View Full Version : MP3 de 320kbps para 128kbps
DemonSlayer 08-01-2008, 20:09 Bem o nome praticamente diz tudo.
A minha base de dados de MP3 começa a ocupar bastante espaço e gostava de saber se me sabem indicar algum programa que converta os mp3 para 128kbps ou para pelo menos 192. Tenho montes deles com 320 e ocupam espaço desnecessário..
Queria um programa em que pegasse em todos os mp3 que escolhesse e começasse a converter mantendo os mesmos tags. Tenho o DBPowerAMP mas ele costuma crashar em certos files, não sei porquê. Se me puderem indicar outro, ficaria grato.
Já agora se souberem de algum programa que actualize a informação de cada tag do mp3 tmb era importante (do genero do que o WMP faz mas com alteração do nome do ficheiro tmb, fazê-lo a 100 gigas à mão é chato).
Ao re-codificares vais perder qualidade nos ficheiros.
Tenta com o CDex
Imtoo Mpeg encoder (http://www.imtoo.com/mpeg-encoder.html)
:)
Não baixes dos 192 kbps (VBR). ;)
Bem o nome praticamente diz tudo.
A minha base de dados de MP3 começa a ocupar bastante espaço e gostava de saber se me sabem indicar algum programa que converta os mp3 para 128kbps ou para pelo menos 192. Tenho montes deles com 320 e ocupam espaço desnecessário..
Queria um programa em que pegasse em todos os mp3 que escolhesse e começasse a converter mantendo os mesmos tags. Tenho o DBPowerAMP mas ele costuma crashar em certos files, não sei porquê. Se me puderem indicar outro, ficaria grato.
Já agora se souberem de algum programa que actualize a informação de cada tag do mp3 tmb era importante (do genero do que o WMP faz mas com alteração do nome do ficheiro tmb, fazê-lo a 100 gigas à mão é chato).
Já passei por isso, e a solução foi mesmo comprar um disco maior :)
Agora a sério, não uses 128kbits, vais ganhar meia dúzia de mb e a qualidade é bastante pior. 320kbits é demasiado, converte para 192kbits, que ficas bem servido. Tenta uma versão mais recente do DBpoweramp, porque é sem dúvida o melhor conversor. Eu converti a minha library inteira com 1 batch! E não te esqueças de converter em High quality, demora mais um bocado mas fica melhor.
Para organizares tags de um grande número de mp3, não há melhor que o MediaMonkey. Uso também o mp3tag para álbuns novos, eu prefiro organizar as tags antes de adicionar à biblioteca.
Recomendo ainda o uso do MP3Gain (semelhante ao ReplayGain) para normalizar o volume de todos os mp3 e evitar clipping ou grandes diferenças de volume entre álbuns.
Por acaso isto é uma daquelas coisas que faz falta um tutorial decente, como organizar decentemente uma biblioteca de mp3. Qualquer dia escrevo uma cena destas :)
experimenta o LameXp para converteres os mp3 para 192kbps ou 128kbps, tinha um problema com um leitor de mp3 que apenas aceitava mp3 de 128kbps (o filesystem do "bicho" era em FAT16 8|), e o programa portava-se lindamente, salvo raras excepçoes com alguns ficheiros teimosos.
de resto foram dadas muitas recomendações boas e viáveis.
cumps
Squillace 09-01-2008, 14:15 (...)
Tenta uma versão mais recente do DBpoweramp, porque é sem dúvida o melhor conversor.
(..)
O melhor não é. O melhor é o EAC com codec Lame.
SkylineGTR 09-01-2008, 14:19 Eu uso o Easy CD-DA Extractor. 5*
http://www.poikosoft.com/
O melhor não é. O melhor é o EAC com codec Lame.
Eu quis dizer o melhor conversor a nível de funcionalidade/interface.
O dbpoweramp também usa o Lame, tal como o EAC.
Em geral, o dbpoweramp é bastante superior ao EAC porque funciona como canivete suíço em tudo o que diga respeito a formatos digitais de áudio. Não é um simples CD-Ripper.
http://img529.imageshack.us/img529/7828/dbpowerampnp6.gif
Squillace 09-01-2008, 16:25 Eu quis dizer o melhor conversor a nível de funcionalidade/interface.
O dbpoweramp também usa o Lame, tal como o EAC.
Em geral, o dbpoweramp é bastante superior ao EAC porque funciona como canivete suíço em tudo o que diga respeito a formatos digitais de áudio. Não é um simples CD-Ripper.
http://img529.imageshack.us/img529/7828/dbpowerampnp6.gif
Eu também uso o dbPowerAMP, não te preocupes, mas o melhor em termos de perfeição de resultados é o EAC.
Uma coisa é o extractor e outra e o codec q vai ser usado.
Nao ha volta a dar o EAC é o melhor ripper que ha, logo depois vem o CDex.
COmo codecs nao ha melhor que o LAME, recomendo q usem a versão 3.97, uq je avem pre configurada para usar 192 Kbps VBR, num novo metodo.
Googlem que acham mais info disto.
ilovewww 10-01-2008, 04:49 Já passei por isso, e a solução foi mesmo comprar um disco maior :)
Agora a sério, não uses 128kbits, vais ganhar meia dúzia de mb e a qualidade é bastante pior. 320kbits é demasiado, converte para 192kbits, que ficas bem servido. Tenta uma versão mais recente do DBpoweramp, porque é sem dúvida o melhor conversor. Eu converti a minha library inteira com 1 batch! E não te esqueças de converter em High quality, demora mais um bocado mas fica melhor.
Para organizares tags de um grande número de mp3, não há melhor que o MediaMonkey. Uso também o mp3tag para álbuns novos, eu prefiro organizar as tags antes de adicionar à biblioteca.
Recomendo ainda o uso do MP3Gain (semelhante ao ReplayGain) para normalizar o volume de todos os mp3 e evitar clipping ou grandes diferenças de volume entre álbuns.
Por acaso isto é uma daquelas coisas que faz falta um tutorial decente, como organizar decentemente uma biblioteca de mp3. Qualquer dia escrevo uma cena destas :)
Fazias bem, :) .
Vou seguir alguns dos teus conselhos, também sou um perfeccionista e gostava de ter todas as tags no sitio e isto tudo bem organizado.
theforbidden1 10-01-2008, 12:23 Uma coisa que não percebo é porque é que a malta não gosta de bit rates altas, será que não aprecia a qualidade? Aos preços que os discos estão, é que já nem se justificam bitrates baixas...
Uma coisa que não percebo é porque é que a malta não gosta de bit rates altas, será que não aprecia a qualidade? Aos preços que os discos estão, é que já nem se justificam bitrates baixas...
É uma questão de gosto pessoal. Para mim, a partir dos 192kbits não noto diferença. Mas há pessoal que só usa FLAC, etc. Como para mim 192kbits chega, é para esse bitrate que converti toda a minha música.
Não recomendo abaixo de 160kbits a ninguém.
Uma coisa que não percebo é porque é que a malta não gosta de bit rates altas, será que não aprecia a qualidade? Aos preços que os discos estão, é que já nem se justificam bitrates baixas...
pois realmente é uma incognita
Só se o pessoal estiver a ficar todo surdo, ou com problemas de audição :lol:
Se não cabe no disco, é altura para gravar em dvd ou compram outro disco :007:
Squillace 10-01-2008, 13:56 É uma questão de gosto pessoal. Para mim, a partir dos 192kbits não noto diferença. Mas há pessoal que só usa FLAC, etc. Como para mim 192kbits chega, é para esse bitrate que converti toda a minha música.
Não recomendo abaixo de 160kbits a ninguém.
Não notas a diferença porque não tens material de suficientemente alta qualidade sonora, como a maior parte de nós. No dia em que adquirires algo a sério, vais notar.
SkylineGTR 10-01-2008, 16:51 Não notas a diferença porque não tens material de suficientemente alta qualidade sonora, como a maior parte de nós. No dia em que adquirires algo a sério, vais notar.
Não é bem assim. Depende de pessoa para pessoa também.
Eu tenho uma Prelude e uns bons headphones e não noto diferenças entre 192 e 320. É natural que haja, mas eu não noto, parece-me a mesma coisa.
Inicalmente convertia tudo para 192 para caber no MP3 player, actualmente deixo ficar a VBR nível 1.
no_gravity 13-01-2008, 19:49 Não notas a diferença porque não tens material de suficientemente alta qualidade sonora, como a maior parte de nós. No dia em que adquirires algo a sério, vais notar.
A maior parte dos meus ficheiros de áudio foram convertidos usando flac porque prezo a qualidade acima de tudo. Mas já a minha irmã, por exemplo, não notou qualquer diferença a ouvir a mesma música em flac com 1024 kbps e em MP3 com 80 kbps num Home Cinema 7.1.
Só para teres uma ideia de como é variável dependendo de quem ouve.
eu gosto de converter para 128 para ouvir no ipod shuffle, na rua não se tem noção da qualidade extra (para mim 128 é o mínimo dos mínimos aceitáveis) e o espaço poupado é razoável ;)
|
|