View Full Version : Memoria Ram detectada por Win Vista Ultimate 64

Stankian
18-12-2007, 23:30
Boas
Eu tenho uma motherboard Asus P5LD2 VM-DH ,e 4x 1GB kingston DDR667 instalados no meu PC!
O que acontece é que tenho o windows vista 64 bits instalado no meu sistema e tanto a BIOS km o windows apenas me detectam 3.2Gb,em vez dos 4GB que tenho instalados e supostamente deviam ser detectados,sendo que este caso só devia suceder nos sistemas de 32bits (corrigam-me se tiver enganado)
Se realmente tiver certo e isto for um problema,agradecia se me pudessem dar opniões do que realmente esteja ou possa estar errado com o meu sistema,talvez algo mal configurado na BIOS,ou no proprio windows,ou kk outra coisa n sei...

Obrigado desde já!
Abraço

m.almeida32
18-12-2007, 23:35
Boas
Eu tenho uma motherboard Asus P5LD2 VM-DH ,e 4x 1GB kingston DDR667 instalados no meu PC!
O que acontece é que tenho o windows vista 64 bits instalado no meu sistema e tanto a BIOS km o windows apenas me detectam 3.2Gb,em vez dos 4GB que tenho instalados e supostamente deviam ser detectados,sendo que este caso só devia suceder nos sistemas de 32bits (corrigam-me se tiver enganado)
Se realmente tiver certo e isto for um problema,agradecia se me pudessem dar opniões do que realmente esteja ou possa estar errado com o meu sistema,talvez algo mal configurado na BIOS,ou no proprio windows,ou kk outra coisa n sei...

Obrigado desde já!
Abraço

ja actualizaste a bios?

Stankian
18-12-2007, 23:48
Desde ja obrigado pela resposta!
Neste momento não me encontro em casa,mas irei experimentar fazer o update á BIOS e depois direi se resolveu o problema!

Cumprimentos

Romani48
19-12-2007, 03:51
tirado do site da ASUS:

4 x DIMM, max. 4GB, DDR2 667/533/400, Non-ECC, un-buffered memory
Dual Channel Architecture
* Due to general PC architecture, a small amount of memory is reserved for system usage and thus the actual memory size is less than the stated amount.

Stankian
19-12-2007, 11:08
Por acaso kd ia para fazer o download da Bios do site da asus,tb me deparei k essa informação...
Sendo assim parece k é mesmo normal esta situação nestes casos!
Obrigado pela vossa ajuda mais uma vez!

Cumprimentos

Malamene
19-12-2007, 11:11
Eu também tenho o Vista 64 e 4 GB de DDR2 a 800 e o sistema detecta-me os 4 GB na boa.

Quando tinha o Vista 32 só detectava 3 GB. Mudei e o problema foi-se.

Stankian
19-12-2007, 11:24
Pois,aki detecta-me só mm os 3.2Gb,pelo k o romani48 disse e eu tb vi dps no site da asus,parece ser normal então ,pelo menos no meu caso,mas agora queria fazer o update á Bios,já que não custava nada experimentar,mas o update tool que está disponivel no site para a minha board,n bule em sistemas de 64 bits :\...
Posso fazer o update por disquete,mas n keria inventar muito lol....

Abraço

Malamene
19-12-2007, 11:28
Eu fiz o update à minha bios ainda com o Vista 32. Não tive problemas.

Stankian
19-12-2007, 11:36
Pois o problema e k tinha o Win Vista Ultimate 64bits,se fosse o de 32,já a tool da asus,tb me deveria correr sem problemas agora assim não tenho escolha...
Ou me aventuro a fazer o update á bios pela disquete seguindo o tutorial da asus,ou então instalo o XP k tinha só para fazer o update á Bios lol :P
Não é k me faça mta confusão ou mta diferença,comprei mais 2 sticks de memoria agora pk elas estão ao preço da chuva,ainda me lembro por exemplo de comprar um stick de 256mb ddr400 por 25€ em 2ª mão lol,portanto agora dois sticks de marca melhores,novos e por 40€ são dados!
Apenas me fez confusão isto mas pronto logo vejo o k me decido a fazer,ou se fico mm k isto axim sem fazer update á Bios,já k nc tive problemas k o Pc k esta Versão da Bios instalada só isto...e é se o prob passa realmente pela Bios,já k km foi referido pelo romani48,pode ser algo normal em situações km á minha!

Cumprimentos

Malamene
19-12-2007, 11:38
Mas segue o tutorial deles.

Não deves ter problemas.

Stankian
19-12-2007, 11:41
Eheh convenceste-me,vou então tentar fazer o update da Bios,dps digo algo!

Stankian
19-12-2007, 12:19
Hummm penso k o ke está no site da Asus (exceptuando outra solução),é mesmo o k se aplica,já k ao sacar o ficheiro da Bios,deparei-me k é a ultima versão,k é a mesma k já tenho instalada na board... (existe uma versão Beta mas essa axo melhor n instalar mesmo,e experar por uma versao final...)
Já estive agora a ver no forum da asus,e existem mais pessoas a keixarem-se do mesmo,e parece k a solução passa por activar algo chamado memory remap na Bios...por estranho que pareça,é que independentemente de parecer que a situação fica resolvida,com o sistema a detectar os 4GB,as pessoas queixam-se que o sistema fica mais lento e que a performace baixa muito...
Enfim...

Encontrei isto agora no forum da asus -> http://vip.asus.com/forum/view.aspx?id=20070515065232203&board_id=1&model=P5LD2-VM+DH&page=1&SLanguage=en-us

Malamene
19-12-2007, 12:51
A minha board também é uma ASUS.

Tive sorte então. :)

Stankian
19-12-2007, 13:02
yap!!!já por aki n há mm nada a fazer...

Abraço

Romani48
19-12-2007, 15:26
err

saca o ficheiro manualmente e instala pelo boot de dos ou pelo EZflash á old school :D

Stankian
19-12-2007, 17:51
lol po errr :P
Não percebes-te,o que quis dizer é k a Bios k tenho instalada no meu pc,é a rversão 0702,que é a Bios mais recente para a minha board,dps existe é uma versão 08 kk coisa mas ainda é uma versão Beta!
Prefiro experar k saia uma versão final e assim sim fazer do modo k disses-te ;)

Abraço

Romani48
19-12-2007, 17:57
exactamente.. usa a Beta :p
mas espera.. deixa me arranjar umas infos sobre essa bios

Romani48
19-12-2007, 19:37
ca está
era esta a 08xx que falavas:
LD2VMDH0801.rar (ftp://anonymous:*****@ftp.asus.com.tw/pub/asus/mb/socket775/P5LD2-VM%20DH/LD2VMDH0801.rar)

que é de 2007/08/14

ou seja... já acho dificil sair uma versão final pelo menos assim nos proximos tempos.. eu instalaria essa bios

Stankian
19-12-2007, 20:05
Boas
Obrigado mais uma vez pela ajuda!
Acabei agora mesmo de instalar essa Bios,não tive problemas mas realmente ficou tudo na mesma,na Bios a detectar-me 3.2G e no windows 3199 MB!
Ainda n tive tempo para procurar bem mas já fiz uma peskisa por alto no google e ve-se mais pessoas a queixarem-se do mesmo,por isso vou continuar a procurar e se encontrar alguma solução (se é k ela realmente existe) digo kk coisa!

Stankian
19-12-2007, 22:36
Depois de procurar mais sobre o assunto lá cheguei á conclusão k o prob é mm da mobo e k n vou poder fazer nd,é uma "limitação" do chipset k reserva o 1º giga de ram para mapeamento de memória para dispositivos instalados no sistema tais km placa grafica entre outros,dependendo dps de maquina para maquina o nr total de memoria mapeada é diferente para o diverso hardware,e consequentemente para o PC!
O estranho,ou pelo menos curioso é k o meu sistema tem km memória máxima disponivel 3.12Gb ou seja o mm k um sistema operativo de 32bits,e isto é no minimo estranho ou suspeito já k no meu caso o meu SO é de 64bits...
Este problema podia ser "ultrapassado" activando,ou vice versa agora n tenho a certeza,uma opção na BIOS,mais propriamente nas propriedades do chipset chamada memory remapping e o problema supostamente fica resolvido!
Como a minha mobo n tem essa opção parto do principio k já tou a tirar o rendimento max. poxivel da board...
Para mais informações podem ver este 2 links mas existem mts outros se pesquisarem no google...

http://support.microsoft.com/kb/929605#
http://vip.asus.com/forum/view.aspx?id=20070515065232203&board_id=1&model=P5LD2-VM+DH&page=1&SLanguage=en-us

Abraço e obrigado ás pessoas k se disponiblizaram a ajudar-me a solucionar o meu caso

Romani48
19-12-2007, 23:41
faz um favor.. vai á bios e vê se ainda tens memoria a ser partilhada com a grafica onboard

Stankian
20-12-2007, 00:06
Neste momento não estou em casa,amanha poderei ver isso,mas axo k kom uma placa grafica onboard,n se tem volta a dar a isso,tem-se smp alguma mem partilhada k a grafica mm k ela desligada...mas mal veja digo algo!

Abraço

Romani48
20-12-2007, 01:43
nao.. se puseres uma grafica dedicada podes desligar a onboard

Stankian
20-12-2007, 18:15
Boas mais uma vez

Eu tenho a grafica onboard desligada,de resto já a tinha desligado kd pus a geforce lg kd comprei o PC,e n tenho nenhuma mem a ser partilhada k a grafica onboard!

Romani48
20-12-2007, 18:49
então prontos.. é mesmo limitação de hardware

Stankian
20-12-2007, 18:52
Pois n há mesmo nada a fazer no caso de boards com este chipset,tal e qual como está no site da microsoft!

Abraço

Romani48
20-12-2007, 18:55
começa a pedir ao pai natal uma P35/x38 :D
que com esse cpu é o que ficava bem :D

depois OC!

Madlisboa
20-12-2007, 18:56
Boas pessoal e já agora boas festas pra vcs.Vi ai a discussão sobre win Vista x64 e memórias e queria aproveitar o tópico e perguntar,meu pc é um intel x64 e no momento tenho o vista x64 instalado,levando em consideração que tenho 2G e pouco de memória DDR2,mantenho o x64 ou volto para o x86,32Bits?Pq pelo q vejo o x64 é o ideal pra quem tem mais de 4G de Ram,ou tb serve pra quem tem menos?tanx people.

Malamene
20-12-2007, 18:58
Com 2 GB de ram podes ter o 64 numa boa.

José Alberto
20-12-2007, 18:59
Um SO de 64bits também pode ser utilizado por alguém que tenha menos de 4GB de RAM.

petersaints
20-12-2007, 19:00
Digamos que a grande razão de existir do x64 é para se poder atingir valores superiores de endereçamento de memória (igual ou superior a 4GB) mas lá por causa disso não quer dizer que não funcione bem em 2GB (e cheguei a ter XP x64 em 1GB sem problema algum, só para dar um exemplo).

Madlisboa
20-12-2007, 19:04
Hm,legal entaum,pq bem notei mesmo a diferença entre um SO e outro,De qualquer das maneiras brevemente vou ver se coloca mais uns 2 pentes e xegar aos 4G.tanx.

Stankian
20-12-2007, 19:09
Lol,o meu pai natal sou eu proprio :P ,e infelizmente este mes já gastei rios de dinheiro,tenho mm k me ficar axim,e esse "upgradezinho" de alguns 100€ n sei lol tem k ficar pa outra altura!
E numa prox. vez k comprar algo para o Pc em 1º lugar será um disco rigido ,já k estes 2 IDE de 80Gb,bulem bem mas pronto...já tão passados de moda lol

Abraço

Stankian
20-12-2007, 19:16
Por acaso,aquando da minha procura de soluções para o meu problema,deparei-me com várias pessoas a queixarem-se de ter pior performance no vista 64 k 4gb de ram instaladas,do k em vez de 2 gb instalados...mas penso que nesses casos,existe smp solução para resolver essas situações!

infor_ink
21-12-2007, 15:51
o problema e do vista.... O Vista 64bits tem um um erro de kernel, quando instalas 4gb de memoria

Sintomas
Bluescreen
Erro ao instalar o vista referindo problemas de cache ou memoria
Quando tenta instalar o Windows Vista, pode receber uma mensagem de erro semelhante à seguinte:
STOP 0x0000000A (parâmetro1, parâmetro2, parâmetro3, parâmetro4)
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Este problema ocorre caso se verifiquem as seguintes condições:
O computador utiliza mais do que 3 GB de RAM.
O computador utiliza um sistema de armazenamento com o controlador miniport Storport.
O computador utiliza um controlador que utiliza acesso directo à memória (DMA, direct memory access) de 32 bits.

Resolução
Antes de td verificar com o fabricante updates a BIOS. Executar se for o caso so depois continuar.
Instalar o windows vista apenas com 2GB
Fazer as actualizacoes automaticas disponiveis no site da microsoft.
Fazer o download do ficheiro KB929777 da microsoft e actualizar o S.O. .
Fazer execucao do programa, o windows ira pedir para reiniciar, ok.
Desligar o pc instalar os restantes 2G e ja esta..

Qualquer duvida mail me :)
UM BOM NATAL

Punkas
21-12-2007, 18:05
Activa o memory remap na bios.

Madlisboa
21-12-2007, 18:55
Mas peraí,é preciso isso td caso eu queira colocar mais 2 pentes de Ram no meu pc?desse jeito ta parecendo que é melhor fik pelos 2G mesmo e não correr o risco de fazer qualquer besteira e lá vai um pc a vida.

Stankian
21-12-2007, 19:12
Punkas - a minha Bios n tem essa opção tb peskisei,e vi k isso podia resolver o meu prob,mas infelizmente a minha Bios n tem essa opção!

Infor_ink - Por acaso tb vi esse ficheiro no site da microsoft,e li isso k escreves-te,não me custa nada tentar mas sinceramente penso k isso n vai resolver o meu prob,pk isso é sobretudo para kem está a ter problermas a fazer uma instalação do Vista!
Mas de qualquer das formas kd puder farei isso e digo se resultou ou não!

Madlisboa - n tens k ter medo de estragar o teu PC só por instalares mais ram no teu PC,não estragas o Pc por causa disso,apenas a minha board (até eu ver o contrário,ou encontrar alguma solução para mim) ,é k tem uma limitação a nivel de hardware k tanto na BIOS km no proprio windows,só me detecta um total de 3.2GB de ram!
Não sei k board tem o teu PC mas desde k compres sticks de ram compativeis com a tua board não terás kk tipo de problema,então estragar o Pc n acredito mesmo ;) !

Edit: Vi agora a tua sig,e a tua board pelo k me parece é esta -> http://www.msicomputer.com/product/p_spec.asp?model=G31M-F&class=mb

Suponho k tenhas um stick de 2GB na board,o ideal seria comprar mais um igual a esse k tens,já k a tua board só tem 2 slots pa dims de memoria ram!

Cumprimentos

[knap]
21-12-2007, 19:40
É mesmo limitação do chipset, no meu portátil que tem o chipset Intel 945PM Express Chipset e um Core 2 Duo uso 3GiB de ram porque se metesse mais que isto ia estar a desperdiçar memória.

Stankian
21-12-2007, 20:07
Pois é mm isso!...infelizmente lol :mad:
Kd puder logo compro uma board k n me de probs destes :P,certamente mais uma asus lol k um chipset da nvidia,isto pk por experiencia propria k já tive uma (A7N8X) e nunca tive problemas,gostei imenso!
E dps isto funciona km muitas outras coisas,kd se gosta muito de algo,já n keremos outra coisa diferente :P

Madlisboa
22-12-2007, 05:40
Stankian (http://www.techzonept.com/member.php?u=1845),eu sei que se eu colocar mas memória n vou avariar o pc,é q vi o post do infor_ink (http://www.techzonept.com/member.php?u=85105) e já tava achando que deveria fazer td oq tava no post dele só pra colocar mais memória num pc com windows vista x64,tanx.

Stankian
22-12-2007, 09:26
Eheheh,felizmente n,até pk na minha opnião se isso acontecesse era uma falha mt má lol...até é incrivel,ou pelo menos anedótico na minha opnião isso acontecer mas enfim...

Cumprimentos

Madlisboa
22-12-2007, 19:35
Convenhamos q o post é um pouco assustador,hehehe.

Stankian
23-12-2007, 09:37
Lol :P
Os moderadores podem dar por encerrada a thread,agradeço a todos os k me tentaram ajudar,mas infelizmente o meu problema não tinha mesmo resolução possivel!
Obrigado

Cumprimentos