View Full Version : [PS3] The Elder Scrolls IV: Oblivion
Não se tem falado muito neste jogo aqui no fórum mas para mim continua a ser dos melhores na PS3 fiquem aqui com a review:
The Elder Scrolls IV: Oblivion
http://img233.imageshack.us/img233/9684/boxartps3paltheelderscrzx9.jpg (http://imageshack.us)
http://ez.mygames.pt/resources/img/0.gif
Quando ouvimos novamente os primeiros acordes da fabulosa banda sonora de Jeremy Soule, sentimos que estamos visitar um velho amigo. Os bons jogos têm destas coisas, criam memórias, despertam sentimentos, e Oblivion teve o dom de fazer tudo isto e mais, ou não estivéssemos a falar de um dos melhores RPGs de todos os tempos.
Mais de um ano depois da sua estreia no PC e na 360, a obra prima da Bethesda chega por fim a à PS3. Já todos sabemos que Oblivion é, até ao momento, o Deus incontestado no Olimpo dos RPGs. Com isto esclarecido, resta apenas saber se a versão PS3 continua apetecível ou se, um ano volvido, o jogo perdeu algum do seu encanto.
É no momento em que começamos a reflectir sobre estas questões que Oblivion se demarca das restantes propostas do mercado. Um jogo tem como objectivo divertir, mas há várias fórmulas que podem ser utilizadas para atingir este fim. Desencante-se uma estória decente, um sistemas de combate funcional, e temos os ingredientes base de um RPG.
No entanto, Oblivion não se contenta com isto. Para além do básico, a Bethesda criou um mundo vibrante, carregado de vida e que dá ao jogador possibilidades infinitas. Pequenos detalhes como a possibilidade de encontrar uma moeda de ouro esquecida no chão, um ciclo dia-noite que altera por completo o cenário, ou mesmo um ecrã de criação de personagem totalmente flexível, fazem a diferença.
A base continua a ser a de um RPG clássico, com uma narrativa que nos transporta até ao mundo de Tamriel. O rei foi assassinado e, ao mesmo tempo, começam a aparecer no continente diversos portais que dão livre trânsito aos demónios do inferno de Oblivion. Cabe à nossa personagem descobrir o segredo por detrás destes portais e lutar contra as hordas de demónios.
Se a estória parece simples, é a forma como a vivemos que marca a diferença. Em Oblivion, as decisões estão nas mãos do jogador. Mesmo seguindo uma linha narrativa, a liberdade de acção é quase total. Querem pedir a ajuda dos guardas ou assassiná-los? Querem trabalhar por dinheiro ou simplesmente roubar todos os mercadores de uma cidade?
São decisões que têm um impacto real na forma como a experiência de jogo se desenrola, nas reacções dos diversos NPCs à vossa presença e mesmo no que podem fazer no decorrer da aventura. Na prática, isto significa que jogar Oblivion não é uma experiência estática, sendo possível jogar de formas diversas em alturas diferentes, existindo sempre algo de novo para experimentar.
É exactamente devido a todas estas variações que a versão para PS3 não perde ponta do valor original do jogo. Mesmo veteranos da série podem contar com uma experiência única caso optem por um estilo de jogo diferente do que escolheram no seu primeiro contacto com Oblivion.
Aliás, esta versão ganha à da consola da Microsoft em termos visuais. Os gráficos foram polidos, aproximando-se (mas não superando), dos da versão para PC. Na mesma linha, os tempos de carregamento são mais curtos, o que dá à aventura uma maior fluidez. São pequenos acertos aqui e ali, mas que acabam por fazer alguma diferença na experiência de jogo.
Mais do que isto, o facto desta versão de Oblivion se fazer acompanhar da expansão Knights of the Nine, é um trunfo difícil de contornar, acrescentando cerca de dez horas de jogo a uma aventura já de si enorme. No total, terão cerca de 110 horas de exploração em mãos, se decidirem explorar Tamriel a fundo, enveredando por todas as quests secundárias.
Este é um número difícil de superar, não existindo no mercado propostas capazes de bater esta oferta, em particular na PS3. Por tudo isto, e mesmo um ano depois do lançamento original, Oblivion mantém-se um jogo actual, sendo mesmo obrigatório caso não tenham experimentado as restantes versões.
Dito isto, existem algumas arestas que ficaram por limar. Os abrandamentos, mesmo que não sendo comuns, continuam presentes em algumas situações mais intensas. Por outro lado, a inteligência artificial dos nossos companheiros é quase nula, um mal que já estava presente nas restantes versões. No entanto, estes são problemas que perdoamos ao olhar para o quadro geral.
Foi com prazer que voltamos à trama e à jogabilidade clássica de Oblivion. Mesmo depois de jogos como Gears of War terem mudado para sempre a forma como olhamos para um jogo Next Gen, o RPG da Bethesda é um dos exemplos maiores de game design, representando um marco videojogável que será difícil de superar.
http://ez.mygames.pt/resources/img/pontuacao.gif
Gáficos: 97
Jogabilidade: 90
Som: 98
Valor: 100
Pormenores: 83
Imagens:
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_4_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_7_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_10_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_13_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_16_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_19_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_22_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_25_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_28_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_31_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_34_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_1_1658.jpg
http://m.mygames.pt/g4/images/reviews/shot_37_1658.jpg
é sem duvida um excelente jogo. ja tenho quase 100 horas de jogo e ainda tenho muito para explorar e muitas quests para fazer. tenho pena nao haver mais grandes rpg´s como este na nossa ps3.
Patanegra 10-12-2007, 14:01 Isso é tudo muito bonito... Mas hoje em dia RPG's "off-line", por maiores que sejam, sabem sempre a pouco, e são sempre "limitados"... Como jogos tipo WOW e outros, e visto que a PS3 se pode ligar á net, porque não criarem um RPG on-line? Ou criar um "patch" para poder jogar este on-line? Acho que iria expandir em muito (muito mesmo) a longevidade do jogo. Aliás, só não vou buscar este jogo mesmo por causa disso... (Mas isto é só a minha opinião)
Old Snake 10-12-2007, 14:12 Tudo bem que possa ser uma opinião, mas acho que não faz lá muito sentido criticares os RPG's offline pois talvez seja o género que mais horas nos oferece em termos de single-player. Nunca na vida trocaria um RPG como Final Fantasy (tirando o 11) por um MMORPG...
A diferença entre a experiência de jogo online e offline é enorme, os 2 géneros podem e devem coexistir perfeitamente :)
Quanto à questão de fazerem um desses RPG's para a Playstation 3, penso que seja essa a intenção da Sony ao ter feito uma parceria com a NCSoft. Veremos o que vai sair dali...
Em relação a este Elder Scroll's, para mim é um jogo extremamente apetecido pela sua longevidade... mas talvez vá esperar mais um pouco para ver se desce até aos 30€ (linha platinum). Já tenho visto jogos como este a baixo preço mas o que é engraçado é que estão sempre nos 40€ para cima... espero que não vá ser este o novo valor para este tipo de títulos (platinum) daqui em diante.
destr0yer 10-12-2007, 14:17 Tenho idéia que já andou um thread sobre a versão PS3.
E sim, é dos jogos com maior tempo de jogabilidade que já passou pelas minhas mãos. eu que nunca joguei um RPG offline foi um vicio :D
Foi umas 500-600 horas com 2 chars.
E os mods ainda aumentam ainda mais a jogabilidade e o tempo de vida (claro que apenas para a versão PC, a versão PS3 e XBOX360 só podem aceitar os DLC's e expansões oficiais)
Tudo bem que possa ser uma opinião, mas acho que não faz lá muito sentido criticares os RPG's offline pois talvez seja o género que mais horas nos oferece em termos de single-player. Nunca na vida trocaria um RPG como Final Fantasy (tirando o 11) por um MMORPG...
A diferença entre a experiência de jogo online e offline é enorme, os 2 géneros podem e devem coexistir perfeitamente :)
Quanto à questão de fazerem um desses RPG's para a Playstation 3, penso que seja essa a intenção da Sony ao ter feito uma parceria com a NCSoft. Veremos o que vai sair dali...
Em relação a este Elder Scroll's, para mim é um jogo extremamente apetecido pela sua longevidade... mas talvez vá esperar mais um pouco para ver se desce até aos 30€ (linha platinum). Já tenho visto jogos como este a baixo preço mas o que é engraçado é que estão sempre nos 40€ para cima... espero que não vá ser este o novo valor para este tipo de títulos (platinum) daqui em diante.
Que jogos e a que preço?
Sorry o :smlot:
CumpS
Old Snake 10-12-2007, 19:40 Que jogos e a que preço?
Sorry o :smlot:
CumpS
Virtua Fighter 5, Virtua Tennis 3, Sonic the Hedgehog, Call of Duty 3.
Estes estão todos a 40€. Tenho a ideia que já vi este Elder Scroll's por esse preço nas lojas. Provavelmente pelo facto de agora estar a sair a Game of the Year Edition deste jogo, certamente a versão normal desceu por causa disso.
Cumps
Virtua Fighter 5, Virtua Tennis 3, Sonic the Hedgehog, Call of Duty 3.
Estes estão todos a 40€. Tenho a ideia que já vi este Elder Scroll's por esse preço nas lojas. Provavelmente pelo facto de agora estar a sair a Game of the Year Edition deste jogo, certamente a versão normal desceu por causa disso.
Cumps
Ok Call of Duty 3 é de aproveitar.
CumpS
O Oblivion tem um problema grave, gravissimo....................é tão bom que faz tudo o resto parecerem jogos muito medianos.
É a primeira vez que estou a jogar este jogo (PS3), vou com mais de 100 horas, não explorei sequer 1/3 do reino, e ainda nem comecei a quest principal (entregar o pendant ao Jauffre).
Ainda só visitei a Imperial city, Bruma, Cheynindall (typo), Bravil e lleyawin (typo).
Prós lados de Colovia só lá fui de porposito para completar a primeira parte de uma quest na Imperial city (Arena).
Estou-me a preparar para visitar Chorrol, sob pretexto de fazer uma quest para a Dark Brotherhood.
Como é a minha primeira vez no jogo, não arrisquei na escolha de personagem, escolhi um Imperial, classe Warrior, birthsign Warrior, mas aproveitei para subir sempre que possivel traits faceis de alcançar antes de me aventurar muito, por isso, estou com security a 48% (sinceramente, agora que já tomei o ritmo do lockpicking nem precisaria de mais, mas já que sobe com o uso, melhor) e Sneak a 100% (Para mim a melhor trait do jogo, mas que torna tudo um pouco facil de mais).
Estou a agora a investir tempo e treino comprado em Alteration.
Estou a adorar o raio do jogo, mas tenho pena que por ser tão bom, faz todos os outros jogos parecerem tutorials de iniciação aos RPGs :P
alimpo83 10-12-2007, 20:20 Este jogo é verdadeiramente fabuloso. Quando o comprei jogava numa tv 4:3 de baixa definição e quando troquei para um lcd samsung com hdmi é que pude ver a verdadeira beleza deste titulo!
Dar-lhe-ia um 90-95 em 100.
E comparar RPG's ou quaisquer outros jogos com jogos exclusivamente online... bom não é para comparar, são experiências totalmente distintas e até hoje não joguei um jogo exclusivamente online que me desse tanta pica como um excelente single player.
É sem dúvida um GRANDE jogo! Eu ia comprá-lo e já estava esgotado na Worten...mandei-o vir de propósito para mim agora é preciso esperar...
Lurking_Evil 10-12-2007, 21:23 Está excelente..comprei a versäo GOTY do Oblivion..simplesmente lindo..tráz a expanansão Shivering Isles..
Recomendo vivamente..
Em relação ao preço, procurem usados...eu vendi o meu depois de comprar a expansão...
Joao Tiago 10-12-2007, 21:27 Eu estou a ver se encontro este na versão GotY deste jogo. Parece-me um excelente jogo e tenho de o jogar. :D
PS: Se alguém o quiser vender (na versão GotY) eu compro. :p
Lurking_Evil 10-12-2007, 21:30 Acho q vai ser dificil alguem vender a versäo GOTY :D é demasiado bom....
"MYYY PRECIOOOUSSS..!"
:lol:
Joao Tiago 10-12-2007, 21:31 Acho q vai ser dificil alguem vender a versäo GOTY :D é demasiado bom....
"MYYY PRECIOOOUSSS..!"
:lol:
Devias de enjoar do jogo! :D
Mas vamos lá ver se algum maluco se lembra de o vender. Senão... :D
Copy paste do G4mers / E-zine sem meter fonte nem pedir licensa é que é giro :D
Lurking_Evil 10-12-2007, 21:38 Devias de enjoar do jogo! :D :D
AH......impossivel :D
Nunca!! Tão certo como o sol nascer amanha.. :p
Vai ser um jogo pra mostrar aos meus filhos.. :lol:
Para mim é o melhor jogo para PS3...
O Oblivion é um bom jogo, está bem conseguído, mas não o considero um "grande" jogo.
A Bertesha amoleceu e criou um Action RPG para as massas, o sistema de "evolução" do jogo é ridículo, todo aquele sentimento de poder, grandeza e, ao mesmo tempo, de fraqueza, impossibilidade que tínhamos no Morrowind morreu por completo.
Não existe o medo de encontrar um inimigo quase imortal, de darmos "a curva errada" e encontrarmos uma zona cuja "população" é extremamente forte e quase impossível de derrotar.
Não existe a recompensa de chegar a uma antiga cidade ou zona e sermos nos os quase imortais, de nós proprios sentirmo-nos a evoluir, a ficarmos mais fortes.
Tudo isso morreu neste jogo... nem a componente RPG o salva:
- O Marksman é ridiculo, só mesmo com setas de alto nivel com o arco correspondente chegam a dar algum tipo de dano... e quando chegamos a esse nivel teremos outras armas bastante mais elevadas;
- O sistema de stealth parece ter retrocedido;
- No geral o jogo tem a mesma grande falha do Morrowind, a magia é secundária, o grande poder está no combate melee;
Felizmente, para PC, existem as modificações, agora, para consola estamos limitados a este mini-Morrowind.
É pena que muitos olhem para os gráficos e esqueçam que, por detrás deles, existe um Action RPG simples e muito mal planeado...
Ignopopulis 10-12-2007, 23:08 AH......impossivel :D
Nunca!! Tão certo como o sol nascer amanha.. :p
Vai ser um jogo pra mostrar aos meus filhos.. :lol:
IGUALMENTE!!! Montões de patches e afins ke andam ai a circular pela net(conheço um ke ainda ta em construção(Edges of Existence)).O jogo e realmente excelente...Joguei e passei uma vez, tive ke formatar os discos, comecei a jogar outra vez (das duas vezes escolhi um dark elf warrior) mas tou a seguir um caminho de quests diferente,alguns mods ke aplikei sao diferentes tambem...E ja tentaram por o jogo online mas axo ke o patch ainda ta muito foleiro mesmo...Kuanto a minha versão, comprei a Collectors Edition (vem com uma moeda EM METAL,ou chapa ou la o ke e,um mapa e um livro ke fala sobre muitos aspectos de tamriel)...
Pessoalmente axo ke a versao pc e melhor por causa dos patches...
destr0yer 10-12-2007, 23:38 Não concordo com o Marksman, se bem usado é muito bom e derrotava facilmente gajos com auto nível de blade/blunt.
Com o uso de boas flechas e venenos e alguma táctica, limpas tudo com arco e flecha. Também podes ter blade/blunt para ajudar, utilizando as flechas para damage inicial.
Adorei este jogo! tenho por volta de 160 horas de jogo nele! ^^
Lurking_Evil 11-12-2007, 19:38 O Oblivion é um bom jogo, está bem conseguído, mas não o considero um "grande" jogo.
A Bertesha amoleceu e criou um Action RPG para as massas, o sistema de "evolução" do jogo é ridículo, todo aquele sentimento de poder, grandeza e, ao mesmo tempo, de fraqueza, impossibilidade que tínhamos no Morrowind morreu por completo.
Não existe o medo de encontrar um inimigo quase imortal, de darmos "a curva errada" e encontrarmos uma zona cuja "população" é extremamente forte e quase impossível de derrotar.
Não existe a recompensa de chegar a uma antiga cidade ou zona e sermos nos os quase imortais, de nós proprios sentirmo-nos a evoluir, a ficarmos mais fortes.
Tudo isso morreu neste jogo... nem a componente RPG o salva:
- O Marksman é ridiculo, só mesmo com setas de alto nivel com o arco correspondente chegam a dar algum tipo de dano... e quando chegamos a esse nivel teremos outras armas bastante mais elevadas;
- No geral o jogo tem a mesma grande falha do Morrowind, a magia é secundária, o grande poder está no combate melee;
Felizmente, para PC, existem as modificações, agora, para consola estamos limitados a este mini-Morrowind.
É pena que muitos olhem para os gráficos e esqueçam que, por detrás deles, existe um Action RPG simples e muito mal planeado...
discordo..ja vou na 2° personagem e optei por um Breton mage..brutal..
magia de conjuration, destruction, e com marksman e sneak minimamente bons, dominas a maioria das criaturas..
se optares pela infamia, melhor ainda.. :D
Está excelente..comprei a versäo GOTY do Oblivion..simplesmente lindo..tráz a expanansão Shivering Isles..
Recomendo vivamente..
Em relação ao preço, procurem usados...eu vendi o meu depois de comprar a expansão...
Mas para a PS3.
CumpS
discordo..ja vou na 2° personagem e optei por um Breton mage..brutal..
magia de conjuration, destruction, e com marksman e sneak minimamente bons, dominas a maioria das criaturas..
se optares pela infamia, melhor ainda.. :D
Concordo...
Existem feitiços muito poderosos capazes de destruir à primeira um inimigo...
Com marksman concordo que já é mais complicado derrotar uma criatura, mas com niveis altos e com umas setas encantadas torna-se fácil!!
O Oblivion é um bom jogo, está bem conseguído, mas não o considero um "grande" jogo.
Talvez seja por ser a primeira vez que estou a jogar o Oblivion, mas as instancias que referes estou a senti-las a todas.
Tão depressa estou a aviar vampiros com alguma facilidade desde que a manter uma atitude subrepticia, como estou a levar nas orelhas dos astronauchs, ou sem sequer chegar a tanto, basta distrair-me e entrar em parelhas contra meros dois leoes para arriscar-me a bater asas.
É por isso que investi e continuo a investir em athletics (para me por na alheta rapidamente), e em acrobatics (se não consigo fugir pelo menos tento chegar a posições mais altas para ter alguma vantagem).
Verdade seja dita, o jogo tão depressa denota facilitismo, como a seguir se torna incomportavel, mas o computo geral esta bem equilibrado.
Não posso dizer grande coisa, ainda tenho que explorar muito para chegar a uma opinião informada sobre o assunto.
- O Marksman é ridiculo, só mesmo com setas de alto nivel com o arco correspondente chegam a dar algum tipo de dano... e quando chegamos a esse nivel teremos outras armas bastante mais elevadas
Não concordo.
As setas que mais uso são as simples iron arrow com a excepção de umas 7 ou 8 silver arrows que escolhi usar para derrotar dois fantasmas, e estou a usar um Dwarven Bow, e mesmo assim consegui derrotar um Frost Astronauch ontem.
Tiro imenso partido das abilidades á minha disposição, e usando o arco quando em stealth tenho um bonus de dano de 3x que me da muito jeito.........pelo menos até o gajo se aperceber de onde eu estava.:D
Com paciencia e tirando partido de um nivel de acrobatics avançado, chego a uma posição de vantagem que me permite evitar a maior parte dos ataques do inimigo, e mesmo assim consigo atingi-lo com as setas, mesmo que tenha que esperar pelo momento certo para disparar, o que afinal de contas até tem lógica, o arco não é uma arma de combate proximo e imediato, depende tudo do oportunismo e o timing.
Repito, não concordo, o Marksman até está bem bom.
Não entendo, vais ter que elaborar.
Até gosto do sistema de stealth, mas tambem é verdade que facilita demasiado em algumas situações.
- No geral o jogo tem a mesma grande falha do Morrowind, a magia é secundária, o grande poder está no combate melee
Discordo totalmente.
Se vires no meu post anterior, vais ver que escolhi uma personagem deja vu, muito direcionada para o combate up close, se começá-se o jogo agora iria para uma personagem mais atletica, inteligente e com bastantes mais pontos de magia de modo a poder usar feitiços de apoio com regularidade.
A minha personagem está muito dependente do equipamento mágico e pesado, mas 90% do meu tempo é gasto com light armour ou cloth (nomeadamente as vestes da Dark Brotherhood, e a light armour tambem da DB)(Roubei um gajo da DB em Bruma ainda antes de me juntar ao grupo pelo que não tive penalização nenhuma por isso, e pra mais, as vestes de tecido da DB dão um jeitaço)
É por esta e outras que digo que estás enganado, se soubesse como o jogo se iria desenrolar até este ponto, teria optado por alguem que se safá-se melhor a usar magias.
Nada a dizer, tens toda a razão, mas.....................eu tambem tenho o Oblivion para PC (Jogo + addon Knights of the nine), não tenho é PC para correr aquilo!!!:D
Quando tiver PC pra coisa, então aí sim poderei ir buscar todos os mods que irão modificar a experiencia de jogo, a começar pelo Oscuro´s Oblivion Ovehaul que parece mudar tudo e mais alguma coisa no modo como se joga.
Como está a ver o grafismo não seria a primeira coisa que mudaria no jogo.
Eu queria adquirir a GOTY edition mas ela nao vem referenciado em nenhum site , nem fnac , nem worten , nem vobis , nem videojogos
Ela ja esta a venda em portugal ?
Tenho o jogo, e talvez por falta de paciência nunca consegui ter mais de 20 horas de jogo.
O jogo perde muito em nao ter Online na minha opiniao
Eu queria adquirir a GOTY edition mas ela nao vem referenciado em nenhum site , nem fnac , nem worten , nem vobis , nem videojogos
Ela ja esta a venda em portugal ?
Já está á venda á umas semanas.
Podes encontrar nas lojas GAME.
Olha que só compensa o GOTY se não tiveres já o jogo original mais o addon KOtN, o que neste caso compra antes o addon Shivering Isles que sempre fica mais barato e ficas com o mesmo conteudo.
*edit*
Calma aí, está a falar de PC ou PS3?
Se for PC aplica-se o que eu disse acima, se for para PS3, é quase a mesma coisa, com a diferença que para obteres o segundo addon tens de comprar online.
Se não tiveres já o jogo para PS3, então sim, vale a pena comprar o GOTY, e sim, tambem já está á venda á umas semanas.
mac___mac 09-01-2008, 22:40 Boa noite, pessoal.
Eu não sou muito de rpg's. O único que tive (FF X) acabei por vendê-lo, uma vez que não percebia nada daquilo dos sistemas de combate e afins. Porém tenho andado a pesquisar, e tendo em conta que gosto de variar os meus jogos, creio que vou optar por comprar este titulo (versão GOTY).
A minha questão, é se realmente valerá a pena estar a investir 40 e tal euros, ou se porventura, mais vale estar quieto e guardar esse dinheiro para outro jogo futuro?
Obrigado.
JohnPetrucci 09-01-2008, 23:05 Devo dizer que adoro este jogo, embora o que eu tenho seja para PC (sai muito mais barato para PC do que para a PS3! :P E atenção que eu não estou a dizer que o saquei... comprei! xD Só custa 20€!)
Tem tudo o que eu gosto num jogo, é enorme, tanto em espaço como em tempo de jogo (a main quest é enorme e se somar-mos os side quests, a longevidade torna-se massiva mesmo), jogabilidade muito boa, gráficos excelentes, pormenores de encher o olho. Enfim, não lhe aponto defeito nenhum! Nem mesmo a ausência de um modo on-line, este jogo simplesmente não precisa!
Para mim é sem dúvida o melhor RPG dos últimos tempos e o melhor jogo para PS3 actualmente.
mac___mac 09-01-2008, 23:11 ...Para mim é sem dúvida o melhor RPG dos últimos tempos e o melhor jogo para PS3 actualmente.
Então, portanto, o facto de eu não perceber nada de rpg's não é um ponto negativo numa possivel aquisição deste jogo?
Então, portanto, o facto de eu não perceber nada de rpg's não é um ponto negativo numa possivel aquisição deste jogo?
Não é um ponto negativo de todo!
Este é um jogo que em pouco tempo ficas a perceber e conhecer os métodos do jogo...para mim é uma compra obrigatória para PS3...
SiliconeSoul 09-01-2008, 23:13 Então, portanto, o facto de eu não perceber nada de rpg's não é um ponto negativo numa possivel aquisição deste jogo?
Claro que é, os rpg's ou se gosta ou se odeia....não há meio termo. :D
mac___mac 09-01-2008, 23:16 Claro que é, os rpg's ou se gosta ou se odeia....não há meio termo. :D
Pois, é esse o meu receio. No FF X, admito que não me esforcei a 100% para perceber aquilo. Foi o primeiro rpg que joguei e infelizmente, por falta de tempo, não deu para aproveitar bem o jogo.
Patanegra 10-01-2008, 12:29 Bem, apesar do que disse anteriormente, comprei o jogo (em 2ª mão), e posso dizer que é fantástico, mesmo não sendo on-line. Mesmo com os loadings constantes, e as quebras de frames, o jogo está BRUTAL, tem um grafismo fenomenal, sendo que em muitos casos "toca a realidade" (eu estou a jogar em fullhd), e pelo que estou a ver, ainda tenho muito, mas muito mesmo para jogar. Eu até quero jogar um resistance on-line, mas não está a dar, cada vez que ligo a ps3, tenho de o jogar!!!!! Neste momento, para a ps3, é o melhor jogo rpg!!!!
Voçês falam da versão GOTY, o que é isso? E existem expansões para a ps3?
Bem, apesar do que disse anteriormente, comprei o jogo (em 2ª mão), e posso dizer que é fantástico, mesmo não sendo on-line. Mesmo com os loadings constantes, e as quebras de frames, o jogo está BRUTAL, tem um grafismo fenomenal, sendo que em muitos casos "toca a realidade" (eu estou a jogar em fullhd), e pelo que estou a ver, ainda tenho muito, mas muito mesmo para jogar. Eu até quero jogar um resistance on-line, mas não está a dar, cada vez que ligo a ps3, tenho de o jogar!!!!! Neste momento, para a ps3, é o melhor jogo rpg!!!!
Voçês falam da versão GOTY, o que é isso? E existem expansões para a ps3?
A versão GOTY é com a expansão Shivering Isles incluida!!
Planeswalker 10-01-2008, 13:01 Oblivion GOTY = Oblivion + Knights of the Nine + Shivering Isles. Pelo menos até sair mais DLC, se sair.
Sempre gostei muito de RPG's e joguei muitos ao longo dos anos, começando pelo Dungeon Master. O Oblivion é realmente muito bom em certos aspectos, mas a meu ver, há alguns em que falha redondamente, como o sistema de atributos e leveling e o facto de os monstros subirem de nível quando eu subo.
Um rato é um rato e ponto final!!! O que é que lhe acontece quando sobe de nível?? Fica com mais dentes!? :lol:
Joguei o primeiro Elder Scrolls e já nessa altura achava que a ideia de melhorar os skills era boa no papel, mas na prática tinha várias falhas. Passados vários jogos da saga, continuo com a mesma ideia.
Fora isso, é um excelente jogo e não me arrependo nada de o ter comprado.
magelight 10-01-2008, 13:22 Adorei o jogo, foi o melhor RPG que já joguei, a maioria deles sao muito virados para a quest principal e quase não tem outras quests como as dos guilds.
Recomendo aos fanáticos por RPG's como eu xD mas não recomendo aos que não o sao pois irão enjoar-se do jogo muito rapidamente.
Quanto ao online só se fosse mesmo arena pois doutra forma não estou a ver o oblivion.
JohnPetrucci 10-01-2008, 13:39 Então, portanto, o facto de eu não perceber nada de rpg's não é um ponto negativo numa possivel aquisição deste jogo?
Não é um ponto negativo, até por que este jogo está longe de ser um RPG tradicional!
Não é um ponto negativo, até por que este jogo está longe de ser um RPG tradicional!
Concordo até porque o jogo tem uma mecanica bastante impar..
CumpS
mac___mac 10-01-2008, 16:46 Então, quem tem o jogo, digam-me: quais são os aspectos que o torna um rpg diferente de todos os outros?
Ora bem, vou com 182 horas de jogo (quantas reais serão.....), completei as side quests da Fighters guild, Thieves guild, falta-me uma para a mages guild (considerando o enredo só pode ser a ultima), e devo estar a mais de metade das quests da Dark brotherhood, isto sem contar com as quest de oportunidade espalhadas pelas cidades (eg. Arena, Pale pass, Knight errant of Leyawiin, etc, etc).
Tambem já completei as quests dos Knights of the Nine.
Ainda não estudei muito a pequena vila de Kvatch porque já reparei que anda para ali um Oblivion Gate, pelo que não quero ir por ali antes de começar a quest principal.
Encontrei 172 locais, mas não tive de procurar muito, pelo que devem haver mais umas quantas dezenas mais pelo mapa
O curioso é que ainda não comecei a quest principal, e sei que existem muitas outras quests de oportunidade para encontrar, por exemplo, ainda não fiz qualquer quest dos Daedra Princes, mas sei a localização de pelo menos 3, e logo que acabe as quests da DB vou-me dirigir para a estátua de Azura e levar-lhe Glow Dust para activar essa quest), pelo que ainda tenho muuuuuuito para jogar.
Devo ter, sem exagerar, mais umas 50 horas de jogo pela frente, talvez mais.
Raio do jogo é mesmo massivo.
É incrivél o que se consegue colocar em apenas 40 Km quadrados á superficie do mapa (Devem ser outros tantos em mapa subterrâneo).
Korben_Dallas 10-01-2008, 19:09 Bom post Resev... de facto o jogo tem mesmo muito para oferecer :D
A quem está indeciso, aconselho verem videos no Youtube para perceberem como é a jogabilidade.
A verdade é que o sistema de combate é "simples" e o focus do jogo é mesmo a exploração e as quests. O problema é que para grande parte dos usuários de Playstation, RPG é Final Fantasy, ou seja, um formato mais oriental.
O Oblivion não tem nada a ver, e a falta de linearidade pode confundir malta nova que não sabe por onde começar.
Eu antes de vender o PC já tinha umas 50h de jogo e só tinha feito 2 quests da main quest... andei a passear, a fazer side quests e a lutar na arena.
É dos melhores jogos que por aí andam... infelizmente pode é não agradar a todos.
mac___mac 10-01-2008, 19:19 Muito bem.
Uma vez que serei um principiante neste género, e tendo em conta que o jogo pode ser algo complicado ao início, vocês aconselham-me, portanto, a compra do Official Guide, de forma a não ficar sem saber o que fazer?
Muito bem.
Uma vez que serei um principiante neste género, e tendo em conta que o jogo pode ser algo complicado ao início, vocês aconselham-me, portanto, a compra do Official Guide, de forma a não ficar sem saber o que fazer?
Não é nessesário qualquer guia.
O meu género de RPGs mais habitual são os Character Driven Role Play Games (CDRPG)(Final Fantasy, Dragon Quest, Xenogears, Star Ocean, etc...)(Tambem tenho muito background com RPGs de PC, desde Baldurs gate a NWN, passando por milhentos outros, mas em género sempre preferi os RPGs de consola por contarem uma história de fio a pavio, como eu gosto).
Não tive problemas em adaptar-me ao Oblivion, tive foi mais problemas em adaptar-me ao controlo em primeira pessoa, que de inicio, devido ao ambiente massivo que nos rodeia, faz um bocado de confiusão, mas passada a fase de adaptação, começas a questionar-te porque é que não usam este esquema com mais RPGs, tal a facilidade e imersão que oferece.
Gastei as primeiras 40 horas de jogo na Imperial City (depressa descobres onde fica) a aprender a mexer em todos os controlos, esuemas de menu e a observar tudo o que se passa á nossa volta.
Daí para a frente, foi sempre a aviar.
mac___mac 04-02-2008, 16:49 Sei que é uma pergunta um bocado parva, mas pronto...
Alguém me sabe informar onde vejo as horas de jogo que já tenho? :\
luckystriked 27-02-2008, 10:37 No journal ! acho eu xD
mac___mac 27-02-2008, 11:19 No journal ! acho eu xD
Já descobri.
No XMB vamos ao utilitario de jogos guardados, depois esperamos uns 2 segundos no save do jogo e então, aparecerá as nossas estatisticas, assim como o tempo de jogo já efectuado.
No save acho que também lá aparece
Comprei a versão GOTY edition na Gamerzone no 3º piso do Colombo à cerca de 1 mês.
À cerca de 2 semanas vi em stock na loja de jogos (Game_qq_coisa) do Continente de Telheiras (ex-Carrefour).
Nas Fnac, Wortens, Vobis, GAME, MM, etc nunca o apanhei. É um jogo de mercado de nicho e não de massas, por isso não é vulgar encontrar à venda.
Para quem não o conseguir encontrar cá em Portugal usem o ebay.co.uk que costumam aparecer lá algumas GOTY editions, o problema é que neste jogo os leilões nunca terminam abaixo das £30-£40 o que equivale a 45€-60€, mais portes como é óbvio. No entanto esta versão vale bem esse valor e muito mais pois não há outra forma de jogar na PS3 as 2 expansões incluídas...
Escusam de perguntar se vendo a minha porque nem por 200€ a vendo :002:
luckystriked 28-02-2008, 15:58 ha um site portugues q o vende a 50€ se n me engano.. eu ca fiquei-me pela versao normal a 30€ e estou satisfeito :D
ha um site portugues q o vende a 50€ se n me engano.. eu ca fiquei-me pela versao normal a 30€ e estou satisfeito :D
:x2: (não esqueçer que nesse valor também já inclui portes de envio) :007:
luckystriked 28-02-2008, 16:08 Exacto, esqeci-me de referir isso xD
Off-topic
Onde???:Whatever:
Off-topic
Onde???:Whatever:
Em: http://www.videogamesplus.ca/
Pessoal precisava da vossa ajuda.
Tou indeciso entre comprar a versão normal do oblivion ou a versão goty. A questão é que eu não tenho muito tempo para jogar e sei que este jogo é enorme! Por isso não sei se me vai compensar pagar mais pela versão goty´. Eu vou comprar o jogo usado no amazon. A diferença é de 10/15 euros.
Acham que deva dar mais e comprar a versão goty, ou a versão normal já me vai ocupar uns mesitos?
mac___mac 05-06-2008, 11:44 Tou indeciso entre comprar a versão normal do oblivion ou a versão goty.
Compra a versão normal.
Para além do jogo ser por si só enorme e não teres muito tempo para jogar, existe um bug enorme na versão GOTY; uma vez tornando-te vampiro, não há forma de voltar atrás, mesmo que cumpras os requisitos necessários para tal. Este bug já foi por diversas vezes reportado em fóruns e a resposta da Bethesda é que não vão de forma alguma lançar um patch que resolva isto. Ou seja, aguentem-se à bronca!
magelight 05-06-2008, 12:56 Tenho uma pergunta a fazer, tenho o oblivion normal mas adorava jogar as expanções, ha alguma maneira de comprar a goty e continuar com o meu save?
Tenho uma pergunta a fazer, tenho o oblivion normal mas adorava jogar as expanções, ha alguma maneira de comprar a goty e continuar com o meu save?
Se comprares o GOTY não funciona com o save da edição normal.
Sempre podes fazer o download da expansão na Playstation Store.
CumpS
TiagoRocha 10-06-2008, 05:51 ainda hoje passei a tarde a jogar isto...
mac___mac 10-06-2008, 12:37 ainda hoje passei a tarde a jogar isto...
E que tal?
magelight 10-06-2008, 12:38 O jogo é fantástico recomendo a todos os fanáticos por um bom RPG!:007::007:
mac___mac 10-06-2008, 12:44 (...)recomendo a todos os fanáticos por um bom RPG!:007::007:
Cuidado... Este jogo não é um RPG tradicional. Como tal, é de supor que nem todos os fanáticos do género o aceitem muito bem.
PS: Ainda estou preso nas Shivering Isles! :-D
magelight 10-06-2008, 12:55 Exacto!
No primeiro dia de jogo achei o jogo uma porcaria mas no segundo não o conseguia largar nem um segundo.
(Não recomendo a gamers que não saibam dar uma segunda oportunidade aos seus jogos.)
Slbmanuel 10-06-2008, 14:54 Eu agora li este tópico e voltou a dar-me a pica para jogar. Tinha um elfo com umas 10 horas de jogo, mas eu era uma beca nabo naquilo. Normalmente usava espadas, n percebia bem o que fazer. Tenhpo muitas missões da Dark Brotherhood e da Thieve's Guild feitas, mas apetece-me começar de novo. Que combinação de char me aconselham? Queria qualquer coisa equilibrada. Um tipo leve, hábil na espada e na magia. Tipo, bom em roubar, em correr e lockpicking.
O que acham que devo escolher? Resumindo, eu quero um gajo leve(de preferencia humano) que seja bom com espada, rápido, use uma armadura levezita e que consiga aprender outras cenas se for preciso.
Comprei a versão GOTY deste jogo e aconselho vivamente.
Quem não tem este jogo perde muito!
Em termos gráficos é soberbo que dizer é soberbo em tudo :p
Recomendo vivamente!
mac___mac 19-08-2008, 20:20 Comprei a versão GOTY deste jogo e aconselho vivamente.
Quem não tem este jogo perde muito!
Em termos gráficos é soberbo que dizer é soberbo em tudo :p
Recomendo vivamente!
Cuidado antes de pensares em te tornares Vampiro... Aparentemente, a versão GOTY tem um bug qualquer que não te permite curar do Vampirismo.
Cuidado antes de pensares em te tornares Vampiro... Aparentemente, a versão GOTY tem um bug qualquer que não te permite curar do Vampirismo.
Sim já li isso noutro tópico obrigado pela informação.
Mas tambem ser vampiro não faz muito o meu genero ;)
Sim já li isso noutro tópico obrigado pela informação.
Mas tambem ser vampiro não faz muito o meu genero ;)
Novamente cuidado, isto já se passou comigo há algum tempo mas, eu fiz uma quest a um gajo qualquer na Imperial City que era para caçar um vampiro e depois fui para uma gruta e lá matei o homem, mas resumindo...
A próxima vez que dormi no jogo apareceu uma frase que a minha personagem sonhou que foi atacado por um vampiro (ou qualquer coisa assim do género) e depois comecei a ficar vampiro. Só estou a tentar ajudar, cuidado com uma quest qualquer que um vizinho pede para matar o outro porque desconfia que é vampiro.
tem as suas vantagens ser vampiro..e para poderes andar de dia só tens de te alimentar..nas mages guild é muito facil beber o sangue de alguem
Gostava de saber se alguém dos que tem o jogo tem a versão normal, ou seja, NÃO goty. Pergunto isto pois num dos meus saves há o problema do vampirismo permanente, e como peguei, mais uma vez, no jogo gostava de terminar esse save file, por isso peço que se alguém tiver a versão normal que me envie PM para me poder ajudar (basta apenas entregar a bloodgrass).
Novamente cuidado, isto já se passou comigo há algum tempo mas, eu fiz uma quest a um gajo qualquer na Imperial City que era para caçar um vampiro e depois fui para uma gruta e lá matei o homem, mas resumindo...
A próxima vez que dormi no jogo apareceu uma frase que a minha personagem sonhou que foi atacado por um vampiro (ou qualquer coisa assim do género) e depois comecei a ficar vampiro. Só estou a tentar ajudar, cuidado com uma quest qualquer que um vizinho pede para matar o outro porque desconfia que é vampiro.
Obrigado pela informação.
Não sabia que existia essa quest.
rasputine 20-08-2008, 02:44 Outro fã aqui... Eu comprei a versão normal em 2ª mão e queria agora comprar a expansão "Shivering Isles" mas não encontro nada na PS Store portuguesa. Na Ps Store americana está lá a expansão para descarregar mas tenho receio de descarregar e depois não funcionar, alguém me pode esclarecer se posso ou não utilizar a expansão descarregada na PS Store Americana?
O jogo foi tão elogiado que eu comprei-o só que não fiquei grande fã... Se alguém quiser desfrutar da versão GOTY barata contacte-me
O jogo foi tão elogiado que eu comprei-o só que não fiquei grande fã... Se alguém quiser desfrutar da versão GOTY barata contacte-me
Igualzinho a mim, comprei mesmo pelas reviews e tava desesperado por um RPG :P Mas o jogo é tão vasto e há tanto por fazer que não tenho paciência.
Mas atenção eu sou um jogador muito paciente, mas o jogo não me atraiu muito
Igualzinho a mim, comprei mesmo pelas reviews e tava desesperado por um RPG :P Mas o jogo é tão vasto e há tanto por fazer que não tenho paciência.
Mas atenção eu sou um jogador muito paciente, mas o jogo não me atraiu muito
É a tal coisa é daqueles jogos onde tens de gastar muitas horas mas de onde tambem es recompensado. Adoro o jogo mas tambem não tenho muita paciencia para estar horas seguidas a jogar este jogo prefiro um bom on-line no COD4.
Mas sem duvida alguma que é um excelente jogo e aconselho a toda a gente ter este jogo na colecção seja de PS3 ou de outra plataforma qualquer.
É a tal coisa é daqueles jogos onde tens de gastar muitas horas mas de onde tambem es recompensado. Adoro o jogo mas tambem não tenho muita paciencia para estar horas seguidas a jogar este jogo prefiro um bom on-line no COD4.
Mas sem duvida alguma que é um excelente jogo e aconselho a toda a gente ter este jogo na colecção seja de PS3 ou de outra plataforma qualquer.
:x2: Same here. O jogo é excelente mesmo é o GTA dos RPG's lol, mas lá está ao falares que preferes um online no COD4. Fizeste-me lembrar o que eu e um colega meu discutimos. Eu acho que o Oblivion se tivesse online (falo por mim) ganharia muito mesmo. Pelo menos eu já passaria muitas mais horas a jogar.
:x2: Same here. O jogo é excelente mesmo é o GTA dos RPG's lol, mas lá está ao falares que preferes um online no COD4. Fizeste-me lembrar o que eu e um colega meu discutimos. Eu acho que o Oblivion se tivesse online (falo por mim) ganharia muito mesmo. Pelo menos eu já passaria muitas mais horas a jogar.
Concordo contigo.
O que (no meu ver) torna o COD4 (a parte online) viciante é sem duvida o ranking e hoje em dia é um bocado "mau" investir muito num jogo onde não podemos ter uma tabela de ranking por exemplo ou mesmo modos de jogo on-line.
Mas mesmo nao tendo on-line e um excelente jogo.
Este jogo e optimo para quem nao tem on-line na PS3 (ou em outra plataforma), porque pode investir muito no jogo.
|
|