View Full Version : Máquinas SLR - Qual a melhor escolha

Daniel Duque
08-12-2007, 22:31
A minha irmã está interessada em comprar uma máquina fotográfica SLR visto que ela, para além de gostar de fotografia, precisa para o curso dela. Eu gostaria de saber qual a melhor escolha num orçamento até 1000€ (se possível menos) e qual a melhor marca a ter em consideração.

Obrigado desde já.

Rui Marto
08-12-2007, 23:31
Já há por aí imensos tópicos a perguntar o mesmo e a conclusão é sempre a mesma: Não há SLRs más.
Cada uma tem as suas vantagens mas no geral todas elas são boas. Agora depende é das caracteristicas a que o utilizador dá mais valor. Depois depende do sistema em que cada um prefere investir seja pela marca, pelas lentes, acessórios, etc...
Uma caracteristica em particular a ter atenção é a ergonomia. É uma caracteristica importante e só quem vai usar a máquina é que pode decidir.

mundano
09-12-2007, 23:43
Para essa gama de preço eu muito pessoalmente compraria uma Nikon D80...Mas isso talvez seja porque eu tenho uma Nikon..

tetsuo
10-12-2007, 00:14
Porque é que ninguém pergunta que lentes é que deve escolher e só depois escolher o corpo consoante as lentes que quer usar.???

Eu iria para uma 400D + tamron 17-50 2.8, ideal seria a D80 mas essa já é mais cara e estourava o orçamento. Como essa lente parece ter uma muito boa relação qualidade/preço essa seria a minha escolha, embora more nikon cá em casa.

Rui Marto
10-12-2007, 00:52
Porque as pessoas assumem que o mais importante é o corpo e que lentes há iguais para todas os corpos... lol

E ao contrário do que acontecia com o rolo, nas dSLR não se pode descartar completamente a escolha do corpo, pois como foi dito por aí, o corpo já não é só uma caixa negra para se enfiar o rolo.

mundano
10-12-2007, 01:24
Porque as pessoas assumem que o mais importante é o corpo e que lentes há iguais para todas os corpos... lol

E ao contrário do que acontecia com o rolo, nas dSLR não se pode descartar completamente a escolha do corpo, pois como foi dito por aí, o corpo já não é só uma caixa negra para se enfiar o rolo.

Mas tal como no tempo dos rolos, a diferença entre corpos não está tanto ao nível do sensor, que esses muitas vezes até são iguais (D40x, D80 e D200, por exemplo), mas sim em tudo o resto.. Ou seja, a velocidade, a construção, a ergonomia, o metering, a focagem.. etc.. etc...

Rui Marto
10-12-2007, 01:53
E WB/processamento/conversão. Porque nem sempre se pode fotografar em RAW. :)

tetsuo
10-12-2007, 10:05
Tá bem, isso é tudo muito giro! Mas quais são as diferenças que alguém que está a começar vai notar entre uma 400D, uma K10D ou uma D80???

Isso é tudo muito bonito ah e tal ISO elevado etc. etc. mas depois o que realmente interessa nesta gama são as lentes! E é ridiculo aconselhar um corpo melhor se depois não vão ser usadas lentes de qualidade.

timber
10-12-2007, 10:22
Se a câmara é necessária para um curso o melhor é ela informar-se acerca do que é tipicamente usado no curso dela. Isto é como as máquinas de calcular, ninguém precisa de andar a marrar por ter material diferente enquanto os outros andam para a frente.

Rui Marto
10-12-2007, 11:41
Tá bem, isso é tudo muito giro! Mas quais são as diferenças que alguém que está a começar vai notar entre uma 400D, uma K10D ou uma D80???

Isso é tudo muito bonito ah e tal ISO elevado etc. etc. mas depois o que realmente interessa nesta gama são as lentes! E é ridiculo aconselhar um corpo melhor se depois não vão ser usadas lentes de qualidade.

Acima de tudo vão notar que a K10D tem estabilização e provavelmente a maior oferta de lentes. Depois podem ainda notar que a 400D é a que tem maior precisão nas cores e a D80 tem coisas personalizáveis que as outras duas não têm, por exemplo as curvas.
É claro que interessa sempre investir em vidro à altura da máquina, caso contrário acaba por fazer mais sentido ir para uma gama de entrada. Mas, principalmente para alguém que vai tirar um curso e talvez vá fazer disto vida, é importante ter a certeza que o corpo lhe serve e que as lentes que quer estão disponiveis para o sistema que o corpo usa.

mundano
10-12-2007, 12:14
Acima de tudo vão notar que a K10D tem estabilização e provavelmente a maior oferta de lentes.

A k10d tem a maior oferta de lentes??

Eu muito sinceramente, acho que uma das coisas mais importantes para quem começa não é ter curvas personalizáveis, ou estabilização de imagem, ou pseudo-redução de poeira no sensor, ou imagens a ISO 1600 2% melhores do que a outra quando se vêm com uma magnificação de 300%...

O que acima de tudo interessa é a ergonomia da máquina e como se tem os comandos arranjados de forma a tornar fácil mudar tudo e tornar fácil decorar os comandos de forma a conseguir controlar a máquina sem tirar o olho do viewfinder..

A Nikon D80 está um passo à frente da D40/D40x e dois ou três passos à frente da Canon 400D nesse aspecto..

Só o facto de ter dois jog dials faz muita diferença...

Rui Marto
10-12-2007, 12:36
Sim, pelo menos pelo que já ouvi de várias pessoas, o mount da Pentax é o que funciona com mais lentes (se as encontras à venda ou não já é outra coisa). Ainda ontem estava a ler um artigo em que um director executivo, que penso que é da Canon, afirmava que já ía na 4ª Pentax por causa das lentes.

Apesar de não deixa de concordar contigo no que diz respeito à ergonomia, (aliás, já o tinha dito lá em cima) isso é algo que que varia de pessoa para pessoa. Pessoalmente também não gosto da 400D mas nunca trabalhei com a K10D para poder dizer que a Nikon está muito à frente. E mesmo assim há quem prefira a 400D. Por isso, relativamente à ergonomia acho que apenas conta a opinião de quem vai ter que usar a máquina.

Quanto às funções, se são importantes ou não, também depende da pessoa, e normalmente para quem se inicia o que referes não é muito importante, mas neste caso depende também do programa do curso. E pior do que andar a "marrar por ter material diferente" é ter material que simplesmente não faz tudo o que é preciso para o curso.

mundano
10-12-2007, 12:49
Sim, pelo menos pelo que já ouvi de várias pessoas, o mount da Pentax é o que funciona com mais lentes (se as encontras à venda ou não já é outra coisa). Ainda ontem estava a ler um artigo em que um director executivo, que penso que é da Canon, afirmava que já ía na 4ª Pentax por causa das lentes.

A Pentax tem muito material se contares com as lentes manuais e tal, só que mesmo assim são difíceis de arranjar...

Agora se contares apenas com gama actual de lentes da Pentax que podes arranjar ai nas lojas, ela é MUITO mais pequena do que a gama da Canon ou Nikon. Além disso, as lentes Pentax antigamente tinham excelente qualidade, mas actualmente as novas que estão a sair, especialmente os modelos feitos já para as digitais, são baseadas em modelos da Tokina.. Não é que sejam más, mas não são da mesma liga das Canon ou Nikkor...

Quanto à Pentax K10D eu não disse nada porque também nunca trabalhei com uma... Mas tenho ideia de ser uma boa câmara para o preço..

tetsuo
10-12-2007, 15:23
O que é que num curso de fotografia, uma D80 faz que uma 400D não faça!?!?!

Os comandos tão lá todos!

timber
10-12-2007, 15:36
A D80 é muito mais agradável de utilizar em modo manual que a 400D

Rui Marto
10-12-2007, 17:30
A Pentax tem muito material se contares com as lentes manuais e tal, só que mesmo assim são difíceis de arranjar...

Agora se contares apenas com gama actual de lentes da Pentax que podes arranjar ai nas lojas, ela é MUITO mais pequena do que a gama da Canon ou Nikon. Além disso, as lentes Pentax antigamente tinham excelente qualidade, mas actualmente as novas que estão a sair, especialmente os modelos feitos já para as digitais, são baseadas em modelos da Tokina.. Não é que sejam más, mas não são da mesma liga das Canon ou Nikkor...

Quanto à Pentax K10D eu não disse nada porque também nunca trabalhei com uma... Mas tenho ideia de ser uma boa câmara para o preço..

Acho que as lentes novas da Pentax são mesmo Tokinas com rebranding. Mas sim, o pessoal que me diz isso conta com as manuais. Especialmente umas grandes angulares e uma ou outra zoom, que dizem ser autênticos tesouros.

Aliás, fui pesquisar e actualmente o sistema que tem mesmo maior gama de lentes parece ser o four-thirds (Olympus/Samsung/Panasonic/Leica). :p

A Pentax K10D nessa revista que eu estive a ler estava nomeada para máquina do ano 2007, juntamente com a 40D (Canon), L10 (Panasonic), S5 Pro (Fuji), A700 (Sony), D300 (Nikon), E-3 (Olympus) e a SD14 (Sigma).

O que é que num curso de fotografia, uma D80 faz que uma 400D não faça!?!?!

Os comandos tão lá todos!

Isso agora só vendo em detalhe o programa do curso e as máquinas. Se for um curso de poucos meses não devem aprender nada tão aprofundado em que a máquina, seja ela qual for, os vá limitar, mas em cursos profissionais de não sei quantos anos, é possivel que isso aconteça.

tetsuo
10-12-2007, 21:49
Cursos profissionais começa-se com filme, penso eu! Pelo menos na faculdade é assim!

Os modos manuais tão lá todos! Eu por acaso tenho D80 e tirei muito poucas fotos com a 400D mas para mim foi fácil trabalhar tanto com uma ou com a outra.

Mas de facto o melhor é a tua irmã se informar sobre como vai ser o curso, uma vez que até pode necessitar de uma máquina de rolo.

Rui Marto
10-12-2007, 22:03
No curso profissional de fotografia começa-se com filme? O meu primo esteve num de audiovisuais mas acho que só teve filme.
Pah, eu tou a por a questão da camara poder limitar porque lembro-me que o meu primo investiu alguns 100 e tal contos numa máquina de filmar que depois não tinha ligação para uma cena qualquer lá das edições de video.

Kisai
10-12-2007, 22:54
ai ai isto de investimentos em cursos mais vale esperar antes de investir tenho aqui um livro de anatomia completamente obsoleto por ser muito mais simples que o curso em que me encontro :! vergonha vergonha

Já digo o mesmo se a tua irmã perceber de fotografia deixa-a a escolher ou sugerir uma maquina para poder usar pois só ela sabe do que vai precisar !, imagina que não quer andar com o matracão de uma SLR mais 3 objectivas numa mochila as costas ? :! pois pois e prefere uma Compacta ou uma Bridge mais pequena ! :P

tetsuo
11-12-2007, 01:07
No curso profissional de fotografia começa-se com filme? O meu primo esteve num de audiovisuais mas acho que só teve filme.
Pah, eu tou a por a questão da camara poder limitar porque lembro-me que o meu primo investiu alguns 100 e tal contos numa máquina de filmar que depois não tinha ligação para uma cena qualquer lá das edições de video.

Filme "as in" pelicula de rolo! A culpa foi minha por não me ter explicado!

Rui Marto
11-12-2007, 01:29
Ahh! lolol Esquece... Filme e não video.