View Full Version : Como eliminar lixo de um VAIO

Antonio Jose
25-12-2007, 22:39
Comprei recentemente um Sony Vaio SZ61XN/C e reparo que o disco esta quase sempre a trabalhar..Provavelmente a causa serao as aplicações sem interesse que o portatil traz. Como saber no painel de cotrole( apagar programas) quais os que poderei apagar sem que isso me cause problemas?
Obrigado pela ajuda que me possam dar...

OnTheNet
25-12-2007, 22:53
so postando aqui um print screen das aplicações que te aparecem para poderes eliminar, é impossivel dizer o que apagar

brock
25-12-2007, 22:54
Antes de mais qual é AV que vem com a maquina o norton? Uma possibilidade é optares por outro ex, AVG, Avast, kaspersky, visto que o norton alem de ser pesado gasta bastantes recursos.
Para ser mais simples se quiseres tira uma print ao adicionar/remover programas que tento dar-te uma ajuda a "olho".
Podes também pelo msconfig tirar alguns programas do arranque.
cump's.

Mitch
25-12-2007, 22:55
o disco está provavelmente a fazer a indexação de ficheiros da pesquisa do vista.

Antonio Jose
25-12-2007, 22:59
Quanto ao Anti-Virus, já desinstalei o Norton e intalei o AVG. No msconfig, como sei o que posso retirar do arranque??? Os gajos da SONY enchem os portateis de lixo.Incrivel!!

O disco esta quase sempre a trabalhar..Ate irrita!...

Mitch
25-12-2007, 23:00
o disco está provavelmente a fazer a indexação de ficheiros da pesquisa do vista.

por isso é que está sempre a trabalhar. não é lixo... é o vista. bom, se calhar o vista é lixo, mas essa não é a temática deste tópico :-D

Antonio Jose
25-12-2007, 23:02
por isso é que está sempre a trabalhar. não é lixo... é o vista. bom, se calhar o vista é lixo, mas essa não é a temática deste tópico :-D
De facto, o SO é o VISTA. Assim sendo, isso é normal????
Já agora, no VISTA como se faz para executar o msconfig???

Antonio Jose
25-12-2007, 23:03

Podes explicar o que é a indexação de ficheiros de pesquisa???

Mitch
25-12-2007, 23:03
carregas no iniciar e escreves msconfig... é fácil.

j-pedrosantos
25-12-2007, 23:05
Podes explicar o que é a indexação de ficheiros de pesquisa???
Pelo que sei, indexação de ficheiros é a organização dos ficheiros no disco rígido para que uma procura por estes se torne mais fácil. O computador organiza os ficheiros para que mais tarde sejam mais fácil encontrar.

Antonio Jose
25-12-2007, 23:10
Pelo que sei, indexação de ficheiros é a organização dos ficheiros no disco rígido para que uma procura por estes se torne mais fácil. O computador organiza os ficheiros para que mais tarde sejam mais fácil encontrar.

Então e para fazer isso, é necessario estar o disco quase sempre a trabalar?? Mas que SO tão foleiro..Se foose posivel mudar para o XP, não exitaria.
O XP é mt mais rapido. Maldito VISTA!...

j-pedrosantos
25-12-2007, 23:16
Eu não sei se o teu disco está a indexar ficheiros mas se quiseres tirar as dúvidas vais ao Meu Computador > Propriedades do Disco Local C: > E desmarcas a opção que diz: "Indexar esta unidade para procura mais rápida" > Aplicas > Aplicar a todas as pastas e subpastas. Vês se depois de fazer isto o disco realmente continua a trabalhar muito. Se não trabalhar tanto, já sabes de onde é o problema.

Mitch
25-12-2007, 23:18
não é isso que ele tem de desligar.
tem de desligar é o serviço de indexação...

j-pedrosantos
25-12-2007, 23:19
E então como se faz isso? Não é como eu expliquei em cima?

floyd
O XP também faz essa indexação, mas talvez o facto de o Vista por ser "mais pesado" e ter alguns programas em background contribua para o disco estar sempre a trabalhar.

Para desactivar a indexação podes ir individualmente a cada disco e nas propriedades retirar o visto dessa opção. Pode-se também desactivar o serviço por completo, recorrendo a services.msc no executar, e colocando o estado do serviço de indexação em disabled.

Outro factor que pode agravar isso é a memória virtual. Caso tenhas bastante RAM podes desactivar a memória virtual e "poupar" uns acessos ao disco.

Cumps.

malcriado
Tenho um vaio com o visto e os problemas são 0. O processador só "arranca" quando necessário e o disco também. Mas isto porque eu instalei o vista no portátil, com ele vinha o XP MC. Este sim trazia muita tralha... Experimenta desinstalar tudo o que não utilizes e essas coisas, se poderes executa o msconfig e mostra-me que posso-te dizer o que tirar. E do Instalar/remover programas também.

RS
25-12-2007, 23:20
Sendo eu possuidor de um Vaio SZ, realmente trazem muita tralha de raíz. A solução é formatar e instalar tudo à nossa vontade. Em seguida quando tiveres todos os drivers e apps operacionais (está tudo no site da sony), arranjas o acronis true image ou o norton ghost e fazes uma imagem do disco/partição do SO.
Nunca mais há problemas, é garantido :)

Quanto ao Vista, por engraçado que seja, uma das tweaks para optimizar o desempenho é desligar a indexação de ficheiros pois não aumenta absolutamente pêva a performance, muito pelo contrário.

Se te quiseres aventurar a instalar o XP numa partição à parte, só para teres um cheirinho de como esse Vaio SZ6 deve voar no XP, só tens a ganhar :D

Just my 2 cents

Antonio Jose
25-12-2007, 23:23
O XP também faz essa indexação, mas talvez o facto de o Vista por ser "mais pesado" e ter alguns programas em background contribua para o disco estar sempre a trabalhar.

Outro factor que pode agravar isso é a memória virtual. Caso tenhas bastante RAM podes desactivar a memória virtual e "poupar" uns acessos ao disco.

Cumps.

Tenho 2 Gb de RAM.

O portatil é este:
http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.action?product=VGN-SZ61XN%2FC&site=voe_pt_PT_cons&category=VN+SZ+Series

Mas voces (os que posuem VISTA) tb verificam no quase constante trabalhar do disco, mesmo quando não estao a fazer nada no PC?

Antonio Jose
25-12-2007, 23:27
Sendo eu possuidor de um Vaio SZ, realmente trazem muita tralha de raíz. A solução é formatar e instalar tudo à nossa vontade. Em seguida quando tiveres todos os drivers e apps operacionais (está tudo no site da sony), arranjas o acronis true image ou o norton ghost e fazes uma imagem do disco/partição do SO.
Nunca mais há problemas, é garantido :)

Quanto ao Vista, por engraçado que seja, uma das tweaks para optimizar o desempenho é desligar a indexação de ficheiros pois não aumenta absolutamente pêva a performance, muito pelo contrário.

Se te quiseres aventurar a instalar o XP numa partição à parte, só para teres um cheirinho de como esse Vaio SZ6 deve voar no XP, só tens a ganhar :D

Just my 2 cents

Que moelo VAIO SZ tens?

Formataste o disco??? Podes explicar-me em pormenor como fizeste? Eu sou pouco entendido nestas coisas. Agradeço, desde já, a paciencia...:p

RS
25-12-2007, 23:35
Que moelo VAIO SZ tens?

Formataste o disco??? Podes explicar-me em pormenor como fizeste? Eu sou pouco entendido nestas coisas. Agradeço, desde já, a paciencia...:p

Sim tenho um Vaio SZ1 que em termos de software necessário deve ser igual ao teu, menos umas mariquices para o sensor biométrico etc. Já agora bela máquina que adquiriste :D

Ok por partes, não sei o teu nível de à vontade a formatar e a instalar drivers num portátil.
Coisas a saber:

- O teu portátil trás uma partição escondida que serve para recuperar o sistema como quando veio de fábrica. Trás também um programa para fazer backup dessa partição para DVDs. Aconselho-te a fazer isso se ainda não fizeste

- É possível formatar e instalar o SO na boa de raíz. Ao entrar no Windows acabadinho de instalar ficam algumas coisas sem funcionar como Vaio Power Management, Wireless Switch Utility, os botões S1 e S2, os FNs and so on.

- Mas não há stress, vais a www.vaio-link.com, escolhes o modelo do teu portátil e tens lá todos os drivers e aplicações que precisas:)

Eu acho a maneira mais eficaz de aproveitar a 100% a performance do portátil.

Se te quiseres aventurar a formatar, podes pedir mais ajuda que o pessoal dá-te as dicas necessárias ;)

Antonio Jose
25-12-2007, 23:43
Sim tenho um Vaio SZ1 que em termos de software necessário deve ser igual ao teu, menos umas mariquices para o sensor biométrico etc. Já agora bela máquina que adquiriste :D

Ok por partes, não sei o teu nível de à vontade a formatar e a instalar drivers num portátil.
Coisas a saber:

- O teu portátil trás uma partição escondida que serve para recuperar o sistema como quando veio de fábrica. Trás também um programa para fazer backup dessa partição para DVDs. Aconselho-te a fazer isso se ainda não fizeste

- É possível formatar e instalar o SO na boa de raíz. Ao entrar no Windows acabadinho de instalar ficam algumas coisas sem funcionar como Vaio Power Management, Wireless Switch Utility, os botões S1 e S2, os FNs and so on.

- Mas não há stress, vais a www.vaio-link.com (http://www.vaio-link.com), escolhes o modelo do teu portátil e tens lá todos os drivers e aplicações que precisas:)

Eu acho a maneira mais eficaz de aproveitar a 100% a performance do portátil.

Se te quiseres aventurar a formatar, podes pedir mais ajuda que o pessoal dá-te as dicas necessárias ;)

Mas como consigo instalar apenas o SO??? Esses discos de recuperação não permitem na instalação separar o VISTA do restante software ....

Eu já fiz esse backup que falas, mas fi-lo depois de ter feito inumeras actualizações do windows update e outras cenas. Quando precisar de usar esses DVDs , o portatil vai ficar rigorosamente com estava quando o comprei???

malcriado
25-12-2007, 23:51
Sim se utilizares os dvds fica de origem, como se tivesses acabado de comprar. O que aconselho é a pedires emprestado a versão do windows vista do portátil a alguém ou fazeres o download da internet e depois utilizares a tua key na altura de instalar.

RS
25-12-2007, 23:52
Mas como consigo instalar apenas o SO??? Esses discos de recuperação não permitem na instalação separar o VISTA do restante software ....

Eu já fiz esse backup que falas, mas fi-lo depois de ter feito inumeras actualizações do windows update e outras cenas. Quando precisar de usar esses DVDs , o portatil vai ficar rigorosamente com estava quando o comprei???

Pois a Sony tem a coisa engraçada de fornecer o SO dentro dessa partição escondida e depois quando é pra recuperar fica-se com a tralha como quando veio.
Não há problema em teres feito o backup depois das actualizações, o backup só guardou o que tava nessa partição.

O que eu fiz foi, arranjar um CD/DVD de instalação do XP/Vista e instalar na máquina com a Serial que vem debaixo do portátil. Nunca dei uso aos DVDs que te aconselhei a fazer backup :p.
Após isto ficam a faltar coisas (fica perfeitamente possivel usar o portátil para ir à net buscar o que falta por isso é na boa) , mas como já disse estão todas disponíveis no site que indiquei.

Antonio Jose
25-12-2007, 23:59
Pois a Sony tem a coisa engraçada de fornecer o SO dentro dessa partição escondida e depois quando é pra recuperar fica-se com a tralha como quando veio.
Não há problema em teres feito o backup depois das actualizações, o backup só guardou o que tava nessa partição.

O que eu fiz foi, arranjar um CD/DVD de instalação do XP/Vista e instalar na máquina com a Serial que vem debaixo do portátil. Nunca dei uso aos DVDs que te aconselhei a fazer backup :p.
Após isto ficam a faltar coisas (fica perfeitamente possivel usar o portátil para ir à net buscar o que falta por isso é na boa) , mas como já disse estão todas disponíveis no site que indiquei.
Vou talvez tentar fazer isso que indicaste.
Achas msmo que fiz uma boa compra?? Comprei-o por 1799 euros. Tu tb usas o VISTA? Compraste esse Sz 1 há quant tempo? Quanto pagaste?

RS
26-12-2007, 00:05
Vou talvez tentar fazer isso que indicaste.
Achas msmo que fiz uma boa compra?? Comprei-o por 1799 euros. Tu tb usas o VISTA? Compraste esse Sz 1 há quant tempo? Quanto pagaste?

Humm estranho esse preço, foi um negócio da china então. Está a custar 2500€ na Fnac (http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateisSony&scategory=computadoresPortateisSony&product=4905524427936&minIndex=2&pageSize=8&orderBy=pd_stockDisponivelFnac&template=Template%20Portatil)

Já usei o Vista e o XP e agora estou com XP por ser o que me trás mais performance.
Comprei o meu em Julho de 2006 e dei por ele 1700€ (T2300, 512 de ram, 80gb de disco) por isso vê como as coisas evoluem :D

Antonio Jose
26-12-2007, 00:13
Humm estranho esse preço, foi um negócio da china então. Está a custar 2500€ na Fnac (http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateisSony&scategory=computadoresPortateisSony&product=4905524427936&minIndex=2&pageSize=8&orderBy=pd_stockDisponivelFnac&template=Template%20Portatil)

Já usei o Vista e o XP e agora estou com XP por ser o que me trás mais performance.
Comprei o meu em Julho de 2006 e dei por ele 1700€ (T2300, 512 de ram, 80gb de disco) por isso vê como as coisas evoluem :D

Pois preço deste SZ61XN/C é de 2499 euros. Acontece que durante uma semana este à venda na STAPLES por 1799 eurose..eu aproveitei! Agora já subiram para 2300 euros:p

Quanto à autonomia, que me dizes? Se usar o modo stamina a navegar na NET, ver uns videos e tal..que tempo durará a bateria?

RS
26-12-2007, 17:54
Pois preço deste SZ61XN/C é de 2499 euros. Acontece que durante uma semana este à venda na STAPLES por 1799 eurose..eu aproveitei! Agora já subiram para 2300 euros:p

Quanto à autonomia, que me dizes? Se usar o modo stamina a navegar na NET, ver uns videos e tal..que tempo durará a bateria?

Bem comprado então :P

A autonomia é difícil prever, pois o teu tem hardware diferente ... mas eu estimava aí umas 3h30 / 4h com o XP a fazer browsing, a ouvir música e com luminosidade 4/8.
É uma questão de fazeres o teste por ti próprio.