View Full Version : O que não consegues fazer em LINUX?

Páginas : 1 [2]

neonl
01-03-2008, 22:14
Eu gosto do KompoZer, mas também eu estou longe, muito longe, de ser um profissional. :)

Embora consigas fazer praticamente *tudo* com o KompoZer (ou com o Nvu) sendo que podes sempre editar o HTML, ele é muito fraquinho comparado com os editores profissionais tipo Dreamweaver e, para ser sincero FrontPage.

VuDu
01-03-2008, 23:01
Offtopic... mas já agora, se a nivel "profissional" se desenvolvesse projectos web em no frontpage ou até mesmo em Dreamweaver acham mesmo que existiriam sites como o youtube, flickr, gmail, etc...?

LnxSlck
02-03-2008, 01:28
Não consigo ter um BSOD

MTZeon
02-03-2008, 01:47
Nada como o gEdit... pequeno, rápido e com os plugins para dar as funcionalidades que estamos habituados no Dreamweaver, torna-se um mimo.
Plugins necessários:
- auto complete
- ftp + file browser
- class viewer
- project manager
- TODO list

Já experimentei nvu, Quanta+, Eclipse, Bluefish, etc... nada bate o gEdit em termos de fiabilidade, rapidez e versatilidade!

remorema
02-03-2008, 11:57
portatil Lg p1 pro:

as funções que não consigo utilizar:
-hibernar
-suspender
-fazer um scan da minha deskjet (imprimir é na boa)

de resto funciona tudo out of the box, leitor de cartões blurtooth, etc...

as aplicações que precisava de usar e não consigo:
-cenas que corram em cima de .net (ex: xdvd mulleter)
-clientes de alguns trackers de torrents

basicamente é isto visto que o portatil é para uso pessoal e não o uso para trabalhar.

EC85
02-03-2008, 20:57
Epa... confesso que fiquei perplexo com o teu post.
Quando acabei de ler o 1º parágrafo, pensei cá para os meus botões: "Este tipo é profissional e, de facto, quer o Gimp quer o Inkscape ficam aquém em termos de funcionalidades em comparação com os 'topos de gama' do software proprietário".

Mas depois li o teu 2º parágrafo. E exclamei: "um profissional que usa o Frontpage?!?! WTF! Alguma coisa não bate certo. Ainda para mais, diz que usa o Frontpage desde 1997!"
Por isso é que fiquei perplexo :-) É que o teu 2º parágrafo contradiz a tua sabedoria do 1º parágrafo ;-)

Se há programa que não faz falta nenhuma em Linux (se é que faz falta de todo) é o Frontpage.

talvez estes links ajudem a perceberes o q n bate certo:

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?ProdTypeId=1&ProdId=68235&St=BL11830
http://www.planetanews.com/produto/L/103425/microsoft-frontpage-97-dennis-jones.html

http://office.microsoft.com/pt-br/downloads/CD010226461046.aspx

as xs mais vale tar calado do q dizer asneiras...

uso o frontpage pk sp usei, pk foi o primeiro software de edição html "WYSIWYG" realmente decente e ao qual mais me habituei... usei o 97, o XP, e agora uso o 2003 pk foi "descontinuado" para dar lugar ao MS Web Devolpment Studio que vem com o Office 2007 completo ou com o Microsoft Visual Studio Professional Edition

Quer esse Ms WebDev quer o Dreamweaver são todos mt catitas mas ambos têm um gestor de tabelas ao qual não me consigo habituar pk tb ainda n tive mt tempo para dispensar praquilo, além de que ambos os editores enchem os ficheiros html com códigos, textos, caracteres completamente desnecessários ao funcionamento dos sites...

Uso o frontpage pk as unicas coisas q preciso são mm o editor "WYSIWYG" para estruturar as páginas de uma forma mais rápida (sp é melhor q tar a fazer tudo "à mão"), pk depois só uso o editor de código e não fossem as paneleirices q o Dreamweaver tá sp a inventar se calhar até era uma boa opção... mas como diz o ditado "há várias formas de matar pulgas", cada um usa a que quiser, desde q seja eficaz a mata-las isso é q interessa... a primeira página de internet que eu fiz (tinha eu praí 10/11 anos) foi com o notepad do windows on básicamente as únicas linguagens de programação para internet que haviam era o HTML (estático) e o java e javscript tavam a dar os 1ºs passos rumo ao dinamismo...

para concluir e voltando ao tópico, o q falta ao linux é aquilo que o Mac já tem... software que se paga mas que realmente é software de topo... daí o Mac ganhar mais utilizadores q o Linux...

já há uma grande compatibilidade de hardware (diga-se drivers disponiveis) o que já é um bom avanço, mas de qq forma o Linux ainda não é um sistema operativo totalmente "user friendly" onde a consola ainda têm uma importância muito (em demasia) grande...

neste momento estou a usar Ubuntu 7.10 32 bits, tenho 2 placas de som (Audigy 2 PCI e uma Sennheiser USB), além do controlo de volume não funcionar direito (sp que quero alterar o volume é uma dor de cabeça), ainda tive de perder umas 2h para conseguir perceber como é q conseguia fazer com q o SO usasse a placa de som USB por defeito de modo a que funcionassse correctamente com todas as aplicações...

como alguém já referiu, o Linux já tem algum software gratuito que vai dando pros gastos mas não se pode comparar o OpenOffice ao Office 2007, o Gimp ao Photoshop, o Inkscape ao Corel Draw nem algumas outras aplicações... agora, td o resto está bastante bom e eficaz, para uso normal o Linux tem td o que é necessário: leitores de música, gravadores de cds e dvds, mula e azureus pa sacansos, IMs para MSN e afins, firefox pa internet, evolution/thunderbird para mail td ok, e consome mt menos recursos do computador

as minhas criticas ao linux não são destrutivas, mas construtivas, pk se viesse praqui dizer q o Linux era perfeito q n era preciso mexer em mais nada q tava bom, tava a ser hipócrita pk não é verdade...

nestes últimos anos já evoluiu muito, mas ainda tem mt q melhorar também, tal como todos os outros SOs...

sempre foi assim e sempre será... há sempre coisas a melhorar, senão não havia evolução... quer na tecnologia, quer na vida...

LnxSlck
02-03-2008, 23:54
Não se pode comparar Linux a OS X, ou mesmo comparar Windows ao OS X.

A Apple trabalha com hardware muito próprio e muito deles, enquanto que o Linux e mesmo o Windows, conseguem uma compatibilidade de drivers para hardware fantástica. Quanto ao software, não se podem mesmo comparar, mas para uma grande maioria das pessoas, openoffice é mais que suficiente, tanto como o Gimp ou Inkscape, e eu sou uma delas

mccallister
03-03-2008, 00:07

A Apple trabalha com hardware muito próprio e muito deles, enquanto que o Linux e mesmo o Windows, conseguem uma compatibilidade de drivers para hardware fantástica. Quanto ao software, não se podem mesmo comparar, mas para uma grande maioria das pessoas, openoffice é mais que suficiente, tanto como o Gimp ou Inkscape, e eu sou uma delas

Isso da apple trabalhar com hardware mt próprio..hummm...desde já algum tempo que utilizam intel...podes instalar linux ou windows sem qq problema...

LnxSlck
03-03-2008, 00:26
Isso da apple trabalhar com hardware mt próprio..hummm...desde já algum tempo que utilizam intel...podes instalar linux ou windows sem qq problema...

Exacto, podes instalar windows e linux num Mac, agora instala um OS X num pc sem ser MAC.

É fácil trabalhar quando se trabalha com hardware limitado e "nosso", o dificil é trabalhar para todo o mundo.

mccallister
03-03-2008, 00:28
Exacto, podes instalar windows e linux num Mac, agora instala um OS X num pc sem ser MAC.

É fácil trabalhar quando se trabalha com hardware limitado e "nosso", o dificil é trabalhar para todo o mundo.

Isso é possível mas ilegal...por isso temos que ficar por aqui :P

c3l5o
03-03-2008, 05:19
Sim é possível e sim é ilegal, mas decerto que podes fazer uma pesquisa rápida e ver que não é tudo assim tão simples como parece a partida... São ele instruções por vezes crípticas, e são as milhentas pequenas coisas que dão problemas de sistema para sistema... A verdade é que Mac OSX é software proprietário que corre apenas em HW proprietário e seria necessário a apple ter muitos mais developers para tornar o OSX num sistema universal, como quem diz que funcione em qualquer sistema... Já me estou a alargar mas para mim o mac osx não é um bom SO, pois qualquer SO fechado consegue ser tão bom como ele, mac os é no fundo mediano...

The_True_Eue
03-03-2008, 11:01
Não consigo encontrar uma distribuição que não me instale milhões de aplicações "repetidas". Para que quero eu o amarok, o kaffeine, o mplayer, o noatun, e não sei quantos mais players?
Bem, para falar a sério, até encontrei uma que não faz isso: o Arch. Mas como não tenho net em casa tenho de sacar os pacotes que quero um a um na UM (desculpem o trocadilho).

Não consigo programar para .NET. Existe Mono, mas acho que não dá para ir muito para lá do Hello World. E números de versões que começam por 0.xxx sempre me afugentaram.

Não consigo correr o linuxconf. Mas porquê? Porquê? Quem é que teve a ideia de acabar com isso?

VuDu
03-03-2008, 12:36
uso o frontpage pk sp usei, pk foi o primeiro software de edição html "WYSIWYG" realmente decente e ao qual mais me habituei...

Esse é o teu problema... no frontpage não crias websites, desenhas bonecos que no final comportam-se mais ou menos como sites.
É por isso é que ele te respondeu assim. O que disseste disseste sobre o Gimp, só se justifica se usas esse tipo de programas a um nivel profissional e ao dizeres que usas o FrontPage (com orgulho) acabaste por dar um tiro no pé. Ou seja, por mais ofendido que fiques, ele tem razão na resposta que te deu.

lolikapuxa
08-03-2008, 00:57
Qualquer informático que se preze foge de ferramentas como o dreamweaver. É esta a minha visão. E o mesmo se aplica a Nvu's.

o melhor ide para programar html é um vim ou emacs, cheat sheet de html/css/php, e um bom manual.

Flake
08-03-2008, 04:46
Dá para instalar um jogo e jogá-lo no Linux, com bons gráficos?

T0utatis
08-03-2008, 11:53

Já lá vão uns anos, mas cheguei a jogar Return to Castle Wolfenstein online com mais FPSs em Red Hat do que em Windows. :D

nothing
08-03-2008, 12:10

Depende do jogo. Já tens muitos que consegues jogar sem probs no Linux. E tens sempre o Cedega...

Wickwire
08-03-2008, 16:57
Não consigo encontrar uma distribuição que não me instale milhões de aplicações "repetidas". Para que quero eu o amarok, o kaffeine, o mplayer, o noatun, e não sei quantos mais players?
Bem, para falar a sério, até encontrei uma que não faz isso: o Arch. Mas como não tenho net em casa tenho de sacar os pacotes que quero um a um na UM (desculpem o trocadilho).

Sem instalar aplicações "repetidas" de base:

1- Gentoo
2- Arch
3- provavelmente mais umas quantas

Alternativamente:

Perder algum tempo a gerir o sistema instalado.
O facto de virem instaladas aplicações indesejadas não implica que não possam ser removidas.

Quanto à questão de sacar os pacotes um a um, dificilmente se encontra hoje em dia um package manager que não retorne as dependências.
E são vários os que exportam listas para download através do wget (ou outro download manager qualquer) permitindo que os packages possam ser descarregados noutro PC que tenha ligação à net.

Não consigo programar para .NET. Existe Mono, mas acho que não dá para ir muito para lá do Hello World. E números de versões que começam por 0.xxx sempre me afugentaram.

Dá para ir além do Hello World.

Não consigo correr o linuxconf. Mas porquê? Porquê? Quem é que teve a ideia de acabar com isso?

http://en.wikipedia.org/wiki/Linuxconf <-- Aparentemente, obsoleto, mas pode ser que o Webmin resolva a questão.
De resto, cada distribuição tem a sua forma de gerir serviços, hardware e software.
Umas mais simples que outras, umas mais versáteis que outras, é escolher.

Nenhum sistema se administra sozinho, embora me pareça ser essa a solução ideal para a maioria das dificuldades referidas acima.

Linux conta com dificuldades no suporte por parte dos fabricantes de hardware, situação que apesar de ter vindo a ficar menos problemática com o passar dos anos, ainda continua a ser a principal "chatice".
De resto, em termos de soluções de software e métodos de administração, há sempre a necessidade de investir algum tempo e paciência, como em qualquer outra plataforma.

Embora haja quem, de muito boa vontade, queira fazer com que linux seja para todos, o que é facto é que não é e se por limitação do utilizador, não serve como solução, que se use Windows ou outra coisa qualquer, mais em conta...

The_True_Eue
12-03-2008, 16:34
Perder algum tempo a gerir o sistema instalado.
O facto de virem instaladas aplicações indesejadas não implica que não possam ser removidas.

Eu não quero perder tempo a remover aplicações. Se não as quero, não instalo. Se quero, instalo. É por isso que gosto do Arch.
Quanto à questão de sacar os pacotes um a um, dificilmente se encontra hoje em dia um package manager que não retorne as dependências.
E são vários os que exportam listas para download através do wget (ou outro download manager qualquer) permitindo que os packages possam ser descarregados noutro PC que tenha ligação à net.

Estupidez da minha parte.

Dá para ir além do Hello World.

Claro que dá. Eu estava a usar uma hipérbole (http://en.wikipedia.org/wiki/Hyperbole). E parece que estava errado. Da última vez que eu tinha experimentado a coisa estava bastante subdesenvolvida... Parece que fizeram um trabalho porreiro.

De resto, em termos de soluções de software e métodos de administração, há sempre a necessidade de investir algum tempo e paciência, como em qualquer outra plataforma.

Correcção: MAIS tempo e MAIS paciência.
Embora haja quem, de muito boa vontade, queira fazer com que linux seja para todos, o que é facto é que não é e se por limitação do utilizador, não serve como solução, que se use Windows ou outra coisa qualquer, mais em conta...
É isso mesmo que eu penso.

rpnetwork
14-03-2008, 01:15

A Apple trabalha com hardware muito próprio e muito deles What?? NVidia, ATI, Intel... não te diz nada? O que não consigo fazer em linux: -Ter som numa conexant com hda -Ter o compiz fusion e o gpu abaixo de 60º -instalar bons programas sem ter de instalar mais de 4 librarias

tmafcerqueira
14-03-2008, 15:29
A apple nao trabalha com nvidia ou com a ATI. Não ha drivers para OS X de placas graficas nao-Apple em lado nenhum

Marsupillami
18-03-2008, 21:41
Qualquer informático que se preze foge de ferramentas como o dreamweaver. É esta a minha visão. E o mesmo se aplica a Nvu's.

o melhor ide para programar html é um vim ou emacs, cheat sheet de html/css/php, e um bom manual.

Provavelmente vives num mundo demasiado "geek" (sem ofensa) para compreender a diferença de tempo que existe entre criar uma tabela com diversos row e colspans num editor WYSIWYG e num editor de texto. Claro que, de seguida me falas do tableless design, mas quem fala em tabelas fala, por exemplo em estilos, e na rapidez com que defines determinados estilos como border´s, margins, paddings, colors, whatever para determinado elemento (tipo divs). Quando se fala em DreamWeaver, não se fala necessariamente naqueles "INSERT RECORDS, REPEAT REGIONS, etc..", que exigem toneladas de código dispensável que facilmente se "coda" à mão com 3 ou 4 linhas. Aí sim, já se passa para a vista de código que muitos editores de texto devidamente artilhados conseguem igualar.

Sempre achei piada a quem diz que os "PRO´s" usam Notepads, VI´s e afins, mas esquecem-se que num ambiente real de trabalho, o tempo dispensado para determinada tarefa também interessa, e muito. Já para quem faz páginas por hobbie, ou simplesmente dá uns retoques no seu blog / CMSzito, será dificil compreender a diferença.

Dizer que o GIMP é idêntico ao Photoshop, é, no mínimo, ser pouco realista. O GIMP é uma excelente aplicação e um exemplo real de que um software grátis pode ser bastante capaz, mas o Phostoshop provem de uma das casas que mais evolução apresentou nestes dois anos, que, a maioria dos produtos que tem, são de qualidade exímia. Se assistissem a uma palestra da Adobe, então aí ficariam surpresos com o que a junção de todo a suite consegue e virá a conseguir fazer. A aquisição da Macromedia tornará toda a suite da Adobe ainda bastante mais poderosa, algo que um simples software de edição de imagem nunca o conseguirá. Aqui, apostaria mais em acreditar que a Adobe eventualmente desenvolva também para ambientes UNIX, do que estar a menosprezar um trabalho de tão elevada qualidade.

Já agora, existe alguma forma de aceder a terminais windows através de algo idêntico ao Remote Desktop, a partir de Linux? Pretendo utilizar mesmo o Remote Desktop, e não alternativas à base de software VNC, etc...

Black Wolf
18-03-2008, 22:09
Shockwave... Não sei se há se não mas não consigo meter a funcionar para o meu sobrinho jogar...

lolikapuxa
18-03-2008, 22:28
Sempre achei piada a quem diz que os "PRO´s" usam Notepads, VI´s e afins, mas esquecem-se que num ambiente real de trabalho, o tempo dispensado para determinada tarefa também interessa, e muito. Já para quem faz páginas por hobbie, ou simplesmente dá uns retoques no seu blog / CMSzito, será dificil compreender a diferença.

bem não posso dizer que neste momento estou num ambiente real de trabalho, mas posso-te dizer que durante 6 meses estive a trabalhar num projecto em php bem complicado, tudo junto ultrapassava as 60 000 linhas de código. Tudo feito apenas por mim. Durante esse tempo fui remunerado.

As minhas ferramentas foram, tal como te disse, o vim e um bom manual. O resto ia ver á net. Como trabalho muito proximo do código, posso dizer que o meu código é excelente, tudo com css. tableless e frameless. E mesmo que quizesse usar tabelas há milhentas formas de o fazer rapido no vim, eu pessoalmente usaria macros. Existe uma coisa chamada armazem de código, onde guardo tudo o que faço, para depois reutilizar.

Nunca na minha vida teria feito aquele projecto tão bom e tão rapidamente com um editor como o Dreamweaver.

Quando dizes que num ambiente real de trabalho não se pode usar o vim acho melhor consultares os melhores programadores do mundo, ou webdesigners neste caso.

ps: Já escrever no notepad...enfim...as pessoas que o fazem estão a perder muita productividade...é um erro!

Shockwave... Não sei se há se não mas não consigo meter a funcionar para o meu sobrinho jogar...
julgo que não há mesmo. pelo menos há uns tempos vi uma petição para a adobe fazer...

Black Wolf
18-03-2008, 22:38
julgo que não há mesmo. pelo menos há uns tempos vi uma petição para a adobe fazer...

Pois também me rendi que não havia... Não encontrei em lado nenhum... Dual-boot para estas coisas tem de ser...

Sahaqiel
18-03-2008, 22:56
Pois também me rendi que não havia... Não encontrei em lado nenhum... Dual-boot para estas coisas tem de ser...

Como assim não há em lado nenhum? Digam-me um jogo de shockwave que não consigam jogar. Eu instalei o firefox pelo wine (versão windows obviamente )e consigo ver flash e shockwave como se estivesse no Windows, mas talvez hajam algumas páginas mais complicadas.

Se os sites precisarem do IE para correr, aí já é outra história.

slack_guy
18-03-2008, 23:04
Já agora, existe alguma forma de aceder a terminais windows através de algo idêntico ao Remote Desktop, a partir de Linux? Pretendo utilizar mesmo o Remote Desktop, e não alternativas à base de software VNC, etc...

$ man rdesktop
NAME
rdesktop - Remote Desktop Protocol client

SYNOPSIS
rdesktop [options] server[:port]

DESCRIPTION
rdesktop is a client for Remote Desktop Protocol (RDP), used in a number of Microsoft products including Windows NT Termi-
nal Server, Windows 2000 Server, Windows XP and Windows 2003 Server.
.......

Marsupillami
19-03-2008, 01:34
$ man rdesktop
NAME
rdesktop - Remote Desktop Protocol client

SYNOPSIS
rdesktop [options] server[:port]

DESCRIPTION
rdesktop is a client for Remote Desktop Protocol (RDP), used in a number of Microsoft products including Windows NT Termi-
nal Server, Windows 2000 Server, Windows XP and Windows 2003 Server.
.......

Thankx slack ;)

destr0yer
19-03-2008, 01:44
Provavelmente vives num mundo demasiado "geek" (sem ofensa) para compreender a diferença de tempo que existe entre criar uma tabela com diversos row e colspans num editor WYSIWYG e num editor de texto. Claro que, de seguida me falas do tableless design, mas quem fala em tabelas fala, por exemplo em estilos, e na rapidez com que defines determinados estilos como border´s, margins, paddings, colors, whatever para determinado elemento (tipo divs). Quando se fala em DreamWeaver, não se fala necessariamente naqueles "INSERT RECORDS, REPEAT REGIONS, etc..", que exigem toneladas de código dispensável que facilmente se "coda" à mão com 3 ou 4 linhas. Aí sim, já se passa para a vista de código que muitos editores de texto devidamente artilhados conseguem igualar.

Dizer que o GIMP é idêntico ao Photoshop, é, no mínimo, ser pouco realista. O GIMP é uma excelente aplicação e um exemplo real de que um software grátis pode ser bastante capaz, mas o Phostoshop provem de uma das casas que mais evolução apresentou nestes dois anos, que, a maioria dos produtos que tem, são de qualidade exímia. Se assistissem a uma palestra da Adobe, então aí ficariam surpresos com o que a junção de todo a suite consegue e virá a conseguir fazer. A aquisição da Macromedia tornará toda a suite da Adobe ainda bastante mais poderosa, algo que um simples software de edição de imagem nunca o conseguirá. Aqui, apostaria mais em acreditar que a Adobe eventualmente desenvolva também para ambientes UNIX, do que estar a menosprezar um trabalho de tão elevada qualidade.

Totalmente de acordo. Não sou experiente com webdesign, mas a pouca experiência que tive só ajuda a concordar com o post acima. Exemplo foi para uma cadeira do ano passado, parte do trabalho consistiu fazer um site +- "artilhado". Pois no dreamweaver, fiz aquilo relativamente rápido e depois foi só ir ao notepad++ limpar e organizar o código, como por exemplo passar o javascript para ficheiros, em vez de ficar tudo espetado ao molhe (até facilita a reutilização, visto que um dos javascript era para efeitos de mousehover e afins e apenas 1 .js serve para todos os HTML's criados)

O speed-up do que seria fazer tudo A UNHA é tremendo e ajuda na aprendizagem. Os próprios profs recomendaram "vivamente" utilizar o dreamweaver para despachar isso e depois "limpar/arrumar" o código.

E sim, já utilizei o GIMP, é um bom software, mas não consigo me adaptar :D O photoshop é um vicio :lol:

neonl
19-03-2008, 12:14
Se eu fizesse tudo com WYSWYG, provavelmente, não me conseguia orientar com o Nvu/KompoZer mas como faço só o rudimentar com isto depois é pegar num editor de texto com syntax highlighting (e aqui em Linux/sistemas open-source no geral temos muitos e bons) como o SciTE e programar mesmo o site.

É verdade, porém, que nalgumas coisas (vulgo vídeo e imagem) não basta fazer texto para renderizar a posteriori, mas o profissionais da montagem de texto + imagem não usam WYSWYG, o problema é que poucos têm paciência para montar um trabalho grande com textos grandes, equações, imagens, tabelas, quebras, etc com um editor de texto (por muito bom que este seja) e syntax highlighting em *TeX, e talvez em ferramentas de edição muito user-friendly o GNU/Linux (repito, o open-source no geral) peque.

VuDu
19-03-2008, 12:25
Ora ai está, porque voces pensam que sites a nivel profissional é uma brincadeira num WYSIWUG qualquer...
Voces acham mesmo que um site de vendas online, um forum, ou algo equivalente se faz num frontpage?
Sites desse calibre, são feitos em application frameworks (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_web_application_frameworks), em que o trabalho é dividido por mais do que uma pessoa a trabalhar em simultaneo, em que quem trabalha no backoffice quase nem precisa de conhecimentos de html e cabe só à parte de design trabalhar com templates sem que tenha, necessariamente, de ter o site a funcionar.

O dreamweaver não deixa de ser um bom IDE, tem tudo o que um bom programador precisa, mas a nivel profissional fica-se por ai...
O photoshop, já me "fartei" de dizer, e tal como tu referiste agora... é um vicio. E tenho quase a certeza, que se não fosse a web tar atulhada de tutoriais para o photoshop que o pessoal estava espalhado plo gimp e outras tools gratis, porque para 98% dos utilizadores de computador, qualquer alternativa ao photoshop serve.

slack_guy
19-03-2008, 12:37
Os profissionais usam as ferramentas mais apropriadas - de entre as que têm ao seu dispor - para desempenhar a sua função.

O que me parece é que estás a confundir 'universos'. Um programador trabalha com linguagens de programação (e HTML não é uma linguagem de programação); um webdesigner trabalha com HTML+CSS+imagens. O webdesigner cria maquetes/templates, cria a forma; o programador encarrega-se de 'encher' com conteúdo e de interligar os vários componentes da aplicação.

Há casos (muitos) em que um site não exige programação, é apenas um conjunto de ficheiros HTML ao alcance de qualquer pessoa que disponha de ferramentas que substituam a falta de conhecimentos mais aprofundados. Não é uma questão de tempo, é uma questão de conhecimento, ou de falta dele.

Marsupillami
19-03-2008, 13:53
slack, limitei-me a, apresentar o meu ponto de vista em relação a ....

Independentemente do HTML ser um markup, ou uma linguagem de programação (algo que não está sequer em questão), o seu desenvolvimento, em conjunto com o CSS associado aos estilos, é bastante facilitado e executado num menor espaço de tempo quando apoiado por um editor WYSIWYG. Custa-me a acreditar que assim não seja, dependendo também, claro, da complexidade inerente à implementação do design. Já falando da programação propriamente dita, como disse, o DreamWeaver dispõe de um editor de código, vulgar, idêntico a um qualquer editor de texto munido com indexes das funções / color-coding, etc... Se se adopta uma framework para esta fase, ou um simples editor tipo o referido VIM, já é outro caso, que também julgo não estar em discussão.

Evidenciando as 2 a 3 fases que constituem a elaboração propriamente dita de uma aplicação web...

Na fase de design, adopta-se uma ferramenta elegida pelo designer e/ou indicada pela empresa, na, maioria dos casos, o Adobe Photoshop, Adobe Flash, Adobe After-Effects, etc... tudo software que não corre sobre Linux (nativamente, pelo menos, que tenha conhecimento).

Na fase de elaboração do markup, que poderá ser desempenhada pelo designer ou programador (depende da forma como a empresa está organizada, já que, ao nível de conhecimento geralmente ambos têm essa capacidade). Para esta fase, um editor WYSIWYG não me parece ser dispensável (uma vez mais, independentemente de ser o DW, NVU, ou outro qualquer). Existem bons editores WYSIWYG para Linux, como o referido NVU. No entanto, experimenta abrir um ficheiro .psd, com layer effects, no GIMP, e verás que o resultado não é idêntico. Indirectamente, a escolha do Adobe Photoshop na fase anterior, inviabiliza a possibilidade de escapar ao Windows / MacOS nesta fase, independentemente de ser o programador ou o designer a "cortar" o site e a elaborar o seu markup.

Por fim, a fase de programação, já possibilita sim, a adequação de um software, tipo a framework da Zend, que é excelente para desenvolvimento web e funciona perfeitamente sobre Linux.

Ora ai está, porque voces pensam que sites a nivel profissional é uma brincadeira num WYSIWUG qualquer...
Voces acham mesmo que um site de vendas online, um forum, ou algo equivalente se faz num frontpage?
Sites desse calibre, são feitos em application frameworks, em que o trabalho é dividido por mais do que uma pessoa a trabalhar em simultaneo, em que quem trabalha no backoffice quase nem precisa de conhecimentos de html e cabe só à parte de design trabalhar com templates sem que tenha, necessariamente, de ter o site a funcionar.

VuDu, Frontpage != Dreamweaver. Não são equiparáveis, embora sendo ambos editores WYSIWYG comerciais. O problema do FrontPage é a adição de código completamente dispensável, algo que não acontece no DreamWeaver. No DreamWeaver podes inclusive configurar certos aspectos em relação à forma como queres o markup elaborado.

Quanto ao Photoshop, enquanto considerado como aplicação isolada, tem efectivamente um concorrente de peso... o GIMP. Se for considerado inserido em toda a suite Adobe, não me parece ser adequado sequer considerar que o GIMP o pode substituir para fins profissionais ligados ao webdesign, e muito menos quando considerados trabalhos de design profissional.

Gostava também de ter testemunhos reais de empresas ou particulares que trabalhem, profissionalmente, na àrea do webdesign sobre o GIMP (independentemente de ser Linux ou Windows), e ver alguns resultados desse trabalho.

metralha761
20-03-2008, 06:57
Quanto a guerra photoshop gimp, na minha opinião, o photoshop é mais usado pq ... os profissionais usam e está á mão de semear.

Como distinguir um profissional de um não profissional? Não sei, mas o certo é q o gimp tem um potencial mt grande, e quando explorado faz grande mossa ao photoshop, mas uma coisa é certa, não se pode fazer as coisas á photoshop no gimp, há q procurar a equivalencia.

Há duas coisas certas, o ultimo grito do photoshop, aquelas opções e extras colocados q ninguem ainda sabe usalas, ainda nao existe no gimp. Nem existem empresas dedicadas a criar plugins para o gimp como as q há para o photoshop. Basta precisarmos desse plugin q só temos duas soluções, procuramos um plugin similar para o gimp ou usamos o photoshop.

Eu uso o gimp algum tempo, e serve para o q faço e ainda tou longe de utilizar td o seu potencial.

On topic, algo q falta no linux é de um editor de video, existe o cinelerra, mas tive problemas a instalar este pacote no ubuntu e andei a compilar coisas, tb fiz o update para a versao 7.10 q correu mal pelo meio. Agora devez em quando o sistema congela por completo, incluindo o kernel. Deixei ter possibilidade de testar o cinelerra :(

esquiso
20-03-2008, 11:34
Gostaria de vos lembrar que a thread é sobre o que não se consegue fazer em GNU/Linux e não se o Photoshop é melhor que o GIMP ou se os programadores que usam WYSIWYG fazem um melhor ou pior trabalho que os que usam o vim ou o notepad.

eXcept
20-03-2008, 13:00
Pode parecer uma necessidade muito básica, mas a única coisa que me falta é um substituto decente do Outlook, que se ligue ao Exchange e sincronize decentemente todos os itens. Não, o evolution não é, de forma alguma, solução.

DingoMD
20-03-2008, 13:12
Pode parecer uma necessidade muito básica, mas a única coisa que me falta é um substituto decente do Outlook, que se ligue ao Exchange e sincronize decentemente todos os itens. Não, o evolution não é, de forma alguma, solução.

E Thunderbird (http://www.mozilla-europe.org/pt/products/thunderbird/)? Até tens aqui umas instruções (http://www.downloadsquad.com/2007/03/30/howto-thunderbird-and-ms-exchange-server/) de como por a dar o que queres (suponho eu que seja isso)

esquiso
20-03-2008, 13:16
Thunderbird? Claws Mail? Até mesmo Mutt ou o Alpine? Nada disto funciona bem com o Exchange?

rpnetwork
20-03-2008, 13:38
Não consigo instalar com um disco SATA da Seagate: Barracuda 7200.7 (ST3200822AS)

eXcept
20-03-2008, 15:37
E Thunderbird (http://www.mozilla-europe.org/pt/products/thunderbird/)? Até tens aqui umas instruções (http://www.downloadsquad.com/2007/03/30/howto-thunderbird-and-ms-exchange-server/) de como por a dar o que queres (suponho eu que seja isso)

Thunderbird? Claws Mail? Até mesmo Mutt ou o Alpine? Nada disto funciona bem com o Exchange?

Aí trabalhas sobre IMAP. Funciona para o mail, mas não para o resto do Groupware ( contacts, tasks, calendar, etc )

XeniX
24-03-2008, 00:13
Eu não consigo ficar suficientemente frustrado ao ponto de ficar amuado e a questionar-me da minha falta de sorte, ao mesmo tempo que dou pontapés no pc.
O windows é sem dúvida excelente no que toca a stressar.

Ah! já agora: eu não consigo por o meu supermodem icedata 500 da oni a funcionar no ubunto.

Bad_Cop
04-04-2008, 02:10
bom, ainda não tinha postado nada aqui porque simplesmente tinha conseguido fazer tudo o que pretendia (porque sabia à partida que jogar "não era possivel"), a maioria das vezes simplesmente googlando.

neste momento não consigo duas coisas:

- ter o opera a funcionar decentemente com flash (usar firefox não é opção). neste momento estou a usar a beta 9.5b que resolve "mais ou menos" o problema do flash mas tem ainda muitos bugs. honestamente deixa-me chateado.

- fazer undervolt ao meu pentium M 740. já googlei qb mas ainda não consegui fazer undervolt (apesar de não contar com a simplicidade com que o faço no windows - nhc - contava conseguir faze-lo).

já agora, há algum programa compativel com o formato nativo do logic/design works? .cct, salvo erro.

gatohumano
05-04-2008, 15:34
Isso do flash no opera não funcionar bem é so regressar a versão anterior.
Eu não consigo apanhar virus e spyware.

SpikeDaCruz
09-04-2008, 12:18
Jogos.

aluminium23
09-04-2008, 12:47
Neste momento, não consigo ter o Opera com bom aspecto, nem ter o Python2.5 a funcionar correctamente em Debian.

FullDevr
09-04-2008, 15:09
Não consigo que ele seja menos bonito que o Vista ou XP [Beryl + Costumised Splash Screen and GDM screen + AWN e um wallpapper bonitinho fazem milagres ;)]

InforMed
09-04-2008, 21:08
Neste momento, não consigo ter o Opera com bom aspecto, nem ter o Python2.5 a funcionar correctamente em Debian.

Qual o problema do opera! Eu gosto do aspecto do meu!

http://img441.imageshack.us/img441/7735/capturaecralc9.th.png (http://img441.imageshack.us/my.php?image=capturaecralc9.png)

aluminium23
09-04-2008, 21:34
Qual o problema do opera! Eu gosto do aspecto do meu!

http://img441.imageshack.us/img441/7735/capturaecralc9.th.png (http://img441.imageshack.us/my.php?image=capturaecralc9.png)
Esse já está com um aspecto mais polido.

InforMed
09-04-2008, 21:57
Esse já está com um aspecto mais polido.

Utilizei o tema e toolbar daqui... http://tiaurus.deviantart.com/art/Opera-Tango-Pinspire-27898608... depois mudei para o tema Ubuntu no opera skins http://my.opera.com/community/customize/skins/info/?id=7218 mantendo a tollbar anterior!

Quantos às fontes... por vezes o opera fica com as fontes desfocadas: Basta ir à pasta do opera editar o ficheiro opera6.ini e onde tens User Prefs colocas uma linha como a seguinte:

Enable Core X Fonts=0

Espero que ajude!

PedroPereiraStr
10-04-2008, 01:54
eu nao consigo fazer import java.util.Scanner no Eclipse (java)em qualquer das versoes mais recentes dos linuxes (ubuntu, leni).

Alguem tem solucoes?

Cumps

Baderous
10-04-2008, 02:00
eu nao consigo fazer import java.util.Scanner no Eclipse (java)em qualquer das versoes mais recentes dos linuxes (ubuntu, leni).

Alguem tem solucoes?

Cumps

Instalar o JDK6. (sun-java6-jdk)

nazariy
11-04-2008, 23:29
Para alem de não conseguir ver aquela barra horrível que diz "Start" e que tem 4 corres ao lado? eeeeeee.... Jogar?
Nada.
Wine corre as mil maravilhas e também os programas nativos não faltam :P

AndreAPL
12-04-2008, 01:03
Mais uma vez relembro, dúvidas não estão no intuito deste tópico ...

dalailama
14-04-2008, 23:01
Não consigo instalar o flash player no opera

Morpheus
15-04-2008, 02:45
é possível jogar um Crysis? o Warhammer 40k por exemplo? o C&C3?

Eu gosto de linux mas realmente nunca consegui correr nada q n fosse especifico pra Linux... mesmo tendo o Wine instalado...

slack_guy
15-04-2008, 11:09
Eu gosto de linux mas realmente nunca consegui correr nada q n fosse especifico pra Linux
A verdade é que quase tudo o que corres em Linux não é específico para Linux ;-)

petersaints
15-04-2008, 15:56
Para quem joga (ou tenha uma aplicação mesmo must-have, AutoCAD por exemplo) o melhor é mesmo dual-boot.

Eu pelo menos tenho agora no desktop Linux e no laptop tenho Windows... Também porque o laptop é melhor para jogos e como é trabalho meto lá qualquer aplicação que necessito mesmo em Windows.

Mas Linux já serve perfeitamente para qualquer utilizador comum. Só para especificidades é que o Windows continua a "chatear".