View Full Version : [PROJECT] House Cabling
Boas ppl, estou num projecto, que espero terminar como deve de ser.
Vou-me mudar para outra casa, e estou afim de a cablar, em todas as divisões, tanto nas salas, quartos, cave etc (tudo menos Quartos de banho), cabalar com RJ-11, RJ-45 e Coaxial (TV)... Criar uma Rede LAN e WAN...
Gostaria que me ajudassem nos materiais:
- Routers
- Switchs
- Patch Panel
- Bastidor
- Calhas
- Cabos
- Fichas
etc...
Gostaria quem puder me ajuda-se nestre projecto, truques e dicas uteis para ter o sistema completamente funcional para muito tempo sem ter que alterar seja o que for dependentemente do uso.
Já Tenho um modem ADSL 2+, e um Router Wireless da Sitecom, queria ter outro AP para prolongar a rede WAN.
Já agora, conto ter o serviço MEO a funcionar com essa rede.
Abraço
:kfold:
FutureNeo 11-01-2008, 17:48 Para aquilo que pretendes é perferivel chamares (contratares) um profissional. Tens de ter em atenção a lei, entre outros aspectos. Não me parece que com um fórum (este ou outro qualquer) consigas resolver a complexidade daquilo que queres fazer.
Boa Sorte!!!
Make.Love 11-01-2008, 19:11 Para aquilo que pretendes é perferivel chamares (contratares) um profissional. Tens de ter em atenção a lei, entre outros aspectos. Não me parece que com um fórum (este ou outro qualquer) consigas resolver a complexidade daquilo que queres fazer.
Boa Sorte!!!
mas complexidade em que? e atenção a que lei? :s
Nuno MK, terás que ter cuidado onde furas para não tocar em cabos de electricidade que esteja por detrás da parede.
1º - Precisas muitos metros de cabo... dos 3!
2º - sabes cravar as fichas?
3º - Hardware: O router wireless tem portas ethernet suficientes para o que queres? O ideal seria um router/switch com umas 6 portas Ethernet pelo menos e com suporte para 1Gbit.
Metros de cabo esta OK, cravar as fichas tambem no problem, a nivel dos routers tens razao, talves aposte na ligação 1Gb, não me sabes indicar páginas aonde me posso informar sobre house cabling? isso é que era o melhor mesmo, secalhar o FutureNeo tem razao, em relação ás leis e tal... tambem ainda me vou informar melhor sobre essa situação
spastikman 11-01-2008, 21:42 O único conselho que te dou é que evites passar cabos de electricidade e de rede juntos. E se possível, se for para ficar para o futuro, gasta um pouco mais e usa CAT6 STP. Se tiveres mesmo muito dinheiro, investe já em CAT7.
precisas dum switch de 8 ou 16 portas gigabit (dependendo do numero de pontos de rede), cabo, um alicate para cravar as fichas, as fichas :D uma guia para passar o cabo e uma dose de paciencia tremenda. se ja tiveres os furos feitos porreiro, senao é passar calhas.. e ainda mais paciencia
Patch panel e bastidor é so se quiseres..para o que nao vejo grande necessidade. se andasses a por 3 pontos de rede por divisao e quisesses decidir que tomadas estao activas e a fazer o que ai ja via interesse
Eu coloquei um patch panel no apartamento para não ficar as 18 pontas de cabo lá à vista, assim é mais bonito! :)
Coloquei fichas duplas em todas as divisões e vão todas ter a um armário no escritório. Aí tenho o patch panel, um router 5 portas gigabit e um de 8 100Mbps mas o router da internet com 4 portas 100MBps.
No gigabit vão ficar todos os computadores cá de casa (3) mais uma para ligar ao router da internet.
No 100MBps vão ligar as outras necessárias e uma tb para o router da internet.
Para já chega!
O cabo foi colocado em tubos separados das outras coisas porque ainda fiz isto em construção, se a tua casa já está pronta usa calhas e não coloques cabos de rede junto de cabos eléctricos para não dar chatices.
Tudo isso é muito bonito, mas não podes ser tu a fazer infelizmente...
O projecto dessa rede tem que ser aprovada pela equipa que faz a peritagem à casa/prédio onde vais montar isso.
No meu novo apartamento também fiz criei uma rede.
O construtor meteu a parte eléctrica, rj11 e coxial, e eu fiz uma rede à parte.
O que podes fazer é, ou pagas o projecto, ou então metes os tubos para passar os cabos de rede, mas enquanto não vier a inspecção não metes nada na parede. No fim da inspecção passar tás à vontade.
Outra coisa que te aconselho a fazer é pedires a um electricista competente para te monstar todas as opções da caixa ATM obrigatória agora nas novas construções. Com aquela caixa podes poupar tempo e cabo.
Cumpz jpsfs
FutureNeo 12-01-2008, 16:05 Tudo isso é muito bonito, mas não podes ser tu a fazer infelizmente...
O projecto dessa rede tem que ser aprovada pela equipa que faz a peritagem à casa/prédio onde vais montar isso.
No meu novo apartamento também fiz criei uma rede.
O construtor meteu a parte eléctrica, rj11 e coxial, e eu fiz uma rede à parte.
O que podes fazer é, ou pagas o projecto, ou então metes os tubos para passar os cabos de rede, mas enquanto não vier a inspecção não metes nada na parede. No fim da inspecção passar tás à vontade.
Outra coisa que te aconselho a fazer é pedires a um electricista competente para te monstar todas as opções da caixa ATM obrigatória agora nas novas construções. Com aquela caixa podes poupar tempo e cabo.
Cumpz jpsfs
Qual lei????? Make Love estás esclarecido????
Boa Sorte!!!!!!
(cravar fichas e estender cabo toda a gente sabe...He!He!)
Qual lei????? Make Love estás esclarecido????
Boa Sorte!!!!!!
(cravar fichas e estender cabo toda a gente sabe...He!He!)
Make Love.... No Comments.
A lei existe, não sei o artigo em que está escrita, mas que existe, existe.
Vai a qualquer loja que venda esse tipo de material em grande escala, que tu vês logo a primeira coisa que eles te dizem sobre o assunto.
Se a inspecção não passou, não metas os cabos. Se queres tudo legal tens que fazer o projecto da cablagem e ele tem que ser aprovado.
Quem está por fora do assunto e vem rachar lenha, tem que ter cuidado. Eu sei do que estou a falar e tenho a certeza absoluta que é assim. Peçam informações a quem trabalha no meio, que certamente até vos apontam o artigo no diário da república onde isso está escrito.
Cumpz jpsfs
MichaelZ 12-01-2008, 17:20 Hmmm, normalmente era facíl, mas primeiro era bom quando posso sabir, que vc. quer fazer com este rede.
Tem planos de usar um PBX? Conventional ou IP-PBX?
Pq. cabos de Cat7? Cat7 até qual MHz? E qual fichas? 1000Base-TX so precisa até 100MHz com 8 fios. 10GB-TX necesita 500MHZ e 8 fios. Até agora so conheço algumas empresas, que produzam componentes de 10GB via copper e os preços nao sao muito barato.
Outros assuntos: VoIP (com ou sem PoE), streaming/media server, cameras IP, DVB-S, DVB-C ou DVB-T-receiver conectando da rede IP, WLan com repeaters ou era um AP sufficient, outros controlos da casa em plano, luz, aquecimento, AC...controlado com um server?
E com certeza muito mais coisas para ligar...;)
Desculpa para o mal portugues....sou estrangeiro ;)
cumprimentos
Michael
Make.Love 12-01-2008, 22:41 Então se eu comprar uma casa.... depois de construida e colocar cabos rede, televisao e telefone pela casa toda estou a infringir a lei? peço desculpa mas nao consigo entender.
Então e os routers wireless?
Então se eu comprar uma casa.... depois de construida e colocar cabos rede, televisao e telefone pela casa toda estou a infringir a lei? peço desculpa mas nao consigo entender.
Estás e não estás...
Em todas as casas novas são exigidos "planos de pormenor" sobre os circuitos das casas. Assim há esquemas de toda a parte ecléctica e de comunicações que têm que ser entregues às autoridades. Assim como da água, gás, etc.
Agora, depois de teres a casa vistoriada, podes passar cabo à vontade porque eles já não te vão lá ver se puseste ou não o cabo, e se forem têm que levar uma ordem judicial, etc, etc.
É a legislação em vigor desde Janeiro de 2007 acho eu.
Cumpz jpsfs
Make.Love 12-01-2008, 23:17 relativamente á questão da electricidade, gas e agua tinha conhecimento e acho muito bem.
Fazer furos nas paredes de casas antigas é sempre um verdadeiro tiro no escuro.
Do vosso ponto de vista têm razão quanto á lei, eu vi só uma hipótese... ter a casa já aprovada e construida.
Skywatcher 13-01-2008, 01:16 Não é ilegal fazeres isso depois da casa comprada e vistoriada.
Não a podes é vender depois (não sem estar segundo o projecto riginal, ou fazeres aprovar novo projecto/inspecção com as alterações que fizeste). A ficha técnica da casa tem de estar actual e ser entregue ao novo proprietário no acto da escritura.
Já estou a perceber mais ou menos esse assunto das leis, mas tambem a casa ja foi habitada, eu vou ocupala em "2ª mão digamos" a inspeção podera passar por la? acham que nao vou ter problemas? eu nao pensei em calhas, pensei em adicionar cabo RJ-45 por todos os tubos aonde tiver tomada RJ-11 ou TV, penso eu por alto que serão umas 15 +/-, mais em concreto que tipo de cabo posso utilizar? o bastidor é relativo, um patch panel talves de jeito, ha e tal fika bonito ;)
Eu vou implementar rede wireless com router e um AP para aumentar a rede e aproveitar o melhor possivel, e a ligação cabo gostaria de utilizar uma de giga, ja a pensar na evolução das LAN's...
Não quero nada de calhas, eu penso que os cabos RJ-11 não andam juntos com os cabos electricos...
alguem me sabe indicar alguns modelos (qualidade/preço) a nivel de AP's, switchs, patch panel's, e os cabos.. essas coisas
Abraço
Obrigado pelas ajudas ;)
MichaelZ 13-01-2008, 10:37 ...alguem me sabe indicar alguns modelos (qualidade/preço) a nivel de AP's, switchs, patch panel's, e os cabos.. essas coisas
Para WLan, e 802.11g/b sufficient ou quer 802.11n?
Switch? Qualquer....quando quer PoE era mais dificil
Patch panel...tipo chinese....quando quer dar dinheiro tome melhores como Systimax, BTR, 3M, fichas mesmo
Cabos...depende do preço...UTP e sufficient até 1GBit, procura para preços e post results aqui (preço por metro, marca, quantidade...)
Então se eu comprar uma casa.... depois de construida e colocar cabos rede, televisao e telefone pela casa toda estou a infringir a lei? peço desculpa mas nao consigo entender.
Boas, só não podes alterar antes da vistoria de ITED, que tem de ser feita de acordo com o projecto de telecomunicações, agora se ja tem certificados ai já não á problema nenhum!!!
NVRSystem 13-01-2008, 19:06 Não quero nada de calhas, eu penso que os cabos RJ-11 não andam juntos com os cabos electricos...
a nova lei respeitante a instalações electricas em edificios, abolui practicamante os antigos cabos de telefone conhecidos por "RITA" ondeos cabos foram substituidos por cabos de 4 pares de cobre qualidade cat5 (minimo) pelo que andam junto com o cabo de tv.
a nova lei respeitante a instalações electricas em edificios, abolui practicamante os antigos cabos de telefone conhecidos por "RITA" ondeos cabos foram substituidos por cabos de 4 pares de cobre qualidade cat5 (minimo) pelo que andam junto com o cabo de tv.
Boas, as regras técnicas de instalações eléctricas não tem nada a ver com as de telecomunicações, o sistema RITA foi substituido pelo ITED como referi em cima!!!
NVRSystem 14-01-2008, 14:46 Boas, as regras técnicas de instalações eléctricas não tem nada a ver com as de telecomunicações, o sistema RITA foi substituido pelo ITED como referi em cima!!!
Colega Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED). que veio substituir o antigo protocolo RITA, trata não só as comunicações mas também canais televisão (cabo, antenas e satélite), e ainda a parte de instalações eléctricas, quer colectivas quer singulares.
Colega Infra-estruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED). que veio substituir o antigo protocolo RITA, trata não só as comunicações mas também canais televisão (cabo, antenas e satélite), e ainda a parte de instalações eléctricas, quer colectivas quer singulares.
Boas, RTIEBT são as novas regras técnicas de instalações eléctricas de baixa tensão, que não teem nada a ver com o ITED, portanto ITED não engloba instalações eléctricas!!!
|
|