View Full Version : Sistema de Notícias

estudante_17
03-01-2008, 18:13
Estou a fazer um site em html e é um site que necessita de estar a ser actualizado frequentemente. Para isso o mais prático é arranjar um sistema de notícias que permita ao admin ir la e escrever e "postar" no site.

Eu tenho andado à procura de algo free para fazer isso mas não tenho encontrado... se alguém me pudesse ajudar eu agradecia mesmo muito.

Obrigado...

Cumprimentos

Neurotical
03-01-2008, 18:18
Um blog? googla "wordpress" e tás a andar.

estudante_17
03-01-2008, 18:24
Não é isso. É mesmo um site. Por exemplo um site de notícias: tenho de todos os dias inserir lá noticias novas... isso num site porque no site posso ter mais páginas entre mais coisas. Ou seja, o sistema de inserir noticias funciona como o blog, mas queria isso num site.. não sei se me estou a fazer entender...

Obrigado pela resposta, de qualquer das formas...

anjo2
03-01-2008, 18:26
Porque não faz o script? em php+mysql faz-se com relativa facilidade :) Precisas é da estrutura html.

estudante_17
03-01-2008, 18:34
Pois, não sei programar nesses formatos... não haverá já algum script pronto que eu possa utilizar?

JKL22
03-01-2008, 18:37
Pois, não sei programar nesses formatos... não haverá já algum script pronto que eu possa utilizar?

Porque não usas um CMS (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1424131&postcount=3), aconselho-te a olhar especialmente para o Drupal, o Expression Engine e o Joomla. Deves conseguir fazer o que queres com qualquer um destes.

estudante_17
03-01-2008, 18:42
Isso são progs não é? Vou ver isso ;)

O joomla não é só para php?

anjo2
03-01-2008, 18:53
Não parece ser o que se pretende, pois se já tens o site concluído e apenas queres adicionar uma secção de notícias, o melhor é fazeres algo novo, mas tenta procurar por exemplo em http://www.hotscripts.com/

estudante_17
03-01-2008, 19:15
Isso de começar de novo não há crise... não avancei muito por causa desta situação...

anjo2
03-01-2008, 19:23
Sendo assim podes usar um CMS, é praticamente totalmente editável, tem um back-office e geralmente imensos módulos para adicionar

estudante_17
03-01-2008, 19:27
Posso usar o joomla ou programas como esse? Assim construo o meu site aí? Ou servirá apenas para fazer o backoffice?

JKL22
03-01-2008, 19:29
Posso usar o joomla ou programas como esse? Assim construo o meu site aí? Ou servirá apenas para fazer o backoffice?

Se calhar o melhor é leres os links que estão nesta (http://www.techzonept.com/showpost.php?p=1424126&postcount=1) thread antes de começares a instalar um CMS.

PS: Sim, serve para construir o site todo.

estudante_17
03-01-2008, 19:31
Obrigado ;) vou ver isso ;)

Squillace
03-01-2008, 20:25
Não é isso. É mesmo um site. Por exemplo um site de notícias: tenho de todos os dias inserir lá noticias novas... isso num site porque no site posso ter mais páginas entre mais coisas. Ou seja, o sistema de inserir noticias funciona como o blog, mas queria isso num site.. não sei se me estou a fazer entender...

Obrigado pela resposta, de qualquer das formas...
O Wordpress é exactamente aquilo que precisas.

estudante_17
03-01-2008, 21:59
Andei a pesquisar sobre os CMS e quanto ao joomla, para o poder instalar tenho que ter o apache e mais outros dois progs... o que acontece é que me dá um erro ao carregar start no apache...

Alguem me pode ajudar?

EDIT: Vou ver ao drupal, não sei se é necessário o apache e afins...(que confusão!)

Neurotical
03-01-2008, 23:26
Xampp Lite (http://www.apachefriends.org/en/xampp-windows.html)
Saca, instala e tá tudo a bombar.

estudante_17
04-01-2008, 00:11
Sim, é isso que já tinha decidido fazer... uma vez já o usei mas pronto, foi so experiência. Andei à procura e vi que esse talvez seja o mais simples. Com uns tutoriais vai-se la.. ;)

HecKel
04-01-2008, 02:36
Vê a thread em sticky sobre os CMS, lá encontras demos e reviews de bastantes CMSs, talvez te ajude a escolher ;)

estudante_17
05-01-2008, 01:28
Escolhi o drupal, por fim.

Estou a arranhar nele depois de o ter instalado... a minha principal duvida agora é: onde posso ver e editar a estrutura do meu site? como previzualisar?

Alguem sabe?

ninja_corp
06-01-2008, 11:38
wordpress... a secção das noticias pode ser o wordpress... todo o resto dosite podes manter como tens! É uma questão de targets e links. Contudo, um CMS dava-te jeito... ja foram referidos varios aqui. so tens de o juntar ao teu site.
É dificil dar-te uma explicação sem ver o site e onde queres que abram as noticias... a estrutura do proprio site.

Abraço

Squillace
06-01-2008, 14:22
Não percebo onde está o stress. O Wordpress permite criar notícias, ao jeito de um blog, dinamicamente, e permite também criar páginas estáticas. Tem todos os requisitos para o que precisas e é muito simples de uso. Para quê aventurar-te um CMS como o Drupal que requer algum conhecimento sobre a forma como o mesmo está desenvolvido e sobre o tipo de estrutura?

estudante_17
07-01-2008, 01:39
Não percebo onde está o stress. O Wordpress permite criar notícias, ao jeito de um blog, dinamicamente, e permite também criar páginas estáticas. Tem todos os requisitos para o que precisas e é muito simples de uso. Para quê aventurar-te um CMS como o Drupal que requer algum conhecimento sobre a forma como o mesmo está desenvolvido e sobre o tipo de estrutura?

Tudo bem, mas quando entro no site do wordpress so la vejo para criar blog, não vejo nada para criar site...

Squillace
07-01-2008, 01:41
Tudo bem, mas quando entro no site do wordpress so la vejo para criar blog, não vejo nada para criar site...
Tu não percebeste a ideia do Wordpress!!! O Wordpress é um sistema de gestão de conteúdo. Mais habitualmente chamado Blog. Sacas e instalas no teu alojamento. E com ESSE motor, crias um blog COM páginas estáticas, ao qual podes chamar site e não blog se bem entenderes.

ninja_corp
07-01-2008, 09:14
Tu não percebeste a ideia do Wordpress!!! O Wordpress é um sistema de gestão de conteúdo. Mais habitualmente chamado Blog. Sacas e instalas no teu alojamento. E com ESSE motor, crias um blog COM páginas estáticas, ao qual podes chamar site e não blog se bem entenderes.

Exactamente!!! :D

No mesmo sitio onde o sacas, encontras informação util de como fazer isso!

estudante_17
08-01-2008, 16:14
Parece que já entendi ;)

Já comecei a mexer naquilo e agora é uma questão de tempo ;)

Obrigado