View Full Version : Validação de campos em VB6

U_Q
21-12-2007, 00:30
Boas psl!

Tou a fazer um prog em Visual Basic 6, e tenho uns formlários pa preencher. Eu gostava d saber como é que faço a validação dos campos. Por exemplo, tenho uma textbox "txtQuantidade" e eu quero que os valores introduzidos só sejam números e se forem introduzidos letras e/ou símbolos não acontece nada. E já agora, se me puderem ajudar, gostava de limitar os caracteres introduzidos numa textbox.

Brigadao!!!! Hasta!!!!

[Python]
21-12-2007, 08:04
Ora então deixa lá ver se te consigo dar alguma ajudinha :)

1º Ponto (Só aceitar números) - Através de código podes facilmente contornar esta situação utilizando file:///C:/DOCUME%7E1/NB14945/LOCALS%7E1/Temp/moz-screenshot.jpgIsNumeric (txtquantidade)...ficaria uma coisa semelhante a isto

If IsNumeric (txtquantidade) = false Then
Msgbox "Para este tipo de campos só são aceites números", vbexclamation, app.title
txtquantidade.text = ""
txtquantidade.setfocus
exit sub
else
[Aqui farias as operações que necessitas]
end if

2º Ponto (Limitar o numero de caracteres) - Trabalha com o MaxLenght. Só tens de atribuir um valor ao objecto na propriedade MaxLenght. Por exemplo
txtquantidade.MaxLenght = 10

Neste caso só iriam ser permitidos 10 caracteres

Espero ter ajudado

MIRS
21-12-2007, 20:57
Para ser possível inserir apenas números nos campos podes recorrer a ASCII, por exemplo:

Private Sub txtQuantidade_KeyPress(KeyAscii As Integer)
If (KeyAscii < Asc("0") Or KeyAscii > Asc("9")) And Not (KeyAscii = 8 Or KeyAscii = Asc(".")) Then
Beep 'o beep é opcional
KeyAscii = 0
End If
End Sub
Penso que é isto o que tu querias.

Cumps

U_Q
21-12-2007, 23:33
Fui pelo ASCII, mas brigadao aos 2!!

Cumps!