View Full Version : Windows vista em pc Vaio

NVRSystem
20-12-2007, 18:17
Caros colegas, (se não for o sitio correcto peço que o coloquem em tal)

Tenho 1 Sony Vaio, com o expectacular windows Vista (ainda n chegou o dispa) e estou com 1 duvida dakelas que nem no centro de apoio me ajudaram.
É o seguinte, como o vista come o pc todo e eu não gosto dele nem pintado, como faço para fazer tipo um gost do que tenho no pc, de modo a poder formatar, (mandar o vista aos pardais) e enfiar o xp, e mais tarde se me apetecer voltar a colocar o Vista original que vinha com o pc, com as ferramentas todas da vaio que tenho.

Se alguém poder ajudar agradeço, é que tou farto de ter 1,2GB de ram a serem comidos pelos processos windows, quando o xp come muito menos...

act:
O vaio em questão é um VGN-FZ19VN.
a partição original da sony está cá, unidade invisivel no windows de 10 GB

CHKA
20-12-2007, 22:22
1º Que Vaio é que tens?

2º Se não tiveres apagado a partição de recuperação é facilimo voltar a pôr o portátil tal como era em novo, F10 na bios, salvo erro e fazes recovery.

Vais ter um bocado de trabalho em encontrar drivers XP para pôr tudo a funcionar direitinho.

Não percebo como é que o teu Vista come tanta memória, eu depois do boot tenho 1.3GB livres.

BTW o recovery apaga-te os teus ficheiros pessoais todos, faz backup do que queres guardar, instalas o XP como se duma instação normal se tratasse.

NVRSystem
21-12-2007, 04:47
Pelo que referes posso fazer format c: e instalar o xp, que isto fica ok, basta depois se me der na telha ir buscar a partição que diz recovery no menu "F10", para reinstalar o vista tale qual como vinha, certo?

Já agora como posso fazer um backup da recovery partition? para o case de vir a trocar de disco por um maior?

Off:

o mais engraçado é que telefonei para assistência Sony de lisboa e apareceu-me um brasileiro a dizer que não podiam fazer nada, que o software vaio é especifico, (isso já eu sei que o k os Vaios trazem pouco têm igual), nem referiu a partição de recovery nem nada, mesmo para despachar, ou não sabia, ou não quis saber. enfim. o que vale é haver fóruns com pessoas prontas a ajudar

Crisis
21-12-2007, 11:27
Já agora como posso fazer um backup da recovery partition? para o case de vir a trocar de disco por um maior?

R: Ver o manual. Deves de ter uma ferramenta instalada que te grava a partição escondida para 2 dvd.

Quanto a tua outra duvida nos foruns do clube vaio costuma haver sempre posts que te ensinam a fazer isso (vista->xp, xp->vista), para o meu vaio FE21M ja la vi, é uma questão de procurares, estou certo que encontras, boa sorte.

Cumprimentos

sotokai
21-12-2007, 13:10
Cria uma partição no disco e passa para lá os teus documentos, ele no recovery só te vai apagar o C e repõe tudo como veio de origem...

LeeMan
21-12-2007, 13:23
Não vai ser fácil. Os drivers dos Vaio que têm originalmente Vista para XP são manhosos de arranjar e os próprios vaios são um pesadelo em termos de compatibilidade. Desde problemas com active sync até ao cúmulo do Vaio ser incompatível com a própria dockstation da Sony, há uma série de problemas assombram proprietários.

Daqui para frente só Dell.

Crisis
21-12-2007, 14:40
Não vai ser fácil. Os drivers dos Vaio que têm originalmente Vista para XP são manhosos de arranjar e os próprios vaios são um pesadelo em termos de compatibilidade. Desde problemas com active sync até ao cúmulo do Vaio ser incompatível com a própria dockstation da Sony, há uma série de problemas assombram proprietários.

Daqui para frente só Dell.

Sim vai ser complicado de arranjar drivers em condições se vais mudar o SO, cumulo dos cumulos, o bluetooth stack do meu vaio é da... toshiba..

CHKA
21-12-2007, 18:09
O que vale é que o C1Z que trazia Windows XP media center é quase idêntico ao meu C2Z, os drivers foram simples de arranjar...

A única coisa que notei enquanto tive Vista, foi que a bateria tem tendência a durar ligeiramente mais, tirando isso...

NVRSystem
24-12-2007, 00:56
R: Ver o manual. Deves de ter uma ferramenta instalada que te grava a partição escondida para 2 dvd.

Quanto a tua outra duvida nos foruns do clube vaio costuma haver sempre posts que te ensinam a fazer isso (vista->xp, xp->vista), para o meu vaio FE21M ja la vi, é uma questão de procurares, estou certo que encontras, boa sorte.

Cumprimentos

em questão a ferramenta fiz 3 dvd's, 2 que supostamente são system recovery e 1 que é aplication recovery do determinado vaio, pelo que fico naquela isto é suficiente? se formatar o pc e enfiar os dvd's ele vai ficar como vinha? para mim é-me estranho terem acabado com os cd's/dvd's que vinham com os pc's, ai sim eu sabia que aqueles iam funcionar, mas eu como sou um bocado medroso com o que não sei ou desconheço, se fosse uma portatil antigo como tenho 1 nem ligava, o outro que tenho nem cds originais tenho ainda bomba, agora este é novo e azar dos azares detesto o vista >( não posso com ele nem por nada, mas tenho de gramar com ele porque vinha no pc.

Crisis
24-12-2007, 11:53
Sim, os dvd's servem para reinstalares o SO tal qual como vem de fabrica ou então para restaurares a partição escondida, mas não faças como eu, que ja tive 2 vaios e das duas vezes fiz os DVD e andei com eles na mala ate se riscarem ao ponto de nao se conseguir ler.. :P Por acaso não sei se a sony tambem aderiu ao downgrade do Vista para o XP que a microsoft teve a fazer, mas informa-te pode ser que tenhas sorte ;)

Cumprimentos e boas festas

Provenzano
25-12-2007, 21:10
eu também tenho um vaio e estou a precisar de formatar.. pela partição é possível? não desapareçam os programas que já trazia de origem tipo photoshop, norton, blablabla?

boas festas

NVRSystem
27-12-2007, 03:33
eu também tenho um vaio e estou a precisar de formatar.. pela partição é possível? não desapareçam os programas que já trazia de origem tipo photoshop, norton, blablabla?

boas festas

Pelo que os colegas dizem se tiveres a partição recovery (quando carregas em F8 no inicio) ele fica tal e qual quando veio da loja

Lord_MerlliN
27-12-2007, 12:38
Eu gostaria era de deixar o Vista como está e criar um dual Boot com o XP. mas sem formatar o disco.
É possivel?
Tenho um Vaio FZ21M.
Estou com MUITAS dificuldades em conseguir instalar a net da vodafone e n csg.
Já actualizei o firmware da connect box e mesmo assim n csg. já me disseram que o vista bloqueia os acessos a determinados perifericos nas portas usb, n sei se é verdade.
Por isso é q queria instalar o xp, pq n tenho esse prob.