View Full Version : Gentoo Crisis?
Here is my offer to resolve the most recent Gentoo leadership crisis (http://blog.funtoo.org/2008/01/and-it-gets-worse.html), and is an offer I am making to the current Gentoo trustees, who are the ones who need to decide whether to accept or refuse it. I have received permission from my employer to return and serve as President of the Gentoo Foundation, renew its charter, and then work in some capacity to help to get Gentoo going in the right direction from a legal, community and technical perspective.
I do have some conditions attached to this offer, however. First, I am going to ask that all currently-serving trustees assist in a quick transition, and if they accept my offer, they do so with the understanding thatI will be appointing new trustees to the Foundation after the transition is complete.
In other words, if the current trustees accept this offer, they are basically handing the leadership of the Foundation over to me and the trustees that I will choose.
If I return as President, I will preserve the not-for-profit aspect of Gentoo. Beyond this, you can expect everything to be very, very different than how things are today. Here is a basic overview of the changes I will be making in how the Foundation operates, basically by refocusing on its core mission:
1) The Foundation will be responsible for the overall health of the Gentoo community and for pursuing the Foundation's mission of advancement and education and promotion of software development in an open environment.
2) The Foundation will be responsible for providing general guidance and direction for the project and for ensuring that the Gentoo project is moving in a positive direction and has proper leadership.
3) The Foundation will be responsible for ensuring that Gentoo developers, individual Gentoo users, external Gentoo-related projects and Gentoo-using organizations have a voice and the opportunity to influence the overall technical direction of the Gentoo project in a clear, open and organized way.
4) Legal paperwork will be filed properly and on-time and the Foundation will maintain a proper level of transparency with the community.
5) The Foundation will help the Gentoo community to be a positive and pleasant environment for all participants.
Please understand that if the trustees say "Yes", then I will be returning in a part-time capacity only. I will not be the hands-on Chief Architect as I was in the past. I am going to be focusing mainly on the Foundation side but will do a few key things here and there to get the project as a whole back on track.
Again, the trustees are the ones that get to decide whether or not to accept this offer.
If they say "no", then I will stay out, and let them try to resolve this situation on their own.
I also want to have some kind of answer to this offer soon. If the trustees want to pursue this transition plan, they need to let me know within the next 7 days - by Friday, January 18th, 2008 at the latest. If you want my help, I'd like to get things back on track soon. If you don't want me to take back the reigns of Gentoo, that is totally OK with me - just please let me know soon so I can focus on other things.
As always, you can post comments here, as well as emailing trustees@gentoo.org with your feedback.
In general, I don't like doing stuff like this publicly, but I think the Gentoo community deserves to know what's going on. The trustees also need to be accountable to the community to do what is in the best interests of the project - and to simply let people know what's going on.
@ funtoo.blog.org (http://blog.funtoo.org/)
Foi uma noticia que me surpreendeu. Mas que vistas bem as coisas, faz todo o sentido. Olhando só para a página principal do Gentoo.org, já não leva um update desde 15 de Outubro (!!) e as weekly newsletters já não são tão weekly como deviam ser.
Espero que isto se resolva rápido, não quero um Gentoo à deriva.
slack_guy 12-01-2008, 16:01 Não estava ao corrente deste problema. Thanks for sharing.
Olhando só para a página principal do Gentoo.org, já não leva um update desde 15 de Outubro (!!)
Se olhares para a do Slackware (http://www.slackware.com) vais pensar que já está enterrado: actualizada em 2007-07-02. No entanto, se olhares para o changelog (http://www.slackware.com/changelog/current.php?cpu=i386) verás que está vivo. É tão bom usar uma distro mantida por um 'ditador benevolente', sem coisas dessas de comités e (a)fundações :-D
Mas o Slack só faz anuncios das novas releases, o Gentoo tem por habito por lá muito mais coisas ;)
Eu também sei que o Gentoo está vivo, mas que vai para lá uma valente salgalhada, vai!
O bom do Gentoo é a forma descentralizada como está feito... Pois permite-lhe ser mantido, actualizado sem o apoio centralizado dos developers... Vejamos, qlq pessoa pode fazer o seu proprio rsync server e os repos é só mandar para lá tarball's de source code's de forma organizada e actualizar os rsyncs et voilá... Talvez por isso é que isto ainda não está grande salganhada...
Nomearod 12-01-2008, 17:04 Já cheguei a usar Gentoo (foi mais Sabayon, mas é praticamente o mesmo uma vez que é 100% compatível) e gostei, mas já na altura havia muitos problemas deste nível e fiquei um pouco com a ideia que o futuro seria mesmo Sabayon e que Gentoo ia enfraquecer cada vez mais.
Espero que as coisas se resolvem e que volte tudo ao normal, mas caso as coisas continuem más não me admirava se muitos developers se mudassem para Sabayon e ajudassem no desenvolvimento do Entropy.
Calma. O problema é com a direcção da Gentoo Foundation (a organização que gere a brand Gentoo, as contas bancárias, etc.) e não com a distro em si. O problema começou quando o Daniel Robbins foi trabalhar para a Microsoft (a man's gotta eat :)) e ficou a faltar alguém que tomasse as rédeas. Embora afecte a imagem da distro e a longo prazo possa ser prejudicial, não é caso para dizer que neste momento afecta o seu funcionamento. É mais ou menos o mesmo que dizer que uma equipa de futebol joga pior porque a SAD está com problemas.
c3l5o, não estarás a fazer confusão entre servidores de rsync e overlays? Os rsync servers são sincronizados entre si, todos disponibilizam a mesma informação.
Nomearod, Gentoo tem tanto a ver como Sabayon como Debian com Ubuntu. E pelas reacções que eles têm regularmente nos forums, mais facilmente Gentoo devs mudam para MacOS que para Sabayon.
Pra mim o gentoo é quase perfeito. O site, realmente, está desactualizado mas o fórum ta vivo. Em relação a dizerem que o Sabayon é o futuro, pra mim é o futuro, mas muito longe..... aquilo é giro e tal mas pra estar a instalar Sabayon prefiro instalar gentoo.
Aquilo não é nada mais que o gentoo instalado num livecd ou DVD. E funciona um bocado mal.... são opiniões.... A ideia, Sabayon está para gentoo assim como ubuntu está pra Debian, não funciona la muito bem.... mas pronto, são opiniões.
Pra mim o gentoo é quase perfeito. O site, realmente, está desactualizado mas o fórum ta vivo. Em relação a dizerem que o Sabayon é o futuro, pra mim é o futuro, mas muito longe..... aquilo é giro e tal mas pra estar a instalar Sabayon prefiro instalar gentoo.
Aquilo não é nada mais que o gentoo instalado num livecd ou DVD. E funciona um bocado mal.... são opiniões.... A ideia, Sabayon está para gentoo assim como ubuntu está pra Debian, não funciona la muito bem.... mas pronto, são opiniões.
:lol:
Deixando de lado o mau Português do teu post, explica lá porque é que a comparação não funciona.
E que tal ele não explicar isto aqui e abrirem uma thread para isso aparte, antes que estraguem o tópico todo?
Por favor.
Pensava que o tópico era para discutir a situação corrente e o futuro da distribuição Gentoo, por onde também passam distros como Sabayon ou Vidalinux.
Mas pelos vistos é melhor deixar encher a thread encher de comentários construtivos do género "tenho muita pena, até usei gentoo durante 3 horas e pareceu-me espectacular mas depois preferi o ubuntu".
spastikman 13-01-2008, 03:20 Desde que não traga problemas para os end users como eu, por mim até podem acabar com os presidentes e com a "direcção" administrativa toda.
Para pessoas com paciência e alguns conhecimentos, esta é provavelmente a melhor distribuição que existe por aí.
Nomearod 13-01-2008, 09:00 Nomearod, Gentoo tem tanto a ver como Sabayon como Debian com Ubuntu. E pelas reacções que eles têm regularmente nos forums, mais facilmente Gentoo devs mudam para MacOS que para Sabayon.
Não acompanho os foruns de Gentoo, mas à uns meses lembro-me de ter lido um comentário de um dos seus criadores a dizer que as coisas estavam bastante complicadas, e que o espirito que havia no início tinha desaparecido.
A vontade de querer inovar e criar sempre coisas novas já não era igual mas que encontrava esse mesmo espirito inicial no Sabayon. Houve inclusivé tópicos de discução sobre isto nos foruns do Sabayon onde havia a possibilidade de convidarem esse developper para trabalhar em Sabayon.
O sabayon, para quem já usou gentoo, é a mesma coisa. Demoro mais tempo a resolver os problemas que o sabayon trás do que a instalar gentoo....
O sabayon, para quem já usou gentoo, é a mesma coisa. Demoro mais tempo a resolver os problemas que o sabayon trás do que a instalar gentoo....Ahaha, bem visto.
Desde que não traga problemas para os end users como eu, por mim até podem acabar com os presidentes e com a "direcção" administrativa toda.
Para pessoas com paciência e alguns conhecimentos, esta é provavelmente a melhor distribuição que existe por aí.
O problema está aí. Até que ponto é que os problemas a nível da administração podem trazer chatices que sejam sentidas por quem usa Gentoo?
O sabayon, para quem já usou gentoo, é a mesma coisa. Demoro mais tempo a resolver os problemas que o sabayon trás do que a instalar gentoo....
Tão, afinal é a mesma coisa ou tem mais problemas?
Pelo que percebi pelos posts dele o que ele quer dizer é que tem as mesmas coisas mas implementadas de forma errada...
De certa forma não percebo muito de Sabayon porque nunca tive curiosidade de o instalar :)
flsantos 13-01-2008, 18:07 A ideia do Sabayon é implementar um gentoo personalizado, o problema é que é tão personalizado que se torna difícil "despersonalizá-lo" tendo em conta o que queremos para um desktop ou laptop.
A versão em DVD trás tudo, mas tudo mesmo, o que existe, para tirar as coisas desnecessárias depois é um inferno.
Partilha os mesmos repositórios do gentoo e o portage.
Nomearod 13-01-2008, 20:08 Eu gostava era que desse para fazer um "world update" aos programas mas aquilo dá muitos problemas...
Para quem não quer tudo instalado, tem sempre a versão mini de 700 MB com o essencial.
O Sabayon afinal é um distribuição nova, ou apenas um gentoo pre-instalado com logotipo novo? pq é que haveria alguém do gentoo mudar-se para essa distribuição? para criar um dvd de instalação/live do gentoo?
Ao menos o ubuntu tem repositórios diferentes do debian, e parece-me ke uma filosofia um pouco diferente do "pai", o que diferencia o Sabayon do Gentoo?
Por fim, Sabayon nunca criará problemas ao Gentoo, pq o que faz o Gentoo, é a documentação, fóruns, comunidade. Coisa que dificilmente será ultrapassada, mesmo com os problemas na administração.
Em relação aos efeitos desta crise na administração, dá para notar por exemplo nas releases. Eles incialmente previam 4 por ano, e ao longo do tempo foram diminuindo. O ano passado só saiu a 2007.0...
O Sabayon afinal é um distribuição nova, ou apenas um gentoo pre-instalado com logotipo novo?
R: Gentoo pre-instalado com logotipo novo.
q é que haveria alguém do gentoo mudar-se para essa distribuição?
R: Por nada deste mundo, nem do outro.
Ao menos o ubuntu tem repositórios diferentes do debian, e parece-me ke uma filosofia um pouco diferente do "pai", o que diferencia o Sabayon do Gentoo?
R: O Sabayon tem os repositórios do gentoo e ainda tem um repositório próprio.
Tem algumas coisas out-of-the-box.(que eu acho que só dão mais problemas...).
A meu ver aquilo é um repositório para o gentoo. Eu normalmente instalava o gentoo e dps adicionava o repositório do sabayon, e pronto já tinha o sabayon instalado.
Basicamente é perder tempo.... era preferível ajudarem o gentoo.... (...penso eu....)
GWN: The GWN is currently in a permanent state of hiatus. I have no
intentions on spending another minute working on the GWN. While many,
many improvements have been made in the processes for getting the
automated data, getting articles has been pulling teeth, at best. This
was taking me upwards of 12 hours a week, which was impacting the time I
had available to work on things like releases and my day job. As such,
the GWN is abandoned and will likely stay that way until someone steps
up and decides they're ready and willing to give up their lives to work
on this publication. Yes, I think switching to a monthly newsletter
would *help* the problem, but it still won't resolve it. The GWN needs
articles more than anything, and few people are submitting anything.
Release Engineering: We dropped the 2007.1 release due to many issues
which I won't go into here, since it really isn't appropriate at this
time. As such, we're deciding on what our plan is for 2008 and beyond.
We are working on finalizing the latest versions of genkernel/catalyst.
PR: Well, I'm not the lead here, but since the lead is AWOL, I guess
that I can give my input. This project is essentially dead. There are
a couple people who occasionally respond to user queries to the alias,
but otherwise, nothing is going on here. Nobody is really active. I
sent in some news about 2007.1 a few weeks back and nobody's posted
anything or even responded. I'd say the project is dead if we can't
even get out pertinent information like the cancellation of a release to
our users.
Fonte: http://article.gmane.org/gmane.linux.gentoo.devel/54138
É verdade, a crise atingiu o Gentoo e a qualidade da distribuição tem vindo a ser afectada aos poucos. Ainda é a minha distribuição de eleição e hão-de vir dias melhores (I hope :/ )
De momento não tenho nenhuma distribuição instalada, durante anos usei gentoo, recomendam voltar? ou isso anda a tornar-se um caos? ainda se consegue pacotes "bleeding edge"? ou mesmo a actualização dos pacotes anda lenta?
Nomearod 14-01-2008, 19:03 Para mim, Sabayon > Gentoo.
Gentoo nem sequer arranca no meu PC. Fiz o download 3 vezes do live cd (versão X64 e duas X32 diferentes) e nos foruns nenhuma das soluções davam.
Sabayon instalou, fiquei com codecs, drives e todos os programas que preciso instalados. Além disso, visualmente é, provavelmente, a melhor distro disponível e o seu Live CD é sem dúvida o melhor que existe a todos os niveis.
Eu não tenho usado desde que saiu o ubuntu 7.10, mas assim que chegar o meu portátil vou logo instalar isso.
Eu acho que a crise não afecta assim tanto o desenvolvimento.
Vai ao Forum do gentoo, vê a actividade e responde a ti mesmo.....
kanguru, não houve qualquer impacto prático na distribuição. Podes instalar à vontade.
Nomearod, estás portanto a querer dizer que, mesmo sem nunca teres sequer experimentado, uma distro é pior que outra apenas pelo facto de não teres conseguido pôr o LiveCD a funcionar no teu sistema?
Eu não tenho usado desde que saiu o ubuntu 7.10, mas assim que chegar o meu portátil vou logo instalar isso.
Eu acho que a crise não afecta assim tanto o desenvolvimento.
Vai ao Forum do gentoo, vê a actividade e responde a ti mesmo.....
E?
A partir do momento em que se vê um dev a dizer aquilo que o El_UnO postou, vê-se claramente que algo está mal. Este nosso cantinho também tem alguma actividade; desenvolve-se alguma coisa aqui?
Já agora, peço-vos encarecidamente que deixem a "luta" Gentoo vs Sabayon. São distro com propositos diferentes (quase que diria extremos) e uma nunca poderá substituir a outra sem alterar radicalmente todos os seus propósitos.
Sabayon, nabo.
Nevertheless, request noted ;)
Alguma novidade sobre a proposta Daniel Robbins?
Pessoalmente acho Gentoo único, divertido, flexível e uma excelente forma de aprender mais sobre Linux e sobre o teu próprio pc, contudo não é, obviamente, para toda a gente. Gentoo exige que invistas tempo, e se não estás disposto a isso existem outras distros que respondem mais facilmente às tuas necessidades.
Vou continuar a usar, até porque estas questões de liderança não estão a ter assim tanto impacto na distro como se faz crer.
Não sou particular apreciador do gentoo (apesar de o ter usado já por mais do que uma vez), mas espero que estes problemas se resolvam, porque é, de facto, uma das principais distribuíções e também porque tem uma abordagem perfeitamente válida (a de permitir "adaptação" a cada máquina onde é instalada).
Acima de tudo, pela sua qualidade, história e paradigma, espero que estes problemas se resolvam o mais depressa possível.
Eu avisei. Thread limpa.
No entretanto, surgiram tres novas noticias no site do Gentoo. As menos importantes são que o 2007.1 foi cancelado e que as newsletters passaram a ser mensais.
No entanto:
Since its inception, the Gentoo Foundation (http://www.gentoo.org/foundation/en/) existed as a legal entity in the State of New Mexico. It recently lapsed, however, since required paperwork and fees were not filed on time. The online filings (http://www.nmprc.state.nm.us/cgi-bin/prcdtl.cgi?2463313) do not indicate an exact date of termination.
The foundation trustees are evaluating all options open to them. This may include joining a consortium of software projects such as the Software Freedom Conservancy (http://conservancy.softwarefreedom.org/) or Software in the Public Interest (http://www.spi-inc.org/) and having them handle our legal matters, renewing our status in New Mexico, or other options. Former chief architect Daniel Robbins also offered to assist.
The legal status of the Gentoo Foundation has little short-term impact on the state of Gentoo Linux and further technical development and advancements.
The development community wants to find a solution to these legal problems, but we are not going to quickly jump to conclusions without carefully evaluating the potential repercussions. Anyone with questions about these matters is encouraged to email the trustees (trustees@gentoo.org).
Gentoo.org
Pah, eu continuo a dizer que quando vejo devs a largar projectos começo a ficar algo preocupado.
Pois, a release 2007.1 teria que ser cancelada, já estamos em 2008, nem tinha lógica. Vamos ver se conseguem lançar uma release ainda este ano. Ridículo é chegarem ao ponto se só colocarem a noticia em 2008...
Quanto aos devs sairem, o problema é o efeito dominó, qqr dia bazam todos. Eu voto na admissão do tal Daniel, se têm falta de lideres, e ele se oferece, que aceitem, é melhor que deixar o projecto ao abandono.
esquiso, todos os meses entram e saem devs, se não me engano no último mês houve pelo menos 17 trocas. O "problema" no Gentoo é que os devs têm muito (mas mesmo muito) mais trabalho que em qualquer outra distro e, aliado ao facto de haver ~100 devs para ~23000 pacotes, faz com que muitos deixem de ter tempo para o real life work e se obriguem a desistir.
kanguru, o lançamento de releases, embora seja sempre um marco histórico, interessa muito pouco na dimensão prática, já que são apenas uma actualização de profiles e o update dos pacotes pré-compilados nos media de instalação.
E o problema do "eu voto em" é que o end-user não tem (e muito bem na minha opinião) um voto na matéria. A decisão vai ser feita pelos trustees e, a julgar pelo reduzido número que estão ainda activos, provavelmente o drobbins não vai receber uma resposta.
Não há fome que não dê em fartura, três notícias novas no site do gentoo (http://www.gentoo.org). :P
Esperemos que seja o inicio de um futuro melhor :)
EDIT: Ups, o esquiso já tinha posto... :x . De qualquer forma fica explicado o porquê de só ter havido uma release em 2007 (que não é assim muito grave tendo em conta a natureza da distribuição) e que rumo vai ter a Gentoo Newsletter...
A unica coisa que podia pedir a mais na release era a inclusão dos proprietários da ATI e talvez um fluxboxzinho á la gparted para a release ser mais pequena! Porque sim eu saco o live cd para usar o xchat, o firefox e ouvir uma musiquinha enquanto sigo a minha checklist (handbook lite que fiz há uns tempos)...
Como diria o outro, a userbase é grande e melhores dias virão concerteza... Afinal até os tipos do Ubuntu conseguem manter uma distro! :D *cof *cof
slack_guy 16-01-2008, 23:23 Afinal até os tipos do Ubuntu conseguem manter uma distro!
Havendo dinheiro (e muito) tudo fica mais fácil. Aparentemente isso é o que não se passa para os lados do Gentoo.
Havendo dinheiro (e muito) tudo fica mais fácil. Aparentemente isso é o que não se passa para os lados do Gentoo.
Era uma piada fácil acerca do facto de ubuntu ser mais para noobs e que os seus devs tb devem ser newbs... Mas claramente que isto que disse não é uma realidade :)
Não percebi essa... Existe um LiveCD e um LiveDVD. O LiveCD é pequeníssimo e não tem ambiente gráfico, o LiveDVD por seu lado vem com Gnome e está carregado de software.
E não precisa de vir com drivers proprietários ou não de qualquer placa gráfica, basta que o make.conf tenhas VIDEO_CARDS="fglrx" e ao fazeres o update do world ele vai puxar automaticamente os gráficos proprietários.
Pah, eu continuo a dizer que quando vejo devs a largar projectos começo a ficar algo preocupado.
Não digas isso alto (dado à distro que usas) :lol:
Não digas isso alto (dado à distro que usas) :lol:
Tendo em conta que se está a falar do Gentoo, é bastante natural que eu só me tenha referido ao Gentoo. :)
Não percebi essa... Existe um LiveCD e um LiveDVD. O LiveCD é pequeníssimo e não tem ambiente gráfico, o LiveDVD por seu lado vem com Gnome e está carregado de software.
E não precisa de vir com drivers proprietários ou não de qualquer placa gráfica, basta que o make.conf tenhas VIDEO_CARDS="fglrx" e ao fazeres o update do world ele vai puxar automaticamente os gráficos proprietários.
Existe um livecd e um net-install cd...
É normal que o net-install seja pequeno, afinal cabe numa pen de 64MB ;)
Quanto aos drivers proprietários virem não era bem só para mim, mas para toda a gente que não percebe a mecanica da coisa e não sabe ir buscá-los... Mais valia trazer nestes casos só o Vesa e nem meter o driver ati... (o open sores que não trabalha com gráficas com menos de 1 ano e meio)
Realmente à vários pontos a melhorar com o liveCD/DVD, principalmente a nível de módulos de kernel não disponíveis no genkernel da 2007.0.
A crise parece-me passageira e mais a alto nível do propriamente a nível da distribuição (a portage tree continua a ser actualizada todos os dias).
mal de nós se assim não fosse! não é verdade? :)
Nem mais.
Há montes de coisas a melhorar com a distro. Tipo a nível de gestão a comunicação é um bocado mal gerida (a 2007.01, newsletter, lavagem de roupa suja, etc). A nível da distro em si era bom pensar em apoiar mais a wiki (expandir ainda a já de si excelente documentação oficial), pensar em lançar a 2008 para "mostrar" serviço para quem não conhece Gentoo, e talvez ouvir e dar andamento a montes de sugestões excelentes que se encontram nos fóruns.
Defeitos todas as distros têm, mas Gentoo tem muitos pontos fortes que fogem completamente do alcance das outras distros. :007:
A wiki até tem sido apoiada, o que se começa a notar é que quem escreveu artigos para a wiki não os tem actualizado e ainda existe o medo de mudar algo que outros fizeram mesmo que esteja desactualizado, é o problema pela comunidade ser tão grande! Eu próprio estou registado na wiki e já fiz uma ou duas alterações desse tipo, mas as minhas alterações já foram quase todas actualizadas por eu próprio não me lembrar de actualizar o que escrevi!
A wiki tem alguns temas centrais que precisam de ser actualizados! A documentação oficial em muitas situações é parecida a da wiki mas quase sempre ainda mais desactualizada e essa não podemos nos actualizar!
Novas noticias
The Gentoo Foundation, Inc. (http://www.gentoo.org/foundation/en/), does, indeed, still exist. Foundation trustee Grant Goodyear (g2boojum@gentoo.org) submitted an application Friday morning for reinstatement. This is a straightforward process that, once finished, means the foundation will be reinstated as if the revocation never happened. In addition, Grant filed documents to bring the foundation up to date with New Mexico's nonprofit corporation requirements. Foundation trustees originally filed the required paperwork in summer of 2007, but apparently it was misplaced. For more information or to see how you might help, see Grant's post (http://archives.gentoo.org/gentoo-nfp/msg_01347.xml) to the gentoo-nfp mailing list (http://archives.gentoo.org/gentoo-nfp/).
E do post, destaco:
Looking forward
---------------
So, what's next?
We need new Trustees. I don't think anybody will disagree there.
We need to decide (again) what the role of the Foundation should be.
Currently, the Foundation exists to handle Gentoo's financial matters,
protect and defend Gentoo's trademarks and other intellectual property,
and provide ownership of various "hard" assets, such as the various
Gentoo server boxes. The Foundation has almost no influence right now
over actual Gentoo (the OS) development. The only caveat there is that
Gentoo needs to satisfy the requirements of a non-profit organization,
and it's the Foundation's job to let the Council know if something is
happening that might threaten the Foundation's non-profit status. I
believe that this role is what the majority of the Foundation's members
actually want, and it's one that I believe would be even better served
by having the SFC handle it instead of us. That said, there has been a
lot of support for what drobbins has proposed
(http://blog.funtoo.org/2008/01/here-my-offer.html), which would make
the Foundation responsible for the health and direction of Gentoo as a
whole. That's a discussion that's certainly worth having, and
gentoo-nfp@g.o is standing by.... Let's try not to take forever
having this discussion, so consider Monday, 23:59 UTC, to be a deadline
for your electronic voice to be heard.
:)
Nomearod 29-01-2008, 07:57 Proposta foi recusada. E agora?
flsantos 29-01-2008, 09:53 Agora é esperar para ver o que sai do Gentoo 2008. Pelo menos a página já está actualizada com alguma regularidade. E as Newsletter passaram a mensais.
O Daniel Robbins é que já descartou para já a possibilidade de um fork e já está na lista de devs do Sabayon.
AndreAPL 14-06-2008, 22:43 E pelo que vejo isto continua ruim, sem nenhuma release definitiva.
Ia virar o meu desktop novamente para gentoo, mas tlvz já não seja o caminho mais correcto :(
E pelo que vejo isto continua ruim, sem nenhuma release definitiva.
Ia virar o meu desktop novamente para gentoo, mas tlvz já não seja o caminho mais correcto :(
Eu há umas semanas fiz a transição. Ontem/hoje fiz uma fresh-install (para passar de i686 para x86_64) e sinceramente nunca me correu "tão bem" isto :). Muito contente, mesmo.
Claro que não usei a stage do mirror do Gentoo mas sim a stage3 do Funtoo (site do Daniel Robbins) que as constrói a um nível de especificidade para arquitectura superior (por exemplo a que usei já tinha sido toda feita com -march=nocona - ou seja, para Intel EM64T) havendo também para AMDs e assim.
http://www.funtoo.org/linux/
:) Gentoo still rox.
eu tou a instalar a beta 2, x86 num portatil com 4 ou 5 anitos :) Até agora correu td bem, tou a compilar o X. Penso que desde que uma pessoa siga o handbook corre td bem.
Não conhecia esse funtoo, parece-me porreiro, mas não tem lá nenhum para pentium-m :P
AndreAPL 14-06-2008, 23:47 eu por acaso seria para voltar tb a 1 sistema amd64 como tive em tempos, antes bem do opensuse 10.1 :)
E nunca me lembro d1 sistema tão rápido. Só que a falta de tempo e uma board pifada obrigaram-me a mudar pra 1 distro + pronta a usar... e lixo à mistura...
E o handbook tem de facto tdo explicadinho e quando surge um problema é quase certo estar documentado no forum :)
neonl, que versao usast ?
eu tou a instalar a beta 2, x86 num portatil com 4 ou 5 anitos :) Até agora correu td bem, tou a compilar o X. Penso que desde que uma pessoa siga o handbook corre td bem.
Não conhecia esse funtoo, parece-me porreiro, mas não tem lá nenhum para pentium-m :P
Mas para pentium-m também não se usa a x86 genérica, usa a i686 que tem a maioria das flags para o processador (depois adicionas no make.conf a -march mesmo específica). Se queres a stage3 também optimizada já sabes: stage1 FTW :004: (and burn your CPU).
neonl, que versao usast ?
Versão de quê? Se é 2007.0 ou 2008.1? Se é isto, não usei nem uma nem outra (as tarballs que referi do Funtoo não têm essas releases definidas se bem que o profile que lá está dentro seja um 2007.0 mas isso é um tanto ou quanto irrelevante).
AndreAPL 15-06-2008, 00:12 era isso que keria saber ;)
pra breve mudo este, preciso de limpar isto :D
sim eu tou com a i686 e o -march=pentium-m. Já tenho X, falta-me o 3D.
neonlight 17-06-2008, 07:55 li algures que a nova versao sai dia 23 para o publico, ja falta pouco :p para quem ta a pensar fazer 1 fresh install espere mais uns dias.
li algures que a nova versao sai dia 23 para o publico, ja falta pouco :p para quem ta a pensar fazer 1 fresh install espere mais uns dias.
Não é necessário esperar... seria caso Gentoo não fosse uma rolling distro. No limite pega-se num liveCD duma distro qualquer e instala-se a partir daí com um chroot. :x2:
Btw, a beta está disponível caso alguém queria experimentar. Usem esta beta e comuniquem ao pessoal do projecto eventuais bugs.
neonlight 17-06-2008, 19:18 mas se for por livecd perdes perfomance right ? do que tudo a pata :p
mas se for por livecd perdes perfomance right ? do que tudo a pata :p
Não percebi... O que quiz dizer é que podes pegar num liveCD duma distro qualquer e a partir daí instalar Gentoo. ;)
Nos pcs em que instalei Gentoo sempre o usei o minimal liveCD e instalei em modo de texto seguindo o Handbook. Mas há quem prefira usar o liveCD/DVD e usar o instalador gráfico.
O instalador gráfico é treta... Tá cheio de bugs... O melhor mesmo é seguir o handbook... Se uma pessoa estiver com atenção aquilo é mesmo muito fácil!
neonlight 22-06-2008, 19:46 bem vi que afinal so sai dia 30 , a ver se n adiam mais o release dakilo.
O instalador gráfico é treta... Tá cheio de bugs... O melhor mesmo é seguir o handbook... Se uma pessoa estiver com atenção aquilo é mesmo muito fácil!
Mais ou menos...no meu portátil, o Xserver crashava com o liveDVD, a modos que também tive que seguir o método "à pata" com o stage 3.
Sem entrar em muitos off-topics, digam-me uma coisa: isto algum dia vai parar de compilar? Por cada emerge que faço são mais X horas:confused:
Sem entrar em muitos off-topics, digam-me uma coisa: isto algum dia vai parar de compilar? Por cada emerge que faço são mais X horas:confused:
A questão eterna, quando (se) o Gentoo vai dar um forte e oficial suporte a binários. É uma questão que embora possivelmente offtopic aqui nesta thread é extremamente pertinente e dá para muitas páginas de discussão nos fóruns.
O Gentoo baseia-se na ideia, muitas vezes, que é melhor porque tudo é compilado e isso dá-lhe uma enorme velocidade que lhe é inerente e por isso a faz melhor. Sinceramente eu considero o Gentoo melhor que outras distros, mas é por outras características (arquitectura de todo o SO que o tornam único). O facto de suportar um sistema tipo ports mas no universo Linux também é, de facto, muito importante e eu, embora não tenha um CPU por aí além de potente não me importo de compilar para ter o máximo da flexibilidade mas acho que não devia obrigar todos a usar compilar pela source com as flags mas sim dar ambas alternativas.
Nesse aspecto o Gentoo está a afastar-se do FreeBSD no qual baseia alguma da sua filosofia (e gaba-se bastante disso), ao ter a compilação quase como "imperativo categórico". Se alguns pacotes (Firefox, OOo...) estão compilados previamente mas nem sequer usam a "ferramenta" para gestão de binários do Portage/emerge mas sim ebuilds como se fossem sources, a maioria dos pacotes (e alguns bem grandes) têm de ser instalados através dum longo e, por vezes, desnecessário, processo de compilação.
Apesar de tudo isto, também se pode argumentar contra o argumento dos binários e justificar que não é possível manter binários para tudo em simultâneo e que ao retirar a compilação como o tal "imperativo categórico" da filosofia do Gentoo esta deixa de fazer sentido. Ao não compilar está a retirar-se não só performance - nos binários em si - mas também escolha (e esta sim, reflecte-se de uma forma bem mais óbvia na velocidade; ao não compilar tralhada inútil ganha-se muito tempo de boot-up...).
A discussão, repito é mesmo muito pertinente, embora talvez não aqui neste tópico.
Embora não tenhas respondido directamente à minha pergunta, foi um bom post. Eu tenho noção que se ganha imenso com o compilar, só que já lá vão 2 dias e ainda nem tenho gnome instalado. Isto depois de já ter tido dependencias circulares, e pacotes a bloquearem-se mutuamente.
Acho estranho que para se montar um sistema base seja preciso tanto tempo. Outra coisa que acho absurdo é o instalador do liveDVD não funcionar. Um gajo tem que fazer tudo à patinha, se calhar numa das 99 vezem 100 que aquilo dá erro, e embora isso tenha sido um benefício em termos académicos, se alguma vez o quiser reinstalar tou bem lixado.
Anyway, o off-topic já vai longo, fico-me por aqui.
Ah, ja agora, houveram notícias em relação à data do dia 30?
Embora não tenhas respondido directamente à minha pergunta, foi um bom post. Eu tenho noção que se ganha imenso com o compilar, só que já lá vão 2 dias e ainda nem tenho gnome instalado. Isto depois de já ter tido dependencias circulares, e pacotes a bloquearem-se mutuamente.
Acho estranho que para se montar um sistema base seja preciso tanto tempo. Outra coisa que acho absurdo é o instalador do liveDVD não funcionar. Um gajo tem que fazer tudo à patinha, se calhar numa das 99 vezem 100 que aquilo dá erro, e embora isso tenha sido um benefício em termos académicos, se alguma vez o quiser reinstalar tou bem lixado.
Anyway, o off-topic já vai longo, fico-me por aqui.
Ah, ja agora, houveram notícias em relação à data do dia 30?
2 dias e ainda não tens o gnome compilado? Dependências circulares?
Dá uma olhada aqui http://www.gentoo.org/doc/en/gnome-config.xml para instalares o gnome. E olha que não precisas de instalar o gnome com a tralha toda, podes instalar o gnome-light e depois adicionares as aplicações que usas.
Só usando as USE flags é tiras partido da distro, lê este artigo http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml?part=2&chap=2.
Aqui não se reinstala, aliás é uma das melhores coisas que Gentoo te vai ensinar: vais pensar duas vezes antes de formatar ao 1º problema que encontres. Cai-se muito na tentação de ao 1º obstátulo ir a correr formatar e instalar de novo sem investir um pouco em resolver a questão.
Se precisares de ajuda conta connosco. ;)
Nomearod 24-06-2008, 10:09 A questão eterna, quando (se) o Gentoo vai dar um forte e oficial suporte a binários. É uma questão que embora possivelmente offtopic aqui nesta thread é extremamente pertinente e dá para muitas páginas de discussão nos fóruns.
O Gentoo baseia-se na ideia, muitas vezes, que é melhor porque tudo é compilado e isso dá-lhe uma enorme velocidade que lhe é inerente e por isso a faz melhor. Sinceramente eu considero o Gentoo melhor que outras distros, mas é por outras características (arquitectura de todo o SO que o tornam único). O facto de suportar um sistema tipo ports mas no universo Linux também é, de facto, muito importante e eu, embora não tenha um CPU por aí além de potente não me importo de compilar para ter o máximo da flexibilidade mas acho que não devia obrigar todos a usar compilar pela source com as flags mas sim dar ambas alternativas.
Nesse aspecto o Gentoo está a afastar-se do FreeBSD no qual baseia alguma da sua filosofia (e gaba-se bastante disso), ao ter a compilação quase como "imperativo categórico". Se alguns pacotes (Firefox, OOo...) estão compilados previamente mas nem sequer usam a "ferramenta" para gestão de binários do Portage/emerge mas sim ebuilds como se fossem sources, a maioria dos pacotes (e alguns bem grandes) têm de ser instalados através dum longo e, por vezes, desnecessário, processo de compilação.
Apesar de tudo isto, também se pode argumentar contra o argumento dos binários e justificar que não é possível manter binários para tudo em simultâneo e que ao retirar a compilação como o tal "imperativo categórico" da filosofia do Gentoo esta deixa de fazer sentido. Ao não compilar está a retirar-se não só performance - nos binários em si - mas também escolha (e esta sim, reflecte-se de uma forma bem mais óbvia na velocidade; ao não compilar tralhada inútil ganha-se muito tempo de boot-up...).
A discussão, repito é mesmo muito pertinente, embora talvez não aqui neste tópico.
Neste aspecto acho que o Sabayon está a ir num caminho muito melhor. Continuam com a base Gentoo (100% compatível) e adicionaram um sistema de binários que funciona juntamente com o portage.
Obrigado pela ajuda, ontem quando postei o último post, já estava em vias de emergir o gnome-light (embora não tivesse a certeza se desta vez iria resultar :P) e já o tenho, mesmo barebone, só traz o Firefox e o gterm. Queria ver agora se customizava aquilo um pouco, e metia som naquilo. Descobri agora que afinal o teclado tem o layout errado no X, apesar de no "gentoo" em si já estar em bom PT.
Mais logo se tiver questões então dou cá um saltinho e peço opiniões ao pessoal experiente ;)
Neste aspecto acho que o Sabayon está a ir num caminho muito melhor. Continuam com a base Gentoo (100% compatível) e adicionaram um sistema de binários que funciona juntamente com o portage.
É "100% compatível" com Gentoo até chegares ao bugzilla e não te darem suporte apenas pelo simples facto de estares a utilizar Sabayon.
Se querem usar binários o que não falta aí são Debians, SUSEs, etc.
neonlight 25-06-2008, 04:33 nem mais, binarios é fatela :p
Parelamente à release da 2008.0, temos a eleição do novo Gentoo council (http://www.gentoo.org/proj/en/council).
Elections just ended for the Gentoo council (http://www.gentoo.org/proj/en/council) for the next year. Turnout was 57% with 145 developers voting, which is quite excellent. The council, created by GLEP 39 (http://www.gentoo.org/proj/en/glep/glep-0039.html) to replace Gentoo's previous hierarchy, decides on global issues and policies that affect multiple projects. To select council members, Gentoo uses the Condorcet voting method, which involves ranking them in order rather than just picking a single candidate. Here are your new council members, listed by ranking in the election results:
Donnie Berkholz (dberkholz@gentoo.org)
Mark Loeser (halcy0n@gentoo.org)
Diego Pettenò (flameeyes@gentoo.org)
Petteri Räty (betelgeuse@gentoo.org)
Luca Barbato (lu_zero@gentoo.org)
Markus Ullmann (jokey@gentoo.org)
Tobias Scherbaum (dertobi123@gentoo.org)
All of the previous council members who ran again were re-elected, and the two new members are Mark Loeser (halcy0n@gentoo.org) and Tobias Scherbaum (dertobi123@gentoo.org). A full list of ranked candidates (http://archives.gentoo.org/gentoo-council/msg_d9ab2582c93170ffda860d29ad0d2f7c.xml) is also available. The new council members will get right to work—the new council's first meeting, scheduled for July 10, is approaching fast.
@ http://www.gentoo.org/news/20080705-council-elected.xml
Aproximam-se melhores tempos para o Gentoo?
pureluck 07-07-2008, 12:16 Bah..
Enquanto os devs se isolarem da comunidade da maneira que é, gentoo vai ficar estagnado no tempo.. Não ao nível de actualização de ebuilds, mas ao nível de esforço de documentação e outros aspectos mais legais da distribuição.
Claro que temos o bugzilla e o fórum, mas para além de ser inacreditavelmente dificil um gajo tornar-se num dev (mentores, testes, herds, porra! Parece a faculdade..), só estes é que têm o "dom" do quality control, e só estes é que sabem o que é bom. Não que a ideia seja má, isso mantém o gentoo em bons níveis de qualidade, etc.. Mas o facto é que a comunidade da distro é espetacular, para não dizer fantástica, e impele um momento na distribuição que por e simplesmente não é acompanhado pelos devs (já há enes que a comunidade quer uma wiki moderada por devs, e nasceu a gentoo-wiki.com. É uma bosta, e não é moderada, mas é o que a comunidade pôde arranjar, sem apoio dos devs...).
Depois há enes de packet managers externos: paludis, pkgcore, .. Isto porque o pessoal da portage faz as coisas como quer, e aceitar mudanças do exterior, ou pelo menos ponderá-las, é uma coisa que não consta da agenda deles...
E ainda há a bosta toda que aconteceu no ano passado, que só acontece quando há ciclos fechados em organizações. Foi-se a ver e o pessoal do council já tinha bazado todo, sem dar letra. A maior parte dos devs n sabia, e a comunidade nem sonhava. A fundação foi abaixo por não se ter entregue papelada a tempo e agora estamos a "recuperar".
Concluindo, na minha opinião a distro não evolui enquanto não houver uma maior abertura ao nível de quem mexe e quem não mexe na distro. A meu ver o modelo de gestão do pessoal não leva aquilo a lado nenhum espetacular, embora tenha capacidades para ir mantendo... Só entraram 2 gajos novos btw, não é sinal de mudança inacreditável, mas vamos a ver..
O dia em que admitirem devs por tudo e por nada é o dia em que se começam a queixar por haver erros a mais no portage.. Se não estás contente com algo na tree oficial, é para isso que servem os overlays.
Em relação aos package managers: é um defeito haver outros além do Portage? Eu só vejo isso como uma vantagem: quem não gosta de um, usa o outro. Gentoo sempre foi a distro que mais primazia dá à escolha, e este é apenas mais um exemplo disso.
pureluck 07-07-2008, 14:47 O dia em que admitirem devs por tudo e por nada é o dia em que se começam a queixar por haver erros a mais no portage..
Verdadeiro, não podia concordar mais. No entanto, acho um bocado inapto ter que se passar pelo processo de aceitação só para se escrever documentação, ou traduzir, por exemplo.
Se não estás contente com algo na tree oficial, é para isso que servem os overlays.
lol.. Nem queria comentar isto. Sendo assim o bugzilla mais vale nem existir não? Há um bug ou um feature request? Fazes um overlay com um ebuild corrigido e tá-se bem...
Ao ritmo que os overlays tão a crescer, gentoo mais vale nem ter controlo de qualidade. Se um gajo sabe que à partida para utilizar gentoo com um freetype de jeito, com um compiz actualizado ou mesmo com um netbeans actual tem que usar um overlay não vale a pena rotular os overlays como "não oficiais", se vais ter que passar por eles de qualquer forma para instalares software...
Em relação aos package managers: é um defeito haver outros além do Portage? Eu só vejo isso como uma vantagem: quem não gosta de um, usa o outro. Gentoo sempre foi a distro que mais primazia dá à escolha, e este é apenas mais um exemplo disso.
Não é defeito algum, mas muitas das features dos outros packet managers podiam ser implementados na portage, sem perda de retro-compatibilidade ou rendimento. Haver muitos packet managers causa fragmentação, e passado algum tempo saem Sabayons, e a comunidade dissipa.
O que está em causa no meu post não é a qualidade das ebuilds. Creio é que o ciclo de devs é fechado demais para a saúde da distro. Um gajo pode tomar o exemplo do OpenSUSE ou do Fedora neste ponto (e só neste..). Eles facilitam o processo de ajuda à distro, seja escrevendo documentação ou, e aí sim, num nível mais avançado, gerir pacotes. A segunda requer um processo de aceitação mais rígido, mas é só a segunda, e ninguém consegue provar a falta de qualidade dos rpms dos repositórios destas 2 distros.
Como disse antes, não interessa rotular overlays, gentoo-wiki.coms e outros 3rd party como "não oficiais" se a maior parte do pessoal vai obrigatoriamente ter que os usar para instalar ou configurar certas partes do sistema. É chato ver a comunidade a desemerdar-se sozinha, mas em montes de casos, é o que acontece.. Mais chato ainda é que a informação destes 3rd parties muitas vezes é má, e para um gajo não tão experiente conduz muitas vezes a ficar com o sistema do avesso. O pessoal de cima limita-se a dizer que "ai ui, não suportamos" e problema resolvido, em vez de produzir mais documentação "oficial".
FFS, o gentoo-doc de autenticação por LDAP tem anos! E continua desactualizado. Se não fossem precisos exames nacionais para escrever/traduzir docs já tinha tratado daquilo...
Nem queria comentar isto. Sendo assim o bugzilla mais vale nem existir não? Há um bug ou um feature request? Fazes um overlay com um ebuild corrigido e tá-se bem...
Ao ritmo que os overlays tão a crescer, gentoo mais vale nem ter controlo de qualidade. Se um gajo sabe que à partida para utilizar gentoo com um freetype de jeito, com um compiz actualizado ou mesmo com um netbeans actual tem que usar um overlay não vale a pena rotular os overlays como "não oficiais", se vais ter que passar por eles de qualquer forma para instalares software...
Não era aí onde eu queria chegar. O primeiro passo quando algo falha na tree oficial é obviamente o bugzilla, mas acontece por vezes algo que com que tu não concordas ser assumido como comportamento correcto. Nesse caso fazem sentido os overlays: fazes o ebuild à tua maneira e partilhas com quem tiver a mesma opinião. Quem concordar com os devs, utiliza o da tree oficial.
Em relação à "frescura" dos pacotes, não tenho grandes razões de queixa, e não uso nenhum overlay a não ser um local com os meus próprios ebuilds. Dos pacotes que disseste, o único que está desactualizado é o netbeans (e diga-se de passagem que se queres instalar o Netbeans acho que é um castigo justo :D). Mas se queres contribuir, nada te impede de escrever o teu próprio ebuild e colocá-lo no bugzilla - os devs agradecem.
Como disse antes, não interessa rotular overlays, gentoo-wiki.coms e outros 3rd party como "não oficiais" se a maior parte do pessoal vai obrigatoriamente ter que os usar para instalar ou configurar certas partes do sistema. É chato ver a comunidade a desemerdar-se sozinha, mas em montes de casos, é o que acontece.. Mais chato ainda é que a informação destes 3rd parties muitas vezes é má, e para um gajo não tão experiente conduz muitas vezes a ficar com o sistema do avesso. O pessoal de cima limita-se a dizer que "ai ui, não suportamos" e problema resolvido, em vez de produzir mais documentação "oficial".
Chegámos a um ponto fulcral nesta discussão: será que é responsabilidade da distro ensinar a configurar o GNOME, um servidor de SSH, etc? Ainda por cima numa distro como o Gentoo, em que há centenas de configurações diferentes para um único pacote? Acho que neste ponto até nem estamos mal servidos: há alguma documentação oficial, e esta serve de ponto de partida para as discussões nas várias wikis e fórums.
Concordo um bocado contigo quando dizes que o ciclo de devs é fechado, mas acho que é um preço a pagar pela qualidade do suporte. Prefiro assim a ter que falar com 30 devs diferentes sem que nenhum me saiba resolver o meu problema.
pureluck 07-07-2008, 16:39 Man, odeio discussões de fóruns, acabo sempre por escrever milhoões. :002:
Chegámos a um ponto fulcral nesta discussão: será que é responsabilidade da distro ensinar a configurar o GNOME, um servidor de SSH, etc? Ainda por cima numa distro como o Gentoo, em que há centenas de configurações diferentes para um único pacote? Acho que neste ponto até nem estamos mal servidos: há alguma documentação oficial, e esta serve de ponto de partida para as discussões nas várias wikis e fórums.
Ok, é mais ou menos aí que quero chegar. Devia ser mais fácil localizar/produzir documentação. Concordo perfeitamente que esta seja apenas um ponto de partida, até porque gentoo prima por ser altamente personalizável, etc etc etc, no entanto, não há "pontos de partida" para vários assuntos, o que causa o fórum a ter entradas replicadas e a wiki não oficial a ter documentação pobre (vem-me à cabeça o howto de fazer um PDC com o samba, etc). Se o pessoal vê que isto acontece, porque é que não manda um doc oficial para auxiliar o pessoal?
O papel de uma distro será fazer do linux um OS mais fácil de acordo com o utilizador (note-se o "de acordo"). Se a população alvo de gentoo tem dificuldades generalizadas em dado assunto, assumo que o papel da distro será facilitar a dificuldade a esse nível.
|
|