predefinido . . . . . . . :
Não consegiu atribuir ip e a ligação ficou como limitada/inexistente.
Atribuí manualmente o ip igual ao do router+1:
Endereço IP . . . . . . . . . . . : 192.168.2.2
Máscara de sub-rede . . . . . . . : 255.255.255.0
Já ligava à rede, mas não tinha gateway, e a subnet mask não correspondia à mesma que aparece no admin panel do router. Alterei isso:
Endereço IP . . . . . . . . . . . : 192.168.2.2
Máscara de sub-rede . . . . . . . : 255.255.254.0
Gateway predefinido . . . . . . . : 213.113.157.254
C:\Documents and Settings\Sofia>ping 213.113.157.254
A enviar para 213.113.157.254 com 32 bytes de dados:
O pedido excedeu o tempo.
Estatísticas de ping para 213.113.157.254:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 0, Perdidos = 4 (perda: 100%),
C:\Documents and Settings\Sofia>ping 213.113.161.226
A enviar para 213.113.161.226 com 32 bytes de dados:
Estatísticas de ping para 213.113.161.226:
C:\Documents and Settings\Sofia>ping www.netcabo.pt (http://www.netcabo.pt)
Pedido de ping não localizado no anfitrião www.netcabo.pt (http://www.netcabo.pt). Verifique o nome e te
nte de novo.
C:\Documents and Settings\Sofia>Telnet www.netcabo.pt (http://www.netcabo.pt) 80
A ligar a www.netcabo.pt... Não (http://www.netcabo.pt... Não) foi possível abrir uma para o anfitrião, na porta
80: A ligação falhou
(experimentei "tvcabo" e "tvcabo.pt/Internet/Internet.aspx", com os mesmos resultados)
JuSt_Me_AnD_yOu 13-01-2008, 17:32 na gateway tens que por o ip do router
Sofiushka 13-01-2008, 17:35 Um outro facto curioso é que ontem, nas propriedades da ligação, dava indicação de estar a receber e enviar pacotes a um ritmo considerável, contrariamente ao que tem acontecido de enviar uns 5 e receber 0, mas não era possível aceder à internet na mesma.
Além disso, enquanto usei o windows para configurar a ligação (a placa tem o seu próprio software - ASUS Wlan Control Center), em resposta à sugestão de um amigo introduzi a password convertida em HEX, e a ligação à rede foi feita. Tive umas suspeitas e tentei ligar-me à rede com uma password aleatória, ou seja, errada, e aparentemente a ligação foi estabelecida também, o que me leva a crer que o que se estará a passar é uma espécie qualquer de "ligação fantasma"... Seja como for, para já desactivei as passwords e passei a usar o software da placa (não que isso tenha mudado alguma coisa.).
Sofiushka 13-01-2008, 17:36 na gateway tens que por o ip do router
Ah, obrigada, farei isso.
Edit: Os resultados foram idênticos.
C:\Documents and Settings\Sofia>ping 192.168.2.1
A enviar para 192.168.2.1 com 32 bytes de dados:
Estatísticas de ping para 192.168.2.1:
Boas!
A nível de configurações tens k por:
Ip: xxx.xxx.xxx.xxx (tem que ser um endereço da mesma gama de ips do teu router)
Mask: 255.255.255.0
Gateway: xxx.xxx.xxx.xxx (ip do router)
DNS 1: xxx.xxx.xxx.xxx (ip do router)
Isto é, vou-te dar um exemplo, o ip do meu router é 192.168.1.1, então eu preencho isto assim:
Ip: 192.168.1.2
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1 (ip do router)
DNS 1: 192.168.1.1 (ip do router)
O endereço de DNS é que te permite resolver endereços para ip's. O gateway é a "porta" para a internet, ou seja, o ip do router.
Cumpz jpsfs
Sofiushka 15-01-2008, 22:27 Obrigada, fiz isso. Não me resolveu o problema, infelizmente, pois continuo sem conseguir ligar. Fi-lo num outro portátil e funcionou às mil maravilhas, portanto presumo que seja algo exclusivo deste.
Experimentei instalar um USB wireless adapter e usá-lo em vez da placa de rede, mas o resultado foi semelhante. Deixando-o obter um IP automaticamente, obtenho isto:
Adaptador ethernet Ligação de rede sem fios 9:
Endereço IP . . . . . . . . . . . : 169.254.215.183
Máscara de sub-rede . . . . . . . : 255.255.0.0
No entanto, na janela de informação da ligação da wireless utility diz-me que tanto o sinal como a ligação estão a 100%, mas no ícone no tray diz-me que a ligação é limitada/inexistente. E claro, não consigo aceder à internet.
MichaelZ 16-01-2008, 13:53 Router tem DHCP-server sim/nao?
DHCP-server enabled?
Qual encryption? WEP, WPA ou WPA2?
Shared key?
Usa windows-WLan-cliente ou proprio da placa?
WPA-Patch para XP installado?
Sofiushka 16-01-2008, 15:21 Router tem DHCP-server sim/nao?
DHCP-server enabled?
Sim, tem.
Qual encryption? WEP, WPA ou WPA2?
Já teve WEP, neste momento não tem nenhuma.
Shared key?
Desactivada.
Usa windows-WLan-cliente ou proprio da placa?
Experimentei ambos. Quer um, quer outro, deram os mesmos resultados.
WPA-Patch para XP installado?
Sinceramente, não faço ideia. Onde posso ver isso?
MichaelZ 16-01-2008, 17:01 hmmm, um pouco estranho...
WPA-patch fica na pagina de micro$oft...so procura para isso...
mas:
Quando nao funciona sem encryption, e serio estranho....
conectado e nao possivel de transmitar data......
Pode fazer mais uma vez estas coisas:
1. Set Router WLan sem encryption, e eliminar todos mac-endereços para bloquear ou permitir
2. Windows: Eliminar todas connections de rede sem fios
faz uma nova, seu SSID, open, without encrytion
na segunda carta neste menu, unmark...nao sei agora o nome desta carta na versao portuguesa
Tenta outra vez para ligar....
Talvez uma ideia....Reset de router e faz a config mais uma vez.
Este routers baratos gostam de fazer problemas, especialmente, quando trocaste muitos parameters.
Sofiushka 16-01-2008, 20:57 Obrigada a todos pela ajuda.
MichaelZ, fui à página da M$, saquei o patch, mas ao instalar dizia-me que já tinha a versão mais actualizada.
Estou convencida que se tratou de um problema na placa de rede. o USB wireless adapter que eu disse que instalei e que não me resolveu o problema era manhosa e dava problemas no pc de secretária também. Troquei-o por um da linksys e agora funciona tudo na perfeição, de tal forma que até estou a escrever este post do meu portátil xD
Uma vez mais obrigada a todos, e enfim, quando o defeito é do hardware não há muito que se possa fazer, certo?
MichaelZ 17-01-2008, 00:13 Sim, e certo.
mas e raro ter hardware defeito...
finalmente....parabens :)))
Boas
Há poucos dias comprei um router Belkin G+ MIMO, e tentei configurar uma rede wireless cá para casa. Está ligado ao novo modem Thomson digital broadband da Netcabo, e ao pc de secretária, do qual, aliás, estou a escrever esta mensagem.
O problema pôs-se ao tentar aceder à rede a partir do meu Portátil, um Asus A6000, cuja placa wireless é uma 802.11g. Depois de alguns conflitos entre o management software da placa e o windows, lá consegui com que fosse detectada a rede e o portátil se ligasse à mesma.
O problema é que, apesar de ligado à rede, não liga à internet propriamente dita. O sinal de ligação é excelente, a velocidade varia entre os 36 e os 54 Mbps, só que não são enviados nem recebidos pacotes.
Já tentei várias alternativas: atribuí IPs e Gateways manualmente, introduzi o MAC address do portatil no filtro de acessos do router, já tirei filtros de acessos, já abri e fechei o acesso à ligação, e ainda assim o resultado é o mesmo.
Alguma alma caridosa poderá ajudar-me?
Olá.
A mim aconteceu-me o mesmo com a ligação de um modem a um computador !!
Depois de "partir muita pedra", parece-me que pelo menos cheguei a uma conclusão !!!
Então, o melhor quando há problemas desses, é ter paciência, desligar tudo, de preferência ir dormir ... e no dia seguinte, ao ligar pela primeira vez, tudo vai funcionar !!!
Boa sorte.
|
|