View Full Version : ROUTER, qual comprar, como funciona

Bild
20-12-2007, 17:26
Boas..
Preciso de um router para partilhar internet para 3 pcs. e preciso router? certo? o switch nao da?

Eu quero compar mas nao sei qual e como funciona alguns routers a nivel de portas.

Existem os que teem 4 Rj45 mais 1 Rj11 e o que penso que e melhor, mas posso estar enganado.
Penso isto porque a Rj11 substitui o modem. e destes não encontro.

E existem os 4 Rj45 mais 1 Rj45, gostava de saber como funciona isso?

Sera que e assim:
Ligo o cabo de rede do pc que tem net para a porta Rj45 do router e os outros pc´s ja dispoem de internet???

Ou seja expliquem-me se faz favor como partilho net por 3 pc's que tenho em casa, o router nao e preciso ser wireless.

Agradeço as vossas respostas

Cumps

FutureNeo
20-12-2007, 18:52
Muito rapidamente e numa explicação básica:

Vais ligar o teu modem ao router e este por sua vez aos PC.
Já está! Tens net nos 3 PC!
(Se estiver tudo em DHCP, não deves ter problemas!)

Nota: Existem muitas threads no fórum sobre este assunto

O meu router: WRT54-GS
:kfold:

Bild
20-12-2007, 23:23
mas se tiver com 4 Rj45 + 1 Rj45 tb da? certo?

Skywatcher
21-12-2007, 01:48
as 4 RJ45 juntas (LAN) são para ligar aos PCs, a RJ45 isolada (WAN) é para ligar ao modem, como o FutureNeo te disse.

Bild
21-12-2007, 09:57
entao mas como ligo o modem ao router?
se a saida do modem e USB e a entrada e RJ45?

o que deve ser e k o modem liga ao meu pc e ligo a Rj45 WAN tambem e depois as outras Rj45 LAN ficam com net???
certo?? ou errado?

Cumps

Bild
21-12-2007, 10:07
e ja agora se der assim, qual compro???

dos bons e baratos...lol

cumps

T0utatis
21-12-2007, 12:09
Pelo que percebi tens um modem ADSL que se liga ao PC por USB.

Se for o caso, mais vale pores o modem de lado e comprares um router que já traga modem incorporado. Ligas a linha telefonica ao router e depois ligas os PCs todos ao router por cabo ethernet. A vantagem é teres sempre ligação à internet independentemente de qual pc esteja ligado.

Vê aqui (http://www.chiptec.net/index.php?catid=25&subcat=285&pagina=0&order=preco) um exemplo, o segundo mais caro que ali está já suporta adsl e adsl2+. Tive um router destes mas era apenas adsl e nunca me deu chatices com uma ligação de 2Mbps à clix.

Skywatcher
21-12-2007, 15:20
Com modem USB não vais longe, de facto.
Ou compras modem ethernet (RJ45), ou, se ainda não compraste o router compra uma Gateway ADSL (Router+Modem), que em vez de ter a porta RJ45 WAN (para o modem) tem uma RJ11 para linha telefónica e tem modem incorporado.

Bild
21-12-2007, 18:09
entao, o melhor e um router com modem, ou seja porta Rj11?

entao e router ADSL wireless, qual me aconselham?

cumps

Skywatcher
21-12-2007, 19:11
Depende de quanto estejas disposto a gastar. Se tiveres orçamento para chegar aos 3 dígitos (100€), US Robotics ou DrayTek
Se quiseres algo mais em conta, Asus, Linksys, D-Link.

Bild
21-12-2007, 20:39
ya, mas podes me dar tipu o nome completo de dois porvolta dos 100€ e dois mais baratos???

cumps

roque66
21-12-2007, 21:43
olha...eu tenho um router asus W500GP e é excelente...é wireless, tem 4 entradas rj45, 2 portas usb pra ligar impressora e disco rigido externo...é facil entendimento na configuração...simplesmente impecavel...há 5 meses dei 125€ por ele, agora nao sei quanto é...partilho a net com um portatil sem qualquer quebra de velocidade...:009:

T0utatis
21-12-2007, 21:49
olha...eu tenho um router asus W500GP e é excelente...é wireless, tem 4 entradas rj45, 2 portas usb pra ligar impressora e disco rigido externo...é facil entendimento na configuração...simplesmente impecavel...há 5 meses dei 125€ por ele, agora nao sei quanto é...partilho a net com um portatil sem qualquer quebra de velocidade...:009:

O WL-500gP não tem modem adsl, mas o WL-600g já tem.

tonebiclas
21-12-2007, 21:59
acho que nao adisseste...tens net ADSL ou por cabo?
se tiveres net ADSL compra um router com modem incorporado....se tiveres net por cabo tens de ter o modem e router.
tenho um WRT54GS e tou bem contente.....lan de 2 dias sempre a bombar a altas velocidades.....

Skywatcher
21-12-2007, 23:11
ya, mas podes me dar tipu o nome completo de dois porvolta dos 100€ e dois mais baratos???

USRobotics 9108(A), Draytek Vigor 2700Ge (o 2800 a diferença é que também suporta RDIS ao mesmo tempo que analógico, o que não te deve interessar).

Asus WL600g, LinkSys WAG200G, D-Link DSL-G684T

Com qualquer um destes ficas bem servido (há muitas outras opções, claro). A diferença estará sobretudo na capacidade de processamento o que determina quantas ligações ao mesmo tempo o router consegue gerir (particularmente importante para p2p). São todos com wireless g.

Um abraço,

Bild
22-12-2007, 10:42
acho que nao adisseste...tens net ADSL ou por cabo?
se tiveres net ADSL compra um router com modem incorporado....se tiveres net por cabo tens de ter o modem e router.
tenho um WRT54GS e tou bem contente.....lan de 2 dias sempre a bombar a altas velocidades.....

ya a minha net e ADSL...

cumps

Bild
24-12-2007, 09:23
o que acham deste router??

Wireless, Annex A (Analógico) ADSL Modem Integrado Firewall Gateway w/ 4-Port Switch 802.11g

cumps

jpsfs
24-12-2007, 11:18
o que acham deste router??

Wireless, Annex A (Analógico) ADSL Modem Integrado Firewall Gateway w/ 4-Port Switch 802.11g

cumps

Boas!

O que referiste não é um router, isso são as configurações de quase dos os modem/routers do mercado.

Procura um Linksys, por exemplo, que ficas bem servido.
Gosto mt dos routers Asus, tenho o Wl500gP, mas o Wl600g não funcionado muito bem nas linhas portuguesas.

Cumpz jpsfs

Bild
24-12-2007, 11:21
isto e um router linksys

cumps

Dan-.
24-12-2007, 14:40
boas,

Esqueceste-te de referir o modelo do router mas pela descrição tem todas as funcionalidades que precisas. No meu caso tenho um SMC7904W e nunca me deu problemas... Consigo ter net nos 2 pc cá em casa e ainda 1a rede wireless pra psp :D

A unica coisa k me irrita é ter que ligar o computador que tenho no escritorio smp k quero imprimir alguma coisa do outro pc pois a impressora está ligada ao primeiro por USB. Portanto se arranjares 1 router com porta USB ainda ficas melhor servido. :016:

cumps

Bild
24-12-2007, 18:44
Este Tem Usb..

Lol..

Ok Vou Comprar Este

Cumps

Wishes
25-12-2007, 18:29
Viva!

Eu neste momento uso net por cabo, mas nao sei se futuramente irei usar por adsl...

será incompativel a compra de um com modem que desse para a adsl e tb que desse para o cabo, usando obviamente neste ultimo caso o modem de cabo?

se sim qual o modelo mais aconselhado? na casa dos 100e

Skywatcher
27-12-2007, 02:41
Com modem incluido, não conheço nenhum com entrada Wan, logo não poderias usar o modem cabo.
Compra um router normal e depois no futuro se vieres a trocar para adsl compra um Modem ADSL RJ45 e liga-lo ao modem.

Bild
27-12-2007, 09:37
Boas... novamente,

e ja agora sabem me dizer o k tenho de fazer depois de adquirir o router, como meto os computadores a aceder a interneet???

Que configs tenho de fazer???

Expliquem-me como se fosse mt burro..lol

cumps

PCC
27-12-2007, 09:47
Viva!

Eu neste momento uso net por cabo, mas nao sei se futuramente irei usar por adsl...

será incompativel a compra de um com modem que desse para a adsl e tb que desse para o cabo, usando obviamente neste ultimo caso o modem de cabo?

se sim qual o modelo mais aconselhado? na casa dos 100e

Tens Modem/Router com WAN, por exemplo os Fritz Box e os Draytek (Bastante caros) só são uns exemplos mas de certeza que tens outros que permitem fazer o mesmo.

Cumps,

PCC

Purex
27-12-2007, 13:49
Boas!

O que referiste não é um router, isso são as configurações de quase dos os modem/routers do mercado.

Procura um Linksys, por exemplo, que ficas bem servido.
Gosto mt dos routers Asus, tenho o Wl500gP, mas o Wl600g não funcionado muito bem nas linhas portuguesas.

Cumpz jpsfs

Não tem funcionado bem no CLIX, de facto existem problemas com esse ISP, o que se resolve com alteração de firmware. No Sapo fiquei com a ligação configurada em 5 minutos e diga-se de passagem que o WL-600G é uma maquinão que se aguenta com torrents e emule ao mesmo tempo em 2 PC´s.

Cumps !

Wishes
27-12-2007, 16:41
Tou a pensar adquirir um Asus 500G Premium pa partilhar a netcabo cá em casa, gostei dakelas funcionalidades usb!!

Fico bem servido por este preço? Ou encontrava melhor para os 95e?

Bild
27-12-2007, 17:30
eu vou comprar um Linksys mt fixe, com usb, modem e wirless, por 90€

Cumps

Purex
27-12-2007, 17:40
Tou a pensar adquirir um Asus 500G Premium pa partilhar a netcabo cá em casa, gostei dakelas funcionalidades usb!!

Fico bem servido por este preço? Ou encontrava melhor para os 95e?

Considerando que poderás ter Download Master ( Downloads com o PC desligado ), print server e FTP Server...aliado á fiabilidade da ASUS..penso que é a escolha mais que acertada.

Ou então este modelo WL-500GP Premium que é quase igual e tá mais barato 78,99€

http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=25259&cat=1997

Edit: agora fiquei baralhado, não sei se serão o mesmo router...

Cumps !

Wishes
27-12-2007, 18:26
O download master nao me interessa mto, pois nao costumo puxar praticamente nada da net, o objectivo seria sim usufruir do seu contexto quase media center e de rede, permitindo usar uma impressora/disco externo e poder aceder de qq pc dentro da casa/pda/telemovel/consola :)

Ainda assim será a melhor escolha?

Ja agora, a consola sera a PS3, e eventualmente com o Yellow Dog linux instalado, será que é compatível com este router, isto é, permitindo aceder a impressora e disco externo? Pergunta leiga tlv... :)

Nuts
31-01-2008, 01:42
Já agora que me dizem do Fritz 7170??

O meu velhinho DLink 614+ limita-me a largura de banda a cerca de 11 Mbps qdo o meu tarifário é de 24 Mbps.... Fiz os testes sem router e de facto duplicou....

Alguém me pode ajudar? É que as funcionalidades VoIP e de Central Telefónica parecem-me mtooooo interessantes.

Acham que vou ter esta mm limitação de velocidade e já agora probs em P2P

mr.bohemia
07-02-2008, 00:06
Vou aproveitar esta thread, em vez de criar uma só para isto:

- Para partilhar uma ligação por cabo (cabovisão) qualquer router serve, desde que não tenha modem integrado?

- Há algum problema de maior em optar por routers baratos (considerando que não é wireless)?

T0utatis
07-02-2008, 16:47
Se quiseres partilhar apenas a rede até podes comprar um switch que é mais barato. Compras um switch de 8 portas 10/100Mbps novo por menos de €15. Não trás é funcionalidades nenhumas nem sequer firewall mas como tens o modem antes em principio não há problema.

Depois é ligares:

ISP <-> cable-modem <-> cabo ethernet <-> switch/router <-> cabos ethernet <-> 1 a 8 computadores

mr.bohemia
07-02-2008, 22:34
Quando te referes a partilhar a rede, referes-te a partilhar internet e ficheiros ou só ficheiros? Tinha ideia de que para partilhar internet teria de ser um router, pois um switch não gere os diferentes IP's ou algo do género.

NooZes
07-02-2008, 22:37
Se quiseres partilhar apenas a rede até podes comprar um switch que é mais barato. Compras um switch de 8 portas 10/100Mbps novo por menos de €15. Não trás é funcionalidades nenhumas nem sequer firewall mas como tens o modem antes em principio não há problema.

Depois é ligares:

ISP <-> cable-modem <-> cabo ethernet <-> switch/router <-> cabos ethernet <-> 1 a 8 computadores

Tens mesmo a certeza? :-)

T0utatis
07-02-2008, 22:56
Quando te referes a partilhar a rede, referes-te a partilhar internet e ficheiros ou só ficheiros? Tinha ideia de que para partilhar internet teria de ser um router, pois um switch não gere os diferentes IP's ou algo do género.

Uma hub é que não gere IP's e simplesmente replica a informação que recebe para todas as saidas, o que torna o desempenho da rede mau se andares a transferir grandes volumes de informação em simultaneo entre varios pcs na rede.

Tens mesmo a certeza? :-)

Tenho um conhecido com um cable-modem da netcabo ligado a um switch de 8 portas da SMC, e tem lá ligados o PC e a xbox, e aquilo funciona.

Certezas tenho algumas, mas sou um aprendiz nesta àrea, venham esclarecimentos. :D

EDIT: estive a falar com o conhecido, e ele já teve o PC, um portatil e a XBOX ligados ao switch em simultaneo, e com todos a aceder à internet tranquilamente.