View Full Version : Porquê o Windows??

rui_m7
30-12-2007, 19:14
Boas,
Hoje enquanto me via trabalhar no MacBook, o meu tio perguntou-me porque razão é que a maioria das pessoas usam Windows se o OS X lhe parecia tão mais estável, rápido e bonito.
Ainda balbuciei umas quantas coisas acerca da exclusividade que o OS X tem com os mac's e que não se passa com o Windows mas o facto é que não consegui responder à altura do utilizador satisfeito que sou.
Deixo então aqui a questão. Face às inúmeras vantagens apresentadas pelo OS X porque razão é que a esmagadora maioria das pessoas utiliza o Windows?? Porque razão a Microsoft chegou em primeiro lugar ao monopólio??

Desculpem se estou a lançar aqui mais uma discussão interminável win vs mac mas não é de todo o meu objectivo.

Cumps

lidador
30-12-2007, 19:18
Eu acho que o melhor é perguntar na secção Windows. Eu quase nunca o usei e não faço a minima ideia de por que é que há pessoas que usam aquilo.

Fork
30-12-2007, 19:20
O maior argumento é que os macs são geralmente mais caros, e por vezes parece ter hardware inferior. Pelo menos É o que me respondem colegas meus.

OldMan
30-12-2007, 19:25
Eu usei-o durante anos porque simplesmente não tinha conhecimento de mais nenhum OS, depois há uns anos comecei a ver que não era bem assim, até que descobri o OS X e comecei a investigar, e cá estou eu hoje nele :)

fr0st
30-12-2007, 19:26
Acho que é mesmo pelo hardware, a windows respondia com o hardware de top, enquanto que mac respondia com uma configuração genérica e optimizada para essa configuração, dando maior performance tendo hardware mais fraco.

JDaman
30-12-2007, 19:26
Outros dizem que o Windows tem uma interface de mais fácil utilização para o utilizador comum. Mas eu não concordo.

Fiquem Bem.

Mr. Brightside
30-12-2007, 19:28
Acho que o problema é mesmo o preço. Isso e muita gente pensar que o OS X é só eye-candy e o Windows com um programa para mudar a skin do sistema fica igual em todos os aspectos.

Tuaregue
30-12-2007, 19:29
A nivel empresarial falta de aplicações com peso e estou a falar de erps/crms de empresas conhecidas tipo Sage, Sap e companhia, o office apesar de ser da Microsoft não é lá grande coisa, pior ainda que vai ficar sem o VBA. O Xcode é porreiro mas o Visual Studio não dá hipotese na facilidade com que crias às 3 pancadas uma aplicação.

A nível caseiro é mais os jogos, e a falta de algumas pequenas aplicações, para veres quais e só ver o que pessoal recem chegado ao mundo Apple sente mais falta.

Lcarmo
30-12-2007, 20:11
A meu ver o Windows é imposto as pessoas que adquirem um computador novo e na maior parte dos casos, o 1º computador não é escolhido de acordo com as exigências ou conhecimentos mínimos de quem o vai utilizar e porque quase toda a gente que conhecemos tem... Mas a partir daí é normal que se continue no Windows porque já se conhece o funcionamento e porque temos os nossos programas e mais uns quantos tabus que infelizmente ainda existem de pensar que os outros SO's não fazem o mesmo. No meu caso foi por procurar uma alternativa que descobri o Mac OS e estou bastante satisfeito com a escolha... E se dizem que Mac é caro, eu digo, pena é o dinheiro que gastei em PC's até comprar um Mac... :D

abuso
30-12-2007, 20:14
...porque razão é que a esmagadora maioria das pessoas utiliza o Windows?? A maioria usa Windows devido ao monopólio que a microsoft criou.
...Porque razão a Microsoft chegou em primeiro lugar ao monopólio??
Porque sempre foi mais fácil piratear os SOs da Microsoft.

Watermelon
30-12-2007, 20:20
Melhor hardware por preços mais baixos, pirataria, jogos, hábitos e preconceitos.

Lcarmo
30-12-2007, 20:26
A maioria usa Windows devido ao monopólio que a microsoft criou.

Concordo.

Mas se a Microsoft tem poder para colocar o seu software em 90% das máquinas que são vendidas no mundo também é culpa de todas as pessoas que compram sem saber que também estão a pagar por ele. E aí é ver o lucro a multiplicar! E o ciclo continua...

barca
30-12-2007, 20:35
Muito básico. O pc x86 funciona com windows, linux e muitos mais. O OSX só funciona em mac. O pc é bem mais barato. Existem imensas empresas a fabricar hardware para pc, logo mais oferta, logo mais barato. E os jogos é claro.

Fork
30-12-2007, 20:50
Muito básico. O pc x86 funciona com windows, linux e muitos mais. O OSX só funciona em mac. O pc é bem mais barato. Existem imensas empresas a fabricar hardware para pc, logo mais oferta, logo mais barato. E os jogos é claro.
está a fazer dois anos que os Macintosh são x86. Agora tira dai as tuas conclusões.

Xkorp
30-12-2007, 20:54
Face às inúmeras vantagens apresentadas pelo OS X...

Face às inúmeras vantagens apresentadas pelo Windows...

Cada um tem vantagens, há pessoal que está mais habituado a um do que ao outro como tal, puxa a brasa à sua sardinha :cool:
O ideal é usar os dois conforme a necessidade..

PS: not another Mac vs Win thread! :002:

barca
30-12-2007, 21:06
O grande problema passa pela exclusividade do OSX que apenas funciona em Mac. Se existisse uma versão pc é claro que a balança não era tão virada para o windows

sir_atmc
30-12-2007, 21:23
O maior argumento é que os macs são geralmente mais caros, e por vezes parece ter hardware inferior. Pelo menos É o que me respondem colegas meus.

É uma das principais razões sem dúvida, mas existem outras.

Outros dizem que o Windows tem uma interface de mais fácil utilização para o utilizador comum. Mas eu não concordo.

Fiquem Bem.

Nem concordo nem deixo de discordar. Acho que ambos têm interfaces intuitivas, felizmente. Não vejo a questão por esse ponto.

Acho que o problema é mesmo o preço. Isso e muita gente pensar que o OS X é só eye-candy e o Windows com um programa para mudar a skin do sistema fica igual em todos os aspectos.

UM dos principais problemas é a falta de conhecimento por parte das pessoas. O Windows é um produto muito popularizado, e é perfeitamente natural que muitas pessoas o usem como primeiro SO. Infelizmente a quantidade de SO disponível para sistemas UNIX é bastante inferior à quantidade existente para MAC.

A nivel empresarial falta de aplicações com peso e estou a falar de erps/crms de empresas conhecidas tipo Sage, Sap e companhia, o office apesar de ser da Microsoft não é lá grande coisa, pior ainda que vai ficar sem o VBA. O Xcode é porreiro mas o Visual Studio não dá hipotese na facilidade com que crias às 3 pancadas uma aplicação.

A nível caseiro é mais os jogos, e a falta de algumas pequenas aplicações, para veres quais e só ver o que pessoal recem chegado ao mundo Apple sente mais falta.

Exactamente, foi o que eu quis dizer, e neste caso aplicado às empresas. E também tocaste num ponto fulcral, os jogos. Quem compra um pc para jogar obviamente não vai comprar um Mac, porque apesar de ser possível instalar o Windows neste, ficaria muito mais caro.

A meu ver o Windows é imposto as pessoas que adquirem um computador novo e na maior parte dos casos, o 1º computador não é escolhido de acordo com as exigências ou conhecimentos mínimos de quem o vai utilizar e porque quase toda a gente que conhecemos tem... Mas a partir daí é normal que se continue no Windows porque já se conhece o funcionamento e porque temos os nossos programas e mais uns quantos tabus que infelizmente ainda existem de pensar que os outros SO's não fazem o mesmo. No meu caso foi por procurar uma alternativa que descobri o Mac OS e estou bastante satisfeito com a escolha... E se dizem que Mac é caro, eu digo, pena é o dinheiro que gastei em PC's até comprar um Mac... :D

O Windows não é imposto a ninguem, és livre de comprar o que quiseres. Mas tal como já referi é perfeitamente natural que o Windows seja mais adequado às necessidades de utilizadores mais básicos (obviamente que para estes utilizadores a (in)segurança do Windows é um factor contra.)

A maioria usa Windows devido ao monopólio que a microsoft criou.

Not. É tão ou mais facil piratear o OS X, simplesmente não podes usar OS X em pc's. E como muitas vezes não existem drivers e nem o sistema operativo foi optimizado para tal, ninguem pirateia.

está a fazer dois anos que os Macintosh são x86. Agora tira dai as tuas conclusões.

Apesar do OS X ser x86 da Intel, continuas a não o poder instalar num pc normal, por isso não podes fazer essa comparação.

Mas para além destas razões, ainda vem a programação .net por exemplo, que em os x é complicada. É um tema complicado. Acho que cada um deve usar o que mais lhe convém (no meu caso estou completamente satisfeito com o Windows.)

Demiurgo
30-12-2007, 21:31
Vocês são muito bem intencionados e peço desculpa por fechar esta thread, mas todas as threads anteriores sobre este tema tiveram de ser encerradas devido a descambanços.

Bem sei que nesta *ainda* não tinha havido desgraças, mas conheço o filme :).