View Full Version : Thread do Offtopic - Há prazo legal para troca de jogos?
Sara A P Silva 03-12-2007, 14:26 Estive com este jogo na mao... e estava a pensar compra-lo... mas comprei antes o boogie.. ja estou tao arrependida! :'(
Detesto o boogie! o jogo e uma perda de dinheiro... dou-lhe 3/10 e ja vai com sorte!>(
Serginho33 03-12-2007, 14:42 Estive com este jogo na mao... e estava a pensar compra-lo... mas comprei antes o boogie.. ja estou tao arrependida! :'(
Detesto o boogie! o jogo e uma perda de dinheiro... dou-lhe 3/10 e ja vai com sorte!>(
Sara por alma de que santo lembraste-te de comprar o Boogie ao invés do Super Paper Mario?!?! lol
Ainda só não o comprei porque o dinheiro não estica mesmo!:S
Não é bem assim, "boa sorte". A garantia do jogo é Europeia, a Concentra TEM de contemplar quem se quer valer da garantia e reside em Portugal, isto independentemente se comprou o jogo cá ou não. Desde que apresente a factura não deverá ter problemas :)
Só para finalizar este assunto: Falei com a Concentra, eles estão à espera das cópias do jogo sem bug, de forma a que depois as troquem. Telefonei para lá, disse que tinha factura do jogo e que o tinha mandado vir do Reino Unido. Disseram que não havia problema nenhum, uma vez que a garantia é Europeia.
Estive com este jogo na mao... e estava a pensar compra-lo... mas comprei antes o boogie.. ja estou tao arrependida! :'(
Pegas no jogo, metes na caixa, pegas no talão e vais à loja trocar. Simples :)
diabluazul 03-12-2007, 22:57 Quem for comprar o jogo que compre um para mim tabém :D
jfred-silva 03-12-2007, 23:12 Pegas no jogo, metes na caixa, pegas no talão e vais à loja trocar. Simples :)
axo que pra isso era preciso o jogo tar selado
O software também tem garantia, que cobre defeitos de fabrico. Que é o caso. Por isso é possível ir à loja. A loja pode trocar por outro ou enviar para a Concentra para a reparação/troca.
Cunha Esteves 04-12-2007, 00:41 axo que pra isso era preciso o jogo tar selado
Nope tens o direito de trocar determinados artigos (jogos cd's mp3 etc...) dentro de um prazo limite de 7\15 dias (não me lembro)mesmo que o jogo não esteja estragado nem nada até pode funcionar nas perfeitas condições, mas dentro do prazo podes trocá-lo
è uma pena se os direitos dos consumidores fossem muito mais divulgados não havia tanta gente a ser aldrabada, e tantas lojas a tentar aldrabar
Sara A P Silva 08-12-2007, 14:00 Acho que nao e possivel fazer isso... estava la um aviso que nao aceitam jogos de volta...:005:
I_Eat_All 08-12-2007, 14:43 Acho que nao e possivel fazer isso... estava la um aviso que nao aceitam jogos de volta...:005:Isso é politica da loja já para chatearem as pessoas e evocarem-na sempre que as pessoas querem efectuar uma troca.
No entanto as "regras" da loja não se podem suplantar à lei europeia; na qual tens mesmo 15 dias de garantia.
Basta perguntar a alguém de direito, todos têm histórias de ir para as lojas declamar decretos de lei e pedirem o livro de reclamações... E conseguirem o que queriam.
Dito isto nunca digas que não gostastes do jogo, diz antes que a pessoa a quem ofereceste não gostou/já tinha, e se estiveres numa de entrar no jogo deles enquanto que és intransigente, dizes que não queres necessáriamente o dinheiro de volta e que preferes comprar outro jogo na loja para oferecer. Na minha experiência, que não no ramo de videojogos... já que não costumo fazer trocas nele; mas de trocas de DVD's e CD's é muito mais fácil eles cederem a isso do que propriamente devolverem o dinheiro. (apesar de ter direito a ele)
newcabaret 08-12-2007, 14:50 Isso é politica da loja já para chatearem as pessoas e evocarem-na sempre que as pessoas querem efectuar uma troca.
No entanto as "regras" da loja não se podem suplantar à lei europeia; na qual tens mesmo 15 dias de garantia.
Basta perguntar a alguém de direito, todos têm histórias de ir para as lojas declamar decretos de lei e pedirem o livro de reclamações... E conseguirem o que queriam.
Dito isto nunca digas que não gostastes do jogo, diz antes que a pessoa a quem ofereceste não gostou/já tinha, e se estiveres numa de entrar no jogo deles enquanto que és intransigente, dizes que não queres necessáriamente o dinheiro de volta e que preferes comprar outro jogo na loja para oferecer. Na minha experiência, que não no ramo de videojogos... já que não costumo fazer trocas nele; mas de trocas de DVD's e CD's é muito mais fácil eles cederem a isso do que propriamente devolverem o dinheiro. (apesar de ter direito a ele)
Pois, é que trocas por "não satisfação" não são abrangidas pela lei, apesar de sitios como o Jumbo (Box)
tinham essa politica entre outros. Se quer trocar o "não gostei" não tem fundamento legal...
Eu acho que podes trocar. Penso que por lei tens 15 ou 30 dias para devolver. Tens é ke ter a embalagem,dvd etc, e penso ke no caso dos dvds e jogos, tens que ter o selo que costumam vir com nome, classificação etária entre outros.
Quanto à lei aceitar o "não gostei" ou não é relativo. Porque a lei penso que diz que podes devolver, caso o produto não realize as tarefas a que se destina. Se um jogo não entretem, não realiza as tarefas a que se destina...
Mas pelo que li algures tb podem recusar se usarem as trocas de forma abusiva. Mas não me parece o caso.
-----
http://www.vobis.pt/devolution.aspx
Devoluções de Software - Não aceitaremos devoluções de software cuja embalagem tenha sido aberta, e o software utilizado ou violado de qualquer forma
-------
Se tiveres isso tudo em condições são obrigados a devolver. O Selo costuma tar no plastico à volta, tu so tiraste pq era pa oferecer, não chegaste a usar o jogo.
newcabaret 08-12-2007, 15:23 Não, a lei não abrange o "não gostei". O jogo é para jogar, isso do entreter é que é muito subjectivo. Já trabalhei numa loja e é assim que funcionam as coisas. Se assim fosse era só comprar, gravar, e... não gostei.
Make.Love 08-12-2007, 15:25 ja me devolveram o dinheiro de um jogo da Nintendo... ja nem tinha o selo da Nintendo. Só é preciso é saber falar e argumentar bem. Foi na Worten do Colombo.
newcabaret 08-12-2007, 15:28 Ok. Mas não são obrigados a...
Make.Love 08-12-2007, 15:42 Ok. Mas não são obrigados a...
são sim... está na lei. Mais tarde coloco os artigos e decretos lei.
Tens 14 dias após a compra para pedir o dinheiro de volta sem qualquer justificação. As únicas excepções sao para compras tipo licenças OEM onde mal abras as embalagens ficas com acesso a informação única e intransmissível. Os jogos da Nintendo vêm selados é verdade... mas muitas lojas vendem-nos sem os selos da Nintendo, pelo que isso nao é desculpa. Agora é importante é levar tudo em perfeitas condições e com o selo do Igac.
Cunha Esteves 08-12-2007, 16:00 são sim... está na lei. Mais tarde coloco os artigos e decretos lei.
Tens 14 dias após a compra para pedir o dinheiro de volta sem qualquer justificação. As únicas excepções sao para compras tipo licenças OEM onde mal abras as embalagens ficas com acesso a informação única e intransmissível. Os jogos da Nintendo vêm selados é verdade... mas muitas lojas vendem-nos sem os selos da Nintendo, pelo que isso nao é desculpa. Agora é importante é levar tudo em perfeitas condições e com o selo do Igac.
É isso mesmo, o problema é que a maior parte das pessoas e lojas não conhecem (ou fingem não conhecer essa lei), por acaso na DECO deste mes ou do mes passado vinha um artigo acerca disso com os testes que eles costumam fazer de se passarem por consumidores e irem ás lojas trocar os produtos
Comprar um produto é como um contrato, tens sempre uns dias para o quebrar sem qualquer justificação. Se o produto voltar em perfeitas condições o que é que a loja perde em o aceitar de volta? preferem perder clientes a devolver o dinheiro? até pq perdem clientes, e se apanharem um gajo teimoso levam queixa no livro de reclamaçãoes e ainda perdem mais do que o cliente e a venda.
Worten e Vobis costumam devolver o guito, fnac tb, já as típicas lojas de informatica enrolam ke se fartam para dar um vale no valor da compra para trocarmos por outras coisas. As trocas que fiz foram todas por avaria, apenas fiz uma numa loja de informatica que até me deram o dinheiro de volta sem problemas, porque a placa grafica (ATI) não funcionava no linux, portanto não realizava a tarefa destinada no meu computador, mas estava em perfeitas condições.
Os que Têm o paper mario, vale a pena o dinheiro? ou quem comprar o Galaxy não quer saber deste?
newcabaret 08-12-2007, 16:36 Mas não percebem que a lei não é igual para tudo? Compra um carro, depois vai troca-lo com a conversa do "não gostei"...
Em relação ao Mário, acho que um não tira o lugar ao outro. São prespectivas completamente diferentes ;)
Para não acontecer isso do não gostei é que existe o chamado test drive.
Acho que vou deixar passar este e compro depois em segunda mão. 100€ agora no natal em 2 marios é mt puxado :P
I_Eat_All 08-12-2007, 17:51 Os que Têm o paper mario, vale a pena o dinheiro? ou quem comprar o Galaxy não quer saber deste?Vale sempre a pena, mas se tens o Mario Galaxy enquanto não o acabares não pegas em nada, Paper Mario incluido :p
Make.Love 08-12-2007, 17:55 Vale sempre a pena, mas se tens o Mario Galaxy enquanto não o acabares não pegas em nada, Paper Mario incluido :p
confirmo esta teoria! O Paper Mario é excelente... o problema é que o Mario Galaxy é uma coisa do outro mundo!:005:
A partir de agora com 70 euros jogo tudo o que me interessar. É comprar, acabar e trocar por outro. Está na lei posso o fazer. Já não gasto mais dinheiro em jogos.
Not.....
Make.Love 09-12-2007, 20:41 A partir de agora com 70 euros jogo tudo o que me interessar. É comprar, acabar e trocar por outro. Está na lei posso o fazer. Já não gasto mais dinheiro em jogos.
Not.....
é que é mesmo assim... amanha meto aqui os decretos lei/artigos.
Até la...podes começar a tentar provar o contrário.
é que é mesmo assim... amanha meto aqui os decretos lei/artigos.
Força, andamos a gastar dinheiro à parva.
Admitindo que a lei permite este tipo de comportamento, é uma lei parva. Eu sou um consumidor, mas é fácil perceber que o tempo de troca permitido nunca deve ser superior ao tempo normal de utilização. 2-3 dias para um jogo ainda é como o outro agora com 15 dias acaba-se a maior parte dos jogos....twice.
I_Eat_All 09-12-2007, 21:38 Força, andamos a gastar dinheiro à parva.
Admitindo que a lei permite este tipo de comportamento, é uma lei parva. Eu sou um consumidor, mas é fácil perceber que o tempo de troca permitido nunca deve ser superior ao tempo normal de utilização. 2-3 dias para um jogo ainda é como o outro agora com 15 dias acaba-se a maior parte dos jogos....twice.Um aspirador também tem garantia de 15 dias e nesse tempo quantas limpezas à casa fazes?
Claro que se pressupõe a honestidade do cliente, mas é um direito que temos; e se assim fôr não acho uma lei parva; acho é parvo que pessoas tomem partido dela nesses casos que referes, e nos casos conhecidos de pessoas que compram roupa para irem sair 6ª à noite e depois a devolvem.
Bom, mas com isto andávamos à volta indefinidamente, o que é preciso é termos acesso à transcrição da tal "garantia de 15 dias/periodo de reflexão" e de facto tirar conclusões.
Um aspirador também tem garantia de 15 dias e nesse tempo quantas limpezas à casa fazes?
Desculpa lá mas é uma comparação idiota....Se for devolver o aspirador preciso comprar outro.
Claro que se pressupõe a honestidade do cliente, mas é um direito que temos;
Leis que dependem da honestidade das pessoas.....são más leis....
acho é parvo que pessoas tomem partido dela nesses casos que referes, e nos casos conhecidos de pessoas que compram roupa para irem sair 6ª à noite e depois a devolvem.
Também é parvo que as pessoas roubem mas acontece.....As boas leis são as leis sem buracos que evitem a hipotese de abuso. 15 dias para jogos é um exagero, e quem for honesto troca o dia no dia seguinte à compra.
Homem do Saco 09-12-2007, 22:27 De certeza que os 15 dias são uma lei? Tenho a sensação de que são simplesmente políticas e marketing de várias lojas, mas ninguém as obriga. Existe é a garantia de 2 anos
Se existisse essa regra dos 15 dias para DVDs e jogos, não existiam clubes de vídeo.
I_Eat_All 09-12-2007, 22:31 Desculpa lá mas é uma comparação idiota....Se for devolver o aspirador preciso comprar outro.E porque precisas de comprar outro?
Não tens, provavelmente devias porque é um electrodoméstico que dá jeito, mas para uma aspiradela em casa... cumpriu a sua função; tal como o jogo se acaba em 15 dias.Leis que dependem da honestidade das pessoas.....são más leis...De que outra forma defines a garantia de satisfação de um produto? Satisfação é uma sensação/sentimento pelo que é impossível de lhe aplicar regras fixas. O produto até pode fazer exactamente o que dizia na caixa... mas não te satisfazer... é preciso é ter bom senso.
Não será a melhor lei; de facto, mas é as leis possíveis de forma a preservar os direitos dos clientes, é melhor do que simplesmente não haver trocas no prazo de 15 dias e em vez disso ir logo para RMA.Também é parvo que as pessoas roubem mas acontece.....As boas leis são as leis sem buracos que evitem a hipotese de abuso. 15 dias para jogos é um exagero, e quem for honesto troca o dia no dia seguinte à compra.Por essa lógica, 15 dias para o teste do que quer que seja é um exagero, e isso inclui o meu exemplo de um aspirador, quem fôr honesto aspira no primeiro dia, não gosta e vai devolver, mas também o posso manter mais 14 dias em casa, o chamado periodo de reflexão.
Mesmo que nos jogos isto não se aplique (estou à espera de ler a coisa, por isso reservo julgamento) a garantia dos 15 dias aplica-se a imensos produtos de forma incontornável... e pode ser muito mal utilizada pelo cliente para seu proveito.
Não será perfeito como dizes; mas é o possivel.De certeza que os 15 dias são uma lei? Tenho a sensação de que são simplesmente políticas e marketing de várias lojas, mas ninguém as obriga. Existe é a garantia de 2 anos
Se existisse essa regra dos 15 dias para DVDs e jogos, não existiam clubes de vídeo.É uma directiva da união europeia; dentro dela todos os países têm a tal garantia pelo menos para alguns produtos.
Tal não se aplica a outras grandes potencias como a América e Japão. É um pouco como todos os produtos dentro da comunidade europeia terem de ter 2 anos de garantia, fora dela o mesmo produto normalmente tem um ano de garantia.
Eu penso que a lei tem la uma frase que exclui os abusos.
Senão pela vossa lógica, compramos um jogo pa oferecer, a pessoa já tem, e não o aceitam de volta mesmo que esteja impecável, pq não acreditam no cliente. Se não acreditam o problema é vosso. Digam onde trabalham para eu não passar por lá :P
Na lei tens uns dias para trocar, ou as grandes superfícies aceitam trocas por simpatia?
Uma pessoa pode abusar tanto a nível de software como hardware. Podes comprar um topo de gama e ir trocando de PC de 2 em 2 semanas. Ou então compras um plasma, sistema de som etc, agora po natal e passagem de ano e em janeiro devolves.
diabluazul 09-12-2007, 23:13 Ou então compras um plasma, sistema de som etc, agora po natal e passagem de ano e em janeiro devolves.
Olha que não é mau pensado! já agora alugasse uma casita também :D
newcabaret 09-12-2007, 23:16 Isto está um bocadinho off, mas insisto: Trocam os jogos, filmes, cds se estes tiverem selados!!! Se estiverem abertos e em bom estado, não os trocam!
Edit: O Jumbo é um bom exemplo. Em Faro faziam trocas por "não satisfação", mas como havia abusos (conheci quem comprasse impressora para imprimir umas fotos de que precisava e depois devolveu) já não praticam esta politica, logo não há lei para ninguem!
pelo ke vejo num site inglês tem que tar selado sim. Cá deve ser parecido. Mas o plasma não tem que estar selado :P E seja como for, isto vai contra a política das lojas que dizem que simplesmente não trocam software.
When you can't cancel
Please note that there are circumstances when you cannot cancel unless the trader has given you a specific contractual right to do so.
These are if:
* The trader has already started to provide the service within the cancellation period and you have agreed to this. You must have been told in writing - before the supplier agreed to carry out the service - that you would then lose your right to cancel.
* You had the goods made to your specifications or personalised.
* The items are likely to go off or deteriorate quickly, such as flowers or fresh foods.
* The goods by their nature cannot be returned.
* You have opened sealed software, CDs, DVDs etc.
* They are newspapers, periodicals or magazines.
* You bought betting, gaming or lottery services.
* The price is dependent on fluctuations in the financial market.
* Goods are clearly personalised
in http://www.consumerdirect.gov.uk/after_you_buy/buying_at_home/returning-cancelling/
E porque precisas de comprar outro?
Não tens, provavelmente devias porque é um electrodoméstico que dá jeito, mas para uma aspiradela em casa... cumpriu a sua função; tal como o jogo se acaba em 15 dias.
Isto é tão estupido que nem sei que te dizer sinceramente. O jogo acabas em 15 dias e já tiraste TODO o proveito. O aspirador apesar de o aproveitares durante 15 dias....seria útil por 20, por 60, por 120 dias, logo ao trocá-lo estás a perder qualquer coisa. Não perdes nada ao trocar um jogo que já acabaste e que nunca mais irás tocar....
De que outra forma defines a garantia de satisfação de um produto? Satisfação é uma sensação/sentimento pelo que é impossível de lhe aplicar regras fixas. O produto até pode fazer exactamente o que dizia na caixa... mas não te satisfazer... é preciso é ter bom senso.
Jogo algo até ao fim, mas como o jogo era curto não fiquei satisfeito vou trocar.....ou vou ao cinema, não gosto do filme e vou pedir o meu dinheiro de volta.....Há coisas para as quais a "garantia de satisfação" não faz sentido.
Não será a melhor lei; de facto, mas é as leis possíveis de forma a preservar os direitos dos clientes,
E os direitos dos comerciantes? Correm o risco de serem obrigados a trocar sucessivamente um jogo só porque legalmente a pessoa pode dizer que não está satisfeita.
é melhor do que simplesmente não haver trocas no prazo de 15 dias e em vez disso ir logo para RMA.Por essa lógica, 15 dias para o teste do que quer que seja é um exagero, e isso inclui o meu exemplo de um aspirador, quem fôr honesto aspira no primeiro dia, não gosta e vai devolver, mas também o posso manter mais 14 dias em casa, o chamado periodo de reflexão.
A questão não é se são 10, 15 ou 30 dias. O que não faz sentido é durante o periodo de reflexão eu ter a possibilidade tirar usufruto total de um produto, usá-lo todo, e depois ter o direito de ir trocar. E como é obvio, um aspirador tal como as televisões, frigorificos, fogões, são aparelhos de longa duração. 15 dias no tempo de vida de um aspirador é desprezável, por outro lado 15 dias é mais do que o "tempo de vida" de um jogo ou DVD...
newcabaret 09-12-2007, 23:35 Mas isso nem existe na lei. Apenas troca directa ou devolução de dinheiro (em caso de não existir stock para efectuar a troca) apenas se houver um problema no artigo.
diabluazul 09-12-2007, 23:38 por outro lado 15 dias é mais do que o "tempo de vida" de um jogo ou DVD...
Só se for para ti. Eu gosto de aproveitar o jogo ao máximo com o seu devido tempo e não estar com a pressa de joga-lo em 15 dias para trocalo por outro(o que é estúpido, já que os comerciantes estão a por boa fé no consumidor ao deixalo trocar o jogo se não gostar, e o que estás a sugerir é abuso) e depois é sempre bom passado talvez uns meses pegar nele de novo para reviver a experiência e depois há aqueles que têm jogabilidade online tipo mario strikers charged...
Cumpz
(o que é estúpido, já que os comerciantes estão a por boa fé no consumidor ao deixalo trocar o jogo se não gostar, e o que estás a sugerir é abuso)
O que estou a sugerir é o que dizem ser possível pela lei. Segundo se diz nesta thread os comerciantes não estão a dar nada ao trocar um jogo, são obrigados por lei a fazê-lo.
Há jogos que duram mais de 15 dias mas nem todos. Jogos como Heavenly Sword, God of War, Gears of War acabam-se na boa em 15 dias, sem precisar de sessões intensas de jogatina.
I_Eat_All 10-12-2007, 00:15 Isto é tão estupido que nem sei que te dizer sinceramente. O jogo acabas em 15 dias e já tiraste TODO o proveito. O aspirador apesar de o aproveitares durante 15 dias....seria útil por 20, por 60, por 120 dias, logo ao trocá-lo estás a perder qualquer coisa. Não perdes nada ao trocar um jogo que já acabaste e que nunca mais irás tocar....O que te garante que acabaste o jogo em 15 dias, ou não o vais querer rejogar?
A única diferença real, e distinção que pode ser feita é que o aspirador é uma maquina, e um videojogos é um produto para ser tocado numa máquina (neste caso consola) mas pronto, se quiseres retira o jogo e mete "consola+jogo/bundle" ou o que quiseres; e já inclui máquina.
A premissa era simples, não a compliques.Jogo algo até ao fim, mas como o jogo era curto não fiquei satisfeito vou trocar.....ou vou ao cinema, não gosto do filme e vou pedir o meu dinheiro de volta.....Há coisas para as quais a "garantia de satisfação" não faz sentido.Um um bilhete de cinema é bem diferente de algo que compras numa loja, se isso se aplicasse a um bilhete de cinema era semelhante a pagares um hamburger e reclamares, devolves o quê, o bilhete/factura? Nos casos que referimos tens a diferença fundamental que o produto pode ser devolvido.
Mas sim, o que dizes não faz sentido, se é isso que pretendias.E os direitos dos comerciantes? Correm o risco de serem obrigados a trocar sucessivamente um jogo só porque legalmente a pessoa pode dizer que não está satisfeita.Se o item estiver em perfeitas condições e eles o compromisso (já nem digo lei, mas compromisso da própria loja) da devolução no prazo de 15 dias... sim, que remédio têm eles.
Mas os comerciantes também têm os direitos deles, como creio ser o caso do direito de admissão; se eles não te quiserem vender alguma coisa são livres de não o fazer; uma razão perfeitamente válida a meu ver seria se de facto fosses um abusador.A questão não é se são 10, 15 ou 30 dias. O que não faz sentido é durante o periodo de reflexão eu ter a possibilidade tirar usufruto total de um produto, usá-lo todo, e depois ter o direito de ir trocar. E como é obvio, um aspirador tal como as televisões, frigorificos, fogões, são aparelhos de longa duração. 15 dias no tempo de vida de um aspirador é desprezável, por outro lado 15 dias é mais do que o "tempo de vida" de um jogo ou DVD...Lá está, são aparelhos, e um videojogo não é um aparelho, mas a consola é.
Dito isto, percebo onde estás a ir, mas tiras usufruto total e imediato de um electródomestico, não há "unlockables".
Tanto para um electrodoméstico, como para um videojogo, se efectivamente são iguais legalmente; a troca deve ser feita com bom senso, mas o bom senso não pode ser legislado, é relativo.
newcabaret 10-12-2007, 00:40 Mas os comerciantes também têm os direitos deles, como creio ser o caso do direito de admissão; se eles não te quiserem vender alguma coisa são livres de não o fazer; uma razão perfeitamente válida a meu ver seria se de facto fosses um abusador.
A única situação em que isso aconteçe, e é obrigatório ter o documento oficial afixado, é no caso das bebidas alcoolicas, em que é proibida a venda a quem se apresente embriagado ou com deficiência ao nível psicológico. Até, por exemplo, nos casos em que a loja não nos deixa pagar com um cartão (normalmente o de crédito), artigos em saldo, argumentando os custos de comissões inerentes a estes tipos de pagamento, estão a cometer uma ilegalidade. São obrigados a aceitar ;)
I_Eat_All 10-12-2007, 00:57 A única situação em que isso aconteçe, e é obrigatório ter o documento oficial afixado, é no caso das bebidas alcoolicas, em que é proibida a venda a quem se apresente embriagado ou com deficiência ao nível psicológico. Até, por exemplo, nos casos em que a loja não nos deixa pagar com um cartão (normalmente o de crédito), artigos em saldo, argumentando os custos de comissões inerentes a estes tipos de pagamento, estão a cometer uma ilegalidade. São obrigados a aceitar ;)Então que formas tem uma loja de se proteger contra um cliente abusador?
Dou como exemplo a phone house... conheço uma pessoa que foi lá à vontade trocar o telemóvel umas 5 vezes (e nem tinha grande razão para o fazer) e eles sempre a complicarem, mas estavam abrangidos nos 15/30 dias (ou da loja, ou da própria vodaphone, não sei), mas lá tiveram que ir trocando para satisfazer o capricho...
A gerência não podia recusar vender-lhe outro equipamento se ele lá voltasse? (se eu fosse o gerente e tivesse esse meio de me precaver, ai se não recusava)
newcabaret 10-12-2007, 01:17 Então que formas tem uma loja de se proteger contra um cliente abusador?
Dou como exemplo a phone house... conheço uma pessoa que foi lá à vontade trocar o telemóvel umas 5 vezes (e nem tinha grande razão para o fazer) e eles sempre a complicarem, mas estavam abrangidos nos 15/30 dias (ou da loja, ou da própria vodaphone, não sei), mas lá tiveram que ir trocando para satisfazer o capricho...
A gerência não podia recusar vender-lhe outro equipamento se ele lá voltasse? (se eu fosse o gerente e tivesse esse meio de me precaver, ai se não recusava)
Vou resumir, que já é a 3ª vez que escrevo e a pagina vai ao ar >(
Por lei, não tens que efectuar troca. Logo, evitas essa situação.
Quem faz troca por não satisfação, até tem por norma, afixado algures :D uma lista de productos que não são abrangidos por esse tipo de troca.
lmikotas 10-12-2007, 01:31 No site da Worten está:
Qual o prazo para devolver os artigos adquiridos no site da WORTEN?
O Prazo para a devolução de artigos são 15 dias após a compra, e pode fazê-lo desde que:
Devolvido em embalagem original e nas mesmas condições nas quais foi vendido.
Devoluções de Software: Não aceitaremos devoluções de software cuja embalagem tenha sido aberta, e o software utilizado ou violado de qualquer forma.
No site da FNAC está:
Trocar artigos:
Após a recepção da encomenda, o cliente dispõe de um prazo de 30 dias para trocar o artigo adquirido que deverá respeitar as seguintes condições:
- Restituição dos artigos em devidas condições de utilização.
- Não são aceites trocas de gravações áudio e vídeo, de discos, de programas informáticos e telemóveis que não tenham selo de garantia ou estejam violados.
- Não são aceites trocas de bilhetes de eventos culturais ou espectáculos (nacionais ou internacionais).
Penso que as regras do site serão iguais à da loja.
Eu acho que o vendedor não é obrigado a aceitar um cliente.
Mas imagina na fnac, um cliente que consome por ano 1000€. E vai la trocar um dvd, ke reparou ke já tinha e só reparou ke já tinha quando começou a ver o filme, pq pensava que era outro ou assim. Qual a vantagem para o gerente perder um cliente de 1000€ por uma discussão sobre a devolução ou não de um produto de 20€ ?
Até pq para a loja, o custo da retoma é meia dúzia de centimos, para recolocar o plastico à volta da caixa do dvd.
newcabaret 10-12-2007, 02:03 Eu acho que o vendedor não é obrigado a aceitar um cliente.
Mas imagina na fnac, um cliente que consome por ano 1000€. E vai la trocar um dvd, ke reparou ke já tinha e só reparou ke já tinha quando começou a ver o filme, pq pensava que era outro ou assim. Qual a vantagem para o gerente perder um cliente de 1000€ por uma discussão sobre a devolução ou não de um produto de 20€ ?
Até pq para a loja, o custo da retoma é meia dúzia de centimos, para recolocar o plastico à volta da caixa do dvd.
A isso chama-se bom senso, não lei ;)
Cunha Esteves 10-12-2007, 02:15 Acerca do sitte da fnac o que lá está escrito não está de acordo com a lei (pelo menos na sua totalidade) quando eu encontra a DECO referente a este assunto meto uns scans
Pedronfe 10-12-2007, 02:20 Jogos Abertos (nao Selados) NÃo Se Trocam...
A Única Troca Possivel É Por Outro Igual... Caso Estejam Avariados por exemplo.. e mesmo esses teem de ter o selo do IGAC intacto...
E Ponto Final...
(podem ver na deco, na lei etc.... sao medidas anti pirataria)
theforbidden1 10-12-2007, 21:42 Jogos Abertos (nao Selados) NÃo Se Trocam...
A Única Troca Possivel É Por Outro Igual... Caso Estejam Avariados por exemplo.. e mesmo esses teem de ter o selo do IGAC intacto...
E Ponto Final...
(podem ver na deco, na lei etc.... sao medidas anti pirataria)
medidas anti-pirataria? OMG quer dizer que as protecções que eles colocam nos CDs e DVDs e jogos afinal não servem para nada?
O que te garante que acabaste o jogo em 15 dias, ou não o vais querer rejogar?
Sim, e qual é a percentagem de jogos que depois de acabar vão para a prateleira e nunca mais lhes tocas?
A única diferença real, e distinção que pode ser feita é que o aspirador é uma maquina, e um videojogos é um produto para ser tocado numa máquina (neste caso consola) mas pronto, se quiseres retira o jogo e mete "consola+jogo/bundle" ou o que quiseres; e já inclui máquina.
Consola + Jogo? Mas estamos a falar da troca de jogos ou hardware? Estas tuas comparações já estão a ficar algo estranhas. E a unica distinção é que o aspirador é uma máquina? O tempo de vida util não é substancialmente diferente (entre o jogo e o aspirador)?
A premissa era simples, não a compliques.
A premissa era simples....e idiota também.
Um um bilhete de cinema é bem diferente de algo que compras numa loja, se isso se aplicasse a um bilhete de cinema era semelhante a pagares um hamburger e reclamares, devolves o quê, o bilhete/factura? Nos casos que referimos tens a diferença fundamental que o produto pode ser devolvido.
Tu ao comprares um jogo estás a comprar Software, não o DVD em que ele está impresso (vê o exemplo de jogos via Steam, não é por não ter o DVD que deixas de comprar). O que tu devolves é o DVD, o usufruto do software já o tiveste.....A parte de devolveres o DVD é simplesmente um pormenor. E já agora como será a lei para devoluções de itens em formato electrónico?
Mas sim, o que dizes não faz sentido, se é isso que pretendias.Se o item estiver em perfeitas condições e eles o compromisso (já nem digo lei, mas compromisso da própria loja) da devolução no prazo de 15 dias... sim, que remédio têm eles.
Estamos a falar de lei, não estou a falar dos gajos que voluntariamente põe um cartaz a dizer "Trocamos tudo no prazo de 15 dias". Aí o problema é deles.
Mas os comerciantes também têm os direitos deles, como creio ser o caso do direito de admissão; se eles não te quiserem vender alguma coisa são livres de não o fazer; uma razão perfeitamente válida a meu ver seria se de facto fosses um abusador.
A partir do momento em que compraste o primeiro, se a loja for obrigada pela lei a trocar, como é que vai exercer o direito de não venda? No primeiro eles não te conheciam....
Lá está, são aparelhos, e um videojogo não é um aparelho, mas a consola é.
Mas porque raio entrou a consola na discussão? Para o teu argumento do aspirador não ficar "no ar"? Estamos a falar de jogos, estou-me a borrifar para a porcaria das consolas. Claro que as consolas são completamente diferentes dos jogos (e semelhantes ao aspirador).
Dito isto, percebo onde estás a ir, mas tiras usufruto total e imediato de um electródomestico, não há "unlockables".
Pah.....
A questão não é se tiras usufruto imediato do produto. A questão é se tiras usufruto TOTAL e ABSOLUTO de tal forma que se pegasses no produto e o pusesses no lixo não perdias absolutamente (ou quase) nada! Como é obvio ninguém vai pegar num aspirador e deitá-lo para o lixo (nem fechá-lo num armário) após 15 dias de uso. Porquê? Porque a merda do aspirador é sempre util!
Um jogo (grande parte deles) depois de os acabares vão para uma prateleira, bau ou afins. Porquê? Porque já os usaste, já não precisas deles! Percebes?
Tanto para um electrodoméstico, como para um videojogo, se efectivamente são iguais legalmente; a troca deve ser feita com bom senso, mas o bom senso não pode ser legislado, é relativo.
Leis que se baseiam no bom-senso dos "utilizadores" são más leis, tal como é mau um programa que não valida toda e mais alguma porcaria que um utilizador possa fazer de errado.
mas quem é que compra um jogo para experimenta 15 dias? o p2p existe pra quê? :P
Imaginem o norton, licença de 1 ano, instalas, mas não registas, não gostas e keres devolver. Não usufruiste nada pq o norton sem tar registado funciona prai 30 dias.
O windows chamado pirata, funciona 30 dias tb, qual a diferença de usar windows pirata, ou usar o legal, sem usar a licença e dps devolver se não gostar?
Para evitar esses casos, só têm é ke proliferar as demos nas consolas. Isso é que dá muito jeito para a pessoa não cometer o erro e não ter que devolver.
diabluazul 10-12-2007, 23:47 Para evitar esses casos, só têm é ke proliferar as demos nas consolas. Isso é que dá muito jeito para a pessoa não cometer o erro e não ter que devolver.
Embora seja quase impossível um dia haver demos para a wii, acho que é uma boa ideia que a nintendo devia ponderar porque é uma das coisas que eles perdem em relação à xbox360 e à ps3 porque estas mesmo sendo next gen têm demos disponíveis e estes ajudam sempre a vermos como é um jogo basicamente(calro que o jogo não é s´o qe está no demo, mas prontos).
Por outro lado temos que ver que a wii tem uma jogabilidade diferente das outras consolas, e que uma demo para ela seria mais dificil de fazer do que pras outras consolas...
mas quem é que compra um jogo para experimenta 15 dias? o p2p existe pra quê? :P
Aqueles que não chipam as consolas porque não gostam de estragar a garantia....
E para quê entrar pela ilegalidade quando somos protegidos pela lei?
Imaginem o norton, licença de 1 ano, instalas, mas não registas, não gostas e keres devolver. Não usufruiste nada pq o norton sem tar registado funciona prai 30 dias.
O windows chamado pirata, funciona 30 dias tb, qual a diferença de usar windows pirata, ou usar o legal, sem usar a licença e dps devolver se não gostar?
Mas o Norton e o Windows são completamente diferentes de um jogo. O Norton tem vida util de 1 ano, o Windows para aí de 5 anos. 15 dias são insignificantes comparados com a vida útil. Um jogo...dura bem menos. Os 15 dias para troca de um Norton ou Windows não me fazem confusão nenhuma.
Por outro lado temos que ver que a wii tem uma jogabilidade diferente das outras consolas, e que uma demo para ela seria mais dificil de fazer do que pras outras consolas...
Jogabilidade? O que raio a jogabilidade tem a ver com ser possível fazer um demo? O problema da Wii é não ter disco rigido....
diabluazul 11-12-2007, 00:00 Para evitar esses casos, só têm é ke proliferar as demos nas consolas. Isso é que dá muito jeito para a pessoa não cometer o erro e não ter que devolver.
eu quando disse jogabilidade estavame a referir aos controlos da wii porque esta não se resume a carregar em botões, é muito mais que isso. Em relação aos demos, não é preciso obrigatoriamente que tenham que ser sacados da net e ir para um disco rígido, podem vir num dvd com a revista da nintendo por exemplo(como faziam com a revista da playstation, aquele disco que vinha sempre com demos jogáveis e videos).
eu quando disse jogabilidade estavame a referir aos controlos da wii porque esta não se resume a carregar em botões, é muito mais que isso.
Sim....e em que é que isso interfere com a criação do demo?....
podem vir num dvd com a revista da nintendo por exemplo(como faziam com a revista da playstation, aquele disco que vinha sempre com demos jogáveis e videos).
Poder até podem, mas o meu de distribuição por excelencia será sempre o online. É muito mais pratico, e tem custos de distribuição mais localizados.
diabluazul 11-12-2007, 00:07 Tinha que se configurar o demo de modo que reaja com os movimentos do wiimote, o que dá mais um bocado de trabalho do que configurar por botões, como é nas outras consolas(acho eu).
Agora a única coisa que podemos desejar é que a wii lance um firmware que leia discos rígidos pela porta usb(como fizeram com os teclados). Era um passo dado em frente pela nintendo( ou então se a nintendo não quiser então que lance dvd's com demos jogáveis na revista).
Tinha que se configurar o demo de modo que reaja com os movimentos do wiimote, o que dá mais um bocado de trabalho do que configurar por botões, como é nas outras consolas(acho eu).
Pois....achas mal.....
O demo é apenas o jogo limitado.
I_Eat_All 11-12-2007, 00:31 Sim, e qual é a percentagem de jogos que depois de acabar vão para a prateleira e nunca mais lhes tocas?E qual a percentagem de jogos que acabo em 15 dias? Muito poucos, porque realisticamente... a minha vida não é jogar.
Eu até me arriscava a dizer que a maior parte das pessoas nem acaba a maior parte dos jogos.Consola + Jogo? Mas estamos a falar da troca de jogos ou hardware? Estas tuas comparações já estão a ficar algo estranhas.Estamos a contextualizar de forma a ser de facto comparável directamente, admitindo que não era (mas o que se queria fazer passar era a tal ideia simples, e que passava).E a unica distinção é que o aspirador é uma máquina? O tempo de vida util não é substancialmente diferente (entre o jogo e o aspirador)?Daí a inclusão de outra maquina, uma consola, no exemplo.
De resto um jogo pode ter o tempo de vida util que quiseres, assim como um aspirador tecnicamente tem a sua função cumprida quando dás uma volta à casa com ele, podes é voltar a utilizá-lo.
Admitidamente um aspirador é mais propicio a ser utilizado de novo e não precisa de acessórios para tal (um jogo é um acessório, para uma consola), mas se a lei permitir trocas por não satisfação do dito cujo, e não permitir a um jogo/software... tem de fazer essa ressalva que os abranja.A premissa era simples....e idiota também.Nem por isso implicava que também podes usufruir de outras coisas na totalidade e depois ir trocar.Tu ao comprares um jogo estás a comprar Software, não o DVD em que ele está impresso (vê o exemplo de jogos via Steam, não é por não ter o DVD que deixas de comprar). O que tu devolves é o DVD, o usufruto do software já o tiveste.....A parte de devolveres o DVD é simplesmente um pormenor. E já agora como será a lei para devoluções de itens em formato electrónico?Certo, mas esse software é vendido de forma fisica; quem te diz que não tive o usufruto de qualquer outro artigo que tive o direito de devolver?
Posso ter tido.Estamos a falar de lei, não estou a falar dos gajos que voluntariamente põe um cartaz a dizer "Trocamos tudo no prazo de 15 dias". Aí o problema é deles.Estamos ambos a falar de lei, mas antes de estar a dizer que é assim e assado prefiro dar essa margem.A partir do momento em que compraste o primeiro, se a loja for obrigada pela lei a trocar, como é que vai exercer o direito de não venda? No primeiro eles não te conheciam....Para que não se repetisse. Mas parece que não têm esse direito.Mas porque raio entrou a consola na discussão? Para o teu argumento do aspirador não ficar "no ar"? Estamos a falar de jogos, estou-me a borrifar para a porcaria das consolas. Claro que as consolas são completamente diferentes dos jogos (e semelhantes ao aspirador).A comparação era simples e linear não para ser levada no sentido literal, mas já que insistes em fazê-lo meti a consola.
Já que as consolas são totalmente diferentes dos jogos... então e uma consola que trás um jogo? não posso usufruir dela e ir trocar por insatisfação?A questão não é se tiras usufruto imediato do produto. A questão é se tiras usufruto TOTAL e ABSOLUTO de tal forma que se pegasses no produto e o pusesses no lixo não perdias absolutamente nada! Como é obvio ninguém vai pegar num aspirador e deitá-lo para o lixo (nem fechá-lo num armário) após 15 dias de uso. Porquê? Porque a merda do aspirador é sempre util!Mas isso não quer dizer que não tenha tirado o usufruto total dele.
Imagina que o meu aspirador na realidade foi para RMA e lembrei-me de ir a uma loja arranjar um para substituição? se a lei permite a questão dos 15 dias... efectivamente posso-me aproveitar dela. E se é a loja que o permite... idem.
Ou que normalmente tenho uma companhia de empregadas que vem aí (daily maid, por exemplo) mas que por greve ficam sem cá vir 2 semanas.
Pá tens tantas razões especuláveis para eu ter uma razão para me aproveitar de uma facilidade que me dão, e de má fé.
Agora o que concordo é que estar a discutir aspiradores já começa a ser offtopic para a thread, questão inicial; mas era por isso que era um aparte.Um jogo (ou a maior parte deles) depois de os acabares vão para uma prateleira, bau ou afins. Porquê? Porque já os usaste, já não precisas deles! Percebes? Dass.Sempre percebi, mas nada te garante que esse tempo util foi 15 dias. Tens trials de jogos online que duram mais que isso.Leis que se baseiam no bom-senso dos "utilizadores" são más leis, tal como é mau um programa que não valida toda e mais alguma porcaria que um utilizador possa fazer de errado.Não digo que não... mas como disse, às vezes são as leis possíveis.
Não só no que toca a consumidores, mas também as leis de empregamento e outros sectores. São relações de troca/dependência de humanos para humanos, não é possivel de estipular sem teres buracos e não seres extremamente rígido. (até dava exemplos, mas não vale a pena desenvolver para estes lados, é apenas uma constatação)
Se alguem descobrir o decreto de lei que fala no assunto que poste aqui. Assim ficamos todos esclarecidos. Eu andei à procura mas não encontrei.
http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=1672
Isto?
newcabaret 11-12-2007, 01:23 Artigo 9.º
Garantias voluntárias
1 - A declaração pela qual o vendedor, o fabricante ou qualquer intermediário promete reembolsar o preço pago, substituir, reparar ou ocupar-se de qualquer modo da coisa defeituosa vincula o seu autor nas condições constantes dela e da correspondente publicidade.
Acho que isto quer dizer que apenas quem anuncia trocas, o tem que fazer.
Anoni Mus 11-12-2007, 21:52 A minha prof de economia diz que so podemos trocar se o produto estiver com algum problema ou entao que a politica da loja o permita.
Por outro lado ela diz que temos o direito no caso de dvd's cd's de audio e de videojogos de exprimentalos na propria loja.
Por exemplo no caso da Sara P Silva podia ter pedido (exigido) exprimentar o boggie na loja para ver se seria do seu agrado, por isso é que na fnac já vi gajos a jogarem.
Vou pedir para jogar ReUC e tenkaichi 3 :)
newcabaret 11-12-2007, 23:09 A minha prof de economia diz que so podemos trocar se o produto estiver com algum problema ou entao que a politica da loja o permita.
Por outro lado ela diz que temos o direito no caso de dvd's cd's de audio e de videojogos de exprimentalos na propria loja.
Por exemplo no caso da Sara P Silva podia ter pedido (exigido) exprimentar o boggie na loja para ver se seria do seu agrado, por isso é que na fnac já vi gajos a jogarem.
Vou pedir para jogar ReUC e tenkaichi 3 :)
Errado. Ninguem é obrigado a mostar nada nas lojas. Quando trabalhava, os ingleses até ficavam de boca aberta por supostamente vendermos cds em 2ª mão (estavam abertos por facilitarmos pré escuta). É que em inglaterra, nem pensem em pedir para abrir um cd para ouvir, que a resposta é um redondo não. Épor este motivo que Fnacs e outras grandes cadeias estão a apostar no formato mp3 para pré escuta, sendo apenas necessarioo passar o respectivo código de barras do cd para se ter acesso a cerca de 30/40 segundos de cada faixa.
diabluazul 11-12-2007, 23:23 Épor este motivo que Fnacs e outras grandes cadeias estão a apostar no formato mp3 para pré escuta, sendo apenas necessarioo passar o respectivo código de barras do cd para se ter acesso a cerca de 30/40 segundos de cada faixa.
Errado! Dá para se ouvir 1 minuto certinho de cada faixa:P
newcabaret 11-12-2007, 23:26 Errado! Dá para se ouvir 1 minuto certinho de cada faixa:P
:coolshad: Leva lá a bicicleta...
Cunha Esteves 11-12-2007, 23:37 Errado. Ninguem é obrigado a mostar nada nas lojas. Quando trabalhava, os ingleses até ficavam de boca aberta por supostamente vendermos cds em 2ª mão (estavam abertos por facilitarmos pré escuta). É que em inglaterra, nem pensem em pedir para abrir um cd para ouvir, que a resposta é um redondo não. Épor este motivo que Fnacs e outras grandes cadeias estão a apostar no formato mp3 para pré escuta, sendo apenas necessarioo passar o respectivo código de barras do cd para se ter acesso a cerca de 30/40 segundos de cada faixa.
basta disponibilizar uma copia de cada jogo para demonstrar a quem o pedir não é preciso abrir as caixas de todas as pessoas que queiram uma demonstração, por isso esse comentário não faz muito sentido
newcabaret 12-12-2007, 00:00 basta disponibilizar uma copia de cada jogo para demonstrar a quem o pedir não é preciso abrir as caixas de todas as pessoas que queiram uma demonstração, por isso esse comentário não faz muito sentido
Não faz sentido é disponibilizarem uma cópia de cada jogo... Isso é de loucos.
1º - Quem é que fazia isso? As editoras? As próprias lojas? Com as margens de lucro de um jogo... não me parece.
2º Já imaginas-te o espaço necessario para ter uma cópia de cada jogo/filme/cd que existisse na loja? Era preciso outra loja para stock...
Mas os dvd's de demos são o que afinal? :rolleyes: São jogos sem caixa normal de retail e com funções cortadas (não dá para gravar por exemplo).
pois demos com revistas ou downloaded deveriam ser o suficiente (pena que não há demos nas consolas nintendo).
trocar jogo geralmente é no prazo de duas semanas se não estiver satisfeito com o jogo
o tal prometido decreto é que nem vê-lo para tirarmos dúvidas
o tal prometido decreto é que nem vê-lo para tirarmos dúvidas
Já o inseri...
newcabaret 14-12-2007, 22:39 Já o inseri...
.. e eu já comentei.
|
|